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Fabricio Souza

Colombia - 15 dias (Bogota, Cartagena, San Andres e Providencia)

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Em 12/7/2017 em 16:50, deborapinheiro7 disse:

Muito bom o relato!
os valores no excel , são para 2 pessoas?

Oi debora,

Na planilha tem a aba de Voos, onde tem o valor individual e total para duas pessoas. Na aba de hospedagem, os valores são sempre para duas pessoas. Já na aba de Custos, tem o custo individual e total para duas pessoas. Abaixo tem o valor total para duas pessoas:

Voos R$ 3.325,00
Hospedagem R$ 2.020,00
Passeios R$ 1.996,00
Alimentação R$ 1.730,00
Total R$ 9.071,00

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Em 03/12/2017 em 02:14, Fabricio Souza disse:

[*] É necessário um passaporte com no mínimo mais 6 meses de validade na data de embarque (também verificaram isso no embarque);

Olá, Fabrício! Excelente relato! Muito obrigada por compartilhar essas informações. Mas a questão mencionada acima me deixou um pouco preocupada. Até onde eu sabia, a Colômbia não exigia passaporte para a entrada em seu território por fazer parte do Mercosul, bastando a apresentação de um documento de identidade. Eu vou visitar Cartagena e San Andrés agora em março de 2018 e meu vôo tem conexão no Panamá. O Panamá sim exige passaporte, mas com validade de três meses. A minha preocupação é: na data de validade o meu passaporte terá três meses de validade. Você poderia me dar maiores informações sobre essa questão dos seis meses? Mto obrigada!

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5 minutos atrás, Amanda Parreira disse:

Olá, Fabrício! Excelente relato! Muito obrigada por compartilhar essas informações. Mas a questão mencionada acima me deixou um pouco preocupada. Até onde eu sabia, a Colômbia não exigia passaporte para a entrada em seu território por fazer parte do Mercosul, bastando a apresentação de um documento de identidade. Eu vou visitar Cartagena e San Andrés agora em março de 2018 e meu vôo tem conexão no Panamá. O Panamá sim exige passaporte, mas com validade de três meses. A minha preocupação é: na data de validade o meu passaporte terá três meses de validade. Você poderia me dar maiores informações sobre essa questão dos seis meses? Mto obrigada!

bom dia Amanda,

Sinceramente, foi a informação que recebi na epoca da viagem. E fui cobrado no embarque em SP. O rapaz viu o passaporte e fez as contas para seis meses. O meu faltavam poucos dias para vencer e ele ainda brincou comigo. Pelo que levantei na epoca, o passaporte tem de ter seis meses de validade na data do embarque de ida.

Acredito que eu possa estar errado ou algo ter mudado, mas acho improvavel. Na duvida, sugiro vc procurar o consulado do Panama e da Colombia aqui no Brasil. Uma ligação a eles vc consegue tirar essas duas duvidas. Obs: irei ao mexico em 05/2018 e la tambem exigem seis meses.

Depois reporte aqui sua resposta por favor...

Boa sorte!!

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    • Por Willian C A Reis
      Preparativos
      A maioria dos brasileiros que escolhem a Colômbia como destino o faz devido as fotos incríveis de Cartagena ou de San Andres, que encontramos na internet. Talvez mais um ingrediente se adicione na motivação, devido o sucesso das séries da Netflix sobre Pablo Escobar e El Chapo. No meu caso foi devido eu resolver fazer outra faculdade. Desta vez, Arquitetura e Urbanismo. Logo me veio a cabeça visitar Medellín, referência mundial em urbanismo. Viajar, principalmente para outro país é tão caro, que eu não poderia deixar de conhecer outras cidades. Sentei diante do computador e comecei a pesquisar. Certeza eram Medellín e Cartagena. San Andres nem fazia parte dos planos iniciais. Fontes de pesquisa foram o google e este site, além das comunidades no face. Encontrei também alguns grupos no whatszapp que foram muito úteis.
      Comecei a monitorar os preços da passagem para Bogotá, que me pareceu a opção mais econômica, no começo de 2018. Finalmente comprei a passagem em meados de março pela Latam por 1400,00 mais 5mil pontos multiplus. A viagem seria dia 6 de junho com retorno dia 27. O roteiro ficou definido assim: Bogotá, Zipaquirá, Medellín, Guatapé (bate e volta para Medellín), Cartagena, San Andres, Santa Marta e Tayrona.
      Grana: Reservei 2400 dólares em espécie, mais 3mil reais transferidos pela WU. Sobraram 1700 dólares.

      Brasil - Bogotá
      Saí da minha cidade, na noite do dia 05, rumo ao Rio de Janeiro de ônibus. Cheguei ao Rio na manhã do dia 06 e peguei o frescão (ônibus com ar) para o Galeão. O Voo partiu do Rio às 11h da manhã. A partida de São Paulo foi às 14:50h e a chegada em Bogotá às 19:10h. Fiz câmio no aeroporto onde troquei 100 dólares. Peguei um táxi no aeroporto por 35 mil até a candelária. Fiz reserva pela internet no Tip Top Backpackers, na carrera 1, com calle 12c. Preço 20 mil por noite. Como eu estava sozinho em quarto com banheiro, pude escolher a melhor cama. Lá conheci um brasileiro que estava viajando no esquema de 10 dólares por dia.


      Foto: Bogotá dia 07/06/2018.

      La candelária é o bairro histórico de Bogotá, mas todos dizem não ser muito seguro à noite. Não tive problemas, mas as ruas a noite são realmente escuras e é preciso ficar esperto.
      Zipaquirá > dia 07:
      Saí bem cedo rumo ao Terminal Salitre Norte. Peguei um Bimodal (ônibus articulado). Me informei sobre o melhor local para descer, o mais próximo do terminal. Precisei caminhar uns 20 minutos até o terminal.
      Dica: Baixei todos os mapas do google, para acessar offline.
      Vacilo: Não levei câmera fotográfica. Pensei que o celular seria suficiente. Mas esqueci que seria necessário consultar o mapa toda hora e a bateria não daria conta de, além disso, fazer as fotos da viagem.
      No terminal, basta se informar sobre empresas que oferecem translado para Zipaquirá. Paguei 10mil. No caminho o ônibus vai pegando outros passageiros, mas ele mal para para o embarque. O trocador vai dependurado na porta que fica aberta, gritando o destino sempre que vê alguém parado no caminho.
      Em zipa desci na chegada da cidade. Avise ao trocador que pretende visitar a catedral que ele te indicará o melhor local para desembarcar. Mas o ônibus nem para direito. Prepare-se para saltar, kkkkkk.
      Caminhei uns 15 minutos até o parque. Acho que foram 25 mil para entrar. Você recebe um aparelho com áudio gravado, no idioma que preferir, para que possa compreender o que significa cada local da visitação. A catedral foi esculpida em uma antiga mina subterrânea de sal. A via Crucis é representada por altares esculpidos pelo caminho, a medida que se adentra a mina.


      Via crucis - Catedaral de Sal - Zipaquirá

      Algumas surpresas visuais se apresentam diante de seus olhos e que mais surpreende é a imensa nave com 16 metros de altura bem no fundo da mina. Também chama a atenção o comércio lá embaixo. Há de lanchonetes a lojas de artesanato e outras que até vendem esmeralda.


      Nave - Catedaral de Sal - Zipaquirá

      Escultura de sal - Catedaral de Sal - Zipaquirá
      Lá dentro não se percebe o tempo passar e quando me dei conta já passava da hora de voltar para Bogotá. Queria evitar de chegar a noite. Peguei um táxi que me deixou numa esquina da cidade por onde passava o ônibus para Bogotá. Não foi difícil identificar o ônibus, pois o trocador veio pendurado na porta e gritando o destino. Quando sinalizei, ele saltou do ônibus, e praticamente me empurrou lá pra dentro com o mesmo ainda em movimento kkkkk.
      Cheguei em Bogotá no final da tarde e parti para o ponto de ônibus a 20 minutos de caminhada do Terminal. Foi preciso consultar o mapa no celular que estava quase descarregado. peguei o bimodal e saltei na estação do museu. Eu deveria ter saltado uma estação adiante. Me guiei pela torre do edifício da primeira foto que postei, pois através dele eu conseguia me localizar. Caminhei de volta ao hostel e o celular estava sem carga. Estava escuro, e fiquei atento, sempre de olho em alguma rota de fuga kkkk. Passei em frente ao meu hostel mas não percebi. Continuei caminhando até encontrar um guarda que segurava um pastor alemão. Pedi ajuda e ele me levou até o hostel. Bastou dar meia volta e caminhar uns 200 metros kkkkkk.
      > Dia 08/06:
      Acordei cedo e fomos para o museu nacional. Eu o brasileiro que estava neste hostel. Para o alívio dele a entrada foi barata, 2 mil, afinal ele não podia começar o dia causando um rombo no seu orçamento de 10 dólares/dia.
      Do museu nacional fomos para o museu Botero. A entrada é gratuita, outro um alívio para o cara. Este museu é incrível e é quase impossível não sorrir a cada pintura do artista.


      Foto: Museu Botero - Bogotá, Colômbia
      Ficamos neste museu até a hora do almoço. Há um restaurante lá no museu que me pareceu uma boa opção, mas pelo preço, não era a melhor opção para o meu amigo. Descemos a rua e ele escolheu um restaurante que servia Bandeja Paisa - o prato mais tradicional do país. Só que ele esqueceu de perguntar o preço e ri muito quando veio a conta. 25 mil kkkkk.


      Foto: Bandeja Paisa
      Depois do almoço, perambulei pela Candelária para conhecer o bairro. Fui até uma loja da Western Union e saquei metade da grana que havia enviado do Brasil. Por volta das 17h peguei um táxi (7 mil) e fui para o funicular.
      Dica: Táxi na Colômbia é barato, conforme relatarei mais adiante. Mas procure por taxistas com taxímetro. Esta carrera (corrida) de 7 mil custaria bem menos pela tabela.
      Meu destino era o Montserrate. Naquele horário, só havia a opção de subir pelo metrocable - 20mil. Vale a pena ver o por do sol lá de cima. Visual insano.


      Foto: Vista do alto do Monserrate - Bogotá Colômbia.

      Quando voltei, no dia anterior de Zipaquirá, no Terminal Salitre Norte, comprei passagem de ônibus para Medellín. Paguei 70 mil. A viagem seria às 23h, portanto era hora de voltar para o hostel e preparar tudo para partir.
      Foram só dois dias em Bogotá. Só me arrependi de não ter tido tempo de visitar o museu do ouro e o Andres Carne de Res (www.andrescarnederes.com/andres-dc)
      Partindo para Medellín: Programei viajar a noite para chegar em Medellín pela manhã do dia 9. Desse modo economizei na hospedagem, pois dormi no ônibus. A companhia foi a Brasilia, o ônibus era bom e foram 10h de viagem.
      > Dia 09 - Medellín:
      Pesquisei o mapa offline que baixei para descobrir como deslocar do Terminal Norte (terminal rodoviário) até o bairro Poblado (bairro nobre de Medellín onde ficam os principais hostels e baladas) O terminal é interligado à estação de metrô Caribe. Me informei sobre qual lado da estação deveria esperar pelo trem para a estação Poblado. O metrô de superfície é super funcional e barato. Não se aguarda nem 5 minutos e o trem já aparece. Parti para a estação Poblado e de lá caminhei até o bairro subindo a calle 10. Não havia reservado hostel e pensei em ficar no Happy Buddah na Carrera 35, mas estava tão cansado, e com uma cargueira nas costas, que entrei no primeiro hostel que encontrei - Casa 10 na Calle 10 no Poblado. É um hostel mais tranquilo para quem não quer escutar a barulheira do bairro. Diária foi 35 mil. Lancei uma mensagem no grupo de brasileiros em Medellín no whatzapp, dizendo que estava na área. Duas pessoas responderam e combinamos o encontro ali na muvuca do bairro. Encostei minhas coisas num canto do quarto (estava sozinho) e fui conhecer o bairro.
      Dica: El Poblado é melhor lugar para se hospedar em Medellín. O bairro mistura boemia, hostels e edifícios da classe alta. Visite o supermercado êxito, próximo a Samart Fit, na calle 10. Ali fiz compras de frutas, biscoitos e sucos que deixei na cozinha do hostel. Lá é possível até fazer câmbio, ou mesmo comprar roupas da Levis.
      Anoiteceu e parti para rua. São quarteirões de muita gente. Bares com baladinhas, um diferente do outro e muita gente circulando entre eles. Aguardei no ponto marcado pelos novos amigos: Juliana, uma brasileira que mora lá e o Fábio, que estava de turista assim como eu.


      Foto: Eu, Juliana e Fábio, no Poblado em Medellín.
      Ops deu ruim... acabei de voltar para continuar o post, mas percebi que deu algo errado, pois só aparecem as fotos. Vou reescrever então.

      Noite em Poblado. O primeiro a chegar foi o Fábio, gente finíssima. O cara tinha quase dois metros de altura. Fomos encontrar a Juliana em um bar próximo ao Burger King. Ali tinha a cerveja mais barata que encontramos, 5 mil a longneck. Como boa cicerone a Juliana começou a nos apresentar alguns bares. Impossível conhecer todos, a não ser que reserve uma semana para um tour etílico. Todos os bares tinham muitas luzes e cores, e vários deles com Djs e turistas misturados com os locais. Nada por ali é barato. Mas dá pra curtir de boa, pois na maioria deles a entrada é gratuita, apesar de ter segurança controlando a entrada de pessoas, se tiver cara de turista o passe é livre, mesmo que o lugar já esteja com a lotação máxima. Você pode escolher se sentar em alguns bares, curtir as baladinhas de outros, ficar circulando pelas ruas ou descansar em algum bar tipo lounge. Tem para todos os gostos. Preferimos circular. Entramos em um bar que mais parecia uma casa velha adaptada. Controle na entrada mas passamos de boa. Estava cheio e a Juliana apontou para os fundos, então seguimos em frente. Nos deparamos com uma passagem e uma escada que levava ao porão da casa. Descemos e nos deparamos com isso:

      Foto: Bar com baladinha na piscina de bolinhas, Poblado em Medellín.
      O Dj tocava regaton no talo, o povo pulava na piscina de bolinhas e só saia para encher o copo. Tinha umas mesinhas, mas o espaço era apertado para tanta gente. Dalí fomos para outro bar super lotado. Na TV rolava UFC ao vivo. Seguimos em frente e outro bar balada, lotado também. Vez ou outra voltávamos para o bar próximo ao Burger King para aproveitar a cerveja de 5 contos kkkkk. Bateu o cansaço e subimos para um bar lounge com tema de caverna. A escadas já pareciam a entrada de uma caverna. No terraço fiquei de cara com a decoração insana. Galos de árvores com musgos, cascata de gelo, fogueiras etc.

      Foto: Bar lounge no terraço, Poblado em Medellín.
      Este é um bar mais para casal ou para bater papo com os amigos, pois na rua o som ensurdeci qualquer um. Os bares ficam competindo quem toca o regaton mais alto. Então para nós três foi ótimo. Pedimos cerveja da BBQ, fabricada por uma cervejaria artesanal colombiana. A minha cerveja estava quente, então pedi para trocar, mas a moça trouxe gelo kkkkk.
      Fechamos a noite, afinal todos tinham compromisso no dia seguinte.
      > Dia 10:
      Acordei cedo. Estava cheio de planos. Pretendia visitar o parque Arví pela manha, o parque Explorer e o Jardim Botânico a tarde. Fui a pé para a estação de metrô Poblado e segui até a estação Acevedo. Dali peguei o metro cable para estação Santo Domingo onde conheci mais um bando de brasileiros que eu viria a encontrar em San Andres dias depois. A melhor vista de Medellin se tem nesse trajeto. Imperdível.

      Foto: Metrocalbe da estação Santo Domingo, Medellín.
      Na estação Santo Domingo é preciso descer e pegar outro metro cable rumo a parque Arví. Fazendo uma comparação é como se pegasse um bondinho na Tijuca, no Rio de Janeiro até o meio do Parque Nacional da Tijuca. No parque Arví tem várias trilhas e vc pode alugar uma bicicleta. Na entrada do parque tem uma feira com artesanato, comidas típicas e café colombiano. Segui para um lugar que eles chamam de Piedras Brancas. Foram 3 km de caminhada, passando por uma pequena trilha no meio da mata, mas a maior parte da caminhada foi pela carrera 42, uma estrada asfaltado que atravessa a mata. Em Piedras Brancas não vi nada demais. Há belos jardins, algumas trilhas e uma grande lagoa. Me pareceu um lugar para famílias fazerem piquenique.


      Foto: Piedras Blancas no parque Arvi, em Medellín.

      Percebi que se não saísse logo dali não conseguiria visitar o parque explora e o jardim botânico, então caminhei de volta a até a portaria e peguei o metro cable de volta a estação Santo Domingo. Deu ruim quando cheguei na estação pois dali pra frente o bondinho estava parado para manutenção. Já era meio da tarde e percebi que o resto da minha programação havia furado. Então resolvi conhecer a biblioteca Santo domingo que fica perto da estação. São três prédios em forma de monolito cravados na beira do morro, mas estava fechado para reforma :(. Voltei e em uma rua próxima à estação, vi duas gringas e mais um cara esperando um táxi. Descemos juntos o bondinho vindo do parque Arvi então perguntei para onde iam. Poblado responderam. Ofereci para dividirmos o táxi.
      Andar de táxi em Medellín é por sua conta e risco. Quando o cara acelerou descendo as ladeiras, atropelando os quebra molas e ignorando os semáforos, percebi as gringas apertando firme qualquer coisa em que pudessem se segurar. Começamos a rir pela maneira insana que o cara dirigia. Parecia que ia tirar a mãe da forca kkkkk. Nessa hora dei valor ao meu seguro viagem kkkk. Acho que foram mais de 10km até o Poblado em poucos minutos.
      Chegamos vivos, mas já era tarde e não foi possível visitar o Explora e o Jardim Botânico. Voltei ao hostel, anoiteceu e repeti a noitada no bairro.
      > Dia 11/06 - Guatapé:
      Quando cheguei em Medellín, ainda no terminal Salitre, pesquisei por empresas que ofereciam passagem para Guatapé. Há vários horários e umas duas empresas, mas a viagem é longa, cerca de duas horas, então como eu pretendia fazer um bate e volta optei por ir cedo. Peguei o ônibus das 8, 10 mil o preço da passagem. Pedi para descer na começo da estrada que leva à pedra do penol. Alí há vários tucs, tucs que te levam até o pé da montanha ou para a cidadezinha de Guatapé, mas cobram caro. 13 mil por pessoa para a cidadezinha e 5 mil até a pedra. Resolvi ir a pé. São apenas 400 metros de caminhada até o pé da montanha subindo uma ladeira. Você paga 20 mil para subir os 700 degraus até o topo. Foi ali que paguei todos os meus pecados e ainda fiquei no crédito. A escada é apertada e como eu estava num ritmo mais acelerado ficava complicado passar pelas pessoas mais lentas. Pelo menos a descida é por outra escada ainda mais incrustada na fenda da pedra. Após dois terços de subida há um mirante onde pode-se descansar um pouco, mas eu o ignorei e segui em frente. Finalmente alcancei o topo. Lá em cima há lanchonetes, banheiros e vários mirantes com vista para a represa. Dizem que são centenas de ilhas e realmente a vista da represa impressiona, mas não chega a ser a vista mais bonita do mundo como eles dizem. Será que já foram no pão de açúcar?

      Foto: Pedra do Penol, em Guatapé.
      No pé da montanha há um forte comércio de quinquilharias, souvenirs, artesanato e restaurantes.
      Deste ponto você tem duas opções. Voltar para Medellín ou ir para a cidadezinha de Guatapé. Se preferir voltar para Medellín tem uma budega por ali que vende passagem, ou simplesmente retorne pelo mesmo caminho até a estrada. Daí basta aguardar o primeiro ônibus que passar. O pessoal que fica ali em baixo pode te ajudar a pegar o ônibus correto.
      Mas a melhor opção é ir conhecer Guatapé. Do alto da montanha avistei a cidade e no olhômetro medi uns 5 km. Então no espírito mochileiro, resolvi meter o pé na estrada e economizar uns trocados.

      Continua.... Guatapé é linda.
       
       
       


       

    • Por Mari Moraes
      como muitos aqui, uso o mochileiros desde 2012 mas nunca tinha feito um relato. vergonhaaaa. esse forum já me ajudou demais e espero contribuir.
      obs: escrevo tudo em minusculo porque estou acostumada a fazer assim no trabalho, se tiver ruim de ler, avisem que eu tento melhorar.
      SOBRE A VIAGEM
      fui só pras ilhas de honduras. gostaria de ter conhecido copan, mas era muito fora de mão. não sei muito bem se posso dizer que "conheci" o país porque a realidade do continente é bem diferente do que você vai ver nas ilhas.
      a moeda oficial é a lempira mas todos os lugares aceitam dolar na cotação $1 = 24 lempiras (em maio/2019)
      baleadas. baleada é barata ($1) baleada é bem servida. comam baleadas 
      o jeito mais barato de chegar é pela avianca, e é o mais longo também: são pelo menos duas conexões. uma em algum país da américa do sul e outra obrigatoriamente em são salvador. minha viagem era bem no meio da falência da avianca brasil e mudaram meu voo no trecho GRU-BOG pra mais cedo pq cancelaram todos os outros horários, e acabei tendo que passar um dia na colômbia. 
      SOBRE UTILA
      apesar de ter lido em muitos lugares que utila só serve pra quem vai mergulhar, discordo. vou colocar no relato (dia 24/4) as praias incríveis que tem por lá também. mas, fora isso, a cidade respira mergulho. você vai dormir e acordar falando sobre o último e o próximo, vai fazer amigos em lugares improváveis só de ouvir eles contarem alguma história, vai ter invejinha de algumas e vai se orgulhar de outras próprias < 3
      então, estando lá, por que não fazer?
      importante: todas as escolas em utila dão dois fun dives de presente pra quem faz o curso, em roatan não
      SOBRE CAYOS COCHINOS
      quase todas as ilhas lá são privadas, pelo que entendi conversando com o pessoal local, só existe uma ilha pública (minuscula) que é onde toda a população mora. elas ficam bem próximas do continente e longe das outras ilhas maiores.
      tem pouquíssimas informações sobre lá e isso foi o que mais me motivou a escrever o relato. tudo que encontrei era day tour. de roatan custa $180 (!!!) e nunca é garantido, por causa da distancia e do mar bravo, a viagem pode ser cancelada a qualquer minuto. de sambo creek, $39, é mais garantido mas pra ir e voltar de lá, você precisa estar no continente e cada perna do ferry das ilhas pra la ceiba custa $30. o day tour sai as 8h da manhã, volta as 15h e visita a ilha pública.
      a alternativa que encontrei foi me hospedar em uma das ilhas privadas, por incríveis $50 a diária, pra duas pessoas, em um bungalow por cima das águas (!!!). conversei com o proprietário da ilha e, com os contatos dele, conseguimos organizar toda a logística pra chegar lá. adianto: é puxado (literalmente - tivemos que desencalhar o barco da areia no meio do caminho). precisa ter disposição pra perrengue & grana. nunca paguei tão caro por um perrengue. mas quando você chega lá, esquece de tudo, prometo. só lembrei agora pra contar pra vocês 😂
      ao todo gastamos, por pessoa pra ficar lá:
      hospedagem 2 noites: $50
      ferry ida e volta: $64
      taxi la ceiba: $37
      barco cayos cochinos ida e volta: $80 
      passei duas noites e três dias. pensei que ia ser o lugar pra relaxar e que ficaria até entediada depois de tanto tempo sem "fazer nada". mas estava enganada, passaria mais uns dias lá tranquilamente. até porque se soubesse que gastaria tanto de transporte só pra chegar, teria estendido a estadia com certeza.
      SOBRE ROATAN
      igual que nem uma ilha na flórida 😂 tem muito gringo e é uma das maiores cidades do país  cerca de 10% da população mora lá mas ainda tem a vibe tranquila de ilha (antes das 10h da manhã as ruas ficam praticamente vazias). 
      ficamos em west end depois de pesquisar bastante, chegando lá tive certeza que escolhi certo (pelo menos, pra mim). tem tudo bem pertinho: restaurantes, dive shops, bares, mercados e farmácias. as distancias em roatan são graaaaaandes, então o lugar que você se hospeda vai otimizar o tempo que você estaria no transporte ao invés de curtir a praia, acredite!
      SOBRE O CURSO DE MERGULHO
      vou contar mais detalhado no relato diário, mas já pra adiantar: optei pela utila dive center ($350 - transferência de $200 pra garantir sua vaga antes e $150 em dinheiro quando chega lá), que é um pouco mais cara que as outras da ilha ($300) pelo nível de profissionalismo deles. sério, experimenta fazer uma cotação pelo site. respondem rápido e detalhadamente todas as duvidas mais esdruxulas. além  disso, a hospedagem deles é no mango inn, tipo um resort com piscina (tenho um sentimento meio contraditório sobre o hotel),  a estrutura deles é a melhor da ilha: tem 4 barcos e isso faz toda diferença na hora de agendar os seus fun dives, sempre tem espaço pra você. a localização também é excelente, bem no meio da rua principal de utila.
      acabei de tirar minha carteirinha padi então não sou nenhuma profissional kkk mas a impressão geral que eu tive, é que o utila dive center é o lugar mais respeitado, com os instrutores mais qualificados (meu instrutor era um biólogo marinho que já tinha morado desde as maldivas, até na antártica!!), e as outras são boas, mas é meio pra americano no spring break.
      uma opção boa se não couber no orçamento os $50 mais caro que o udc cobra, seria o underwater vision, que fica literalmente colado na parede do udc. mas enfim, como eu disse, só passei nas outras, não fiz o curso lá, então vou parar de opinar.
      ROTEIRO
      18/04 - VOO GRU - BOG 
      19/04 - VOO BOG - SAL - RTB + Ferry Utila + Inicio Curso de Mergulho
      20/04 - Dia 1 PADI Open Water - Utila Dive Center - Teoria
      21/04 - Dia 2 PADI Open Water - Utila Dive Center - Prática + Bando Beach Game of Thrones
      22/04 - Dia 3 PADI Open Water - Utila Dive Center - prova física + Mergulhos Treinamento
      23/04 - Dia 4 PADI Open Water - Utila Dive Center - Mergulhos Treinamento Fun Dive
      24/04 - Praia Pública + Neptunes Coral Beach + Fun Dives Extra
      25/04 - Ferry La Ceiba + Taxi Nueva Armenia + Barco Cayos Cochinos + Cayo Chachahuate
      26/04 - Mergulho El Avion e Pelican Town
      27/04 - Barco Sambo Creek + Taxi La Ceiba + Ferry Roatan
      28/04 - Snorkel Half Moon Bay em West End + Lands End + Sundowners Game of Thrones
      29/04 - Mergulho + Festa Coconut Tree Divers West Bay
      30/04 - Ressaca + Teste de Subblue + Roatan Chocolate Factory
      01/05 - Voo RTB - SAL - LIM - GRU
    • Por Caroline Hersbach
      Gente, td bem? 
      Preciso de informações de locomoção de cartagena > arquipélago > santa marta > tayrona> providência.
      Qual a melhor forma de ir a cada lugar? 
      Quais os melhores locais para se hospedar?
      Quantos dias passar em cada lugar?
      Quais lugares não podemos deixar de ir?
      Temos 15 dias para conhecer todos os lugares.
      Obs: em arquipélago eu to pensando em ficar na casa en el água, sei que tem que agendar com 2 meses de antecedência , mas fui dar uma olhada hj, pra janeiro já mostra que não tem data disponíveis kkk é assim mesmo ou tenho que esperar chegar mais perto pois eles vão abrindo em pouco em pouco as datas?
      Obs 2: Playa Blanca ou Bora Bora ? alguém tem relatos que poderiam me ajudar ?
      Toda ajuda é bem vinda! 
      Se possível vocês poderiam me enviar o roteiro de vocês? 
      P.S. foto para chamar atenção.
      Obrigada desde já 🙏😘



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