Ir para conteúdo
  • Faça parte da nossa comunidade! 

Encontre companhia para viajar, compartilhe dicas e relatos, faça perguntas e ajude outros viajantes! 

danielmelao

Polônia - Perguntas e Respostas

Posts Recomendados

Em 02/10/2018 em 06:42, Flávio Assunção Filho disse:

Vou passar 20 dias no leste europeu em abril. Dividi minha estadia pelos países em

Praga (4 noites); Cesky Krumlov (1 noite); Vienna (3 noites);  Budapest (3 noites); Cracóvia (4 noites); e Kiev (4 noites).

Minha maior dúvida é justamente em relação a Cracóvia. Não sei se conseguirei fazer tudo o que preciso nesse tempo, pois minha intenção é visitar Auschwitz-Birkenau, as Minas de Sal, o Museu de Schindler e, principalmente, fazer um trekking em Zakopane (talvez passe uma noite lá, pois pelo que me conheço vou adorar esse lugar). Se alguém puder me dar uma luz, agradeço. Inclusive cortei Blatislava da lista pra poder ficar mais tempo na Polônia, pois originalmente estava programado apenas 3 dias.

Pessoalmente, acho que seu roteiro para Cracóvia e arredores ficará muito apertado com apenas 4 dias. Se você não fosse para Zakopane, acharia que estaria bom. Acho importante você ter um dia para conhecer o centro histórico da cidade (um free walking tour), e ainda tem algumas atrações que valem ser vistas "por dentro", como o Castelo Wawel, a Basilica de Santa Maria... E, se tiver pique, pode colocar a Fabrica de Schindler no fim do dia (como os ingressos são reservados por horário, isso facilita a vida!). 

A ida a Auschwitz leva, na minha opinião, um dia inteiro. É muito intenso emocionalmente, e cansativo fisicamente. São dois campos. Em Auschwitz I você tem muuuuuita informação para absorver. Praticamente todos os antigos blocos do campo possuem exposições. Em Auschwitz II - Birkenau a quantidade de informação é menor, porém o campo é absurdamente maior. É gigantesco! Você anda muito lá dentro para percorrer tudo. É uma visita muito densa e bem reflexiva. A ida lá me inspirou esse texto: Um conto de empatia sob a ótica do Holocausto 🥀

A viagem para Oświęcim (cidade onde ficam os campos) leva cerca de 1h30 de ônibus para ir, e mais 1h30 para voltar à Cracóvia. O tour guiado com essas agencias de viagem que vendem passeios leva cerca de 4h. Mas são 4h praticamente correndo. Eu preferi ir por conta própria e poder visitar os campso com calma, tendo tempo para digerir as informações e emoções. Quando retornei para Cracóvia estava exausta! Não aguentei mais nada além do meu jantar.

No dia que for na Mina de Sal, dá para voltar e conhecer um pouco do antigo bairro judeu. Lá é o bairro boêmio de Cracóvia, então se você gosta de uma cerveja, lá é o lugar! Inclusive tem um local muito legal chamado Mleczrnia, que tem uma das melhores cervejas da cidade (e fica do lado de uma das locações que Steve Spielberg usou no filme "A Lista de Schindler"). 

Fazer trilhas em Zakopane é incrível e tem várias opções para todos os gostos e para todo tipo de condicionamento físico! hahaha Eu fiz uma mais "leve" (mais beeeeem longa), que me levou até a borda do lago Morkie Oko. Achei incrível, sensacional o lugar. Agora se você curte trilhas mais intensas, e quer ver o lago de cima, como várias fotos que vemos no Instagram, então super vale pernoitar e continuar a subida. Muita gente faz isso!

Se você gosta de ter contato com a natureza, também indico o lago Zakrzówek, que fica escondidinho bem aqui em Cracóvia. Eu escrevi um post no meu blog sobre esse lugar, que é meu favorito na cidade! 👉 https://batendoasa.com/polonia/lago-zakrzowek-oasis-escondido-cracovia/

Olha - só - isso!  😍

Foto panorâmica do lago Zakrzówek

Uma imensidão azul de águas cristalinas!

Se precisar de alguma dica mais sobre Cracóvia e seus arredores, é só falar!!! Espero que se encante pela cidade, assim como eu desde que mudei para cá! ❤️

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Salve galera!

Tô planejando nas férias do ano que vem (junho) visitar a Polônia e, a depender da situação, Lituânia, Letônia e Estônia.

Não li mto ainda sobre os destinos, mas gostaria de aproveitar q a passagem ida-e-volta Fortaleza-Varsóvia tá custando R$ 2.800,00 (fiz algumas simulações de multi-city, mas o preço subiu bastante) e já garantir logo.

Serão 22 dias, descontando a chegada e o retorno.

Acredito que dos países bálticos, apenas as capitais (tem um tempinho q li um post sobre elas).

Na Polônia, Cracóvia e Varsóvia estarão no itinerário.

Alguma sugestão de cidade para incluir no roteiro? Vi alguns post falando sobre Wroclaw, mas ainda não parei ler direito...

Compartilhar este post

Link para o post
56 minutos atrás, cedusfarias disse:

Salve galera!

Tô planejando nas férias do ano que vem (junho) visitar a Polônia e, a depender da situação, Lituânia, Letônia e Estônia.

Não li mto ainda sobre os destinos, mas gostaria de aproveitar q a passagem ida-e-volta Fortaleza-Varsóvia tá custando R$ 2.800,00 (fiz algumas simulações de multi-city, mas o preço subiu bastante) e já garantir logo.

Serão 22 dias, descontando a chegada e o retorno.

Acredito que dos países bálticos, apenas as capitais (tem um tempinho q li um post sobre elas).

Na Polônia, Cracóvia e Varsóvia estarão no itinerário.

Alguma sugestão de cidade para incluir no roteiro? Vi alguns post falando sobre Wroclaw, mas ainda não parei ler direito...

Opa, beleza amigo?

Na Polônia conheci essas duas aí mesmo, Cracóvia e Varsóvia, gostei muito de ambas. Cracóvia é espetacular, vale passar ao menos 3 dias completos.

Quanto a outros lugares, ouvi falar muito bem de Wroclaw e Zakopane. Dá uma pesquisada nelas que acho que as duas seriam boas opções.

Compartilhar este post

Link para o post
23 minutos atrás, João Rosenthal disse:

Opa, beleza amigo?

Na Polônia conheci essas duas aí mesmo, Cracóvia e Varsóvia, gostei muito de ambas. Cracóvia é espetacular, vale passar ao menos 3 dias completos.

Quanto a outros lugares, ouvi falar muito bem de Wroclaw e Zakopane. Dá uma pesquisada nelas que acho que as duas seriam boas opções.

Fala João, tô de boa!

Então, já vi que Zakopane fica pras bandas de Cracóvia, tvz seja o caso de (mais) um bate-e-volta... Na sua estada por Cracóvia fez o campo de concentração e a mina de sal?

Tô considerando reservar seis dias para Tallin, Riga e Vilnius (2 pra cada), mais um ou dois dias para deslocamentos a depender do meio de transporte, o que me deixaria com 14 dias para usufruir da Polônia... 4 ou 5 dias em Cracóvia e 2 em Varsóvia e ainda tenho de saldo 7 dias.

Vou fuçar os posts enquanto aparece alguém pra dar pitaco (no bom sentido).

Compartilhar este post

Link para o post

@NicolasBRodrigues, já tive a oportunidade de conhecer Berlim e Praga, certamente voltaria nas duas, mas queria aproveitar para conhecer lugares novos... já até tô querendo colocar Minsk na rota 😂😂😂, mas o foco continua sendo a Polônia, até pra não gastar tanto (dinheiro e tempo) com deslocamentos.

• Gostei! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Olá a todos !!

Que transporte recomendam do aeroporto de Cracóvia para o centro da cidade e vice versa ? 

E que agência/método é o mais barato para chegar a Auschwitz-Birkenau? 

Ou valeria mais a pena alugar carro para fazer aeroporto - Cracovia - Auschwitz - Cracovia - Aeroporto ?

Obrigado desde já 🥰

Compartilhar este post

Link para o post
11 horas atrás, Márcio Pinto disse:

Olá a todos !!

Que transporte recomendam do aeroporto de Cracóvia para o centro da cidade e vice versa ? 

Isto vai depender de quanta bagagem você tiver, se estiver viajando sozinho ou em grupo, do horário em que você chegar lá, e principalmente de onde ficar o seu hotel.

Se você tiver pouca bagagem e for ficar num hotel próximo da estação central, dá para ir de trem.

Mas se você tiver muita bagagem ou se ficar num hotel lá pelos lados do castelo, ou do outro lado do rio, acho que seria mais prático ir de táxi, por que já fica meio longe da estação de trem para você ir caminhando cheio de bagagem.

http://www.krakowairport.pl/en/passenger,c70/transport,c313/how-to-get-to-krakow-airport,c314/

E que agência/método é o mais barato para chegar a Auschwitz-Birkenau? 

Não precisa de agência, dá para fazer tudo por conta própria.

Você pode ir de ônibus até lá pela Lajkonic (https://www.lajkonikbus.pl/krakow---oswiecim.html)  e comprar o ingresso para Auschwitz pela internet, os ingressos costumam esgotar várias semanas antes.

Entre 09:00 da manhã e 16:00 da tarde só entra pagando ingresso e se juntando a um tour guiado. 

Entrada gratuita e sem guia, só antes das 09:00 e depois das 16:00, mas isto pode complicar a coisa, pois você tem que sair muito cedo de Cracóvia ou se for no final da tarde, a visita será uma correria.

Ou valeria mais a pena alugar carro para fazer aeroporto - Cracovia - Auschwitz - Cracovia - Aeroporto ?

Não é necessário carro, mas como falei antes, dependendo de quantas pessoas estiverem viajando com você, da localização do seu hotel, etc...

Mas no centro de Cracóvia, um carro é completamente inútil, você vai ficar pagando diária de estacionamento para deixar ele parado enquanto faz as coisas a pé.

Compartilhar este post

Link para o post
3 horas atrás, m.oliveirax disse:

Ola !

Desde ja agredeco a tua ajuda no topico da polonia. Sem duvida que apanhar um autocarro (sendo so para mim e o mais economico, ficando apenas por 1,60 libras ida e volta). A minha duvida consiste no bus para Auschwitz.

Ja descobri a paragem que tenho de apanhar o autocarro, Krakow - Rondo Grzegorzeckie. Mas a paragem em Auschwitz e perto dos campos ? Onde posso comprar os bilhetes online ? 

A Lajkonik tem vários auto-carros para várias cidades, mas se você apanhar o auto-carro para Oświęcim, ele vai parar bem em frente a entrada de Auschwitz.

Entre Auschwitz e Birkenau há um auto-carro gratuito do museu a cada 20 minutos, você pode utilizar ele para ir e voltar do Museu de Auschwitz, onde você apanha o auto-carro para Cracóvia, e Birkenau.

Você pode comprar no link que eu comentei acima, mas não tem necessidade, tem auto-carro a cada 30 ou 60 minutos e o preço é o mesmo na internet e na hora, eu comprei no dia da viagem mesmo, na estação de auto-carros.

Mas se você quiser comprar antecipado, pode comprar no dia anterior lá na estação de auto-carros.

Compartilhar este post

Link para o post

@111111 Estarei indo pra Cracóvia agora no início de setembro. Ao reservar o hotel, me informaram de pacotes de passeios por lá:

• Auschwitz-Birkenau trip costs 180 PLN per person. The price include: tickets, both way transport, english guide. It lasts about 6,5 h

• Salt Mine trip costs 175 PLN per person, the price include: tickets, both way transport, english guide. It lasts 4 h

• Both trips on one day costs 330 PLN per person, the price include: tickets, transport to each of this places, english guide. It lasts 10 h.

• Birkenau Tour with transport and guide book, costs 155 PLN per person, the price include: tickets, transport two ways.

• Auschwitz-Birkenau & Schindler’s Factory tour costs 280 per person, the price include: tickets, transport to each of this places, english guide. It last 8 h.

• Salt Mine & Schindler’s Factory tour costs 280 per person, the price include: tickets, transport to each of this places, english guide. It last 5,5 h.

• Schindler's Factory Museum Guided Tour costs 70 per person, the price include: tickets, english guide.

• Energylandia – amusement park costs 330 per person, the price include: tickets, transport to each of this places, It last 5h (in Energylandia 5 hours).

You will pay directly to the bus driver (in cash, in PLN) who will pick you up from outside of the building. If you are interested tell me on which day and how many people will go on that trip.

Esses valores estão caros? A gente encontra como comprar diretamente na cidade ou é melhor garantir antes da ida?Vi em alguns sites e o preço geralmente é um pouco mais caro, e em euros. Sabes dizer qual o site oficial que consigo comprar ingresso para os campos de concentração? Seria este? http://www.auschwitz-tours.org/

Obrigado pela ajuda! 

Compartilhar este post

Link para o post

Participe da conversa!

Você pode ajudar esse viajante agora e se cadastrar depois. Se você tem uma conta,clique aqui para fazer o login.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Criar Novo...