Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
  • Faça parte da nossa comunidade! 

    Peça ajuda, compartilhe informações, ajude outros viajantes e encontre companheiros de viagem!
    Faça parte da nossa comunidade! 

gusortiz

Aquecimento global

Posts Recomendados

Eu gostaria de saber a opinião de vocês sobre a relação entre aumento da temperatura do planeta e queima de combustíveis fósseis, amplamente divulgada pelas mídia.

 

A verdade é muito intrigante... mas primeiro vamos ver como desenrolará a discussão no tópico.

Compartilhar este post


Link para o post

puts, pa mim a relação parece óbvia.

 

moroemsp, na zonanorte, dolado da cantareira. aqui cehga a ser 4 gruas mais frio que na região central, lotada de carros, e toda asfaltada.

 

[]s

Compartilhar este post


Link para o post

Certamente que a emissão de CO2 contribui ao efeito estufa e aqueciemnto global, mas acho que temos de considerar o quadro geral da Terra antes de achar que estamos "destruindo" o planeta.

 

Desde muito tempo que a Terra vive entre idades do gelo e hiatos mais quentes entre elas. Idades do gelo duram centenas ou milhões de anos. Seus hiatos mais quentes, umas reles dezenas ou nem isso. O que determina o período é tão complexo por envolver tantas variáveis e relações entre variáveis que ainda hoje não temos certeza de como funciona. Sabemos que por algumas razões, tipo efeito estufa, correntes marinhas, vulcões e agora emissão de CO2, temos meio que postergado a próxima idade do gelo. Em 1822, acho, a Europa passou por um susto que quase caiu numa nova idade do gelo. Felizente passou de raspão mas não ficou.

 

O aquecimento global em si não é ruim. Ruim é que ele não pode ocorrer sem consequências. Simplesmente não podemos estabilizar o planeta numa temperatura agradável e estável. Estamos sempre a aquecer, alcançar curtos picos, esfriar, alcançar longos picos, e aquecer de novo. Aparentemente agora, por uma modesta ajuda de emissão do CO2, estamos chegando mais depressa ao pico. Mas não creio que podemos fica aquecendo para sempre. Mais cedo, mais tarde, o gelo derrete e bagunça as correntes oceânicas e adeus clima ameno no norte europeu. Mas qualquer erupçãozinha de vulcão joga mais CO2 na atmosfera do que poderia sonhar fazer toda nossa indústria, carros e geladeiras. O problema é que emissão natural de CO2 o planeta está acostumado a absorver, via plantas, algas, organismos microscópicos, etc, mas emissão extra de CO2 aliada à destruição e eliminação dos seus absorverdores naturais é coisa que o planeta não está acostumado a gerir.

 

Na verdade me preocupa mais o buraco no ozônio que aquecimento global. A gente até pode proteger árvores, gerir recursos, cuidar de organismos, desenvolver novas tecnologias, etc, mas o ozônio é mais difícil de recuperar, e mais lento. E até lá o que ele deixa passar não dá para gerir.

Compartilhar este post


Link para o post
Visitante
Este post está impedido de receber novas mensagens


×
×
  • Criar Novo...