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Relato: Madrid, Porto, Lisboa, Sevilha, Cordoba, Granada e Barcelona - Janeiro 2018 - 24 dias com criança

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Chegamos em Lisboa, Estação Oriente, as 09:30 da manhã. Um transfer de 10 euros ( indicado pela dona do apartamento) levou eu, mulher, filhos e 2 malas pesadas até o apartamento Airbnb alugado no Bairro Alto de Lisboa.  Dinheiro bem gasto. A dona nos recebeu bem, foi muito simpática, permitiu um check-in mais cedo para deixarmos as malas, nos convidou para um café na esquina e nos deu varias dicas da cidade, como a de comprar cartões de transporte público e colocar dinheiro neles na modalidade "zap", assim eles valeriam tanto para Metro, bonde, trem para Sintra, etc. Dica boa. Ajudou. Embora em Lisboa, a partir de 3 ou 4 pessoas, As vezes o Uber compensa mais que Metro ou bonde. Tem de fazer as contas para ver qual compensa mais, e qual se anda mais a pé. Isso faz diferença quando se está com coisas pesadas ou então muito casado.  Usei Uber  algumas vezes também.

Ela também nos deu dicas de restaurantes locais, tipo bom e barato, e fez uma reserva de show de fado na Tasca do Chico, no bairro alto. Deixamos as malas e fomos andar. O Bairro alto e arredores é do tipo cheio de ladeiras, ruas apertadas, um pouco sujo....mas muito típico e gostoso de andar. Nos agradou bastante.  Almoçamos  e fomos direto para o Castelo de São Jorge. Lugar muito bacana e com uma bela visa de Lisboa.  Descemos andando pelo bairro de Alfama e fomos até o centro, Praça do Comércio, etc. A noite, pegamos o bonde de volta para o Apartamento, já com queijos, pães, embutidos e vinhos para o jantar, e o café da manha do dia seguinte. Delícia.

No segundo dia fomos para Belém de trem. Visitamos o impressionante Mosteiro dos Jerônimos, Padrão dos descobrimentos e Torre de Belém. Gostamos bastante de Belém. Lugar bonito, com boas atrações e gostoso de andar. Fomos comer o Pastel de Belém no lugar original e achamos muito gostoso....foi o melhor que provamos em toda viagem. Comemos os pastéis de Nata no Porto e em outros lugares de Lisboa, mas nenhum bateu os "originais" em nossa opinião. De lá visitamos o Cais do Sodré e região, e voltamos para o apartamento, pois às 20h tinha o show de fado.

A Tasca do Chico é uma Tasca localizada no coração do Bairro Alto, pequena e simples, mas muito popular pela qualidade dos Shows de fado que ela apresenta. Ela não cobra pelos shows, mas precisa reservar mesa, que são poucas, de 6 lugares e, comumente são divididas entre as pessoas. Nós sentamos com uma moça americana e na mesa ao lado tinha uma mesa dividida entre chineses e alemães. O cardápio é simples, com poucas opções e carinho. 11 euros por uma simples punhetinha ( calma....é um prato típico de bacalhau desfiado) achei meio acelerado. O lance é jantar antes e ficar lá somente bebendo e petiscando de leve. O fado rola das 21h00 até 01 ou 2 da madruga, onde cada cantor canta por 15 minutos, e ai tem um intervalo de 20 minutos até o próximo. Ficamos até umas 23h30 e vimos as apresentações, separadas, de 2 cantores e uma cantora, que cantaram por 15 minutos cada  : foi uma experiência excelente. O fado emociona. Gostamos muito mesmo...até meu filho curtiu.

SINTRA

No dia seguinte fomos para  um bate e volta de trem em Sintra. Chegamos lá 09h30, para o dia render, e pegamos o primeiro ônibus a sair para o Tour, o 434. Paramos no Palácio Nacional de Sintra mas não entramos, só tiramos umas fotos ali fora mesmo, pois o Nosso foco era a o Castelo dos Mouros e o Palácio Nacional da Pena. Dai embarcamos no 434 novamente e fomos até o Castelo do Mouros. Não sei se daria para fazer a pé, por algum atalho, mas o caminho percorrido pelo ônibus foi grande e em subida, então creio que o ônibus seja fundamental se vc não estiver de carro, do contrario vai se cansar muito e perder um tempo precioso.

Castelo dos Mouros:

Muito legal!!!! Como chegamos cedo, estava mais vazio ainda, e deu para curtir bem. Adoramos antigos castelos fortalezas militares. É legal ver como eles pensavam nas estratégias de defesa, nas portas de acesso baixas, para obrigar um cavaleiro inimigo a ter de desmontar para entrar, etc, etc e explicar e mostrar essas coisa para meu filho não tem preço...o moleque curtiu junto. Lugar show!!! Recomendo muito, embora não seja bem um castelo, e sim um muralha bem conservada com algumas ruínas de antigos prédios dentro. caminhar na muralha é legal, mas tem alguns trechos estreitos e altos, então vá com cautela e com sapatos adequados. Como fica no alto, tem belas vistas da cidade. Ficamos cerca de 1h30 nessa visita, parando para um café (tinha um maquina de café lá e um salgadinhos pra comer) para esquentar um pouco. Vale muito a penas visitar.

Palácio Nacional da Pena:

 Pegamos o 434 na porta do castelo dos Mouros e fomos até o portão de acesso ao Palácio da Pena. De lá rola uma caminhada, em subida íngreme até o palácio em si. Tem um micro ônibus pago que leva até a porta, mas fomos andando mesmo. Deu 10 min de caminhada.

O Palácio é muito bonito, todo vermelho e amarelo. Não tão antigo quanto o dos Mouros, mas  é um castelo completo e muito fotogênico. Dá para visitar a parte externa e interna, e tem um restaurante e um café lá. Achamos esse lugar  bem legal e recomendamos a visita. Ficamos 1h30 lá mais ou menos. De lá pegamos o ônibus de volta e fomos almoçar na cidade de Sintra.

Acabamos nosso almoço umas 14hs e pensamos: vamos aonde agora? A mulher e o filho estavam cansados mas eu falei: vamos em apenas mais um lugar que dizem ser legal, a Quinta da Regaleira. Ainda bem decidimos ir!!!

 

Quinta da Regaleira!!! Lugar incrível

 

Pegamos outro ônibus (o 435) e fomos para lá. Só uma coisa a dizer: QUE LUGAR LOUCO!!! Como, posteriormente, conversando com um motorista de Uber em Lisboa, ele me disse: Palácio da Pena é legal, Castelo dos Mouros bacana, mas a Quinta da Regaleira é algo completamente diferente!  E eu concordo.  Os jardins são fenomenais, cheios de construções estilosas, fontes e torres. Tem um portal que vc entra nele e ai tem um túnel, um poco escuro,  de uns 100 metros de extensão, que chega na parte baixa do Poço Iniciático ( o lugar que mais gostei), e de lá  saem outros tuneis que terminam numas fontes e mini cascatas, todas meio místicas, espalhadas pelos jardins...sério, Que lugar ésse?!! Meu filho enlouqueceu nos túneis e no poço iniciático de tão empolgado. Por fim, visitamos a mansão da casa que é muito bonita também.  Ficamos 2 horas lá e adoramos. Recomendo muito essa visita! Tive pouco tempo em Lisboa mas fiquei muito feliz de ter visitado Sintra. Vale a pena abrir mão de um dia de Lisboa para ir a Sintra e ver uma maravilha de lugar como a Quinta da Regaleira, além do Palácio da  Pena e dos Mouros, é claro.

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No dia seguinte eu já tinha alugado um carro e fomos visitar Obidos e Batalha. 

 

Obidos e Batalha

Obidos é legal? É...mas eu esperava mais, pelo menos pelo que tinha lido na internet nos relato de quem visitou.  Em termos de vila medieval, achamos Toledo bem mais legal. Obidos é pequena e charmosinha, as ruazinhas são legais mas, na verdade, não tem muito o que fazer não. ficamos cerca de 1h30 lá.  Se o tempo estiver curto e vc tiver de escolher um bate e volta apenas, achamos Sintra muito mais legal e bonito.

Em batalha vimos o impressionante mosteiro. É bonito e tem muita história.

Conclusão:  seu eu pudesse falar ao meu "eu do passado", diria: não vai valer muito a pena alugar carro, gastar tempo e $ para a ida à Obidos e Batalha. Fique em Lisboa mesmo, ainda mais se que vc já visitou Toledo.

No dia 14 saímos cedo do apto, deixamos nossas malas no Locker da estação Rossio  e fomos andar por Lisboa e foi muito agradável. Visitamos uns mirantes e outros lugares que ainda não tinhamos conhecido. Á noite pegamos outro Low Cost para Sevilha.

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SEVILHA

Em Sevilha ficamos em um outro apto Airbnb alugado na parte do centro antigo da cidade. Excelente localização para se fazer tudo a pé. Quando estavamos planejando a viagem, li bastante sobre Sevilha, vários relatos, etc. Sabia que a cidade era legal, tinha o Alcazar, etc mas não me lembro de ninguém falando tão bem da cidade (ao contrário de Barcelona, por exemplo, onde tem muita gente que adora).   Então separei 2 dias inteiros para Sevilha e, novamente, se eu pudesse me mandar um "aviso no passado" kkk eu diria para ficar de 3 a 4 dias em Sevilha. Até então, a cidade que mais tinhas nos agradado era Porto seguida de Madrid

Sevilha é linda! Alterna ruas e avenidas grandes, arborizadas e belíssimas, com vielas medievais que desembocam em pracinhas de bairro muito charmosas e um lindo rio que corta a cidade, proporcionando um lugar excelente para caminhadas. Das principais atrações, a Plaza de Espanã é um show! Que lugar bonito e agradável e ainda tinha um pessoal fazendo um belo show de flamenco na praça. O Alcazar de Sevilha é magnífico e foi um dos pontos altos da viagem. Lugar incrível, e ainda, por sorte, estávamos em Sevilha em uma segunda-feria, que é o único dia que possui horário gratuito para visitar o Alcazar depois das 16hs.  20 Euros economizados para a janta kkk.

Alias, em Sevilha, e na Andaluzia em geral, comer fora é bom e barato. A rabada deles, chamada de "Cola de Toro", um prato típico da região, é fantástica!! Sentávamos em um restaurante, 3 ou 4 tapas, entre cola de toro, pulpo na chapa (Pouvo na Chapa) croquetes de Jamon e de camarão (Gambas), uma garrafa de vinho,  um suco pro moleque (que adorou a Cola de Toro ..... mas ele já gostava de rabada) e gastávamos 30 euros em lugares bem recomendados ainda por cima?!

Vimos muitos mais lugares em Sevilha, assistimos um apresentação de Flamenco, visitamos a Catedral de Sevilha (Show e com muita história), ruinas romanas e o monumento Las Setas. A agenda foi cumprida, mas faltou uns 2 dias pra ficar e andar a toa nessa cidade que conquistou nossos corações: Linda, agradável, cheias de atrações legais,  barata e com um povo simpático.  Foi a cidade que nós mais gostamos de ficar. Ainda faltavam Córdoba e Granada na Andaluzia, e elas não decepcionaram. A  região da Andaluzia é fantástica!!!

 

Algumas fotos de Sevilha:

Ruas, e avenidas;

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Plaza de Espanã:

 

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Alcazar de Sevilha:

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CORDOBA - 1 dia

 

De Sevilha para Cordoba fomos de trem, logo cedo, no dia 17 de janeiro. Chegamos e fomos direto para um hotel ( único lugar da viagem inteira em que ficam em um hotel compensou mais que alugar pelo Airbnb), e ainda pegamos um Hotel ao lado da Mesquita - Catedral de Cordoba, que era a grande atração a ser visitada na cidade.

Mesquita:

Esse lugar foi, certamente, um dos destaques da viagem, pois reúne, em um só lugar: um belo jardim, um arquitetura impressionante na parte interna, com diferentes estilos, relacionados a duas religiões (Muçulmana e Cristã) e mais de 1000 anos de história, registrada em sua arquitetura, através de suas ampliações ainda como mesquita e posterior construção da Catedral em sua parte mais central, após as conquistas da cidade pelos Reis Católicos Fernando e Isabel. Lugar incrível mesmo. Ficamos umas 3 horas lá dentro e saímos encantados.

De lá fomos almoçar e ver o resto da parte antiga da cidade: A ponte Romana, a Muralha, o Alcazar dos Reis Cristãos e andar pelas belas ruas dessa parte da cidade. Foi apenas um dia, mas foi intenso e valeu muito a pena conhecer um pouco de Cordoba e sua maravilhosa Mesquita - Catedral. Era a Andaluzia continuando a nos encantar.

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Bom dia,

Adorei o relato.

Vou para Madri, Sevilla Valencia, Cordoba e Barcelona em Maio. Gostaria de saber se tem algum pass para visitar as atrações com desconto.

As atrações são bem salgadas.

E para transporte publico o que vcs recomendam.

Obrigada 

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    • Por Lucas Perdigão Nunes
      Olá pessoal,
       
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      Metro de Madrid
       
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      Estádio santiago Bernabeu
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      Shopping La Vaguarda
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    • Por a_vida_do_viajante
      [creditos]Este é um post resumido do relato de viagem completo no meu blog, acompanhe os posts com TODAS AS FOTOS aqui :
       
      A vida do viajante - EUROPA 2014[/creditos]
       
      [t1]Primeiras impressões[/t1]
       
      Talvez influenciado pela nítida preferência da maioria dos visitantes (pelo menos dos Brasileiros) por Barcelona, confesso que não esperava muito da capital espanhola. Tomada como cidade grande demais, austera e com poucas atrações turísticas de peso, muitas vezes fica de fora de roteiros turísticos dos viajantes. Talvez por isso mesmo, Madrid, "la ciudad que nunca duerme", foi uma das melhores surpresas das minhas viagens pela velho mundo, os motivos tentarei resumir nos tópicos seguintes.
       
      [t1]Hospedagem[/t1]
       
       
      Madri é uma cidade grande, com muitas opções de bairros para se hospedar. Considero a melhor opção para uma primeira visita o "miolo" do centro, a região entre a Plazzas Mayor e a Puerta del Sol, região que concentra a maior quantidade de pessoas durante o dia, e de onde se pode chegar a pé a maioria das demais regiões da cidade, entre elas a luxuosa região do Prado, a Chueca (muito bom para quer curtir a noite), a estação Atocha e a Gran Via.
       
      Este último bairro foi onde fiquei hospedado, no Rincon de Gran Via, um apart hotel de bom custo benefício muito próximo a Plaza España. Esta região é a mais "americanizada" da cidade, com vários fast food, lojas de departamento e teatros e cinemas estilo "broadway", euquanto a leste se encontra uma arquitetura mais requintada nas imediações da Puerta de Alcalá,
       
      [t1]Roteiro de Dois Dias[/t1]
       
      [t3]Primeiro Dia - A Madrid dos Bourbon[/t3]
       
      No primeiro dia , em uma caminhada de 3 km conheça a região da cidade mais moderna conhecida como a Madrid dos Bourbon, uma das dinastias mais importantes que governa a Espanha até os dias atuais.
       
       
      [googlemap]https://maps.google.com/maps?saddr=Rinc%C3%B3n+de+Gran+V%C3%ADa,+Calle+Gran+V%C3%ADa,+67,+28001+Madrid,+Espanha&daddr=Plaza+del+Callao,+Calle+Preciados,+28013+Madrid,+Espanha+to:Zara,+Gran+V%C3%ADa,+34,+28013+Madrid,+Espanha+to:Fundacion+Telefonica,+Calle+Gran+V%C3%ADa,+28,+Planta+7%C2%AA,+28013+Madrid,+Espanha+to:Metropolis+Sa+Compa%C3%B1ia+Nacional+De+Seguros+Y+Reaseguros,+Calle+de+Alcal%C3%A1,+39,+28014+Madrid,+Espanha+to:Puerta+de+Alcal%C3%A1,+Plaza+de+la+Independencia,+1,+28001+Madrid,+Espanha+to:Palacio+de+Cibeles,+Plaza+de+Cibeles,+1,+28014+Madrid,+Espanha+to:40.4158463,-3.6929849+to:Museu+do+Prado,+Paseo+del+Prado,+s%2Fn,+28014+Madrid,+Espanha&hl=pt-BR&ie=UTF8&ll=40.41825,-3.699496&spn=0.009949,0.021136&sll=40.414182,-3.692372&sspn=0.009949,0.021136&geocode=FSjNaAIdY2PH_ylFZ70teyhCDTGhSf7ONOl3Ig%3BFRjCaAIdOXTH_ynxUroZqotBDTH7ZgVOG3wgxQ%3BFf_DaAId6XrH_yl1cKKffShCDTEqjnVkaJLjIw%3BFXHDaAIdfYPH_ynBTE5xhyhCDTGycynlTnuAnw%3BFZW9aAId5pTH_ymdPbEShChCDTHN_hrpJxvmRg%3BFZjCaAId37bH_yknUoZKmihCDTHxhkoUOosnmA%3BFZi-aAId-anH_ynlsnazhChCDTFeli2MofpGPw%3BFWayaAIdSKbH_ymtVbwrgyhCDTHJRc538eSwDg%3BFVaqaAIdoanH_yntothmnShCDTFaiK2TffCUEA&t=h&dirflg=w&mra=ltm&via=7&z=16[/googlemap]
       
      Nosso roteiro inicia pela Plaza España, percorrendo a Gran Via em direção ao Parque del Retiro. Observe a mudança no estilo dos prédios, aos poucos os letreiros de neon vão dando lugar a prédios de arquitetura mais elaborada que culminam no Ed Metrópolis e no elegante prédio do Ayuntamento (Prefeitura) de Madrid, situado na Plaza de Cibeles, um importante ponto de referência da capital.
       

      Ayuntamento de Madrid
       

      Ed Metropolis
       
      Siga pela Puerta de Alcala até o Parque do Retiro, os antigos jardins do Palácio do Retiro, destruído durante as invasões napoleônicas do início do século XIX. Ótimo lugar para um piquenique, aproveite os lagos, monumentos e jardins e siga em direção ao belíssimo Passeio do Prado, uma das avenidas mais bonitas do mundo. Se não tiver tempo nesse dia, no dia seguinte não deixe de passar por lá.
       

      Puerta de Alcala
       
      Voltando ao Paseo do Prado, logo se avista o Museo do Prado, com entrada gratuita após as 17h-18h (dependendo do dia), e que tem obras de arte de valor inestimável, principalmente de artistas espanhóis como Goya e Velasquez. Imperdível até para quem não curte muito museus do estilo.
       
      E agora que tal curtir um pouco da noite madrileña? Em menos de 2km podemos chegar ao Mercado de San Miguel passando por uns alguns dos pontos mais conhecidos de Madrid.
       
       
      [googlemap]https://maps.google.com/maps?saddr=Museu+do+Prado,+Paseo+del+Prado,+s%2Fn,+28014+Madrid,+Espanha&daddr=Plaza+Puerta+del+Sol,+Madrid,+Reino+da+Espanha+to:Plaza+Mayor,+Madrid,+Reino+da+Espanha+to:Restaurante+Mercado+de+San+Miguel,+Plaza+San+Miguel,+Madri,+Reino+da+Espanha&hl=pt-BR&sll=40.415211,-3.700247&sspn=0.009949,0.021136&geocode=FVaqaAIdoanH_yntothmnShCDTFaiK2TffCUEA%3BFe61aAIdpX3H_ykTkSUZfihCDTGXfiXbPELkmQ%3BFYSwaAId-m3H_ynZ4F_YfihCDTHoJXbW8MQC0g%3BFeGwaAId8m3H_yGSiTcp_BO_Dim9LGvdfihCDTGSiTcp_BO_Dg&oq=MERCADO&t=h&dirflg=w&mra=ls&z=16[/googlemap]
       
      Uma boa caminhada levará até a Puerta do Sol, centro nevrálgico da cidade, mas sem muitos atrativos. Apenas observe a estátua del Oso y el Madroño, o símbolo do capital espanhola e o movimento eufórico dos transeuntes.
       
      Seguindo adiante, em pouco tempo chegamos ao Mercado de San miguel, tradicional reduto boêmio da cidade para um delicioso final de noite regado a vinhos de preferência o tradicional Riojo e repleto de muitas tapas escolhidas a gosto do cliente entre as inúmeras "barracas" do local.
       

      Tapas no Mercado San Miguel
       
       
      [t3]Segundo Dia - A cidade antiga[/t3]
       
       
      Reserve o dia para conhecer o outro lado de Madrid. Uma caminhada de 3,5 km entres as Plazza España e Mayor, revelará a cidade antiga, com suas vielas e palácios históricos.
       
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      Wikipedia
       
      A partir da Plaza España, observe a monumento de Cervantes com o Ed España ao fundo que já foi um dos mais altos do mundo.
       
      Este é ponto de partida para nosso roteiro que pode ainda incluir o Museo Cerralbo, uma antiga residência aristocrática transformada em museu com entrada gratuita aos Domingos. Apesar de pouco conhecida dos roteiros turísticos mais comuns é uma atração muito bonita, tanto pelo palácio em si quanto pelas obras de arte que se encontram dentro dele, desde pinturas de artistas famosos até coleções de armas e armaduras.
       
      Quase em frente, na Calle Ferraz, está o Parque del Oeste e o templo de Debot, do séc IV a.c, um autêntico santuário egípcio trasladado pedra por pedra do Egito, em agradecimento ao governo espanhol pela ajuda na preservação do templo de Abu Simbel.
       

      Templo de Debot
       
      Siga então em direção ao Palácio Real de Madrid, mas antes dê uma parada nos jardins de Sabatini para uma vista estarrecedora do complexo.
       

      Vista do Palácio Real a partir dos jardins de Sabatini
       
      O palácio é o maior da Europa em área construída e pode ser visitado quando não está sendo utilizado para eventos oficiais. Em alguns horários a visita é gratuita para latino americanos, confira o site do palácio com antecedência.
       

      Plazza de Armas e o Palácio Real
       

      Palácio Real
       
      Ao lado, encontra-se a Catedral de Amuñeda, que apesar de ser uma construção mais moderna, vale uma visita rápida, mesmo para quem não possuem grandes interesses religiosos.
       

      Catedral de Madrid
       
      Caminhando para o leste, entramos, na minha opinião, na área mais bonita da cidade. A calle mayor e suas imediações são uma sucessão de prédios históricos bem preservados , jardins coloridos e vielas que remetem ao passado glorioso do Reino de Espanha. Entre os pontos de interesse estão a antiga Plazza de Villa, onde está o antigo cabildo (ayuntamento) da antiga Madrid.
       

      Plazza de Villa
       
      Na região ainda encontra-se a Colegiata de San Isidoro, antiga catedral da cidade e a Plaza Mayor, local onde ocorriam os eventos públicos da Madrid antiga, desde touradas até execuções da temida Inquisição Espanhola, uma das mais sangrentas do mundo, presidida pessoalmente pelos Reis Católicos na ânsia de banir qualquer outra religião do país.
       

      Colegiata de San Isidoro
       

      Plazza Mayor
       
      Para fechar o dia, uma visita ao Monasterio de las Descalças Reales, um antigo convento repleto de obras de arte de extremo valor, doadas pelas famílias abastardas das noviças. Infelizmente, as visitas só podem ser guiadas em determinados horários bem controlados e quando lá estive não consegui visitá-lo por dentro.
       

      Monasterio de las descacas reales
       
       
      [t1]Resumo Final[/t1]
       
       
      Mais uma cidade que o mito não corresponde à realidade. Quem espera que Madrid seja uma cidade um tanto monótona, sem grandes atrativos, encontrará uma metrópole viva, pulsante, com muitas opções de diversões, inclusive culturais, além de prédios de belíssima arquitetura. A gastronomia descomplicada, baseada em tapas (aperitivos) e bebidas de qualidade como o vinho Riojo, assim como o povo amigável e educado contribuem para criar uma atmosfera amigável de uma cidade que sabe receber bem o visitante e proporcionar momentos de pura diversão.
    • Por Andrea Matos
      Viagem que cabe certinho em 11 dias. Desci em Madri e peguei um trem para Sevilha na estação Atocha, quatro horas de viagem. No caminho parei em Cordova, onde visitei a Mesquita (linda), almocei e passeei um pouco no centro. No final da tarde, peguei a mala que havia deixado em um locker na estação de ônibus de Cordova, que fica em frente à de trem, e uma hora depois estava em Sevilha. Fiquei em Sevilha 3 dias e segui para Granada, viagem feita em 4 horas, de trem e de ônibus, pela Renfe, sem complicação. Fui de táxi para Sierra Dourada, onde almocei e fiz lindas fotos na neve (120 Euros ida e volta), 40 minutos. Três dias depois segui para Madrid onde fiquei os últimos 4 dias.
       
      Dicas especiais. Compre os bilhetes dos trens da Renfe com antecedência. Não fiz isso e não pude escolher os melhores horários e preços.
       
      Para visitar a Alhambra em Granada também eh preciso comprar os ingressos antes. Não fiz isso e só consegui visitar a parte que eh aberta ao público. Para ter alguma chance de comprar os ingressos lá, só se vc for para a bilheteria 7 da manhã.
       
      Na volta de trem de Granada para Madri, mesmo sabendo que o início da viagem eh de ônibus, vá para a estação de trem da Renfe. Se uma japonesa não tivesse me alertado eu teria ido para a Rodoviária.
       
      A região da Andaluzia eh linda! Fui em dezembro/janeiro 2017 e peguei dias ensolarados, com temperatura média 4 graus.


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