Ir para conteúdo

Itália + Paris: 16 dias – Janeiro de 2018 com muitas fotos e custos.


Posts Recomendados

  • Membros

@Jackson Lincoln Lopes Eu imagino que irei amar, até porque sempre quis conhecer a Itália e optei por ir no verão pois os dias são mais longos, mas eu fiquei com uma dúvida, o Romapass que vc mencionou ter comprado lhe deu direito a transporte publico gratuito durante o uso do mesmo, e isso incluiu metro, trenitália local e ônibus? Pergunto isso pois estou pensando em sair um pouco de Roma e visitar duas cidades de pedras vizinhas, uma chamada Orvieto e  outra chamada Civita di bagnoreggio, e quero checar se consigo ir pra esses lugares com gratuidade. Obrigada!

Link para o comentário
  • Membros

Então @Lulusilveira , o RomaPass pelo que eu saiba não inclui nada da Trenitalia. Tanto é que, nem o trem Leonardo Express (o mais utilizado) para deixar o aeroporto até a estação Termini é incluso no RomaPass. Para pegar este trem são 14 euros. Eu peguei outro trem e fui para a estação Tiburtina que era no bairro onde me hospedei, pagando 8 euros a passagem.

Entrei aqui no site da Trenitalia e vi que esse local onde você quer ir, tem passagens a partir de 7,80 euros para Orvieto. Então, o RomaPass não cobre isso com toda certeza.

 

Entrando no site do RomaPass diz  seguinte:

Is valid on all means of local public transport operated by ATAC (bus, metro A, B, B1 and C and railway lines Roma-Lido, Roma Flaminio Piazza del Popolo-Viterbo, Roma-Giardinetti), within the territory of the Municipality of Rome.

All special connections tpl Atac, the railway lines Trenitalia FL, the connection Tiburtina/Termini/Fiumicino Airport, the connection Trenitalia “No stop” Roma Termini-Fiumicino Airport (Leonardo Express) and all connections to and from Fiumicino Airport are not included.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
  • Membros

@Jackson Lincoln Lopes Que Trip Report bem detalhado. Parabéns!!

Eu estou indo em Março pra lá, vou ficar 14 dias, que dividi em 7 dias em Roma (dividido em dois momentos, no começo e no fim), 5 em Florença (com vários bate-e-volta para o interior da Toscana) e 2 em Pisa.

Queria saber se poderia me tirar algumas dúvidas para me ajudar no término do meu planejamento:

- Imigração: Quando você disse que o oficial só queria ver o bilhete de volta, você mostrou o e-mail de confirmação de reserva da cia aérea, certo? Digo isso pois geralmente não se tem o cartão de embarque dos voos de volta até umas 24h antes do voo.

- Roma Pass: Também estou planejando retirá-lo no ponto do Aeroporto Fiumicino. É que como no site fala que esse ponto fica no desembarque internacional do T3 e eu estarei vindo num voo da Suíça (que é considerado um voo doméstico europeu), fiquei na dúvida de se esse ponto fica fora da área de controle de imigração, onde qualquer um possa acessar.

- Mercado: Você fez compras em algum mercado em Roma? Preços são caros?

- Trens: Você chegou a guardar as malas em alguma estação de trem? Ouvi alguns relatos sobre serem meio caóticas as estações, fiquei com tanto medo de dar problema ao guardar, ou de nem poder guardar mais (ouvi notícias que algumas estações não deixam mais por razões de segurança) que transformei Pisa numa estadia de dois dias (a ideia inicial era montar base em La Spezia, para dali seguir a Cinque-Terre e na volta para Roma largar as malas na estação de Pisa pela manhã e voltar no fim da tarde). Mas acho que não me arrependerei disso, pois tem a dobradinha com Lucca que com certeza valerá a pena.

 

Ahh, um agradecimento especial por confirmar que não valem a pena os audio-guias, nunca os utilizei nos museus que já fui nos EUA e sinceramente nunca me fizeram falta nenhuma.

Link para o comentário
  • Membros

Segunda-feira, 08 de janeiro de 2018.

 

Aspettata più di Venezia. Solo Acqua, ponte e chiesa.

IMG_5318.thumb.JPG.f3a090ac2c7cb5d41fd4b60f9c8709d4.JPG

Venezia: diferente de tudo, igual no todo.

 

Acordamos bem cedinho (mais uma vez) e fomos pela última vez a estação Milano Centrale, próximo das 06h30. Nosso trem seria para Venezia, onde passaríamos duas horas dentro do Trem, parando em Bréscia, Verona, Vicenza e Padova, antes de chegar a Venezia.

Não paramos em Venezia Mestre, e sim Venezia Santa Lucia, já fora do continente. Neste trajeto de trem conhecemos um casal de brasileiro que coincidentemente compraram as passagens de frente para as nossa, estávamos naqueles vagões onde tinham as mesinhas. A Emily, que conhecemos mora na Itália há 20 anos, e conversamos muito sobre a situação do país.

IMG_20180108_170124201.thumb.jpg.925d77b9cba9415359cbda3784c42628.jpg

Estação Venezia Santa Lucia

 

Nos ajudaram, nos deu dicas de italiano, enfim foi bem legal conhecê-los. Tinha reservado pelo Booking o hotel Il Mercadante di Venezia, que ficava mais ou menos 300 metros de distância da estação. Como estávamos com malas (e a maior delas não era mala de rodas giratórias) foi um alívio saber que estávamos tão perto do hotel. Logo nos binários, tem uma saidinha pela lateral nesta estação Santa Lucia onde não é pela saída principal (que são escadarias), utilize esta saída caso tenha malas, pois é uma rampa de acessibilidade.

IMG_5357.thumb.JPG.0709f321e6ceb25ef01b70f7b9caafed.JPG

Basílica Simeone Picollo. Primeira coisa que você vê quando sai da estação de trem.

 

Logo que deixamos a estação o que mais tinha em Venezia eram aqueles caras que te pedem para carregar as malas, lógico que o serviço é pago. Eu jamais gastaria um euro com isso. Nosso hotel era um dos becos, o segundo beco (via) que a esquerda da estação. Confesso que comecei a ficar assustado com os locais da proximidade do hotel, de ser muito velho, pequeno e estranho. Mas, eu tinha escolhido esse hotel pelo preço (claro) e porque no Tripadvisor tinha lido que havia uma recepcionista que falava português. Por azar, em nossa chegada a Fabíola que fala português, não estava trabalhando pela manhã. Mas fomos super bem atendidos. Eram 10 da manhã, e já deixaram fazer o check-in e tudo mais. O hotel era maravilhoso. Velho, mas grande, espaçoso. Tínhamos duas sacadas em duas janelas. Cama grande, banheiro grande e novo. Frigobar. O café da manhã deixou um pouco a desejar, mas o resto era excelente. Super indico a quem vai a Venezia. Fiquem no hotel Il Mercadante di Venezia. Luxo não terá, mas tudo é limpinho e o atendimento é de primeira. Não me lembro de ter elevador neste hotel, mesmo com malas grandes, no meu modo de ver isso não foi um problema. Talvez alguns se importa com isso, eu não, estava na Itália, em Venezia.

 

IMG_20180109_090536873.thumb.jpg.ed3af3d4844770b6f872829254f707f6.jpg

Entrada do Hotel Il Mercadante di Venezia: atendimento em português.

Logo que saímos já fomos nos perdendo. Por alguns minutos eu esqueci o Google maps e segui os conselhos: se perca em Venezia. Nos perdemos mesmo. É quase impossível não ser perder. A única coisa que fiz (no segundo dia lá) foi ir a praça San Marco pelas plaquinhas das ruas. Conseguimos!

IMG_20180108_110642384.thumb.jpg.bdeef0dbfbbf5f7d8580efe7b4bb6824.jpg

Alguma das dezenas de igrejas de Venezia.

 

Estávamos sem rumo, apenas conhecendo e apreciando os becos, vielas, canais, pontes. Venezia é isso. Ponte e água, água e ponte. É diferente de tudo, mas é tudo muito igual. Um dia inteiro lá acredito que seja suficiente. Não fomos em nenhuma das ilhas. Alias, Venezia, Monza, Imola e Bologna foram as cidades que não utilizamos transportes públicos. Para um barco (vaporetto) de 90 minutos eram 7 euros. Se não me engano 20 euros daria direito a 24 horas de vaporetto.

IMG_5365.thumb.JPG.7c4d7028cb045bc9d1274926fece0de9.JPG

Nos dois dias em Venezia passamos pela Piazza San Marco umas 8x. Esperava mais deste local: cheio de pombos e camelos.

 

La pelas 13h00 encontramos novamente os conhecidos brasileiros e fomos almoçar. Um rapaz na porta do restaurante nos convidou para entrar em português. Claro que caímos na isca né. O bom é que o cardápio era todo em português. Pedimos uma garrafa de vinho, carinha por sinal, mais ou menos 25 euros, mas como estávamos em quatro ficou acessível. Foi um dos poucos locais em toda a viagem que vimos o restaurante lotar e continuar lotado sem mesas para as pessoas entrarem. Assim que saímos, logo chegaram outras pessoas. Eu indico este restaurante: Trattoria al Leoncini.

IMG_5465.thumb.JPG.521aa46e400d6b1271dc86e884b2da22.JPG

A noite começa a surgir em Venezia.

 

Uma outra reflexão aqui: li muito antes de viajar sobre onde comer na Itália. Osteria, Tratoria e Restaurante. Locais próximos ou distantes dos monumentos turísticos. Vamos lá! Não senti diferença alguma de preços entre osteria, tratoria e restaurante, sinceramente para mim todos os preços era parecidíssimos. É claro que você vê o o nível do restaurante pelas mesas, garçons, tamanho, decoração. Também não vi tanta diferença de preços em locais próximos a pontos turísticos e mias distantes, mais uma vez, claro, o nível do restaurante. Tem restaurante que não é para o nosso bolso. Eu por exemplo, não vou pagar 15 euros em uma pizza em qualquer restaurante italiano, já é nítido que é um restaurante mais luxuoso e para outro tipo de público, sendo que em restaurantes normais a pizza variava de 6 a 10 euros. esse restaurante que almoçamos em Venezia era ao lado da Piazza San Marco e os preços dele era mais ou menos iguais a restaurantes do mesmo nível próximo ao nosso hotel e em em outros pontos mais afastados de pontos turísticos. O mesmo vale para osteria, pensava que seria o mais barato, mas não foi isso que vi.

IMG_20180108_184914527.thumb.jpg.8326b5ec71d6881fd4c62df5e3370f09.jpg

E tinha café brasileiro na Itália.

 

Voltamos ao hotel e fomos passando por vários locais que já tinha visto pela internet e outros que não imaginava. Passamos por uma das principais vias que era a “strada nuova” tipo um calçadão que daria acesso a estação Santa Lucia e no terminal rodoviário também.

Ali encontramos vários mercadinhos da rede italiana Coop. Ali também havia McDonalds, Burger King, Subway. Pensava que Venezia teria preços exorbitantes por ser tão turística, mas não. Normal. Nada muito alto, nada baixo. Achei os preços das comidas na Itália iguais em todos os locais. Sem vinho, para duas pessoas dava para se alimentar com 27 euros, normalmente 10 de um prato (x2), coperto em média 2 euros (x2) e uma água na casa dos 3 euros. Com o vinho, geralmente a jarrinha de meio litro do vinho da casa era mais 6 ou 7 euros. uma garrafa saia a partir dos 12 euros (750ml).

IMG_20180108_140903678.thumb.jpg.210cb7c8c38b1b79a17fcfb74103ff30.jpg

O tempo colaborou no primeiro dia: nenhuma gota de água. Temperatura na casa dos 8ºC.

 

Andamos e andamos mais e jantamos em um restaurante que pensávamos ser italiano, mas era de um chinês.  Tudo no restaurante era italiano, a atendente, o caixa e o garçom. Inclusive o nome, era alguma tratoria, confesso que não anotei o nome. A comida estava muito boa.

Fomos para a parte da cidade até onde os carros e ônibus chegam e passamos pela ponte mais moderna de Venezia. Logo depois disso fomos ao hotel e dormimos.

Gastos do dia:

€39,90 – Trenitalia: Milano/Venezia – Comprado no Brasil.
€141,00 – Hotel Il Mercadante di Venezia – Comprado no Brasil.
€50,00 – Almoço – Dinheiro.
€5,00 – Mercado – Dinheiro.
€38,00 – Jantar – Dinheiro
€ 6,00 – Sorvete – Dinheiro

Total: € 279,90.

Terça-feira, 09 de janeiro de 2018.

Era o dia que a Niceia mais esperava, dia de andar de gôndola. Tentamos encontrar algum gondoleiro que falava português, mas não os encontramos, mesmo pedindo referência ano hotel. Só para variar, andamos por toda Venezia!

Passamos por Santa Croce, Dorsoduro e Accademia, chegando a Punta della Dogana e a Basílica di Santa Maria della Salute. Passamos por vários lugares residenciais, com moradores nativos, escolas e alguns locais que faziam as gôndolas. Bem legal. Poucos turistas estavam por ali, apenas um grupo com um guia. Um ou outro gato pingado como nós estava ali.

IMG_5361.thumb.JPG.d83db0cf47694a681618868a90fb9e44.JPG

Mais uma Basílica: São Paulo Futebol Clube? ;)

IMG_5412.thumb.JPG.01a954c8f2743b41e4df98f1f52da4c4.JPG

Basílica Santa Maria della Salute.

 

IMG_20180109_113654515.thumb.jpg.fba2e725d3e6a1cc8fad06145e482f01.jpg

Interior da Basílica di Santa Maria della Salute: esta não paga para entrar.

Voltamos por outro caminho com ajuda do Google maps, começou um leve chuvisqueiro. Nos escondíamos conforme aparecia partes cobertas. Almoçamos ao lado do hotel que estávamos hospedados, pois tinha a Osteria al Cicheto. Local bem legal, pequeno e que muitos nativos de lá comem.

IMG_20180109_123922277.thumb.jpg.06a0be03e3f00b34fe63a5d407a5c585.jpg

Mais da gastronomia italiana.

 

Venezia é cansativo da forma que fizemos, mas penso que é a melhor forma de conhecer tudo. Acredito que andamos em uns 20% de todos os becos, ruelas e canais. Andamos pra caramba mesmo. Ai, descansamos um pouco a tarde. Lá pelas 15h saímos em busca da gôndola. Fomos próximos da Ponte Rialto, pois lá tinha muitos gondoleiros. Os preços são tabelas um passeio de 25 minutos durante a luz solar são 80 euros. Após as 19h, o valor aumenta se não me engano para 120 euros. Já tinha ouvido falar que os gondoleiros são meio xaropes. Fomos até San Marco ver como estava o movimento das gôndolas e praticamente sem ninguém. Esqueci de mencionar que Venezia era das cidades turísticas que fomos, a que menos turistas tinha. Realmente estava deserta. Para nós, achamos muito bom. Voltamos a Ponte Rialto para encontrar um gondoleiro.

IMG_5396.thumb.JPG.f496b22d55373e28f53f7d66a2312bba.JPG

Fabricação de gôndolas em Venezia.

Tinha a opção de dividir a gôndola com outras pessoas. Até poderíamos fazer isso caso encontrasse algum brasileiro que topasse, mas o momento era nosso também né, então, resolvemos ir só nós dois.

O passeio não demorou nem 25 minutos e tínhamos que pagar antes. O gondoleiro falava um pouco de espanhol,  mas pedi para ele falar em italiano mesmo. Ele ia falando algo de alguns locais e em determinado momento arriscava cantarolar.

IMG_5450.thumb.JPG.4e67114e50bb9c49b8b6bde22125ca8f.JPG

Essa não precisa de legenda...

 

Sobre o passeio de gôndola: fui por conta que era um sonho da Niceia. Eu mesmo não fazia questão nenhuma de ir. Fui por ela, assim como ela foi no jogo por mim. É aquilo, um cede aqui e outro cede ali. Mas assim, talvez para a mulher a gôndola tem aquela magia, talvez para o homem não tanta. Acho muito dinheiro para tão pouco tempo e algo meio sem graça.

IMG_20180109_164726346.thumb.jpg.6008f0931df86aad3d826ae224c281cb.jpg

No final da tarde fomos agraciados com o por do sol na Ponte Rialto. O pessoal vai em peso para lá ver o sol indo embora.

 

Andamos pelo grande canal e por canais pequenos próximo a Ponte Rialto. Logo na sequencia andamos mais e mais e passamos no mercado comprar salames e queijos para comer com um vinho que comemos. Também comemos um pedaço de pizza que vendia próximo ao hotel em um fast food chamado QB (Quanto Basta) que também era sorveteria. O atendente sabia falar algumas gírias em português e era super animado. Bem legal e a comida era boa e baratíssima. O pedaço era grande, não era um pedacinho qualquer, por 2,5 euros.

IMG_20180109_173906618.thumb.jpg.b6eeba9903542d68d9d7967a21dc3b50.jpg

Escolhendo os frios no mercado.

 

Levamos os pedaços de pizza par ao hotel junto com os queijos, salames e vinho. Então, já sabem que fizemos nossa ultima refeição em Venezia dentro do quarto do hotel.

Gastos do dia:

€39,00 – Almoço – Dinheiro.
€80,00 – Gôndola – Dinheiro.
€9,50 – Mercado – Dinheiro.
€5,00 – Pizza – Dinheiro.

Total: € 133,50.

IMG_5453.JPG

Prêmio após um dia com alguns chuvisqueiro.

 

  • Gostei! 4
Link para o comentário
  • Membros

Fala cara, obrigado! Espero que ajude você e os demais que estão indo.

Imigração: exatamente isso. Só imprimi no site a passagem de volta como as cias aéreas ou agencia de viagem mandam o "bilhete" o que importa é ter o código localizador e o número do bilhete, caso o fiscal da alfandega queira conferir com as cias.

RomasPass: Então, o escritório deles fica logo na saída (ou entrada) do aeroporto. Qualquer um tem acesso seja pela rua ou vindo da estação de trem.

Mercado: Em Roma foi onde menos fiz compra, mas era onde tinha os menores preço. Olhe isso, 950 gramas por 25 reais. Não sei exatamente o que você deseja comprar no mercado, mas como disse tem vinhos a partir de 1,7 euros... Lanches a partir de 2 euros... Salgadinhos a partir de 1 euro. Agua de 1,5L a partir de 30 centavos de euro... Eu achei o mercado muito acessível (mesmo fazendo as contas em reais). Carne é o mais caro. Yakult também é caro (para nós) na europa, 3 euros... Macarrão barrilla de 1kg é 70 centavos de euro. Biscoitos a partir de 1 euro. Não sei se você vai em dois ou sozinho. Mas, caso for em dois, onde as refeições saíram na casa dos 30 euros, você faz uma compra para 4 dias no mercado com este valor. Aqueles queijos que no Brasil você paga 20 reais em 100gramas, lá pagava 1 euro. Pão francês (baguete) 70 centavos de euro.

IMG_20180103_192241119_BURST001.thumb.jpg.0b68b2e28c7bc1c9c932811bfefabc69.jpg

 

Estações: Velho, é complicado. Digo, é complicado a opinião das pessoas. Eu moro no Brasil e em uma cidade onde tem muitos problemas de infraestrutura (Ponta Grossa/PR) e olha que moro no "poderoso e belo" sul do Brasil. Onde tudo é "lindo, maravilhoso e funcional". Eu achei as estações ótimas. Como disse, Roma Termini é meio loucura, mas é A estação da Itália né.
Utilizei sim para guardar as malas. Em Bologna. São 6 euros por mala para 5 horas. A partir da 6ª hora, é um euro por hora por mala. Deixamos duas malas das 09h às 16h. Foram 16 euros. Eles pedem passaporte, colocam uma fitinha e levam lá para dentro. As estações são super tranquilas e seguras. Minhas malas voltaram do mesmo jeito que deixei.

Não são todas estações que tem o serviço, entra aqui no site da Trenitalia que mostra:http://www.trenitalia.com/tcom/Offerte-e-servizi/Il-servizio-portabagagli-in-stazione Mas, por ex... aí no site diz que não tem o serviço em Bologna e tinha.
Qualquer coisa, pergunte aí @ricardo.barros 

  • Gostei! 2
Link para o comentário
  • 2 semanas depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...