Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
camila.salomão

10 dias na Indonésia - Ubud, Gilli T, Seminyak, Nusa Penida, Uluwatu, Labuan Bajo (Komodo)

Posts Recomendados

Fala galera linda!

Resolvi fazer meu primeiro post no mochileiros como forma de retribuir tudo de bom que esse site já fez na minha vida ❤️ Meu primeiro mochilão foi em 2012 no roteiro Bolívia, Chile e Peru. Eu tirei todas as informações dos relatos daqui e ainda pelo site conheci gente que iria na mesma época que eu e consegui encontrar lá. Mesma coisa quando eu fiz minha primeira viagem internacional sozinha. Fui pra Tailândia. Logo tratei de entrar no ‘companhias pra viajar’ e fuçando em vários posts achei um grupo de WhatsApp de gente que ia estar lá na mesma época. Conheci um montão de gente do grupo e ficar sozinha foi o que eu menos fiz. Eu tinha vergonha de postar aqui no site no começo e depois na correria acabava sempre esquecendo de postar das viagens! Se vc tá indo pra algum lugar sozinho já corre lá no ‘companhias pra viajar’ e se não tiver postagem do seu destino já trate de criar a sua! Nessa viagem eu descobri pelo mochileiros a Dani. Ela chegava na Indonésia no mesmo dia que eu e também ia viajar sozinha. Como a gente queria ir nos mesmos lugares deu super certo e ela foi mega parceira de viagem!

Nessa viagem me esforcei pra ir fazendo os relatos dos dias aos poucos, separei as fotos, tentei guardar o preço das coisas e fiz até videozinho pra empolgar vcs e todo mundo querer visitar esse país lindo!! Já vamos começar com o vídeo: :D:x

Sobre preços de passagem: eu tava na Austrália, então a passagem da Austrália pra Indonésia foi beeeeeeem mais barata do que seria pelo Brasil. Pra quem já viaja essa dica pode ser repetitiva mas pra quem não sabe: sempre uso o skyscanner e o decolar.com. Comparo os preços de lá com o site da companhia também. As vzs o decolar tá mais barato que a companhia ou pela própria companhia sai mais barato. 
Entrada no país: se vce for ficar menos de 30 dias (meu caso) não precisa de visto, foi bem tranquila a imigração, perguntaram quantos dias eu ia ficar, falei 10, carimbaram meu passaporte e tchau. Precisa do certificado de vacina de febre amarela.
Não sei agora sobre validade de passaporte pq o meu ainda falta pra vencer mas vale dar um google aí sobre isso.

Logística pra rodar por Bali: quando eu resolvi que ia pra Indonésia e comecei a ler os relatos eu ficava um pouco confusa sobre como as pessoas iam de um lugar pro outro kkkkkk é mais simples do que parece! O que a gente mais vê são os famosos aluguéis de motocas. Até fiquei com vontade mas a preguiça falou mais alto Kkkkk A gente acabou fazendo tudo combinando com motoristas. Tem uma penca de banca vendendo os tours prontos: roteiros em ubud, visitar templos no uluwatu e por aí vai.. e com todo motorista também dá pra combinar de passar o dia com você. A gente acabou combinando sempre com alguém os passeios que a gente queria fazer e fugiu um pouco dos roteiros convencionais. Não sei falar se pegar esses roteiros prontos é mais barato do que o que a gente fez... vou deixar o whats de 3 contatos maneiros ao longos do relato que foram tios super legais pra combinar os passeios. Todo os 3 desenrolam bem no inglês e dá pra combinar pelo WhatsApp.

Já adianto que foi missão atrás de missão, foi corrido e com certeza não foi a forma mais econômica. Como eu não tinha muito tempo pelo menos assim conheci muita coisa nesses dias e fiz quase tudo (impossível fazer tudo em tão pouco tempo) que eu queria fazer! Ao longo do relato vou dando umas sugestões de como você pode melhorar mais ainda esse roteiro! 😬😬

Moeda: no começo vc fica confuso com as rúpias. Depois vc acostuma mas de vez em quando dá umas notas de 2.000 achando que é 20.000 e por aí vai. Kkkkkk Cotação no aeroporto (pior): 1 dólar americano = 13.100 rúpias. Nas cidades vce acha até 13.500 (melhor que achei). Eu paguei 1 dólar = R$ 3,35. Pra facilitar eu tinha a média de 100.000 rúpias = cerca de 25 reais. 
Resumão rápido:

1º dia: Chegada em Denpasar + ida para Ubud
2º dia: Ubud - Mercado de Ubud, Tirta Gangga e Lempuyang
3º dia: Ubud - Bali swing, campo de arroz e templo da água sagrada
4º dia: Ubud - Gilli T (snorkel)
5º dia: Gilli T
6º dia: Gilli T + ida para Seminyak
7º dia: Day trip para Nusa Penida
8º dia: Day trip Uluwatu
9º dia: Seminyak + ida para Labuan Bajo
10° dia: Labuan Bajo: Day trip Komodo National park
11º dia: Labuan bajo + volta para Denpasar

20/02
Cheguei em Denpasar dia 20/02 por volta das 9 da noite. Vale combinar transfer, normalmente pra ubud é 300.000, eu não tinha combinado e paguei 500.000 no taxi. Não tentei chamar uber aqui qdo cheguei mas acho que dá também. Primeira dica da Indonésia: sempre barganhe! As vzs vira uma guerra de cabo de força pelo menor preço mas juro eles já até esperam sua proposta kkkkkk comum vce ouvir ‘quanto você barganha?’ Troquei um pouco de dinheiro também. Pior cotação então não troque mto. Foi mais ou menos 1h e 15min até ubud.
Cheguei no odah guest house, o pessoal é super simpático, o lugar parece um templo e a localização boa. Não sei se indico lá rs acho que deve ter melhores opções em ubud pelo mesmo preço. Encontrei a Dani e aí resolvemos sair pra comer lá pra 1 hora da manhã. Em ubud tem uber, mas vce tem que chamar bem antes viu! Hahaha demora uns 20 minutos. Chamei um uber e aí recebi uma mensagem no whatsapp do motorista perguntando onde eu tava e pra onde eu ia. Fiquei assustadíssima pq nunca tinha visto uber fazer isso 😱 já achei q ia ser sequestrada, cancelei a corrida e avisei a Dani kkkk aí ela disse q tinha lugar q fazia isso mesmo.. ai chamei de novo e confiei kkkk e foi tranquilo. O uber chegou. Normalmente taxi pra andar dentro de ubud é 50.000, o uber é 15.000. Vale bem a pena né? E foi bom q aí ele disse que fazia os tours. Até então a gente tava cogitando fazer algum tour fechado ou alugar moto. Foi daí que a gente tirou a ideia de ficar com o motorista o full day tour. Quem quiser já combinar tai o whats dele: Ahmad Telefone + 62 813-3766-2610
A gente foi primeiro no ‘no más bar’ mas chegando lá não estavam servindo comida mais, só bebida. A gente tava morrendo de fome aí seguiu pela rua pra achar um lugar pra comer. Nessa rua tem vários barzinhos com música, a gente entrou no ‘cp lounge’. Estavam servindo comida e tinha música ao vivo ainda. Quando acabou a música ainda ficamos numa boate que tem lá mesmo. Tinha um povo dançando meio estranho mas ok kkkkkkk foi divertido. Voltamos de taxi 50.000 rúpias (gente, tava à noite, a gente tinha acabado de chegar e não tava se localizando mas era ridiculamente perto.. dá pra ir a pé de boa)

IMG_4389.PNG.5a6a5f28872a3cede2a09aececafaf12.PNG

1º dia - Mercado de Ubud, Tirta Gangga e Lempuyang
A gente queria conhecer alguns templos específicos. Tem um roteiro em ubud famoso: terraço de arroz, para naqueles lugares de café do bichinho famoso lá, templo da purificação, deve ter uns relatos disso aí e chegando lá vce acha fácil também. A vantagem de ficar com um motorista é escolher só o que você quer fazer. O valor é pelo carro logo vce pode dividir em até 4 pessoas. O motorista buscou a gente 8:15 e fomos conhecer o mercadinho de ubud. Se você é igual a mim e ama umas bugigangas: FOCO. Eu perdi o foco nesse mercado e voltei com uma mala a mais 😂 lá é ótimo pra sarong, kimono, bijus, bolsas e os famosos chapeus. Alô, atenção! Lá tem chapéu liso e estampado. Eu comprei um estampado lá mas os mais bonitos estampados que eu vi foram em tegalalang... Fica a dica pra garantir seu clique bafônico de chapeu 
::lol3::!! A gente ficou umas 2 hrs aqui! Por um lado foi bom pq depois toda a sacolada ficou no carro mas é desnecessário usar o motorista pra ir no mercado. Então reflita aí seu planejamento de qdo ir no mercadinho. Depois fomos pro Tirta Gangga. É lindo! Acho que foi 10.000 ou 20.000 pra entrar, não precisa de sarong. Do Tirta Gangga fomos pro Lempuyang. Esse é um dos templos mais famosos também, do portal grande e que você consegue ver o vulcão agung. Logo que a gente entrou começou a cair uma baita chuva. Tava nublado, não deu pra ver o agung, andamos um pouco em baixo da chuva mesmo e aí voltamos pra ubud. Esses templos são bem longinhos de ubud.. foi mais ou menos 2 horas pra ir e 2:30 hrs pra voltar mas são relativamente pertos entre si então é uma boa fazer os 2 no mesmo dia.

IMG_0728.thumb.jpg.59c8756e5bf8532ee0997c4cb459b372.jpg
Passeando plenamente pelo mercadinho, já com o chapéu e a bolsa que eu tinha acabado de comprar kkkkkkk

IMG_0788.thumb.jpg.c8c33bc2a66675e5da4a8a74b9886667.jpg
Tirta Gangga :x

842a9db2-7b07-48e4-8960-e019db8b5210.thumb.JPG.0d1755af4e47c4de9154715307650528.JPG
Tomei chuva mas tava feliz 

2º dia: a gente tinha combinado 7:30 com o mesmo motorista do dia anterior mas ficou naquela de ‘mando whats confirmando’. Ele foi muito bonzinho e paciente, mas na hora de ir embora eu fiquei de confirmar e apaguei lindamente quando cheguei. Acordei umas 2 hrs da manha e vi msg dele: 7:30? Aí que eu respondi. Só que ~ acho~ (com certeza né 😂) q ele já tava dormindo e aí achou q não tava de pé. Não culpo ele tadinho e super indico. No outro dia eu acordei, liguei pra ele e ele tava dormindo ainda kkkkk como ele ia demorar a gente chamou um uber pra levar a gente pro Bali swing (abre às 8:00h). Quando o tio do uber chegou a gente perguntou se ele fazia transfer e fechamos 450.000 pra ficar c a gente até 17:30h. Segue whats dele: +62 813-5380-8671 (Made Harry - não tenho ctza se é esse o nome dele tá.. deve ser algo parecido com isso kkkk). Super bonzinho também. 1ª parada: bali swing, do lado desse tem mais uns 3 de balanço também.. vale ver qual o menor preço. O Bali swing mesmo foi 450.000 e vce pode até passar o dia todo lá. Esse valor dá direito a 1 refri, uma refeição e água. Tem os ninhos pra tirar foto e vários balanços. Eu amei e indico ❤️ A gente foi em todos os balanços e deve ter ficado umas 2:30h lá. De lá fomos pro Tegalalang. Entrada 20.000. Gente! Uma coisa.. conforme vce vai subindo eles cobram tipo um ‘pedágio’, no começo falaram que é uma ‘doação’ mas tem q ser no mínimo 10.000 pelo que eu entendi.. e pra sentar naquele banco famoso que tem escrito ‘bali’ é lá tem q pagar. Passeamos por lá... lá tem um balanço também por cima do arrozal, não é tão alto como os do Bali swing mas dá pra matar a vontade caso vce não tenha tempo de ir.
Depois de lá fomos pro templo das águas sagradas! Achei o templo mais bonito e com a melhor energia. 20.000 a entrada e precisa de sarong, tem na entrada e eles emprestam de graça. Para evitar você de passar a mesma vergonha que a gente
:$: não pode entrar de sarong na água!!! Pra isso vce precisa alugar uma roupa específica (uma verde) que fica perto da piscina por mais 10.000 rúpias. Tem uma placa falando isso mas as vzs a gente não lê as placas né kkkkk
Depois a gente voltou pro mercadinho e ficou até fechar gastando todas as rúpias kkkkk 

IMG_4404.jpg.f01c5f28f84ba73fcb37bcdee439195e.jpg

IMG_4433.JPG.03dbac1073b511cf7ae8d20ad62fe1d7.JPG
Fazendo vibes passarinho no ninho kkkkkk

a3bc18c9-1fde-4e9d-b7f6-8f779f016ed2.thumb.JPG.5e82f05c16abc82afa09cf272dac4ef8.JPG
Não sei se podia andar por esse pedaço mas andei e não levei bronca kkkk talvez não tenham me visto kkkkk 

e75dc6c3-e1bf-46ae-a793-8a08468c44cf.thumb.JPG.4d9c24963fdce904acc63a549941a19a.JPG
Tirta Gangga: um dos momentos mais legais da viagem

3º dia:
No próprio hostel a gente combinou o transfer + barco até gilli T: 300.000 rúpias por pessoa. Buscou a gente às 7:00, o barco saiu 8:30 (gente não lembro o porto 🙄 mas isso é irrelevante kkkk combina lá um transfer e confia). Acho q demorou de 2 a 2:30h o barco. Chegamos em Gilli e fomos pro hotel. A galera aluga bike pra dar volta na ilha e tem umas charretes que são tipo os ‘táxis’. Ficamos no Trawangan Dive Centre. Super indico. Maior concentração de gente bonita que eu já vi na vida. Mas não é beleza tipo planeta terra, sei lá de qual planeta aquela gente veio kkkkk lá em gilli é tradicional o mergulho com cilindro.. tem vários centros pra isso.. ouvi da galera lá que em komodo é melhor mergulhar.. q em gilli já ta mto poluído.. então pra quem tiver interesse dá um google aí pra saber melhor. Eu já tive 2 pneumotórax 🙈😪 então não quis arriscar mergulhando lá.. maaaaas deve ser duca e acho q todo mundo deveria mergulhar na Indonésia sim. Deixamos as malas e fomos fazer o passeio de snorkel pelas Ilhas. Tem várias bancadinhas lá vendendo os passeios, esse é um dos mais comuns. Tem saída às 9:00h e 13:30h. Normalmente passa em gilli meno e para em gilli air. Aliás essas duas ilhas são menores e mais tranquilas, quem não gosta de agito opta por ficar nelas. Eu queria agito, então fiquei em trawangan mesmo kkkkkk O passeio da tarde é mais curto e não para em gilli meno. Foi 150 mil rupias por pessoa. Vce pode alugar um barco privado também, não cheguei a ver o preço mas acho que fica em torno de 600.000. Aqui cuidado, o tio falou que iam 6 pessoas, chegando lá tinham 20... mas foi bom q fizemos amizades. Já de cara conhecemos um casal de nuruegueses e umas holandesas que deram dicas boas. O passeio para primeiro onde tem o honeymoon temple. É beeeem legal! Respire fundo e tenta ir lá no fundão. Qdo todos os barcos chegam na mesma hora e fica uma luta por espaço lá.. espera um pouquinho e depois garante seus cliques sem ninguém rsrs depois parou num ponto pra mergulhar com tartarugas.. eu só vi de longe 😞 fiquei um pouco decepcionada.. mas vai mto da sorte.. galera do meu barco mesmo falou que nadou com elas pertinho.. depois para num lugar pra mergulhar com peixinhos e depois pra almoçar em gilli air. Tem um outro ponto de mergulho que tem uma moto e outras coisas no fundo na água.. eu perguntei pro tio que vendeu o passeio se parava lá também ele disse que sim mas não parou
:? então caso vce faça questão de ir nesse ponto certifique-se BEM antes. Voltamos umas 17:30h, aí fomos caminhar pra achar os famosos balanços de gilli ❤️ começou o pôr do sol e andando ali da região do porto até os restaurantes com balanço é meio longinho viu.. a gente conseguiu chegar no primeiro só no finalzinho do dia.. 
Night em trawangan: a ilha é famosa justamente pelo agito e pela gente bonita. Parece um pouco phi phi mas numa proporção menor. Eu me diverti muito e até ficaria mais lá kkkk mas não vá achando q é uma phi phi da vida tá? Vce pode se decepcionar rs e tb não vi a galera bonita do mergulho nas baladinhas a noite.. acho q eles devem ir em alguma festa particular da galera do mergulho kkkk se vcs descobrirem onde essa gente sai à noite em gilli T: me conte!! 😂😂 Tem também o famoso mushroom 
alucinógeno. Se tiver mais interesse dá um google aí q tem até vídeo no youtube explicando deles kkkkk A ruazinha na altura ali do porto ficam os bares com banda, dj, beer pong, gringos loucos, uns showzinhos pirotécnicos.. enfim.. se joga aí no rolê e boa sorte rs! 9_9::lol3::

29345658_1669131459842163_542225257_n.jpg.59390a85456a0603c1aa37c299314b19.jpg
Honeymoon temple: espere dar uma esvaziada pra garantir sua foto sem nenhum outro pé de pato aparecendo rsrs

56eb11c2-c93c-41a1-9477-0dfa5d0e5375.thumb.JPG.4c2cb8e84171a721d8ab0c982f66560f.JPG
Sudades Gilli!!!!! 

4º dia:
Acordei às 7:00h e já que tinha acordado resolvi tentar a sorte lá no turtle point.. andando uns 200 metros do hotel q a gente tava tem uma plaquinha ‘turtle point’. Falaram primeiro que normalmente vce achava tartaruga lá às 7h e 16h. Arrastei meu corpinho até lá, fiquei uns 40 minutos e nada 😂 depois voltei pro hotel, tomei café e o cansaço bateu. Esse dia tiramos pra ficar de boa, pagamos 350.000 pra dar a volta na ilha de charrete (vcs tão vendo que eu tava preguiçosa né kkkkk em minha defesa eu já tava antes na Austrália e foram dias de quebradeira e o ritmo da viagem tava frenético tb.. mas se vce quiser vai a pé, de bike kkkkkkk enfim..) ai a gente sacou mais os balanços.. achamos o da bandeira com a rede, fica perto de um bar que chama The Exile. A gente voltou a tarde e fez massagem (fiz a de pedra quente no gili spa - foi mara).. depois lá fui eu pro turtle point tentar a sorte de novo.. eu fiquei umas 2 horas lá a tarde e nada kkkkkk ai um moço lá do restaurante disse que era melhor às 9:00h.. por fim resolvi que se as tartarugas quiserem elas que me encontrem agora hahaha umas 18:30 a gente foi encontrar os noruegueses no The Exile pra ver o pôr do sol.. mas choveu esse dia, não teve céu bonito 😭 só bebemos mesmo 😬 a partir daqui eu e a Dani estávamos sem planos... a princípio a gente ia tentar ir pra Nusa Penida e dormir lá.. mas sair de Gilli direto pra Nusa não tem como.. até tem um jeito lá que para numa ilha aí vai pra mais outra ilha.. enfim.. ia ser quase um dia inteiro pra chegar lá e pareceu muita missão. Aí a gente resolveu ir para  Seminyak, usar lá como apoio e fazer a day trip pra nusa. Fechamos de ir no outro dia por 350 mil o fast boat + ônibus ate semynyak. O tio que vendeu garantiu q o barco era 1 hora depois mais 1 hora até seminyak. Não acreditem nos tios em Gilli T 😂 perguntem tudo com o máximo de informações e detalhes. 
Esse dia saímos de novo à noite pelas ilhas e nisso conheci uma galera que ia pra komodo, a Dani logo ia pra Singapura e eu ia ficar sozinha.. aqui comecei a cogitar então ir pra komodo 🙄

IMG_4431.JPG.e29387b98c34fe18624a08eb7e8c6e41.JPG
A noite em Gilli. Esse extrajoss é tipo um enérgetico deles. E a plaquinha dos famosos cogumelos.

5º dia..
Acordei com uma mega ressaca + cansaço + sono acumulado, juntei as malinhas e lá tava eu me arrastando por aquela areia pra próxima missão kkk o "fast boat" saía 10:30.. saiu com uma 1h de atraso e durou 2 horas e meia! Aí pensa no desespero dessa pessoa aqui.. chegando lá o tio do ônibus falou que pelo trânsito seriam mais 3 horas até seminyak. Nessa hora minha capacidade de resistência beirava a zero kkkkkk ai achei q tava valendo pagar um carro pra levar a gente mesmo.. foi mais 300 mil até o hotel. Agora que passou reflito se não foi golpe só pra gente pegar motorista particular.. nunca saberei 😪 hahaha mas enfim, chegamos em Seminyak.. fomos então pro famoso ‘el plancha’.. aquele bar na praia q tem as almofadas e sombrinhas coloridas. Gente, chegando lá tava lotado e a praia é mto suja. O primeiro impacto foi uma baita decepção. Já tava achando que ter ficado em seminyak tinha sido muuuuuita furada. Mas no fim a night lá é mega divertida e foi um bom ponto de apoio. A gente acabou sentando no segundo andar do la plancha e esperou o pôr do sol. Ainda bem q foi fodástico e compensou. O potato head é famoso também, não cheguei a ir. Esse dia a gente tava morta, saiu pra comer perto do hotel mesmo (The Aswana Seminyak - bom e bem localizado), na ruazinha que seguia pra praia. Ameiii essa rua também hahahaa é a rua do frankenstein bar (só lembro desse nome) e tem vários outros bares. 

IMG_4415.jpg.73b47393a4da4f35354872023c3b807b.jpg

6º dia:
Fechamos pelo whats com essa galera aqui do insta o dia em Nusa: @balidaily 700.000 por pessoa. Acho até que eles tem passeios para outras ilhas e até diferentes roteiros em Nusa Penida. Tem o instagram da @balicili também. O motorista veio buscar a gente no hotel, se vce não quiser o transfer sai mais barato. O pessoal da empresa é super organizado, tem sempre alguém pra te recepcionar e explicar tudo. A gente ia ficar com o motorista em Nusa que ia levar nos principais pontos. Não tem almoço incluído, então leve uns lanchinhos. Se vce quiser ele para em alum lugar pra vce almoçar mas ai é menos tempo na praia 🙄 tirei foto aqui dos horários se vce quiser ir pra nusa por conta própria. Vale muito a pena ficar mais tempo lá, é maravilhoso aquele lugar e poder nadar naquelas praias deve ser surreal. No passeio que a gente fez passava pela: T-rex beach (Kelinking), billabong pool (dá pra entrar aqui), Broken beach e depois crystal bay (praiazinha pra ficar). Eu achei a estradinha lá meio perigosa, cheia de buraco.. alugar moto lá e andar sozinho deve ser uma baita missão maaaaaaaas não desencorajo kkkk aos corajosos: vão firme kkkkk aos mais preguiçosos: o passeio é ótimo, super confortável, o motorista tem as manhas de tirar as fotos nox lugares estratégicos kkkkkk Aqui de fato eu gostaria de ter dormido e ficado mais. Nusa Penida não precisa de explicação. A fotos falam por si só e acreditem: é mais bonito ainda ao vivo. Saudades Nusinha!!! :x
Voltamos e essa noite saímos na rua perto do hotel mesmo. A gente começou no frankenstein bar, depois foi pro bar q tem um jacaré na porta e tava rolando karaokê.. depois a gente foi parar num bar com drag queen kkkkk divertidíssimo! Sei q a gente saiu só pra comer e voltou às 4 da manhã kkkkkk
E nesse dia tomei a decisão de ir pra Labuan bajo (cidade que serve de base pro komodo national park) 😬 eu tinha uma vaga ideia do que era komodo mas como eu ia ficar sozinha, tava sem planos, conheci a galera que tava indo resolvi fazer essa loucurinha ai e colar lá rs usei o skyscanner e comprei a passagem. 

IMG_4419.jpg.b404cfe7353838b459165d2c4706fb69.jpgIMG_4418.jpg.21e5cb29a9337c8ae2fd78cccd8ff02d.jpg
Billabong/Broken beach
IMG_2173.thumb.jpg.febb0c73e7dde6bdd2e2c4e4a8f74f36.jpg
T-rex beach

IMG_4416.jpg.4e357df15df7e31e30beae6406011270.jpg

7º dia:
Acordamos numa mega ressaca 😱::sos::  mas segue a missão. Saímos às 10 horas pro passeio do dia. Combinamos com o motorista do dia anterior de  buscar a gente 10 horas até o final da cerimônia no Uluwatu temple. Ele ainda levou a gente no aeroporto pra Dani comprar a passagem dela sem cobrar mais nada. E também levou uma caixa térmica com gelo que a gente tinha pedido no dia anterior. A princípio a gente ia usar pra cerveja mas serviu só pra água e refri 😂 resumindo, melhor motô da viagem foi ele kkkk já segue whats desse tio: Bedul  + 62 813-3861-3035
Primeira parada: Tanah Lot. A maré estava baixa (umas 11:15h) e atravessamos até o templo. Quando você chega lá você não consegue entrar mas recebe uma benção deles ❤️. Pra vc que quer ter as fotos com florzinhas no cabelo saiba que passa umas tias vendendo a flor branca tipo de tnt por 10.000... vcs já sabem agora q a flor grande é fake 😂😂 Eles te dão uma benção com água, colocam o arroz na sua testa e uma florzinha natural. Aqui vce faz uma doação, não cobram valor fixo.
De lá seguimos para Uluwatu. A ideia era parar em Padang Padang e depois ir pro eigte bali ( um hotel desses bem chiques que tem day use) conhecer a piscina com o fundo de vidro em cima de um penhasco. Chegamos na porta de padang padang e quando a gente viu aquele tanto de escada desistimos e fomos direto pro eidge bali (Culpa da noite anterior 😂). Chegamos no eidge bali (É  bom fazer reserva antes. Pode ser que esteja cheio e vce não consiga entrar. Eu já sabia mas fiquei enrolando e fui reservar só no dia anterior. Só tinha horário pra 18 horas. Reservei e a gente foi arriscando que iam deixar a gente entrar mais cedo e deixaram 🤗). Lá é maravilhoso, vce paga 400k, reverte 350K em consumação e emprestam toalha. A piscina é incrível, nas fotos parece maior.. a parte do vidro é pequena tá gente? Só pra avisar rs mas é incrível a vista e mais ainda nadar lá de cima. Vale muito a pena. Tem vários outros hotéis com day use. E também vale a pena conhecer padang padang que todo mundo fala que é uma praia linda. Fica pra próxima rs 
De lá a gente seguiu pro Uluwatu temple pra ver a cerimônia de dança com o pôr do sol. O templo é lindo e a cerimônia é bem legal. Pra chegar no templo vce passa por uma caminhada curta que tem macacos também. Eu não fui na monkey florest de ubud, mas o guia falou que os macacos de uluwatu são menos dóceis. E eles também pegam as coisas dos turistas, então tome cuidado. Quando a gente tava indo embora um macaco roubou o chinelo de uma mulher com ela andando 😂 roubar chinelo eu não tinha visto nenhum relato. Então cuidado!! Consegui tirar a fotinha com um macaco e minha camiseta do hangover movie e me dei por satisfeita em relação a ver macaquinhos. Se vce quiser pegar neles sugiro falar com algum guia do templo pra te ajudar, eles colocam uma frutinha no seu ombro e chamam o macaquinho. Tem umas tias passando vendendo frutinha tb. Passemos pelo templo e depois fomos pro local da apresentação de dança. Começo da apresentação é um pouco cansativo mas do meio pro final fica muito legal. Sem falar que o pôr do sol é maravilhoso. Uma experiência incrível. Dura uma hora, começa às 18 horas. Às 19h fomos embora. Vale lembrar que esse horário de 19-21 tem mto trânsito. A gente gastou mais ou menos 1 hora de Uluwatu até o aeroporto. Passamos no aeroporto, a Dani comprou a passagem pra Singapura. E eu aproveitei pra ver o locker pra deixar a mala grande, tem no terminal internacional e no doméstico. Eu ia deixar no doméstico pq ia pra labuan bajo no outro dia. Valor do dia pro locker: 50.000 por mala/dia (não faz diferença ser grande ou pequena).

IMG_4423.jpg.e724c9321a0d62e39f63909649be6d45.jpgIMG_4422.jpg.e9687a42258f0f9905973936171bd751.jpg
Eu e a Dani que eu conheci graças ao Mochileiros/ Tanha Lot

IMG_3198.thumb.jpg.0bc5374969810ac033fa3de7ab5288e5.jpg
Recebendo a benção no Tanah lot :D

piscina.thumb.JPG.6f575a8156dcd0498eed7dfa69b67573.JPG
Piscina em cima do penhasco B|

IMG_4427.jpg.5718968a769a9c0f52996b7f8756a794.jpgIMG_4426.jpg.e58e10ba43d8efbf4d7abb60c89360cf.jpg
Uluwatu temple e a cerimônia do pôr do sol
monkey.thumb.jpg.c835b1aadcb64397ba2f05d1774f39b6.jpg
A foto mais infame porém necessária da viagem kkkkkkk

8º dia:
Pagamos 100.000 no transfer do hotel em Seminyak até o aeroporto, cerca de 30 minutos. Peguei o vôo... é meio confuso viu galera, mudaram o portão em cima da hora sem falar nada e atrasou. Mas deu tdo certo. Cheguei em labuan bajo e como tinha que esperar a galera de gili t chegar sentei lá e aí fui ler sobre labuan bajo hahhaha descobri lendo q era mais negócio tentar um private boat. No aeroporto eles vendem o pacote de 1 dia por 1.200.000 por pessoa em fast boat com 5 paradas: komodo island, pink beack, manta point e mais duas que eu não lembro pq não fiz (já conto esse rolê kkkk) No hostel tinha por 500.000 (imagino então que seja em local boat, não perguntei). Eu queria tentar um private boat mas nessa em me ferrei pq acabei alugando um local boat que anda bem mais devagar (cerca de 3:30h até komodo- a primeira parada) e foi meio cilada 😂 ficou mais barato mas pensando em logística de tempo talvez não tenha sido a melhor ideia. O preço dos taxis do aeroporto são tabelados 50.000 mas a gente conseguiu um cara que fez por 40.000 e aí fechamos o passeio de barco no outro dia com ele. Nem vou passar esse contato pq não valeu a pena kkkkkk Ficou saída às 5 da manhã por 2.300.000, esse valor pra 3 pessoas. Tem ainda a entrada na ilha de komodo: mais 250.000. A gente ficou no Komodo dive hostel, legal tb, vale a pena. Tem o Paradise bar  que é famoso mas acabei não indo, tava morta esse dia.

9º dia:
O tio que a gente tinha fechado o passeio apareceu numa moto pra levar a gente pro porto. Então só podia ir um de cada vez. Um gringo ele já tinha levado e aí eu fui a próxima. Nessa hora já comecei a ficar com medo. Aí ele me deixou no porto, 5:20, escuro, sem ninguém e foi lá buscar o último gringo. Nessa hora eu não achava o canadense, mandei whats só aparecia um tracinho, já comecei a achar q ele tinha sido sequestrado e eu era a próxima 😱😱 já tava tendo aquele mini infarto quando eu vi ele lá no fundo. Kkkkk ufa! Fomos só nos 3 de fato mas aí veio a cilada. A gente tinha combinado 4 paradas, os caras do barco falaram q eram só 3... como no fim tava todo mundo morto a gente nem brigou.. mas fiquem espertos com isso também e com quem fechar o passeio. 
O amanhecer do sol foi bem legal e o passeio de barco já é bem bonito. Tinha lido essa comparação e achei válida, você se sente no filme Jurrasic Park. A primeira parada foi a komodo island. Demorou 3h e meia 😱. Chegando lá a gente escolheu fazer a trilha intermediária (tem curta, intermediária e longa). Logo no começo a gente já viu um filhote de komodo andando que pra mim foi o mais legal de ver.. ao longo do passeio a gente deve ter visto uns 5 dragões grandes também. O guia tem as manhas de te posicionar pra foto e a trilha é bem legal. Próxima parada: pink beach. Galera, aqui vale uma informação importante kkkkk não sei se eu que não li direito sobre pink beach ou se as vezes tem outra pink beach na Indonésia maaaaaaas é uma praia bem pequena e a faixa de areia rosa é só próxima da água. Fazer snorkel lá foi de fato bem bonito e beeeem melhor que em Gilli T por exemplo. Então acredito que mergulho de cilindro em komodo seja melhor mesmo. Depois a gente seguiu pro manta point. Fiquem espertos e olhando pra fora que vce pode dar a sorte de ver mantas pulando! Ahh e indo pra Komodo a gente viu golfinho tb.. 🤗 aí nessa parte a gente ficou uma meia hora caçando as mantas até q achou as grandonas lá no fundo.. nosso barco foi um dos primeiros a achar, no que a gente a pulou foi chegando vários outros barcos e aí o mar ficou mto agitado não dava pra chegar perto delas 😪 deu pra ver só de longe. Depois de tudo isso a gente tava tão cansado que nem dava pra brigar com os tios do barco pra mais uma parada. Voltamos pra labuan bajo.
Sobre labuan bajo: galera aqui não é mto turístico, e pela primeira vez achei meio tenso assim.. ainda bem que eu tava com os meninos pq é cheio da galera sentada na rua e eles ficam encarando mesmo.. mas ninguém mexeu comigo nem nada.. só de vez em quando eles gritavam um ‘hi’ de longe mesmo.. como eu fui meio de supetão pra lá eu mal tinha lido sobre o lugar. Sei que aqui vce pode fazer passeios de 3, 4 dias pelo komodo national park.. vale ler melhor antes e não cair de paraquedas lá como eu kkkkk . No conjunto da obra pra mim valeu a pena ter ido pra labuan bajo mesmo com a cilada do barco. Mas se vce tem pouco tempo não sei até q ponto valeria a pena essa missão komodo pra um dia só. 

IMG_2989.thumb.jpg.435faf6df9fa6efc2335a88558270c22.jpg
Com os dragõezinhos de Komodo 

komodo.thumb.jpg.9618a297f22f344805b4fa122c8514f0.jpg
Pink Beach

10º dia:

Meu voo de volta para Denpasar era cedinho. Pra voltar pra Austrália saía às 23 horas. Peguei um hostel baratinho a 5 minutos do aeroporto pra poder ter onde deixar as coisas e tomar um banho. Dava pra ir a pé até a praia de Kuta mas achei bem feinha. Acabei combinando com um taxi que passava na rua de me levar até a praia de Nusa Dua (uns 30 minutos de onde eu tava, não ia ter mto tempo tive que escolher uma praia perto). Meu celular tava sem sinal na hora, mas dá pra chamar Uber lá de boa. Fiquei umas 2 horas lá pra despedir. Voltei, arrumei as coisas e fui de Uber pro aeroporto. Tchau Indonésia! :P

Só sei que ainda sou só saudade desse lugar!! 
É isso! Espero que esse relato seja útil, incentive vce a conhecer esse país e se já tem a viagem marcada que ajude no seu roteiro. E meninas que querem viajar sozinhas mas por algum motivo tem medo:só vão! Esse mundão é bom demais!
Beijos!!! Fui!!  ❤️

• Gostei! 4

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Aeeee! Lembro bem pouco dos preços hahahahah foi bom você ter anotado!
Fizemos muito em pouco tempo né? Amei tanto que acabei voltando depois das Filipinas e já estou considerando voltar ano que vem!

• Gostei! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• Conteúdo Similar

• Por rodrigovix
      Índice do Relato (clique na página para ir direto ao capítulo)
      Capítulo 1: Preparativos [Pag. 1] 
      Capítulo 2: Do sonho até lá. [Pag. 5]
      Capítulo 3: Bangkok, tempestade e a corrida contra o tempo. [Pag. 5]
      Capítulo 4: Roby, o motorista mais gente boa de Bali. [Pag. 7]
      Capítulo 5: Templos e praias de Bali, a ilha mágica. [Pag. 7]
      Capítulo 6: Os templos de Ubud, o coração cultural da ilha. [Pag. 8]
      Capítulo 7: Da Floresta dos Macacos aos belos campos de arroz. [Pag. 9]
      Capítulo 8: Os encantos de Nusa Lembongan. [Pag. 9]
      Capítulo 9: Nusa Penida, o melhor lugar do planeta! [Pag. 9]
      Capítulo 10: Angel Billabong, Broken Beach e Crystal Bay. [Pag. 10]
      Capítulo 11:
      Capítulo 12:
      Capítulo 13:
      Capítulo 14:
      Capítulo 15:
      (continua...)
      Quer conferir algumas fotos da viagem e ainda ser informado quando tiver capítulo novo?
      Então segue lá no instagram @queridopassaporte
      Faaala, meu povo!
      Cá estou eu novamente retribuindo tudo o que esse fórum sempre me proporciona. É com prazer que dou início a mais um relato buscando compartilhar o máximo possível de informações e de experiência de viagem com a comunidade mochileira.
      Há três anos, fiz meu primeiro mochilão, percorrendo o clássico roteiro da América do Sul (Bolívia, Chile e Peru), e postei o relato aqui no fórum. Confesso que não tinha noção da proporção que esse relato viria a tomar, e de como ele me apresentou tanta gente do bem e inspirou tantas outras histórias bonitas por aí.
      Para quem ainda não viu, vou deixar o link aqui, ó: 

Agradecimentos
      Eu não poderia dar sequência sem antes agradecer a todo mundo que me ajudou com as informações que me permitiram fazer o roteiro do jeito que eu sempre quis. São muitos nomes:
      Meu parceiro @Tanaguchi que, com seus dois incríveis relatos pelo Sudeste Asiático (veja aqui e aqui), em muito me ajudou nesse planejamento. Aliás, ele também me ajudou com o relato pela América do Sul. Vai seguindo tuas viagens que eu vou te acompanhando, jovem! Hahaha
      Outro grande agradecimento vai pra minha parceirona @Maryana Teles, dona do Vida Mochileira (clica aqui pra conferir o Blog dela, aproveita pra segui-la no Instagram, no YouTube e participar do grupo no Facebook). A Mary sempre foi uma pessoa alto-astral, generosa, autêntica, e que me ajudou muito com as postagens dela sobre a Tailândia. E também me deu aquela força na divulgação do @queridopassaporte durante minha viagem haha. Valeu, Mary! #tamojunto sempre.
      Foi a Mary que me indicou outro cara que também tenho que agradecer, meu xará Rodrigo Siqueira, do TravelerBR, principalmente por indicar o melhor barqueiro de Koh Phi Phi (mais detalhes nos capítulos finais do relato haha). Rodrigo também é referência em mergulho de cilindro por lá, e o barco da empresa dele tá sempre lotado de brasileiros. Não deixe de conferir o site e o instagram dele. 
      E, por fim, agradecer a dois estrangeiros camaradas: o Jackson Groves, do Journey Era, e a Justine, do Travel Lush. Seja pelas matérias nos blogs ou respondendo os meus directs, me ajudaram muito com informações principalmente a respeito de Nusa Penida, em Bali, pois quase não se achava site brasileiro com informação detalhada sobre esse lugar na época em que eu estava pesquisando.
      Ufa! É isso. Claro que mais pessoas me ajudaram, direta ou indiretamente, mas fica aqui meu agradecimento de forma geral.

A viagem
      Essa viagem seria feita originalmente em novembro de 2016. Mas meu namorado e fiel parceiro de boletos, aventuras e repete-essa-foto-até-ficar-do-jeito-que-eu-quero Antenor recebeu uma proposta de emprego e mudou de empresa e, com isso, lá se foram as férias planejadas. Tivemos que esperar o ano seguinte, mas o sacrifício valeu a pena. Daí vocês já imaginam a expectativa que foi quando finalmente embarcamos nessa viagem no final de 2017, né? Spoiler: foi a viagem dos SONHOS!

O Roteiro

O roteiro mudou muitas vezes desde quando comecei a pesquisar essa viagem, há dois anos. No começo, ficava ali por Tailândia, Myanmar, Laos, Camboja, Vietnã… Mas aí depois veio Bali... Aí depois veio Singapura… Aí depois veio Filipinas... A TENTAÇÃO NÃO TINHA FIM! Era uma descoberta atrás da outra. Não havia tempo pra tudo, infelizmente.
      Fechamos, então, Indonésia (Bali), Singapura e Tailândia. Talvez não fosse o roteiro mais prático, mas também nada difícil de ser feito, principalmente considerando os voos low-cost dessa região e a época propícia em que estávamos viajando (mais detalhes logo abaixo na parte “Quando ir?”).
      O roteiro ficou assim:
      11/10/17: Vitória (VIX) x São Paulo (GRU) 
      12/10/17: São Paulo (GRU) x Addis Ababa (ADD)
      13/10/17: Addis Ababa (ADD) x Bangkok (BKK)
      14/10/17: Bangkok (DMK) x Bali (DPS)
      Indonésia (Bali)
      15/10/17: Uluwatu
      16/10/17: Ubud
      17/10/17: Ubud
      18/10/17: Ubud x Nusa Lembongan
      19/10/17: Nusa Penida
      20/10/17: Nusa Penida
      21/10/17: Nusa Penida
      22/10/17: Nusa Penida x Kuta
      23/10/17: Bali (DPS) x Singapura (SIN)
      Singapura
      24/10/17: Singapura
      25/10/17: Singapura
      26/10/17: Singapura
      27/10/17: Singapura (SIN) x Bangkok (DMK)
      Tailândia
      28/10/17: Bangkok
      29/10/17: Bangkok
      30/10/17: Bangkok
      31/10/17: Bangkok (DMK) x Chiang Mai (CNX)
      01/11/17: Chiang Mai
      02/11/17: Chiang Mai
      03/11/17: Chiang Mai
      04/11/17: Chiang Mai
      05/11/17: Chiang Mai x Bangkok, Bangkok (DMK) x Krabi (KBV)
      06/11/17: Railay Beach
      07/11/17: Railay Beach
      08/11/17: Railay Beach x Koh Phi Phi
      09/11/17: Koh Phi Phi
      10/11/17: Koh Phi Phi
      11/11/17: Koh Phi Phi
      12/11/17: Koh Phi Phi
      13/11/17: Koh Phi Phi x Krabi, Krabi (KBV) x Bangkok (DMK)
      14/11/17: Bangkok
      15/11/17: Bangkok (BKK) x Addis Ababa (ADD) x São Paulo (GRU) x Vitória (VIX)

Quando ir?
      Essa pergunta é muito importante. Planejar uma viagem ao Sudeste Asiático sem levar em consideração a época do ano é bem arriscado. As estações se resumem basicamente em Seca e Molhada. Quando eu digo seca, é quente pra burro. E quando eu digo molhada, é daquelas chuvas torrenciais cinematográficas (as famosas monções).
      Bom, eu poderia gastar alguns parágrafos aqui descrevendo as probabilidades climáticas de cada mês em cada um dos três países que eu visitei, mas, como eu sou um cara muito gente boa, montei uma tabelinha mais lúdica pra facilitar a pesquisa.
      Lembrando que essas informações são PROBABILIDADES. Sabemos bem como o clima pode nos surpreender. Você pode ir num mês cuja probabilidade é de chuva e pegar um belo dia de sol, como pode ir numa época típica de sol e pegar dias de chuva. Não é uma ciência exata.
      Indonésia (Bali)

De maio a outubro é a “estação seca”, bons meses pra se visitar Bali. Abril e novembro também são boas opções, mas ainda são meses de transição entre as estações. Se puder evitar dezembro, janeiro e fevereiro, evite, pois tende a chover mais. Mas nada que vá atrapalhar sua experiência de viagem caso esses sejam os únicos meses disponíveis.

Singapura

Singapura já possui um clima mais equilibrado, com chuvas bem distribuídas ao longo do ano. Costuma-se ter mais dias de chuva em novembro, dezembro e janeiro. O mês com menos chuva é fevereiro. Mas não é nada que seja uma diferença absurda. Apenas tenha em mente que qualquer dia pode chover, mas que isso não vai estragar o seu passeio.

Tailândia

Tailândia é o país que mais respondemos “depende” quando a pergunta é “quando ir?”. Isso porque cada parte do país (região central, como Bangkok; região norte, como Chiang Mai; região da costa oeste, banhada pelo Mar de Andamão, como Phuket, Krabi e Koh Phi Phi; e região da costa leste, banhada pelo Golfo da Tailândia, como Koh Sami e Koh Tao) possuem calendários climáticos específicos. De uma forma geral, costuma-se dizer que os melhores meses são janeiro e fevereiro (dezembro, também, dependendo das praias que você queira ir), e os piores meses são de maio a outubro.

O que levar?
      O Sudeste Asiático é quente, muito quente. Mesmo em época de chuva, são raros os momentos em que você precisará de roupa de frio. Em 99% do tempo você vai desejar ser invisível pra poder andar sem roupa e entrar nos estabelecimentos só pra ficar no ar condicionado. Pra não dizer que não levei roupa de “frio”, eu levei uma camisa segunda pele só porque no meu roteiro estava previsto uma visita a uma região bem alta no norte da Tailândia, e lá costuma fazer um “friozinho”. Morreria se não tivesse levado? Não, daria pra aguentar. Mas vai de cada um.
      Meu vestuário foi, na maior parte da viagem, camiseta, bermuda e chinelo. Levei um tênis pra usar nos locais em que se exige sapatos fechados, e também para andar em Singapura, que é uma cidade mais “arrumadinha” e eu ia bater muita perna. Calça eu levei só para os voos internacionais e para entrar em estabelecimentos que pediam esse tipo de vestuário. Na região das praias, era sunga, bermuda e chinelo o tempo todo. Resumindo: FÉRIAS, em maiúsculo.

Equipamentos
      Eu sou um apaixonado por fotografia. Gosto de estudar, praticar e considero quase uma segunda profissão. Mas uma das perguntas que mais recebo é “adorei suas fotos, qual é sua máquina?” hahaha. Poxa vida. Não vou ser hipócrita em dizer que equipamento não faz diferença, porque ajuda. Mas a maior parte do resultado das fotos vem do olhar, do estudo de luz e sombra, composição, pós-edição, etc. Fora os perrengues que a gente passa pra conseguir uma foto. Mas sempre vale a pena.
      De toda forma, deixo aqui a lista dos equipamentos que levei. Foi uma mochila só com eles. Algumas das fotos foram feitas com o próprio celular (na época da viagem, um Samsung Galaxy S7).
      Câmera Nikon Dx D5300
      Lente Nikkor 18-55mm f/3.5-5.6
      Lente Nikkor 35mm f/1.8
      Lente Sigma 10-20mm f/4-5.6
      Tripé 60-170cm
      GoPro HERO5 Black
      GoPro Dome 6’’
      Spray repelente de água
      Bastão GoPro 3 Way
      Bastão Flutuador GoPro
      Carregador triplo + 2 baterias extras GoPro
      Maleta de acessórios GoPro
      Filtro de linha com 6 tomadas e 2 entradas USB
      Adaptador de tomadas
      Quem sabe na próxima eu já arrumei um drone? haha

Precisa de visto?
      Para todos os casos dos três países visitados (e basicamente para a maioria dos países), é necessário passaporte com pelo menos 6 meses de validade restante e apresentação do Certificado Internacional de Vacina contra a Febre Amarela. 
      Abaixo, alguns dos requisitos que eu obtive dos sites da Embaixada do Brasil em cada país.
      Indonésia
      O visto de turismo não é necessário para visitas de até 30 dias. Já o visto de negócios é exigido, e pode ser obtido na chegada ao país, válido por 30 dias e prorrogado por mais 30 dias.
      Singapura
      Singapura não exige visto para entrada de brasileiros no país, caso permaneçam até 30 dias. Nesse caso, é concedido um “visitor pass”.
      Tailândia
      Não é necessário visto para os brasileiros ingressando na Tailândia para turismo ou negócios, com permanência limitada a 90 dias.
      Atenção! O porte e o tráfico de drogas são severamente punidos pelas legislações desses países, até com pena de morte. Mesmo o porte de quantidades mínimas pode ser punido com muitos anos de prisão.

Documentos
      Sempre levo uma pastinha dessas transparentes e maleáveis com todos os principais papéis que preciso carregar, tais como:
      Cartões de embarque:
      Estão sempre salvos no e-mail e no celular, mas não custa nada ter um back-up impresso guardado com você. Sou do time #menospapel, mas, estando do outro lado do mundo, precaução extra nunca é demais.
      Comprovantes, ingressos, reservas, etc:
      Todas as reservas, compras e ingressos que eu tenha comprado previamente (o que se faço caso não me represente nenhum aumento de custo, ou caso seja necessário, pois prefiro comprar e reservar tudo na hora).
      Certificado do Seguro Viagem:
      Nunca, eu hipótese alguma, viagem sem um Seguro Viagem. É como andar de carro sem seguro. Um risco constante de adoecer ou precisar de assistência médica e ter que gastar centenas ou milhares de dólares do próprio bolso. Acreditem, eu precisei usar nas últimas duas viagens internacionais que fiz. Então, faça sua cotação, sua pesquisa, entre em contato com a operadora do seu cartão de crédito, ou o seu banco, qualquer coisa, mas não viagem sem.
      Cartão Internacional de Vacina (ANVISA):
      É importante ter o seu Cartão Internacional de Vacina para comprovar que foi vacinado contra a Febre Amarela. Se em países como a Bolívia, onde é obrigatório, eles quase nunca te pedem, na Tailândia, por exemplo, é obrigatório apresentar antes mesmo de sair do aeroporto. Não esqueça o seu. Para fazer o seu Cartão Internacional, basta entrar no site da ANVISA, fazer o cadastro prévio, depois ir até uma agência deles, levar seu cartão de vacina em que comprova que foi vacinado contra a febre amarela e pronto, eles emitem o seu Cartão Internacional.
      Nota fiscal dos equipamentos fotográficos:
      Eu sempre procuro levar, ainda que meus equipamentos sejam considerados de “uso turístico” e não precisam ser declarados. Entretanto, nunca se sabe quando você será confrontado por um agente policial questionando a procedência daqueles itens. Então, por precaução, eu levo. Mas nunca me pediram.
      Todo e qualquer papel que você receber durante a viagem:
      Vá guardando tudo o que você receber, principalmente em aeroportos, hotéis, agências, etc. Nunca se sabe quando você irá precisar daquele comprovante. É muito comum ter que apresentá-los nos trâmites de entrada e saída de alguns países.

Como levar o dinheiro?
      Há muitos que optam por levar o cartão para saques nos ATMs, ou então só usar o cartão de crédito, por uma questão de segurança. Eu levo tudo em dinheiro (dólares, geralmente) e deixo as notas num money belt, aquelas doleiras em forma de cinto que a gente usa por dentro da roupa. É ali também que eu guardo o meu passaporte, sempre comigo. Não tiro o money belt para nada. Os únicos momentos que tirava era quando ia entrar no mar, mas ou eu estava num barco privado e minhas coisas ficavam em segurança, ou então eu deixava tudo no cofre do hotel e só saia com o dinheiro necessário para o dia. Nesses países é bem raro ser assaltado, mas o furto é algo comum. Então fique sempre muito atento aos seus pertences para não dar o azar de ser furtado.
      Obviamente, também levo um cartão de crédito para emergências. Mas nunca o deixo junto de onde guardo o dinheiro, justamente para não correr o risco de perder tudo de uma vez só. O mesmo vale para as chaves reservas dos cadeados, se este for o seu caso (eu uso mais o cadeado de código). Sempre guarde a chave reserva num lugar separado.

Finalizando...
      Bom, acho que é isso. No próximo capítulo eu darei início à saga do voo internacional, falo das passagens, de como e por quanto comprei, questões de fuso horário, jet lag, etc.
      Então, até breve!

Próximo capítulo: Do sonho até lá.
    • Por Pericles Rosa
      O Parque Nacional de Komodo é formado por três ilhas principais (Komodo, Rinca e Padar), e é conhecido mundialmente por ser a casa do célebre dragão de Komodo (Varanus komodoensis), o maior lagarto do mundo.

Depois de passar uns dias em Bali, peguei um vôo de uma hora para Labuan Bajo, uma antiga vila de pescadores localizada na parte oeste da ilha de Flores na Indonésia.
      Labuan Bajo é a cidade mais próxima do Parque Nacional de Komodo, uma das áreas mais importantes de conservação natural do mundo. Na verdade, devido sua importância biológica e sua incrível vida marinha, a UNESCO declarou o parque Património Mundial e Reserva da Biosfera.

Mas uma viagem ao Parque Nacional de Komodo vai além de seus famosos habitantes carnívoros gigantescos que remontam aos tempos pré-históricos. É também uma oportunidade para apreciar algumas das mais belas ilhas do mundo e suas incríveis faunas, floras e formações rochosas. Você também pode fazer trekking, caminhadas, mergulho, observação de aves, e claro, ver os dragões!
      Visitei o parque em fevereiro de 2017 e fiquei boquiaberto com a esplendorosa natureza desta parte do mundo, para não mencionar hipnotizado pelos fascinantes dragões de Komodo.

Passeio para as Ilhas Rinca, Padar e dos Morcegos

Uma vez em Labuan Bajo, você pode escolher entre os passeios de um, dois, ou três dias.
      Em todos eles você visitará as Ilhas Padar, Rinca e Bat, mas nos passeios de dois e três dias você será acomodado em um barco, e no segundo dia visitará a ilha Komodo, Pink Beach (praia de areia rosa) e Manta Point.
      Optei por ficar na cidade em um super confortável hotel de luxo, e fazer dois passeios de um dia.
      Assim, na manhã após a minha chegada, acordei às 6h, tomei café da manhã, e às 7h fui pego no hotel para o tour para as ilhas Padar, Rinca e dos morcego.
      Infelizmente, meu barco de madeira teve alguns problemas mecânicos, e acabei deixando Labuan Bajo apenas às 08h30min.
      No entanto, o tempo perdido à espera de um barco menor e mais rápido foi esquecido assim que comecei a ir para Padar Island.
      A deslumbrante paisagem era composta por centenas de montanhas gigantescas cobertas com diferentes tons de verde; água cristalina esmeralda que virava turquesa em algumas partes; um céu azul com nuvens; aves voando e peixes saltando na água.
      Eu estava em êxtase com esse cenário perfeito!

Após cerca de 02h30 min a água começou a ficar mais rasa, à medida que o barco se aproximava da Ilha Padar.
      A vista do barco era incrível !! A savana verde brilhante que cobre a ilha irradiava à luz do sol, e a água era tão rasa e clara que podia ver os recifes de coral e os peixes nadando.

Ilha Padar

A ilha Padar está localizada a cerca de 30 km de Labuan Bajo, e tem uma área de superfície coberta com savana de 14,09 km².
      Embora você pode não tenha ouvido falar dela, já que não é tão famosa como Bali, a ilha Padar tem uma paisagem espetacular, e é definitivamente uma das mais belas do mundo.
      Admito que Padar foi uma das ilhas que eu queria ver mais quando planejei minha viagem para a Indonésia.

Para chegar ao topo de Padar Island não demora mais do que 30 minutos.
      Há uma escada de madeira no início que leva a uma trilha de cascalho que vai todo o caminho até o cume.
      A caminhada é muito fácil, no entanto, existem algumas pequenas pedras na trilha que tornam o terreno um pouco escorregadio, especialmente durante a descida. Portanto, tenha cuidado, ande devagar, e use calçados apropriados.
      Uma vez que você está no topo, pode se maravilhar com a paisagem extraordinária: uma franja de montanhas verdes brilhantes com formas distintas, cercada por três baías de água azul turquesa.
      Curiosamente, essas três baías são dotadas de praia com cores de areia diferentes: branca, preta e rosa. Nunca tinha visto esse fenômeno antes, e não acho que há um outro caso no mundo com esta combinação esdrúxula…
      Fiquei sem palavras admirando a paisagem mais deslumbrante que vi na Indonésia, e sentindo-me extremamente feliz !!

Há três mirantes no caminho até o cume da ilha, mas você não precisa percorrer todo o caminho já que o primeiro deles é o melhor para tirar fotos.
      Se você tiver tempo e quiser explorar mais a ilha, você pode fazer um trekking por cerca de uma hora, ou desfrutar de suas praias excelentes e desertas. Snorkeling em Padar também é incrível!
      A ilha é o lar de falcões, papagaios, lagartos, tartarugas, três dragões de Komodo, e outros animais. Mas não se preocupe se você não ver os dragões durante sua visita – se é isso que você quer fazer, melhor ir para Komodo ou Rinca. Na verdade, a próxima ilha que fomos foi Rinca…

Ilha Rinca

O barco deixou Padar e navegou para 01h30min até que chegarmos à Rinca, que é o lar de mais de 1500 dragões de Komodo.
      A visita a Ilha Rinca só é permitida na presença de um guarda florestal, que irá explicar tudo sobre os dragões, mantê-lo seguro e orientá-lo ao redor da ilha.
      Os dragões de Komodo são animais de sangue frio, e o melhor momento para vê-los é no início da manhã, quando eles estão procurando lugares ensolarados para aquecer a temperatura do corpo, enquanto ainda não está muito quente.
      Felizmente, quando eu cheguei, havia alguns dragões debaixo cozinha dos guardas florestais, que foram atraídos pelo cheiro da comida. O guia explicou que os dragões são animais carnívoros que podem chegar a até 3,5 metros de comprimento, e comem apenas uma vez por mês. Aprendemos também que eles podem viver até 50 a 60 anos, e sua saliva contém mais de 54 tipos de bactérias e é letal.
      Fiquei fascinado e super curioso para aprender mais sobre os dragões de Komodo. Que animal intrigante!

Eu também vi alguns macacos e veados durante minha uma hora de caminhada em Rinca Island.

Ilha Pempeng

Depois de Rinca, fui para a ilha Pempeng para fazer snorkeling, que por sinal foi fantástico! Também vi algumas águias sobrevoando a ilha.

Ilha dos Morcegos

Em seguida, o barco se aproximou à Bat Island. A ilha recebe esse nome porque há milhares de morcegos gigantes saindo dos manguezais bem na hora do pôr do sol.
      Vendo os enxames de morcegos cruzando o céu avermelhado e púrpuro foi sem dúvida uns dos pores do sol mais bizarros da minha vida.

No momento em que o barco voltou para Labuan Bajo, já estava escuro, e o céu estava cheio de estrelas.
      Da foi um longo dia, mas enquanto estava sentado no barco, admirando a vista fenomenal e recordando a visitar todos esses lugares incríveis, minha alma enchia de gratidão.

Passeio para a ilha Komodo, Pink Beach e Manta Point

No segundo dia fiz o passeio que levava para a Ilha Komodo, Pink Beach, e Manta Point.
      Saí do hotel às 7h, e depois de cerca de duas horas, o barco se aproximou de Komodo, a mais famosa e maior ilha do Parque Nacional de Komodo.

Ilha Komodo

A ilha tem uma superfície de 390 Km², e uma população de mais de 2000 pessoas e 2500 dragões. Sua vegetação varia de savana à floresta tropical, e a altitude vai do nível do mar a 750 m acima do nível do mar no pico mais alto no Parque Nacional de Komodo.
      A Ilha Komodo, uma das Novas Sete Maravilhas Naturais, é também o lar de veados, macacos, búfalos, porcos, cobras, lagartos, civetas, baleias, golfinhos, mantas, várias espécies de recifes de coral, esponjas, e muitas espécies de peixe.
      Assim que cheguei na Ilha Komodo, vi dois dragões: um caminhando na praia, e outro descansando embaixo de uma árvore. Encontrei com o guarda florestal, que explicou que havia três opções em termos de caminhadas na ilha: 1h, 1h30min, e 2h (que abrange cerca de 4-5 km).
      Começamos nosso passeio com ele me dizendo as regras para evitar ser mordido pelos dragões: sempre obedecer as instruções do guarda, prestar atenção no caminho, manter uma certa distância dos dragões, etc. Entre 1985 e 2016, houve mais de 20 casos de ataques de dragões de Komodo a seres humanos, quatro dos quais foram fatais…
      No caminho vimos ninhos vazios (a época de acasalamento é de julho a agosto) e também encontramos três dragões descansando na sombra de árvores.

O trekking é adequado para todas as idades, pois o terreno é fácil de andar, e há várias árvores e alguns morros que proporcionam vistas absolutamente deslumbrantes do Parque Nacional de Komodo.
      Quando estávamos chegando no final da nossa caminhada, vimos dois dragões correndo, um dos quais era um filhote. O guia explicou que os filhotes de dragões podem subir em árvores e correr até 25 km/h. Esta é uma habilidade necessária, pois os dragões de Komodo são carnívoros e a maior ameaça dos filhotes desde terem sido chocados até se tronarem adultos é serem comidos pelos adultos.
      Tive muita sorte de ter visto os dragões de Komodo em ambas as ilhas, Rinca e Komodo, pois como o guia explicou, não há garantia alguma que você verá os dragões durante a sua visita.
      Quando terminamos nossa caminhada, vi mais dragões, um porco do mato, e um veado super fofo e manso.

Pink Beach

Saímos de Komodo e 30 minutos depois chegamos ao Pantai Merah, a praia de areia rosa, uma das somente sete no mundo, e a primeira que fui.
      Na verdade tive que pular na água para chegar à praia, porque o barco não poderia chegar ancorar mais proximo da areia por causa dos corais.
      A água cristalina turquesa estava morna e cheia de recifes de coral repletos de peixes. Snorkeling na praia rosa foi maravilhoso, mas o que realmente queria ver era a areia fofa branca, quero dizer rosa..
      A areia na verdade é apenas próxima à água, e obtém sua cor a partir de pedaços de coral vermelho na areia. Apesar de haver um monte de plásticos no entorno, é um lugar perfeito para se bronzear e relaxar.

Manta Point

Depois de descansar um pouco, continuamos navegar por cerca de 1h no Parque Nacional de Komodo em direção a nossa última parada: Manta Point; assim chamada porque é um bom local para ver mantas…
      Mais uma vez passamos por ilhas incríveis, com diferentes tons de água azul e areia branca. A vontade que tinha era saltar do barco e passar o resto do dia lá…
      No entanto, continuamos até nosso destino, mas quando chegamos em Manta Point, não conseguimos encontrar mantas. Infelizmente tive que adiar meu sonho de nadar com mantas…
      Terminamos voltando para o que foi o lugar mais incrível – um pequeno pedaço de terra no meio do oceano cercado por água azul extremamente clara. Era uma ilha deserta, uma imagem perfeita do paraíso, e me senti como se tivesse meu pedaço de paraíso na Terra.

Na viagem de três horas de volta para Labuan Bajo, vi cada paisagem ainda mais extraordinária, centenas de peixes, e milhares de estrelas no céu.
      Passei mais um dia em Flores, andando de caiaque, fazendo snorkeling, tomando sol, trabalhando um pouco, desfrutando da piscina do hotel e da impressionante vista de centenas de montanhas de diferentes formas e elevações cobertas com vegetação exuberante e cercada por águas esmeraldas intocadas.

[*] Se você quiser saber mais informações sobre o parque, horário de funcionamento, como chegar lá, custos dos passeios, etc, só checar o meu post completo sobre o Parque Nacional de Komodo aqui http://www.7continents1passport.com/ilha-komodo-nacional-park-dragao-indonesia/?lang=pt-br, que lá tem as informações extras.

Obrigado !
  • Seja [email protected] ao Mochileiros.com

Faça parte da maior comunidade de mochileiros e viajantes independentes do Brasil! O cadastro é fácil e rápido! 😉