Ir para conteúdo

Madrid + Leste Europeu 23/Jul até 11/Ago


Posts Recomendados

  • Membros

Fala aí pessoal.

Semana passada comprei passagem pela Iberia para Madrid por R$3000 (melhor preço que vi para essa época, estava pesquisando tinha tempo e na alta temporada o preço fica por volta de 3500).

Pretendo ficar uns dias em Madrid e ir direto para o Leste Europeu (pesquisando como ainda, aceito sugestões). O meu roteiro, por enquanto, inclui:

Madrid

Munique

Praga

Cracóvia

Budapeste

Viena ou Ljubiana

Barcelona

Madrid

Alguém interessado em partir comigo? Pretendo gastar entre 5 e 6 mil reais (sem a passagem). Acham que é suficiente?? Pelo que andei lendo, o Leste Europeu é uma região barata (tirando Munique, mas está ali perto).

Quem quiser trocar ideia chega mais.

Abraço

Link para o comentário
  • Colaboradores

@André Fausto , fazendo uma simulação:

- dia 23 é sua partida ou é a chegada em Madri? Assumindo que seja a chegada (estou sendo otimista), teríamos:

- 23 e 24: Madrid:

- 25: viagem para Munique via aérea. De trem daria 18h (https://www.rome2rio.com/pt/s/Madrid/Munique) e o custo também não compensa.  Sem falar que não adianta cruzar a França e parte da Alemanha e da Espanha por via terrestre se você não vai curtir os lugares do caminho.

- 26 e 27: Munique

- 28: viagem a Praga. De trem são 5h30, de ônibus são 5h. Uma dica é pegar o ônibus da Flixbus pela manhã e almoçar em Praga. O bilhete sai em torno de 20 euros. https://www.flixbus.com/?_ga=2.242061446.527610074.1513301149-1811667992.1513301149

- 29: Praga.

- 30: Praga - Cracóvia. São aprox. 7h de trem ou de ônibus. Melhor o trem, que não precisa baldear. Se você for fã do esquema roots, pode passar o dia 30 em Praga, passar a noite no ônibus e chegar a Cracóvia dia 31 pela manhã. Supondo que você vá fazer isso:

- 31 e 1: Cracóvia (não sei se você pretende visitar Auschwitz, mas isso tomaria um dia inteiro e por isso programei dois dias)

- 01 a 02: deslocamento roots Cracóvia - Budapeste no ônibus noturno da Polski Bus

- 02 e 03: Budapeste

- 04: deslocamento Budapeste - Viena (Viena são 3h de trem. Para Ljubljana são 7h)

- 05 e 06: Viena

- 07: deslocamento Viena - Barcelona (aéreo)

- 08 e 09: Barcelona

- 10: deslocamento Barcelona - Madri: 2h30 de trem. Retorno ao Brasil nesse dia? Ou no dia 11?

Montei esse roteiro só para mostrar que, na prática, ele é inviável. Do jeito que está, você não consegue aproveitar nada.

Embora o custo de vida no Leste Europeu de modo geral seja mais baixo que na Europa Ocidental, você estará viajando no auge da alta temporada e vai ter uma despesa razoável com transporte. Além disso, cidades mais turísticas não necessariamente são mais baratas. E os países da antiga Cortina de Ferro são mal conectados entre si por transporte público.

Sobre o orçamento: acho que o grande número de cidades acaba comprometendo essa parte também. Você não vai ter o tempo necessário para se adaptar ao local e identificar as roubadas. 

Voltando ao problema da conectividade no Leste: eu mesma estava planejando uma viagem Hungria-Romênia e tive que desistir do trecho na Romênia porque achei que ficaria um esquema meio forçado para o tempo disponível. Simplesmente não havia ligação direta a partir da cidade romena que eu mais queria visitar. Ficaria um dia gasto em stopover aqui, um pernoite para baldeação ali e o cronograma se complicou. E veja que estou falando de uma viagem com bem menos pontos de parada.

 

Link para o comentário
  • Membros

@LF Brasilia, primeiramente muito obrigado pela resposta.

- Eu chego no dia 24 as 6 da manhã. Madrid não é uma cidade que me atrai muito ficar vários dias, esse é o destino inicial porque o preço das passagens para o Leste estava pra mais de 5 mil. Realmente é um pouco complicado ir pra lá. Estou pensando em ir pra Munique de avião, pela Iberia consegui encontrar passagem por 230 reais nesse dia, já incluindo a bagagem e o assento e isso não estaria dentro do orçamento da viagem. Então isso não seria um problema inicial. Ida para Munique seria no dia 26 (2 dias em Madrid para conhecer um pouco da cidade e o Santiago Bernabeu, sem idas a museu, etc)

- Depois, em Munique, eu pretendo comprar o InterFlix que é um passe que permite 5 viagens de ônibus por 99 euros. Isso me serviria para fazer qualquer locomoção entre os países do Leste e cobriria todas as viagens por lá e seria mais ou menos assim (sempre tentando o máximo de viagens noturnas pra ganhar tempo e economizar hospedagem):

Munique - 3 dias. 26 a 29

Praga - 3 dias. 29 a 31

Cracóvia - 2 dias. 01 e 02 (e é exatamente isso, um dia para a cidade e 1 dia pra Auschwitz

Budapeste - 3 dias. 03 a 05

Pensando bem, poderia cortar Viena ou Ljubiana. Voltando para Barcelona e ficando 3 dias, de 06 a 09 e teria mais um ou 2 dias em Madrid, o voo é dia 11 a noite.

- O problema é a volta pra Espanha. Aí realmente está por volta de 600 reais os aéreos, o preço está bem caro e a volta de trem seria bem complicado também pelo tempo e sairia até mais caro (posso tentar também comprar essa volta antes, não incluindo no orçamento).

Então seria mais ou menos isso que estou planejando. Acho que não incluindo esses aéreos ida e volta, os 5-6 mil estaria bem, não? 

Esse é meu roteiro preferido, sempre quis ir pro Leste. Mas também cogito um roteiro Espanha-Itália ou Portugal-Itália, aí conhecendo varias cidades.

Mais uma vez obrigado pela ajuda.

Um abraço.

 

Link para o comentário
  • Colaboradores

@André Fausto , acho que assim já ficou mais tranquilo.

Sobre o orçamento: partindo de uma base de 60 euros por dia, dá

[19 dias x 60 euros/dia] + 100 euros - deslocamentos entre as cidades =  1240 euros

1240 euros x 4,20 euros/real (no site do UOL está 3,95, mas botei uns penduricalhos a mais) dá uns 5200 reais. Em alguns dias vai gastar menos de 60 euros por causa das viagens noturnas, em outros dias pode ser que gaste um pouco mais...

Acho que dá, sim. É bom acompanhar a cotação do euro e ir comprando aos poucos. Também tem a questão do seguro de viagem, que é obrigatório para entrar no espaço Schengen. Para mim nunca pediram, mas sempre é bom estar preparado.

Abraço e qualquer coisa é só perguntar! 

Edit: Sobre o Interflix: a Flixbus é uma companhia de ônibus low cost que chegou com tudo na Europa... há alguns anos fiz uma viagem com uma empresa que depois foi incorporada por eles. Recebo as ofertas por e-mail. Às vezes fazem viagens longas por 5 euros, ou mesmo distribuem passagens de graça para quem se inscrever. Mas não sei como são os preços em alta temporada.

É bem provável que valha a pena comprar o Interflix, até porque seria uma preocupação a menos quando você estiver lá... mas talvez você se sinta amarrado caso seja mais interessante fazer algum trecho por outra companhia - como a Polski Bus, por exemplo. É bom dar uma pesquisada com mais detalhe.

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...