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Bolivia > Peru > Chile > Bolivia - 31 dias - Mai/Jun 2010


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A van busca 8h no hostal e parte de Arequipa em direção a Chivay, o abrigo da primeira noite. No mapa abaixo é possível ter idéia do trajeto. Nesse caminho paramos pra ver vicuñas, alpacas, llamas, viscachas, etc. e vamos tendo uma aula sobre o lugar, seus vulcões, etc.

 

20100702014310.jpg

 

O rango já em Chivay foi s.20 por um bom buffet com comidas típicas. Muito bom o rocoto relleno (pimentão recheado) mas o ceviche decepcionou (fruto do mar preparado no ácido do limão).

 

Saímos pra dar uma volta pela beirada do Canyon, por umas pontes absurdamente altas, um visual muito bacana e depois fomos 'as águas termais (s.10 sem toalha, cujo aluguel custa mais s.3). São várias piscinas, incluso uma em ambiente fechado, com temperaturas muito agradáveis. De noite fomos a um restaurante onde uma divertida apresentação de música e dança é feita.

 

Dicas:

- Faz frio e venta muito - vá preparado !

- Deixamos as mochilas cargueiras no hostal Santa Catalina e novamente saímos só com as de ataque, foi tranquilo

- Água !

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Dia de ver os condores ! Acordamos 5h, tomamos café e partimos. Paramos em alguns lugares pra observar alguns lances da agricultura praticada pelos Incas cujos modelos são seguidos até hoje e para ver um cemitério na parede de pedra. A chamada Cruz del Condor fica na beira do Canyon e há vários ninhos de condores nas encostas. Estes aproveitam as correntes quentes e ficam planando... Uns 30min de absolutamente nada, até que os bichos resolveram perder a vergonha, e voar em bando sobre nós ! 5 se desprenderam, abriram suas asas e começaram a dar voltas ! Incrível a envergadura e a total ausência de necessidade de bater as asas para subir ou descer, ficam simplesmente surfando !

 

Todos no local nos disseram que é muito raro ver 5 juntos, que em dias de sorte se vê 2 ou 3. Nesse momento pra alvoroço geral, 2 condores pousaram em uma pedra a 10m da Cruz del Condor e ali ficaram por mais de hora, olhando curiosos.

 

Saímos pra uma caminhada pela beira do Canyon admirados com a profundidade (além de 3800m, mais que o dobro do Grand Canyon nos EUA). Fechamos o passeio, paramos em um restaurante pra almoçar (s.20 e não tinha outra opção) e voltamos pra Arequipa. Catamos as mochilas no Hostal e rumo ao terminal de bus. Já tínhamos pesquisado os preços e fomos de Civa para Tacna. O ônibus saía 21:30 então tivemos algum tempin ainda pra enrolar por lá...

 

Foto - Canyon Colca

upload/galeria/fotos/20100702021208.jpg

 

Video - Voo dos Condores

 

Dicas:

- Paciência, não é todo dia que os condores estão animados

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Chegamos em Tacna 4h da manhã. São dois terminais, a chegada de Arequipa é em um e as saídas pra Arica no outro. Tomamos um chocolate vagarosamente achando que só havia condução a partir das 5h como todos tinham nos informado em Arequipa e fomos ao terminal do lado 5h. O primeiro ônibus saía 5:30 realmente, mas os táxis estavam lá a noite toda. E pra atravessar fronteira, quanto menos pessoa junto melhor, afinal há de se esperar que todos completem os processos necessários. Fui abordado por um taxista falando que era s.20 a passagem. Fui perguntar nos guichês. Um ofereceu por s.20 e outro por s.18. Voltei a falar com um taxista, ele resolveu que fazia por s.15 e isso já era o absurdo do barato. Dei uma olhada lá fora e tinha um quadro de giz escrito que a passagem era s.13. De posse dessa informação ainda dei mais uma espremida mas de 13 não melhorou, hahaha O ônibus é s.10.

 

Partimos umas 5:30 com um casal de americanos e uma peruana. Chegamos na aduana do lado do Peru umas 6:30, então ainda teríamos de esperar 30min pra que abrisse (não funciona direto, abre apenas 'as 7h). Bom, então não faria diferença sair mais cedo do terminal... O que eu não contava é que as aberturas não são sincronizadas entre Peru e Chile, a do Chile também abre 7h, mas o fuso lá tem 1h a menos ! Ou seja: 30min pra do Peru abrir e mais 1h pra do Chile abrir... Passado isso, chegamos rapidin em Arica e nos deixam no terminal de bus. Compramos a passagem pra San Pedro pela Tur Bus (12.800 pesos) pro dia seguinte 22h (todas só tem esse horário) e fomos pro centro de táxi coletivo (450 pesos cada um). Duas ruas concentram boa parte dos Hostals: Av. General Velasquez e Av. Rafael Sotomayor. Ficamos na segunda e demos uma vasculhada nos hostals. Tudo caro (acima de 30.000), até que achamos um por 10.000 pesos. Como eu só tinha trocado um pouco de dinheiro no terminal pra pagar as passagens (casa de cambio de rodoviária nunca é o top) deixei a Livia no hostal e fui procurar algum lugar, pois estavam exigindo que pagássemos adiantado.

 

Roda, roda, tentei sacar uns dólares, não achava caixa que tivesse e muito menos que não me desse a fabulosa mensagem: Saldo Insuficiente. Acabei exterminando todos Soles que tinham sobrado ali e alguns Reais. O suficiente pra pagar e depois procurar com calma. Chegando no hostal, minha namorada com a mesma percepção que eu: cidade muito esquisita, hostal com ambiente ruim...bah ! Resolvemos desistir e trocar a passagem praquele dia mesmo. Fomos conversar com a dona do hostal, afinal enquanto eu fui trocar o dindin minha namorada ficou 30min no quarto. Praticamente xingando a gente, a dona exigiu que pagássemos o total da diária e não queria nem saber. Ofereci de pagar metade e nem assim...Bate-boca danado resolvemos ficar, dormir um pouco, tomar um banho, mas ir embora naquele dia mesmo... Trocamos a passagem sem custo no terminal e fomos dar uma volta pela cidade.

 

De fato, nem meu cartão nem o dela funcionavam ! Ambos acusando Saldo Insuficiente ! Todos os caixas faziam parte de uma rede chamada RedBanc. Até que encontramos um Santander e lá consegui sacar o limite diário. Receoso de que em San Pedro não conseguiríamos sacar fomos atendidos por um gerente do Santander depois do horário do banco, que veio abrir a porta pra tentar nos ajudar, nota 10 ! Não conseguiu muito, pois nem a Visa, nem a RedBanc, nem ninguém sabia dizer qual era o problema... Resolvemos encarar e partir pra San Pedro assim mesmo ! Partiu !

 

Dicas:

- Tacna > Arica = taxi, mais rápido e apenas s.3 mais caro (s.10 x s.13) em relação ao busun

- Já li algumas pessoas dizendo que gostaram de Arica...eu achei que não vale nem um pouco a pena...

- Hostal Sul America na Sotomayor jamais ! Por mais que não fosse possível pagarmos apenas uma parte da diária o tratamento foi absurdamente grosseiro. Não tem café, a cozinha disseram que podia usar e depois que era só pra fazer um café e a "internet inclusa" são 15min por dia !!! Absurdo...

- Na Paseo 21 de Mayo ficam muitas lojas, inclusive uma galeria com muitas casas de câmbio

- Tur Bus foi indicada aqui e eu indico também, muito bom o ônibus semi-leito, com travesseiro e cobertor

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As paradas pra atender 'a aduana do Chile são um saco (sim há duas paradas na madruga, mesmo já tendo passado pela fronteira entre Tacna e Arica) e por incrível que pareça o ônibus quebrou... Em menos de 10min passou outro da Tur Bus que estava indo pra Calama e fomos todos transferidos. Não era tão confortável mas tranquilo também... Chegamos lá por volta de 7:30 e iam nos colocar em outro busun pra San Pedro 'as 9:30. Enquanto isso fui no centro tentar sacar uma grana e nada, continuava sem funcionar... Nisso o drama acabou sendo compartilhado com os outros passageiros e pra nossa sorte 2 eram funcionários da pousada Incahuasi, que pegou a gente de van na rodovíaria de San Pedro e nos deixou abusar do telefone pra eu poder perturbar o pessoal do Real, da Visa, etc. Minha sorte foi que levei um cartão Master de reserva, mas que não tinha conseguido habilitar pra internacional antes de viajar. Consegui habilitar, fomos ao centro (tem só uns 2 caixas automáticos em San Pedro, de bancos chilenos) e consegui sacar ! Festa na rua, pulamos, teremos dinheiro tranquilo agora pros passeios em SP e pro Salar de Uyuni !!! Uma pena que nessa eu me distraí, demorei a puxar meu cartão de volta e este foi solenemente devorado pela máquina que nunca mais o devolveu... ::putz:: Bom, agora não tem chance pra erro, pq é o dinheiro em mãos e mais só quando chegar na Bolívia, quer dizer, espero...

 

San Pedro é uma cidade pequenina, com ruas de terra, e tudo meio careiro pra quem ainda está com os preços bolivianos e peruanos em mente. No entanto, não difere tanto dos preços encontrados pelo Brasil. Um almoço por lá era uns 4000 pesos, ou seja, uns R$ 15. Preço normal pra quem mora no Rio...

 

Acabamos ficando na Incahuasi mesmo, pois além do pessoal ser super atencioso e prestativo, a pousada era bem limpa, quarto bom, café incluido e bicicletas incluídas também. De tarde chamaram a gente pra ir no passeio do Valle de la Luna, de Marte, ver por-do-sol e ir numas cavernas de sal. Um pouco mais caro que no centro (8000 pesos vs 5000 no centro) mas era um grupo de 6 pessoas só, achamos que valeria a pena e assim foi. Lugares espetaculares e as cavernas de sal de noite, com lanternas, nenhuma empresa em SP faz, foi excelente.

 

Foto - San Pedro de Atacama

upload/galeria/fotos/20100705011022.jpg

 

Foto - Lista de Hoteis/Hostais, preços e facilidades

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Video - Por do Sol no Atacama

 

Dicas:

- Pousada Incahuasi - 20000 pesos pelo quarto matrimonial ou duplo, café, bikes, cozinha liberada, banheiro compartilhado - Calle El Carmen, 132. Desvantagem que não fica no centro de SP, mas são 10min andando ou 2min de bike.

- Nos Valles tem dunas de areia. Há locais no centro que alugam sandboard.

- Muito quente de dia e bem frio de noite.

- Os caixas em Bolivia, Peru ou Chile comem seu cartão e te devolvem só no fim da transação, depois de te dar o dinheiro, o recibo e de vc informar que não quer fazer outra transação. Seja atento, não esqueça ele lá muito tempo senão vupt...

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Domingão pra relaxar e dar umas voltas sem compromisso... Café com calma, pegamos as bikes e fomos dar uma volta. Andamos pela cidade e fomos em direção 'a Pukara de Quitor, uma fortaleza na encosta de um morro. O caminho a partir da parte da cidade onde fica o hostal é um pouco ondulado demais, cansativo. Mas para regressar usamos o caminho que vai dar no centro de San Pedro e esse é bem mais nivelado e tranquilo. Caso queira subir na Pukara e curtir a vista há de pagar acho que 3000 pesos. Não subimos, preferimos continuar pedalando. Há outros lugares possíveis de ir de bike, que é o transporte mais comum por lá. Caso seu hostal não tenha dá pra alugar em algumas lojas no centro, por meio-dia, ou dia inteiro.

 

De tarde contratamos o tour astronômico que começa 19h e é sensacional ! Um francês muito gente boa foi morar no Chile e montou um observatório com diversos telescópios, que são usados sendo controlados remotamente, por pesquisadores do mundo inteiro. O céu no Atacama é incrivelmente limpo, visto que as luzes são distantes e raramente há alguma nuvem no céu, portanto extremamente propício pra essas práticas. Há explicações sobre as constelações, planetas, estrelas, etc, tudo com muito bom humor. 15000 pesos muito bem gastos !

 

Contratamos também pela Atacama Connection o tour dos Geysers do El Tatio pro dia seguinte, por 15000 pesos. Pesquisamos o tour pro Salar, mas não fechamos com ninguém nesse dia.

 

Foto da lua tirada com minha câmera encostada no visor do telescópio

upload/galeria/fotos/20100705013814.jpg

 

Dicas:

- Procure hostal com bike inclusa ou pesquise logo preço de aluguel, muito prático pedalar por lá.

- Tour astronômico = vital ! Acho que foi o passeio mais legal em San Pedro

- Geysers pela Atacama Connection = 15000, foi o mais barato. Além deste preço, há de pagar mais 2000 na entrada do parque.

- Comida em geral é barato, fizemos rango todos dias com 1/3 da grana se coméssemos fora.

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Acorda 4h da manhã que a van da Atacama busca 4:30 no hostal. Frio danado e lá onde ficam os Geysers mais frio ainda ! Chegamos umas 5:30 e fazia -12... Duas meias, duas calças, segunda-pele, camisa, casaco fleece, casaco corta vento, gorro, cachecol e luvas. Tava tranquilo, menos nos pés e mãos, mas enfim... O lugar é bem bacana, e os geysers esta hora estão a todo vapor (trocadilho infame...) !

 

O guia 220V alternando entre inglês e espanhol sabia tudo sobre as formações geológicas das montanhas, dos geysers, de tudo, ou pelo menos enganou muito bem falando com convicção ! Café da manhã incluso e de lá vamos passando em algumas lagoas e em um povoado ali perto. Volta pra San Pedro umas 14h, de bermuda, camisa e com calor...

 

Tiramos o resto do dia pra passear pelo centro e fechamos o tour de Uyuni com a Estrella del Sur. No dia anterior os preços oferecidos foram:

 

Tierra Mistica - 60.000

Estrella del Sur - 65.000

Colque - 50.000

Cordillera Tour - 65.000

 

Um casal brasileiro que encontramos, tinha dito que pagou 55.000 na Estrella e que foi tudo bem. Não conseguimos pechinchar pra esse valor no dia anterior, mas nesse dia o dono tava lá, e como faltavam 2 pra completar o jeep do dia seguinte ele fez por 55. A Colque várias pessoas falaram que tiveram problemas e na rua, saindo da Estrella, encontramos um carioca que tinha acabado de chegar e reclamou pacas da comida e carro da Colque...

 

Foto - Geysers El Tatio

upload/galeria/fotos/20100705020216.jpg

 

Foto - Flyer da Atacama Connection com todos passeios e preços

upload/galeria/fotos/20100708004401.jpg

 

Video - Geysers

 

Dicas:

- Muito frio nos Geysers - capriche nas roupas, mas depois esquenta muito !

- Tem um museu na Calle Le Paige em San Pedro, e muitas lojinhas com tudo que tem direito na Caracoles. O centro de informação turística fica na pracinha por ali.

- Há também o tour das Lagunas Altiplanicas, Laguna Ceja, Salar de Atacama, entre outros. No entanto muitos desses são parecidos com o que se vê no começo do passeio do Salar de Uyuni, que no primeiro dia é puro Parque Nacional da Bolivia. Juntando isso ao problema da grana resolvemos ir logo pro passeio do Salar, mas com tempo e grana é bacana fazer todos passeios possíveis !

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Oi Eluzi,

tubo bem?

 

meu roteiro está bem parecido com o seu.

eu estava com dúvida entre fazer o caminho no sentido horário ou anti-horário.

Você acha que valeu a pena ir pelo anti-horário?

Viu alguma desvantagem?

 

Mais uma vez, obrigado pelas ótimas informações que vc está nos fornecendo.

 

Rodrigo

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Olá Eluzi, muito bom seu relato, vc precisa continuar, está dando dicas importantissimas, estou aguardando o relato do CHILE, estou indo em Setembro, e vou fazer o Atacama e Uyuni tb, só que vou sair de Buenos Aires.

Abraço, Dinha.

 

Oi Dinha ! Tô dando um gás pra ver se acabo logo esse trem, hahaha Tenho lembrado umas coisas e adicionado nos tópicos pra trás, como vídeos e preço de coisas q lembro, aí vou me enrolando mais ainda, hahaha Um dia eu acabo !

 

[]'s

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Oi Eluzi,

tubo bem?

 

meu roteiro está bem parecido com o seu.

eu estava com dúvida entre fazer o caminho no sentido horário ou anti-horário.

Você acha que valeu a pena ir pelo anti-horário?

Viu alguma desvantagem?

 

Mais uma vez, obrigado pelas ótimas informações que vc está nos fornecendo.

 

Rodrigo

 

Fala aí véio ! Cara, essa foi uma grande dúvida antes de ir... Acabei decidindo pelo roteiro anti-horário pelo seguintes fatores:

 

1 - fui praticamente sem roupa pra frio, então ideal era começar em La Paz pra comprar o que precisasse e não congelar no Uyuni (em La Paz msm, Potosi e Atacama é bem frio de noite)

2 - Caso desse algo errado no meio do caminho e a viagem atrasasse eu teria que cortar dias de Potosi/Sucre, e não de Copacabana/La Paz, lugares que eu tinha mais vontade de ir

 

De desvantagem só vi mesmo o preço do passeio do Salar, que é $100 do Atacama pra Uyuni e uns $75, $80, de Uyuni pro Atacama. Aí cê vê pra ti o q vale mais a pena !

[]'s

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