Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
  • Faça parte da nossa comunidade! 

    Peça ajuda, compartilhe informações, ajude outros viajantes e encontre companheiros de viagem!
    Faça parte da nossa comunidade! 

Sergio Costa F.

Sleeping Bag: Comprar para frio extremo morando em um país tropical?

Posts Recomendados

Pessoal, sou novo no grupo e ainda não fiz o meu primeiro trekking (na verdade ainda não comprei nada, mas já estou analisando).

A minha pergunta é: meu objetivo é ir ao Pico da Bandeira, claro que não será o meu primeiro destino, visto que estive rapidamente no Pico do Lopo ano passado mas somente como uma caminhada de algumas horas (acho que 4 horas ida e volta), porém, como meu objetivo é em algum dia conhecer o Pico da Bandeira e dormir por lá, gostaria de saber qual sleeping bag seria a ideal, visto que a temperatura mínima atual está em 0ºC e ano passado chegou a -14ºC. No caso de eu planejar um trekking para lá no inverno de 2019 (após treinar bastante esse ano em algumas montanhas mais fáceis com caminhadas leves, moderadas e testar dormir em alguns locais não tão frios por alguns dias em finais de semana, claro), qual seria a melhor opção de saco de dormir que eu deva comprar? Pois fico com medo de comprar um que tenha a temperatura confortável de -15ºC e extrema em -25ºC e eu nunca poder utilizá-lo caso a temperatura de lá e/ou de outros lugares não chegarem a 0ºC.

E aí? Como faço?

PS: Comprar dois sacos de dormir está fora de cogitação por enquanto, visto que a grana é curta e ainda nem sei se vou gostar do esporte.

Grande abraço!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Sergio Costa F. Na cidade de Alto Caparao-Mg, vi algumas lojas que alugavam equipamentos(só que faz algum tempo, procure se informar), pode ser a solução para você. 

Essa empresa aluga equipamentos. 

www.frutodaterra.tur.br

 

 

  • Gostei! 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

O melhor é alugar mesmo. Mas aceite um conselho: tudo que comprar compre de boa qualidade, baixo peso e volume, porque você vai ficar viciado em montanha!!!

  • Gostei! 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Valeu pelas dicas. 

Acabei comprando o Deuter Exosphere + 2 graus ( https://www.arcoeflecha.com.br/saco-de-dormir-deuter-exosphere-2-graus-p1558/ ) e no caso de fazer mais frio que isso, eu comprei também o aquecedor para saco de dormir da Nautika ( https://lojaam.com.br/aquecedor-para-saco-de-dormir-nautika ).

Valeu pelas dicas!

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sergio, a temperatura limite deste saco é dois graus, o que significa que você terá desconforto abaixo desta temperatura, o que é muito comum no Pico da Bandeira. O aquecedor vai ajudar bastante, mas recomendo levar também um saco de dormir de emergência, de alumínio, que é muito pequeno, leve e barato, e pode salvar sua vida em casos extremos. O frio lá em cima diminui bastante se buscar abrigo do vento mais abaixo do cume, entre as pedras. Boa sorte na aventura!!!

P_20181004_070244.jpg

  • Gostei! 2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bacana @lucband, já tenho também o cobertor de emergência e uns fleeces pra me ajudar no caso de uma noite mais fria que +2ºc. Lí agora a pouco em um vídeo no YouTube o seguinte:

"Caparaó julho de 2016 -8 na área de camping Terreirão, última pelo lado mineiro (2.400al aproximadamente) quase sem oscilações das 2h até 4:30 verificamos 3 vzs e sempre marcando -8!!! 2017 um evento raríssimo -14 (quase no cume) tem fotos e vídeos nas redes sociais, ano passado -7 (Terreirão MG) em Julho. Mas, é coisa rara mesmo, o normal é 5 a -1!"

Vídeo onde tem o comentário: 

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só para você saber, é proibido acampar no alto do Pico da Bandeira. Nada impede que as pessoas fiquem lá em cima, abrigadas em sacos de dormir ou bivaque, o que, tecnicamente, não seria um acampamento... Os guardas da reserva desaconselharam esta prática, pelo risco ocasionado pelas baixas temperaturas, então resolvi não arriscar, porque minha primeira ideia era subir à tarde para ver o por-do-sol, dormir lá em cima e descer após apreciar o nascer do sol.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Sei que o tópico é antigo, mas não custa contribuir. Por experiência própria, recomendo fortemente um saco de bivaque e um toldo quebra vento para quem vai bivacar em montanha. O saco de bivaque tem que ser respirável, tipo Goretex, senão seu saco fica molhado de sereno de madrugada, o que é perigoso. Além disso, pode chover mesmo em julho, na montanha o tempo vira de repente, e se vc fica molhado pode morrer de hipotermia. O meu bivi é  da Millet, mas tem de outras marcas, como a N. Face., de vez em quando aparece um no M. Livre. Utilizo também um toldo (tarp) que tb serve de capa de chuva (da Sea to Summit) para quebrar o vento. Ambos também protegem na eventualidade de chuva. Na última temporada bivaquei no Marinzinho com este equipamento (mais um Deuter Orbit -5) e dormi muito bem, apesar da garoa e fortes ventos.

  • Gostei! 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa!

Você pode ajudar esse viajante agora e se cadastrar depois. Se você tem uma conta,clique aqui para fazer o login.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.




×
×
  • Criar Novo...