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Jackson Lincoln Lopes

Itália + Paris: 16 dias – Janeiro de 2018 com muitas fotos e custos.

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É verdade que Roma se fala várias línguas, mas no resto do pais sobretudo Napoli,apenas italiano? 

Esse ingresso de 56 euros no Vaticano dá direito a visitar o que?

Como é esse Roma Pass?Comprando pela net não tem que ser roubado no IOF?

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@D FABIANO

1 - Não fui a Napoles, Fabiano. Sempre ouvi que o sul é menos desenvolvido e tal e que se fala menos inglês. Mas, acredito que comércio (lojas importantes. Importantes, não apenas caras), atrações e estações ferroviarias falam inglês sim.

2 - Esse ingresso do Vaticano de € 28 por pessoa deu direito a ter prioridade na entrada e áudio guia.

3 - RomaPass tem 48 horas ( € 28,50) e 72 horas ( € 38,50).

Optamos pelo de 72 horas já que ele te oferece 72 horas de transporte público "gratuito" por 3 dias e mais 2 atrações inclusas, no caso as nossas foram o Coliseu e o Castelo Sant'Angelo. Só de ingressos cada um gastaria € 28. Não perdemos nenhum minuto em nenhuma das duas atrações. Além disso, o RomaPass te dá desconto para entrar em todos os museus de Roma. Eu acredito que vale e valeu muito a pena para nós. Já vi pessoas dizendo que não vale a pena. Penso que vai de cada um.

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Quinta-feira, 04 de janeiro de 2018.

Milano! Quanto sei elegante?

Conforme no final do relato de Roma, fomos a Trevi, tiramos fotos e voltamos para o hotel em torno das 08h00 da manhã. Ficamos uma hora lá no café, porque nosso trem seria apenas as 12h20. Fomos para o quarto, arrumamos as coisas e check-out feito, fomos a Termini.


Fizemos varias trocas de metros na estação Termini nestes três dias, no entanto, não fomos nenhuma vez para a área dos trens. Então fomos um pouco mais cedo. Chegamos na estação próximo das 10h00 e ficamos esperando, esperando, esperando...esperando mais. Detalhe, no chão. Percebi que na Itália nas grandes cidade não tem bancos nas estações, acho que justamente para diminuir o fluxo de pessoa. É muito fácil pegar os trens na Itália. Foi minha primeira experiência. Iria de Roma a Milão, no entanto, o trem que pegaria seria de Nápoles a Torino. Então, importante olhar o número do trem, não o destino final. No telão, não dizia que meu trem iria para Milano e sim Torino. Binários são as plataformas, como eles as chamam lá. Termini tem se não me engano 24 binários e 5 portões para entrar. No telão também aparece em qual portão você tem que entrar. Geralmente eles dividem tipo: Portão A (binário 1 a 5), Portão B (binário 6 a 10)...

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Milano Centrale: painel com o horário dos trens.


Os trens de viagens distantes costumam ser bem cheios e também os usuários levam muitas malas. Estávamos com três malas. As duas de “mão” colocamos sobre nossa cabeça no “bagageiro”, mas a grandona colocamos em um lugar especifico no fundo do nosso vagão. A toda hora passa avisos na TV do trem para cuidar da sua bagagem que eles não se responsabilizam por roubos. Então, fique de olho e seja esperto: entre rápido no trem para encontrar lugar com espaço para colocar bagagens grandes. Teve gente que entrou e não encontrou lugar, ficou pelo meio do corredor mesmo. Ai quando passava o serviço de bordo, era um transtorno.

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Estação Milano Centrale.

 

Como disse na introdução deste tópico, os trens não atrasam. Um ou outro que aparecia no painel alguns poucos minutos de atrasos de 5 ou 10, no máximo. A viagem de trem foi fantástica. Nada a reclamar. De Roma a Milano paramos em Firenze e Bologna para descer e subir gente. O trem saiu exatamente as 12h20 como estava no bilhete (como compramos pela internet não foi preciso covalidar as passagens, caso comprasse lá na hora, mesmo no guichê oficial da Trenitalia, seria preciso).
As 15h40 chegamos a Milano Centrale, esta com certeza a estação de trem mais bonita que vi em toda a Itália. Em Roma estava um friozinho gostoso. Um frio como se faz em Ponta Grossa/PR (cidade na qual moro e trabalho) durante o inverno. Em Milano, a história era outra. O frio era outro! Próximo das 16h estava 5º C, não tinha sol.

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Estação Milano Centrale.

Nosso hotel seria o Íbis Milano Centro. Os recepcionistas falam francês, inglês, alemão, espanhol, chinês e italiano, claro! O português? Sem chance, mas mistura-se italiano com inglês com espanhol e tudo se resolve. Da Milano Centrale até este Íbis, são mais ou menos 12 minutos de caminhada com malas. Descansamos um pouco e logo saímos. Percebi que ali na região central existem muitos “tran” (bondinho) que circulam junto com os carros nas ruas.

 

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O belo Duomo di Milano.

 

Como Milano não tem muitos pontos turísticos fomos direto ao Duomo, assim conheceríamos as ruas da cidade e a principal atração da cidade. Os milaneses são realmente o povo mais elegante da Itália. As pessoas se vestem muito bem. O frio estava pegando. No caminho vimos um acidente entre um bondinho e um carro que faz transfer para um hotel. Passamos por um parque e por avenidas com grandes lojas. Chegando próximo ao Duomo tinha muito movimento nas ruas, mas nada comparada a Roma.

 

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Galeria Vittorio Emanuelle II

 

Antes do Duomo, avistamos o quadrilátero história da Galeria Vittorio Emanuelle. Entramos e só olhamos, claro. Qualquer coisa ali era próximo dos 2 mil euros. Bolsas da Louis Vuitton, camisetas caríssimas da Ferrari, Prada, enfim. Tinha alguns restaurantes ali com preços acessíveis, nada de assustador. Poderíamos ter comido ali mesmo, mas queríamos ver o Duomo e fomos na piazza del Duomo. Ficamos ali alguns minutos admirando o belo monumento. Jantamos com vista da lateral do Duomo em uma das muitas calçadas cobertas por ali, como se fosse uma galeria. Há muito o que comer neste canto de Milão, quase tudo massa, lógico.

 

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Jantinha: Pasta!

Encontramos um Carrefour Express por perto para comprar água. Uma coisa que esqueci de falar sobre Roma. Em nenhuma fonte bebemos água das bicas. Em Milano também não e em canto nenhum. Eu sinceramente senti um gosto ruim das fontes. Bebemos água das garrafas normal. Comprávamos no mercado todos os dias água de 1,5 ou 2 litros. Custava em média de trinta a sessenta centavos.

 

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Modernidade em Milano.

 

Como fomos a pé, voltamos? A pé também. Fomos conhecendo a cidade mesmo. Quanto mais andávamos pela Itália, mais no sentíamos seguros. Não encontrávamos pessoas de cara feia pedindo ou querendo seguir. A sensação de segurança era incrível. Não tinha hora. Observamos policiais em todos os cantos e sempre perto dos monumentos históricos o exército estava presente.

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Ainda no clima de Natal!

 

Ah, vale um ressalva que nesta hospedagem que tive no Íbis em Milano, eu utilizei 6000 pontos Accor Hotels Le Club. Então, consegui 120 euros de desconto. A cada 2 mil pontos, você consegue 40 euros em desconto.

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Loja da Ferraro no quadrilátero histórico de MIlano.

€213,00 Hotel Delle Province – Dinheiro.
€79,80 – Trenitalia: Roma à Milão – Comprado no Brasil.
€133,20* – Hotel Íbis Milano Centro – Comprado no Brasil (*Pontos Accor Hotels)
€34,00 – Jantar – Dinheiro.
€3,50 – Carrefour Express – Dinheiro.
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Total: €463,50

 

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Sexta-feira, 05 de janeiro de 2018.

Torino, che freddo!

Dia de acordar cedo em Milano. Depois de saborear o ótimo café da manhã do hotel Íbis Milano Centro e encontrar vários brasileiros neste local, fomos rapidinho a Milano Centrale, pois nosso trem era para Torino às 07h40. Chegamos com apenas 10 minutos de antecipação na Milano Centrale, mesmo sendo grande, não é a loucura que é Roma Termini. Lembra que disse que apenas uma vez o trem atrasou em nossa viagem? Pois bem, foi nesse trajeto Milano/Torino. O trem saiu as 07h55. Este trem faria a mesma rota da nossa viagem. Já estava lá no binário parado. Não entendi o porque da demora. Mas enfim, fomos. A viagem até Torino tem duração de 1h50. Como o trem atrasou, no meio do caminho o maquinista ganhou um pouco de tempo acelerando mais o trem. Chegamos apenas 5 minuto atrasados e paramos na estação Porta Sussa, segunda estação de trem mais importante de Torino. A maior e mais importante é a estação Porta Nuova.

 

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Chiesa di Santa Cristina e San Carlo Borromeo

 

Se em Milano estava frio, em Torino estava bem pior. Com certeza o lugar mais frio de toda nossa viagem pela Europa. Chegamos lá com 3º C e a noite fomos embora com praticamente zero graus, mas a sensação termina era de menos, pois estava impossível ficar sem gorro na rua. Nos lugares internos, estava tranquilo.

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Frio pra caramba em Torino.

 

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Na Itália ainda existem muitos postos da Esso. No Brasil todos viraram Shell/Cosan.

 

Tínhamos nossa agenda cheia em Torino, infelizmente não pudemos conhecer quase nada da cidade. Vi pela internet vários lugares legais para se visitar. Mas ficar fora (na rua) também seria difícil com tanto frio. Nosso primeiro destino seria o Allianz Stadium, bem ao norte da cidade. Ainda na estação Porta Sussa, compramos o bilhete integrado para turista de 24 horas por cinco euros. Podíamos andar de metro, ônibus e tran. Realmente achei bom o preço de transporte tanto em Milano quanto em Torino. E usamos esse bilhete heim! A primeira vez que usamos foi lá na estação mesmo onde passa o metro e fomos até a estação Masaua. De lá, entramos na circular 72 que nos deixou uma esquina antes do grandioso estádio da Juventus. Tivemos que dar a volta em torno de todo o estádio para entrar. Já era mais ou menos 10 da manhã. Perdemos um pouco de tempo esperando o ônibus e para fazer o tour no estádio, que seria as 12h00. Antes do tour, visitamos o museu da vecchia signora. Para quem ama muito futebol como eu, foi super legal. O estádio que vejo todo domingo na ESPN e Fox Sports, lá estava eu. Dentro dele.

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O moderno e belo Allianz Stadium

 

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Inevitável não mostrar esse escudo aos italianos né!

 

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The Champiooonnnsssss!

 

O tour poderia ser todo inglês, mas falei para o guia que eu compreendi ao italiano melhor (e é verdade mesmo). O tour também demorou pra caramba, foi uma hora exata. Passamos por vestiários, sala de imprensa, fisioterapia, camarotes Vips, e claro o campo (não podendo pisar na grama).

Quando saímos do estádio, caia uma fraca garoa que ajudava a congelar mais ainda. Por sorte eu estava com um meião de futebol (desses de jogar mesmo) e uma meia sobre ele, como faço quando jogo. Minhas pernas estavam bem aquecidas. Saímos do estádio e logo pegamos a mesma circular 72 para a estação Massaua. Entramos no metro novamente e fomos ao centro comer.

Já eram 14h30 quando almoçamos. Almocinho simples e fraco, pedaço de pizza. Não podíamos perder tempo. As 18h40 nossa passagem de retorno a Milano estava em mãos, não podíamos perder. Entramos no metro e fomos até o Museo dell’automobile di Torino. Realmente seria um tiro no escuro. Tinha visto pela internet sobre o museu e vi que tinham carros de Fórmula 1. Isso me interessava. O que eu não sabia, é que minha mulher e eu estávamos a beira de entrar em um dos museus mais legais de toda a viagem.

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Algumas das Ferraris no museu do automóvel de Torino, mas tinha muito mais F1...

 

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...como esta Lotus do Ayrton Senna da inesquecível primeira vitória dele em 1985.

 

O museu é interativo, tem carros de todas as épocas e de todos os tipos. A visita não é guiada. Você pode ficar o tempo que desejar lá dentro. Todas as salas são contextualizadas com época e fatos, não se tem apenas o carro lá parado. Estava morrendo de medo da Niceia não gostar, mas ela adorou.

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Palazzo Madama.

 

O museu fica na última (ou seria primeira?) estação de metro, Lingotto. Mais ou menos uns 8 minutos da estação Porta Nuova. O metro de Torino é novinho, curto e pequeno. Não é como esses metros de São Paulo, Rio, Roma, Paris que cabem varias pessoas. São pequenas, poucos vagões e cabe poucas pessoas sentadas. Eles são estreitos. Você não vê os trilhos, pois tem uma espécie de portas que te impedem de ter acesos aos trilhos. As portas desta estrutura abrem e chega o metro para você entrar nele. Bem seguro. Sem chance de suicídio por ali.

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Torino também estava no clima de Natal. Árvores bem legais na Itália.

 

Descemos na estação Porta Nuova as 17h. Ainda não tínhamos visto nada de atração da cidade. Eu iria no museu egípcio e tiraria o museu do automóvel, ainda bem que não fiz isso. Pois eu amo carros e corridas. De frente a estação Porta Nuova, fica a principal rua de Torino, a Via Roma. Todas as lojas famosas da Itália e do mundo tem nesta rua. O mais legal dessa rua é que as calçadas são todas cobertas, pois é como se estivesse andando embaixo de prédios.

Fomos até a principal estação de Torino, mas só passamos na frente e tiramos algumas fotos: Mole Antonelliana, onde fica o museu nacional do cinema italiano. Voltamos pela Via Giuseppe Verdi (também toda coberta) pois aquele chuvisqueiro continuava. Por sorte, todas essas calçadas eram cobertas.

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Mole Antonelliana: cartão postal de Torino.

Chegamos a um monumento histórico: Armeria reale, um museu com muitas armas, mas não entramos. Só na frente. Não tínhamos tempo. Queria ir ao Duomo di Torino também (ou cattedrale metropolitana di San Giovanni Battista), que não é tão espetacular como em Milano e Firenze, mas faltou tempo. Era tão pertinho dali, mas não fomos. Uma pena.

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Armeria reale - Torino.

 

Na volta pela Via Roma vimos uma loucura em todas as lojas. Tinha começado o Saldi em Torino naquele inicio de noite. Já eram 18h. vimos uma Zara lotada de gente. E a Niceia quis entrar. Estávamos a uns cinco minutos a pé da estação de trem. Combinei com ela de 18h20 estar no caixa da Zara, pois tinha muita, mas muita gente mesmo. Uma doidera. Consegui umas camiseta bem baratas por 7 euros. Realmente roupa vale muito a pena na Itália.

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Via Roma (sentido centro histórico/estação Puorta Nuova).

 

Fomos a estação e como tínhamos comido pouco, comprei alguns cornetos no McDonalds da estação. O trem saiu rigorosamente as 18h40. Em nosso vagão, só nos dois. Depois os funcionários (um casal) da Trenitalia chegou e sentou perto de nós. Não conversamos, estava com medo de ser muito fraco em meu fraco italiano.

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Stazione Torino Porta Nuova

 

Chegamos em Milano as 20h30 e as 21h00 já estávamos no hotel tomando banho. Ainda tínhamos que jantar, pois o almoço foi fraco e comi alguns salgadinhos San marco (muito bom, melhor que Elma chips).

Aquela garoinha chata de Torino também nos acompanhava em Milano. Quase 22h e nós andando pelo bairro do hotel em busca de um restaurante. Muita coisa chinesa e tailandesa mas queríamos um típico italiano nesta noite. Depois de andar uns 15 minutos e já estarmos indo em direção ao hotel, encontramos um restaurante tipicamente italiano chamado de One Way della speranza.

Atendimento maravilhoso! Preço normal da Itália! Som na altura ideal. Comida espetacular. Escrever esse relato está me dando mais fome do que saudade de viagem, aliás, saudade da comida italiana. É tudo de bom. Como comemos bem nessa viagem. Tinha lido muita coisa a respeito que no norte da Itália sobretudo em Milano, as comidas seriam mais caras, sinceramente achei o mesmo preço que em Roma. Em Torino, o pouco que vimos, idem.

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Menu do restaurante.

 

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Jantar maravilhoso: gnocchi di pomodoro + patate frite + risoto gamberetti.

 

Chegamos um pouco tarde no hotel, quase meia noite. Estávamos em um ritmo alucinante dormindo pouco todos os dias para aproveitar. Sem sono fomos no hall do hotel na internet, pois a internet nos hotéis italianos achei bem fraca. Voltamos para o quarto quase uma da manhã. Não tínhamos compromisso na parte da manhã, apenas visitar o Duomo, mas nada de horário marcado. Então, iríamos acordar mais tarde um pouco. Um pouco.

Gastos do dia:

€10,00 – Metro de Torino – Dinheiro.
€38,80 – Trenitalia: Milano/Torino/Milano – Comprado no Brasil.
€8,50 – Almoço – Dinheiro.
€44,00 – Juventus Stadio e Museo – Dinheiro.
€24,00 – Museo dell’automobile – Dinheiro.
€5,00 – McDonald’s – Dinheiro.
€33,50 – Jantar – Dinheiro.
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Total: €163,80

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Sábado, 06 de janeiro de 2018.

Giorno del gioco! Milan sempre per te!


Acordamos um pouco mais tarde, primeiro dia da viagem, afinal nos outros oito dias anteriores estávamos acordando cedo. Não acordamos muito tarde. Próximo das oito da manhã. Depois do café saímos em direção do Duomo. Naquele primeiro dia apenas passamos na frente a noite, hoje, era dia se subir até o topo dele. Na Itália sempre as informações e vendas de ingressos ficam próximo das atrações, nunca dentro delas ou em barraquinhas.

 

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No teto do Duomo.

 

Compramos o ingresso que daria direito para subir no topo/telhado/teto, como preferirem. Estava meio úmido, todo cuidado era pouco, por mais que fosse seguro, era melhor ir com calma e cuidado. Em Roma vimos um chinês se contorcendo de dor após torcer o pé no fórum romano (eu vi ele caindo) e no Vaticano uma senhora caiu naquelas famosas escadas em espirais e foi atendida por três médicos. Para nossa viagem continuar tranquila, fomos com calma. Ficamos mais ou menos uma hora ali em cima. Havia inclusive grupo de brasileiros com guia em português. Até escutei um pouquinho das informações.

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Detalhes da arquitetura gótica do Duomo.

 

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Detalhes da imagem no topo do Duomo. Como disse antes, alguns monumentos sempre em obras.

 

Milano com certeza foi a cidade da Itália que mais encontramos brasileiros. Tem uma visão panorâmica da cidade muito bacana lá no teto da catedral, o tempo estava nublado e tinha um pouco de nevoa, então não era possível ver locais tão distantes.

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Vista para o lado residencial de Milano.

Ah, nesse dia optamos por comprar o bilhete de transporte urbano como em Torino, valido por 24 horas, podendo usar circular, tran e metro. Diferente de todos os metros da Itália, de Santiago, de Paris, de São Paulo e do Rio (locais que já usei o metro), em Milano você precisa ter o ticket do metro para sair das catracas, ou seja, se você não guardar o bilhetinho, você terá problemas para sair das estações. Para nós não era problema, pois estávamos com o bilhete de 24 horas, então não iríamos jogá-lo fora mesmo. Vi muita gente utilizando o bilhete normal de um metro apenas e jogando o ticket no chão após sair da estação. Lá também tem gente sem educação, em menor quantidade, claro. Mas tem.

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Piazza San Siro nas proximidades do estádio.

 

Como nós fizemos o café da manhã lá pelas 9 da manhã, não almoçamos. Ficamos vendo algumas lojas ali perto da piazza del Duomo e la pelo meio dia fomos ao San Siro assistir o jogo do Milan.

Tentei comprar o ingresso pela internet de todas as formas, pois poderia escolher o lugar e economizar 10 euros comprando antecipadamente. Não sei o que acontecia que o cartão não passava. Liguei no Santander (ainda no Brasil) e não resolvia meu problema. Dizia que a data de validade do cartão estava incorreta, mas comprei ingressos para o Louvre e para a Torre Eiffel pela internet no mesmo cartão, com a mesma validade. Não sei o que houve, se era o site ou o que. Enfim, comprei na bilheteria do estádio, ou melhor. Quase.

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Todo feliz por pensar que entraria no estádio San Siro.

 

Chegamos no estádio exatamente às 12h45, um pouco mais de duas horas antes de começar a partida do Milan contra o Crotone válida pela 20ª rodada do campeonato italiano. Olhei o estádio por fora, lindo, maravilhoso, comprei um cachecol do Milan e as 13h abriram os portões para dar inicio a entrada dos torcedores. Fomos a bilheteria. Até chegar na bilheteria inúmeros cambistas queriam vender ingressos. Claro que não comprei né (na Argentina um ano antes comprei de cambista e deu tudo certo, mas jurei a mim mesmo que não faria mais isso). Na bilheteria pedi dois ingressos, escolhi o lugar e tal. Quando “Il tuo documento per favore, il passaporto”. Cara, gelei na hora. Disse “senza passaporto”, por sorte estava com minha identidade do Brasil (expedida em 1997, quando a foto era preta e branca e tinha muito cabelo, mas com cara de criança) ele foi a um superior dele e com muita conversa viu que éramos turistas, ok, liberaram. Respirei aliviado. Mas ai veio o problema. A Niceia não estava nem com a identidade dela. Resultado? Não podemos comprar. A Niceia perguntou se eu queria ver o jogo e ela ficaria la fora. Eu disse lógico que não né. Já tinha desistido do jogo, quando olhei no relógio era 13h10. Falei, vamos tentar ir buscar os passaportes no hotel. Se chegarmos até as 14h no hotel, da tempo de voltar, pois a bilheteria fechava as 15h (horário do apito inicial). Por sorte tem uma linha (roxa) novinha de metro na porta do estádio (na realidade uma esquina antes, uns 300 metros). Eram 15 estações de metro até nosso hotel. Saímos da estação San Siro linha roxa e fomos até a linha vermelha na estação Porta Venezia. Além de andar mais 6 minutos no hotel e gastar mais 5 minutos lá dentro. Saímos do hotel com os passaportes em mãos às 14h50. Falei, vai dar tempo de sobra. Mas vamos nos manter em ritmo acelerado. Pensa em uma loucura chegando no estádio de metro. A estação nova, é como em Torino, o metro é pequeno. Parecia que era de graça de tanta gente que tinha. Estava tipo em horário de pico em SP. Mas o metro lá é quase a metade do tamanho. Uma mão eu ficava na carteira e a outra no celular. Nem tinha onde segurar.

Chegamos as 14h40 na bilheteria, compramos o ingresso finalmente com o passaporte.  O chuvisqueiro apertava. Não podemos entrar com pau de selfie e nem água. Tivemos que jogar no lixo. Entramos, era enorme para achar nossos assentos. No que sentamos o jogo começou.

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Estádio San Siro, em Milano: AC Milan 1 x 0 Crotone.

O jogo não foi dos melhores, o time do Milan está péssimo este ano, mesmo contratando Bonucci, Biglia, Kalinic, Borini. O ex zagueiro da Juventus fez o único gol da partida – Bonucci 1x0 no fraco Crotone. Deveria ter mais ou menos umas 40 mil pessoas no estádio.
Atrás de nós, havia uma família de brasileiros de Minas Gerais. Conversamos um pouco, o rapaz que estava lá também era louco por futebol.

Saímos exatamente quando deu 45minutos do segundo tempo, para evitar a massa saindo do estádio. Pegamos o tran pela primeira vez em Milano. E nos deixou no centro, próximo da estação Montenapoleone. Resolvemos entrar no metro ali e descer na Porta Venezia. Estávamos com fome né, afinal, não almoçamos. Encontramos um restaurant da Renzo e Lucia, pizzeria forno a legna. Foi ali mesmo que pedi uma pizza chamada Italia e a Niceia uma lasanha bolonhesa. Pedimos vinho, batata frita e água.

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Como não amar essas massas italianas?

 

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Scusami, il conto per favore!

 

Demos umas voltas no comércio ali perto da corso Venezia e olhamos umas lojas. Passamos em um mercadinho e fizemos a comprinha de água e salgadinhos.

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Próximo a alguma estação de Metro.

 

Chegamos mais cedo ao hotel e desmaiamos, o cansaço começava a aparecer, por um lado foi bom ter um dia mais curto, nem por isso deixou de ser intenso.

Gastos do dia:

€9,00 – Metro – Dinheiro.
€80,00 – Milan x Crotone – Dinheiro.
€35,00 – Jantar – Dinheiro
€5,00 – Mercado – Dinheiro.

Total: €129,00

 

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@Lulusilveira Obrigado!!! Jajá coloco mais uma parte do relato! Semana que vem é minha última semana de férias. Se eu não fizer isso logo, não consigo terminar. E tudo está tão vivo em minha mente que lembro de tudo. Foi tudo maravilhoso. Você vai amar a Itália. Não tem como não gostar daquele lugar. Juro que me da vontade de largar tudo e ir pra lá. Mas pelo que conversei com alguns brasileiros na Itália e pelo que vi nas ruas, não está fácil a questão de empregos.

Eu vi apenas um lugar dizendo que havia vagas de trabalho. Um restaurante em Venezia.

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  • Conteúdo Similar

    • Por MatheusRedfield
      Oi gente, não sei se pode esse tipo de postagem mas queria saber: Vocês já compraram algo no Civitatis? deu certo? Vi umas excursões baratas lá e fiquei meio desconfiado. Vocês recomendam?
    • Por _Julia
      Janeiro de 2019 - altíssima temporada: estava com férias para tirar no estágio e com vontade de viajar. Há meses estava pensando em fazer um mochilão pela Itália com uma amiga, que logo pôs meus pés no chão por conta do preço das passagens. 
      No dia 20 recebi senhora promoção noticiada pelo Passagens Imperdíveis com os trechos SP x FCO x LIN x FCO x SP por 1.200 bonoros reais. Eu e meu pai compramos elas pelo Almundo e deu super certo! A reserva emitida pela Alitalia chegou algumas horas depois no e-mail.  Como a promoção apareceu na página apenas quatro dias antes do embarque, tivemos pouquíssimo tempo para nos programarmos, escolhermos hotel e etc.  
       
      24/01/2019 (dia 00) Viagem: RJ x SP x Roma 
      Saímos do Santos Dumont umas 11h da manhã e chegamos no Guarulhos menos de 1h depois em um voo bem ponte aérea da Gol. O voo atrasou um pouco, mas não tinha problema, já que a viagem para Roma seria só a noite. Embarcamos umas 22h na classe econômica da Alitalia. O avião era velho, algo que dava para perceber pela poltrona e pela tela do sistema de entretenimento. Mas a viagem foi tranquila, a comida era boa e o atendimento sem defeitos. 
       
      25/01/2019 (dia 01) Roma
      Nós chegamos à tarde em Roma e pegamos o trem Leonardo Express por 14 euros do aeroporto internacional Leonardo da Vinci - Fiumicino até a Termini.
      A imigração foi tão tranquila que o agente, que estava conversando com outro, mal olhou nossos passaportes. Inclusive, o carimbo saiu com a data errada. 
      Compramos o ticket em uma maquininha logo na área de desembarque já depois de pagar as bagagens e, na verdade, a única vantagem dele é a velocidade e o tempo menor de viagem. Fora isso... descobrimos que o ônibus é mais barato. São algumas companhias com guichês que ficam no lado de fora do terminal, vendendo os tickets por 5 ou 6 euros. Um exemplo é a Terravision.  
      Desembarcamos na Termini e fomos direto para o hotel fazer o check in. Ele ficava à alguns quarteirões em uma área cheia de barraquinhas de souvenir por 1 euro e etc., mas não muito bem frequentada durante a noite. O hotel ficava em um prédio residencial e era bem antigo, mas limpo e aconchegante. O dono, um senhor bastante atencioso, nos deu um mapa da cidade e circulou as principais atrações turísticas. Ele inclusive nos indicou um supermercado subterrâneo nas redondezas com um preço mais em conta. Também compramos nossos chips com 4g da Vodafone na loja deles na própria Termini. 
      Nas duas primeiras noites, nós ficamos no Hotel Aristotele. 
      Esse é o link com mais informações sobre o Leonardo https://www.alitalia.com/pt_br/fly-alitalia/news-and-activities/news/Leonardo-Express.html. A compra dos tickets pode ser feita no site da Trenitalia ou nas maquininhas já no saguão do aeroporto. 
       
      26/01/2019 (dia 02) Roma
      Acordamos bem cedo, tomamos café da manhã em um mercado que fica no subsolo da Termini e descemos para o metrô. Compramos o ticket diário de transporte por 7 euros e embarcamos na linha azul sentido Laurentina, mas tínhamos como destino final a estação Coloseo. 
      Essa é uma das grandes vantagens de ficar hospedada perto da Termini: o metrô. A estação dela é a que todas as linhas se encontram. 
       

      Mapa do metrô romano. Achei ele bem eficiente, mas a meio complicado no quesito de acessibilidade para pessoas com dificuldade de locomoção. Algumas estações estavam sem escada rolante e elevador, contando apenas com escadarias. 
       
      Já tínhamos lido sobre a imensa fila de turistas na bilheteria do Coliseu e a dica de entrarmos na do Palatino. Deu mega certo! Só haviam 3 pessoas na nossa frente e o ticket era o mesmo: Coliseu + Fórum romano + Palatino por 14 euros e com validade de 2 dias. 
       

       
      Visitamos primeiro o Coliseu e almoçamos no Carrefour Express próximo antes de irmos para os outros dois. Ah, é possível fazer múltiplas entradas com o ingresso, desde que sejam dentro dessas 48h desde a compra do ingresso. Sendo sincera, apesar de ser fã de história e tal e ser telespectadora #1 do History, senti falta de um guia. 
      Saímos do complexo no meio da tarde e demos de cara com uma avenida com estátuas de imperadores romanos, como Júlio Cesar. Ela dá na Piazza Venezia, chegando ao lado do imenso e branco monumento ao Vittorio Emanuele II, o primeiro rei da Itália unificada. 
       

       
      Seguimos nosso caminho à pé até o grandioso Panteão. Depois, fomos andando até a Piazza Navona, local de um dos pontos do Caminho da Iluminação de Dan Brown: a do elemento água. Lá também é onde fica a embaixada palácio brasileira na Itália, o consulado-geral e a Missão do Brasil na FAO. Nós infelizmente esquecemos da existência de um tour guiado pelo palácio às quintas. O agendamento para ele pode ser feito neste link: http://www.ambasciatadelbrasile.it/palacio/visita_guidata_por.asp. 
      Fomos até a feira Campo dei Fiori lanchar um típico sanduíche de foccacia de caprese e depois entramos no primeiro metrô que vimos para a Piazza del Popolo. 

       
      Localizada logo em sua entrada, a igreja Santa Maria del Popolo é outro ponto do Caminho da Iluminação: terra, localizada na Capela Chigi, feita por ninguém menos que Rafael. 
         
      A última atração visitada no dia foi a L O T A D A Fontana di Trevi, com a presença bem cara de pau dos pickpockets. Ela é bem longe da estação e rende uma boa caminhada. Já tinha anoitecido. 

      Minha tentativa de mostrar a quantidade de gente em um espaço surpreendentemente tão pequeno. Eu li que, pra tirar fotos boas e dignas de instagram, o melhor jeito é chegar bem de manhãzinha ou tarde da noite.  
       
      27/01/2019 (dia 03) Vaticano e Roma
      Precisávamos trocar de hotel que agora seria do outro lado da Termini, em uma região melhor localizada. Era um Airbnb também em um prédio residencial, mas mais moderno e limpo, com snacks e chás disponíveis para os hóspedes.
      Como era o último domingo do mês, algumas atrações estavam gratuitas, então resolvemos usar essa oportunidade para visitarmos o Museu do Vaticano. 

      Placa do Vaticano informando o calendário com os dias de gratuidade no ano de 2019. 
       
      A fila estava gigantesca, mas andou bem rápido e o museu é imperdível. Site: http://www.museivaticani.va/content/museivaticani/en.html.                                     
      Depois de sairmos, cruzamos a fronteira entre a Itália e o Vaticano e fomos na Praça São Pedro, ver o ponto do elemento ar. 
      Seguimos até o Castel Sant'Angelo, que custou 15 euros e, na verdade, apesar de toda sua história, arquitetura e etc., fiquei um pouco decepcionada com a falta de semelhança com oque foi apresentado no filme Anjos e Demônios. Se você comprar o Roma Pass, ele tá na lista de museus. 
       Saímos de lá já a noite e fomos jantar pizza no Panteão. 
       
      28/01/2019 (dia 04) Vaticano e Roma
      Voltamos ao Vaticano e gastamos a manhã toda na Basílica de São Pedro - após pegar uma longa fila e uma dolorosa e bizarra chuva de granizo. Assim como todas as igrejas de Roma, ela é gratuita. 
      Saímos dela e passamos o dia visitando cada canto do Vaticano, que é bem interessante! 
      Lanchamos em uma padaria subterrânea perto da estação de metrô Ottaviano antes de embarcamos para a Piazza di Spagna. Chamamos lá e PÁ, mas uma chuva gelada que depois se transformou em uma de granizo. 
      Por causa do frio beirando ao insuportável, voltamos ao Vaticano e ficamos por lá o restante o dia. 
       
      30/01/2019 (dia 05) Roma
      Recebemos a indicação de visitar a Trastevere, no outro lado do Rio Tibre, mas ficamos bem decepcionados. Pode ser devido a hora do dia e tal.  
      O que compensou a ida foi o Gueto judaico. Milhares de judeus ficaram confinados nele e posteriormente enviados para campos de concentração ao leste. Para visitar a sinagoga, é preciso de agendamento e um guia. É interessante observar também as plaquinhas douradas no chão indicando o local de moradia de alguns dos deportados, com as informações de onde e quando nascerem e para onde foram. 
       

      Placa em homenagem aos judeus romanos deportados para o campos de concentração no dia 16 de outubro de 1943. 
       
      31/01/2019 (dia 06) Roma (Fiumicino) - Milão (Linate)
      Desta vez nos acertamos e pegamos o ônibus até o aeroporto. A viagem foi supertranquila!
      Chegamos bem cedo no Fiumicino e, para nossa supresa, a Alitalia permitiu o despacho das bagagens com mais de 5h de antecedência. Todos os procedimentos de segurança foram tranquilos e rápidos e nós almoçamos em um restaurante de saladas por lá. 
      Chegamos em Milão pelo aeroporto de Linate, mais próximo da cidade e bem menor que o de Malpensa. Demos a sorte de pegar o último ônibus para a estação central (mesmíssimo esquema do que o de Roma). 
      Fizemos o check in no hotel. Foi engraçado e bastante esquisito: o check in foi feito em uma loja de rua, atendida por uns garotos na faixa dos 20 anos de idade, e o hotel ficava um pouco mais a diante, no outro lado da rua, em um prédio comercial. Era equipado com microondas, chaleira, máquina de café, torradinhas, geleias e cápsulas de café. Nós fomos achar um lugar para jantar, mas tudo nas redondezas já estava fechado.
       
      01/01/2019 (dia 07) Milão
      Acordamos com neve e saímos cedo e descemos para o metrô, no outro lado da rua do hotel. Fomos para o Duomo de Milão (a estação se chama Duomo mesmo), ainda fechado. O frio estava intenso (para dizer pouco... neve, chuva gelada e essas coisas) e estávamos com muita fome. Como tinha um Mc Donalds por perto decidimos que seria ali mesmo. Na verdade, acabou valendo a pena! O croissant custava 1 euro e o chocolate quente também tinha um preço bem acessível. Tinham alguns combos de café da manhã bem bons e em conta. 
      Terminamos de comer e fomos na Galeria Vittorio Emanuele e, uma das saídas dela, dá direto no Teatro Scala e a uma estátua do Leonardo da Vinci. 
      Tínhamos lido sobre a Panzerotti di Luini, famosíssima e decidimos experimentar. Só que ela abre um pouco tarde, então precisávamos fazer hora.
      Voltamos para a área do Duomo e entramos na La Rinascente, uma loja de departamentos bem chique, mas com uma loja de várias coisas bem legais no subsolo - de canetas à decoração de cômodos. 
      Enfim fomos comer na Panzerotti di Luini - eu pedi de Margherita e meu pai de Pistachio - e voltamos para o Duomo, já lotado e, devido ao frio, decidimos não encarar a fila. 
       

      Fomos almoçar pizza na estação central e embarcamos no metrô até o Castelo de Szforzesco.  
      Eu diria que ele é imperdível. Suas coleções são incríveis e o castelo em si é um espetáculo. O problema era o frio e o gelo no solo no lado de fora dele. O site dele é https://www.milanocastello.it/en. 

      Parte de fora do castelo. 
       

      Pietà assinada por Michelangelo. 
       
      Jantamos em uma cafeteria perto da estação central risoto a milanesa e frango a milanesa. 
      Acho que um dia em Milão foi mais que o suficiente.               
      O nome do b&b em que ficamos é I Am Here - Gioia 66, fizemos a reserva pelo Booking e duas diárias para duas pessoas custou 81,70 merkels. 
       
      02/02/2019 (dia 08) Viagem interna: Milão x Veneza Mestre
      Embarcamos para Veneza pela Italo umas 11h. A viagem foi mega tranquila e descobrimos que poderíamos descer na Mestre ao invés do nosso destino original, que era a Santa Lucia.   Chegamos em Mestre e fomos fazer o check in no hotel. Tínhamos reservado após a cancela do anterior já quase no portão de embarque do Guarulhos e a sorte que tivemos logo se tornou evidente. Ok, ele estava em obras, mas nos transferiram para um "hotel irmão" dele, localizado na Corso del Popolo, a rua principal e rota do ônibus que liga Mestre a Veneza que conhecemos. Perto do hotel também tinha um Mc Donalds, lanchonetes, supermercado PAM e outra rede ainda maior e mais barata.  
      Fizemos a reserva no Hotel Ambasciatori, mas acabamos ficando no Hotel Delfino. As cinco noites para duas pessoas no quarto Standard custou R$ 921,70. 
      03/02/2019 (dia 09) Veneza
      Compramos o ticket diário de transporte na recepção do hotel e fomos de ônibus até a ilha, passando pela Via della Libertá, o único modo terrestre de chegar até lá. 
      Chegamos na Piazzale Roma e subimos aquela estranha ponte de vidro que enfim dá acesso à ilha. 

      Ponte que dá acesso à Veneza. 
       
      Fomos andando pelas ruas e demos de cara com elas alagadas. Logo me toquei que estávamos presenciando a Acqua Alta: um fenômeno que ocorre no inverno com a subida do nível do mar, alagando partes da cidade durante algumas horas do dia. Mas tudo lá é preparado para isso: são montadas passarelas nos pontos afetados e camelôs vendem "botas" de plástico para proteger os sapatos. 
       

      Um dos canais transbordados. 

      Passarela montada ligando a galeria da praça ao Palácio Ducale. O chão já estava praticamente seco. 
       
      Ainda era bem cedo e as lojas estavam fechadas. Isso foi claramente um erro. Nós estamos acostumados a sair bem cedo do hotel para aproveitar bem o dia, mas percebemos que não seria o caso de Veneza. 
      Seguimos o trajeto e chegamos na Ponte di Rialto e seguimos até a Piazza San Marco, com poças d'água. 
       

      A famosíssima e belíssima San Marco alagada. 
      Um lugar interessante que fomos é o Theatro Italia, que fica no lado da Piazzale Roma de Veneza. É um supermercado dentro de um teatro desativado, que manteve sua arquitetura, pinturas e etc. É muito lindo! Eles ainda vendem doces típicos e com embalagens próprias do supermercado. Compramos uma caixa linda de torrone para trazer para o Brasil. 

      Infelizmente, não podia tirar foto dentro. 
       
      04/03/2019 (dia 10) Veneza
      Fomos no triste Gueto judaico - que na verdade são dois! O Vecchio e o novo. Uma curiosidade é que a palavra "gueto" surgiu lá. Durante a república veneziana, os judeus da cidade eram confinados dentro do bairro durante a noite, quando as pontes se levantavam, isolando-os das outras ilhas. Eles eram limitados à certos tipos de emprego e o uso de peças de roupa distintivas era obrigatório. Lembra algum outro episódio histórico? 
      O clima lá é um tanto mais pesado que o de Roma, por ser mais antigo e com mais monumentos dedicados aos judeus de Veneza deportados e mortos durante o Holocausto. A visita ao Museu Judaico precisa ser agendado. 
       

      Parede no gueto com placas com cenas da deportação e do Holocausto. 
       
      Muro em homenagem aos judeus venezianos deportados.     05/03/2019 (dia 11) Veneza
      Enfim: SOL!!!! 
      O dia amanheceu ensolarado e o cenário mudou totalmente! 
      Refizemos os trajetos e revisitamos os principais pontos turísticos como a San Marco - e a sua basílica -  e a Ponte dos Suspiros, os bairros da cidade, como a Accademia e o Dorsoduro, visitamos por coincidência o Museo della Musica, e a Santa Croce. 
       

       
      Fomos também na eleita pela BBC a livraria mais bonita do mundo, a Libreria Acqua Alta. Os livros, mapas e fotos ficam dispostos em banheiras, barris e gôndolas para serem protegidos das águas do canal. Eles vendem livros de diferentes gêneros, estados de conservação, preço e idiomas. Tem uns souvenires bem legais e diferentes, como fotos e mapas antigos da cidade. 
       


       
       
      05/03/2019 (dia 11) Lagoa de Veneza
      Compramos o ticket diário para o uso do Vaporetto por 7 euros em um dos seus guichês. Nos embarcamos na estação da Piazzale Roma. Vaporetto é o ônibus de Veneza, ou seja, um barco. Ele não é muito confortável e é um pouco lento e, dependendo da linha e do horário, pode ser bem cheio. Para Lido, há também o ferry. 
       

       
      São várias linhas e achei as rotas um tanto confusas.                    
      Começamos por Murano, com suas inúmeras lojas vendendo peças feitas com seu famoso vidro. Fiquei um pouco decepcionada com a ilha.. Os vendedores eram nem um pouco receptivos e tudo parecia ser meio artificial estilo engana turista
      Depois, seguimos para a calma e vazia Torcello antes de seguirmos para Burano, o ponto altíssimo do nosso dia.
      As casas são lindas e parecem ter saído de um filme. São todas coloridas. De longe, é a melhor e a mais linda de todas.  
       

      Árvore de natal em Murano feita com vidro de Murano, claro. 
       

      Murano.

      A fofa e calma Torcello.

      Burano. Eleita por mim a melhor ilha de todas e seria um crime ir até Veneza e não visitá-la. 
       
      Eu tinha lido sobre as praias de Lido e decidimos ir até lá conhecer. Já no vaporetto percebemos a ausência de turistas e a abundância de locais. Quando desembarcamos, não conseguimos achar as praias e só depois descobri que elas ficam no outro lado. Como estava frio e anoitecendo e Lido é um pouco longe de Veneza, resolvamos voltar. 
      Ficamos passeando pela principal linha de vaporetto que cobre o Grande Canal (!!!) e passa pelos principais pontos turísticos. Já estava de noite e confesso que fiquei um pouco decepcionada com a visão e com a vida noturna. Considerando que a gôndola custa salgados 80 merkels por passeio, pra quem quer economizar, acho que o vaporetto pode ser uma boa opção para ter uma visão de Veneza pelos seus canais.  
      Voltamos pra Mestre lá pelas 22h. 
      Obs.: quando estávamos indo para as ilhas, vimos as Dolomitas no horizonte. Fomos pesquisar no site de ônibus o preço das passagens e elas estavam bem em conta mas, infelizmente, não tinha mais data disponível nos dias em que estaríamos em Veneza, apenas no dia de regresso à Milão. 
       
      06/03/2019 (dia 12) Veneza
      Como meu pai era oficial da Marinha do Brasil, a parada no Museu Naval era obrigatória. 
      Enquanto ele estava lá, o meu plano original era ir no Palácio do Dodge, o Ducale, mas o ingresso era tão caro que acabei desistindo e fui para o Naval também. 
      SOBRE A COMIDA EM VENEZA: conseguimos achar perto da San Marco, uma rua cheia de lojas tipo Spoleto mas com sabores fixos. Os preços variavam entre 5 e 8 euros e eram uma delícia!!!! As pizzas lá também são baratas. Em Mestre nós comprávamos a janta no supermercado. Só no último dia que compramos uma pizza de cinco queijos, acho, em uma lanchonete em frente ao hotel. Custou menos de 10 euros e tinha até brie kkk Ou seja, dá para economizar em Veneza sim. 
       
      07 e 08/03/2019 (dias 13 e 14) Veneza Mestre x  Milão x Roma 
      Viajamos o dia inteiro e enfim chegamos à Milão umas 18h. Pegamos o ônibus por 6 euros para o Linate e lá ficamos a noite inteira esperando o momento de embarcar para Roma, que seria logo pela manhã. 
      Após longas horas de espera e com o aeroporto fechado, mas com gente dentro na mesma situação, o check in enfim abriu! O melhor de tudo foi que a moça da Alitalia conseguiu adiantar nosso voo para o primeiro da manhã. 
      E isso acabou fazendo toda diferença: a aduana do Fiumicino estava lerdíssima e entupida de gente. Nós, um pessoal de um voo para a Cidade do México e de outro para a Armênia quase não conseguimos embarcar. Mas acabou dando tudo certo. Conseguimos chegar no portão de embarque quando estavam anunciando o início dele. 
      Para SP, o voo, como sempre, foi tranquilo, apesar de diurno. Chegamos em Guarulhos umas 20h, alguns minutos antes do último voo do dia para a Cidade Maravilhosa.
       
      09/03/2019 (dia 15) São Paulo - Rio de Janeiro (Gol)
      Após mais uma noite em claro no aeroporto, salva pelo intenso movimento existente 24/7 no GRU e pela existência de um "hotel" que você pode alugar um banheiro por 1h dentro do aeroporto, embarcamos às 6h para o Santos Dumont. 
      UTILIDADE PÚBLICA: https://www.slavierohoteis.com.br/hoteis/fast-sleep-by-slaviero-hoteis/ O LINK DO TAL HOTEL. 
      ((((( em construção )))))
       
       
       
       
       
       
       
       
       
    • Por Andre Mailson Melo de Oliveira
      Ola povo, estou organizando com a minha família uma viagem a Paris em 2021 (nao temos tanta grana entao temos que marcar mais pra frente pra dar tempode juntar o dinheiro kkkk).
      Além dos locais mais conhecidos, como a torre e o museu, quais outros lugares vocês indicam para vermos na cidade luz? Pretendemos ir na baixa temporada pra facilitar, eu pesquisei e em março é o melhor mês, confere isso? Alguém saberia se é um mês muito chuvoso? Ainda é um pouco frio considerando os padrões do sul do Brasil?
    • Por panda
      Meu primeiro mochilão pela Europa foi no longínquo ano de 2004 (mesma época em que entrei aqui no fórum).
      Acredito que a frase acima já lhe permita imaginar como minha viagem foi bastante diferente, levando em conta o quanto o mundo evoluiu em 15 anos.
      Sem mais delongas, vou citar abaixo 10 itens/coisas que levei em meu primeiro mochilão e que hoje poderia dispensar.
      As imagens são meramente ilustrativas.
       
      1. Câmera Fotográfica
       

      Eu sei exatamente o que você está pensando: em 2004 câmeras digitais já eram (quase) populares.
      Sim, já eram. Inclusive levei uma delas comigo (daquelas fininhas point and shoot).
      O problema é que minha câmera digital usava pilhas palitos que se desgastavam rapidamente.
      Além disso, meu irmão tinha uma câmera analógica semiprofissional da Canon e eu a levei acreditando que as fotos ficariam muito melhores do que na outra.
      A Canon era pesada, com uma lente grande...e não era fácil de guardar em uma mochila.
       
      2. Carregador de pilhas

      Mais barato do que comprar pilhas todos os dias para a minha câmera, eu comprei um carregador com 4 pilhas recarregáveis.
       
      3. MP3 Player

      Nada como ouvir uma boa música enquanto você espera o trem chegar...ou antes de dormir, depois de andar quase uma maratona para conhecer o maior número de pontos turísticos na cidade que se visita.
      Aliás, cabe salientar que meu mp3 player também usava pilhas palito.
       
      4. Despertador/relógio

      Levei dois relógios de pulso (um com o fuso do Brasil e o outro com o fuso local), mas descobri alguns dias antes da viagem que ambos tinham o som do alarme muito baixo (e eu o sono muito pesado).
      Diante deste problema, corri para uma loja de 1,99 e comprei um despertador (só pra garantir...sabe como é...).
       
      5. Lanterna

      Quando você dorme em um quarto com 8 ou 10 pessoas que você não conhece, é sempre bom ter uma lanterna pra encontrar o caminho do banheiro ou algum item perdido na sua mochila bagunçada.
       
      6. Dicionário

      Como já tinha certo conhecimento da língua inglesa, levei comigo um dicionário português/francês, pois passaria por 3 países francófonos.
       
      7. Diário de viagem

      Para guardar boas lembranças, além de registrar informações importantes (que depois compartilhei aqui no fórum), levei um caderno ou diário de viagem. Tenho ele guardado até hoje.
       
      8. Guia de viagem / mapas em papel /outros tantos papéis

      Levei um livro/guia de Amsterdã que emprestei de um amigo, além de várias páginas impressas com dicas que encontrei na rede (como ir da estação de trem/aeroporto até o hostel, principais pontos turísticos, onde comer gastando pouco, etc).
      Lembrando que o mochileiros.com tinha apenas 2 anos na época e a internet ainda não dipunha de tantas informações compartilhadas entre viajantes.
      Além disso, me utilizei de vários mapas em papel que ganhei ou comprei pelo caminho.
      Sem falar, é claro, nos tickets de trem/ônibus/avião que eu precisava guardar em minha mochila.
      Enfim...muitos papéis.
       
      9. Roupas em excesso / Peso em excesso

      Ainda que o mochilão tenha ocorrido no inverno, calculo que levei quase o dobro de roupas que eu efetivamente usei. Lavei algumas peças nos hostels e outras nem cheguei a usar.
      Isso impactou principalmente no peso de minha mochila (e em dores nas costas).
       
      10. Kit de costura

      Pensei muito se incluía ou não este item na lista, pois ele efetivamente salvou a minha vida (metaforicamente, é claro).
      Em razão do citado excesso de peso em minha mochila, somado ao fato desta não ser de uma qualidade muito boa, sofri um acidente quando aguardava meu trem na estação de Bonn, na Alemanha.
      Minha mochila simplesmente rasgou o fundo, despejando minhas coisas diante de uma plateia de alemães incrédulos com a cena.
      Embora inicialmente desesperado, vi o kit de costura no chão e o usei para costurar minha mochila.
      Entretanto, não foi tão fácil assim.
      As linhas do meu kit eram de má qualidade e quebravam quando eu tentava costurar um material tão duro quanto a mochila. Diante de tal infortúnio, não tive dúvidas: costurei com algo muito mais resistente, fio dental.
      A mochila ficou feia, mas aguentou o resto da viagem sem problemas.
      Pensando melhor...talvez seja bom manter o kit de costuras...
       
      Enfim, esta é a minha lista.
      É fácil perceber que o smartphone substituiu a maioria destes itens que citei, dentre outros que acabei não citando aqui (talvez em uma parte 2).
      E você? O que não levaria no seu próximo mochilão?
       
    • Por Beaoli
      Estou organizando uma viagem entre alguns lugares da Europa. Não pretendo me locomover de avião entre eles. (Apenas pra chegar na Europa). Alguém poderia me ajudar dizendo qual é a melhor opção para deslocar entre eles? Barco, trem ou ônibus?
      Trecho 1
      Londres - Paris
      Trecho 2
      Paris - Lugano
      Trecho 3
      Lugano - Barcelona
      Trecho 4
      Barcelona - Palma de Mallorca
      Trecho 5
      Palma de Mallorca- Lisboa
      de Londres a Paris, pensei em ir pela Mancha, mas não achei preço apenas de ida do barco
      alguém pode me ajudar? Desde já obg!😊


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