Ir para conteúdo

Expedição América - De Brasília ao Atacama de Carro - 24/12/17 a 20/01/2018


Posts Recomendados

  • Membros

Esse é mais um dos inúmeros relatos que aparecem aqui todos os dias...

Mas, para mim, tem um significado especial. É a primeira vez desde 2010 que viajo com meus pais de carro (desde que comecei a trabalhar de verdade não consegui mais conciliar minhas férias e meus destinos com os deles). A princípio iriam apenas meus pais, eu e meu namorado, mas minha mãe bateu o pé e disse que meu irmão iria junto. Agora sim, viajaríamos bem apertados lá atrás, mas fazer o quê?!

Em 2013 meu namorado foi a Santiago com os pais e eu fui depois com meu irmão. Mostrei as fotos do Atacama para meu pai e ele ficou maravilhado. Mas, ele sempre teve medo de viajar para o “estrangeiro”. Em 2014 consegui convencê-lo a ir com a gente (eu e meu namorado) fazer compras em Ciudad del Este. Minha mãe animou e ele topou. Depois que ele aprendeu o caminho e viu que não era o fim do mundo, voltou lá mais duas vezes! xD

Em 2014 resolvemos que iríamos todos para a Disney, mas a empresa que eu trabalhava faliu e com isso perdi minhas férias, consegui apenas 9 dias de folga, mas que ficaria inviável viajar com eles para os Estados Unidos, então fui com meu namorado para Machu Picchu (http://www.mochileiros.com/cusco-aguas-calientes-machu-picchu-lima-paracas-ica-nazca-30-08-a-07-09-2014-muitas-fotos-t101509.html) e eles partiram para a Disney. Adoraram! :D

Esse ano eu tinha pensado em voltar à Disney (acabei indo em 2016), depois pensei em visitar a “família” do meu namorado no México, aí cogitei San Andrés e então resolvi passear pelo mochileiros.com e me deparei com o relato do Flavius: https://www.mochileiros.com/topic/58848-viagem-de-carro-para-san-pedro-de-atacama-passando-por-salta-tilcara-e-antofagasta-mar%C3%A7o2017/?tab=comments#comment-644684 e pensei: “por que não?!”

Li o relato de cabo a rabo e fui atrás de mais e mais relatos, mostrei para o meu namorado que comprou a ideia e começamos a pesquisar mais.

Um belo dia virei para o meu pai e disse: “pai, teve um cara lá no fórum que foi de Caldas Novas até o Atacama de carro. Acredita?!” E ele respondeu: “Hmmm”, virou e continuou fazendo as coisas dele.

Passado algum tempo ele me chamou e disse: “quanto ficaria para fazer essa viagem? ”, eu disse que não sabia, mas que podia pesquisar. E ficou combinado que depois que eu apresentasse os custos da viagem ele iria decidir se ia ou não. Eu já tinha meu plano B que era comprar a primeira passagem barata para o exterior kkkkkkkkk

Fiz o que ele pediu e depois de 1 mês de pesquisas, entreguei o orçamento da viagem. Ele pensou por mais duas semanas, me encheu de perguntas (muitas perguntas) e falou que queria ir. Achei que ele ia dar para trás depois de algum tempo, tanto que nem confirmei com meu namorado que iríamos. O tempo foi passando e eu me toquei que era verdade. Então ficamos 1 mês ensaiando como contar para minha sogra que iríamos viajar de carro para outro país. Contamos morrendo de medo, mas no final tudo deu certo (foi muito melhor do que imaginamos). ^_^

Agora oficialmente iríamos para o Atacama de carro!

 

Roteiro

Nosso roteiro ficou assim:

1.      Brasília – São José do Rio Preto (733km)

2.      São José do Rio Preto – Foz do Iguaçu (858km)

3.      Foz do Iguaçu – Posadas (318km)

4.      Posadas – Santa Fé (793km)

5.      Santa Fé – Mendoza (908km)

6.      Mendoza – Santiago (364km)

7.      Santiago

8.      Santiago – Embalse el Yeso – Santiago (224km)

9.      Santiago – Valparaiso – Viña del Mar – Santiago

10.  Santiago – Copiapó (806km)

11.  Copiapó – San Pedro (859km)

12.  San Pedro

13.  San Pedro

14.  San Pedro

15.  San Pedro

16.  Uyuni

17.  Uyuni

18.  Uyuni

19.  Uyuni

20.  San Pedro

21.  San Pedro – Salta (597km)

22.  Salta – Resistencia (824km)

23.  Resistencia – Assunção (329km)

24.  Assunção – Foz do Iguaçu (334km)

25.  Foz do Iguaçu

26.  Foz do Iguaçu

27.  Foz do Iguaçu – São José do Rio Preto (864km)

28.  São José do Rio Preto – Brasília (733km)

 

Seguros

Fizemos seguro viagem pela Porto Seguro (única seguradora que cobria viagem feita com veículo próprio), plano Mundo 120 Bronze, no valor de R$ 326,58 por pessoa.

O Seguro CARTA VERDE foi feito também pela Porto Seguro, no valor de R$252

Contratamos o seguro SOAPEX pela internet no valor de 11 dólares = R$ 40,23 (com iof e conversão).

E por fim, a extensão do seguro do carro para América do Sul, no valor de R$397,30.

 

PID

Eu e meu namorado tivemos que tirar a Permissão Internacional para Dirigir, pois a embaixada do Chile nos informou que era obrigatório possuir. O custo foi de R$290 cada.

Meu pai já tinha a dele e ainda estava na validade.

 

Adesivos

Mandamos fazer uns adesivos para colocar nas portas do carro e na traseira, nos custou R$90

 

Conect Car

Compramos a TAG do Conect Car pra evitar filas e acreditem, isso ajuda muito! Nos custou R$ 220 na primeira leva da viagem e na volta colocamos mais R$ 30.

 

Hotéis

Fizemos todas as reservas pelo Booking.com. Fora do Brasil, pagamos todas as diárias em dólares (já tínhamos nos programado para isso)

 

São José do Rio Preto: Hotel Plaza Inn

Foz do Iguaçu: Hotel Baviera Iguassu

Posadas: La Mision Posadas

Santa Fé:  Hostal Santa Fe De La Veracruz

Mendoza: Hotel Ibis Mendoza

Santiago: Bellavista Apartments

Copiapó: Hotel Chagall

San Pedro: Hotel Dunas

Salta: Hotel del Antiguo Convento

Resistência: Gala Hotel & Convenciones

Assunção: La Casa Arthaus

Foz do Iguaçu: Hotel Baviera Iguassu

São José do Rio Preto: Hotel Plaza Inn

 

Os custos da viagem foram divididos por 5 pessoas, mas para facilitar as contas aqui vou separar entre "pai" e "eu", onde pai corresponde a 3 pessoas e eu a duas pessoas. Nem todos os lugares terão os custos do meu pai porque ele jogava as notinhas foras ante de me passar o valor... só no final da viagem que ele entendeu que precisava delas para colocar nas minhas planilhas. Ah, também ganhei o apelido da "louca das planilhas", mas eu prefiro ficar organizada durante a viagem toda do que ficar devendo dinheiro porque não me organizei direito. 

 

Alimentação

Calculei alimentação da seguinte maneira:

  • R$ 25 para o café da manhã por pessoa
  • R$ 50 para o almoço por pessoa
  • R$ 50 para o jantar por pessoa

Vale ressaltar que apenas eu e meu namorado seguimos a risca essa parte, meus pais e meu irmão sempre extrapolavam o limite estabelecido.

 

Sem mais delongas, vamos ao relato!

 

 24/12/17 - Domingo - Brasília / São José do Rio Preto

Abastecemos o carro na noite anterior. Encontrei com meus pais por volta das 07:00 da manhã, colocamos todas as coisas na caçamba da camionete e às 08:03 saímos de casa. Preferimos ir pela estrada de Goiânia que é duplicada mesmo pagando pedágio. Às 09:20 chegamos no Jerivá e tomamos café da manhã. 

26203823078_d445a6c530_b.jpg

Animação na estrada::mmm:

Nesse dia passamos por 7 assaltinhos, quer dizer, pedágios:

  • Alexânia GO: R$ 4,90 às 9:04
  • Anápolis Go: R$ 3,60 às 10:11
  • Professor Jamil GO: R$ 5,20 às 11:19
  • Itumbiara GO: R$ 6,30 às 12:24
  • Prata MG: R$ 5,60 às 14:36
  • Fronteira MG: R$ 3,30 às 15:49
  • Onda Verde SP: R$ 5,20 às 16:24

Paramos para almoçar no Trevão em Minas Gerais às 13:40 e de lá seguimos para Frutal, onde eu queria tomar um suco de abacaxi que minha chefe havia recomendado. Procuramos pela tal barraquinha na beira da estrada, mas era 24 de dezembro à tarde e ninguém estava mais trabalhando. Paramos para abastecer, o diesel S10 custava R$ 3,379, colocamos 65,86 litros, o que nos custou R$ 222,54 e consumo ficou na casa de 8,8km/l.

Chegamos em São José do Rio Preto às 17:00. Dava pra ter andado mais, dava. Mas como somente meu pai e meu namorado estavam dirigindo achei melhor andarmos apenas 733km nesse dia, já que teríamos muitos dias ainda pela frente. Fizemos o check-in no hotel, tomamos um banho, descansamos e depois fomos jantar.

40045153762_b25b255728_b.jpg

Ceia de natal :)

Gastos do dia:

  • Abastecimento do dia 23/12: R$ 183,23
  • Conect Car: R$ 220
  • Café da manhã: pai: R$ 17,50
  • Café da manhã eu: R$ 12,00
  • Almoço pai: R$47,54
  • Almoço eu: R$ 47,53
  • Abastecimento em Frutal: R$ 222,54
  • Hotel pai: R$ 199,52
  • Hotel eu: R$ 165,12
  • Jantar pai: R$ 89
  • Jantar eu: R$ 64
  • Total do dia: R$ 1.267,98
  • Total Pai: R$ 666,44
  • Total Eu: R$ 601,53

 

25/12/17 - Segunda - São José do Rio Preto / Foz do Iguaçu

 Acordamos e fomos tomar café da manhã às 07:20. Fizemos check-out no hotel e pegamos a estrada. 

Nesse dia passamos por 6 assaltinhos:

  • José Bonifácio SP: R$ 5,20 às 8:48
  • Floresta PR: R$  13,40 às 14:09
  • Campo Mourão PR: R$ 13,40 às 15:01
  • Corbélia PR: R$ 13,40 às 16:11
  • Céu Azul PR: R$ 11,70 às 17:03
  • São Miguel do Iguaçu PR: R$ 15,30 às 17:55

Paramos para almoçar em Maringá e já aproveitamos para abastecer, o diesel S10 custava R$ 3,31, colocamos 66,10 litros, o que nos custou R$ 204,91 e consumo ficou na casa de 8,9km/l.

Chegamos no hotel em Foz do Iguaçu às 18:20 debaixo de chuva. Fizemos o check-in e descansamos um pouco. Saímos para jantar numa churrascaria chamada Jardim da Cerveja que ficava do outro lado da rua, indicação do funcionário do hotel. A comida estava boa, mas o atendimento foi péssimo. Parecia que os garçons não queriam estar trabalhando no feriado e descontavam sua raiva nos clientes. Não recomendo.

Gastos do dia:

  • Abastecimento em Maringá: R$ 204,91
  • Almoço pai: R$ 78,95
  • Almoço eu: R$ 43,65
  • Hotel pai: R$ 300
  • Hotel eu: R$ 240
  • Jantar pai: R$ 150
  • Total do dia: R$ 1.017,51
  • Total Pai: R$ 631,40 
  • Total Eu: R$ 488,56

 

26/12/17 - Terça - Foz do Iguaçu / Posadas

Tomamos café às 06:30 e saímos às 07:00 para Ciudad del Este, precisávamos trocar dinheiro e comprar meu drone. Vinha acompanhando a cotação pela internet há 3 semanas e vi que era mais jogo trocar pesos argentinos, guaranis e bolivianos lá em CDE mesmo. 

Se me lembro bem, nosso cambio ficou assim:

  • 5,56 reais = 1 peso argentino
  • 1 dólar = 19 pesos argentinos
  • 1 real = 1.601 guaranis 

Comprei meu drone na Mega Eletrônicos, loja lotada, fila pra pagar, pra tirar o produto, pra testar, mais de duas horas na loja...::essa::::essa::

Pegamos um ônibus até a ponte, desci com meu namorado e meus pais foram para o hotel arrumar as malas. Desci na ponte para declarar, pois não queria ter problemas na volta para o Brasil e nem em viagens futuras. Bom, chegando la na receita federal fiz a declaração de bens, o drone foi levado para análise (para saber se o valor que declarei batia com o valor real da mercadoria) e depois fui pagar no caixa eletrônico do banco do Brasil pagar a GRU que foi gerada...

  • Problema 1: o caixa não tinha leitura biométrica
  • Problema 2: eu não sabia (e não sei até hoje) a minha senha de letras
  • Problema 3: a senha estava anotada na minha carteira que tinha ficado no Brasil
  • Problema 4: eu não consegui transferir o dinheiro (tentei aumentar o limite antes de viajar, mas não tinha dado certo) para meu pai fazer o pagamento

Já estava preocupada quando o fiscal da receita disse: "Olha, você só pode retirar a mercadoria daqui quando efetuar o pagamento e comprovar. Enquanto não fizer isso, a mercadoria fica retida aqui". Aí desesperei de vez! Meu pai me ligou e disse que tinha dinheiro na conta. Ele efetuou o pagamento, me mandou o comprovante e enviei para o e-mail da receita federal. Depois que o fiscal conferiu no sistema ele me entregou o drone e a declaração de importação, com ela posso sair do Brasil e retornar sem problemas.

Retornamos para Foz, paramos no Mcdonalds para comer algo (na verdade eu não posso comer pão, sou celíaca, então comi apenas batata frita e meu namorado comeu o sanduíche) e depois fomos para o hotel e terminamos de colocar as coisas no carro, fizemos o check-out e fomos abastecer, o diesel S10 custava R$ 3,597, colocamos 43,03 litros, o que nos custou R$ 154,78 e consumo ficou na casa de 9km/l. Perguntamos se eles vendiam o adesivo de velocidade para colocar no carro, mas ele disseram que só encontraríamos na Argentina mesmo. (Há uma lei na argentina que diz que veículos como camionetes devem ter um adesivo de velocidade de 110km/h refletivo colado na traseira do veículo, se você não tiver pode ser multado ou pior, ser parado pela caminera e ter que pagar uma bela grana para ser liberado).

Seguimos em direção a Puerto Iguazu na Argentina. E para nossa surpresa a Aduana Argentina estava lotada, ficamos mais ou menos 1 hora e meia na fila. Olharam nossos documentos, carimbaram os passaportes, conferiram a carta verde e documento do veículo, perguntaram onde a dona estava (o carro está no nome da minha mãe), olharam a caçamba do carro e perguntaram também qual era o nosso destino final e respondemos: Santiago. 

Seguimos na estrada de pista dupla, asfalto bom, sem acostamento e com a sinalização um pouco confusa (os avisos de fim da terceira faixa apareciam somente depois que a faixa já tinha terminado, avisos de retorno e saída da pista só apareciam depois que você tinha perdido a saída, depois de uns dias acostumamos com a sinalização caótica deles::sos::). Paramos no primeiro posto de gasolina e compramos o adesivo refletivo.

Importante ressaltar: somente nesse trecho de Puerto Iguazu até Misiones fomos parados 5 vezes pela polícia caminera 1 vez pela Gendarmeria. Em todas as vezes eles pediram o documento do carro, CNH, carta verde, abaixamos os vidros, colocaram a cabeça dentro do carro para olhar todo mundo, perguntaram de onde estávamos vindo e para onde iríamos e só! Não fomos multados, não tivemos que pagar propina, fomos tratados com educação, nenhum policial foi grosso conosco em todo território argentino.

39182047395_790bf3b08e_b.jpg  

Adesivo de 110km/h exigido na Argentina para camionetes

Nesse dia passamos por apenas 2 assaltinhos:

  • Colonia Victoria ARG: AR$ 20 às 14:00
  • Santa Ana ARG: AR$ 20 às 17:50

Paramos em San Ignácio em Misiones para visitarmos as ruínas jesuíticas.

40081098001_c89c185f4c_b.jpg 

Como eram as ruínas antigamente

39182312635_0c26c23657_b.jpg

25208760217_e1250989a5_b.jpg

40048143212_e1461759d0_b.jpg

40048097982_8b1e1a81d7_b.jpg

39182234165_4e314e16c1_b.jpg

28300631619_0344c4148b_b.jpg

40048134302_e48282a4ea_b.jpg

25208772317_5877122e9a_b.jpg

28341675439_902ea76f7c_b.jpg

 

O ingresso que você paga te dá o direito de visitar as outras 3 missões jesuíticas na Argentina (por 15 dias), como não sabíamos disso não nos programamos para visitá-las. Seguimos para o nosso hotel em Posadas. Chegamos por volta das 18:30, estava sol e fazendo bastante calor. O Hotel era 3 estrelas, bem novo, quarto amplo, muito bom! Arruamos nossas coisas e descemos para jantar às 20:00. Experimentamos a especialidade do hotel: wok de vegetables. Excelente pedida!! 9_9

28300913349_7fc63041ff_b.jpg

 

Gastos do dia:

  • Ônibus Foz/CDE: R$ 26,25 (5 pessoas)
  • Ônibus CDE/Foz: R$ 26,25 (5 pessoas)
  • Ônibus CDE/Foz: R$ 10,50 (2 pessoas)
  • Drone: U$ 1.113
  • Bateria drone e cartão de memória: U$ 143
  • Declaração drone: R$ 1.343,28
  • Almoço eu: R$ 22,50
  • Abastecimento em Foz: R$ 154,78
  • Pedágios: AR$ 40
  • Ruínas Jesuíticas pai: AR$ 510
  • Ruínas Jesuíticas eu: AR$ 340
  • Águas: AR$ 40
  • Adesivo 110 km/h: AR$ 85
  • Hotel pai: U$ 100
  • Hotel eu: U$ 80
  • Jantar pai: AR$ 800
  • Jantar eu: AR$ 510
  • Total do dia: R$ 1.583,56   AR$: 2.325    U$: 1.436
  • Total Pai: R$ 129,89      AR$: 1.392,50   U$: 100 
  • Total Eu: R$ 1.453,67    AR$: 932,50     U$: 1.336 

 

27/12/17 - Quarta - Posadas / Santa Fé

Tomamos café às 07:00 da manhã, fizemos check-out do hotel e seguimos em direção a Santa Fé.

Paramos para abastecer em Fachinal, o diesel S10 custava AR$ 25,62, colocamos 39,81 litros, o que nos custou AR$ 1020 e consumo ficou na casa de 9km/l.

Fizemos um pequeno desvio do roteiro original, meu pai queria ir até Uruguaiana, na verdade atravessar a ponte de Paso de los Libres até Uruguaiana e voltar, mas consegui convencê-lo de que iríamos perder muito tempo na imigração, então fomos apenas até a margem do rio Uruguai do lado de Paso de los Libres.

28301473869_5c06312f0a_b.jpg

Na outra margem do rio está a cidade de Uruguaiana/BR

Aproveitamos já almoçamos (pedimos uma parrillada familiar) e abastecemos em Paso de los Libres, o diesel S10 custava AR$ 26,48, colocamos 34 litros, o que nos custou AR$ 902 e consumo ficou na casa de 9km/l. 

Nesse dia pegamos estradas em dois extremos: mão dupla, cheia de buraco, nenhum posto de gasolina por quase 200km de estrada, 3 postos de polícia caminera (fomos parados em todos), nada em volta da estrada e depois pegamos pista duplicada por uns 100km só de reta, asfalto bom e com acostamento (aí deu para tirar o atraso da pista ruim.)

Passamos por 2 assaltinhos:

  • Fachinal ARG: AR$ 8 às 09:20
  • Paraná ARG: AR$ 35 às 19:11

Chegamos em Santa Fé às 19:45, lembra que falei lá em cima da sinalização argentina ser muito doida? Pois é, a saída vem antes da placa e nós passamos obviamente. Tivemos que dar uma volta enorme na cidade até conseguirmos achar um retorno e o GPS parar de mandar a gente ficar dando voltas aleatórias na cidade. Fizemos o check-in no hotel, aí veio a primeira surpresa da viagem: o prédio era muito bonito, bem no centro da cidade, a rua da frente era fechada e cheia de lojas, porém os quartos... ah, os quartos... velhos, cama horrível, você afundava nela (eu particularmente detesto colchão mole, mas tava ruim até pro meu namorado que é adepto), o banheiro tinha um cheiro ruim, mas fazer o que?! Tá no inferno, abraça o capeta! >:(

O jantar no hotel era muito caro, então fomos até o McDonalds que ficava umas 3 quadras do hotel. A cidade estava bem movimentada, não ficamos com medo de andar nesse trecho. O McDonalds parecia que tinha sido tomado por todas as crianças de Santa Fé, tava uma bagunça, criança correndo, pai gritando, gente te empurrando, o caos ::mmm:

Voltamos para o hotel e tentamos descansar, mas foi difícil...

Gastos do dia:

  • Abastecimento em Fachinal: AR$ 1.020
  • Pedágios: AR$ 43
  • Almoço pai: R$ 78,00
  • Almoço eu: R$ 53
  • Águas: AR$ 52
  • Abastecimento em Paso de los Libres: AR$ 902
  • 2 pacotes de gelo: AR$ 55
  • Mercado: AR$ 70,05
  • Hotel pai: U$ 100
  • Hotel eu: U$ 82,28
  • Estacionamento hotel: U$ 7
  • Jantar pai: AR$ 525
  • Jantar eu: AR$ 165
  • Total do dia: R$ 131   AR$: 2.832,05    U$: 189,28
  • Total Pai: R$ 78      AR$: 1.596,02   U$: 103,50 
  • Total Eu: R$ 54    AR$: 1.236,03     U$: 85,78 

 

Continua...

 

 

  • Gostei! 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

28/12/17 - Quinta - Santa Fé / Mendoza

Tomamos café às 07:30 da manhã, fizemos check-out do hotel e seguimos em direção a Mendoza

Nesse dia passamos por 7 assaltinhos:

  • Santo Tomé ARG: AR$ 5 às 08:26
  • Franck ARG: AR$ 30 às 08:35
  • Sampacho ARG: AR$ 20 às 15:30
  • La Cumbre ARG: AR$ 35 às 16:43
  • Desaguadero ARG: AR$ 35 às 17:50
  • Desaguadero (Mendoza) ARG: AR$ 55 às 17:57
  • La Paz ARG: AR$ 30 às 18:14

Abastecemos em San Francisco, o diesel S10 custava AR$ 25,29, colocamos 63,26 litros, o que nos custou AR$ 1600 e consumo ficou na casa de 9,1km/l.

Pegamos mais um trecho de estrada ruim, depois de um tempo voltou a ser duplicada. Fomos parados mais umas duas vezes pela polícia caminera, mas não tivemos nenhum problema. Passamos também por vários campos de girassóis.

Paramos para almoçar em Rio Cuarto, no mercado (não lembro o nome, sei que era do lado de um outlet). Lembrava um self-service, mas com um detalhe: eles te serviam.  Ficamos mais ou menos uma hora e meia por lá (tava muito lotado). 

Abastecemos novamente em San Luís, o diesel S10 custava AR$ 25,66, colocamos 60 litros, o que nos custou AR$ 1540 e consumo ficou na casa de 9km/l. Saindo de San Luis passamos em um pedágio e depois passamos pelo controle sanitário, eles borrifaram um treco no carro, perguntaram se levávamos frutas e dissemos que não. Estávamos oficialmente na província de Mendoza e pasmem: outro pedágio!! Foram 7 minutos de diferença entre um pedágio e outro!!  O.oO.o 

O último pedágio do dia foi o La Paz, que é um túnel. Eu moro em Brasília e aqui quase não tem túnel, então achei muito legal  ::mmm:

Chegamos no hotel às 19:30, fizemos o check-in e fomos até o Carrefour fazer umas comprinhas (ficava uma quadra do Ibis). Deixamos as coisas no hotel e fomos de carro até o Shopping (5 minutos do hotel). Jantamos por lá e depois demos uma volta pra conhecer. 

Gastos do dia:

  • Abastecimento em San Francisco: AR$ 1.600
  • Pedágios: AR$ 210
  • Almoço pai: AR$ 471
  • Almoço eu: AR$ 106
  • Águas e alfajor AR$ 50
  • Abastecimento em San Luis: AR$ 1540
  • 4 pacotes de gelo: AR$ 120
  • Mercado: AR$ 57
  • Hotel pai: U$ 163,32
  • Hotel eu: U$ 81,66
  • Jantar pai: AR$ 480
  • Jantar eu: AR$ 359
  • Total do dia: AR$: 4.993    U$: 244,98
  • Total Pai: AR$: 2.764,50    U$: 163,32 
  • Total Eu: AR$: 2.228,50     U$: 81,66 

 

29/12/17 - Sexta - Mendoza / Santiago

Acordamos às 07:00, arrumamos as coisas e saímos. Optamos por não pagar pelo café da manhã do Ibis. Às 07:40 abastecemos no posto Shell que ficava ao lado do hotel, o diesel S10 custava AR$ 23,71, colocamos 28,69 litros, o que nos custou AR$ 680 e consumo ficou na casa de 9km/l.

Passamos por 3 assaltinhos:

  • Las Cuevas ARG: AR$ 30 às 13:37
  • Chacabuco CHI: CH$ 2.200 às 17:47
  • Sampacho CHI: CH$ 900 às 18:11

A saída de Mendoza foi tranquila, pouco mais de meia hora entrávamos na cordilheira. A estrada ficou bem estreita, mão dupla, muitas curvas e uma paisagem de tirar o fôlego! 9_9

Ignorem o áudio, eu não tive tempo de editar nenhum vídeo até agora...:$

Pegamos um trecho da estrada com um desvio e chacoalhamos bastante dentro do carro. Nossa primeira parada do dia era a Ponte Inca... era. Porque passamos direto, lembram das placas?! Pois é. A sorte é que perguntamos para uma turista que estava fazendo treking e ela disse que já tínhamos passado do lugar, então voltamos e achamos a ponte.

40125117561_697bfdc808_b.jpg

40125117551_52cdfe0f7c_b.jpg

40092053322_05f9ab3055_b.jpg

39225775645_fe5c713198_b.jpg

De lá, seguimos para o Parque Aconcágua. A entrada custa AR$ 40 por pessoa, você pode estacionar lá dentro e fazer o percurso a pé. Não lembro quantos kms são até o mirante, só sei que cansa por conta da altitude e volta e meia a gente levava uma picada de mutuca, para quem não conhece segue imagem do pequeno demôneo:

3375827546_8029725552_z.jpg?zz=1

A picada desse bicho dói, faz um calombo enorme, coça e sim, ela fura uma calça jeans. Estejam preparados :o

Essa trilha que fizemos, creio eu, que é mais bonita na época do degelo, porque você as lagoas de verdade, nós só vimos um fiapinho de água e nada mais...

28344230149_ce0941e13b_b.jpg

39413271864_7b002b34ef_b.jpg

25253003127_16b326ef0d_b.jpg

26250934018_bdbded86fb_b.jpg

39419192134_3d1c9b141d_b.jpg

Quando estávamos indo embora, encontramos uma família de brasileiros que estavam indo em duas kombis para Santiago e depois para o sul do Chile. Conversamos um pouco com eles e tiramos fotos juntos (acabei de me lembrar que eu tinha que mandar um e-mail para eles pedindo as fotos 9_9)

39413283924_3b7d537e0b_b.jpg

Continuando nosso roteiro, seguimos para o Cristo Redentos de los Andes, a estrada antiga que ia para Santiago. Estrada perigosa, cheia de curvas, no rípio e em alguns pontos você tem que parar para o outro carro poder passar...

39226016195_1ee2e117ae_b.jpg

25253122077_545b83da14_b.jpg

40125368211_2111de5722_b.jpg

Nós temos o dom de estar com as roupas erradas no lugar errado. Chegamos lá em cima e tava um vento tão forte, mas tão forte e ninguém estava com casaco (e também ficamos com preguiça de pegar na mala). Acho que só conseguimos ficar lá por uns 20 minutos, as mãos estavam bem roxas...

Pensa no frio que tava aí... ::dãã2::

40092312362_ed417bcee8_b.jpg

28344362399_8b745a9c91_b.jpg

40125345581_50214c9e25_b.jpg

Descemos a estrada e voltamos para a pista asfaltada e seguimos em direção à Santiago. Não demos saída na Argentina (eu acho que precisava, mas isso não deu problema nenhum na volta), pagamos o último pedágio argentino e atravessamos o túnel da cordilheira. Fantástico! :D A fronteira dos países é dentro desse túnel.

Mais uma vez, ignorem o áudio, eu não tive tempo de editar nenhum vídeo até agora...:$

Saindo do túnel tem a placa de bem vindos à República do Chile e logo em seguida a imensa fila de carros para passar pelo controle aduaneiro de Paso de los Libertadores. Sem brincadeira, ficamos quase 4 horas para passar pelo controle. Boa parte disso foi por conta do ano novo (muitos argentinos descem para /santiago nessa época) e a outra parte pela desorganização chilena (nunca mais reclamo do DETRAN DF!!). Logo que você entra na aduana um guarda pergunta de onde você é e te entrega um papel para fazer a importação temporária do veículo, depois ele manda você entrar em outra fila que vai te levar até as cabines. Chegando na cabine a atendente te entrega mais dois papéis para você entrar no país, detalhe: todos os atendentes pediam para apenas uma pessoa descer do carro, levar os passaportes para carimbar e aí entregava a quantidade de papéis e recolhia o papel de importação do carro, mas a senhora que nos atendeu estava de má vontade e fez todo mundo descer do carro pra poder carimbar os passaportes. Entregamos a declaração do carro, ela nem olhou e só carimbou e mandou irmos para outra fila, a de controle alimentar. Ficamos mais uma meia hora na fila e chegou a nossa vez. Aí o fiscal disse: quem é o dono do carro? Respondi que era minha mãe, então ele falou que eu tinha preenchido a declaração de importação do carro errado. Eu preenchi que o carro era da minha mãe e que meu pai estava autorizado a dirigir, mas eu não tinha a tal autorização que ele queria, resultado: tive que voltar lá no primeiro guarda, pegar outra declaração, preencher, passar na atendente de mal humor e voltar nesse guarda antes que ele fosse embora. Fui inventar de correr e quase morri sem ar ::essa::. Pois bem, quando voltei eles estavam revistando o carro (o cachorrinho fofo queria apenas ganhar abraços e não revistar o carro), o guarda encrencou com os drones, pediu a nota fiscal e mandou declararmos os dois no papel de importação do carro. Fizemos isso, o guarda conferiu e disse que tava tudo certo, que poderíamos seguir viagem. Enquanto colocávamos tudo dentro do carro, meu irmão foi trocar um pouco de dinheiro na casa de câmbio que tem lá na aduana mesmo (os dois pedágios antes de chegar em Santiago só aceitam pagamento em pesos chilenos). Trocamos 200 reais (cotação 1 real = 165 pesos). Ah, esqueci de dizer que eles cobraram o seguro SOAPEX e quem não possuía, tinha que contratar lá na aduana mesmo. Estávamos felizes pensando que o martírio da aduana tinha acabado, dó que não! Quando fomos pra última fila para sair do controle imigratório o guarda pediu os passaportes e perguntou por que não havíamos entregado os formulários, respondi que ninguém tinha pedido e tive que voltar lá no guarda que me atendeu antes e entregar, ele ainda me fez a mesma pergunta e eu tive vontade de matá-lo. ::dãã2::

Enfim, às 16:20 chegávamos nos famosos Caracoles (não antes de tomar um dramim, só quem tem labirintite sabe o terror que é fazer curva), morrendo de fome já que não tínhamos almoçado ainda...

Ignorem o áudio, eu não tive tempo de editar nenhum vídeo até agora...:$

40098647222_bae3476537_b.jpg

39419734744_40f461cedf_b.jpg

 

Passamos por dois pedágios que aceitavam dinheiro em espécie, o problema foi quando chegamos em Santiago, pois todos eram cobrança automática e você tinha que comprar a TAG nos postos COPEC, mas nenhum deles tinha... ::sos::

Chegamos no bairro Bellavista às 19:30, fizemos o check-in e fomos para os apartamentos. Saímos para jantar às 22:30 no Pátio Bellavista que ficava 3 minutos dos apartamentos. Escolhemos um mexicano e comemos fajitas. Depois passamos na casa de câmbio que fica lá no Pátio Bellavista mesmo e trocamos mais dinheiro, a cotação era 1 real = 180 pesos.

 

Gastos do dia:

  • Abastecimento em Mendoza: AR$ 680
  • Pedágio: AR$ 30
  • Parque Aconcágua pai: AR$ 120
  • Parque Aconcágua: AR$ 80
  • Gelo: AR$ 100
  • Pedágios: CH$ 3.100
  • Hotel pai: U$ 403
  • Hotel eu: U$ 308
  • Estacionamento hotel: U$ 40
  • Jantar pai: CH$ 23.960
  • Jantar eu: CH$ 21.890
  • Total do dia: AR$ 1.010   CH$: 48.950    U$: 751
  • Total Pai: AR$ 525      CH$: 25.510    U$: 403
  • Total Eu: AR$ 485    CH$: 23.440     U$: 308

 

30/12/17 - Sábado - Santiago

A programação para esse dia era: Cerro San Cristóbal, Valle Nevado, Mercado, Concha y Toro e Costanera Center... mas tudo desandou... A galera não conseguiu entender o que era pontualidade. Combinado era tomar café da manhã às 07:30, mas eles só ficaram prontos às 08:30. Fomos até o Pátio Bellavista tomar café, meu namorado e eu fomos ao Starbucks e meus pais e irmão para o McDonalds.

Tínhamos que trocar dinheiro, pois não havíamos conseguido no dia anterior por conta do atraso na fronteira chilena. Então eu, meu pai e meu namorado seguimos andando para a Calle Augustinas e minha mãe voltou com meu irmão para o apartamento. Andamos por mais de meia hora até chegarmos no centro. Estava bem movimentado, olhamos a cotação em várias casas de câmbio, mas acabamos trocando na Calle Ahumada mesmo. A cotação foi: 1 real = 180 pesos, 1 dólar = 617 pesos e 1 boliviano = 100 pesos (compramos em Santiago que a cotação estava melhor do que em San Pedro).

De lá fomos para o metrô procurar a lojinha da concessionária que administra os pedágios de Santiago. Explicamos que éramos estrangeiros e precisávamos comprar o passe diário, a atendente disse que não era com eles, que teríamos que ir na PAG Rápido (uma espécie de fácil deles, não sei qual o nome recebe em outros estados brasileiros) e comprar a TAG lá. Descemos um piso e achamos a tal loja, apenas dois caixas funcionavam, uma confusão porque o sistema tinha caído, a galera queria bater na atendente, tinha senha, mas ninguém respeitava (parecia o DETRAN DF, onde tem senha mas a galera fula fila escrotamente!), consegui ser atendida e a mulher disse que isso era lá no outro caixa, lá fomos nós para a outra fila, aí do nada aparece uma mulher dizendo que tava na minha frente, e lógico, ela não estava! Aí começou a falar um bando de coisas porque achou que eu não entendia o que ela falava... Para o desespero dela eu não só entendia como respondi, aí eu falei um bando de coisa pra ela. Voltando, fui atendida e a moça disse que não tava achando a placa do meu carro no sistema, expliquei pela segunda vez que o carro era do Brasil, que a gente precisava da TAG para passar nos pedágios de Santiago, que eu tava com a declaração de importação do carro e blá blá blá... Ela então olhou pra mim e disse: ah, você tem que ir na lojinha da concessionária no piso de cima. Respondi que já tinha ido lá e ela falou: então não posso fazer nada por você, seu carro nem existe no sistema. Gente, eu queria matar a mulher!! Respondia apenas: ok, Deus sabe que eu tentei e fomos embora. (Resumo da ópera:  passamos pro todos os pedágios de Santiago sem pagar nada e na saída do país ninguém nos cobrou por esses pedágios. Então amiguinhos não se desesperem se não conseguirem achar a tal da TAG)

Chegamos no hotel perto de 11:30 e de lá seguimos para o Cerro San Cristóbal e descobrimos que o Funicular não estava funcionando e que teríamos que subir de ônibus, a pé, bicicleta ou de carro próprio. Escolhemos ir de ônibus, uma fila enorme, só conseguimos comprar as entradas do ônibus às 12:30 e esperamos mais meia hora para conseguir subir. Por ser sábado estava bem lotado, mas nada que atrapalhasse a visita. O que tinha de diferente (em relação há 5 anos atrás) era umas caixas de som tocando músicas cristã o tempo todo, achei bem chato, mas é minha opinião apenas. ::mmm:

25263358107_7695418406_b.jpg

Sky Costanera sempre te acompanhando...

25263396677_585097751f_b.jpg

Vista parcial de Santiago...

25263354217_1be718b25a_b.jpg

Estátua em homenagem ao Papa João Paulo II

25263418977_7766853298_b.jpg

28354452009_739ef741b9_b.jpg

40102316012_9d8e1696d2_b.jpg

40102337932_1eff030bde_b.jpg

Saímos do Cerro por volta das 14:00 e fomos para o mercado central, no caminho paramos numa lojinha da BIP! para comprar um cartão do metrô e colocar crédito. Chegamos no mercado às 15:30 e fomos almoçar no Restaurante El Galeón (já conhecia a comida e o atendimento). O nosso garçom era um brasileiro que morava em Santiago há mais de 20 anos, nos deu uns toques da cidade e deu aquele desconto, comemos uma centolla G e uma tábua de frutos do mar. Estávamos com muita fome e nem tiramos fotos ::lol3::

Já estávamos com o horário apertado e desistimos de ir à Concha y Toro, não dava tempo de atravessar a cidade e chegar para o tour das 17:00, então seguimos de metrô para o Sky Costanera. Descemos na estação errada e tivemos que andar uns 15 minutos até chegar no shopping. Compramos as entradas e seguimos para a fila do elevador. Subimos quase 300 metros em 2 minutos (ou menos) :o

39236530135_df88ce6b11_b.jpg

39423797664_20debaf362_b.jpg

28354852169_cf594b94bd_b.jpg

39423801114_a2a218b66b_b.jpg

39423784974_9eefe41216_b.jpg

Eu estava morrendo de medo....:$

40102641382_7b344ac339_b.jpg

39423792144_960e1ae490_b.jpg

 

O pôr do sol é muito bonito de ser ver lá de cima, pena que só estava anoitecendo por volta das 21h e estávamos muito cansados para esperar e preferimos ir embora. Na volta o elevador te deixa no 5º andar do shopping (praça de alimentação). Demos uma volta pelo shopping, compramos água e logo em seguida fomos embora. Dessa vez perguntamos no balcão de informações do shopping onde tinha uma estação de metrô próxima, a moça nos disse que era só atravessar a passarela, descer a escada rolante e andar uns 5 metros e estaríamos na frente da estação. Seguimos as instruções e rapidinho chegamos. Eu e meu namorado paramos no Pátio Bellavista para jantar (encontramos outro mexicano que virou nosso point para jantar), meus pais e meu irmão preferiram ir para o  apartamento descansar.

28368014279_74deb46a6f_b.jpg

Tacos al pastor e tacos de costelinha de porco com barbecue :x

Depois passamos numa distribuidora de bebidas que tinha perto do shopping e compramos água e refrigerantes para deixar nos apartamentos.

 

Gastos do dia:

  • Café da manhã pai: CH$ 3.370
  • Café da manhã eu: CH$ 6.720
  • Ônibus pai: CH$ 7.800
  • Ônibus eu: CH$ 5.200
  • Águas e refrigerante: CH$ 4.000
  • Cartão BIP!: CH$ 7.400
  • Almoço pai: CH$ 100.000
  • Almoço eu: CH$ 66.496
  • Sky Costanera pai: CH$ 45.000
  • Sky Costanera eu: CH$ 30.000
  • Águas: CH$ 2.200
  • Jantar eu: CH$ 23.000
  • Refrigerantes: CH$ 4.500
  • Água 2L: CH$ 2.200
  • Total do dia: CH$: 301.886
  • Total Pai: CH$: 167.470 
  • Total Eu: CH$: 140.416

Continua...

 

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

31/12/17 - Domingo - Santiago / Valparaíso / Viña del Mar

Acordamos e saímos bem cedo para aproveitar o dia, já que era véspera de ano novo e muitas pessoas de Santiago estavam descendo para Viña del Mar. O dia amanheceu meio nublado, pegamos neblina em alguns pontos da estrada e uma chuva bem fina.

Passamos por 4 pedágios (2 na  ida e 2 na volta):

  • Lo Prado: CH$ 2.800 às 08:20
  • Zapata: CH$ 2.800 às 08:47
  • Lo Prado: CH$ 2.800 às 14:12
  • Zapata: CH$ 2.800 às 14:37

Chegamos em Valparaíso por volta da 09:30 da manhã, estava bem frio e pra variar saímos de casa sem casaco pois pensamos que na praia estaria sol, mas não... ::hein:

40148662871_0848fecc70_b.jpg

Tudo cercado para o reveillón

26275100858_7a3aa89df5_b.jpg

Palco montado para as festividades de ano novo

25277085037_da9af7c3de_b.jpg

25277096947_9f176b5221_b.jpg

40148672241_014ff3d383_b.jpg

Nosso guia turístico. Esse rapazinho ficou nos acompanhando enquanto tirávamos fotos, depois cansou e foi embora...

Lá pelas 10:00 fomos tomar café da manhã no Starbucks da praça e aproveitar pra esquentar um pouquinho porque estava muito frio lá fora! ::essa::

Depois seguimos para Viña del Mar, a cidade estava lotada, várias ruas fechadas por conta do reveillón, não tinha lugar para parar perto do relógio das flores, então deixamos meus pais e meu irmão lá e fomos procurar vaga. Não achamos, demos uma volta enorme na cidade para poder voltar e pegá-los. Fizemos um pit stop de fórmula 1, eles voltaram para o carro e eu e meu namorado descemos para tirar foto correndo....

28368533969_7a48f047b1_b.jpg

Voltamos para o carro e seguimos tentando encontrar uma vaga para meus pais irem até a praia... Encontramos um carabinero e perguntamos como poderíamos chegar à praia e ele curto e grosso disse: "No si puede!". Andamos mais um pouco e achamos um estacionamento "pago". Paramos o carro e o flanelinha disse que na volta teríamos que dar uma contribuição para ele, concordamos e fomos tirar fotos na beira mar.

40115971212_ed2d2c9ed0_b.jpg

Resolvemos andar até o final do calçadão para poder observar melhor os leões marinhos e os pelicanos...

28368640829_b88797fcd3_b.jpg

40116031852_56e5b50913_b.jpg

26275281048_e467d762a1_b.jpg

25277231297_e5f7cc74a8_b.jpg

40116042772_aae2e16a15_b.jpg

Resolvemos voltar para Santiago, pois tínhamos que passar no mercado antes das 17h. Guardamos as máquinas nas bolsas e voltamos caminhando pelo calçadão, até que percebemos a movimentação estranha de 3 equatorianos (várias pessoas que conversamos em Santiago nos alertaram dizendo que a cidade estava cheia deles, que a quantidade furtos havia crescido e etc. Não estou aqui dizendo que só existe ladrão equatoriano, ou pobre, ou sei lá o que. Estou relatando o que aconteceu comigo. Bandido existe em qualquer lugar do mundo, basta a gente olhar pra o Brasil mesmo para perceber). Um passou pela gente falando ao telefone, um ficou próximo da minha mãe e o outro mais perto do meu pai. Sacamos o que tava acontecendo, então meu irmão ficou do lado do meu pai e meu namorado junto com minha mãe. Aí os dois que estavam pararam e o da frente ficou andando mais devagar próximo de mim. Atravessei a rua e ele foi junto, atravessei de novo e ele veio atrás. Parei e ele parou.... Estava bem claro que ele queria levar alguma coisa. Passamos a andar os 5 juntos e esse cara veio acompanhando a gente até que parei um carabineiro, quando o cara me viu falando com o carabineiro ele correu, atravessou a rua e sumiu. Eu só fui perguntar para o carabineiro que hora começava a festa de reveillón. Fomos para o carro, entramos bem apressados, o flanelinha não estava mais lá no estacionamento, então fomos embora. (Não tivemos só esse incidente, mais para frente conto como foi no La Moneda e na Plaza de Armas)

Paramos em Valparaíso para abastecer,  o diesel S10 custava CH$ 541, colocamos 60 litros, o que nos custou CH$ 32.460 e consumo ficou na casa de 9km/l.

Deixamos o carro no apartamento e fomos almoçar no Pátio Bellavista. Fomos informados que o comércio fecharia às 17h e que nenhum restaurante teria ceia de ano novo. Então resolvemos comprar logo o jantar e à noite esquentávamos e também o café da manhã do dia seguinte (Leia-se Starbucks). Almoçamos no mexicano e levamos o jantar para casa. Demos uma voltinha nas lojinhas de souvenir e compramos algumas coisinhas e fomos descansar.

Combinamos de ir para o apartamento dos meus pais às 23h para jantarmos e esperar a queima de fogos do ano novo. Da sacada do apartamento dava pra ver o Sky Costanera, os fogos eram na direção dele, e o prédio ficou iluminado e com a contagem regressiva também. Durou uns 20 minutos, eu já estava muito cansada e fui dormir.

40116224782_f62d797317_b.jpg

Aquele pontinho roxo lá atrás é o Sky Costanera, e amarelo para ficarmos ryyyycos e viajar mais ::lol3::

 

Gastos do dia:

  • Café da manhã eu: CH$ 12.060
  • Pedágios: CH$ 11.200
  • Abastecimento em Valparaiso: CH$ 32.460
  • Almoço + jantar pai: CH$ 61.000
  • Almoço + jantar eu: CH$ 23.000
  • Brincos eu: CH$ 13.900
  • Globo + tequileiro + imã eu: CH$ 11.000
  • Água 2L eu: CH$ 1.100
  • Total do dia: CH$: 165.720 (o gasto foi maior, mas meu pai sumiu com as notinhas dele)
  • Total Pai: CH$: 82.830
  • Total Eu: CH$: 82.890

Continua...

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Continuando o relato...

01/01/18 - Segunda - Santiago 

Tomamos café da manhã às 8h, pegamos o carro e fomos em direção à Embalse el Yeso. Estrada muito bonita, mas com bastante curvas. Andamos por quase 1:30h até que pegamos um engarrafamento. Ficamos parados ali uns 20 mintuos, até que chegamos no controle dos carabineiros. Ele perguntou onde para onde estávamos indo, respondemos que era para Embalse el Yeso e ele por sua vez nos disse que a estrada até lá estava fechada porque na noite anterior choveu muito e a estrada cedeu. Tivemos que voltar... :(:(

Na volta, paramos no túnel El Tinoco e resolvemos atravessá-lo. Para quem não sabe, o jovem William Rojas se matou nesse túnel, quando você sai do túnel encontra um santuário que a família fez e as pessoas da região começaram a atribuir milagres à "Willito" e sempre deixam mensagens de agradecimento, oferendas e cataventos (a família diz que Willito se comunica através deles). Mais aqui: https://www.civico.com/santiago/noticias/la-historia-de-la-animita-de-willy-rojas-en-el-cajon-del-maipo

 

40278555841_3d3733e3fe_b.jpg

40278529631_3fc240e385_b.jpg

40278552111_e7e3e9c8fc_b.jpg

39567641334_3ee5207fe8_b.jpg

40278542291_02219a92fb_b.jpg

39567642394_a2697f61a3_b.jpg

Willito

40278534461_e97df636ae_b.jpg

40278559161_ffa767a62b_b.jpg

De lá, seguimos para o outro extremo de Santiago. Fomos até a Catedral de Maipu (sim, onde o papa Francisco rezou a missa em sua visita ao Chile esse ano). A estrada que leva ao local está em obras, que estavam previstas para acabar em dezembro (antes da chegada do papa), mas não terminaram e o papa chegou no meio do caos da obra mesmo (viu, não é só no Brasil que as obras não andam...). Por conta dessa obra, tivemos que dar muitas voltas até achar a entrada da igreja, já estávamos desistindo, mas meu namorado disse: já estamos aqui, vamos encontrar um jeito de entrar.

Achamos a entrada e estacionamos o carro. Demos muita sorte, pois nesse dia (feriado), houve uma missa e por isso encontramos a igreja aberta. Entramos e ficamos maravilhados com o tamanho da igreja (nunca fui em Aparecida, deve ser por isso que não tenho muita noção quanto ao tamanho de igrejas). As fotos falam por si:

39567736514_2318614dc2_b.jpg

25407867787_75922f0e40_b.jpg

Ruínas da antiga igreja

40234086702_8644ea910e_b.jpg

25407863417_93402f40c5_b.jpg

25407857097_a9c9ed8693_b.jpg

40234093432_d7ef3bd4a0_b.jpg

Saímos de lá ás 14h e voltamos para Bellavista. Passamos por alguns pedágios (tanto na ida, quanto na volta), mas sem a tag do pedágio não fomos cobrados (nem na saída do país, nem quando fomos parados pelos carabineiros na estrada). Deixamos o carro no apartamento e fomos almoçar no Pátio Bellavista. Depois fomos até o La Moneda para meus pais conhecerem. 

Quando visitei Santiago em 2013, toda parte da frente do palácio estava em reforma, mas em compensação podíamos "entrar" nele (dar uma volta no pátio interno e pronto, longe de ser uma visita como na Casa Rosada em BsAs), esse ano não podia entrar e o palácio estava todo cercado (igual aqui em Brasília que cercaram tudo desde 2005...). Muitos turistas e muitos carabineiros (esses um pouco mais simpáticos que os demais, tudo bem eles não estão ali para serem mister simpatias mesmo). Um detalhe: quando você vai de metrô, você chega pela parte de trás do palácio, a parte policiada, mas se quiser tirar fotos da frente do palácio tem que dar uma volta e pasmem: não tem polícia nenhuma e você fica a Deus dará ::essa::

39381776365_1492d1abdf_b.jpg

39381777325_d3127a9501_b.jpg

39567843074_373f635f4e_b.jpg

Tiramos as fotos, mas sempre com um olho no peixe e outro no gato. Percebemos a mesma movimentação de Viña del Mar, passa uma dupla falando ao celular e depois vem 3 e ficam te rondando, cercando e quando você bobeia eles te ganham. Guardamos as coisas e fomos para a Plaza de Armas... chegando lá estava um caos! A catedral estava fechada e alguns carabineiros nos aconselharam a ir embora, pois eles não conseguiam atender as ocorrências de furto ali já que havia muita gente. Ele falou para descermos na estação do metrô logo a frente e irmos embora. Seguimos o conselho e fomos seguidos por dois equatorianos. Dessa vez fiquei do lado da minha mãe e meu namorado acompanhou meu pai. Quando começamos a descer as escadas eles apertaram ainda mais o passo. Chamamos o guarda da estação e pedimos informações e ele falou para passarmos logo a catraca, porque estavam nos segundo. Passamos meus pais primeiro  e depois entramos. Os dois caras ficaram parados nos olhando e voltaram para a praça. O segurança mandou tomarmos cuidado ali pelo centro, pois estava muito perigoso, que os próprios chilenos estão evitando aquela área. 

Voltamos para o apartamento, arrumamos as malas no carro e fomos descansar. Nesse dia não jantamos.

 

Gastos do dia:

  • Café da manhã eu: CH$ 3.570
  • Almoço pai: CH$ 30.000
  • Almoço eu: CH$ 22.500
  • Metrô: CH$ 5.000
  • Total do dia: CH$: 61.070 (o gasto foi maior, mas meu pai sumiu com as notinhas dele)
  • Total Pai: CH$: 32.500
  • Total Eu: CH$: 28.570

 

Continua...

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Continuando...

 

02/01/18 - Terça - Santiago / Copiapó

Tomamos café da manhã às 07:30 e saímos em direção à Copiapó.

Passamos por 9 pedágios:

  • Lampa: CH$ 1.000 às 08:31
  • Las Vegas: CH$ 2.100 às 09:02
  • El Melón: CH$ 2.400 às 09:46
  • Pichidangui: CH$ 3.100 às 10:20
  • Troncal Sur: CH$ 2.700 às 11:05
  • Troncal Norte: CH$ 2.700 às 12:30
  • Punta Colorada: CH$ 2.100 às 15:20
  • Cachiyuyo: CH$ 2.100 às 15:44
  • Totoral: CH$ 4.050 às 16:55

26527235888_b04437bdab_b.jpg

Saindo de Santiago

Paramos em Socos para abastecer,  o diesel S10 custava CH$ 561, colocamos 73,09 litros, o que nos custou CH$ 41.005 e consumo ficou na casa de 9,1km/l. Passamos na lojinha de conveniência para comprar gelo, refrigerantes e salgadinhos. Nessa hora um caminhão parou para abastecer, gente o cheiro do Diesel comum é terrível! Ficamos sem ar e com pigarro por um tempão, a garganta queima... Nunca mais na minha vida!! ::essa::::dãã2::

Almoçamos no Jumbo Cencosud em La Serena às 13:30 (o almoço mais barato até aqui). A Cidade tem vários outlets, mas não fomos em nenhum por conta do tempo (senão só sairíamos de lá depois das 17!). 

Chegamos em Copiapó por volta das 18h. Copiapó foi a nossa primeira cidade no deserto. É bem grandinha e vive de mineração. O Hotel que ficamos tinha acabado de receber um upgrade para 4 estrelas. O estacionamento é no prédio ao lado e hóspedes do hotel não pagam (devem apenas apresentar a fatura na hora de tirar o carro do local).

Ficamos surpresos também com uma van de um casal de velhinhos da Alemanha!! E eu achando que estava longe! Sabe de nada inocente!! ::lol3::::lol3::

39501121845_c958637d64_b.jpg

Deixamos as malas no quarto e saímos para explorar a cidade, como estava anoitecendo por volta das 21h fomos até a praça, depois andamos numa galeria que tinha em frente ao hotel e depois passamos na sorveteria ao lado do hotel, mas acabamos não tomando sorvete pois todos tinham glúten e eu sou celíaca. Minha mãe comprou um pedaço de bolo e levou para o hotel.

38587379250_341b9bf0fa_b.jpg

Lojinha que vendia pelúcia de todos os pokemons (sim, eu queria todos!)

Jantamos no Hotel mesmo e depois fomos descansar.

 

Gastos do dia:

  • Café da manhã eu: CH$ 3.570
  • Pedágios: CH$ 22.250
  • Abastecimento: CH$ 41.005
  • Gelo e doritos eu: CH$ 2.020
  • Gelo e refrigerantes (pai): CH$ 7.870
  • Almoço pai: CH$ 13.310
  • Almoço eu: CH$ 17.520
  • Jantar pai: CH$: 24.890
  • Jantar eu: CH$ 14.190
  • Bolo: CH$ 2.500
  • Hotel pai: U$ 147
  • Hotel eu: U$ 97
  • Total do dia: CH$: 149.125     U$: 244
  • Total Pai: CH$: 80.197,50       US: 147 
  • Total Eu: CH$: 68.927,50        U$: 97    

 

03/01/18 - Quarta - Copiapó / San Pedro

Tomamos café da manhã às 07:30, colocamos as coisas no carro e seguimos em direção a San Pedro. O dia estava nublado e pegamos um trecho de uns 30 minutos de neblina saindo de Copiapó.

Passamos por 2 assaltinhos:

  • Puerto Viejo: CH$ 2.400 às 09:01
  • Ruta 5: CH$ 1.800 às 17:17

Paramos em Chañaral às 10:30 para abastecer,  o diesel S10 custava CH$ 547, colocamos 70,41 litros, o que nos custou CH$ 38.500 e consumo ficou na casa de 9,1km/l. Aproveitamos a parada para comprar mais gelo. 

Nesse trecho da viagem você observa o Oceano Pacífico do lado esquerdo e no seu lado direito o Deserto. É uma paisagem de tirar o fôlego! :x

Há várias saídas e mirantes durante o percurso. Resolvemos parar numa praia de pedras para tirar algumas fotos.

39687628314_7f46d503f8_b.jpg

O dia estava bastante nublado e ventando 

40398165441_ed46655cff_b.jpg

Nós mudamos um pouquinho a nossa rota, pois queríamos visitar La Mano del Desierto, chegamos lá quase às 14h. Eu dirigi um bom trecho nesse dia, peguei muita reta, sem polícia, então andei bem mesmo (nesse dia tínhamos que percorrer 859km e chegar em San Pedro antes das 20h!). Fui dirigindo até o monumento La Portada em Antofagasta, depois meu pai pegou o volante de novo e foi revesando com meu namorado.

Só um adendo: estava ventando demais na estrada!!

 

Dá pra ver o desespero da minha mãe quando o carro balança ::lol3::

39690106124_a5417906de_b.jpg

O sol resolveu aparecer e com ele todo o calor que o deserto pode te proporcionar...

40356222112_c095cd2858_b.jpg

Estava ventando demais também!!

26530393478_54fe59aec4_b.jpg

Seguimos para Antofagasta. O mais legal nesse trecho é que você está há mais de 2 mil metros de altitude e em 800 metros +/- você chega ao nível do mar. Vale ressaltar que a descida é bem sinuosa, há vários pontos faltando guardrails. 

Mosquei e só filmei o final da descida e a chegada na cidade...

Chegamos às 15:00, eu coloquei o endereço errado da La Portada no GPS e acabamos dando umas voltas desnecessárias pela cidade. Mas logo nos achamos e deu tudo certo no final! :)

Para quem quiser visitar o Monumento Natural La Portada é só seguir as placas em direção ao aeroporto, lá no final há uma bifurcação, só virar à direita e seguir as placas.

Curiosidade: Vocês sabiam que a cidade de Antofagasta pertencia à Bolívia? Foi fundada em 22/10/1868 e era a saída para o Mar da Bolívia.Em 1879 o Chile tomou Antofagasta dos bolivianos (Guerra do Pacífico) e ainda tomou Arica dos peruanos.

39687638964_877d576783_b.jpg

40353707612_3b51328683_b.jpg

26527681938_6f932f8945_b.jpg

O outro lado...

38587758100_e640e49409_b.jpg

25526239527_477f322a0a_b.jpg

38587757130_6b93dd79d2_b.jpg

40353721972_51f2583b8a_b.jpg

Cidade de Antofagasta ao fundo

39501565395_b478520a74_b.jpg

40398211671_34b257c0b3_b.jpg

Até 2010 era possível descer até a praia, mas um forte terremoto derrubou o sendero e não se pode mais descer por motivos de segurança.

26527673638_51d9f721e2_b.jpg

Esse rapaz ficou se exibindo pra gente :P

Voltamos para o centro de Antofagasta, paramos para abastecer às 16:00 no posto COPEC,  o diesel S10 custava CH$ 552, colocamos 50,76 litros, o que nos custou CH$ 28.000 e consumo ficou na casa de 8.9km/l. Aproveitamos e fomos "almoçar". 

39501502885_694fc2d83d_b.jpg

Orla de Antofagasta

Pegamos a estrada e já estava preocupada com o horário, já eram 17h e tínhamos que chegar em San Pedro antes das 20h! Meu pai dirigiu um trecho e depois passou para o meu namorado, que resolveu tirar o atraso. Lá pelas tantas, no meio da pista aparece um carabineiro com uma pistola de velocidade (igualzinha a do pessoal do DER) e manda a gente encostar. Ele estava bem bravo perguntando onde íamos com tanta pressa. Nessas horas o certo é falar a verdade. Meu namorado disse que tínhamos que chegar em San Pedro antes das 20h. Ele mostrou a pistola, a velocidade era de 142km/h, e disse que a velocidade da via era 110km/h. Pediu o documento do carro, seguro e habilitação e pediu para esperarmos. Ele foi para trás do carro e foi medir a velocidade de outro carro que vinha logo atrás. Mandou o carro parar (era da concessionária da via), devolveu os documentos e nos liberou e disse para respeitarmos a velocidade da via. Agradecemos e saímos. Nesse trecho de Antofagasta à Calama há muitos policiais, portanto, evitem problemas e andem na velocidade da via. Mais a frente, havia um carabineiro escondido numa van, também com pistola de velocidade. O guarda anterior passou um rádio pra ele e ele estava lá nos esperando, mas estávamos andando na velocidade da via. Ufa! ::mmm:

Chegamos em San Pedro exatamente às 19:56h. Fizemos o check-in no hotel e enquanto meus pais desciam as malas do carro, eu e meu namorado fomos até a Calle Caraoles fechar os passeios do Salar de Tara, Geisers del Tatio e Uyuni. Optei por fazer os dois passeios do Atacama com a Lickan Antay do Jesus (já havia feito esses tours com ele em 2013) e Uyuni com a Colque Tours (também a mesma agência de 2013 quando fiz Laguna Blanca e Verde). 

Encontrei com meus pais e fomos dar uma volta na cidade para eles conhecerem, depois jantamos no restaurante conhecido de todos aqui: La Picada del Índio e depois fomos descansar porque sairíamos cedo no dia seguinte.

40356325752_58815b6d2c_b.jpg

Rua do hotel

38590238180_4e90c6608f_b.jpg

Cerveja de Quinoa que meu namorado experimentou

 

Gastos do dia:

  • Pedágios: CH$ 4.200
  • Abastecimento em Socos: CH$ 41.000
  • Gelo: CH$ 6.000
  • Almoço eu: CH$ 17.520
  • Abastecimento em Antofagasta: CH$ 28.000
  • Tours Atacama pai: CH$ 135.000
  • Tours Atacama eu: CH$ 90.000
  • Uyuni pai: CH$ 360.000
  • Uyuni eu: CH$ 240.000
  • Jantar pai: CH$: 12.320
  • Jantar eu: CH$ 10.120
  • Hotel pai: U$ 665
  • Hotel eu: U$ 485
  • Total do dia: CH$: 944.160     U$: 1.150
  • Total Pai: CH$: 546.920         US: 665 
  • Total Eu: CH$: 397.240         U$: 485

 

04/01/18 - Quinta - San Pedro / Valle del Arcoiris

Tomamos café da manhã no hotel às 07:30 e seguimos em direção ao Valle del Arcoiris por conta própria. Chegamos na guarita do parque às 08:30h. Um bom trecho da estrada estava em obras, portanto tivemos que andar bem devagar. 

Estacionamos o carro e fomos até o escritório pagar as entradas. Perguntamos ao guarda parque se era permitido voar nosso drone, ele disse que sim e ainda nos deu uma autorização por escrito, também perguntamos onde podíamos voar e ele disse que podia ser tanto na parte dos petroglifos quanto na parte das montanhas coloridas. Agradecemos e fomos caminhar pelo parque.

40417534481_361403dc47_b.jpg

Cojin de suegra :P

38606680520_7089e675ef_b.jpg 

39706966974_a62affb331_b.jpg

25545885887_ce00f292e7_b.jpg

39521607915_46a3ab8025_b.jpg

38606688560_744cf55b24_b.jpg

40417472001_728d148e3b_b.jpg

26546986478_1d58dd06af_b.jpg

38606705580_c6187c0d00_b.jpg

Flamingos

26546559538_459b49ccdb_b.jpg

39521631835_b0ae3b447f_b.jpg

Seguimos para a parte das montanhas coloridas, onde ficam também os cactos gigantes.

39521651715_fbbcfc9c16_b.jpg

39521656305_6c8a7d65f0_b.jpg

39707029894_c640114b0f_b.jpg

40373308392_c672ba8f0e_b.jpg

40373317052_1cc195e686_b.jpg

Arrumamos o drone e quando subimos com ele, um guia (muito mal-educado!) da agência Flamingo chegou gritando e me chamando de idiota. Perguntei se ele estava falando comigo e ele disse: você é uma imbecil, vá embora daqui!! Indaguei o por que de eu ser idiota e por que teria que ir embora, e ele gritando ainda mais disse que não podia voar com drone ali, que eu era uma turista idiota, retruquei dizendo que eu tinha uma autorização por escrito para voar ali e mostrei pra ele, ele gritou outra vez: IDIOTA e foi pra cima do meu pai, um senhor de 65 anos. Meu namorado e meu irmão entraram no meio, e ele saiu me xingando. Só que eu e meu namorado falamos muito bem espanhol e entendemos tudinho. Já tinha ficado muito puta porque ele ameaçou bater no meu pai, tirei fotos dele, do carro da agência, placa e fomos embora. Paramos na guarita do parque e relatamos todo o ocorrido, depois fomos na Secretaria de Turismo, que fica no centro de San Pedro, fizemos um queixa (o funcionário foi muito solícito em nos explicar como funcionavam as coisas e ainda disse: "se vocês tem uma autorização do parque para voar o drone, como eu estou vendo aqui, não há nada de errado"), fomos na agência e reclamamos com o dono (um francês) que disse que não éramos as primeiras pessoas a reclamar do comportamento do dito sujeito e perguntou se queríamos que o guia fosse lá nos pedir desculpas. Eu disse que não queria porque estava muito chateada com a forma que ele tratou meu pai e que era a primeira vez deles ali, o lugar que eu tanto falei que era lindo, com pessoas educadas, e a primeira impressão dos meus pais foi péssima do lugar. Ele pediu mil desculpas e disse para ficarmos tranquilo que o Atacama era mais que aquele episódio fatídico. Meu namorado falou que a imagem da empresa dele que ficaria manchada pela atitude do funcionário dele. Saímos de lá e passamos nos carabineiros, eu estava disposta a fazer uma queixa contra ele, mas meu namorado disse pra deixar pra lá, que o próprio universo se encarregaria de resolver isso.

Busquei meus pais no hotel e fomos almoçar no La Picada del Índio. Meus pais estavam cansados por conta da altitude e de todo o estresse do passeio anterior que resolveram ficar no hotel. Fui com meu namorado passear pela cidade e aproveitamos para tomar um suco de abacaxi delicioso na Calle Toconao, depois passamos no mercadinho uma rua antes do hotel e compramos água e chá de coca para dar para os meus pais. Voltamos para o hotel e descansamos um pouco. Às 22H saímos para jantar em um restaurante perto da Calle Caracoles.

25546379787_1164815f9d_b.jpg

 

Gastos do dia:

  • Entrada Valle del Arcoiris pai: CH$ 9.000
  • Entrada Valle del Arcoiris eu: CH$ 6.000
  • Almoço pai: CH$ 12.320
  • Almoço eu: CH$ 10.120
  • Suco: CH$ 2.500
  • Chá de coca: CH$ 1.500
  • Água: CH$ 1.000
  • Jantar pai: CH$: 20.680
  • Jantar eu: CH$ 19.030
  • Total do dia: CH$: 82.150    
  • Total Pai: CH$: 42.000       
  • Total Eu: CH$: 40.150         

 

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Bom dia!

Muito legal seu relato, venho acompanhando ele desde o primeiro post.

Estou planejando também uma viagem com um roteiro semelhante ao seu, porém no sentido oposto, passando primeiro pelo Atacama e descendo o litoral chileno rumo a Santiago. Tenho um tópico com o planejamento aqui: https://www.mochileiros.com/topic/71684-tour-de-carro-por-atacama-pacífico-santiago-mendoza/

Fiquei com algumas dúvidas que possivelmente você possa me ajudar:

1) Quando fala do seguro viagem, diz que um dos únicos planos que cobre o deslocamento de carro foi o da Porto Seguro. Aonde você notou essa restrição? Já viajei com seguro da GTA e não reparei nenhuma cláusula que mencione o meio de transporte. Achei o valor um pouco alto: simulei aqui e fica 300 reais para cada um (eu e minha namorada).

2) Com relação ao TAG dos pedágios no Chile, você comprou da Conect Car aqui do Brasil mesmo? Ou teve que comprar lá no Chile?  É possível pagar manualmente em dinheiro? Eu tenho o Sem Parar aqui no meu, mas imagino que não cubra países do exterior.

Agradeço desde já e continue relatando! :D

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Em 22/02/2018 em 10:08, Elder Walker disse:

Bom dia!

Muito legal seu relato, venho acompanhando ele desde o primeiro post.

Estou planejando também uma viagem com um roteiro semelhante ao seu, porém no sentido oposto, passando primeiro pelo Atacama e descendo o litoral chileno rumo a Santiago. Tenho um tópico com o planejamento aqui: https://www.mochileiros.com/topic/71684-tour-de-carro-por-atacama-pacífico-santiago-mendoza/

Fiquei com algumas dúvidas que possivelmente você possa me ajudar:

1) Quando fala do seguro viagem, diz que um dos únicos planos que cobre o deslocamento de carro foi o da Porto Seguro. Aonde você notou essa restrição? Já viajei com seguro da GTA e não reparei nenhuma cláusula que mencione o meio de transporte. Achei o valor um pouco alto: simulei aqui e fica 300 reais para cada um (eu e minha namorada).

2) Com relação ao TAG dos pedágios no Chile, você comprou da Conect Car aqui do Brasil mesmo? Ou teve que comprar lá no Chile?  É possível pagar manualmente em dinheiro? Eu tenho o Sem Parar aqui no meu, mas imagino que não cubra países do exterior.

Agradeço desde já e continue relatando! :D

 

Oi Elder, tudo bom?

Então, costumo fazer seguro com a Mondial,  mas quando fui fazer a cotação pelo site eles só me davam a opção de avião, navio ou ônibus. E como eu passaria por vários países não daria certo. Liguei no SAC da Mondial e a moça me informou que eles não cobriam viagem com veículo próprio, mesmo eu dizendo que já tinha feito um seguro próprio para o carro. Liguei em mais outras duas seguradoras e me deram a mesma informação. Por último liguei na Porto Seguro e eles informaram que faziam o seguro viagem para quem ia com veículo próprio. Ela deixou bem claro que o seguro não cobria nenhum dano ao carro, somente aos passageiros (se sofrêssemos um acidente na estrada nós estaríamos coberto por eles, o carro não) e que eles também não cobriam extravio de bagagem. Eu achei o valor que paguei (300 e pouco por pessoa) razoável, levando em consideração que cobria Argentina, Chile, Bolívia e Paraguai.

O Conect Car eu comprei pra passar somente nos pedágios do Brasil e só comprei porque não pagava anuidade (o Sem Parar tinha que fazer assinatura e como em Brasília não tem pedágio não ia servir pra gente depois). No Chile a maioria dos pedágios você pode pagar com dinheiro, EXCETO os pedágios de Santiago. Lá você tem que ter uma TAG específica que é vendida nos Postos COPEC Pronto (nunca achei em nenhum dos postos que fui!)ou lá na estação de metrô como expliquei lá em cima. Eu não consegui comprar, eu tentei. O jeito foi passar mesmo. Na saída do país ninguém me cobrou esses pedágios.

Eu achei a estrada de Salta perigosíssima, Los Caracoles é moleza perto delas. E me arrependo fortemente de não ter ficado mais tempo em Salta, a cidade é linda demais :x

Qualquer dúvida só chamar :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
20 minutos atrás, mimi.silvestre disse:

Oi Elder, tudo bom?

Então, costumo fazer seguro com a Mondial,  mas quando fui fazer a cotação pelo site eles só me davam a opção de avião, navio ou ônibus. E como eu passaria por vários países não daria certo. Liguei no SAC da Mondial e a moça me informou que eles não cobriam viagem com veículo próprio, mesmo eu dizendo que já tinha feito um seguro próprio para o carro. Liguei em mais outras duas seguradoras e me deram a mesma informação. Por último liguei na Porto Seguro e eles informaram que faziam o seguro viagem para quem ia com veículo próprio. Ela deixou bem claro que o seguro não cobria nenhum dano ao carro, somente aos passageiros (se sofrêssemos um acidente na estrada nós estaríamos coberto por eles, o carro não) e que eles também não cobriam extravio de bagagem. Eu achei o valor que paguei (300 e pouco por pessoa) razoável, levando em consideração que cobria Argentina, Chile, Bolívia e Paraguai.

O Conect Car eu comprei pra passar somente nos pedágios do Brasil e só comprei porque não pagava anuidade (o Sem Parar tinha que fazer assinatura e como em Brasília não tem pedágio não ia servir pra gente depois). No Chile a maioria dos pedágios você pode pagar com dinheiro, EXCETO os pedágios de Santiago. Lá você tem que ter uma TAG específica que é vendida nos Postos COPEC Pronto (nunca achei em nenhum dos postos que fui!)ou lá na estação de metrô como expliquei lá em cima. Eu não consegui comprar, eu tentei. O jeito foi passar mesmo. Na saída do país ninguém me cobrou esses pedágios.

Eu achei a estrada de Salta perigosíssima, Los Caracoles é moleza perto delas. E me arrependo fortemente de não ter ficado mais tempo em Salta, a cidade é linda demais :x

Qualquer dúvida só chamar :)

Interessante. De fato, vi essa necessidade de selecionar o meio (aéreo, marítimo) em alguns sites multi-seguradoras, mas dos que conhecia, não mencionavam nada que limitasse a viagem com carro própria. A única questão que ficava meio incoerente é que estaria pagando por coberturas que obviamente seriam inúteis neste caso, como seguro contra extravio de bagagem, cancelamentos, etc... Eu ainda acho 300 reais um valor um pouco alto para o nosso perfil, ambos jovens, sem histórico de doenças graves (apenas umas pedrinhas no rim da minha namorada, haha) e apenas em países relativamente estruturados (Argentina e Chile) porém não tão caros como EUA e Europa. Enfim, sei que o princípio do seguro é precaução, mas vou ponderar ainda se fazemos ou não. De qualquer forma, muito bacana ter essa dica sua de qual cobre esse estilo de viagem! :)

Antes mesmo de você responder eu consegui essa informação do TAG na região metropolitana de Santiago. Vou ver se encontro nos postos COPEC enquanto estiver "descendo" de San Pedro até lá. Pelo o que pude apurar, esses TAGs foram distribuídos gratuitamente para os moradores da região, então deve ser difícil achar para comprar mesmo. Mas vamos ver na prática! Aqui no Brasil eu tenho e uso bastante o Sem Parar, acho caro e acho ridículo pagar mensalidade, já que estamos barateando os custos das próprias concessionárias ao não depender de cobrança manual nos pedágios, mas enfim, é o preço da comodidade. 

Vou ver se consigo sair um dia antes e ficar em Salta, talvez conhecer os arredores. Mas a princípio meu roteiro está super apertado, ficando já apenas 2 noites em Santiago e 2 em Mendoza, onde gostaria de passar mais tempo também. Vou atualizar meu post depois, dê uma olhadinha lá.

Obrigado mais uma vez! :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...