Ir para conteúdo

San Andrés - Providencia -Bogotá (28/01-09/02) - 2018


Posts Recomendados

  • Membros

Ola, estou aqui para contribuir com um relato detalhado e recheado com gastos e tudo da minha viagem solo a San Andrés/Providencia/Bogotá. Vou tentar dividir tudo em sessões para que fique mais claro e dinâmico a todos e tentarei ser o mais breve possível (NÃO CONSEGUI). É importante deixar claro que quis deixar essa viagem o mais aberta possível caso quisesse mudar de hostel, ir para outros lugares, então mudei bastante de hostel por lotação, o que não me incomodou já que só dormia nos lugares mesmo, mas se for planejar tudo fique no CENTRO, da para fazer a maioria das coisas por la a pé e o ônibus la passa a toda a hora e custa 2400COP (Pesos colombianos é a moeda que eles utilizam, na sessão de câmbio explico mais sobre), hostel El viajero se quiser conhecer pessoas, Nativa Lizard House se quiser relaxar em um quarto sozinho com um preço ótimo. 


RELATO GERAL DIA A DIA
1 dia - Saída do Brasil e olá ao paraíso. Neste dia eu desembarquei em Bogotá, voei com a avianca e foi tudo perfeito na ida. A primeira coisa que fiz foi trocar dólares que levei por pesos colombianos COP, não troque na primeira casa de cambio que ver, tem outras fora do lugar que se recolhe as malas que pagam melhor, consegui uma cotação de 1$-2650COP na época, não achei boa e troquei pouco dinheiro em Bogotá (Não cometa esse erro), se tiver tempo saia do aeroporto e troque em casas de câmbio no centro, ou mesmo no aeroporto, não troque em San Andres. Fiquei um pouco pelo aeroporto de Bogotá e comi uma bandeja paisa como janta/almoço. Fui ao caixa da avianca e paguei 105000COP na minha tarjeta turismo, nada mais a se falar do aeroporto de Bogotá, estava ansioso para o meu destino, finalmente cheguei a San Andres pela noite, clima agradável, fui andando até o Hostel El Viajero em que fiquei, deu 10 minutinhos e economizei um taxi, vi a galera em bares locais se divertindo e dançando um estilo de música que acredito que era salsa. Conversei com uns brasileiros no bar do hostel e fui dormir em um quarto compartilhado com mais 7. O wifi no El viajero é bem ruim, somente para mensagens no Whatsapp, nem áudio vai enviar. Mas lá tem computadores fixos no terceiro piso que podem ser usados e a internet é muito decente, fiz várias reservas por lá.

2 dia-
Acordei cedo e parti pro café da manhã ótimo do El Viajero, comentando sobre o Hostel, que belo Hostel, que staff, que lugar bem localizado, somente felicidades naquele lugar, tudo deu certíssimo, se quer conhecer gente se hospede lá! Logo no cafe da manhã encontrei uma amiga que estudou comigo no ensino médio, acreditam? Conversamos, ela estava com mais 4 amigos, que depois vieram a se tornar família para mim, já me enturmei com seus amigos e fomos pra praia central curtir o dia tranquilo, o grupo de 5 pessoas, eu, mais uma solitária do RS e dois paulistas, tinha tempo e queria conhecer pessoas, perfeito. Comprei umas coisas que esqueci no brasil no centrinho, a sapatilha que me custou 12000COP e uma capinha a prova da agua para o cel que custou 10000COP. Ficamos na praia até um horário meio tarde, voltamos perto do hostel para almoçar/jantar no El Parqueadero, um restaurantezinho que não gostei muito mas era barato, depois achei um melhor a uma quadra do hostel que se chamava Tony Restaurant, um prato de peixe custava 14000COP e frango 9000COP com Tony, mais barato ainda. Depois do almoço tardio compramos umas coisas no mercado, troquei dinheiro na Western Union (1$-2605COP), nos arrumamos e fomos para a praia a noite, com a Jotinha, a famosa caixa de som do grupo. Esse foi um dos melhores dias da viagem, em que realmente criei laços com pessoas incríveis. É importante falar que nessa viagem eu não economizei muito em bebidas e não passei vontade, diferente de todas as outras viagens que tinha feito, resolvi variar, o que no Brasil depois doeu um pouco financeiramente, mas valeu totalmente a pena. Dinheiro você recupera, experiências como essas não.

3 dia-
Acordei e parti do El Viajero para meu novo hostel (Por lotação do El Viajero), o The Rock House Hostel, em que fiquei uma noite, no caminho para West View. Claro que eu fui a pé, sem sinal de celular, sem internet, somente com um google maps com a rota impressa, e dizia ser cerca de 40 minutos de caminhada. O mapa estava desatualizado com umas rotinhas em obra, me perdi mesmo tendo um ótimo senso de direção e no fim demorei 1:30 para achar esse hostel, sorte que sai bem cedinho para pegar passeios ainda de manhã. O hostel era bacana, a Luz, dona do hostel, era um amor de pessoa, porém fiquei somente uma noite la em um quarto sozinho, não tenho muito a dizer sobre, somente que é um pouco longe de tudo. Voltei ao El Viajero de taxi pra fazer o passeio de Johny Cay e Acuario com meus amigos. Saímos com a cooperativa da praia central por 25000COP e que paraíso, estava mais vazio porque era dia de semana, dica maior da ilha: Se puder faça os passeios em dia de semana, segunda e terça são os dias que menos tem pessoas nos lugares. Que passeio legal, acuario é lindo, um lugar com água cristalina com espaço para Snorkel, e Johny Cay uma ilhota bem bacana que fica na frente da praia central e da para tirar aquele gostinho de caribe. Almoçamos em Johny Cay, preço tabelado de 30000COP, caríssimo mas não tinha o que fazer. O trajeto de barco para esses dois lugares é lindo demais, vai ficar babando nos 7 tons de azul daquele mar. Voltamos depois do almoço e ficamos na praia central curtindo o resto do dia, jantei no El Corral, que fast food bom meus amigos, li vários relatos de como era bom e realmente é, preço de fast food brasileiro porém tem que ir, muito bom.

4 dia-
Me movi novamente para outro Hostel, dessa vez o Nativa Lizard House, umas 6 quadras do El viajero na mesma rua, os donos eram ótimas pessoas de se conversar, o quarto era excelente e privativo, tinha até cofre, banheiro compartilhado mas não vi muitas pessoas la, fiquei todos os dias pelo El Viajero pelas amizades que fiz. E novamente voltei ao El Viajero para passar mais um dia com o grupo que conheci, de manhã ficamos proseando e almoçamos juntos no El Parqueadero. Nesse dia foi que fiz o meu primeiro mergulho pela parte da tarde com a empresa Sharky que o próprio El Viajero tem parceria, foi excelente, para a minha primeira experiência foi muito tranquilo, me apaixonei por mergulho. Jantei no El Corral de novo porque tinha achado incrível hehehe.

5 dia-
Voltei ao El Viajero pela manhã para outro check in. Este foi um dia ruim pela parte da manhã em que tive que me despedir do grupo que me acolheu demais, e de todos os agregados, minha viagem sozinho estava começando realmente ai. Aluguei uma moto na parte da tarde depois de chorar muito desconto pelo horário tardio do aluguel e consegui por 50000COP (Normal 70000COP), dei a volta na ilha indo pelo lado de west view, primeiro eu demorei 3 horas para fazer a volta completa parando em todos os lugares para Snorkel e com uma parada de mais ou menos uma hora na praia de San Luis, que fiquei proseando com um local que vende coco loco. Eu não fiz Rocky Cay e não fiz a caverna dos piratas porque li em relatos que não era tão bom assim, como tinha pouco tempo nesse dia decidi cortar. Eu gostei muito de West View, tem um bar ao lado do West View, o bar do Jimmy, voltei la depois para passar uma tarde em outro dia, gostei muito do lugar, vale parar, com lugar para Snorkel e para pular também e bem mais vazio. Lembrando que para entrar em La Piscinita precisa pagar 4000COP e West view 5000COP. Não tem segredo em fazer a volta da ilha, somente pegar a rodovia que circunda a ilha e parar aonde quiser, ninguém usa capacete nem pede carteira de moto, não se assuste. A noite comi um ceviche no SeaWeed, pertinho do El Viajero, era bom mas não achei nada absurdo, terminei o dia no bar do hostel com a galera.

6 dia-
Nesse dia fiz a volta na ilha de novo com as minhas novas parceiras de quarto, estava com vontade de ver tudo de novo de tão bonito que foi, alugamos um carrinho de golf em quatro pessoas, 35000COP para cada. Fizemos no sentido contrário começando pela praia San Luis, eu recomendo que faça começando pelo West View para poder descansar depois na praia San Luis, gostei mais da moto também pela velocidade, o carrinho é lentíssimo. Fizemos o mesmo roteiro, foi muito divertido. Nesse dia eu decidi que iria a providência e fui comprar o barco que me custou 330000COP (CARO, mas o avião é o dobro) ida e volta, depois eu comento sobre, troquei um pouco mais de dólares na Western Union por quase a mesma cotação de antes, vá com tempo a Western Union de San Andres, todas as vezes que fui estava bem lotado e se não me engano fecha as 5 da tarde, fique atento. A noite peguei um coco loco com a galera do hostel, a única baladinha que tem lá, até que me surpreendeu, 20000COP de entrada, balada bonita, clima agradável, pessoas legais, mas tem que beber muito antes de ir, beber la é muito caro, cerca de 14000COP uma cerveja que no mercado custa 2200COP.

7 dia-
Eu troquei de hostel novamente para o Nativa Lizard, por lotação no El Viajero e no dia seguinte iria para Providencia. Lembrando que todos esses dias eu estava almoçando no Tony Restaurant e jantando o que dava e aonde dava. Nesse dia aproveitei a manhã para descansar da noite anterior, fui com os argentinos e mais dois brasileiros para o bar do Jimmy a tarde, foi muito bom, muitas risadas, snorkel, recomendo o bar. Fizemos uma janta na cozinha do El Viajero mesmo (Muito boa a cozinha) e depois eu fui dormir para acordar cedinho no outro dia para minha próxima aventura, Providencia.

8 dia-
Acordei 5:45 e parti pro embarque, cheguei la a tempo, foi tudo tranquilo até eu entrar em alto mar, o barco era bacana (El esplendor), tinha feuncionários passando com água e sacolinhas pra tudo que é lado durante a turbulenta viagem de 4 horas em que aproximadamente 60% do barco estava vomitando sem parar, o mar é muito forte, felizmente eu não passei mal e até dormi umas 2 horas, só acordava quando o mar quase me tirava da cadeira. Dica: Tome o remédio que eles entregam no check in para não passar mal, tomei na ida e na volta e não tive problemas. Depois da viagem turbulenta cheguei a Providencia, e que ilha meus caros, vale a pena demais ir para la, fui a pé para a Posada YoliMario em que fiquei, foi uma pernadinha ate la, e como estava sem letreiro na frente por um temporal que aconteceu por lá acabei passando do lugar, me deram carona para voltar até o lugar de graça quando perguntei a um nativo aonde era, sorte que as pessoas na ilha são ótimas e hospitaleiras ao extremo, um povo totalmente diferente de San Andres. Os nativos falam o inglês criolo e preferem inglês ao espanhol, alguns nem sabem espanhol. Na pousada paguei 70000COP por um quarto individual com banheiro individual, e um espaço para preparar sanduíches e café com um frigobar, achei ótima a pousada, infelizmente não tinha Wifi, a Yolanda que é a dona da pousada vai te ajudar em tudo que ela puder, mesmo. Se eu voltasse para la eu ficaria perto da praia Manzanino (Acho que escreve assim) porque eu gostei muito do Bar do Roland, que vou comentar em breve. Arrumei minhas coisas no quarto gigante e fui conhecer Santa Catalina a pé a tarde, não achei tudo isso, mas tem que conhecer. Existem Wifis públicos no centro de Providência, que só funcionaram um dia mas melhor que nada. A noite fui no Rolands Bar, a descoberta da viagem foi esse bar nessa praia maravilhosa, cerveja justa para a praia, fogueira, todos os dias tem lual mas com poucas pessoas durante a semana, acredito que deve lotar de turistas no final de semana. Não vá a providencia pensando em festas, la foi o lugar que fiquei mais "sozinho", refletindo sobre tudo, somente haviam casais, famílias, poucas pessoas e os nativos, foi muito bom para mim. Gostei muito do clima da ilha apesar do mau cheiro em alguns lugares. Fui de moto taxi para o Rolands e voltei de carona com pessoas que encontrei la, em providencia tudo é mais caro que San Andres em aproximadamente 40% pelo que percebi e os nativos acham que você é milionário por estar lá e vão tentar fazer com que você gaste o máximo que conseguir na ilha, RESISTA kkkk. 

9 dia-
Pela manha fui a cayo cangrejo, pertinho da posada da Yolanda, e o Mario, marido da Yolanda me deu carona até a saída dos barcos de graça, mas por pressão da Yolanda kkkk lógico que não reclamei. Paguei o barco que custou 40000COP ida e volta mais a entrada no parque Cayo Cangrejo que custou 17500COP se não me falha a memória, tudo muito caro, tive que alugar snorkel  por 10000COP porque o meu tinha quebrado no último dia no Bar do Jimmy, fiz a volta de snorkel na ilha pela direita e outra vez pela esquerda, que INCRÍVEL, vi 3 tartarugas nadando livres, monstruosas de grande, vi vários peixes diferentes dos que já havia visto, foi a água mais transparente que vi em toda a minha vida, visibilidade absurda. Tem um mirante em cima de Cayo Cangrejo que é muito lindo, foi a paisagem mais bonita que meus olhos já enxergaram ao vivo em toda a minha vida até o momento. Valeu a pena ter ido a Cayo Cangrejo. A tarde eu fui a The Dive Shop em Manzanino com o Alejandro ajeitar mais um mergulho, marquei pro dia seguinte cedo dois mergulhos, ele me convenceu. Fim de tarde e noite eu fiquei no Rolands curtindo a praia bebendo uma cervejinha nas redes que ele tem ao lado da fogueira, fui de moto taxi para a pousada perto do centro que durante o dia custa 5000COP e durante a noite dobra, e dormi cedo.

10 dia-
Até cheguei a sonhar com o mergulho de tão feliz que eu estava, as 8:30 pontualmente estava na porta do Alejandro e da sua namorada Emily para mergulhar, pegamos o barco e fomos mergulhar, neste mergulho eu vi TRÊS tubarões, Reef Shark e Nurse Shark, criaturas incríveis que passaram pertinho da gente, mais um sonho realizado. No segundo mergulho vimos uma barracuda gigante, consegui ficar imerso por 65 minutos, estava pegando o jeito. Os dois mergulhos me custaram 260000COP, caro mergulhar mas cada um com suas prioridades né. Se você gosta de Reggae no bar do Roland toca muito Reggae local do Manku, um artista da região muito bom, gravado la mesmo em providência, após o mergulho eu fui até a casa do Manku que conheci no Rolands e comprei um CD dele depois de uma conversa muito boa com sua família na casa dele. Voltei a pousada com um sorriso de fora a fora pelo dia incrível, passei o restinho do dia tranquilo na praia da agua dulce, dormi cedo porque estava cansado e sem dinheiro, não sai. Em providencia estava almoçando e jantando misto quente que fazia no hostel porque la tudo era muito caro, como andei muito eu peguei muita manga nas estradas para lanches, deliciosas. Agora vem a dica de ouro, perto do cemitério de agua dulce tem umas duas mangueiras diferentes que seus frutos são chamados de SUGAR MANGO, se você for a providencia e não provar isso pode voltar pra comer, virou a minha fruta preferida, uma manga pequena absurdamente doce, consegui trazer duas para o Brasil, nunca tinha visto, pergunte aos locais e pegue.

11 dia- 
Pedi a um moto táxi para fazer a volta a ilha comigo pela manhã, e para a minha surpresa a ilha não tem muitas praias, gostei mais de FreshWater Bay e Manzanino, eu acho que fazer a volta a ilha de barco seria mais legal, mas como meu barco era 14:30 para San Andres, não daria tempo e meu dinheiro estava chegando ao fim, assim como a minha viagem. Ai que começou o parto todo, fiz check out da pousada e mais uma aventura, cheguei para o check in no barco e SURPRESA, o barco tinha sido adiantado para as 7 da manhã daquele mesmo dia porque o mar estava muito forte para a tarde e como estava sem Wifi não vi. O rapaz da agência escutou pacientemente tudo que eu falei explicando que não tinha Wifi na ilha e não me mandaram nada, etc etc, resumo: Não havia nada a ser feito, o próximo barco estava lotado no outro dia as 7 da manhã e ainda assim era uma possibilidade porque provavelmente o mar estaria pior. Lembrando que só existem duas maneiras de se sair dessa ilha, ou de barco que UMA empresa faz ou de avião. Tive a informação que só existia ticket para voo de volta em 11 dias a partir da data em que estava, uma piada, meu voo para o brasil era no dia seguinte saindo de San Andres, E AGORA JOSÉ? Sem barco, sem avião, sem dinheiro. Existiam mais pessoas na mesma situação que a minha, umas 8 pessoas, ouvi umas canadenses conversando que tinha um navio cargueiro que poderia levar, mas tinha que conversar com o capitão quando ele acordasse, HÁ, achei. Fui até o capitão do navio cargueiro antigo, e ele me disse que sairia a noite e chegaria de manhã em San Andres (MUITO TEMPO), quase tive que implorar de joelhos, até me ofereci para trabalhar durante a madrugada com ele, ele não aceitava porque não era legal no país um navio cargueiro levar pessoas, até que consegui que ele me cobrasse 50000COP e me levasse, pedi o reembolso do barco, paguei o capitão e la vamos nós para uma noite muito louca no porão de um navio cargueiro, eu e as pessoas em minha situação, canadenses, chilenos, nativos da ilha, alemães, uma mistura de tudo naquele porão apertado e quente, depois de uns minutos navegando fomos liberados a sair do porão, eu fiquei por la mesmo, me joguei em cima de umas malas e dormi quase a noite inteira, só acordava quando o mar me jogava das malas, o mar realmente estava grande, obrigado ao casal chileno que me salvou com uma pílula de enjoo antes do embarque misterioso, valeu Rendy, zero vomito. Foi uma viagem bem melhor que a do catamarã para ser sincero. 

12 dia-
Quase beijei o chão de San Andres quando cheguei de tão feliz que eu fiquei em não perder meu voo. Dica: Se for a providencia se programe para ir no começo de sua viagem e curta San Andres depois, para evitar transtornos como esse, ainda bem que deixei um dia como coeficiente de cagaço e deu certo. Consegui o reembolso da noite que não passei no El Viajero, até consegui um banho e um wifizinho, obrigado Edy da recepção, me salvou, mais um motivo para ficar no melhor hostel da ilha. Fiquei esperando as lojas abrirem, tomei um cafe da manhã, fiquei na praia central esperando o dia passar e observando a bela praia com uma leve tristeza em ir embora e me preparando para meu voo a noite, as 7 da noite, cheguei no aeroporto 5:30, me informaram que o meu voo tinha sido adiantado, outra surpresa do mesmo gênero, mas nesse pelo menos ninguém tentou me avisou, adiantaram para as 6 da tarde, sai correndo e consegui entrar no avião, achei uma falta de organização da Avianca em não me avisar. Fui direto a Bogotá no mesmo voo de uma amiga que fiz no hostel, chegamos em Bogota e ela iria ficar na casa de seu amigo nativo, o Andrés, ele me deu varias dicas, sai de ônibus do aeroporto e peguei um uber com a internet compartilhada dele, bela dica, paguei muito mais barato ate meu hostel, o Hobu Hostel, 22500COP a diária com cafe da manhã incluso, isso mesmo que você leu, baratíssimo. Jantei algo rápido na rua por ali e fui encontrar os dois em um bar muito legal da cidade, o Andres DC na zona T, foi muito legal, dançamos merengue, salsa (ou tentamos). Fui para o hostel, somente gastei o Uber porque estava ficando bem zerado de dinheiro, o bar não cobrava entrada no dia.

13 dia-
Ultimo dia, o dia em que estou terminando de escrever esse relato. Acordei cedo, tomei meu café da manha no Hobu Hostel, recomendo muito esse hostel, staff muito bom e camas ótimas, sem contar que foi o único lugar que tomei banho quente na viagem inteira, não se preocupe, em quase nenhum lugar das ilhas tem água quente, é normal por lá e nem precisa de agua quente pelo calor que faz. Meu voo para o brasil saía as 3 da tarde. Sai para o Cerro de Monseratte, da pra ver a cidade de Bogotá inteira la de cima e esse morro tem mais de 3100m de altura, pena que tive que ficar pouco, uma leve andada pelo bairro, conversei com uma mulher que estava mexendo no celular e convenci ela a rotear internet para que eu pudesse chamar o Uber para o aeroporto, segue o improviso, fui para o aeroporto de Bogotá muito triste por estar deixando a Colômbia, e agora me encontro no avião para SP, no fim da minha viagem, me impressionei com tudo que vi e vivi aqui, obrigado Colômbia e obrigado a todos os envolvidos e pessoas que me ajudaram, de coração.

GASTOS E INFORMAÇÕES SOBRE MOEDAS E CÂMBIO 

Lembrando que gastei bastante mesmo nessa viagem, mergulhei, bebi, conheci providência, você pode não fazer tudo isso se não quiser. Sobre o câmbio eu citei no relato algumas informações mas valeu a pena levar dólares e trocar por COP la, isso depende muito da época, troque em Bogotá se puder e fora do aeroporto, se não puder sair saia da área de desembarque e pesquise pelo aeroporto, ainda é melhor que San Andrés. Se não conseguir ou necessitar troque na Western Union de San Andrés.
COTAÇÃO DA EPOCA - (1$ - 2650COP) em Bogota no aeroporto.
Adquiri o dólar no Brasil por (1$-3,3R$)

Alguns valores para se programar:
Diaria no El Viajero - 78000COP (no balcão)   68000COP (Na internet - HostelWorld ou Booking)
Diaria no Nativa Lizard House- 80000COP
Diaria no The Rock House Hostel- 80000COP
Diaria na posada Yolomario (Providencia) - 70000COP
Sapatilha para ir a lugares com coral (SIM PRECISA) 12000COP
Capa para celular a prova da água 10000COP
Cerveja no mercado ~2200COP
Entrada na coco loco 20000COP
ABSOLUT 1L 36000COP
Aluguel de moto em San andres 70000COP
Aluguel de moto em providencia 60000COP
Prato feito de comida em San Andres 10000COP
Prato feito de comida em Providencia 16000COP
Ceviche (media pela ilha) 25000COP
Tarjeta turismo para apresentar na entrada e saída de San Andres 105000COP
Barco ida e volta para providencia 330000COP
Avião ida e volta para providencia 580000COP
Cerveja na praia em providencia 5000COP
Comida na praia em providencia 30000COP
Barco ida e volta a johny cay e acuario 25000COP
Barco ida e volta a cayo cangrejo em providencia 40000 COP
Entrada em La piscinita 4000COP
Entrada em West View 5000COP
Mergulho em San Andres com Sharky 130000COP sem PADI
Mergulho em Providencia com The Dive Shop Alejandro e Emily 160000COP sem PADI
Ônibus de linha em San Andres 2400COP

Media de gastos APROXIMADA por dia curtindo  (Da para reduzir)
210000 COP


No total do total do total, com passagens, com comida, hospedagem, curtindo, bebendo, passeios, tudo tudo gastei aproximadamente,  4500R$, da pra tirar pelo menos uns mil reais ai se economizar em bebidas e não for a providência, no meu caso valeu muito a pena, 13 dias na colombia.


GALERIA DE FOTOS
Infelizmente fui roubado no Brasil, levaram a minha GoPro com o cartão de fotos e o celular no mesmo dia em que cheguei, vai ficar somente no coração e na mente. Ainda bem que o roteiro ficou salvo na nuvem. Sobraram poucas imagens que ficaram salvas no whatsapp.

IMG_4542.PNG.c3463b21574b7ab5bfbb9a15ff87f423.PNG

IMG_4558.thumb.JPG.52911d80365c068525d946c19c65a895.JPG

IMG_4559.JPG.22c4abe39c1ac1bc6b9869d27ef3b671.JPG

IMG_4560.thumb.JPG.b3e68711f7c806cf1f16f2255330bf8b.JPG

IMG_4561.thumb.JPG.df2f423e268c0216068be970a9eecf8e.JPG

IMG_4562.thumb.JPG.4416d4b7ab1c9801b9e6b87db4fcbc87.JPGIMG_4563.thumb.JPG.e6669332410439e2145a386e8c8cac86.JPGIMG_4564.thumb.JPG.94f4e0e71e627548440027979203b5f1.JPGIMG_4565.thumb.JPG.e2894d09ef8f0107f745c59e31ba8bce.JPG

REFLEXÕES E AGRADECIMENTOS
Essa sessão é mais um agradecimento pessoal e para encorajar os viajantes solitários pelo mundo, se não tem interesse por favor não perca seu tempo, não vai ter nenhuma informação valiosa para a sua viagem, só coisas ótimas e situações que passei e que senti e agradecimento especial a algumas pessoas boas. Estou escrevendo este relato diretamente do avião para casa, com um aperto no peito de ter que me despedir de tudo que vivi e senti por aqui, de verdade. O ponto principal aqui é que você vai conhecer muita gente, principalmente se viajar sozinho, acredite, se abra a novas experiências e tenho certeza que vai gostar muito, se você está com medo de viajar sozinho e esta pensando que realmente vai ficar sozinho, está totalmente enganado, SE JOGA e depois me agradeça porque vai ser a experiência mais incrível da sua vida. E se ficar sozinho aproveite para refletir sobre sua vida, sobre você, sobre tudo, não tem problema nisso, agora você guia o seu rumo. Vai rir, passar aperto, testar seus limites, ter tantas histórias, e o mais importante: Vai conhecer quem você realmente é, aos poucos, e vai se aceitando cada vez mais, curtindo a sua própria companhia. O que mais me deixa triste em viagens são as despedidas, as interações sociais são intensas e cada pessoa com que você se relaciona deixa um pedaço dela em você, se despedir sabendo que provavelmente você nunca mais veja essa pessoa na sua vida é o que mais dói, faz parte, mas vai ficar pra sempre no seu coração. Um pouco da trajetória pessoal que passei: Cheguei no hostel no primeiro dia e já conheci dois paulistas, a Leticia e o Loris. Incrível como as coisas são, subindo a escada para o primeiro dia de bar do hostel encontro a minha querida amiga de adolescência, estudei com ela no ensino médio, a Mari, somente um oi no hall do hotel mas é claro que encontraria ela de novo e além disso seus amigos, que foram mais que uma família pra mim, obrigado Mari. Estávamos nos primeiros dias eu, Mari, Leo, Joao, Camila Taubate, Erica, Eloysa e nos unimos absurdamente ao longo dos dias como uma família, eles fizeram da minha viagem uma experiência incrível, pessoas com ótimos corações, cada um com suas particularidades, realmente viajar é um primeiro filtro para pessoas fodas como diria a Erica. Vocês estarão sempre no meu coração, e claro a Cintia que chegou depois e foi a minha parceira no crime/irmã por vários dias, obrigado por tudo Cintia, você sabe tudo que fez por mim. Logo depois da saída dos brasileiros e da difícil despedida eu conheci 4 argentinas, a Guli, a Vichy, a Agus e a Chiara, minhas parceiras de quarto queridas demais, muitas risadas juntos, logo após o Fer, Fausto e Tincho, argentinos que jogavam bola juntos, figuras que levavam a vida de uma forma muito boa. O grande Pedro, paulista gente finíssima assim como a Jacque, o Andrés, Marley e sua namorada Kim, brasileiro sinistro que trabalha no El Viajero, a francesa, e o colombiano. Richdan, Manku THE FISHERMAN, Yolanda, Alejandro, Raul. Obrigado a todos vocês e a todos que fizeram parte da minha viagem, todos que me ajudaram, vou levar um pedaço de cada um de vocês no coração. VALEU COLOMBIA, FOI FODA!

  • Gostei! 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 2 meses depois...
  • Silnei changed the title to San Andrés - Providencia -Bogotá (28/01-09/02) - 2018

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...