Ir para conteúdo
LF Brasilia

Sugestão: tópico sobre modo de agir no fórum

Posts Recomendados

Como bons ratos de fórum que somos compreendo que a generalização das subcategorias possa causar estranheza a princípio, mas considerando que o intuito é tornar o fórum fluido para aqueles que não têm o hábito desse tipo de navegação categorizada e instintiva, relativamente preguiçosos e imediatistas, sinto que funciona! Até a junção das categorias de oferecer e pedir caronas ficou mais lógica. Explico: ter uma gaveta só com meias brancas, uma só com meias pretas e uma só com meias coloridas funciona para mim. No entanto, se peço para alguém pegar uma meia branca para mim a pessoa reclama por ter tantas divisões pois para ela deveria ter só uma gaveta de "meias", ainda que isso signifique que ela terá que procurar mais para encontrar uma branca. Foi uma analogia, mas espero que tenha servido para exemplificar que te compreendo @Nani84 , rsrsrsrs (até porque não tenho gavetas faz tempo em minha vida... Hahaha).

Também já senti uma diferença boa no montante que se refere as Perguntas e Respostas. Vamos continuar observando.

Agora, tem uma coisa que nunca entendi. Por que o tópico Guia do Mochileiro fica tão "escondido" (não estou encontrando uma palavra melhor)? Rsrsrs

Pergunto pois, na minha cabeça, ele seria o carro chefe, o cartão de visitas do fórum! Mas sei lá... Apenas uma curiosidade que vira e mexe surge na minha cabeça... Rsrsrs

Mas de uma maneira geral achei muito legal a união dos dois tópicos que mais carregam as informações buscadas: roteiros e destinos. Vamos continuar observando.

Valeu, @Silnei !

• Curti 3

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Pois é, talvez seja a gente que tenha que se adaptar a essa nova forma e não o contrário...haha ::mmm:. Confesso que pra mim ainda é difícil.  Os tópicos "fixos" acabam sumindo da time devido a criação exacerbada de tópicos. Fica muito parecido com a dinâmica do grupo do Facebook. Mas vamos nos adaptando...

• Curti 2

Compartilhar este post

Link para o post

Galera, eu uni o tópico criado pelo @clafacanha  nesse aqui. Nele fizeram interações o @Dan Wollker , o @Taciano Bahia  e o @D FABIANO . Peço pra você lerem esse tópico desde inicio pra saberem melhor sobre as mudanças e testes que estamos fazendo. 

@Nani84 logo de cara fica estranho mesmo. Mas falta algumas peças nesse quebra cabeça. Se ficasse apenas do jeito que está não iria ficar bom  a as peças que faltam são as tags.

No sistema antigo não havia tags, então a maneira de organizar a informação só poderia ser feito através de categorias, fóruns e sub-fóruns até chegar nos tópicos. Muitos dos tópicos criados nos diversos sub-fóruns tinham mensagens de até 10 anos atrás ou mais que isso e eram extremamente longos, poucas pessoas se aventuram a ler.  Com as tags nós não precisamos mais nos focar em um só tópico para cada assunto, em vez disso teremos um só tag para cada assunto, dessa forma iremos inserir as tags em cada novo tópico onde boas informações forem inseridas.  

Por exemplo cliquem aqui na tag Torres del Paine

Nós vamos criar uma página guia com todas as tags e elas podem ser infinitas, muito mais do que as categorias e quando tivermos boa parte do conteúdo com as tags poderemos reduzir as categorias a menos que 10, elas servirão como hoje funciona os tópicos ativos. Por exemplo, você vai selecionar a categoria relatos de viagem e verá a timeline de todos os relatos postados no site como hoje funcionam os tópicos ativos.  Se a pessoa quiser saber sobre Torres del Paine, ela só irá precisar entrar na tag Torres del Paine, ao invés de ter de navegar com 3 ou mais cliques.  

Hoje estamos no meio do caminho, a maioria dos tópicos não estão tageados e ainda temos diversas categorias e isso vai gerar estranheza. Peço a compreensão e paciência de todos.

Nós vamos precisar de ajuda pra implementar essas tags e fazer esse trabalho de curadoria de conteúdo. Quem tiver interesse por favor avise nesse tópico.  

• Curti 7

Compartilhar este post

Link para o post
4 minutos atrás, Silnei disse:

Galera, eu uni o tópico criado pelo @clafacanha  nesse aqui. Nele fizeram interações o @Dan Wollker , o @Taciano Bahia  e o @D FABIANO . Peço pra você lerem esse tópico desde inicio pra saberem melhor sobre as mudanças e testes que estamos fazendo. 

@Nani84 logo de cara fica estranho mesmo. Mas falta algumas peças nesse quebra cabeça. Se ficasse apenas do jeito que está não iria ficar bom  a as peças que faltam são as tags.

No sistema antigo não havia tags, então a maneira de organizar a informação só poderia ser feito através de categorias, fóruns e sub-fóruns até chegar nos tópicos. Muitos dos tópicos criados nos diversos sub-fóruns tinham mensagens de até 10 anos atrás ou mais que isso e eram extremamente longos, poucas pessoas se aventuram a ler.  Com as tags nós não precisamos mais nos focar em um só tópico para cada assunto, em vez disso teremos um só tag para cada assunto, dessa forma iremos inserir as tags em cada novo tópico onde boas informações forem inseridas.  

Nós vamos criar uma página guia com todas as tags e elas podem ser infinitas, muito mais do que as categorias e quando tivermos boa parte do conteúdo com as tags poderemos reduzir as categorias a menos que 10, elas servirão como hoje funciona os tópicos ativos. Por exemplo, você vai selecionar a categoria relatos de viagem e verá a timeline de todos os relatos postados no site como hoje funcionam os tópicos ativos.  Se a pessoa quiser saber sobre Torres del Paine, ela só irá precisar entrar na tag Torres del Paine, ao invés de ter de navegar com 3 ou mais cliques.  

Hoje estamos no meio do caminho, a maioria dos tópicos não estão tageados e ainda temos diversas categorias e isso vai gerar estranheza. Peço a compreensão e paciência de todos.

Nós vamos precisar de ajuda pra implementar essas tags e fazer esse trabalho de curadoria de conteúdo. Quem tiver interesse por favor avise nesse tópico.  

Correto, vamos trabalhar nisso!

• Curti 2

Compartilhar este post

Link para o post

Olá Silnei, ou melhor @Silnei Haha, apesar de estar um pouco perdida estou achando o novo forum sensacional. Fiquei vários meses sem entrar e notei várias coisas diferentes, gostei mesmo das mudanças, deu um ar super dinâmico, dá pra ver que tem grande potencial.

Só lamento que o logotipo amarelo e vibrante foi descartado, aquele logo era super bacana e tinha uma vibe muito positiva.

Vc mencionou precisar de ajuda para organizar o conteúdo com tags: me coloco a disposição para ajudar em algum setor, aliás tentei nas minhas próprias mensagens mas não encontrei como se faz. A propósito, tem algum tópico explicando o beabá dos novos recursos e ferramentas...? Por exemplo: como citar (só um trecho, não acho legal citar a mensagem toda)... coisas básicas enfim.

• Curti 4
  • Gratidão! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Em 12/12/2017 em 18:49, Nani84 disse:

Eu particularmente não curti essa mudança na aba Destinos de não sub categorizar os continentes por países, e o Brasil por Estados. Acho que dessa forma dificulta achar os tópicos "fixos" do estilo "Montevideo - Perguntas e Respostas" que são ótimos para evitar tantos tópicos repetidos.

Embora eu já tenha sentido uma melhora no uso exacerbado do tópico de Perguntas e Respostas depois da mudança proposta pela @Viviana Ciclobeijaflorismo

Olá amigos,

também não gostei da exclusão dos países em separado , pra mim ficou mais confuso do que podia estar antes (que pra mim não era confuso). 

Era bem legal procurar os países e visualizar seus tópicos específicos. 

• Curti 3

Compartilhar este post

Link para o post

Compartilho da opinião da @Adriana T-Tresch: estou um pouco perdida mas achando que as mudanças estão no caminho certo. Acho bem natural que qualquer plataforma vá se adaptando à utilização que seus usuários fazem e deve ser muito difícil para os administradores encontrar o equilíbrio entre aproveitar o que é bom e coibir o que é mau uso. De qualquer forma, mudanças são difíceis, mas ficar estagnado no tempo é pior. ;)

E @Silnei, também me disponho a ajudar no que eu puder nesse trabalho com as tags.

• Curti 2
  • Gratidão! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Oi @Adriana T-Tresch  :D, esse logotipo atual não tem muita personalidade, precisa melhorar mesmo. Nós vamos contratar um profissional pra fazer um redesign e modernizar o logo antigo pra ele se encaixar melhor nesse novo design do site. Do jeito que ele estava ficou destoando muito.  Obrigado por se dispor a ajudar no tagueamento, eu vou criar um tópico com as instruções de como taguear e libero essa função pra você.  Vou criar também um tutorial com todas as novas funções da plataforma.

@caio.acquesta ,

Eu entendo a sua estranheza em relação ao novo formato que estamos testando, afinal o fórum passou quase 20 anos de outro jeito. A questão é que não estava funcionando mais. A maioria dos tópicos estavam sem movimentação e muitos com a data de criação muito antiga.  Essa nova geração de usuários das redes sociais não conhecem como funcionam os fóruns de internet e  de cara associam isso com informação velha e ultrapassada.  Não dá mais pra manter tópicos criados há 5, 10 ou 15 anos em tempos de WhatsApp, entende? Não funciona mais.. 

De qualquer maneira esses tópicos ainda estão no conteúdo, basta uma única busca para encontrá-los, a diferença é que antes você seguia um roteiro de cliques para encontrá-los,  no que estamos implementando que são as TAGS que farão esse papel, são menos cliques para mais conteúdo.

Pra encontrar informações sobre a Chapada Diamantina, antes você podia fazer uma busca ou clicar no fórum Destinos, depois no fórum Brasil, depois no fórum Bahia e aí procurar o tópico da chapada na listagem do fórum Bahia.  Se quisesse ver relatos da Chapada Diamantina, teria que voltara pra página inicial e fazer toda essa sequencia de cliques novamente. Agora no modelo que estamos implementando basta clicar na tag: Chapada Diamantina que você encontrará todo o conteúdo relevante sobre a Chapada. O conteúdo mais recente aparece primeiro na listagem de busca da tag. 

Se você quiser navegar no formato antigo ainda é possível, é só estar logado e clicar nos botões quadradinhos que aparecem ao lado do botão "Novo Tópico" como mostra a figura abaixo. A opção "Tabela" mostra o fórum como na versão antiga, a opção "Fluído", mostra a listagem de tópicos e você pode de selecionar quais tópicos quer ver no lado direito (na versão Desktop) e  em cima na versão mobile. Se não selecionar nada, mostra todos os tópicos do site. 

tutorial02.png

@Helen Pusch 

Obrigado pelo feedback vou criar o tópico das tags e marco você por lá! 

• Curti 2

Compartilhar este post

Link para o post

Silnei

entendo perfeitamente, e acho que a questao das TAgs sao uma otima evoluçao. 

Mas nao entendo bem ainda o pq necessita tirar a separaçao por paises para se implantar as Tags.  Os locais (paises) que atraem menos turistas/visitantes sempre ficarao com informaçao menos atualizada aqui no forum, por falta de demanda mesmo.  

• Curti 2

Compartilhar este post

Link para o post

Questão de adaptação... Melhor fórum, independente das mudanças que são inevitáveis...

Todos do blog estão de parabéns!

26 minutos atrás, Silnei disse:

Não dá mais pra manter tópicos criados há 5, 10 ou 15 anos em tempos de WhatsApp, entende? Não funciona mais.. 

Só por favor não retire essas informações antigas!!! Eu leio até os comentários de 10 anos atrás kkkkkkkkk antiga ou nova a informação é sempre bem-vinda! (Pelo menos para mim kkk) :D

• Curti 4

Compartilhar este post

Link para o post

@caio.acquesta 

Se você para pra pensar essa separação é só uma estrutura de cliques, com as tags nós vamos retomar essa estrutura sem deixar que as informações apareçam como datadas. Eu entendo que alguns destinos são menos procurados que outros, mas vou usar aqui um exemplo de um destino muito popular, a Chapada diamantina. O tópico "oficial" da chapada diamantina é esse aqui 

Criado em 2005 com quase 2.000 interações. 

Se você clicar na Tag Chapada Diamantina ele aparacerá lá como último resultado.  

Agora o que é mais fácil?

Alguém abrir um novo tópico perguntando algo sobre a Chapada Diamantina e SE esse novo tópico gerar boas informações e aí basta taguear ele. 

ou obrigar alguém a fazer essa navegação de vários cliques pra postar nesse tópico aí?

O mais fácil irá prevalecer, entende?

• Curti 3

Compartilhar este post

Link para o post

@TatoSR As informações antigas não serão retiradas do conteúdo, elas só não serão mais vitrine da comunidade.  

• Curti 2
  • Gratidão! 2

Compartilhar este post

Link para o post

Lembrando que 90% do bom conteúdo ainda não está tagueado. Estou criando um tópico pra quem quiser participar e acompanhar esse processo. 

• Curti 2

Compartilhar este post

Link para o post
Em 13/12/2017 em 10:23, Silnei disse:

já começei a usar tags em postagens novas .. pode contar com minha ajuda brow

• Curti 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora