Ir para conteúdo

Impermeabilização de Barracas


haole

Posts Recomendados

  • Membros

olha, o tal sujeito ::lol4:: me disse que DEPENDE.

 

sobre o "grudamento":

 

cola de sapateiro é cola de contato, logo, duas superfícies revestidas dessa cola e pressionadas tenderiam a grudar, o que é resolvido com grande eficiência com talco (que inclusive é usado industrialmente pra isso). mas isso só ocorre se a diluição for fraca ( a mistura penetra pouco) e as camadas aplicadas muito grossas.

uma alternativa testada por mim com sucesso é uma cola da 3M pra juntas de motores diesel, essa é feita com borracha sintética e não tem esse efeito de contato tão evidente, além de que é bem mais resistente que a cola de sapateiro (quimico e mecanicamente falando)

um efeito legal que percebi é o aumento da resistência mecânica do material tratado, quanto à rasgos: parece que ele adquire algumas propriedades de compósitos, ou seja, uma fibra estressada mecanicamente reparte o esforço com as outras.

resumindo: pra não ficar grudento, use camadas finas e bem diluídas, com preferência pra cola de juntas da 3M, e caso tudo dê errado, talco resolve.

 

 

sobre o grau de impermeabilização:

depende! ::lol4::

depende basicamente do número de camadas aplicadas. o fundo da minha wing (que virou piscina a alguns anos) está de novo COMPLETAMENTE impermeável. eu não apliquei em mais nenhuma parte da barraca.

se vc aplicar somente uma camada bem diluída, é bem provável que muitos poros do tecido continuem abertos, de forma que melhora a impermeabilidade, mas esta não fica absoluta. com várias camadas finas, os poros vão diminuindo até sumir... com camadas fininhas, nem a aparência do tecido mudou.

 

o acréscimo de peso foi insignificante, pois eu comprei uma lata de 200g de cola e a diluí em cerca de 700 ml de solvente (sugiro diluir mais). e não usei toda a mistura, logo, pra minha wing o peso não aumentou nem 150g. eu acho que é muita pouco pela melhora na performance.

 

eu vou fazer o seguinte: eu tenho uma luva de nylon vagabundinha, mas bem forradinha e quentinha comprada em camelô. vou tranforma-la numa luva impermeável, daí eu fotografo e posto aqui.

tem mais uma experiências a fazer: trocar o solvente por um mais barato.

 

ogum, sugiro que vc e pra qualquer um que queira tentar, que experimente em material sacrificável, pra não haver arrependimento caso algo dê errado! nos meus materiais, nem mudança de cor houve.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

na minha barraca eu passei com pincel, mas o spray é muito melhor. se for usar um spray manual, procure por um utilizado pra pintura mesmo, em casas de artesanato. é conhecido aqui em minas por "bomba de flit"

é mandatório usar essa bomba pois a maioria das bombinhas manuais não pulveriza a mistura.

boma_inseticida.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Gambitechs !!

Quéisso, Leo! Não confunda a profunda, engenhosa e criativa busca de soluções do "Pirito" com gambiarra! Isso é o que EU FAÇO quando tento desenvolver uma espiriteira com reservatório remoto ::ahhhh::

Sobre o "encontro", Deus passa trabalho pra espalhar, vem o diabo e, num assoprão, junta tudo novamente! ::lol4::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...