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nnaomi

Outros atrativos além de Bonito e Pantanal

Posts Recomendados

Pessoal, ninguem tem duvidas q MS foi abencoado por ter lugares tao lindos como Bonito e Pantanal, mas gostaria d saber mais sobre outras cidades turisticas, eh dificil conseguir essas informacoes. Sugiro ate q quem tiver informacoes abra outro topico c/ o nome da cidade indicada.

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Sei que o tópico é velho, mas antes tarde do que nunca, como se diz.

 

Uma outra opção, que está investindo em turismo, é a cidade de Costa Rica, na região Nordeste do estado.

Tem um parque municipal, com rafting, tirolesa e rapel. Existem várias cachoeiras no município.

Não é um grande ponto turístico, mas mostra pontos do cerrado que muita gente desconhece.

  • Gostei! 1

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Conheçam Jardim! É uma cidade pequena, mas tem um balneário muito bonito, com águas extremamente limpas, que permitem ver os peixes que passam ao nosso lado. Muito bacana. Além disso, pode-se visitar o buraco das Araras e a Gruta do Padre.

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ola estou aqui em corumba nesse mes de dezembro

por favor me digam oq tem pra de bom nesse lugar

 

 

 

por favor

 

 

urgente

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[creditos][/creditos]OI GOSTARIA DE SABER SE ALGUEM, PODE INDICAR SE E VIAVEL VIAJAR PARA BONITO E PANTANAL E DEPOIS IR ATE A CHAPADA DOS GUIMARAES, SE ALGUEM JA FEZ ESSE PERCURSO, POIS GOSTARIA DE IR NO FINAL DE ABRIL E PRETENDO PASSAR DE DEZ A 14 DIAS, GOSTARIA DE MAIS DICAS.

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Além de Bonito e Miranda/Corumbá (Pantanal) existem várias outras cidades do estado que tem uma coisa ou outra de turismo.

 

Para quem está em Campo Grande e quer ver uma paisagem bem legal da planicie pantaneira combinada com um belo por do sol, pode ir até Camisão e subir a Serra de Maracaju, seguir em direção as torres de antenas lá em cima e de lá a trilha até a borda da serra.

Não é um lugar para acampar, não há infra estrutura nenhuma e é uma área particular (mas o acesso é liberado).

O local fica a mais ou menos 120km de Campo Grande, então se você não tem pena de gasolina é só ficar atento na estrada (BR 262 sentido Corumbá) e entra na placa que indica a estrada parque e a vila de Camisão. Desculpem não dar mais detalhes, mas faz tempo que fui até lá e não foi eu quem foi dirigindo. (a entrada é antes de Aquidauana)

Link gmaps do local: http://g.co/maps/725jp

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PS: Sejam responsáveis e não repitam essa loucura que fiz...

 

 

Além desse mirante também há uma cachoeira muito bonita (já fui a uns 10 anos e não lembro como chega, hoje muita gente faz rapel lá) e alguns balneários em Rio Negro, cidade a 155km de Campo Grande pela MS-080. O município também é um dos portões de entrada para a planicie pantaneira.

 

 

inté

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Ola Reencontrei os mocholeiros , etemos aqui em Costa Rica MS, um local muito bacana e cheio de atividades , cachoeiras è o que temos masi, parque nacional das emas , parque estadual das nascentes do Taquari, parque municipal da lage e salto sucuriu, vixe ainda tem canion do engano tope da pedra achoeira das araras. So vindo aqui ´para conhecer. site oficial www.costaricams.com.br

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Conheçam a região de Piraputanga. É um dos meus lugares favoritos, vou sempre que posso. Trilhas espetaculares, morrarias lindas e o pôr do sol lá é de tirar o fôlego!

O Trem do Pantanal passa pela região também.

Vista de um dos paredões

 

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Ponte sobre o córrego das Antas

 

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Trilhos do Trem do Pantanal

 

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Acampar lá é uma boa pedida. Existem excelentes pontos pra pesca (respeitando a piracema, claro), pois a região é banhada pelo rio Aquidauana e alguns afluentes. Calor de dia, frio de noite. Sempre tomar cuidado com cobras e animais selvagens de maior porte, como onças pintadas. Outra necessidade é o tal do repelente. Sem repelente, os mosquitos te comem vivo. A região também é propícia para a prática de Bushcraft (para aventureiros experientes ou acompanhados, essa modalidade não é brincadeira), pois a mata é virgem e bem densa.

Se possível, procurem conhecer o Vale das Bruxas. É uma trilha bem agradável, com macacos pulando pelos galhos a menos de 1 metro de distância da sua cabeça.

Aliás, a foto atual do meu perfil é de uma casa abandonada na beira da estrada, na qual eu passei a noite haha (jamais façam isso, é meio perigoso).

Mais imagens aqui -> http://migre.me/98qmw

Recomendo :D

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::sos::

Oi, gostaria de informações sobre as praias do rio Paraná, no caminho entre Dourados e Maringá, já postei essa pergunta num tópico sobre o Norte do Paraná e pretendo parar pra pegar uma praia! Pensei em Porto rico, alguém tem informações sobre a balsa neste trecho? A BR376 é asfaltada? Quais são as praias neste percurso?

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Nem só de Bonito e Pantanal é feito o Mato Grosso do Sul !

Esse tópico surgiu da necessidade de divulgar as outras cidades com algum potencial turístico no estado.

 

O Pantanal já tem fama mundial e não é difícil conseguir informações sobre ele na internet.

Sobre Bonito e a capital Campo Grande já tenho dois relatos aqui no mochileiros, seguem os links:

http://www.mochileiros.com/bonito-ms-para-quem-quer-gastar-pouco-t61100.html

http://www.mochileiros.com/campo-grande-ms-o-que-fazer-por-aqui-com-fotos-t71677.html

 

Neste tópico pretendo dar outras sugestões de lugares, fugindo do tradicional Pantanal x Bonito.

 

COSTA RICA

 

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A cidade fica a 390km de Campo Grande e faz divisa com o estado de Goiás

 

Parque natural municipal salto do sucuriú

 

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Com área de 57 hectares e vegetação típica do cerrado, possui área para estacionamento de veículos, infra-estrutura com lanchonete, banheiros, quadra de areia para prática de vôlei e futebol, quiosques próximos à piscina natural, mirantes onde podemos vislumbrar lindas cachoeiras.

A prática de esportes de aventura como rappel e rafting e tirolesa é pura diversão. A exploração das trilhas propicia ao visitante um contato direto com a mata virgem, a qual apresenta uma rica biodiversidade. Nas corredeiras do Rio Sucuriú a emoção toma conta dos turistas que praticam o rafting, no qual descem 8 km de corredeiras em um percurso de 02 horas e meia.

O circuito de tirolesa torna a visita ao parque municipal ainda mais inesquecível . Uma das vias com queda de 70 metros termina em um banho de piscina ( Tirolesa da Libélula), outra de 230 metros (Tirolesa do Tucano) e outra de 400 metros (Tirolesa da Andorinha) que proporciona ao turista uma visão maravilhosa do Salto Majestoso. Tal atividade permite ao praticante a emoção de voar por vales contemplando as mais belas paisagens.

 

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Esporte de Aventura

 

Arvorismo R$ 20,00

Rapel – Saltinho R$ 40,00

Rapel – Majestoso R$ 80,00

Tirolesa - Tucano e Andorinha R$ 25,00

Tirolesa da Libélula R$ 10,00

Rafting R$ 210,00- BOTE

 

http://www.parquesaltosucuriu.com.br/?id=3

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO: De Terça-feira a Domingo das 8:00 as 18:00 h.

ÓRGÃO GESTOR: Secretaria Municipal de Turismo e Meio Ambiente

Rua: Ambrosina Paes Coelho, 228- Centro

Fone: (67) 3247- 7070 / 3247- 7074

 

20121001123853.jpgÁgua Santa

A Água Santa é um fenômeno que proporciona a quem se aventura um peeling natural, o que ocorre nada mais é do que uma forte ressurgência de água à superfície. Existem 02 lugares onde os visitantes podem desfrutar dessa sensação de gravidade 0 no município.

 

20121001123907.jpgCachoeira da Rapadura

20121001123925.jpgCachoeira das Araras

20121001123939.jpgGruta Tope da Pedra

Um bloco de arenito, cujo interior apresenta abundância de inscrições rupestres

 

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Parque estadual das nascentes do Rio Taquari

O Parque foi criado devido à iniciativa da população preocupada com a proteção das nascentes do rio Taquari. Uma de suas grandes riquezas são os Sítios Arqueológicos, além de um cenário de ampla beleza cênica, que se compõe por um conjunto de seis grandes canyons, trabalho de milhões de anos

 

RIO VERDE DE MATO GROSSO

 

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Apesar do nome, Rio Verde fica no Mato Grosso DO SUL, não confundam os estados ( aliás não façam isso nunca, o pessoal daqui detesta ser confundido com o estado vizinho rsrs)

A cidade fica a 200km de Campo Grande. Em Rio Verde existe o famoso balneário de Sete Quedas do Didi

 

Fica na Rodovia BR 427, 2ª Entrada – Telefone 67/ 3292 - 1812. Além das sete quedas ( cachoeiras) o balneário conta com área de camping, apartamentos, lanchonete, mirante, salão de jogos e festas e ainda som ao vivo!!! http://www.7quedasdodidi.com.br/ [email protected]

 

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20120925222800.jpgAntes do barulho começar

20120925222812.jpgSom ao vivo rolando

 

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BODOQUENA - CIDADE DAS CACHOEIRAS

 

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20120925225359.jpgSerra da Bodoquena

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Distante 268km de Campo Grande está Bodoquena (fica a 55km de Bonito).

A cidade é pouco divulgada mas tem atrações naturais incríveis, como a Serra da Bodoquena, o rio Salobra e o Rio Perdido ( que são tão bonitos quanto os rios de Bonito) e a cachoeira Boca da onça, a maior do estado, com 156 metros .

 

 

BOCA DA ONÇA ECOTOUR

 

O passeio na Boca da Onça consiste em trilha ecológica em mata preservada, através da qual se podem ver onze cachoeiras, inclusive a famosa Cachoeira Boca da Onça, a mais alta do Mato Grosso do Sul, com 156 metros. Também é possível realizar o rapel na Boca da Onça, uma descida de 90 metros de altura sem apoio dos pés nas rochas, de onde se vê o belíssimo Cânion do Rio Salobra.

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Além disso, há o canionismo pelo Rio Salobra, que é a observação da fauna e da flora da Serra da Bodoquena percorrendo o rio através do cânion de rocha calcária. Ao final deste passeio, flutua-se por três quilômetros, passando por cinco quedas d´água. A Boca da Onça também oferece o cicloturismo, com roteiro de aventuras que podem ser escolhidos por: completo (40 km), contemplação (25 km), sem pressa (15 km), light (10 km), e só descida (6 km). Para visitantes com dificuldade de locomoção ou pouca disponibilidade de tempo, um passeio na Oncinha é o ideal. A Oncinha é uma jardineira que leva até a plataforma do rapel, o quiosque, uma piscina natural e outros locais de interesse do visitante. Na volta ao receptivo, um almoço típico de fazenda aguarda os turistas, e para descansar, pode-se ir ao terraço apreciar a vista do local, ou ao redário cochilar. O receptivo e as piscinas são adaptados a portadores de deficiência

 

TRILHA ECOLÓGICA DA BOCA DA ONÇA

 

Quatro quilômetros de caminhada por mata preservada levam você até onze cachoeiras, dentre elas a Cachoeira Boca da Onça – a mais alta do estado do Mato Grosso do Sul. Relaxar em piscinas naturais, se refrescar no rio Salobra e nadar no Buraco do Macaco fazem parte da atividade.

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1 - Início da Trilha da Boca da Onça

2 - Piscinas da Cutia

3 - Garganta da Arara

4 - Cachoeira da Anta

5 - Cachoeira do Jabuti

6 - Buraco do Macaco

7 - Caverna do Morcego

8 - Cachoeira da Paca

9 - Cachoeira do Fantasma

10 - Cachoeira da Queixada

11 - Poço do Lontra

12 - Praia da Boca da Onça

13 - Poço da Pedra do Baú

14 - Cachoeira Boca da Onça

15 - Garganta da Boca da Onça

 

Conta com excelente receptivo. Quatro quilômetros de caminhada por mata preservada em trilhas que proporcionam total segurança, passando por onze cachoeiras, dentre elas a deslumbrante Cachoeira Boca da Onça com 156 metros de queda livre – a mais alta do Mato Grosso do Sul. Relaxantes banhos em piscinas naturais translúcidas e no Rio Salobra, uns dos berçários dos peixes do Pantanal e considerado rio cênico protegido por lei, fazem parte desse passeio. No meio do trajeto está o quiosque – ponto de apoio - que dispõe de bar, banheiros e enfermaria. É uma agradável pausa para observar a mata e os paredões de calcário. A escadaria de 866 degraus construída ao longo do paredão de calcário, de onde a vista sobre o cânion do rio Salobra e sobre a área de descida do rapel são inesquecíveis. A Flutuação Cênica pelo Rio Salobra, um passeio de observação da fauna e da flora da Serra da Bodoquena onde o visitante percorre o Rio Salobra em um imenso canyon de rocha calcária com visuais exuberantes e locais inexplorados. Esse passeio consiste em uma caminhada e uma flutuação ao longo de 3 quilômetros, sendo a maior parte feita flutuando, com roupas e botas de neoprene, colete e sem o uso de máscara/snorkel. O visitante desce o rio passando por cinco quedas de água, finalizando o passeio na Cachoeira Boca da Onça.

 

 

20120925225451.jpg Piscinas naturais

20120925225514.jpg Buraco dos macacos

20120925225542.JPG Cachoeira do fantasma

20120925225602.jpgCachoeira garganta da arara

20120925225628.jpgCórrego Azul

20120925225651.jpgCachoeira Boca da Onça

20120925225714.jpgVista aérea da Serra da Bodoquena

 

20120925225745.jpgRefúgio Canaã

20120925230713.jpgCachoeira Boca da Onça

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20120925225833.JPGTabela de preço agência Tereré Turismo

 

Hotel Fazenda do Betione: Passeios - Restaurante - Hospedagem

- local maravilhoso, somente ha 3 km do centro da cidade

- Rodovia Bodoquena - 3 Irmãos

- Fone: (067)9912-2666 - pode ligar à cobrar para reservas - http://www.hotelfazendadobetione.tur.br

 

• Balneário Betione

Áreas de lazer, cachoeiras e bar. Estr. Municipal, km 06 - fone: (067)9991-3665/9603-0953

Localização: A 5km do centro da cidade, às margens do rio Betione. Acesso pela Estrada Municipal (não pavimentada)

Estrutura: Pousada com 03 apartamentos simples com ventilador de teto e banheiro externo. Bar e área de camping.

• Restaurante servindo uma ótima comida caseira e sob encomenda o famoso frango caipira com polenta e a palga serrana.

• Atividades: banho e camping. Acesso não cobrado.

Balneário Cabeceira do Betione

- Fone: 9918-7340

- Localização: Estrada municipal (não-pavimentada)

- Distância: 06km do centro da cidade

- Estrutura: lanchonete e restaurante (comida caseira), porções diversas e bebidas em geral. Área de camping.

- Atividades: caminhada por trilhas rústicas, tirolesa e para banhos no rio Betione.

- Obs: Acesso cobrado individualmente e é proibida a entrada de bebidas. Aluguel de bóias, churrasqueiras e coletes salva-vidas.

 

Balneário Dominguinhos

- Localização: MS 339 – Bodoquena/Morraria do Sul

- Distância: 05km do centro da cidade.

- Estrutura: bar, mesas de sinuca, churrasqueiras e áreas de lazer.

- Atividades: contemplação da natureza e banhos de cachoeira.

- Informações: 9901-6813

Balneário Pôr-do-sol

- Localização: Estrada municipal, Km 05. Acesso sem cobrança de taxa

- Estrutura: lanchonete, restaurante (comida caseira: frango caipira e peixes), porções (peixe frito, calabresa, etc). Área de camping e quadra de vôlei de areia

- Atividades: Contemplação da natureza e banhos relaxantes no rio Betione. Alugam-se churrasqueiras e bóias.

- Informações: (67)3242-1028

 

Pesqueiro Chapena

Áreas de lazer, cachoeiras e bar. Localização: MS 339, Km 14 - fone: (067)242-1910

 

Balneário Municipal Prudente Correa

Ainda em fase de construção, oferecerá toda a estrutura de lazer para a população local e turistas, com bar, quiosques, churrasqueiras e redários. Bela paisagem cênica e várias cachoeiras.

Estrada MS-178, km 12 - Informações: Sec. Municipal de Turismo - Av. Manoel R. de Oliveira, 279 - Centro - fone/fax: (67)268-1374

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JARDIM

 

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Juntamente com Bonito e Bodoquena, constituem o Complexo Turístico da Serra da Bodoquena, região de grande potencial turístico. O ecoturismo na região é uma forma de explorar a riqueza da natureza, sem deixar de preservá-la.

 

Lagoa Misteriosa

 

Situada no município de Jardim, a 42 km de Bonito, a Lagoa Misteriosa fica no fundo de uma dolina, é uma lagoa de águas azuis impressionante. A visibilidade da água passa de 40 metros. Megulhadores profissionais já desceram a mais de 220 metros de profundidade nesta lagoa e não encontraram fundo. As suas águas vem de fontes subterrâneas, ela circulam lentamente.

A Lagoa Misteriosa, atrativo situado próximo ao Rio da Prata, no município de Jardim (MS), é famosa pela incrível transparência de suas águas e sua profundidade desconhecida. É considerada a quinta caverna mais profunda do país, sendo a mais profunda inundada do Brasil, atingindo mais de 220 metros de coluna d`água.

A visão do abismo azul, os paredões de rocha vertical, os troncos caídos e os pequenos peixes que brilham sob os feixes de luz transformam a lagoa em um ambiente único.

Essas características, associadas à beleza cênica do local, conferem a Lagoa Misteriosa um grande potencial turístico, tanto para contemplação, quanto para a flutuação e mergulho com cilindro.

 

Duração: Dia todo Distância: 55 km Alta e baixa temporada – R$ 120,00 por pessoa

 

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Buraco das Araras

 

É considerada a maior dolina ( cratera de arenito) da América Latina, possui cerca de 500 metros de diâmetro e 127 metros de profundidade. O nome Buraco das Araras surgiu em razão do grande número de araras que habitam o local. Há em seu interior fauna e flora bem particulares, com ecossistema próprio e um grande lago habitado por Jacarés do papo amarelo. O lugar possui trilhas e mirantes para se observar a fauna e a flora.

No Buraco das Araras habitam uma grande diversidade de pássaros, em especial as Araras Vermelhas, daí o nome do atrativo. As grandes estrelas do passeio fazem espetáculos deslumbrantes, misturadas à flora local exuberante

O passeio no Buraco das Araras começa com uma trilha ecológica leve, de 900 metros, ideal para todas as idades, durante a qual existem dois mirantes, perfeitos para fotografias. Seu receptivo conta com bar, loja e banheiro. É uma ótima opção para quem visita o Recanto Ecológico Rio da Prata, distante apenas 5 km. Fica a 53 km de Bonito MS.

Valor para visitação normal com duração em média de 01 hora: Adultos R$ 38,00 CHD (crianças de 07 a 10 anos) R$ 30,00

Obs: Cortesia para crianças até 06 anos...

 

Valor para observação e fotografias de aves: com duração de meio dia ou dia inteiro R$ 120,00 por pessoa.

http://www.buracodasararas.tur.br/pt/index.php

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20120926115455.jpgAraçari

 

Recanto Ecológico Rio da Prata

 

A mata ciliar do Rio da Prata está à sua espera para uma caminhada onde se podem observar animais silvestres e árvores centenárias. A partir da nascente, você flutuará num imenso aquário de águas cristalinas, e se deslocará tranqüilamente em meio a dezenas de espécies de peixes e plantas aquáticas.

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Balneário Municipal de Jardim

 

Partindo do Centro de Atendimento ao Turista deslocar pela BR 267 sentido Porto Murtinho, após 30 Km haverá uma entrada à direta, percorrer mais 5,5 km até o receptivo do balneário. Totalizando 35,5 Km.

Funciona de quarta-feira a domingo e feriados, das 08:00 às 17:00 horas. Segunda e Terça-feira é fechado para manutenção, podendo-se visitar gratuitamente para conhecer o atrativo.

O balneário está localizado a beira do Rio da Prata conhecido pelas águas cristalinas. Oferece estrutura com salva-vidas, churrasqueiras fixas, sanitários, duchas, estacionamento, quadra de areia, acesso ao rio para cadeirantes e área de gramado.

 

Balneário E Camping Do Assis

 

Partindo do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) pegar BR 267 sentido Porto Murtinho, após 30 Km haverá uma entrada à direta, percorrer mais 5 km até o receptivo do balneário. Totalizando 35 Km. As margens do rio da Prata é uma excelente área para camping, próximo ao balneário municipal de Jardim, uma trilha com assoalho em madeira o levará até um deck à beira-rio. Conta com tirolesa e trampolim para melhor diversão. Quiosques equipados com energia elétrica, churrasqueiras e pias.

 

Balneário E Camping Santuário Do Prata

 

Partindo do Centro de Atendimento ao Turista (CAT) pegar BR 267 sentido Porto Murtinho, após 26,7 Km haverá uma entrada à direta, percorrer mais 6,4 km até a fazenda Nossa Senhora Aparecida, totalizando 33,1 Km. Após sair da rodovia a estrada é de terra e haverá algumas porteiras do tipo cimbra e mata-burros. Santuário sugere lugar mágico onde se guarda a beleza construída pelo tempo.

 

Nesse santuário, é possível testemunhar a beleza singular da natureza típica da Serra da Bodoquena. O local é propício para as pessoas que gostam de um contato íntimo com a natureza, um dos melhores locais de Jardim para acampamento. Há no local decks flutuantes, áreas com pequenas corredeiras, churrasqueiras, estacionamento e área para camping.

 

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AQUIDAUANA

 

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Vista aérea com a igreja, a praça, rio Aquidauana, prainha e a "ponte velha" que liga a cidade a Anastácio

 

Aquidauana fica a aproximadamente 150km de Campo Grande.

É uma cidade tranqüila e acolhedora, palco da famosa Pantaneta – carnaval fora de época. Lá temos a sensação de voltar no tempo, uma viagem ao passado.

 

20120928114245.jpgCasas antigas

20120928114254.jpgMuseu de arte pantaneira

 

É possível chegar em Aquidauana pegando o famoso Trem do Pantanal em Campo Grande, na estação Indubrasil, o trajeto passa por Miranda e Aquidauana. Quem tem carteira de alberguista tem desconto nesse passeio!

Saindo de Campo Grande, o Trem do Pantanal faz um percurso de cinco horas até a cidade de Aquidauana. Em seguida à chegada na estação ferroviária, os passageiros desfrutam de um almoço com a comida típica da região, seguido de city tour que irá visitar o Centro Histórico de Aquidauana entre outros pontos turísticos como a Praça da Igreja Matriz e o Museu de Artes Comtemporâneas. O passeio tem duração de um dia.

As passagens podem ser compradas através do site: http://serraverdeexpress.com.br/pantanal/destinos#

 

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Trecho Aquidauana - Miranda - Campo Grande

VAGÃO TURÍSTICO IDA VOLTA

ORIGEM DESTINO A DULTO CRIANÇA ADULTO CRIANÇA

Campo Grande Miranda R$ 150,00 R$ 65,00 R$ 150,00 R$ 65,00

Campo Grande Aquidauan R$ 120,00 R$ 50,00 R$ 120,00 R$ 50,00

Aquidauana Miranda R$ 90,00 R$ 36,00 R$ 90,00 R$ 36,00

 

CAMPO GRANDE - MS

Fone: 67 3043-2233

Endereço: Av. Afonso Pena, 5140, esquina com Av. Noroeste

Morada dos Baís - Sobreloja

E-mail: [email protected]

 

Horário de Atendimento:

Segunda a sexta: 7h às 18h

Sábado: 7h às 12h

 

Entre seus atrativos estão o rio Aquidauana ( muito procurado para pesca), a Prainha, local no “centro” da cidade que conta com extensa faixa de areia nas margens do rio Aquidauana e é ponto de encontro para paquerar, jogar vôlei e tomar o famoso tereré ( mate gelado). A prainha fica no limite entre a cidade de Aquidauna e Anastácio, basta atravessar a ponte velha( como é chamada por lá) e estará em Anastácio.

20120928114353.jpg Rio Aquidauana

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20120928115115.jpg Ponte velha e rio Aquidauana

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20120928115320.jpg"Ponte velha" que liga Aquidauana a Anastácio

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A catedral de Aquidauana em frente a praça e as casas antigas conferem um charme a mais na cidade, que também conta com o parque ecológico da lagoa comprida

20120928115641.jpg Igreja matriz em frente a praça

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20120928115759.jpgParque ecológico Lagoa Comprida

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20120928115921.jpgPraça dos bugres

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MORRO DO CAMISÃO

 

20120928120309.jpg Morro do Camisão

20120928120325.jpgSerra de Maracajú

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20120928120527.jpgMorro do chapéu

 

O Morro do camisão possui pequenas cachoeiras e um mirante incrível da Serra de Maracajú. Chegar lá, porém, requer algum esforço.... o local não tem infra estrutura para o turismo e é preciso um pouco de sorte e disposição pra chegar até ele.

A cachoeira no morro do camisão é até fácil de encontrar, subindo o morro de carro vc inevitavelmente passará por ele, verá um pequeno riozinho, bem raso, e passará com o carro por cima da cachoeira, logo a frente terá um gramado, é só estacionar ali e descer até a cachoeira. O caminho até o riozinho renderá belas paisagens

 

20120928120910.jpgCaminho para o Morro do Camisão

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20120928121056.jpgEsté é o riozinho que vc passará de carro

20120928121147.jpgLogo em frente terá um gramado

20120928121230.jpgPequena cachoeira - vc passa por cima de carro

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Quem quiser pode se aventurar como nós fizemos uma vez e descer a encosta do morro para chegar na parte maior da cachoeira, que fica mais abaixo, vale lembrar que é meio arriscado, tem que descer segurando nos galhos mesmo... tem partes escorregadias e íngremes, mas quando fui valeu o esforço !

20120928121341.jpgDescendo a encosta do morro p/chegar na cachoeira maior

20120928121725.jpgParte íngreme e escorregadia

20120928121732.jpgCachoeira surgindo no meio da mata

20120928121757.jpgQuase chegando...

20120928121816.jpgQueda d´água abaixo de mim

20120928122948.jpgRecompensa !! ::otemo::

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Se continuar subindo o morro atravessará umas 3 porteiras, siga sempre reto em direção as torres ( antenas) que ficam no topo do morro. Chegando lá terá uma última porteira pra atravessar e chegará num mirante espetacular da Serra de Maracajú !!

Eu tive a sorte de ir nesse lugar 2 vezes e encontrar as porteiras abertas, da última vez que fui a última porteira antes do mirante estava trancada com cadeado e daí não adianta reclamar... tem que voltar frustrado pois não tem como seguir viagem, são propriedades particulares e só é possível ir de carro.... inclusive dependendo do carro em alguns trechos vc precisará descer do carro e ir andando porque tem muitos buracos e pedras soltas no trecho final.

Apesar do perrengue não é nada impossível e a vista é maravilhosa, compensa o esforço !!!

Basta se informar com qualquer pessoa da cidade onde fica a estrada que dá acesso ao morro do Camisão e certamente vc chegará nele indo pela rodovia.

 

20120928122045.jpg Partes ruins da estrada - trecho final

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Se encontrar a porteira que passou pela "reforma ortográfica" vc está no caminho certo ::lol3::

 

20120928123011.jpgChegando no mirante

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Vista maravilhosa que compensa o perrengue

 

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RIO NEGRO

 

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Rio Negro é outra opção que fica a apenas 150km de Campo Grande

A cidade possui belas cachoeiras que favorecem o turismo e a prática de esportes radicais como rapel.

A cachoeira do "Rio do Peixe" é uma das mais visitadas.

 

20121001121343.jpgCachoeira do "Rio do Peixe"

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Por incrível que pareça não encontrei informações na internet sobre como chegar na cachoeira, se ela fica localizada dentro de algum balneário ou se é necessário pagar para ter acesso a ela. :shock:

Recomendo aos interessados irem até Rio Negro e pedirem informações aos moradores da cidade, tenho certeza que serão auxiliados e encontrarão com facilidade a cachoeira, pois parece ser o principal ponto turístico de lá

 

Balneário da Neide

Ponto Turistico: Cachoeira

Descrição: Local amplo, de fácil acesso, proprício à pratica de competição de Caiaque.

Ponto de referência: sede do Município

Acesso mais utilizado: rodoviário pavimentado de conservação boa. 7 km

 

20121001121202.jpgBalneário da Neide

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COXIM

 

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Nós também temos um Cristo Redentor no MS 8)

 

Conhecida como "Capital do Peixe" e "Terra do Pé de Cedro", Coxim é um importante centro turístico de Mato Grosso do Sule muito procurado por pescadores

Com 32 mil habitantes e distante 250 Km de Campo Grande, Coxim possui quatro distritos: Jauru, São Romão, Taquari e Silviolândia.

O turismo e a cultura fazem do município um dos destinos mais importantes do estado, com rios, hotéis, restaurantes e bares. O artesanato e a gastronomia também enriquecem o turismo regional.

 

Roteiro ecológico

 

20121004120809.jpgFurna do retrato

 

Cachoeira das Palmeiras

Grande cachoeira, cortando o Rio Taquari de uma extensão a outra. A margem direita existe uma grande quantidade de palmeiras, local que ainda preserva grandes núcleos de mata nativa. Serviços – Restaurante, hotel, gastronomia, trilhas, passeio de barco, banho de cachoeira, camping, pescaria, etc.

Distância da cidade: 30km / Fone: 9991-1709 / 9989-1324

http://cachoeiradaspalmeiras.com.br/index.html

20121004121616.jpgCachoeira das palmeiras

20121004121624.jpg Rio Taquari

20121004121632.jpg20121004121646.PNG

20121004121701.JPGRio Taquari

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20121004121718.JPG

 

Camping Palmeiras II

Atrativo preservado no Rio Taquari, com boa infra estrutura de restaurante, hotel, gastronomia, trilhas, passeio de barco, banho de cachoeira, camping, pescaria, etc.

Distância da cidade: 30km / Fone: 3291-3018 / 9648-4947

 

Cachoeira do Salto

Atrativo natural de águas cristalinas, medindo 35 metros de queda, excelente local para pratica de rapel e escalada, observando fauna e flora.

Distância da cidade: 17km / Fone: 3291-1121

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20121004122153.JPG

 

Pousada Amaralina

Turismo rural, pousada, trilhas ecológicas, gastronomia, pesca esportiva e banho.

Distância da cidade: 18km / Fone: 3291-1836 / 9989-3183

 

Fazenda Santa Tereza / Recanto Quero-Quero

Banho, trilhas, esporte, camping, gastronomia, descida de bóia nas corredeiras.

Distância da cidade: 8km / Fone: 9980-0921

 

Trilhas Ecológicas – Serra das Araras e do Pantanal

Trilhas com observação de fauna e flora e práticas de esportes como rapel e escalada.

Distância da cidade: 4km e 16km / Fone: 3291-1143

 

Baías do Barranco Vermelho e Beira Alta

Localizam-se nas proximidades do rio taquari, mantendo com ele comunicação por meio de canais com águas calmas e cobertas por grandes quantidades de vegetação flutuante (aguapés) proporcionam um belo espetáculo de fauna e flora e prática de passeios de barcos e outras pequenas embarcações.

Distância da cidade: 20km / Fone: 3291-1143

 

Relato em construção - indicarei mais cidades !!

 

Créditos e agradecimentos ao site Viva o MS, de onde retirei muitas informações e fotos para esse relato ::otemo::

http://vivaoms.com.br/index.htm

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    • Por HeloisaBarros
      Olá, pessoal.
      Estou programando uma viagem para Bonito-MS entre 04 e 12 de maio, mas ainda não tenho roteiro e nem hospedagem definida, mas pretendo ficar em hostel. Se alguém estiver indo nesse período e quiser cia, manda um alô! 😃
    • Por fernandobalm
      Resumo:
      Itinerário: Porto Velho (RO) → Rio Branco (AC) → Xapuri (AC) → Sena Madureira (AC) → Ji-Paraná (RO) → Comodoro (MT) → Cuiabá (MT) → Chapada dos Guimarães (MT) → Poconé (MT) → Campo Grande (MS) → Aquidauana (MS) → Miranda (MS) → Passo do Lontra (MS) → Corumbá (MS) → Bonito (MS)
      Período: 03/01/2006 a 06/02/2006
      Ida: Voo de São Paulo (Congonhas) a Porto Velho em Rondônia. Acho que a companhia era a TAM e a passagem foi paga com pontos.
      Volta: Ônibus da Viação Cruzeiro do Sul de Bonito a Campo Grande no Mato Grosso do Sul e da Viação Motta, saindo de Campo Grande e indo até São Paulo
      Considerações Gerais:
      Não pretendo aqui fazer um relato detalhado, mas apenas descrever a viagem com as informações que considerar mais relevantes para quem pretende fazer um roteiro semelhante, principalmente o trajeto, acomodações, meios de transporte e informações adicionais que eu achar relevantes.
      Nesta época eu ainda não registrava detalhadamente as informações, então albergues, pousadas, pensões, hotéis e meios de transporte poderão não ter informações detalhadas, mas procurarei citar as informações de que eu lembrar para tentar dar a melhor ideia possível a quem desejar repetir o trajeto e ter uma base para pesquisar detalhes. Depois de tanto tempo os preços que eu citar serão somente para referência e análise da relação entre eles, pois já devem ter mudado muito.
      Sobre os locais a visitar, só vou citar os de que mais gostei ou que estiverem fora dos roteiros tradicionais. Os outros pode-se ver facilmente nos roteiros disponíveis na internet. Os meus itens preferidos geralmente relacionam-se à Natureza e à Espiritualidade.
      Informações Gerais:
      Em toda a viagem houve bastante sol. Estava no período chuvoso, mas houve pouca chuva. Em 2005 tinha havido uma seca muito forte na região amazônica, mas os rios já estavam com seu volume recuperado. As temperaturas também estiveram altas, chegando a mais de 35 C ao longo do dia, principalmente em Cuiabá e no Pantanal.
      A população de uma maneira geral foi muito cordial e gentil 👍.
      As paisagens ao longo da viagem agradaram-me muito, passando por áreas de florestas, rios, cachoeiras, chapadas, áreas alagadas, montanhas e outros .
      Roubaram meu passaporte, provavelmente em Porto Velho 😧. Eu o deixei numa área visível dentro da mochila, não percebendo o valor que poderia ter para outros. Eu o havia levado para o caso de ir até a Bolívia na fronteira.
      Num dos trajetos de ônibus, pessoas que provavelmente estavam contrabandeando produtos, colocaram algo (acho que era um eletrônico) acima do assento em que estava. Mas pouco depois tiraram e desceram. Logo a seguir a polícia federal parou o ônibus, mas nada encontrou 😞.
      A viagem no geral foi tranquila. Houve duas companhias de ônibus que quiseram cobrar um pouco mais do que declarado na passagem, o que não me agradou e me fez fazer algumas reclamações a elas e a ANTT 😠.
      Alguns estabelecimentos comerciais aceitaram cartão de crédito (principalmente companhias de ônibus, mercados e agências de turismo), mas a maioria não aceitou.
      Fui de SP a Porto Velho (acho que era pela TAM), com pontos de milhagem. Iria até Rio Branco ou Cruzeiro do Sul, mas a companhia não tinha voos para lá. Voltei de ônibus de Bonito até Campo Grande pela Viação Cruzeiro do Sul e depois de Campo Grande até São Paulo pela Viação Motta.
      A Viagem:
      Esta foi minha primeira viagem após a morte do meu pai. Eu havia tido algum tipo de mal estar (queda abrupta de pressão e taquicardia) em São Paulo cerca de 1 mês antes e a última médica que me atendeu disse que poderia ser síndrome do pânico. Assim sendo, eu viajei um pouco preocupado que o quadro pudesse se repetir durante a viagem em locais que poderiam apresentar algum risco e em que eu poderia estar sozinho.
      Fui de SP (Congonhas) a Porto Velho em 03/01/2006 (acho que era pela TAM - http://www.tam.com.br), com pontos de milhagem. A saída estava prevista para às 8:30. Iria até Rio Branco ou Cruzeiro do Sul, mas a companhia não tinha voos para lá. Voltei de ônibus de Bonito até Campo Grande pela Viação Cruzeiro do Sul (https://www.cruzeirodosultransportes.com.br) e depois de Campo Grande até São Paulo pela Viação Motta (http://www.motta.com.br).
      Em Porto Velho fiquei hospedado perto da rodoviária. É bem provável que meu passaporte tenha sido roubado nele 😧.
      Para as atrações de Porto Velho veja https://www.guiaviajarmelhor.com.br/lugares-para-conhecer-em-porto-velho e https://viagemeturismo.abril.com.br/cidades/porto-velho. Os pontos de que eu mais gostei foram o Rio Madeira e o Museu Ferroviário, que incluía parte da história da construção da Ferrovia Madeira-Mamoré, ponto emblemático da história do Brasil.
      No Rio Madeira perguntei a um homem que parecia trabalhar em algo referente a barcos se era seguro nadar e ele me disse que nunca é bom nadar em rios, pois sempre pode haver peixes que podem atacar. Ao perguntar a uma vendedora ambulante, ela me disse que qualquer lugar em Porto Velho a qualquer hora era perigoso em relação a assaltos. Eu não achei. Talvez a criminalidade estivesse crescendo e eles estivessem assustados por isso. Mas naquela época parecia bem mais tranquila do que São Paulo. Achei a cidade com características equatoriais, desde o clima até a aparência da terra. Fiz um passeio de barco pelo rio e fui a um povoado chamado Candeias, em que havia uma praia de rio.
      Fiquei lá até 5 feira 05/01 pela manhã, quando peguei um ônibus para Rio Branco pela Viação Jerontur (que nem sei se ainda existe). Paguei R$ 52,50 com cartão de crédito. A viagem durou boa parte do dia. Saí no início da manhã e cheguei do meio para o fim da tarde. Tivemos que fazer uma travessia de balsa em Abunã, em que se podia ver um braço de terra com a bandeira da Bolívia, mostrando que estávamos na fronteira. Conversei bastante com o ajudante do motorista ao longo da viagem.
      Em Rio Branco também não fiquei hospedado muito longe da rodoviária. Gostei bastante da cidade . Fiquei nela até domingo 08/01.
      Para as atrações de Rio Branco veja https://www.guiaviajarmelhor.com.br/lugares-para-conhecer-em-rio-branco e https://viagemeturismo.abril.com.br/cidades/rio-branco-2. Os pontos de que mais gostei foram a orla do rio, os parques e os museus, com a história da região e com histórias de pessoas simples, como a da mulher cuja avó (ou bisavó) denunciou que a máfia havia matado seu marido em Nova Iorque no início do século passado (se não me falha a memória), fugiu para São Paulo e foi aconselhada por parentes ou conhecidos a ir mais para o interior, pois disseram que São Paulo era muito perto de Nova Iorque.
      Foi a única que vez que experimentei o Daime. Achei bastante interessante 👍, mas deixei a mente voar muito e acho que perdi a oportunidade de uma experiência espiritual mais profunda. De qualquer forma gostei da experiência, que se usada buscando expansão de consciência, pareceu-me ser um bom veículo para espiritualidade, embora sempre ache substâncias desnecessárias. Se bem me lembro isso ocorreu na Igreja São José, que disseram ser a sede e ser conhecida em outros lugares por quem segue aquela religião. No final fui até o líder da celebração dizer-lhe que me pareceu que eles eram do Bem.
      No domingo 08/01 fui para Xapuri, terra em que viveu Chico Mendes, Fui logo de manhã de ônibus pela Viação Jerontur, pagando R$ 18,20 com cartão de crédito. Cheguei pouco antes do almoço.
      Para as atrações de Xapuri veja https://viagemturismoaventura.blogspot.com/2017/12/xapuri-acre-segundo-organizacao-mundial.html. Os pontos de que mais gostei foram os rios, os seringais, a floresta, a Casa com a história de Chico Mendes, onde ele foi assassinado e a Intendência Boliviana, importante na época da disputa da região entre Brasil e Bolívia. Gostei também das oficinas de madeira, que produziam os mais diferentes objetos com a madeira extraída da floresta. Achei interessante a foto em que apareciam Lula, então Presidente da República e Márcio Tomás Bastos, então seu ministro da Justiça, com semblante sério e pensativo olhando para seu túmulo. Pareceu-me que Lula estava pensando que aquele poderia ter sido seu destino.
      Conversei com a cunhada (se bem me lembro era a cunhada) de Chico Mendes sobre o assassinato, o que aconteceu depois e a vida por lá. Ela me falou que os assassinos já estavam livres após cumprir pena, um deles havia se transformado em pastor e estavam bem de vida. Pareceu-me um pouco indignada com esta situação. Uma outra mulher que havia trabalhado com Chico Mendes falou-me de como ele era, de suas previsões para o futuro (como a falta de chuvas), de sua simplicidade de usar chinelos mesmo nas ocasiões mais solenes, de como Lula o ajudou na organização sindical e de como após sua morte foram criadas as reservas extrativistas e a situação dos trabalhadores rurais havia melhorado muito na região. Isso vários outros trabalhadores me confirmaram. Como já faz 13 anos, não sei se esta situação se mantém até hoje.
      Passeei pelas áreas naturais, florestais, seringais, atravessei o Rio Acre a nado para ir conhecer o outro lado 👍. Fui bastante picado por mosquitos durante o tempo que estive andando por lá (cerca de 2 horas), porque fui só de calção. Na volta, já um pouco escuro, iria atravessar a nado também, mas pessoas me sugeriram para não fazer, pois poderia haver cobras ou peixes que poderiam me atacar. Não achei uma possibilidade muito grande, mas como já era quase noite, achei melhor pagar alguns centavos pela travessia de barco. Antes fiquei um bom tempo tirando areia dos olhos devido à travessia de ida.
      No dia seguinte, 2.a feira 09/01, fui para Sena Madureira. Queria ir até Cruzeiro do Sul, mas a estrada estava intransitável nesta época, devido às chuvas, que nem estavam sendo tão intensas. A passagem aérea achei muito cara. Então voltei para Rio Branco pela manhã e logo a seguir peguei um ônibus para Sena Madureira por R$ 17,20 com cartão de crédito pela empresa Real Norte. Na viagem, já escurecendo, o motorista passou do ponto em que uma mulher havia pedido para descer e deu marchar ré na estrada por razoável distância, numa manobra que me pareceu temerária. Depois ouvi o motorista conversando com outros funcionários da empresa e me pareceu que riram bastante do episódio.
      Na 3.a feira 10/01, fui até a prefeitura de Sena Madureira, onde duas jovens atendentes informaram-me sobre os pontos a visitar. Riram bastante das minhas perguntas sobre poder nadar em rios e visitar comunidades indígenas 😃.
      Para as atrações de Sena Madureira veja http://mochileiro.tur.br/sena-madureira.htm e https://www.guiadoturismobrasil.com/cidade/AC/221/sena-madureira. Os pontos de que eu mais gostei foram o rio e a floresta. Fiquei um pouco decepcionado por não ter visitado tribos indígenas.
      Numa ocasião, em Xapuri ou Sena Madureira (acho que era Xapuri) eu estava andando pela mata e começou a chover. Isso criou barro e meu calçado ficou cheio de barro. Aí eu vi uma capela rural em que eu achei interessante entrar para conhecer. Estava trancada e eu pedi para a responsável abrir para mim. Ela abriu a porta e a capela estava limpíssima. Como estava com o calçado inteiro cheio de barro, ajoelhei, levantei os pés, numa posição quase acrobática, para não sujar o chão e fui caminhando ajoelhado até o altar 😃. A mulher disse repetidas vezes que eu não precisava fazer aquilo, mas eu teria considerado um enorme desrespeito meu sujar aquele chão tão limpo.
      Na 4.a feira 11/01 voltei de ônibus para Rio Branco, almocei, conversei com uma comerciante sobre o clima da região e depois peguei um ônibus da empresa Real Norte para Ji-Paraná. Paguei R$ 90,00 com cartão de crédito. Desta vez atravessei a balsa à noite. Fiquei surpreso com a quantidade de cidades razoavelmente grandes existentes em Rondônia. Não tinha esta noção. Pareciam cidades médias do interior de São Paulo. Cheguei a Ji-Paraná no dia seguinte à tarde (5.a feira 12/01). Acho que foi neste trecho que houve o incidente com o possível contrabando e a polícia federal. Acomodei-me num hotel perto da rodoviária. No entardecer ainda fui dar uma volta pela cidade nas proximidades do hotel. Passei pela região central e por um museu, mas logo escureceu.
      Para as atrações de Ji-Paraná veja http://www.ji-parana.ro.gov.br/turismo.php e https://ecoviagem.com.br/brasil/rondonia/ji-parana. Os pontos de que mais gostei foram a história de Rondon e das comunicações na colonização inicial amazônica, a floresta, os rios e toda a vegetação. Ela fica dentro ou próxima da Chapada dos Parecis.
      Na 6.a feira 13/01 fui conhecer a parte histórica, principalmente referente ao Marechal Rondon e partes naturais relacionadas à floresta. Ao explorar uma área ao lado de um rio, passei por um ninho de marimbondos, que foram atrás de mim. Quando percebi saí correndo rapidamente e pulei no rio, de roupa e tudo 😃. Meu cabelo estava comprido e alguns ficaram grudados nele, mas os outros foram embora quando mergulhei. Levei só algumas poucas picadas.
      No fim do dia peguei um ônibus da Viação Andorinha (http://www.andorinha.com) para Comodoro no Mato Grosso, por R$ 48,85 com cartão de crédito. Cheguei no dia seguinte, sábado 14/01, no começo da manhã.
      Para as informações sobre Comodoro veja https://pt.wikipedia.org/wiki/Comodoro_(Mato_Grosso) e http://www.coisasdematogrosso.com.br/cidades/cidade.asp?id=150&cidade=Comodoro. Os pontos de que mais gostei foram as áreas naturais. Acho que foi meu passeio mais autêntico na Chapada dos Parecis.
      Após acomodar-me num hotel fui visitar a área. Perguntando para um morador sobre o horário, percebi que ainda havia confusão devida ao horário de verão. Fui caminhando pela estrada e, após perguntar a habitantes locais, entrei numa área rural, meio pantanosa, cheia de buritizais, para conhecer melhor a região. Andei por terrenos pantanosos, por campos, por mata (não fechada) e por alguns morros não muito altos, mas que proporcionaram boa vista. Isso tomou o dia inteiro e me deu uma boa impressão de como era aquele local. Gostei muito . À noite jantei na praça em meio a som de bares.
      No domingo 15/01, logo de manhã peguei um ônibus para Cuiabá pela Viação Andorinha. Paguei R$ 60,00 no cartão, mas na passagem veio impresso R$ 57,70 e não me foi dado nenhum comprovante de taxa de embarque (nem existia rodoviária). Quando perguntei, o representante em Comodoro me disse sorrindo que era daquele jeito mesmo e estava correto. Posteriormente fiz uma reclamação sobre o fato para a Viação Andorinha, que me devolveu a diferença prontamente, e notifiquei a ANTT. Chamaram-me atenção as plantações laterais às rodovias durante as viagens de ônibus, principalmente no Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Cheguei a Cuiabá no fim da tarde. Hospedei-me no centro, perto da rodoviária. Algumas pessoas disseram-me que era uma área perigosa à noite e nos fins de semana e eu fiquei preocupado. O dono do hotel disse que era tranquilo. Depois de andar um pouco por ali, percebi que para os meus padrões de paulistano do que era uma área perigosa, ali até que era bem tranquilo.
      Para as atrações de Cuiabá veja https://viagemeturismo.abril.com.br/cidades/cuiaba, https://www.guiadoturismobrasil.com/cidade/MT/970/cuiaba e https://www.brasilturismo.com/mt/cuiaba. Os pontos de que mais gostei foram as igrejas, os rios, as áreas verdes e as características regionais. Visitei também seus monumentos e construções.
      Na 2.a feira 16/01 fui conhecer Cuiabá. Gostei da cidade 👍, mas achei muito quente 😓. Talvez uma das cidades que eu conheci mais quentes do Brasil. Foi necessário bastante água ao longo do dia. Aproveitei para passar também por Várzea Grande, uma cidade também bastante grande, que ficava ao lado de Cuiabá.
      Na 3.a feira 17/01 de manhã fui para Chapada dos Guimarães de ônibus. Cheguei lá ainda pela manhã e me acomodei num hotel no centro. Fui pesquisar como fazer passeios e me convenci de que precisava de uma agência de turismo para alguns deles, em especial para a Caverna e Lagoa Aroe Jari. Escolhi a Agência Chapada dos Guimarães (http://www.chapadadosguimaraes.com), que ficava na praça central. Falei-lhes do meu interesse na Caverna Aroe Jari, caso conseguissem um grupo. No dia seguinte falaram que haveria a escalada do Morro São Jerônimo e eu disse que provavelmente iria.
      Para as atrações da Chapada dos Guimarães veja http://chapadadosguimaraes.tur.br, https://viagemeturismo.abril.com.br/cidades/chapada-dos-guimaraes, https://www.feriasbrasil.com.br/mt/chapadadosguimaraes e http://www.chapadadosguimaraes.com. Os pontos de que mais gostei foram as cachoeiras, as estruturas de pedra, a vegetação, as montanhas e o mirante do centro geodésico. Foi um dos locais de que mais gostei da viagem .
      Aproveitei a tarde para passear pela cidade, passei e nadei numa espécie de balneário público (disseram-me que como a água era corrente não havia risco de doenças) e depois fui a pé até o Mirante do Centro Geodésico da América do Sul (centro geográfico da América do Sul), que alguns exotéricos dizem ter um caminho direto para Machu Picchu. Não procurei nem me preocupei com isso. Eram cerca de 7 km de distância a partir da cidade. Achei a paisagem muito bela . Aproveitei e fiquei um bom tempo contemplando e fazendo meditação. À noite fui a um restaurante de espetos, mas como não como carne, fiquei só nos complementos. Perguntei ao dono se isso não lhe daria prejuízo e ele disse que não e me receberia nos outros dias sem problemas.
      Na 4.a feira 18/01 fui para a agência para fazer o passeio ao Morro São Jerônimo. Paguei R$ 45,00 com cartão de crédito pelo passeio. Ao chegar lá sem uma garrafa de água, o dono me falou que eu iria entrar na água dos outros durante o passeio e que precisaria ir comprar uma garrafa antes de partirmos. Disse a ele que achava que não precisaria, mas ele não concordou. Fui então rapidamente comprar uma. Se bem me lembro, o grupo que iria para o passeio era formado pelo guia Aílton, um casal de brasileiros com etnia japonesa, dois amigos alemães, um casal com um carioca e sua namorada, o filho do dono da agência, uma mulher de uns 50 anos e seu neto (ou sobrinho ou algo semelhante) adolescente. Andamos bastante sob um sol forte. O guia me pareceu muito bom, embora eu prefira fazer meus passeios sem guia. Mas naquele caso teria sido muito difícil achar a trilha. Paramos em algumas quedas de água e pudemos aproveitar para nos banhar nelas e eu aproveitei para beber um pouco de água. Vimos araras. Apreciamos a paisagem natural. O guia ajudou-nos nas escolhas dos melhores modos de subir na trilha que já se encontrava na montanha. No alto fez questão de me dar alguns amendoins para comer, mesmo após eu recusar, porque achou que eu poderia não aguentar a descida se não me alimentasse (talvez devido a algum problema de baixa de glicemia). Eu comi dada a ênfase com que me deu. No geral, gostei bastante . Voltamos no fim da tarde. Dei minha garrafa de água sem abrir para o filho do dono 😃.
      Na 5.a feira 19/01 voltei à agência para fazer o passeio pela Cidade de Pedra e alguns outros pontos da chapada. Paguei R$ 40,00 com cartão de crédito por ele. O dono disse-me que havia visto seu filho com minha garrafa na volta e me perguntou se eu seguia a forma de ser dos camelos, tomava muita água antes de sair e depois não precisava de água ao longo do passeio 😃. Eu disse que sim e que tinha avisado. Neste dia fizemos o passeio de carro, pois as distâncias eram maiores. No grupo estavam novamente o mesmo guia Aílton e o casal com etnia japonesa, além de mim. Os outros não estavam, mas juntou-se a nós uma britânica (acho que era do País de Gales). Os paredões pareceram-me espetaculares . Gostei também das cachoeiras e das paisagens. Este passeio foi mais curto, pois de carro os deslocamentos, apesar de maiores, foram mais rápidos. No início da tarde já estávamos de volta e eu aproveitei para ir novamente ao Mirante do Centro Geodésico da América do Sul. Passei depois por algumas agências procurando por grupos para a Caverna e Lagoa Aroe Jari, mas não encontrei nenhum. Para ir só, se bem me lembro, o preço mais baixo que encontrei era de cerca de R$ 360,00. Ainda fui à pousada do casal de etnia japonesa para ver se queriam ir no dia seguinte ao parque para conhecer o circuito das cachoeiras por conta própria. Mas ficou no ar e acabamos indo separados.
      Na 6.a feira 20/01 fui conhecer as cachoeiras do parque (http://www.icmbio.gov.br/parnaguimaraes). Naquela época era possível ir sem guia. A sinalização era precária, mas era possível encontrar as trilhas. Eu me perdi um pouco em alguns locais, mas acabei conseguindo fazer o circuito completo. Cheguei perto da hora do almoço e encontrei o casal de etnia japonesa terminando o passeio. Disseram-me que haviam gostado e que provavelmente eu gostaria, pelo que tinham visto eu apreciar nos dias anteriores. Mas ressaltaram que acharam o parque muito mal sinalizado. Gostei bastante , cada uma de um jeito, mas todas possíveis de serem aproveitadas e apreciadas. Para ir à última, já perto do fim da tarde, tive um pouco de dificuldade de achar a descida, mas acabei conseguindo. Após sair dela, peguei uma trilha errada e fui sair fora do caminho principal. Mas depois orientei-me pela paisagem e consegui voltar ao caminho principal e retornar à portaria, ainda dentro do horário de visitação, quase no pôr do sol.
      Aílton falou-me de um barqueiro que fazia a travessia de Porto Jofre, no fim da Rodovia Transpantaneira, até Corumbá, cruzando o Rio Paraguai. Ele me deu o número de telefone. Eu liguei, mas sua mulher falou que ele estava em Corumbá e demoraria vários dias para voltar. Então eu desisti de ir com ele, mas fiquei com a ideia de poder fazer esta travessia com algum outro barqueiro.
      No sábado 21/01, voltei à agência para ver se existia algum grupo para a Caverna e Lagoa Aroe Jari. Em todos os dias eu perguntei e em nenhum houve nenhum grupo interessado 😞. Aí eu desisti, agradeci e peguei um ônibus para Cuiabá para começar minha visita ao Pantanal. Em Cuiabá peguei um ônibus para Poconé pela Tut Transportes (http://www.tut.com.br) por R$ 15,85 com cartão de crédito. Poconé ficava na borda norte do Pantanal e dava acesso à Rodovia Transpantaneira. Cheguei em Poconé no início da tarde e me hospedei no Hotel Tuiuiú (https://www.tripadvisor.com/Hotel_Review-g1191961-d2657293-Reviews-Hotel_Tuiuiu-Pocone_State_of_Mato_Grosso.html). Depois fui procurar por uma bicicleta para alugar no dia seguinte e ir pedalando até a Transpantaneira. Mas não consegui 😞. Não fazia parte da cultura das pessoas e elas até aceitavam alugar, porém o preço que pediam era de venda da bicicleta. Como a bicicletaria estava fechada, não tive sucesso. Mas obtive bastante informações sobre o passeio a fazer, com os moradores locais e com o rapaz do hotel. Algumas pessoas disseram-me para não ir a pé até Porto Jofre, que era no fim da Transpantaneira, às margens do Rio Paraguai, pois poderia haver onças no caminho depois de um determinado ponto. Falaram-me que um rapaz havia ido atravessar o Rio Paraguai de carona em troca de trabalho com um barqueiro mascate desconhecido e foi morto. Disseram-me também que não sabiam se seria possível achar uma acomodação em Porto Jofre com valores baixos para pernoitar. À noite fui a uma festa na praça e conversei com um vendedor de itens infantis estrangeiro de origem hispânica sobre a região. Explicou-me sobre a cidade e as pessoas. Falou de como havia gostado das mulheres de lá. Porém quando perguntei sobre o Pantanal, disse que lá no meio do mato não conhecia e poderia ser perigoso.
      No domingo 22/01 fui fazer um passeio na Transpantaneira. Fui sem a mochila, o que significava que tinha decidido não fazer a travessia do Rio Paraguai. Saí de manhã até um ponto no início da estrada que ia para lá e fiquei esperando carona com alguém que fosse. Após cerca de meia hora passou o dono de uma pousada e me deu carona. No caminho conversamos sobre hospedagem e ele me disse que R$ 100 a R$ 150 eram valores normais para aquela área e que eu tinha visto o mais caro que era o Hotel Porto Jofre, por mais de R$ 300. Mas mesmo R$ 100 era mais do que o triplo do que eu estava pagando em média. De qualquer modo ele me falou do pagamento pelo uso de um dia, se eu estivesse interessado, que saía por um preço próximo a R$ 20 e que seus empregados levavam os turistas para ver vários pontos, incluindo a “cobra”. Disse que se eu tinha ido até ali e não iria fazer este tipo de passeio era como se tivesse ficado em casa e visse um documentário. Deu-me um folheto da sua pousada, que eu peguei, mas após o dia que passei resolvi não visitar, pois achei desnecessário. Após eu perguntar sobre perigos, ele me falou para ter cuidado com abelhas na margem da estrada. Chegamos, eu agradeci e me despedi. Comecei a caminhada até o ponto mais distante que eu conseguisse, imaginando voltar ainda com claridade. Logo no início passei pelo pórtico de entrada da Transpantaneira e pouco à frente por uma estátua de São Francisco. Ao perguntar a pessoas que estavam se banhando como fazia para encontrá-la, indicaram-me e depois eu os ouvi comentando “Pode ser alguém fazendo promessa” 😃. Tentei algumas caronas para ir até um ponto mais distante, mas não tive sucesso. Vi muitos jacarés pequenos. Até avisei os banhistas para tomarem cuidado, mas eles disseram gargalhando que sua carne era ruim 😃, e portanto os jacarés não iriam gostar. Eu não entrei na água. Havia também araras, tuiuius e outras aves. A planície pantaneira pareceu-me muito bela . Pedi informações em vários estabelecimentos e me surpreendi com o número de estrangeiros nas pousadas. Passou um caminhão indo para Porto Jofre. Lamentei pois tinha decidido não ir para lá e uma possível carona até um ponto mais à frente já não era relevante. Perto do ponto de retorno, pois pelos meus cálculos se fosse além iria pegar parte do caminho na escuridão, o que poderia ser muito perigoso devido às onças, vi um cervo do pantanal bem perto da estrada. Ele não me viu e eu pude contemplá-lo bastante . Pena que depois de algum tempo em que eu estava parado, como eu estava suando muito, os mosquitos começaram a me atacar e eu tirei o boné para espantá-los, o que assustou o cervo e o fez correr para longe. Ainda assim deu para admirá-lo mais um pouco. Satisfeito após este avistamento retornei pelo mesmo caminho. Num determinado ponto parei para descansar um pouco e dois rapazes que estavam por ali me ofereceram cerveja. Educadamente eu recusei e começamos a conversar. Perguntaram se São Paulo, com todo seu asfalto, não era mais quente do que ali, ao que eu respondi decididamente que não (pelo menos até aquele ano). Disseram-me para voltar mais tarde, na época da cheia, pois teria maiores chances de ver animais. Despedi-me e continuei voltando. Perto já do ponto de fim, pouco antes do pórtico, vi árvores dormitório . Como estava anoitecendo, a vista dos pássaros na árvore pareceu mais bela ainda. Ali perto numa área alagada, um cavaleiro estava laçando um boi, numa cena típica da região. Parei para acompanhar, principalmente quando entraram na água . Ao chegar ao portal, fiquei esperando por carona, mas tive dificuldades de conseguir. Então, o guarda da guarita disse que iria pedir a um caminhão (ou caminhonete) que vinha com muitas pessoas para me levarem e que não teriam como recusar. Pediu e realmente concordaram. O pequeno e antigo caminhão estava lotado. Acho que era um passeio de vizinhos. Num determinado ponto o caminhão parou. Ficou sem combustível. Aí o motorista foi pegar na carroceria. Uma das integrantes disse gargalhando “Vamos aproveitar para fumar maconha”. O motorista, com um cigarro aceso numa das mãos, pegou o galão de gasolina com a outra. Ele não estava enxergando bem devido à escuridão e aproximou o galão e o cigarro do rosto 😲. Eu saí de perto, pois estava vendo o desastre acontecer, mas não quis falar nada, pois achei que não seria entendido, posto que ele parecia um pouco fora do estado de alerta. Ele conseguiu colocar o combustível. Continuamos um pouco mais, eu saltei (até um pouco antes do que pretendia), agradeci e voltei para o hotel. Contei ao rapaz do hotel que não tinha conseguido alugar a bicicleta e sobre os animais que tinha visto. No jantar contei ao dono do restaurante como tinha sido o dia e como tinha conseguido a carona para ir.
      Na 2.a feira 23/01 peguei um ônibus de manhã para Cuiabá. Lá estava um dos integrantes do caminhão do dia anterior, que me reconheceu e me cumprimentou. Eu sorri e achei interessante ele, que fazia parte daquela turma do dia anterior que parecia não se preocupar com o amanhã, estar no ônibus tão cedo, provavelmente para ir trabalhar ou estudar. De Cuiabá peguei um ônibus para Campo Grande (MS) pela Viação Medianeira por R$ 72,00 com cartão de crédito. Somando a passagem e a taxa de embarque deram-me comprovante de R$ 71,85. Em Campo Grande, mais pelo desaforo do que pelo dinheiro, reclamei no guichê, já que estava na rodoviária mesmo, e recebi a diferença. Cheguei no fim do dia e fiquei hospedado numa pousada ou pensão perto da rodoviária.
      Para as atrações de Campo Grande veja https://viagemeturismo.abril.com.br/cidades/campo-grande-2/ e http://campogrande.net/turismo. Os pontos de que mais gostei foram os parques, as áreas verdes, os museus da região, principalmente referentes a índios, o artesanato e as mangas.
      Na 3.a feira 24/01 e 4.a feira dia 25/01 fui conhecer a cidade. Já tinha estado nela em 1994 e 1995 a trabalho, mas não tinha tido oportunidade de conhecer tudo que queria. Desta vez pude ir ao vários parques, praças, centros de artesanato e museus temáticos, principalmente regionais e indígenas. Até repeti alguns museus e locais que já conhecia e de que havia gostado quando das viagens a trabalho. Num dos parques havia uma mangueira carregada e fiquei um bom tempo comendo mangas. O sabor natural, sem aditivos artificais, pareceu-me sem igual, muito melhor do que as frutas que eu conhecia das feiras e supermercados 😋. Passeei também pela área urbana, incluindo a região central e algumas áreas periféricas. Chamaram-me atenção a terra vermelha de cor forte, o grande espaço existente e as áreas verdes.
      Na 5.a feira 26/01 fui para Aquidauana, no início do Pantanal do Mato Grosso do Sul pela empresa Expresso Mato Grosso, pagando R$ 21,00 com cartão de crédito. Saí de manhã e cheguei lá na hora do almoço. Após me instalar fui procurar informações sobre como conhecer o Pantanal. Um homem de uma agência me disse que naquela região eu teria dificuldade em encontrar atrações naturais a preços baixos. Porém existia uma vila de pescadores chamada Passo do Lontra, na Estrada Parque, que era local de mochileiros, em que eu poderia encontrar hospedagem barata e ter acesso às áreas naturais por conta própria. Disse que existia inclusive um hotel barato lá em que eu poderia ficar. Guardei estas informações, que se revelaram utilíssimas 👍. Referente a Aquidauana então, fiquei um pouco decepcionado com as perspectivas, mas me preparei para caminhar por estradas rurais e tentar ver o que conseguisse. Neste dia ainda caminhei um pouco pela cidade para conhecer seus atrativos e resolver algumas questões burocráticas (se bem me lembro era algum pagamento).
      Na 6.a feira 27/01 saí cedo e peguei uma estrada rural que me indicaram. Novamente vi a vegetação pantaneira, tuiuius, garças, outras aves e jacarés, porém sem a exuberância que havia visto na Transpantaneira. Não consegui carona para poder chegar até um ponto mais distante e ter a chance de ver mais. Perto do meu ponto de retorno, vi um veado mateiro pequeno 👍, que não tinha visto ainda na viagem. Muito belo, porém bem menor que o cervo visto na Transpantaneira. Esta área me pareceu menos selvagem que a da Transpantaneira, mais ocupada pelo ser humano. Talvez por isso a vista de animais foi menor, mas mesmo assim houve vários.
      Não me lembro se foi aqui ou em Miranda, no começo do meu caminhar pela estrada rural cruzei com uma enorme boiada, que tomava a estrada toda. Fui para o canto para poder passar. Como parei por algum tempo, os mosquitos começaram a me atacar. Aí tirei o boné para espantá-los. No primeiro movimento brusco que fiz os bois se assustaram e começaram a querer correr. parei imediatamente. Os peões se assustaram e logo foram para cima dos bois para acalmá-los. Quase estourei a boiada sem querer 😲. Lamento pelo ocorrido. Ao passar a boiada levantou muita poeira e até me fez cantar a música da Ivete Sangalo (poeira, poeira, levantou poeira) 😃
      No sábado 28/01 fui de manhã para Miranda. Fui pela mesma empresa Expresso Mato Grosso, pagando R$ 7,00 com cartão de crédito. Após me acomodar em Miranda fui me informar sobre como conhecer o Pantanal naquela área. Entrei numa agência de turismo procurando por um mapa, atenderam-me muito bem, mas como acho que não estavam acostumados a mochileiros, não conheciam detalhes de baixo custo. As informações acabaram sendo imprecisas. As do homem de Aquidauana foram mais fiéis à realidade. A dona disse que estava acostumada, mesmo nas viagens de ônibus, a observar animais pela janela. Falou-me que para a exuberância maior, realmente precisaria ir a fazendas ou pousadas que eram caras. Sugeriu-me pegar estradas de terra e observar a paisagem, as aves e tudo, como eu havia feito antes e lhe dito. Foi o que fiz ao sair dali, porém como já estava no meio da tarde, resolvi pegar um caminho pela estrada principal de asfalto e deixar a caminhada por estradas rurais mais longas para o dia seguinte. Após já ter andado um pouco, senti que não tinha me hidratado bem e estava começando a sentir um pouco de mal estar pela falta de água, quando caiu repentinamente uma chuva 🌧️, que usei para me hidratar, bebendo diretamente um pouco da sua água. Pude ver bastante garças e tuiuius e peguei um pouco mais de chuva na volta.
      No domingo dia 29/01 fui caminhar por uma estrada rural. Se bem me lembro, desta vez consegui carona mas já depois de haver andado bastante, o que aumentou um pouco a distância até onde pude ir. Vi novamente bastante aves, tuiuius, garças e jacarés (provavelmente caimans). A área parecia menos tomada pelo homem que Aquidauana, mas menos selvagem que a Transpantaneira. Foi um passeio agradável, mas esperava poder ver mais tipos diferentes de animais.
      Na 2.a feira 30/01 resolvi ir até onde o homem da agência de Aquidauana havia recomendado. Já perto do almoço, devido às restrições de horário, peguei um ônibus para o Buraco das Piranhas, que era o ponto da estrada em que se descia para ir até o Passo do Lontra. Chegando lá, ao dizer para o policial do posto de guarda que eu era de São Paulo, ele me perguntou se eu estava ali para fugir de algo 😮. Eu me surpreendi e disse que não, só tinha vindo conhecer as atrações naturais. Ele me perguntou se iria fazer um safári e logo completou “fotográfico” e eu disse que não tinha câmera e iria guardar tudo na memória. Falou-me para tomar cuidado com alguns animais e me mostrou um ferimento de jaguatirica que tinha sofrido na mão. Esperei um pouco por transporte e depois resolvi ir a pé os cerca de 8 km. O chão de terra estava meio pesado, provavelmente devido a alguma chuva anterior. Com isso, num dado ponto minha calça de moletom rasgou. Não dava para trocar ali no meio da estrada e fui com ela até a vila. Após chegar fui procurar um local para ficar e o caseiro de uma cabana de pescadores me disse que o preço era R$ 20,00 (ou R$ 15,00), mas que para mim faria por R$ 15,00 (ou R$ 10,00). Acho que isso foi devido ao estado em que cheguei, com barro e com a calça daquele jeito 😃. Após estar estabelecido procurei uma costureira que me emprestasse linha e agulha para consertá-la e consegui. Dei uma pequena volta pelos arredores, conheci o hotel que lá havia, que realmente tinha quartos não tão caros (acho que eram cerca de R$ 40,00) comparados aos outros e me informei sobre as refeições que serviam. A mulher do caseiro disse que o patrão só lhes dava dinheiro para a comida deles, então não poderia vender-me refeições. Informei-me sobre o caminho a seguir no dia seguinte para andar pela Estrada Parque.
      Na 3.a feira 31/01, após café da manhã no hotel e encher 2 garrafas de 1,5 litros de água saí caminhando pela estrada Parque em direção à Pousada Arara Azul, que me pareceu ser o ponto viável de retorno. Após caminhar um pouco, encontrei alguns habitantes locais que me disseram que as pegadas que víamos na estrada eram de onça e estavam frescas, talvez fossem do amanhecer. Pouco à frente consegui uma carona de uns 20 km, o que aumentou minha autonomia para ir mais longe. Acabei passando pela Pousada Arara Azul e fui quase até a Curva do Leque. Estava muito calor 😓. Pude ver muitos animais. Junto com a Transpantaneira, este foi o melhor trecho do Pantanal . Vi muitas aves, tuiuius, garças, araras e outras, vi uma comunidade de quatis, entocada em uma árvore. Pude chegar bem perto, mas procurei ficar pouco tempo muito perto (a menos de 1 metro de distância) para não assustá-los. Uma família de capivaras cruzou a minha frente na estrada. Não me viram e eu me aproximei vagarosamente. Quando o líder me viu eu já estava bem perto e ele começou a emitir sons e todos saíram correndo em fila para a área alagada. Tentei assustá-los o mínimo possível. Já perto da chegada, passou um homem com um pequeno caminhão e me falou "Olha a hora da onça!". Eu fiquei um pouco alarmado, mas como já estava perto da vila não me preocupei muito. Quando cheguei de volta, ouvi a mulher do caseiro falar, provavelmente para o marido, que eu estava chegando e parecia muito cansado. Realmente estava, pelo chão pesado e principalmente pelo calor. Ao chegar perto da cabana, um policial federal, pensando que eu era habitante local, perguntou-me se ele poderia estacionar seu carro ali. Aparentemente estava perseguindo alguém (talvez um contrabandista) que conseguiu escapar. Falou sarcasticamente que esperava que a onça o comesse. Disseram-me que havia um jacaré grande na lagoa do outro lado. Apesar de muito cansado eu fui ver. E valeu a pena. Talvez fosse um jacaré-açu ou um caiman enorme . Foi o único jacaré selvagem daquele tamanho que eu vi na viagem inteira. Ele estava do outro lado da lagoa e percebeu que eu tinha chegado. Só revirou o olho levemente na minha direção como quem diz “Mantenha distância”. Eu respondi para ele telepaticamente “Não precisava nem ter dito Seu Jacaré. Eu não atravesso esta lagoa por dinheiro nenhum” 😃. Depois retornei, fui jantar, admirar o céu estrelado e dormir.
      Lá não havia iluminação artificial nas ruas. Num dos dias à noite, ao sair para jantar, vi algo brilhante no chão refletindo a luz da minha lanterna. Ao iluminar melhor percebi que era uma cobra e desviei . Ainda bem que a vi, pois senão teria pisado nela e poderia ter ocorrido um acidente. Num dos dias, após o entardecer, já em boa parte no escuro, tomei banho no Rio Miranda. Antes perguntei a um morador local se não havia piranhas ou outros peixes que atacassem e ele me disse que não. Adorei a água 👍.
      Na 4.a feira 01/02, saí rumo a Corumbá. Antes tomei café da manhã no hotel, despedi-me e agradeci o casal de caseiros e fui procurar alguém para quem dar uma rede de deitar, que havia comprado em 2002 na minha primeira viagem pela Amazônia, e que levei por achar que iria precisar no Pantanal também, o que não aconteceu. Fui até a casa da mulher que havia me emprestado a linha e a agulha para a costura e lhe dei. Ela agradeceu e seu marido, que havia me indicado a casa dela quando eu tinha chegado procurando pela linha e agulha 2 dias antes, desejou-me boa viagem e me disse para ir com a Virgem Maria e todos os anjos ou santos. Fiquei impressionado como uma simples rede tinha impactado aquela gente tão simples e generosa 😊. Novamente caminhei pela estrada e fui até o Buraco das Piranhas pegar o ônibus para Corumbá. Não reencontrei o mesmo policial para falar das aventuras. Peguei o ônibus, cheguei em Corumbá, hospedei-me e ainda pude passear pela cidade.
      Para as atrações de Corumbá veja http://www.corumba.com.br/turismo/tur_ponto.htm, https://www.guiadoturismobrasil.com/cidade/MS/444/corumba e https://www.feriasbrasil.com.br/ms/corumba/. Os pontos de que mais gostei foram o Rio Paraguai, a história, os marcos e as ilustrações da Guerra do Paraguai.
      Num dos dias fui até a zona de comércio de Puerto Suarez na Bolívia para tentar comprar um tênis. Não precisei de passaporte. Após escolher um bem barato, antes de comprar pedi para experimentar. Quando experimentei vi que ficava muito apertado, embora o número fosse maior do que costumo calçar. Disse então que não iria levar e a dona da loja ficou muito brava. Como a cidade ficava a cerca de 6 km de distância e eu não tinha notícia de nenhuma atração de antemão, decidi não ir até lá.
      Um dos pontos de que mais gostei de Corumbá foram azulejos ou muros em ruas que ilustravam a Guerra do Paraguai. Havia várias cenas retratando a época e o conflito. Alguns detalhes específicos da guerra como violência contra mulheres eu não conhecia .
      A vista do Rio Paraguai, principalmente na ida e volta da Bolívia, pois se passava por uma via elevada, pareceu-me muito bela . O rio parecia grandioso e ainda relativamente mantendo suas características naturais, apesar do ambiente urbano próximo.
      Fiquei em Corumbá 5.a feira 02/02 e na 6.a feira 03/02 fui para Bonito. Antes ainda dei mais um pequeno passeio pela cidade, fui ao galpão regulamentado do comércio de ambulantes e comprei o tênis que queria. Peguei o ônibus perto da hora do almoço e cheguei em Bonito após o meio da tarde.
      Chegando em Bonito procurei informar-me sobre as atrações. Quase todos os pontos a visitar eram pagos. Boa parte exigiam guias. A maioria era distante e precisava de transporte. Não era exatamente o tipo de local que eu prefiro.
      Para as atrações de Bonito veja http://www.turismo.bonito.ms.gov.br/bonito/atrativos-turisticos e https://www.bonitour.com.br/bonito?lang=pt-br.
      No sábado 04/02 aluguei uma bicicleta e fui até o Parque das Cachoeiras conhecer as 7 quedas. Como fazia tempo que não pedalava, sofri um pouco para chegar lá, principalmente porque havia estradas de terra com pedrinhas que dificultavam a situação. Mas cheguei após algum tempo. Havia contratado o passeio sem almoço e cheguei já perto da hora do início. Gostei das cachoeiras . Fomos num grupo de várias pessoas que me pareceu animado, principalmente porque várias pessoas pareciam ser familiares ou amigos. Na tirolesa, após saltar, senti o impacto na água, mas ficou tudo bem. Uma menina chorou após cair 😢, pois acho que não estava preparada para o impacto. Na volta, duas moças que haviam ido sem carro pegaram carona com os outros participantes. Como eu estava de bicicleta, voltei pedalando. No meio do caminho parou um carro com algumas pessoas do grupo, onde estavam as moças de carona, e me deram um certificado por ter feito o passeio. Nunca tinha recebido algo assim e fiquei surpreso 😮. Voltei e devolvi a bicicleta.
      No domingo 05/02 novamente aluguei a bicicleta 🚲 e fui até a Gruta do Lago Azul. Gostei bastante da gruta . Compensou a que não conheci na Chapada dos Guimarães. Só achei que o guia ficou muito tempo dando instruções, o que reduziu o tempo de passeio e contemplação efetivos. O grupo era bem grande, muito maior do que o do dia anterior. O passeio durou bem menos também. Não se podia entrar na água para não se causar impactos. O aspecto da lagoa pareceu-me lindo. Após voltar de bicicleta à cidade ainda fui ao balneário municipal, onde pude nadar, mergulhar, ver peixes, principalmente dourados, contemplar a paisagem e descansar 👍. Não quis fazer mais passeios em Bonito porque pareceram-me caros 💰 e eu já havia visto quase tudo o que era oferecido lá ao longo da viagem de graça. Só a lagoa que realmente foi única.
      Na 2.a feira 06/02 de manhã peguei um ônibus para Campo Grande pela Viação Cruzeiro do Sul (https://www.cruzeirodosultransportes.com.br), pagando R$ 42,00 com cartão de crédito. Em uma parada na viagem ainda ajudei um grupo de estrangeiros que estava com dificuldades de se comunicar com os empregados da empresa de ônibus. De Campo Grande peguei outro ônibus para São Paulo pela Viação Motta (http://www.motta.com.br) por R$ 118,00 pago com cartão de crédito. A viagem foi pelo oeste paulista, chegando em São Paulo no início da manhã do dia seguinte.
    • Por Gandharvika Nandini Devi Dasi
      Somos 3 viajantes saindo de Belo Horizonte e destino final Calama no Chile. Vamos chegar em Campo Grande(MS) dia 30 de manhã cedo e estamos procurando carona até Corumbá, para pegarmos um ônibus e chegar na fronteira da Bolívia, em Puerto Quijarro. De lá vamos até Santa Cruz de La Sierra e depois ir para Calama. Então se você vai passar em alguma dessas cidades (ou alguma que você acha que possa nos ajudar) entre os dias 30 de Dezembro e 10 de Janeiro, se manifeste para nos conhecer e desbravar essa trilha até a cidade desértica do Chile! 

      - Aceitamos caronas grátis ou com preço mais em conta que passagem
      - Aceitamos acomodação grátis ou por precinho bacana
      Você vai receber muito amor e gratidão! <3
    • Por Amilton & Poly
      Olá, somos de Campinas/SP e eu e meu marido fomos conhecer a tão famosa Bonito e podemos dizer que é uma viagem maravilhosa, vale a pena demais, apesar de ser um absurdo de caro e eu ter me sentido pagando em euro rsrs.
       
      • Período:
      17 a 24/12/15. Pegamos 2 dias de baixa temporada e o restante de alta.
       
      • Transporte:
      avião de Campinas até Dourados. Em Dourados alugamos um carro e fomos para Bonito (são mais 3,5 horas). A estrada de Dourados para Bonito é de pista simples mas é bem pavimentada. Não tem infraestrutura nenhuma no caminho, raríssimos postos de combustível e mais nada. Vá e volte de tanque cheio e com uns petiscos pra não passar aperto rs. Áh são pouquíssimos trechos que tem acostamento tbm. Se precisar parar vai ter que estacionar na plantação de soja transgênica rsrsrsrrss. Fora isso é de boa rsrrs
       
      • Hospedagem:
      Bonito Hostel: é da rede HI. Ótimo atendimento, limpo, organizado, estruturado, piscina grande, redário, área de camping, estacionamento, café da manhã uma delícia. Pegamos quarto privado com ventilador. É um hostel que não tem bagunça e festas. 23h eles desligam as luzes externas.
       
      • Passeios:
      Bonito é mto organizado em relação aos passeios (nem parece Brasil) e os valores são regulamentados pela ATRATUR (veja o site). Isso é ótimo pq ninguém cobra a mais e alguns cobram um pouco a menos. Fechamos todos os passeios com a agência do Hostel pois tem desconto em alguns passeios (comparamos os preços com a net pra ter certeza e compensou). A agência nos ajudou a montar o roteiro de passeios por dia.
      Bonito consta com o sistema Voucher Único: é um sistema que integra todos os passeios (menos o do Projeto Jibóia) e as agências tem que consultar e agendar por ele os passeios já que cada lugar tem um n° máximo de pessoas por dia (por serem áreas de preservação). É bem organizado mesmo.
       
       
      17/12 - quinta-feira
      Chegamos 22h no hotel então só deu tempo de pegar os vouchers dos passeios e dormir.
       
      18/12 - sexta-feira
      Gruta do Lago Azul: 20km do hostel, estrada de terra boa, ótima estrutura e ótimo atendimento.
      Dura mais ou menos 1:20h. Trilha fácil e escadaria para descer na gruta. Lagoa azul devido incidência do sol e ilusão de ótica. Lindo. Observação de estalactites e estalagmites.
      Valor: 45,00/pessoa
       

       

       
      Projeto Jibóia: é no centro mesmo e vc compra na hora (só aceita dinheiro), começa 19h todos os dias e dura quase 2h. De uma forma engraçada Henrique (que é o dono do lugar) dá informações desmistificando as cobras e ao final vc tira foto com uma Jibóia. Eu gostei. Além do mais não tem nada pra fazer na cidade de noite além de andar no centro, então acho que vale a pena um dos dias ir lá.
      Valor: 40,00/pessoa.
       

       
      19/12 – sábado
      Buraco das Araras: são mais ou menos 50km de distância, estrada de terra bem ruim. O local é lindo e estruturado. Tem até cafezinho com bolacha rsrs
      O passeio dura 1:20h, trilha fácil. O buraco tem 100m de profundidade e nas paredes tem os ninhos das araras vermelhas. No fundo tem um laguinho com um casal de jacarés. Tem 2 mirantes.
      Fomos na época de nascimento das araras e primeiro vôo dos filhotes.
      Não espere ver milhões de araras voando ao mesmo tempo... vc vê só algumas...td depende do sol tbm... o guia disse que elas voam mais no início da manhã e no fim da tarde... fomos 9h e vimos algumas...eles emprestam um binóculo tbm.
      Eu adorei e achei lindo... elas voam em casal e quando são 3 é um casal e um filhote...
      Valor: 58,00/pessoa
       

       

       
      Rio da Prata: há 5km do Buraco das Araras fica a fazenda do Rio da Prata. O local é mto estruturado e lindo.
      Estão inclusos: snorkel, roupa de flutuação e sapatilha. Se não tiver máquina a prova dágua ou protetor eles alugam go pro (estava 75,00)
      Vamos em cima do caminhãozinho da fazenda até o início da trilha..é divertido...São uns 40 min de trilha até chegar no rio. Eles dão colete e inicia o treinamento.
      Qdo tds estiverem confortáveis inicia a flutuação.
      É lindooooooo, passeio mais lindo de Bonito, um paraíso...mtos peixes. Qdo os raios de sol batem na água fica ainda mais divino. Até uma anta passou nadando perto da gente srrsrs. No final tem uma nascente de água, que eles chamam de vulcão, no fundo do rio tem um chão arenoso e conforme a água vai brotando vai borbulhando no fundo... é mto da hora.
      Qdo termina o caminhãozinho está nos esperando e nos leva de volta pra casa da fazenda.
      Passeio de 2h mais ou menos, vale a pena demais.
      No final tem almoço no restaurante da fazenda servido no fogão a lenha(delicioso) e vc pode usar o redário, conhecer a horta e outras partes de lá...
      Valor: 218,00/pessoa com almoço
       

       

       

       

       
      20/12 - Domingo
      Rio do Peixe: local estruturado (no banheiro feminino tem até secador de cabelo), redário, refeitório, arroz doce, canjica, café e chá a vontade de boas vindas.
      Qdo chegamos a anta Gigi estava lá dando o ar da graça e logo chegou tbm a arara azul, lindaaa... seu Moacir (dono da fazenda) a pegou para tirarmos fotos.
      Vc pode alugar colete qdo chega, custa 2,00 pra ficar o dia inteiro. Sugiro que alugue pra ficar de boa o passeio td e aproveitar td.
      A trilha é tranquila com mtas paradas para banho nas cachoeiras do rio do peixe e 2 tirolesas.
      O passeio dura o dia td: cachoeiras de manhã, almoço e mais cachoeiras de tarde.
      Áh o almoço é uma delícia, tbm servido no fogão a lenha.
      Foi o passeio mais divertido...vale mto a pena...
      Valor: 195,00/pessoa com almoço
       

       

       

       

       
      21/12 - segunda-feira
      Parque Ecológico: fica a uns 5km do centrinho. Mto estruturado com área de lazer mto da hora. Tem que comprar pelo menos 1 passeio para ter acesso a td área de lazer.
      -Bóia Cross: o rio estava bem cheio devido chuvas no dia anterior e com bastante correnteza... os guias passam bastante segurança. Foi uma delícia e mto divertido...vale a pena, dura em torno de 1:20h... se a correnteza estiver menor dura mais.
      Valor: 76,00/pessoa
      -Cavalgada: depois fizemos cavalgada pela fazenda, com área alagada para os cavalos passarem e tal... é legal mas não tem emoção... pra quem nunca andou a cavalo vale a experiência. Se gosta de aventura ou já andou a cavalo não vai achar mta graça.
      Valor: 76,00/pessoa
      Depois passamos o resto do dia aproveitando o lago (tem coletes disponíveis), nadando, stand up, caiaque, tirolesa etc.
       

       

       

       

       
      Áhh no centro comemos isca de Jacaré... gosto de peixe e textura de frango... vale a experiência e só rsrsrs
       
      22/12 – terça
      Boca da Onça: é o passeio mais distante, 60km mas a estrada de terra é de boa. O lugar é lindoo... o casarão tem até um mini museu, tem 2 piscinas naturais com peixes, redário.
      O passeio dura 4h, a trilha é bem longa e pesada com subidas e descidas. Tem uma escadaria de quase 900 degraus (a panturrilha ficou doendo pelos próximos dias rsrs). Nosso grupo desceu as escadas mas o outro grupo subiu (eles vão intercalando os grupos pra não ter mta gente no msm lugar). Paradas para banho e contemplação, é maravilhoso. Tem mais contemplação do que banhos, e qdo tem banhos são por períodos bem curtos, mas vale mto a pena pq é lindo demais, um paraíso. As cachoeiras e as vistas são lindíssimas.
      O almoço é uma delícia, tbm servido no fogão a lenha.
      Depois ficamos no redário um pouco pra fazer a digestão rs e depois piscinas.
      Obs: controle o horário pra conseguir usar as piscinas pq lá fecha 16h.
      Valor: 195,00/pessoa com almoço.
       

       

       

       

       
      23/12 - quarta-feira
      Balneário Municipal: fica a uns 5km do centro e vc pode ir a qualquer horário entre 8h e 17:45h.
      É um pedacinho do rio Formoso. Os macacos são a maior atração.
      Como o rio é fundo tem aluguel de coletes (5,00/hora). Tem quiosques para fazer churrasco e restaurantes.
      È bonito, organizado mas não é tao estruturado como os outros passeios.
      Não tem mta aventura nem mta novidade pois já tínhamos ido em tds os outros passeios antes.
      Aconselho ir se tiver com crianças, se tiver sobrando tempo ou deixar logo pro primeiro dia..se não não tem mta graça.
      Valor: 30,00/pessoa.
       

       

       

       
      24/12 - quinta-feira
      Retorno
       
      DICAS:
      • Para quem for comprar passagem com pontos verifique tanto para Dourados como Campo Grande. No nosso caso para Dourados era a metade dos pontos e a distância até Bonito é a mesma das duas cidades.
      • Fizemos a carteirinha HI (30,00/pessoa) no check in do hostel e tivemos desconto nas diárias e em alguns passeios. Dependendo do n° de dias que vai ficar compensa ou não fazer a carteirinha, faça as contas.
      • Pegue quarto com ar condicionado, o calor judia.
      • Se não estiver de carro tem os transfers para os passeios: pelo hostel era 35,00/pessoa para passeios de meio período e 70,00/ pessoa para passeios de dia inteiro.
      • Não vimos ônibus coletivo em Bonito.
      • Reserve todos os passeios com antecedência...tipo 1 mês antes se for na alta temporada pq conhecemos um casal que só conseguiu fazer 1 passeio pq tentaram comprar td na hora.
      • Como os passeios são agendados apenas pelo sistema do Voucher Único não é possível chegar no local do passeio e comprar na hora a entrada. Só é possível comprar através de agências. O único lugar que vc compra na hora é o Projeto Jibóia.
      • Com o site da ATRATUR (passeios) vc consegue planejar mais ou menos qto gastará na sua viagem, lembre-se de somar o transfer caso não vá de carro.
      • Para chegar de carro nos passeios eles te entregam um mapa mtooooo bom e mto preciso. Vc zera a quilometragem nos pontos de marco zero do mapa e as quilometragens dos pontos de referência dão exatos...uma maravilha. Além disso achamos uma cidade bem sinalizada, tem placa indicando os passeios por td parte.
      • Compre os passeios com almoço: é uma delícia. As melhores comidas são as dos passeios pq as do centro são bem meia boca e são tão caras quanto.
      • Dizem que o melhor horário para ir na Gruta do Lago Azul é no passeio das 8h pois é a melhor incidência do sol. Se der pra escolher prefira esse horário.
      • Não tem bebedouro em nenhum lugar, tem que comprar água mesmo.
      • Os mercados de Bonito tem preços bem altos em relação a quem mora em SP (mais ou menos o dobro). Se for de carro leve água e mais o que puder rsrs
      • Projeto Jibóia só aceita dinheiro. Se quiser pagar no cartão compre com agência (é o mesmo valor).
      • O comércio fica aberto até 23h mais ou menos no centrinho (na alta temporada. Na baixa não sabemos).
      • Preços de comida (só para ter uma ideia de custos): Restaurante Aquário, no centro, comemos Pintado na telha ao molho de urucum: bem mais ou menos, não era mto gostoso não... 86,00/para os 2. Mercado Formoso: água 5L=8,50. Bolacha wafer=3,50. Mini isca de jacaré (no Casarão)=45,00.
      • Nos passeios de flutuação tem Go Pro pra alugar por 75,00 e daí gravam as fotos num pen drive pra vc (leve o pen drive pq vi que queriam cobrar 70,00 em um lá).
      • Compramos uma capa para máquina da Dickapack. Melhor investimento! Não entra água (deu um medão kkk mas deu td certo)... usamos em tds os passeios, valeu mto a pena: 190,00 (na net).
      • Buraco das Araras e Rio da Prata são mto próximos: faça os 2 no msm dia.
      • Abismo Anhumas: é o passeio mais caro e que exige mais preparo físico (não fizemos). Um guia de um outro passeio nos deu a seguinte informação: mta gente não faz o abismo pq a subida exige mto preparo, porém o local do passeio é obrigado a te puxar caso vc não consiga ou queira ser puxado. No treinamento para o abismo os guias simplesmente falam que vc não passou no teste e q é melhor não ir, porém se vc quiser vc tem direito de ir sim e eles tem que te puxar na subida.
      • Pizzaria San Marino tem pizzas deliciosas!
      • Combustível: etanol estava por volta de 3,00.
      • Posto de combustível Santa Laura lavam o carro por fora e dão uma limpada por dentro de graça... nem precisa abastecer se quiser... eles fazem uma lavagem que aqui em Campinas é uns 30,00... se puder deixa uma caixinha pros meninos que são gente boa #ficaadica rsrsrsrs
    • Por Everton S. Santos
      Olá Mochileiros.
       
      Deixo aqui meu relato de viagem, 18 dias pelo Mato Grosso do Sul.
      Viagem ocorrida entre 1º a 18 de março de 2017.
       
      - ROTEIRO:
      Campo Grande = 4 dias
      Ponta Porã/Paraguai = 3 dias
      Bonito = 9 dias
      Corumbá = 2 dias
       
      - GASTOS: Para um casal
      Previsto: R$ 10.012,00
      Gasto Real: R$ 9917,00
      Ver detalhado na Planilha de EXEL.
      O gasto deu alto porque fiz quase todos passeios de Bonito, mesmo sendo em BAIXA TEMPORADA.
      Alta temporada os preços duplicam na cidade de BONITO.
       
      PLANILHA DO EXEL
      1 aba com os gastos por dia
      1 aba com os preços dos hotéis das cidades do ROTEIRO
      1 aba com o preços das passagens de ônibus das cidades do ROTEIRO
      - BONITO:
      Compramos os passeios por agência, indico comprar da pousada ou hostel.
      A agência nos vendeu os passeios com as refeições inclusas (+R$ 50,00 em cada passeio por pessoa), minha namorada vegetariana não aprovou os cardápios, todos pratos tinham carne misturada.
      Compensa mais fazer refeições na cidade do que nos passeios.
       
      Fiz quase todos passeios de Bonito vou citar os melhores conforme a minha classificação:
      Flutuação:
      1 - Nascente Rio do Prata
      2 - Nascente Rio Sucuri
      3 - Nascente Azul - passeio é curto
      4 - Aquário Natural - Não fiz, dizem que o passeio é curto
       
      Grutas:
      1 - Gruta do Lago Azul - não deixe de ir
      2 - Gruta de São Miguel - desnecessário se conseguir ir na Gruta do Lago Azul
      3 - Gruta de São Mateus - não fui
      * Fazendo apenas 1 passeio de Gruta é o suficiente. Muita informação repetitiva.
      Trilhas com cachoeiras:
      1 - EcoPark Boca da Onça
      2 - Fazenda Ceita Corê - Almoço fantástico até para vegetarianos
      3 - Estância Mimosa
      4 - Rio do Peixe
      5 - Parque das Cachoeiras - não fui
      * Estância Mimosa/Parque das Cachoeiras são fazendas de donos diferentes, entretanto, uma fica de um lado do Rio e a outra do outro lado. Algumas cachoeiras são comuns em ambos os passeios.
       
      BURACO DAS ARARAS:
      Vale a pena ir pela informação sobre a Reserva e a Dolina. Mesmo pela manhã é possível ver casais de Araras.
       
      Balneários:
      Fui apenas no Ilha Bonita, fiz passeio de Bote. Estrutura do balneário é boa, indico ir no fim de semana, na segunda-feira estava quase tudo fechado, poucos funcionários trabalhando.
       
      FAZENDA SÃO FRANCISCO - PANTANAL SUL
      Vale a pena ir, passei apenas o dia. Compensaria até ter passado uma noite porque fazem um Safari noturno onde é possível ver animais silvestres diferentes.
       
      Era isso.
      Obrigado pelo espaço, espero que ajude alguém meu relato.
      Mato Grosso do Sul - Mochileiros.xlsx


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