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Mochilão Patagônia e Centro sul do Chile em 33 dias (Torres del Paine "W", Trekking en El Chalten e bike em Púcon, com dicas e gastos)

Posts Recomendados

Olá Mochileiros,

Depois de meses de planejamento consegui realizar o sonho de conhecer a Patagônia e de quebra uma boa parte do Chile. Fomos eu e minha esposa numa aventura de 33 dias e com muito trekking e cultura. Fizemos a viagem em boa parte no estilo mochilão, mas mesmo economizando e preparando as refeições nos hosteis não deixa de ser um destino caro, principalmente se compararmos com nosso ultimo mochilão: Bolívia e Peru (bem mais em conta).

Vou postar aos poucos sobre a viagem porque é muita informação e 8 cartões microsd de fotografias para trabalhar.

Roteiro

Dia 1:  21/12 Voo Rio de Janeiro x Montevideo, Montevideo x Santiago

Dia 2: 22/12 Voo Santiago x Punta Arenas. Conhecer o centro histórico, visitar a Zona Franca para fazer câmbio e viajar a tarde para Puerto Natales

Dia 3: 23/12 ônibus Puerto Natales x El Calafate, cambio e supermercado em El Calafate. ônibus El Calafate x El Chalten

Dia 4: 24/12 El Chalten: Sendero Fitz Roy e acampamento no Camping Poincenot

Dia 5: 25/12 El Chalten: Mirador Piedras Blancas e Laguna Capri, camping Poincenot

Dia 6: 26/12 El Chalten: Sendero Laguna Madre y Hija e Sendero Laguna Torre, acampamento no Camping Dagostini

dia 7: 27/12El Chalten: Laguna Torre, Mirador Cerro Torre e Sendero Laguna Torre a El Chalten

dia 8: 28/12 El Chalten: Mirador dos Condores e Mirador Aguillas

dia 9:  29/12 Ônibus El Chalten x El Calafate. E passeio nas passarelas do Perito Moreno

dia 10: 30/12 El Calafate: Passeio pelo centro e Laguna Nimez

dia 11: 31/12 Ônibus El Calafate x Puerto Natales. Preparar mochila para o circuito W e ceia de ano novo no Hostel.

dia 12: 01/01 W 1º dia: Ônibus para o Parque Torres del Paine e acampamento no Camping Torres Central

dia 13: 02/01 W 2º dia: Sendero Mirador Las Torres e Camping Torres Central

dia 14: 03/01 W 3º dia: Sendero Torres Central x Los Cuerno x Camping Francês com pernoite nele.

dia 15: 04/01 W 4º dia: Caping Italiano, Vale do Francês, Mirador Vale do Francês e Mirador Britânico. Acampamento no Camping Paine Grande

dia 16: 05/01 W 5º dia: Catamaran até o Pehoé e volta para Puerto Natales

dia 17: 06/01 Puerto Natales: passeio de bike pela cidade e Museu Municipal

dia 18: 07/01: ônibus Puerto Natales x Punta Arenas. Zona Franca para compras

dia 19: 08/01 Vôo Punta Arenas x Puerto Montt. Ônibus Puerto Montt x Puerto Varas

dia 20: 09/01 Puerto Varas: Laguna Verde, Saltos de Petrohué, Lago de Todos os Santos e Sendero Desolación

dia 21: 10/01 Quenoir Bajo: passeio para observação de passáros em uma praia deserta.

dia 22: 11/01 Frutillar Bajo e Casa de Té de lavanda. ônibus Puerto Varas x Pucon.

dia 23: 12/01 Pucon: Centro Mapuche, Ojos de Caburga e Playa Blanca de Bike (40 km)

dia 24: 13/01 Pucon: dia de descanso

dia 25: 14/01 Pucon: Centro de Pucon, Plaza de Armas e voo de Parapente

dia 26: 15/01 Pucon: Passeio de bike pelos arredores de Pucon e visita ao centro Mapuche. ônibus noturno para Santiago

dia 27: 16/01 Santiago: Cambio, Supermercado e Plaza de Armas

dia 28: 17/01 Santiago: Plaza Quinta Normal, Museu de História Natural, MAC e Museu de Ciências e Tecnologia

dia 29: 18/01 Santiago: Shopping Costanera Center

dia 30: 19/01 Santiago: citytour a pé e por conta: Museu Histórico Nacional, Plaza de Armas, Cerro Santa Isabel e Cerro San Cristóbal e teleférico

dia 31: 20/01 Vina del Mar e Valparaíso: Palácio Riojas, Museu Fonck, Moai, Costanera, Castillo Wolf, relógio de Flores, Museu História Natural de Valparaíso, plazas e Funicular

dia 32: 21/01 Vinicola Concha y Toro e Plaza Mirador

dia 33: 22/01 Arrumar as malas e voo de volta para o Rio de Janeiro.

 

 

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Objetivos

os objetivos principais da viagem eram treinar um pouco de espanhol, fazer trekking, observação de pássaros e visitar museus. Logo o Chile é um destino muito adequado para isso.

Considerações iniciais

O Chile e a Patagônia Argentina pareceu (pelo menos em nossas impressões) regiões muito seguras para se viajar (um pouco de exceção em Santiago e Valparaíso), ainda mais para quem mora no Rio de Janeiro.

Alojamento e transporte possuem preços similares aos de regiões turísticas brasileiras. 

Alimentação foi um item que pesou no orçamento: tanto em supermercado quanto em restaurantes os valores são bem superiores ao Brasil, principalmente bebidas em restaurantes...mas pode apenas ser uma impressão minha.

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@EstacioECL , ainda não terminei o relato para postar aqui, é muita informação e voltei ao trabalho e o tempo acabou..rsrsr

levamos principalmente dólares para a viagem, alguns pesos chilenos e argentinos só para usar nos primeiros momentos em cada país. Me arrependi de não ter levado mais reais, porque no mês de janeiro vale a pena.

em relação ao cartão de credito: sempre usava quando estava em uma cidade e o cambio não estava bom: em pucon e puerto natales comprei quase tudo no cartão e achei q não foi prejuízo.

apenas se a trip começar por Santiago: voce cambia todo seu dinheiro lá de cara e vai gastando depois

 

abs

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Os valores de gastos geralmente se referem para duas pessoas!

 

Hospedagem

Todos os hotéis foram reservados previamente através do booking ainda em agosto, mas ao longo da viagem eu cancelei alguns e reservei outros que acreditei serem mais confortáveis.

 

Passagens aéreas

Compradas ainda em junho ou julho na opção múltiplos destinos da Latam, com direito a ida e volta em primeira classe. Em três trechos:

A. Rio x Montevideo; Montevideo  x Santiago e Santiago x Punta Arenas

B. Punta Arenas x Puerto Montt

C. Santiago x Rio

Cada passagem saiu por R$ 2100.

 

Dia 1:  21/12 Voo Rio de Janeiro x Montevideo, Montevideo x Santiago

O primeiro dia de viagem foi bem tranquilo. Como estávamos com muita bagagem optamos por ir de uber até o aeroporto do Galeão, saímos cedo e chegamos bem antes da hora.

Embarcamos às 14:30 para Montevideo, e para minha grata surpresa fomos de primeira classe, eu não sabia, mas como comprei as passagem com 6 meses de antecedência, eu acabei comprando o primeiro trecho de classe premium.

Mas duas horas de espera no Aereoporto de Carrasco e as 18h embarcamos para Santiago.

A minha primeira impressão de lá não foi das melhores, parecia mais que eu estava na Rodoviária Novo Rio.

Gastos do dia:

Uber 64 r$

Freeshop 18 u$

 

Dia 2: 22/12 Santiago x Punta Arenas

Às duas da manhã foi nosso voo Santiago x Punta Arenas. Chegando em Punta Arenas fomos de taxi para o centro da cidade, ele nos deixou em frente ao terminal da bussur onde pretendia comprar as passagens para viajar a Puerto Natales no fim da tarde.

Foi o momento em que mais passamos frio da viagem, ainda não estávamos com todas as roupas de frio necessárias (a maioria estava nas mochilas).

Aguardamos dentro do terminal da Bussur até as 7 ou 8 da manhã quando deixamos as bagagens no guarda volume (custodia de equipaje) que fica ao lado e compramos a passagem para o fim da tarde.

 Conhecemos o centro histórico, visitamos a Zona Franca para fazer câmbio (o melhor na região) e olhei os preços de produtos esportivos por lá. É melhor comprar na Decathlon mesmo (e consegui melhores preços em Santiago).

Na zona franca existem duas ou três  casas de câmbio e vale a pena conferir a cotação em todas. A máquina de café expresso tem um cappuccino bem legal.

Lá é muito comum utilizar as lotaciones: que são táxis compartidos que fazem linhas fixas e cobram cerca de 500 pesos chilenos.

Depois de Chegar a Puerto Natales nos hospedamos no Hostel Rustic Home: muito confortável e aconchegante.

 

Gastos do dia:

Água 1000 chp

Transfer aeroporto x Punta Arenas 10000 chp

Fone de ouvido 1480 chp

Gás de camping 3x. 4900 chp

Chip Entel 4000 chp

Carga chip entel 2000 chp

Custódia equipaje 4000 chp

Passagem punta arenas a Puerto Natales 16000 chp

Lotação 2000 chp

Empanadas e jugo 7000 chp

Supermercado Punta Arenas 4400 chp

Hostel rustic home 39 u$

Supermercado Puerto Natales 4300 chp

 

Câmbio na zona Franca

R$ 100 x180 chp

U$S 300 x 615 chp

 

Dia 3: 23/12 Puerto Natales x El Calafate x El Chalten

Dia de transição e muita correria.

Deixamos em Puerto Natales uma mala com a comida liofilizada que seria utilizada para fazer Torres del Paine.

Embarcamos logo às 7 da manhã para El Calafate (comprei a passagem antes pela internet), atravessamos a fronteira Chile-Argentina, carimbamos o passaporte e chegamos a El Calafate.

Fomos de táxi até o centro com a missão de fazer cambio (Wester Union na rua principal), deixar uma mala com roupas que não seriam necessárias nas trilhas em El Chalten no Hostel que ficaríamos depois e comprar mais comida no supermercado La Anônima. Em poucas horas fizemos tudo isso, almoçamos no restaurante La Tolderia e voltamos a pé para a rodoviária.

Nos adiantamos e já compramos neste dia a volta de El Chalten e a passagem para visitar o Perito Moreno por conta.

Chegamos em El Chalten bem tarde, saímos em direção ao Hostel Luna, já estava ventando muito e com um clima frio, subir as escadas para a parte alta de El Chalten com a mochila pesada foi tenso!

Preparamos nossa janta e fomos dormir logo em seguida.

Gastos do dia

Puerto Natales x El calafate 70 U$S

Passagem Calafate x Chalten 920 ARS

Táxi Remi El Calafate 75 ARS

Restaurante La Tolderia 530 ar$

Supermercado La Anonima 385  ar$

Passagem Chalten x Calafate 900 ARS

Passagem Perito Moreno ida e volta 1200 ARS

Quince pies (bolo ladrão) na fronteira 60 ARS

Hostel 41 U$

 

Câmbio 300u$ x 17 ARS

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Dia 4: 24/12 El Chalten: Sendero Fitz Roy e acampamento no Camping Poincenot

Foi quando a viagem começou de fato!

Nossos objetivos na Patagônia era fazer os trekking em El Chalten e nas Torres del Paine.

Em Chalten optamos por fazer um roteiro circular para visitar os principais pontos, ao invés de fazer como outros que se hospedam na cidade e vão e voltam de cada ponto todos os dias. Motivo: os campings gratuitos e ficar mais próximo da natureza!

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Esse dia foi bem difícil porque tínhamos que chegar até o Camping Poincenot com a cargueira em 100% do peso (tinha mais de 12 kgs na mochila de cada um) e a bolsa com meu material fotográfico a tiracolo também para aumentar o peso.

Quando passamos pelo Mirador do Fitz Roy já tinha algumas nuvens...

Chegamos lá pelas duas da tarde no camping, montamos a barraca: uma Nepal Azteq 2 comprada especialmente para aquela viagem. Tão logo montamos a barraca e almoçamos começamos a segunda etapa do dia: subir até a Laguna de los três.

Infelizmente começamos a subir tarde e o tempo virou, tudo fechou, esfriou muito e o vento patagônico mostrou as caras. Acredito que o vento chegou a bem mais de 50km/h, ou muito mais. Eu estava na trilha uns 500 m a frente da minha esposa e quando cheguei no último morro antes de atingir o ponto em que se vê a Laguna precisei me sentar porque não havia condições de seguir em frente, as gotas de agua batiam nos meus óculos quase como pedras, olhei de relance por 3 segundos a laguna e retornei agachado porque se eu me levantasse naquele ponto seria levado pelo vento tal qual sua força. Nunca havia presenciado algo assim! Voltamos daquele ponto e continuamos a sofrer com o vento em toda a região superior da trilha.

O Acampamento é selvagem: só há um banheiro químico, não há duchas e eventualmente pode haver pumas.

Gastos do dia

Panaderia 110 ARS

Dia 5: 25/12 El Chalten: Mirador Piedras Blancas e Laguna Capri

Dia mais light, caminhamos até o Mirador do Glaciar Piedras Blancas, onde passamos umas duas horas admirando a paisagem. Depois seguimos para a Laguna Capri, porque no primeiro dia fizemos a trilha que não passa por ela, lá encontramos uma adorável raposa que até mesmo parou para que tirasse algumas fotos dela.

Quando voltamos para o Camping Poincenot o FitzRoy estava completamente nublado.

 

Dia 6: 26/12 El Chalten: Sendero Laguna Madre y Hija e Sendero Laguna Torre, acampamento no Camping D’agostini

Acordei às 6 da manhã e vi o FitzRoy totalmente ensolarado, não perdi tempo e o subi novamente, e desta vez com sucesso e tempo bom: definitivamente não parecia o mesmo lugar! Conversei um pouco com uma americana e com um espanhol, que aproveitei e pedi para que tirassem umas fotos minhas também.

Logo desci da montanha porque ainda tinha muita trilha pela frente.

Desmontamos a barraca, rearrumamos as cargueiras e seguimos no Sendero Laguna Madre y Hija em direção ao Camping d’Agostini.

Essa trilha no mapa parece bem pequena, mas não é! E recomendo fortemente que não deveria ser feita no sentido contrário ao que fizemos.

Essa trilha é mais fechada e menos sinalizada que as outras, é uma trilha de ligação e menos pessoas devem fazê-la do que comparado a trilha principal que vai até a Laguna de los Tres. Ela tem uma grande variação de paisagens e cenários, muito bonita, ter pouca gente realizando este trecho também dá uma valorizada, adicionalmente ela é praticamente descida o tempo todo.

Foi um dia muito difícil para meus joelhos porque já tinha subido a Laguna de manhã e agora estava com a cargueira pesada nas costas.

O final dessa trilha é no meio do Sendero Laguna Torre, onde precisamos caminhar mais ainda até chegar ao Camping D’Agostini. Como estávamos muito cansados resolvemos deixar para conhecer a Laguna Torre no dia seguinte, o que se mostrou numa péssima escolha, se tivéssemos ido naquele momento teríamos um tempo aberto e aprazível, ao contrario da manhã nublada e com ventos patagônicos do dia seguinte.

 

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dia 7: 27/12 El Chalten: Laguna Torre, Mirador Cerro Torre e Sendero Laguna Torre a El Chalten

Acordamos bem cedo, desayunamos e já corremos para desmontar a barraca e preparar as mochilas. Assim que terminamos tudo fizemos uma pequena caminhada até a Laguna Torre, mas ventava muito forte, mais de 60kmh com certeza e avaliamos que nao valeria a pena seguir até o mirador Maestri.

Voltamos ao camping onde estava todo o nosso material empacotado, colocamos as cargueiras nas costas e seguimos rumo a El Chaltén novamente. Refizemos um pedaço da trilha do dia anterior até a bifurcação, de lá continuamos descendo até o Mirador Cerro Torre, descansamos um pouco por lá, almoçamos uma lata de salada de atum com batatas cada um, tiramos algumas fotos e continuamos a descer. Ainda bem que era só descida. Por sorte encontramos um francês tirando fotos de um carpintero gigante, aproveitei para fazer algumas fotos também pois é uma ave simbolo do parque.

Ao final da tarde chegamos na parte alta de El Chalten, aproveitei o wifi do hostel que me hospedei no primeiro dia lá para procurar hospedagem, mas como os valores estavam muito alto e não queríamos sair procurando porta a porta ficamos no Camping La Torcida que fica em frente ao final da trilha e que cobram 150 pesos por diária.

Aproveitei para fazer um lanche assim que chegamos e tomar um café. E à noite para comemorar o fim do circuito fomos ao Restaurante para que eu pudesse saborear um prato típico: o cordeiro patagônico.

Gastos do dia

Empanadas e café  lá Haydée 170 ARS
Fármacia 40 ARS
Medialluna 50 ARS
Restaurante tacho negro 600 ARS

dia 8: 28/12 El Chalten: Mirador dos Condores e Mirador de las Aguillas

Ventava muito na parte alta da cidade e entrou muito poeira na Barraca, foi alo bem sinistro, e deu bastante trabalho para limpar, não chegamos a passar frio, mas foi muito chato ter que ficar limpando o tempo todo a barraca porque tinha mais sujeira dentro dela do que de fora.

fizemos o desayuno em uma padaria do caminho e seguimos em direção a mais dois miradores neste dia: o Mirador dos Condores e Mirador de las Aguillas, a trilha para eles não é difícil porém o vento contra na hora de voltar atrapalhou um pouco. O Trecho até o Mirador de los condores possui várias placas explicativas, logo recomendo muito para quem for fazer com crianças!!

A visão no Mirador de las Aguillas é muito bacana e vale a pena tirar um cochilo por lá.

Precisaríamos ir embora de El Chalten no dia seguinte e já estávamos cansados de tanto andar, por isso desistimos de ir conhecer o Chorillo del Salto neste dia e voltamos mais cedo para o camping. Outro motivo era que o vento depois das 14h era algo sinistro e estava para derrubar qualquer cidadão!

Gastos do dia

Mercado 50 ARS
Panaderia que rika 270 ARS
Panaderia Haydée 60 ARS
Camping 600 ARS

dia 9:  29/12 Ônibus El Chalten x El Calafate. E passeio nas passarelas do Perito Moreno

Pagamos o camping na noite anterior para que nesta sexta pudêssemos pegar o ônibus as 7h30 da manhã despreocupados. Levantamos de madrugada, desfizemos a barraca, estava chovendo um pouco e isso atrasou a gente, porque não é bom guardar a barraca toda molhada.

Chegamos em El Calafate, fomos direto para o Hostel guardar nossa bagagem e se preparar para ir ao Perito Moreno logo depois. Estavamos com reserva no Camping El Viejo Ovejero, e assim que chegamos descobri que minha mochila que tinha deixado no guardavolumes deles havia sido roubada, mas como eles não se responsabilizam por bens deixados lá não valia a pena me estressar pela minha mochila velha vazia. Ponto negativo para eles.

Voltamos para a rodoviária e pegamos o ônibus para conhecer o Glaciar. Não fizemos o minitrekking porque considero absurdo pagar 700 reais naquele passeio (por mais sensacional e inesquecível que deva ser), não vou deixar de comer para ir em apenas um passeio (a viagem dura mais de 30 dias).

O clima chuvoso e a temperatura fria não nos atrapalhou e andamos por quase todos os circuitos disponíveis nas passarelas. A maior parte das pessoas se concentra no inicio das passarelas, mas no resto é tranquilo para andar e com quase ninguém para atrapalhar as suas fotos.

Na volta ao Hostel mais pontos negativos: não tinha desconto se pagasse em dólares e o preço era até mais caro do que o esperado, as camas do Hostel são treliches e mesmo que você tenha reservado com 6 meses de antecedencia, vc tem que pegar as que sobram pq eles não reservam suas camas, tudo bem até aí não tem problemas. Mas as treliches são muito inseguras, sem proteção e sem escada para subir, naquela noite acho que uma criança caiu dela, por sorte não se machucou.

Panaderia que rika 100 ARS
Mercado 82 ARS
Lanche 250 ARS
Mercado 222 ARS
Perito Moreno parque 1000 ARS (500 cada um, não tem desconto mercosul mais)
Hostel ~750 ARS

dia 10: 30/12 El Calafate: Passeio pelo centro e Laguna Nimez

Era meio que um dia livre para conhecer o centro da cidade e aproveitando enquanto caminhávamos encontramos a Laguna Nimez, que é um ótimo centro de observação de pássaros. Muita gente no facebook havia recomendado a entrar sem pagar porque a fiscalização não é tão forte, mas vendo como tomam conta do lugar corretamente não há porque não pagar. O parque é cercado, as trilhas são suspensas na maior parte para evitar degradação e não é possivel se aproximar muito da maior parte dos animais.

Enquanto algumas pessoas faziam todo o circuito em 30 ou 40 minutos, eu e minha esposa gastamos mais de 2 ou 3 horas para admirar todo o cenário.

Aproveitamos o dia para lavar a roupa suja acumulada, comer uns sorvetes artesanais e comprar algumas lembrancinhas da Argentina, apesar de que só deu p compra marcador de livros: uma camisa com o nome da cidade custava até 150 reais, o kilo do chocolate artesanal ultrapassava os 200 ou 300 reais, parece até uma piada esses preços (só para europeu que ganha em Euro).

O cassino vale a pena, com dez pesos argentinos você consegue jogar um tempão e ainda tem musica ao vivo.

Gastos do dia

Laguna Nimez 20u$
Lavanderia 200 ARS
Panaderia 165 ARS
Heladeria acuarela 105 ARS
Lá anônima 388 ARS
Casino 45 ARS
Marcador de livro 120 ARS
Taja terminal 20 ARS

 

 

 

 

 

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dia 11: 31/12 Ônibus El Calafate x Puerto Natales. Preparar mochila para o circuito W e ceia de ano novo no Hostel.

Precisamos  nos despedir da Argentina e voltar para o Chile.

Este dia foi de preparação para o circuito W, passamos o dia fazendo o checklist do que precisavamos para fazer a trilha, compramos a comida que faltava e tudo mais.

O ponto forte do dia foi a ceia de natal do Hostel Refugio Hoshken, organizada pelos funcionários e que foi ótima, conheci um casal de russos e até um Filipino, este Hostel eu recomendo fortemente, organizado, seguro e com bom atendimento.

Gastos do dia

Passagem 500 ARS
Passagem 15000 chp
Mercado 14400 chp
Helado 1500 chp
Rateio  da ceia de ano novo 6000 chp
Hostel 30 u$

 

 

 

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Em outro post você disse que comeu comida liofilizada no "Circuito W".

Foi tranquilo passar na aduana no Chile com esses produtos?

Você sabe se posso levar atum em lata também?

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  • Conteúdo Similar

    • Por edumcn
      Tudo bem pessoal, 
      Em fevereiro deste ano fomos para o Ushuaia, saindo de Porto Alegre no Rio Grande do Sul. Foram 26 dias conhecendo as belezas da região. Descemos pela Rota 40 até o Ushuaia, e voltamos pela Rota 3. Tentei resumir nesse material as informações que muita gente está me perguntando. 
       
      Meu gasto total com gasolina foram R$ 2.600
      Gasto total da viagem R$ 7,000. (total 2 pessoas)
      Tem um pdf em anexo com o roteiro, abração
       



      Roteiro Patagônia- Fora de Àrea.pdf
    • Por Gerhard Jahn
      Fala raça!
      Tô felizasso em poder compartilhar essa experiência com vocês. Fiz o mochilão na companhia do meu irmão Kevin Jahn e minha cunhada Carol Jahn em janeiro/fevereiro de 2020, dormindo em barraca, hostels, AirBnB e até no chão do aeroporto (pra dar aquela emoção a mais).
      Apesar de ter sido uma das melhores experiências que já vivi, foi bem difícil planejar essa viagem, então espero que essas poucas informações iluminem quem está cogitando conhecer essa região. De início vou focar apenas nas questões mais relevantes (roteiro, custos e o que levei na mochila), e aos poucos vou relatando os acontecimentos da viagem, principalmente o trekking em Torres del Paine e El Chaltén.

       
      ROTEIRO
      Dia 1: 23/01/20 - Floripa > Santiago > Punta Arenas
      Dia 2: 24/01/20 - Punta Arenas > Puerto Natales - Conhecemos o Estreito de Magalhães pela manhã e em seguida pegamos o ônibus para Puerto Natales. Final da tarde compramos as comidas para TdP
      Dia 3: 25/01/20 - Puerto Natales > Torres del Paine - Ataque ao Mirador Base de las Torres, acampamento no Camping Central
      Dia 4: 26/01/20 - Torres del Paine - Travessia até o Valle del Francés, acampamento no Camping Italiano
      Dia 5: 27/01/20 - Torres del Paine - Ataque ao Mirador Fracés e travessia até o Camping Paine Grande, onde acampamos
      Dia 6: 28/01/20 - Torres del Paine > Puerto Natales - Acabamos ficando de molho no Camping Paine Grande até a chegada do catamarã
      Dia 7: 29/01/20 - Puerto Natales > El Calafate - Ficamos mais de duas horas na aduana Chile/Argentina, foram mais de 8 horas de viagem ao total
      Dia 8: 30/01/20 - El Calafate - Dia de conhecer o Glaciar Perito Moreno, não fizemos o Mini Trekking mas foi ótimo pra tirar um dia pra descansar
      Dia 9: 31/01/20 - El Calafate > El Chaltén - Chegando em Chaltén já fomos direto para a Laguna Capri montar acampamento, final da tarde fizemos um ataque ao Fitz Roy
      Dia 10: 01/02/20 - El Chaltén - Descanso na cidade
      Dia 11: 02/02/20 - El Chaltén > El Calafate - Chorrillo del Salto pela manhã e viagem de volta a Calafate após o almoço
      Dia 12: 03/02/20 - El Calafate > Puerto Natales > Punta Arenas - Chá de ônibus nesse dia
      Dia 13: 04/02/20 - Punta Arenas > Santiago > Floripa

      TOTAL GASTO: R$ 4700,00 (joguei o valor um pouco pra cima porque posso ter esquecido de algo)
      Os valores estão por pessoa e na moeda utilizada no momento da compra.
      DESLOCAMENTOS: R$ 3.526,00.
      Passagem aérea ida/volta + seguro viagem + bagagem de mão + cargueira despachada + assento reservado + taxa de embarque: R$ 2760,00 pela LATAM, de Floripa à Punta Arenas com conexão em Santiago.* Ônibus Punta Arenas-Puerto Natales ida/volta: CLP $ 15.000,00 Ônibus Puerto Natales-Torres del Paine ida/volta: CLP $ 16.000,00. Transfer Guarita-Camping Central: CLP $ 3.000,00. Catamarã Camping Paine Grande-Guarita: CLP $ 23.000,00. Ônibus Puerto Natales-El Calafate ida/volta: CLP $ 34.000,00. Ônibus El Calafate-El Chaltén ida/volta: ARS $ 2400,00.  Van El Calafate-Perito Moreno ida/volta: ARS $ 1200,00. *Pelo meu monitoramento só o valor da passagem variou na época entre R$ 1900,00 a R$ 2400,00. Comprei com três meses de antecedência e confesso que há uma semana antes da viagem o preço ainda estava na mesma faixa.
      HOSPEDAGENS: R$ 506,00.
      Puerto Natales 
      Hostel Bella Vista: R$ 55,00 c/ café da manhã e aluguel de equipamentos de trekking, inclusive ganhamos de presente um gás da host Ni Torres del Paine (vou detalhar melhor no tópico exclusivo de TdP) Camping Central: USD $ 21,00. Camping Italiano: Free, grátis, na faixa. ~não recomendo Camping Paine Grande: USD $ 11,00. El Calafate
      Airbnb Groovy Dooby Doo: R$ 59,00. ~não recomendo El Chaltén
      Camping Laguna Capri: Free, grátis, na faixa. Hostel Rancho Apart: ARS $ 1250,00, quarto compartilhado. *valores por noite
      **foram 10 noites, na primeira passamos no avião e na última no chão do aeropoto.
      ENTRADAS: R$ 200,00.
      Entrada do parque Torres del Paine: CLP $ 25.000,00. Entrada do parque Los Glaciares - Perito Moreno: ARS $ 800,00. ALIMENTAÇÃO: R$ 350,00.
      Restaurante no Chile: em torno de CLP $ 3.500,00. Restaurante na Argentina: em torno de ARS $ 600,00. Mercado para Torres del Paine: CLP $ 6.600,00. Mercado para Fitz Roy: ARS $: 660,00. Compras nos aeroportos, rodoviárias, snacks, frutas e etc. COTAÇÕES
      R$ 1,00 = CLP $ 190,00 (Aeroporto de Santiago) R$ 1,00 = CLP $ 170,00 (Punta Arenas) R$ 1,00 = CLP $ 165,00 (Puerto Natales) R$ 1,00 = ARS $ 16,50 (Restaurante Casimiro em El Calafate, apesar de ter a melhor cotação de Dólar, Euro e Real, aqui é clandestino devido aos problemas políticos-econômico da Argentina)  
      VESTUÁRIO E EQUIPAMENTOS
      O segredo é focar em roupas e equipamentos apropriados para a região. A fama da Patagônia ter uma instabilidade climática não é um exagero, tu literalmente vai viver as quatro estações e todos os tipos de condições em um único dia.
      O que eu levei na minha mochila Forclaz Trek 900 50L + 10L:
      1x Calça modular - Tecido de secagem rápida e que não propagada corte 1x Fleece (0 a 7 ºC) - Uso um com zíper pra ser prático e ajudar a regular a temperatura corporal 1x Jaqueta impermeável (2000 mm) corta vento - Conhecida também como anorak, acabou passando a água em uma das tempestades em TdP 1x Calça segunda pele técnica - Usei a viagem toda, até por baixo dá bermuda 2x Blusas segunda pele - Uma técnica pra caminhada e uma mais quente pra dormir 1x Calça impermeável (2000 mm) - Precisei usar em vários momentos 3x Camisetas curtas Dry Fit - Acabei usando só duas 4x Cuecas de Microfibra  - Secagem muito rápida, foi excelente 2x Meias técnicas de trekking - Nunca tinha usado e fez muita diferença, deveria ter levado pelo menos 4 1x Meia térmica - Usei apenas pra dormir e foi muito bom para deixar as outras respirando 1x Bota de trekking impermeável - Confesso que a minha segurou a água mas a palmilha e solado eram fracos, sugiro comprar uma palmilha boa 1x Havaianas - Usei pra tomar banho, no avião e nas cidades (BRASIIIIIL) 1x Bermuda de banho - Usei bastante nos hostel, todos lugares tem calefação então sugiro levar algo curto pra dormir 1x Luva de fleece para trekking - Usei poucas vezes, somente quando chovia nos lugares mais frios de TdP 1x Protetor de orelha de fleece - Baita acessório, ajuda até pra dormir quando ainda tem luz 1x Cachecol - Acabei usando só pra dormir em virtude do meu saco de dormir ser patético 1x Touca de lã - Usei uma vez, protetor de orelha já resolve 1x Toalha de Microfibra - É item obrigatório, já uso há anos 1x Mochila de ataque 30L - Usei muito pra fazer compras, lá não tem sacola plástica 1x Bastão de trekking - Recomendo dois, a grande maioria das pessoas utilizava um par 1x Shoulder Bag - Ideal pra levar documentos e dinheiro, já tinha costume de usar nos acampamentos em Floripa, pra não deixar nada na barraca dando sopa 1x Barraca de trekking - Uso a Quechua Quick Hiker 2, tenho um vídeo falando sobre ela 1x Saco de dormir para 15 ºC - Não morri mas não passei bem haha sugiro um para 0 ºC 1x Isolante térmico - Uso um egg crate Nature Hike, é importante que o isolante seja bom, foi o que me salvou 1x Kit cozinha - Não pode levar o gás no avião 1x Lanterna de cabeça - Quase não usei porque escurece tarde (22:00) e amanhece cedo (05:00) 1x Kit Primeiro Socorros - Aconselho a levar medicamentos específicos, como antibióticos dose única, antitérmico, anti-histamínico, relaxante muscular 1x Silver Tape - Não usei, mas aconselho levar porque dá pra usar até pra tapar rasgos em roupas. 1x GoPro Hero 7 Black + Bateria extra + Carregador Duplo externo + Micro SD Card extra - Sou fã de GoPro, acho muito útil num lugar como esse que chove toda hora 1x Power Bank 20.000 mAh - Usei muito, apesar de ter entrada USB nos ônibus e tomada em alguns campings
      RESERVAS EM TORRES DEL PAINE
      http://www.conaf.cl/parques/parque-nacional-torres-del-paine/ (camping gratuito)
      https://www.verticepatagonia.cl/home (lado esquerdo do W)
      https://www.fantasticosur.com/en (lado direito do W)
      PASSAGENS DE ÔNIBUS
      https://www.bussur.com/
      https://www.recorrido.cl/ 
      http://www.busesfernandez.com/ 
       
      Espero que a leitura tenha sido útil, logo menos continuo o relato.
      Abraço a todos,
      Gerhard Jahn.
       
    • Por appriim
      Olá, viajantes!
      Depois de ler tantos relatos, receber tanta ajuda e dicas do pessoal aqui no Mochileiros, nada mais justo que deixar uma contribuição sobre a minha experiência pela Patagônia. E também fico a disposição para ajudar no que estiver ao meu alcance!
      Meu insta é https://www.instagram.com/primporai/, se tiverem alguma dúvida e quiserem trocar alguma ideia, podem me chamar lá. 😊
      Espero que gostem!
      Antes de iniciar o relato sobre a viagem, vou deixar algumas dicas importantes aqui:
      - O meu objetivo com essa viagem era realizar algumas trilhas. Caminhei muito (cerca de 250km) e tive bastante contato com a natureza.
      - Eu fiz a viagem sozinha. Para quem tem dúvidas só tenho uma coisa a dizer: vá sem medo. As pessoas de lá são muito simpáticas e estão sempre dispostas a ajudar. Fiz várias amizades durante as trilhas, nos ônibus, na rua, etc. 😂
      - A fama de rolar caronas por lá é verdadeira. 
      - Mesmo sendo verão, na Patagônia ainda é frio.
      - Os dias são longos, entre 4h00 e 5h00 o sol já está raiando e ele se põe depois das 22h. Dá pra fazer MUITA coisa.
      - Não deixe de fazer absolutamente nada por causa do mal tempo. O clima por lá muda bastante, então saia com chuva ou sol e esteja preparado para as mudanças.
      - Leve sempre na sua mochila de ataque uma jaqueta e calça que sejam impermeáveis e corta vento.
      - Em todos os lugares tem calefação, então use e abuse do sistema em camadas e leve pijama curto para dormir.
      - Faça cambio na Argentina. Minha conexão em Buenos Aires era de madrugada, então não consegui fazer cambio fora do aeroporto, e mesmo assim compensou muito mais que trocar no Brasil. Fiz no Banco Nación dentro do EZEIZA, acho que fica aberto 24hrs. No site deles dá pra acompanhar a cotação oficial (http://www.bna.com.ar).
      - Comprei todos os tickets de ônibus na Rodoviária de El Calafate. Também é possível comprar online.
      - Peguei um Chip para usar internet da empresa Movistar. Só precisa ir até a loja deles com um documento e solicitar o chip, depois ir até um kiosco e fazer uma recarga. A internet funcionou bem na Argentina, exceto El chaltén que lá nem o wifi funciona direito.
      - Tanto na argentina quanto no chile eles não dão sacolas nos mercados.
      - Achei os preços bem interessantes em Ushuaia, pra quem não sabe, é uma área livre de impostos. Vi perfumes, gopro, roupas de frio com preços bons.
       
       Meu cronograma foi o seguinte:
      20/12 – Florianópolis – Buenos Aires
      21/12 – Buenos Aires - Ushuaia
      22/12 – Ushuaia – Laguna Esmeralda
      23/12 – Ushuaia – Pinguineira, Canal Beagle e Glaciar Martial
      24/12 – Ushuaia – El Calafate (avião)
      25/12 – El Calafate – Dia Livre, volta de bike
      26/12 – El Calafate – Perito Moreno e Minitrekking
      27/12 – El Calafate – Puerto Natales - Chile (ônibus)
      28/12 – Puerto Natales – Full Day Torres Del Paine
      29/12 – Puerto Natales – Trekking até  Base deTorres del Paine
      30/12 – Puerto Natales – El Calafate – El Chaltén (ônibus)
      31/12 – El Chaltén – Cerro Torre
      01/01 – El Chaltén – Chorrilo Del Salto
      02/01 – El Chaltén – Fitz Roy
      03/01 – El Chaltén – Laguna Electrica
      04/01 – El Chaltén – Loma Del Pliegue Tumbabo
      05/01 – El Chaltén – El Calafate (ônibus)
      06/01- Chegada em Florianópolis
       
      Vou começar pelo dia 2, porque o primeiro se resumiu apenas em chegar até Buenos Aires 😂😂
      21/12 BUENOS AIRES – USHUAIA
      Cheguei de madrugada no Aeroporto de Ezeiza, fiz o cambio e meu voo até Ushuaia saia do Aeroparque. A Aerolíneas disponibiliza de um transfer gratuito se você emitir um voucher no site deles. A empresa que presta esse serviço é a Manuel Tienda León, só procurar o guichê deles na parte externa do aeroporto.
      O voo de Buenos Aires até Ushuaia dura +/- 4 horas. Acordei quando estava perto de pousar e ao abrir a janela o céu estava azul, as montanhas com os picos nevados e diversos lagos.
      Desembarquei em Ushuaia às 8h10 e como não despachei mala, fui direto ver o transfer até o meu hostel, para não esperar muito optei pelo remis, é um trajeto rápido e custou ARS 300.
      No hostel, tomei café da manhã e fui tomar um banho para sair. E para minha surpresa ao sair do banho, chuva e muito vento (coisas da patagônia 😂). Nesse momento, ainda não entendendo como funcionava o clima por lá, fiquei esperando a chuva passar. Depois de um certo tempo sai na chuva mesmo.
      Estava com o dia livre e fui bater perna para conhecer a cidade, andei pela Avenida San Martin que é a rua de comércios em Ushuaia, muito simpática, com algumas construções coloridas, pelas calçadas apreciando o Canal Beagle, fui até a famosa placa.
      Hospedagem: Antártida Hostel. Localização é ótima, perto da Avenida San Martin, do porto e mercado. Estrutura de quartos, banheiros e cozinhas são boas e sempre estavam limpos. Staffs simpáticos, sempre dando dicas e conversando.

      Vista do avião

      Foto clássica na placa "fin del mundo"

      Canal Beagle

      22/12 – USHUAIA – LAGUNA ESMERALDA
      Pedi no hostel informações sobre o transfer até o inicio da trilha para a Laguna Esmeralda, eles me venderam por ARS 450 ida e volta.
      A van passou no hostel as 10h, o dia estava nublado e sem chuva. A trilha de modo geral é bem tranquila e bonita. Você caminha por bosques, passa por rios, vales, paisagens bem diferentes. Durante todo o trajeto há “plaquinhas” azuis nas árvores indicando o caminho. Possui algumas subidas, não são muito longas e nem íngremes.
      Após mais ou menos 6km cheguei na Laguna Esmeralda e que lugar incrível, meu preferido de Ushuaia. A água realmente é verde esmeralda, mesmo com o dia nublado. Explorei alguns lugares mais altos, contornei a Laguna para vê-la vários ângulos. Logo mais começou uma ventania, coloquei todos os meus casacos, gorro, procurei um abrigo do vento e sentei pra comer para depois começar meu caminho de volta.
      Na volta o vento não deu trégua e eu podia ver a chuva se aproximando. Choveu um pouco e depois o céu ficou azul. Cheguei ao inicio da trilha perto das 14h para aguardar a van. No caminho de volta para o hostel o tempo virou de novo, choveu e ventou MUITO. Fiquei pensando se tivesse optado por voltar com a van das 17h kkkk

      Trilha com as plaquinhas azuis nas árvores, indicando o caminho.
       

       

      Empacotada de casacos depois que cheguei na Laguna Esmeralda
       
      23/12 – USHUAIA – PINGUINEIRA, CANAL BEAGLE E GLACIAR MARTIAL
      Último dia em Ushuaia começou bem cedo, o dia estava lindo, céu azul, pouco vento. Às 7h30 o ônibus saia do Porto em direção a Estancia Harberton, para depois pegar um barco até a Isla Martillo, onde estão os pinguins. Fechei esse passeio com a Piratour por USD 179.
      No caminho até a Estancia paramos num local bonito, com um lago e do outro lado da estrada um vale, onde é possível observar como as árvores crescem tortas devido aos fortes ventos.
      Fomos divididos em 2 grupos para pegar o barco e ir até a ilha dos pinguins. Estava bem frio e com bastante vento. Ao descer na ilha a guia passa algumas instruções e durante todo o passeio explica sobre a ilha, pinguins, predadores, etc. Você não fica “solto” na ilha, precisa caminhar com o grupo. A ilha é realmente cheia de pinguins, estão por toda a parte e são uma gracinha, dá vontade de pegar um e botar embaixo do braço.
      Obs.: Não é permitido se aproximar dos pinguins, acho que são 3 mestros. E tome muito cuidado para não pisar nos ninhos.
      Minha dica é: fique na frente do grupo, um pouco afastado. No momento que estava conversando com a guia um pinguim se aproximou de mim e pude vê-lo de pertinho, até tirei uma selfie com ele.



      Depois vamos até o museu marítimo onde é realizada uma visita guiada em inglês e espanhol. O museu é muito interessante possui ossadas de mamíferos marinhos. O tour é realizado por biólogos, as explicações são riquíssimas, cheias de informações novas.
      Pra finalizar o passeio seguimos até um catamarã para uma navegação de 3 horas pelo Canal Beagle, até chegar ao porto de Ushuaia. Confesso que achei essa parte um porre e dormi boa parte do trajeto kkkk acordei para ver o Farol, que é lindo. Nesse momento estava chovendo e bem cinza, parecia filme de terror. Mais tarde passamos por uma ilha onde ficam vários leões marinhos, paramos ali por alguns minutos para observa-los. Eles dormem todos juntinhos, fazem barulhos, são folgados e desajeitados.
      Desembarcamos no porto de Ushuaia pelas 15h, almocei com uma família que conheci durante o passeio e as 19h30 combinamos de nos encontrar para subir o Glaciar Martial. Nessas horinhas já tinha parado de chover e o sol brilhava, no entanto um pouco antes de sair e encontrar meus novos amigos, o tempo virou completamente e inclusive choveu granizo (acho que nunca vou ver tempo tão louco como ushuaia).


      Após muita indecisão, criamos coragem e começamos a subir o Glaciar Martial, debaixo de chuva mesmo. Estava muito úmido, então a sensação térmica castigava. No meio da trilha já havia parado de chover, olhamos para trás, o céu estava limpo e no mar dava pra ver um lindo arco-íris. A subida é bem íngreme, senti a minha panturrilha queimar. Subimos até encontrar os pontos com gelo, tomamos a agua trincando e começamos a descida com vista para Ushuaia, o céu estava com cores lindas.
      Por isso eu vou reforçar mais uma vez: NÃO DEIXEM DE FAZER ABSOLUTAMENTE NADA NA PATAGÔNIA POR CAUSA DO TEMPO.

      Patagônia e suas surpresas 😍



      Por enquanto é isso gente, conforme for sobrando um tempinho vou escrevendo e postando aqui!
       
       


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