Ir para conteúdo

WD40 para hidratação do calçado de couro


Posts Recomendados

  • 1 mês depois...
  • Membros
a propósito...

depois de 24 horas, fiz um teste da bota, no pé. num é que o trem ficou bom pra caramba mesmo? o couro estava MUITO duro, agora parece novo! flexível, bem mais impermeável... e a bota ficou bem mais quente, hehehe...

 

Como eu havia dito anteriormente, ela fica mais quente, mas com o tempo ela volta a respirar e o couro continua macio.

Link para o comentário
  • 7 meses depois...
  • Membros de Honra

O Bóris é maior figura !! Praticamente uma enciclopédia humana !!!

 

Muito legal esse lance do WD40. Vou aplicar na minha Salomon Alp 6 que o Gore-Tex parou de funcionar.

 

 

Agora... Devemos lembrar e alertar aos desavisados, que de maneira nenhuma o WD40 ou qualquer outro tipo de óleo deve ser aplicado em botas que possuam membrana impermeável / respirável. Esse contato com qualquer gordura ou óleo, irá impregnar a membrana e fatalmente a destruirá.

 

O Gore-Tex principalmente, pois vira mingau se entrar em contato com óleos ou solventes !!

 

Assim que eu trouxer a Alp 6 pro Chile, vou postar as fotos do mingau ::lol4::

 

Abraço aos amigos Gambitech,

Leo

Link para o comentário
  • Membros de Honra

uma pergunta

 

"um amigo (amigo também do cacius, leoRJ e do miranda) me passou uma receita que ele usa há muuuitos anos: óleo de mocotó com lanilina anidra(2:1, volume). pode-se fazer também óleo de mocotó, de peixe e lanolina anidra (1:1:1), proporções em volume. talvez seja preciso dissolver a lanolina à quente...

lanolina é a cera impermeabilizante natural da LÃ, e deixa tanto a lã quanto o couro bastante hidrorepelente."

 

Onde se acha pra comprar essas coisas???

 

abraços

Link para o comentário
  • 6 meses depois...
  • 6 meses depois...
  • Membros

Senhores, boa noite.

 

Definitivamente eu NÃO recomendaria o uso de um produto desses em calçados sem que estudos serios fossem realizados.(que eu saiba nao ha nenhum estudo assim publicado). Explico os porques:

 

1- Risco de toxidade. O WD40, segundo o proprio site da marca ( http://www.wd40.com.br/duvidas.html ) , nao foi criado para uso medicinal e sim para uso domestico e industrial. Nao sabemos, ou pelo menos nao é divulgada, qual é a absorçao desse produto pela pele e qual seus efeitos. Uma coisa é voce usar um produto por um curto periodo de tempo e depois lavar as maos, outra é manter um produto em contato direto com a pele por um longo periodo. Nao estou afirmando que o WD seja prejudicial, so estou alertando para o possivel risco. Na dulvida nao usaria. Talvez uma consulta ao fabricante do produto pudesse ajudar.

 

2- O site informa que ele é composto de derivados de petroleo, mas nao fala quais, fala em "formula secreta". Bem, a grande maioria de solventes e combustiveis do petroleo sao um otimo solvente para as borrachas. Ou seja, combustiveis e óleos destroem a maior parte de solados de borracha. Se nao acreditam, perguntem a um motoboy ou a um frentista de posto de gasolina, rs. O unico tipo de borracha que suporta contato com esse tipo de elemento sao as borrachas nitrílicas, mas voces nao vao encontrar botas de caminhada com um solado feito com uma borracha dessas.

 

3- Diminuição da permeabilidade ao vapor de agua. O Oléo provavelmente vai afetar o nivel de respirabilidade do calçado. Logo ele vai esquentar mais e respirar menos. E isso nao é bom.

 

Poderia relacionar mais um monte de suposições, mas como disse, seriam só suposições. Podem ser que sejam corretas, podem ser que nao... e na dulvida, melhor nao correr o risco, nao?

 

grande abraço.

Link para o comentário
  • 3 meses depois...
  • Membros

É verdade. Também tinha um sapato que, por mais que engraxasse ficava esbranquiçado. Se trata de couro velho (e tinha comprado o sapato a pouco tempo). Já tinha usado de tudo. Até silicone líquido. No "desespero" recorri ao WD 40 ("Perdido por 1, perdido por 10"). E não é que funcionou ! Mas, eu apliquei com o próprio spray da lata. Não passei muito. O suficiente para "dar uma hidratada". Bem legal.

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...