Ir para conteúdo

Canivetes... Qual comprar?


Posts Recomendados

  • Membros

Atenção pessoal!!! Está faltando menos de 50 minutos para encerrar o leilão de um canivete em D-2 praticamente idêntico ao que comprei para meu pai e este deve sair também em torno dos 10 dólares! Quem tiver interesse, dê uma lance de uns 11 dólares faltando uns 4 segundos para encerrar o leilão!

 

http://www.ebay.com/itm/FK-4G-Custom-Handmade-D-2-DIE-steel-FOLDING-knife-LOCK-/110763565147?pt=Collectible_Knives&hash=item19ca05e05b

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 301
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • 2 semanas depois...
  • Membros

Canis,

 

Seja bem vindo! ::otemo::

 

Eu não tenho nenhum e nem nunca manuseie um, então estou tão no escuro quanto você.

 

Mas daqui a um pouquinho algum companheiro que tenha um ou mais canivetes Nautika irá lhe responder, e tirar nossas dúvidas.

 

Enquanto isso fique à vontade e sinta-se em casa. :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Canis, seja bem vindo,

 

Embora eu não possua nenhum posso falar do que já vi em mãos, principalmente no meu fornecedor: EU compraria qualquer um, menos da Nautika. Mas vou te explicar os porquês:

 

1) Os produtos da Nautika tem, EM TESE a mesma qualidade que sua rival direta aqui no Brasil, a Guepardo. Quem eu conheço que tem canivete ou faca da Nautika, até gosta, mas quem tem da Guepardo se apaixona, não quer largar. Na verdade quer é mais um, mais outros produtos;

 

2) Se formos pelo preço, e você não quer gastar muito, outro ponto pra Guepardo (lembrando que até o momento estou generalizando, o fator EU QUERO PORQUE GOSTEI DO DESENHO DO PRODUTO influencia mais as vezes do que o preço).

 

3) Manuseei alguns no meu fornecedor, tive total impressão de que estava manuseando produtos de qualidade inferior (por isso mencionei que EM TESE a qualidade é a mesma. Se você analisar alguns comentários nos sites de compra, como NETSHOES você verá que algumas pessoas se arrependem de ter comprado produtos da Nautika, e cada vez mais gente se Surpreendendo com os da Guepardo. Meu fornecedor disse que não teve reclamações dos produtos da Nautika, mas os da Guepardo saem como água da loja, tem até fila de espera, e as vezes eu me incluo nesta fila, enquanto que os da Nautika levam um pouco mais de tempo para serem vendidos, mas acabam saindo.

 

4) Antes que você se pergunte, nem eu e nem o Cabral somos funcionários da Guepardo, então vou te falar de outras marcas que eu conheço e confio, até mesmo na faixa de preço Nautika/Guepardo:

Produtos da MTech (tenho um canivete com as funcões do Rescue da Guepardo, cujo design não me agradou e me fez optar pelo da MTech, idêntico a este do link, da BOKER) http://www.falconarmas.com.br/shop/product_info.php?products_id=4799

Subindo um pouco os preços, mas nada mais do que R$ 20,00, você tem os Boker/Magnum, cujo preço não é tão assustador. Tem os da Smith Wesson, que muitos não recomendam pelo preços altos, mas eu gosto muito (faixa entre R$ 80,00 e 200,00)

 

DICA: procure em lojas do ramo, pois nos sites sai mais caro.

 

5) Canivetes ZEBU, ótimos, baratos, bonitos e cumprem função (entre R$ 20,00 e R$ 40,00)

6) ZhaoHao e TAUE - são marcas chinesas que também aprovo, não é um Spyderco, mas cumprem função, e a faixa de preços é entre R$ 25,00 e R$ 35,00. Tem muita aprovação de outras pessoas, e os desenhos são os mais variados, inclusive copiando os de cutelarias TOP, como a Extrema Ratio;

 

7) agora, minha maior dica é a seguinte: compre o que VOCÊ QUER, nós até podemos dizer o que nós achamos bom ou não, mas nada vai substituir a sua maior alegria ou pior frustração, os companheiros aqui vão concordar comigo, facas e canivetes são muito pessoais. Se só a Nautika possui aquele produto que você está apaixonado, vá lá e manda brasa (aconteceu comigo com todas as minhas laminas, e jamais me arrependi)

 

Mas como você questionou sobre o que podíamos dizer sobre os canivetes da Nautika, eu correria pra outras marcas, MINHA OPINIÃO.

 

Até mais galera...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Canis,

 

A minha opinião é a seguinte, chines por chines compre logo um confiável como os Sanrenmu, bird, navy, bee ou enlan e pagará no e-bay mais barato que um similar nacional. Agora se quer um multi-tool invista mais um pouco e compre um victorinox (ou wengler), leatherman, gerber ou crkt.

Nacional top tem a zebu e a corneta, a tramontina é meia boca também (apesar que ela tem uns modelos novos que eu nunca ví ao vivo).

 

inté...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Mais um xingling:

 

Review do canivete Navy K-505

 

598d9f3195c23_NavyK-50501.JPG.e9d07339446731551184f415bbe95ad3.JPG

 

Especificações:

Comprimento total: 18cm

Comprimento da lâmina: 7,6cm

Espessura da lâmina: 3mm

Largura máxima da lâmina: 3,6cm

Desbaste: hollow ground raso de 1,3cm a partir do fio

Acabamento: polido fosco - tamboreamento

Empunhadura: aço stainless

Trava: frame lock

Espessura máxima da empunhadura: 0,9cm

Espessura das talas de empunhadura: 2,5mm

Espessura do frame lock no desbaste de alivio: 1,5mm

Aço: 440C* mais provável 9Cr18MoV

Dureza: 57/58 HRC

Peso: 142g

 

 

Um canivete extremamente robusto mas pesado para seu tamanho e com o “Fit&Finish” regular. A lâmina é centralizada, sem absolutamente nenhuma folga horizontal ou vertical. Bordas arredondadas. O acionamento é manual e oferece muita, mas muita resistência, ou seja, abertura rápida apenas dando um “tranco” como em outros canivetes é impossível. Com este tamanho e formato de lâmina não se exige uma abertura tipo “flash” já que de forma alguma este seja um canivete tático.

 

Uma coisa meio inusitada é o acabamento da lâmina e da empunhadura que é um polimento por tamboreamento. Aqueles mais afeitos à recarga de munições reconhecerão de imediato o visual semelhante a um padrão de "arranhamentos aleatórios" ou “martelamento” mas que resulta em uma superfície lisa ao toque. É interessante, mas receio que aumente a predisposição à oxidação/ferrugem pois sob magnificação de 20x a superfície se mostra claramente com micro-irregularidades e micro-poros.

 

Outro problema presente mas que não afeta o desempenho do canivete é o destravamento de seu frame lock, que é tão firme que boa parte das vezes é quase impossível de se fazê-lo com apenas uma das mãos. E isso não é porque ele vá até o fim de seu curso não, pelo contrário; é porque seu ajuste neste ponto tem uma tolerância mínima, o que de certa forma é uma vantagem. Isto provavelmente irá melhorar e muito com o tempo de uso e o natural desgaste e ajuste entre as partes.

 

598d9f319adb9_NavyK-50502.JPG.7c697315f571ecb18420acce3512ad1b.JPG

 

A robustez e a geometria deste canivete, principalmente levando-se em conta sua lâmina mais curta e seu formato drop point modificado, tornando-a quase um sheepfoot, o tornam ideal para trabalhos em jardins, hortas, pomares e se houver um pouco de cuidado uma opção boa para casqueamento de animais bovinos, eqüinos, caprinos, ovinos, etc. Claro que também terá um desempenho muito bom no preparo de alimentos, respeitada sua limitação de lâmina que é um pouco mais curta que o desejável. Vale ressaltar que é uma ponta muito robusta capaz até de sofrer alguns abusos sem maiores consequências.

 

Quanto à sua retenção de fio, principalmente sendo uma lâmina voltada para cortes mais brutos ou de materiais mais fibrosos, acho que ficará na linha do razoável, já que com esta dureza de 57/58 HRC a fratura não deverá ser uma preocupação e a resistência à abrasão também será razoável, pois esta é uma característica do aço 440C/9Cr18MoV e esta dureza é tida como padrão ótimo para o 440C.

 

É verdade que existem canivetes com aços com maior dureza e maior resistência intrínseca ao desgaste, mas temos que ter sempre em mente que na faixa de preço deste canivete ( 10 dólares ) é impossível achar um de produção industrial com características similares mais barato. Se considerarmos o que o mercado brasileiro tem a oferecer então, nem a dureza pode ser comparada, já que basicamente entre os mais baratos até a faixa de 70/80 reais as durezas giram em torno de 53/54 HRC.

 

598d9f319fe57_NavyK-50503.JPG.a84521e1a8c4bb1161ef31dc45cfed0b.JPG

 

Sua lâmina apresenta jimping em seu dorso, próximo à empunhadura, e ao fim e logo à baixo deste está o thumbstud para abertura, que apesar de ter um perfil relativamente baixo é bem eficaz. Entretanto eventualmente vou tentar substituí-lo por um spyderhole para que toda lâmina fique liberada para o corte, sem interferência do thumbstud. O frame lock também conta com um jimping.

 

Seu clipe tem 1 única opção de fixação, o que leva ao porte “tip down” obrigatório. Tem um passador de lanyard de 5mm de diâmetro. Este clip tem uma tensão bem grande tornando quase impossível a liberação não intencional do canivete e é posicionado de forma a permitir que menos que 2cm da empunhadura fique exposta quando portado em um bolso. Também serve como limitador de curso do frame lock.

 

Seu fio de fábrica é muito bom, no nível dos Spyderco Byrd. O fio propriamente dito tem 7,6cm de comprimento, ocupando praticamente toda a extensão da lâmina. Há um finger choil integrado na empunhadura para permitir um agarramento mais preciso e maior controle no manuseio, coisas por vezes exigida em atividades como poda, casqueamento, etc.

 

Acompanha uma pouch/bolsa com padrão "digi-camo" de nylon para transporte e proteção. A bolsa é simples mas bem feita e bem acabada e sem forramento interno, sendo seu interior em nylon.

 

598d9f31a4e8d_NavyK-50504.JPG.f5f07f386a306d92ca178dd0fff9aed7.JPG

 

Seu design é claramente inspirado no Kingdom Armory Samaritan, um canivete absurdamente robusto com frame lock em titânio, e lâmina de 4 polegadas e 4,75mm de espessura em aço CPM-S30V. Digamos que o Navy K-505 é a versão encurtada, bem mais modesta e muito mais barata. Sendo bem claro: não há termos de comparação entre eles, já que neste caso até as dimensões e aplicações são diferentes; apenas o design serviu de inspiração.

 

Mas insisto em um ponto: quem quer um canivete bem robusto para aplicação em jardinagem, hortas, pomares e atividades correlatas ficará satisfeito com esta peça. Apesar de não ser um sheepfoot verdadeiro, sua ponta muito robusta não é muito propícia a acidentes perfuro-cortantes com o usuário, não obstante possa ser usada com objetivo de perfurar, mas sem a eficiência de outras configurações de lâminas.

 

Para melhor noção do tamanho eis aqui uma comparação com o conhecido SAK Victorinox Soldier ( mesmo tamanho do Spartan e todos os outros canivetes médios da Victorinox ):

 

598d9f31aa85d_NavyK-50505.JPG.7585f558f3cfa91ccd43d7b88296a295.JPG

Editado por Visitante
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Boa noite pessoal !

 

Eu estava pesquisando sobre sistemas de abertura para canivetes, wave, flipper... E achei uma bainha muito interessante para canivetes, Eu sei que a velocidade de abertura do canivete não é tão interessante assim , afinal esse é um forúm voltado ao bushcraft ::dãã2::ãã2::'> , e sacar ou abrir o canivete rápido não vai fazer diferença no bushcraft ::dãã2::ãã2::'> ::lol4:: , mas como a bola da vez parece ser bainhas :lol: , queria aproveitar para falar de um bainha para canivete, que parece ser mais eficiente do que qualquer sistema de canivete na hora de abrir rápido :o . A própria bainha abre o canivete, que pode ser qualquer um, qualquer tipo :D .

 

Como funciona:

 

Em ação :

 

De qualquer maneira, não sei se essa fricção da lámina pode cegar a faca com o tempo :? , mas parece ser um projeto interessante.Talvez eu tente fazer uma ::xiu::

Vale lembra pelo conteúdo, que este post não apoia nenhum tipo de atividade ilegal, violenta ou terrorista ::mmm:::prestessao:::lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Hehehehehe

 

Eduardo, esqueça este maldito "politicamente correto"! ::hahaha::

 

E quem falou que este fórum é dedicados ao bushcraft? 8) O negócio aqui é lâminas em geral; pode até ter um viés para o bushcraft e outras atividades outdoor, mas generalidade é a palavra de ordem! :wink::D

 

Só me permita fazer uma perguntinha que fica martelando na minha cabeça: para que portar um canivete desta forma ostensiva para se conseguir um saque supostamente mais rápido, se eu posso fazer o mesmo com uma faca de lâmina fixa em uma bainha com certeza mais segura e com um saque com certeza mais rápido e tudo isso em uma configuração muito semelhante de bainha?

 

E um detalhe à mais: se o fio não é prejudicado pelo "retentor", com certeza o "retentor" será literalmente fatiado pelo fio com o tempo. E aí? :?:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Cabral

 

Realmente a idéia parece meio sem finalidade ::lol3::

Bom , que com uma lámina fixa dá pra ter um saque mais rápido eu sei, o problema é que não é permitido andar com uma lámina fixa na rua, talvez no carro possa , mas se você precisar andar na rua carregando sua lámina, o canivete seria menos ostensivo, e se eu não estou enganado, dentro da legalidade ( dependendo do tamanho), então por isso o canivete ao invés da faca de lámina fixa.

 

Já a quebra do retentor, me desanimou sobre esse tipo de bainha ::putz::, talvez algum tipo de revestimento poderia amenizar isso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...