Ir para conteúdo

[DÚVIDA] Cachoeira da Fumaça - Paranapiacaba


Posts Recomendados

  • Membros

Bom dia a todos,

Estou para realizar a trilha da Cachoeira da Fumaça em Paranapiacaba passando pela Garganta do Diabo e o Lago Cristal.

Lendo vários relatos me deparei com grande quantia de comentários a respeito de assaltos  na trilha, e muita gente frequentando-a sem preocupações com seus lixos e fazendo baderna (Farofeiros).

Gostaria de informações atualizadas sobre esta situação e também sobre a situação do local e das trilhas.

Outra coisa que me chamou a atenção foi referente a proibição da realização das trilhas e da permanência no local estando sujeito a multa. Gostaria de saber se esta informação ainda procede e se existe algum risco referente a isso e entre outros quando for realizar a trilha.

OBS: Nunca realizei essa trilha antes!

(Abaixo imagem sobre comentário referente a proibição)

5a312c5f7d419_ParanapiacabaProibio.jpg.3cc7e665ff21887548adfb8e9be7ce3d.jpg

 

Agradeço a todos desde já! :D

Link para o comentário
  • Admin

@TatoSR  Eu fazia direto essa trilha há 25 anos atrás e os assaltos já eram constantes e pelo jeito não mudou nada.  Tirando os assaltos é um dos lugares mais belos de SP.  Se puder fazer em dias de semana é a melhor opção e não leve nada de valor. Se for com celular leva um Nokia velho de R$ 50.  Fim de semana e feriados prolongados sempre foi uma farofada triste, provavelmente hoje deve estar pior. 

 

Olha esse relato antigo:
https://www.mochileiros.com/topic/453-trilha-amp-assalto-em-parnapiacaba/

  • Gostei! 1
Link para o comentário
  • Membros

@Silnei Muito obrigado pelos conselhos! Uma pena mesmo essa questão dos assaltos.... ainda mais por ser um lugar onde deveria ser tranquilo e não haver este tipo de preocupação. Dia de semana para mim fica bem difícil pela questão do trabalho mas não pretendo desistir desta trilha apenas por este motivo. Bora que vamos!!!

Quanto a questão da proibição, sabe me dizer se ainda esta proibida a entrada? Ou é tranquilo ir sem se preocupar com isso?

Minha ideia seria de acampar lá junto a minha namorada e talvez alguns amigos.... 

Link para o comentário
  • Membros

Opa! Beleza @TatoSR ?

Meu nome é Leandro, tenho 28 anos e morei praticamente minha vida toda em Rio Grande da Serra e as cachoeiras da serra do mar foram praticamente meu quintal. Digo foram porque este ano me mudei de lá a trabalho.

Sempre frequentei as cachoeiras, mas faz quase um ano que não volto lá (me mudei em maio). Iria agora nesse fim de semana com uns amigos, mas como o tempo não ajudou :(, desisti para ir agora no fim de semana de Natal, provavelmente sábado.

Em relação a assalto, de todas as vezes que fui até lá, nunca tive esse infortúnio, nem meus amigos e nem ninguém que conheci pelas trilhas afora. Já ouvi alguns relatos de assaltos no Caminho do Sal (estrada que dá o primeiro acesso à trilha que leva à cachoeira conhecida como Lago de Cristal), não no início dela, onde começa a trilha, mas mais para o meio, próximo já da Estrada Velha de Santos. Esses casos específicos são de roubos de bike, infelizmente.

Quanto a assalto nas trilhas, nas cachus ou nos acampamentos, acredito que sejam muito raros, pois nunca ouvi falar. Principalmente porque aos fins de semana, que é quando você pretende ir, muita gente frequenta esses pontos e seria mais difícil para um assaltante qualquer tentativa. Claro que é impossível garantir qualquer coisa, mas acho improvável assalto por lá. E se houver, não são assaltos a mão armada, mas grupos de "infratores" que visam a celulares, câmeras fotográficas e outros pertences de maior valor. Neste caso, seguiria o conselho de um outro post acima para não levar esse tipo de coisa.

Existem alguns pontos de acampamento legais e mais "escondidos" e se quiser, depois dou umas dicas.

Quanto às fiscalizações, elas de fato acontecem, mas é bem difícil. Alguns amigos meus já foram barrados na entrada da trilha pela Guarda Civil de Santo André. No dia seguinte em que meus amigos foram barrados (se não me engano, domingo) já não havia mais fiscalização. Já ouvi relatos de grupos que perderam barracas e equipamentos de camping para fiscalização, mas reitero que isso é raro acontecer. Quando há fiscalização é geralmente nas entradas das trilhas, para impedir que entrem e também na Lago de Cristal onde é mais fácil chegar e a concentração de pessoas é maior. Cachu da Fumaça e Garganta (lugares de mais difícil acesso), acredito que não haja fiscalização.

Contudo, É SIM ILEGAL FAZER TRILHAS E/OU ACAMPAR LÁ POR SER PARQUE ESTADUAL e esses trechos não terem estrutura de visitação turística. Mas como no Brasil se esperarmos para regularizarem esses locais para visitação acabamos morrendo sem que isso aconteça, temos que arriscar... ^_^.

Então meu caro, prepare sua barraca, seu saco de dormir e uma meia para fazer o café de manhã que dá pra acampar lá sim :D

Como eu disse no início, se a previsão do tempo manter sol para o fim de semana no Natal, vou para lá e me encontrar com uma galera e descer até depois da Garganta. Se tiver a fim, me dá um toque e a gente vai junto. (11) 997 602 008.

[ATUALIZAÇÃO IMPORTANTE]

Dia 7 de maio de 2023 voltei lá com um amigo. Fomos até o encontro da cacheira da fumaça com a cachoeira de cristal. Tinha algumas pessoas, mas não estava lotado. Não estava muito quente esse dia.

Na trilha de volta, quando chegamos ao portão de saída, tinha um carro parado e dois vigilantes terceirizados. Eles eram da Fundação Florestal e pediram para ver nossos documentos (não levamos). Disseram que a entrada no parque é proibida, que essa informação tem no portal de entrada (informativo arrancado e portão arrombado) e que a primeira abordagem é informativa e que na segunda cabe multa e encaminhamento para a delegacia para assinatura de BO.

Os vigilantes não foram violentos nem nada assim, tentaram nos dissuadir de frequentar o lugar e que era perigoso, que causava degradação... eu disse que morei em Rio Grande da Serra por muitos anos e que nunca fui barrado na cachoeira por fiscais ou algo assim, que não sabia que era proibido (sim, eu sabia)... depois de alguns minutos ali, cortei a conversa e seguimos nosso caminho de volta.

Após alguns minutos caminhando na rodovia, eles passaram de carro pela gente sentido Rio Grande da Serra. Acredito que ficaram pouco tempo na entrada, para cumprir a função, e voltaram de onde vieram.

Em conversas com outro amigo, confirmei essa informação e que a abordagem não é tão "amigável" assim quando é feita pela polícia florestal e às vezes eles aparecem por lá no lugar dos vigilantes.

Esse amigo que foi comigo comentou de uma conversa que teve com um outro amigo dele, que também já foi abordado pela polícia florestal e que foi levado à delegacia, teve que pagar multa, teve a bicicleta apreendida, fora o esculacho.

Aparentemente, com a entrada da Fundação Florestal, as fiscalizações estão mais frequentes e o risco de multa ou mesmo de constrangimento numa fiscalização aumentaram.

Então se você for pra lá, ao chegar e encontrar vigilantes, provavelmente você não vai entrar e se estiver saindo e ver algum carro estacionado na entrada, desconfie. Se perceber que são os fiscais, sugiro se esconder e esperar até que vão embora.

Editado por leandrodemirandamauricio
Atualização
  • Gostei! 3
Link para o comentário
  • Membros

@lemirando Muito obrigado pelas informações!!! Era exatamente as informações que eu precisava ...

Eu gostaria sim das dicas dos locais de acampamento mais escondidos, seria muito útil!

Nossa ideia seria ir em meados de fevereiro. Eu iria fácil agora em dezembro porem estou sem mochila :( 

Estou para providenciar em janeiro a mochila e algumas outras coisinhas e aí partiuu!!!

Vamos marcar de ir para lá juntos qualquer dia!! E aí você me apresenta as trilhas de lá e os locais "escondidos" :D

 

Link para o comentário
  • 3 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...