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Thyago Santos

Dúvida sobre dirigir no inverno canadense

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Olá, pessoal!

Vou ao Canadá em fevereiro (dia 5 ao dia 25) e estava pensando em uma road trip partindo de Toronto e indo até Quebec, parando em Ottawa e Montreal no caminho. Minha dúvida é a seguinte: é muito perigoso dirigir nessa época? Devo desistir de uma road trip e focar em outros meios de transporte? 

Lendo em outros sites, confesso que fiquei bem assustado. Falam em acidentes, estradas bloqueadas, muitos seguros obrigatórios, muitos equipamentos, enfim. Começo a pensar que a diversão pode se tornar dor de cabeça. 

Agradeço qualquer dica, relato, indicação de leitura. 

Obrigado!

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Thyago

Em fevereiro passado fiz uma road trip pelo Canada e Estados Unidos. Fiz o seguinte roteiro: Toronto>Ottawa>Montreal>Quebec>Boston>New York>Niagara Falls>Toronto. No principio também tive estas mesmas dúvidas.

Rodamos aproximadamente 3.500 km e não tive qualquer problema com relação a neve ou estrada fechada. Os lugares onde pegamos mais neve foi em Toronto, Ottawa e em Quebec mas mesmo assim deu pra aproveitar bem.
Quando estávamos a caminho de Ottawa, por estradas vicinais, pegamos uma tempestade de neve mas conseguimos prosseguir em baixa velocidade mas confesso, dá um pouco de medo. O aconselhável e sempre seguir pelas rodovias principais onde a manutenção é constante. Outra dica importante, na caso de aluguel de carro dê preferência por uma SUV 4x4, é mais seguro. Eu aluguei uma Nissan Pathfinder com tração integral permanente. Evite carros com tração traseira, são menos estáveis em rodovias nevadas. Tenha sempre consigo, quando em deslocamento, água, algum tipo de alimentação. Se quiser ter mais segurança compre correntes para os pneus que  você encontrará na loja Canandian Tyres. Eu não comprei.

Outra dica, deixe para comprar roupas para o frio lá, são melhores e mais baratas. O Walmart é um bom lugar para comprar blusas e calças térmicas bem como botas adequadas para manter os pés secos quando se anda sobre a neve. 

5a0f202c6fe48_Nevenaestrada.jpg.471c089662211acf582a11cd4e327ccd.jpg5a0f202e2b8bb_ruatoronto.jpg.d05010e303677bb66d87aebaf037cf0d.jpgegral permanente. Evite

 

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Olá Enio! Muito boa a sua resposta, serviu muito para mim. Farei uma roadtrip de Vancouver às Rocky Mountains de Alberta no início de novembro de Motorhome. Você poderia me responder algumas perguntas, o que puder dizer com certeza vai me ajudar.

Gostaria de saber como funcionam as manutenções na estrada. Pela sua experiência, as manutenções aconteciam todos os dias, ou com que frequencia? Eu acho improvável que esteja nevando já na época que for, mas pode ser que aconteça um pouco e estou tentando me organizar para evitar surpresas.  Você saberia dar alguma orientação sobre Motorhome e o CampGrounds nesse período do inicio de novembro? Tenho pesquisado na internet e só vejo que os CampGrounds fecham no final de outubro.. Como será que os viajantes de motorhome se viram para dormir? Não acho nada sobre isso...

Muito obrigada!

MArina

 

 

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O problema de dirigir no inverno não é a neve, mas sim o "black ice" ou "gelo negro".  è mais seguro dirigir com neve, do que com black ice.

Black-ice é nada mais que água congelada na pista, e você não consegue ver o black ice muito menoscontrolar o carro caso encontre black ice na estrada.

Black ice pode-se formar sempre que há água empoçada na estrada e temperatura ambiente fica abaixo de 2ºC, e de outubro em diante já tem condições de formação de black ice.

E o black ice se forma muito rápido, em menos de 2 horas, no intervalo entre duas manutenções, ele pode se formar.

Água empoçada na estrada pode ter várias origens como por exemplo, uma chuva leve e depois frio, ou então uma nevasca leve, depois saiu sol que derreteu a neve e depois esfriou congelando a água.

Black-ice se forma geralmente de manhã cedo ou no começo da noite, em dias sem neve, quando a temperatura ambiente fica abaixo de 2ºC, então tem que ter cuidado redobrado ao dirigir nestes horários.

No inverno, nas estradas principais eles dão manutenção frequente, tem funcionário que fica percorrendo o trecho a cada 1 ou 2 horas verificando as condições, o problema são as estradas marginais e secundárias, estas muitas vezes recebem atenção só uma vez por semana.

 

12 horas atrás, MarinaFurtado disse:

Você saberia dar alguma orientação sobre Motorhome e o CampGrounds nesse período do inicio de novembro? Tenho pesquisado na internet e só vejo que os CampGrounds fecham no final de outubro.. Como será que os viajantes de motorhome se viram para dormir? Não acho nada sobre isso...

Desculpe pela brincadeira, mas você não está achando muita informação a respeito por que somente o pessoal que não bate muito bem da cabeça resolve encarrar uma roudtrip de motor-home pelo inverno canadense, rsss

E como o movimento cai 80% a 90% de outubro em diante, a maioria dos CampGrounds simplesmente fecha, pois não vale a pena ficar aberto nesta época do ano.

Mas mesmo assim sempre tem uns que ficam abertos durante o inverno:

https://www.campingrvbc.com/winter/

Mas muita gente acaba pegando uma cabana, por causa do aquecimento e calefação melhor das cabines em relação a um motor-home para enfrentar uma noite de -5ºC ou -10ºC

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Marina,

 

Quando fiz a minha viagem realmente não vi motorhome nas estradas. O que o Poiuy falou sobre o black ice é muito importante, eu nunca pegava a estrada nas primeiras horas da manhã e sempre procurava parar antes do anoitecer. Nas rodovias principais você verá com frequência os caminhões limpando a neve e aplicando sal para derreter o gelo. 

Para ir de Vancouver  em direção as Rocky Mountains você provavelmente terá que rodar pela Haighway 5 e passar  no Coquihalla Pass,  que com neve é bem perigoso. Antes de se dirigir para lá confirme as condições da estrada. Se me lembro bem fica entre as localidades de Hope e Kamloops. Quando passei por lá estava muito tranquilo, a estrada cruza uma região muito bonita.

 

No youtube existem alguns videos mostrando a estradas.  No Discovery Chanel havia uma série chamada de "Estradas da Morte" que mostrava as dificuldades encontradas por aqueles que se aventuravam neste passo durante uma nevasca. 

 

 

IMG_6541.JPG

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Tem uns videos interessantes na internet mostrando os problemas do black ice.

Se reparar, a maioria é em dias sem neve.

 

 

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