Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Colaboradores

Poucas cidades são capazes de inspirar sonhos em pessoas de tantos lugares. Veneza é uma das cidades símbolos do romantismo que continua a mesma desde a idade média: canais cortados por pontes em arco, gôndolas deslizando pelas águas e palácios medievais formando um conjunto sem igual. Veneza é pequena, na verdade uma ilha de uma lagoa - Lagoa de Veneza - a qual está separada do mar Adriático por um istmo. É um lugar para esquecer carros e ônibus - eles não circulam em Veneza – somente a pé, ou então no tradicional ônibus fluvial, o Vaporetto. Quando viajo, gosto de conhecer a cidade caminhando, só assim consigo sentir o clima da cidade e das pessoas que moram nela. Usei o Vaporetto apenas uma vez para ir a Lido, uma das ilhas de Veneza. Foi uma experiência um tanto curiosa. Veneza em épocas de alta temporada turística pode estar um pouco “movimentada em excesso”. Por isso, se sua visita for durante a alta temporada turística esteja pronto para dividir as ruas e canais de Veneza com milhares de outras pessoas, bem como estar disposto a pagar 20 euros por uma simples pizza margherita. Como não tinha outra opção, viajei para Veneza em Julho, ou seja, alta temporada turística. Neste primeiro tópico sobre Veneza, vou dar algumas dicas importantes para começar a entender Veneza e planejar a sua viagem. Enjoy!

 

1 - Hotel “bom, bonito e barato”: Hotel Alloggi Agli Artisti - http://www.agli-artisti-venezia.it/it/;

 

2 – Prefira hotéis perto da estação de trem (caso você chegue pela estação), andar pelas ruelas de Veneza com malas não é muito agradável. Ou, opte pelo transporte por Vaporettos caso escolha hotéis perto da Piazza de San Marco;

 

3 – Restaurantes pertos dos pontos turísticos são sempre mais caros. Caros mesmo!

 

4 – Na Riva degli Schiavoni há ótimos restaurantes e não tão caros, sugiro!

 

5- Nunca aceite a primeira proposta de um passeio de Gôndola. Tente conversar com o gondoleiro, na maioria das vezes, ele diminui muito o preço;

 

6 - Se optar por utilizar os Vaporettos, compre o passe-dia ou compre o passo unitário em terra. Se comprar no barco, poderá pagar quase o dobro!

 

7 – No verão, vá preparado com muito protetor solar e chapéus. Em Veneza tudo é possível!

 

Fiquei apenas dois dias em Veneza (uma pena!), mas consegui visitar alguns pontos interessantes desta cidade tão diferente e maravilhosa da Europa.

 

 

Primeiro ponto que todo mapa trás: Piazza San Marco.

A Piazza de San Marco é o coração e alma de Veneza. Nesta praça acontece uma das cerimônias mais bonitas da cidade: o hasteamento da bandeira de Veneza, executada pelas tropas de Carabinieri em seus trajes típicos. Ao término da cerimônia o toque especial é dado pelas badaladas do sino da torre da Campanille, que fica bem ao lado (A ceirmônia ocorre perto das 7 horas da manhã). Dentre as quase 100 igrejas existentes na cidade, a Basílica de San Marco é a principal. Foi construída no ano 830, em estilo oriental, para abrigar os restos mortais de São Marcos, padroeiro de Veneza.

 

20100715110404.JPG

 

A Campanile di San Marco, é a construção mais alta de Veneza. A torre originalmente construída para servir de orientação às embarcações que se aproximavam da cidade, agora é o melhor ponto de observação de Veneza. Por 8 euros, pode-se pegar um elevador e subir até sua parte mais alta.

 

20100715110536.JPG

 

20100715110726.JPG

 

Sair para caminhar pela cidade, visitando as igrejas e palácios é de irar o fôlego. Não é necessário estabelecer roteiros para percorrer Veneza, basta seguir em frente. Passando por ruelas, atravessando pontes, entrando em igrejas, restaurantes, lojas e em determinado momento chegará ao Grande Canal que corta Veneza ao meio, é a principal e mais larga via de trânsito na cidade, e ao longo de suas margens há ancoradouro para gôndolas, bem como para embarcações maiores.

 

20100715110811.JPG

 

A cidade também é cortada por pequenos canais e ruelas e através deles se pode chegar a qualquer ponto. Somente três pontes cruzam o Grande Canal, a Ponte Degli Scalzi, a famosa Ponte di Rialto e a Ponte de l'Accademia. Às margens do Grande Canal há palacetes dos séculos XVII e XVIII que contam com detalhes toda a história desta cidade. Um dos mais interessantes é o Palacio Ca'Rezzonico, com interior ricamente adornado. Outro ponto luxuoso de Veneza é Lido, a praia dos ricos e famosos, a pouca distância do centro.

 

20100715110916.JPG

 

Passear de gôndola e de Vaporetto, o ônibus de Veneza, é ótimo, mas também não perca a oportunidade de caminhar pela cidade. Saia sem destino e perca-se por aquelas estreitas ruazinhas que a gente nunca sabe exatamente aonde vão levar. Só assim pode-se sentir toda a beleza infinita deste lugar.

 

Veneza é uma cidade inesquecível. Uma visita nunca é suficiente, e fica-se sempre com vontade de voltar e voltar....

 

20100715111000.JPG

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...