Ir para conteúdo
LF Brasilia

Sugestão: tópico sobre modo de agir no fórum

Posts Recomendados

Pessoal,

Acompanho o fórum há algum tempo, embora tenha demorado um pouco a me cadastrar.

Às vezes vejo que algumas discussões vão para o off topic (ex: https://www.mochileiros.com/topic/67491-como-ir-de-arequipa-x-cusco-de-ônibus/) e sinto falta de um espaço para discutir em aberto questões de "netiqueta" (nem se usa mais essa palavra!) no fórum. Uma espécie de metafórum sobre modo de agir, pois os metatópicos que encontrei são mais sobre questões técnicas.

Esse tipo de metafórum às vezes é complicado, principalmente se houver problemas de convivência entre usuários. De qualquer forma, fica a sugestão.

• Curti 1
  • Gratidão! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Então galera,

Essa coisa de fazerem perguntas repetidas é impossível resolver,  nós já mudamos muita coisa nos quase 20 anos de existência do fórum pra tentar ajudar o usuário achar as informações, mas não há nada que possamos fazer pra evitar perguntas repetidas. Só seria possível fazer isso proibindo novos usuários de postar perguntas nesse fórum, mas isso faria o fórum ficar menos movimentado e a longo prazo, o resultado seria pior que as perguntas repetidas.

O Facebook mudou a maneira como as pessoas navegam e usam a web,  quase ninguém mais faz buscas, o número de buscas no próprio Google vem caindo ano após ano. Os apps de instant messenger como WhatsApp dão a sensação que pra saber sobre qualquer coisa,  é mais fácil perguntar pra alguém em algum grupo sobre determinado assunto do que fazer uma pesquisa e muitos novos usuários entram aqui com esse "vício".  Foi por isso mesmo que criamos o fórum perguntas e respostas. Nós sabemos que praticamente todas as perguntas feitas aqui já foram respondidas anteriormente nos longos tópicos do formato antigo, mas sabemos também que elas são difíceis de achar na busca. Há tópicos com quase 1.000 páginas e ninguém vai ler isso hoje em dia. 

As pessoas estão perdendo muito por não lerem os bons relatos,  por não pesquisarem, mas estamos diante de mudanças de comportamento no uso da web, não é um problema apenas nosso.  Sites com informação de referência como fóruns e blogs estão perdendo espaço para grupos de mensagens instantâneas e apps de grandes corporações.  Se esse cenário persistir a longo a prazo, espaços com informações alternativas como o Mochileiros.com serão muito raros.  A tendencia é criarem apps pra venda de todo tipo de serviços turístico e cada vez menos as pessoas irão se informar de como ir de forma independente e econômica.   

Nós iremos fazer em breve outra reformulação na organização do conteúdo do fórum, a ideia é ter muito menos categorias e talvez isso facilite mais o uso, mas acredito que as perguntas repetidas seguirão como sempre pois paradoxalmente é isso que mantém o fórum ativo. 

Temos um grupo com mais de 400.000 no Facebook e lá há mais perguntas repetidas que aqui. Participo de outros grupos e fóruns sobre outros assuntos e são exatamente como aqui. 

De qualquer forma, se alguém tiver alguma ideia de como melhorar isso no ambiente do fórum, fique a vontade para sugerir.  

1. Uma coisa que dificulta o acompanhamento das discussões, mas é muito difícil reprimir (dependeria da consciência dos usuários), é o desvio de tema:

- Estou planejando uma viagem para a Antártida. Dicas?

- Que legal! Vou pegar carona no seu tópico. Alguém tem dicas para a Tunísia?

Estou exagerando. :D Mas ontem vi uma situação parecida, substituindo "Antártida" e "Tunísia" por "América do Sul" e "Europa".

Aí todo mundo começa a responder sobre a Tunísia e a pobre criatura que criou o tópico sobre a Antártida fica esquecida. Quando alguém quiser viajar para lá, vai ver um monte de tópicos desenvolvidos pela metade e vai acabar criando outro. E quem quer ir para a Tunísia não vai procurar informações num tópico sobre a Antártida.

2. Ah, os grupos de whatsapp. Se bem que antes já havia o e-mail, de qualquer forma.

Usuário chega e faz perguntas/relato/roteiro. Aí vem outro:

Legal, quem estiver interessado aí vai meu whatsapp: xxxxx

Já vi discussões no fórum antigo sobre essa prática de expor os celulares aqui e esvaziar as discussões. Não sei muito bem o que sugerir, na verdade. Nos fóruns de companhia para viajar até acho OK. Já nos outros, vejo que realmente esse esvaziamento tem ocorrido.

• Curti 1
  • Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post

@LF Brasilia 

Foi bom vc criar esse tópico.  Vou esperar a interação dos demais usuários interessados pra gente discutir esses temas e tentar encontrar um consenso para as mudanças que o fórum precisa. 

• Curti 2

Compartilhar este post

Link para o post

Olá,

No intuito de contribuir com o aperfeiçoamento do fórum, há algumas coisas que, pelo menos para mim, trazem alguma dúvida na hora de postar: por exemplo, quando você tem uma dúvida sobre algo de um destino específico, deve escolher a categoria "Perguntas e respostas" ou "Destinos"? É apenas um exemplo do que pode causar dúvida na hora de postar, dentre as diversas categorias disponíveis no sistema... Acho que isso também vai bagunçando as mensagens e acaba permitindo a criação de muita coisa repetida.

Talvez poderia ter alguma instrução do que deve ser colocado em cada categoria, para o usuário se orientar melhor.

• Curti 4

Compartilhar este post

Link para o post

Lembro da época em que entrava em um tópico sobre um roteiro de viagem ou companhia para viajar e todo mundo interagindo. Olhem um exemplo claro que acontece com praticamente todos os tópicos do tipo na atualidade. Vejo isso todas as vezes que visito o site, o pessoal vem aqui pegam algumas dicas, criam o grupo no whatsapp e nunca mais voltam aqui para compartilhar dicas atualizadas, sinceramente a unica saída que vejo para o site voltar aos bons tempos é proibindo divulgação de whatsapp, o bom em tratar da viagem aqui no site, é que o tópico permanece com as dicas e outras pessoas podem acessar.  Se continuar da maneira que está indo, infelizmente não vejo um futuro promissor para o site, o mesmo irá ficar desatualizado. 

• Curti 2

Compartilhar este post

Link para o post

Isso é um caminho sem volta.  

A criação de tópicos apenas com intenção de divulgar grupo de WhatsApp já é proibida e vários tópicos são deletados semanalmente, mas proibir a troca de número do whatsapp como forma de contato é o mesmo que tapar o sol com a peneira.  O fórum antigamente era usado pra todo tipo de coisa, até pra bater papo.  Hoje ninguém mais usa fóruns de internet pra isso.  Como disse anteriormente a internet mudou e o tipo uso dos fóruns, nunca mais será como foi antes,  terá que mudar também, como já vem mudando. O fórum será adaptado aos poucos pra esses novos tipos de uso.  Além disso nós iremos lançar um outro aplicativo que ajudará a suprir esses vazios que o fórum não mais resolve.

Compartilhar este post

Link para o post
6 horas atrás, LF Brasilia disse:

1. Uma coisa que dificulta o acompanhamento das discussões, mas é muito difícil reprimir (dependeria da consciência dos usuários), é o desvio de tema:

- Estou planejando uma viagem para a Antártida. Dicas?

- Que legal! Vou pegar carona no seu tópico. Alguém tem dicas para a Tunísia?

Estou exagerando. :D Mas ontem vi uma situação parecida, substituindo "Antártida" e "Tunísia" por "América do Sul" e "Europa".

Aí todo mundo começa a responder sobre a Tunísia e a pobre criatura que criou o tópico sobre a Antártida fica esquecida. Quando alguém quiser viajar para lá, vai ver um monte de tópicos desenvolvidos pela metade e vai acabar criando outro. E quem quer ir para a Tunísia não vai procurar informações num tópico sobre a Antártida.

Isso é um exemplo do que eu disse sobre as pessoas não utilizarem mais a busca, não só aqui, mas em todos os lugares parecidos com fóruns na web.  Esse tipo de interação é praxe em nosso grupo do Facebook.  

Compartilhar este post

Link para o post
6 horas atrás, Rogerio K C disse:

Olá,

No intuito de contribuir com o aperfeiçoamento do fórum, há algumas coisas que, pelo menos para mim, trazem alguma dúvida na hora de postar: por exemplo, quando você tem uma dúvida sobre algo de um destino específico, deve escolher a categoria "Perguntas e respostas" ou "Destinos"? É apenas um exemplo do que pode causar dúvida na hora de postar, dentre as diversas categorias disponíveis no sistema... Acho que isso também vai bagunçando as mensagens e acaba permitindo a criação de muita coisa repetida.

Talvez poderia ter alguma instrução do que deve ser colocado em cada categoria, para o usuário se orientar melhor.

Nós estamos tentando criar um novo modelo de organização para o fórum.  Esse modelo atual ficou confuso demais para a geração que não conhece fóruns de internet.  O mais perto que eles conhecem são os grupos de WhatsApp e Facebook e nesses 2 espaços não há subdivisões, há apenas um espaço pra postar e tudo fica subindo e descendo numa timeline. 

Não dá pra fazer isso com nosso conteúdo, pois nós somos mais que um bate papo, temos mais de 10.000 relatos, há muito conteúdo de referência.  Então parte do site terá que ser assim parecido com esses apps mais modernos e a outra parte terá que permanecer em categorias. Esse é o desafio. 

• Curti 1

Compartilhar este post

Link para o post
57 minutos atrás, Silnei disse:

Isso é um exemplo do que eu disse sobre as pessoas não utilizarem mais a busca, não só aqui, mas em todos os lugares parecidos com fóruns na web.  Esse tipo de interação é praxe em nosso grupo do Facebook.  

Não sei como está o Facebook hoje em dia... mas quando eu tinha perfil realmente achava bem chato pesquisar por lá, porque o conteúdo vai sendo carregado aos poucos.

Eu não tinha pensado na questão da falta de subdivisões. Isso estimula o tal "pegar carona" em vez de criar outro tópico ou identificar um tópico preexistente que trate daquele tema.

Aí entra um problema que a administração procurou prevenir quando criou o "perguntas e respostas": os títulos vagos. Gente, eu trabalho com suporte ao usuário e a pior coisa é ver aquele monte de e-mails com títulos como "erro", "socorro", "urgente", "ajuda". E pra fazer a triagem disso?

Além do comportamento das várias gerações de usuários de internet, existe outro ponto: o comportamento dos viajantes. Pesquisar sobre os destinos deveria ser uma das fases mais legais da viagem. É quando você aprende sobre a história do lugar, a comida, a música, expressões básicas do idioma, etc... a viagem vai servir para colocar em prática esse conhecimento. A internet por um lado facilitou essa parte; por outro lado você pode se confundir no meio de tanta informação. Separar o joio do trigo no meio de tantos sites e blogs faz parte da pesquisa.

Só que a fase recente de promoções de viagens, programas de milhagens, instagram, blogs de viagem, youtubers, etc ajudou a estimular uma competição de quem vai a mais lugares. Daí a ansiedade em visitar o máximo de cidades/países possível. 

Uma coisa é pesquisar sobre destinos no Quênia e no Zimbábue, ficar em dúvida e perguntar quais as melhores opções de viagem entre esses lugares.

Outra coisa é dizer: "quero ir a algum país da África. Escolham um pra mim". Gente, que responsa! E o risco após uma pergunta tão aberta é que as respostas sejam pouco focadas, pouco informativas.

Agora, se a pessoa disser que comprou por impulso uma passagem em "promobug" para a África, aí a coisa muda de figura. Ela vai ter que decidir se fica no destino da passagem, se visita algum país vizinho, enfim. É mais natural que esteja perdida. Também acontece no caso de viagens a trabalho que surgem de repente. Mas isso é exceção.

• Curti 3

Compartilhar este post

Link para o post
15 horas atrás, LF Brasilia disse:

Aí entra um problema que a administração procurou prevenir quando criou o "perguntas e respostas": os títulos vagos. Gente, eu trabalho com suporte ao usuário e a pior coisa é ver aquele monte de e-mails com títulos como "erro", "socorro", "urgente", "ajuda". E pra fazer a triagem disso?

No fórum Perguntas e Respostas nós deletamos os tópicos sem pergunta, mas é um trabalho infinito e muitas vezes passa e alguém já respondeu. Vou colocar novamente na descrição deste fórum que tópicos sem perguntas serão deletados, vamos acompanhar o resultado. 

• Curti 1

Compartilhar este post

Link para o post

Ótimo tópico gente.

Reconheço o trabalho dos administradores. Conseguir lidar com o imediatismo e o ritmo de informações hoje em dia é algo surreal. As pessoas não querem pesquisa, querem só resposta, rápida de preferência, o fast food da informação. Sou dos tempos em que tudo era resolvido com ajuda dos fóruns, por isso sempre venho aqui quase diariamente, ajudar e ser ajudada. Não consigo me adaptar por exemplo aos grupos de Facebook, muito menos os de Whatsup. Devido ao imediatismo, raramente os comentários por lá são tão técnicos ou detalhados como os daqui. Fazendo uma analogia, sinto que aqui estamos no doutorado, enquanto nas outras redes estão no maternal, pra não ser tão cruel, talvez na calourada, rsrs.

Acho que o tópico de Perguntas Rápidas realmente aumentou o número de tópicos repetidos ou sem fundamentos. Eu particularmente quando tenho uma dúvida, vou direto procurar o tópico da região ou do assunto geral em que quero tratar, ver se minha questão já foi respondida. Tanto que apesar de tantos anos aqui (já tive um perfil mais antigo a esse) nunca criei um tópico, a não ser de relato de viagem.

E concordo integralmente com a LF Brasilia, pesquisar é uma das partes que eu mais gosto de fazer, tanta para preparação de viagem como bagagem de conhecimento, descobrir novos lugares ou assuntos que não domino. Nunca vou entender essa necessidade de tudo mastigado. Acho que estamos nos tornando dinossauros da internet, só não sei se isso é bom ou não ::mmm:.

• Curti 2
  • Haha 1

Compartilhar este post

Link para o post
Em 08/12/2017 em 07:35, Silnei disse:

No fórum Perguntas e Respostas nós deletamos os tópicos sem pergunta, mas é um trabalho infinito e muitas vezes passa e alguém já respondeu. Vou colocar novamente na descrição deste fórum que tópicos sem perguntas serão deletados, vamos acompanhar o resultado. 

Olá, @Silnei !

Gratidão por essa clareza! Assumo que nas últimas semanas não sabia como seria mais efetivo auxiliar nesse processo...

Sempre que surgia alguma questão no tópico Perguntas e Respostas bem clássica como "quero fazer um mochilão e não sei por onde começar" ou "o que tem para fazer em tal lugar", tão rápido quanto possível entrava com a sugestão para que a pessoa explorasse o fórum e de quebra já orientava com o link do tópico onde poderia encontrar a resposta, como Guia do Mochileiro ou Roteiros e Relatos de viagem. No entanto, como bem disse, também é um trabalho infinito e paleativo.

O que tenho pensado é que talvez algo que poderia ajudar seria não deixar o tópico de Perguntas e Respostas como o primeiro da lista de tópicos pois dessa forma é quase automático que aquele que chega - dados os vícios da sociedade imediatista - vá logo perguntando sem nem ao menos descer a tela (digo isso pois acesso o site pelo celular no navegador, não sei como fica o acesso pelo aplicativo ou em um PC, mas creio que a lógica é a mesma). O que pensei é que no lugar do primeiro tópico de Perguntas e Respostas poderia ter um tópico chamativo e autoexplicativo como "chegou agora? vem/clique aqui que a gente te explica" onde, em no máximo três parágrafos, orientamos como funciona.

Ou, ainda nesse tópico "chegou agora(...)", ao invés de orientarmos como funciona, separamos os tópicos por três blocos como, por exemplo:

tudo sobre lugares para viajar - contendo links de relatos, roteiros, destinos, blogs de viagem, etc;

tudo sobre formas de viajar - contendo links de mochilão roots, pedir e oferecer carona, carro, barco, moto, companhia para viajar, etc;

tudo sobre equipamentos - contendo links sobre lojas, equipamentos, reviews, venda, compra, etc;

E, por último, o ítem

não encontrou o que procurava em nenhum destes links? Deixe sua pergunta no título aqui - contendo o link de perguntas e respostas.

Concordo em gênero, número e grau com a maior parte do exposto aqui, sobretudo com a parte em que a @Nani84  diz sobre estarmos nos tornando dinossauros da internet, rsrsrs. No entanto insisto na ideia de que talvez, mais do que o próprio vício do imediatismo, a preguiça seja um fator de peso para o não garimpo das próprias respostas, o que acaba por ser alimentado com o tópico de Perguntas e Respostas oferecido assim, de bandeja, logo de cara! Rsrsrs

Ao menos essa é a impressão que tenho. 

Aproveito para agradecer a @LF Brasilia  pela oportunidade de discutirmos este ponto. Também acompanho o fórum há bastante tempo embora também tenha me registrado apenas recentemente. O curioso é que sempre o usei em busca de informações sobre equipamentos pois esse negócio de pesquisar sobre lugares em si é bastante recente na minha vida (ai, como eu era vidaloka hahaha ::mmm: )

E adiciono que um dos tópicos mais hilários da minha vida, do qual sou fã e sempre volto para dar risada ou compartilhar com algum amigo, é o sobre como evitar cobras em trilhas e acampamentos selvagens! Fica a dica para dar boas risadas e a gratidão por esse espaço!

^_^

P.S.: se falei abobrinha mandem um feedback, mas acredito muito fortemente que nós mesmos estamos incentivando as perguntas superficiais cujas respostas já existem ao mantermos o Perguntas e Respostas logo de cara, assim como sinto falta de um aviso que contenha a informação de que "provavelmente a sua resposta já existe, basta procurá-la" de uma maneira elegante, claro rsrsrs xD

• Curti 4

Compartilhar este post

Link para o post

@Viviana Ciclobeijaflorismo 

7 horas atrás, Viviana Ciclobeijaflorismo disse:

O que pensei é que no lugar do primeiro tópico de Perguntas e Respostas poderia ter um tópico chamativo e autoexplicativo como "chegou agora? vem/clique aqui que a gente te explica" onde, em no máximo três parágrafos, orientamos como funciona.

Boa ideia, vamos fazer essa experiência. Vou criar esse novo fórum e colocá-lo como sendo o primeiro e jogar o perguntas e respostas abaixo do fórum Destinos. 

Preciso da ajuda de vocês pra dar um título e uma descrição chamativa pra ele.  

• Curti 1

Compartilhar este post

Link para o post

Exato! Destinos antes de Perguntas e Respostas. Sinto que vale a experiência.

Sobre o novo fórum, deixo aqui algumas sugestões:

Como encontrar respostas

Chegou agora? Aqui contamos como pode encontrar o que procura.

Como navegar - [menos sedutor, em minha opinião, pois todos pensamos que não precisamos e já sabemos de tudo rsrs]

Este fórum contém orientações para que possa ajudar e ser ajudado.

Chegou agora?

Neste fórum contamos como pode encontrar o que procura além de conter orientações de como nos ajudar e ser ajudado.

Sugestão de conteúdo:

"Desde 1999 o Mochileiros.com é a maior comunidade de troca de informações sobre viagens em suas mais diversas modalidades. Aqui ajudamos com seu roteiro, compartilhamos relatos de viagem, trocamos dicas sobre equipamentos e ainda encontramos parceiros dispostos a encarar a mesma aventura ou a responder nossas dúvidas. Se você é viajante de primeira viagem o Guia do Mochileiro é para você.

É importante lembrar que é muito provável que encontre no fórum todas as informações sobre o destino que procura nos mais diversos roteiros e relatos de viagem [pensei em colocar 'entre os mais de 10.000 relatos de viagem' mas ao invés de passar credibilidade apenas alimentaríamos o nosso inimigo: a preguiça! Rsrs] com informações detalhadas. Mas se mesmo depois de pesquisar pelos destinos não encontrar uma resposta específica, ainda pode tirar sua dúvida no fórum de Perguntas e Respostas.

Leia, pesquise, pergunte, responda: o Mochileiros.com é uma comunidade feita por viajantes para viajantes."

• Curti 4

Compartilhar este post

Link para o post

Ah, acho que faltou adicionar que esse novo tópico seria travado (com o cadeado, sabe?) como somente leitura, o que induziria quem chega a fuçar e explorar.

Do caso contrário sinto que tende a acontecer como a LF Brasília descreveu onde perguntam sobre "onde achar tal informação" e outro comenta "também quero essa informação só que sobre x assunto" e outro aparece concordando passando o whatsapp para conversarem! Rsrses

• Curti 3

Compartilhar este post

Link para o post

Galera, agora o fórum abre como padrão na versão fluída que mostra uma lista com tópicos. Para mudar pra versão com as categorias é só clicar no quadradinho ao lado do botão novo tópico . O primeiro tópico da lista é o de ajuda:
https://www.mochileiros.com/topic/67773-chegou-agora-aqui-contamos-como-pode-encontrar-o-que-procura/

Pra ficar menos confuso nós unimos os fórums de Roteiros e Destinos. Apenas os relatos e o companhia para viajar continuam sub-categorizados.  

Vamos acompanhar a resposta dos usuários e fiquem a vontade para sugerir novas mudanças ou inserir mais informações no tópico fixo, ok? 

fluida.png

• Curti 3

Compartilhar este post

Link para o post
19 minutos atrás, clafacanha disse:

Gente, cada as divisões por países?

Não to achando mais nada?

tá meio complicado mesmo essa nova plataforma .. porém quando postamos, mostra onde postar, você escolhe ... e nas pesquisa é só marca ao lado, porém mostra todos!

• Curti 1

Compartilhar este post

Link para o post

Eu particularmente não curti essa mudança na aba Destinos de não sub categorizar os continentes por países, e o Brasil por Estados. Acho que dessa forma dificulta achar os tópicos "fixos" do estilo "Montevideo - Perguntas e Respostas" que são ótimos para evitar tantos tópicos repetidos.

Embora eu já tenha sentido uma melhora no uso exacerbado do tópico de Perguntas e Respostas depois da mudança proposta pela @Viviana Ciclobeijaflorismo

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora