Ir para conteúdo

Roadtrip dos contrastes: 8.000km por Argentina e Chile


Posts Recomendados

  • Membros

Olá @Elder Walker, estou acompanhando aqui, me responda uma coisa em relação ao extintor, na minha jornada anterior fui num Cruze sedan que tinha o extintor vindo de fábrica, troquei por um Cruze 2017 que não vem mais com o extintor assim como acredito que o seu tb não vem pois não exigem mais no Brasil, pergunta, vc levou no porta malas mesmo ou colocou dentro do carro? Considerando que o seu assim como o meu tb não vem mais de fábrica. Final do ano parto rumo a Patagônia. Valeu.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
Em 11/05/2018 em 20:25, MARCELO.RV disse:

Olá @Elder Walker, estou acompanhando aqui, me responda uma coisa em relação ao extintor, na minha jornada anterior fui num Cruze sedan que tinha o extintor vindo de fábrica, troquei por um Cruze 2017 que não vem mais com o extintor assim como acredito que o seu tb não vem pois não exigem mais no Brasil, pergunta, vc levou no porta malas mesmo ou colocou dentro do carro? Considerando que o seu assim como o meu tb não vem mais de fábrica. Final do ano parto rumo a Patagônia. Valeu.

Passei exatamente por esse dilema@MARCELO.RV 

O que eu fiz foi exatamente o que você imaginou: coloquei no porta-malas. Ainda tomei o cuidado de sempre carregar tudo primeiro (bagagens, mochilas, etc) e deixar os triângulos e extintor na parte mais externa, de fácil acesso e visível aos olhos de uma eventual inspeção. Quando o policial me parou e solicitou o extintor, mal ele terminava de perguntar e eu já estava com ele em mãos.

 

Em 11/05/2018 em 17:06, antoniocalves disse:

Este percurso é praticamente o mesmo que vou fazer.

Aguardando os próximos relatos.

 

Antonio Carlos

@antoniocalves que legal! Você definiu o roteiro já? Vou começar a relatar cada trecho da minha viagem, mas fiquei curioso pela sua também...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Dia 01 - 13/04/2018

Trajeto: Presidente Prudente/SP x Medianeira/PR

Distância percorrida: 530km

Na realidade, eu chamaria esse dia como "dia zero", não como primeiro dia de viagem. Digo isso porque este é o mesmo trajeto que faço todo mês, então não parecia ainda que estava saindo para a grande viagem!

As malas já estavam prontas desde quarta-feira. Carreguei, juntei todos os documentos, conferi meu check-list e fui trabalhar nessa sexta-feira treze! Resolvi tudo o que precisava e saí mais cedo, lá pelas 11h00 usando meu banco de horas positivo do trabalho. Rodei 150km até a cidade de Maringá/PR onde precisava buscar umas coisas emprestadas com minha irmã e também passei no shopping comprar um boné que não havia conseguido comprar antes. Almocei por lá e segui mais 280km até Cascavel/PR, passando pela rodovia BR-369 que é o caminho mais rápido, porém pedagiado entre estas cidades.

Já era final da tarde quando cheguei no apartamento da minha namorada, carregamos as malas dela (muitas! haha) e fomos até Medianeira/PR, meus pais moram lá e usamos como nossa última "base" antes da saída para a aventura propriamente dita. O único caminho possível é via BR-277 e é sempre bastante lento, já que várias rodovias se encontram ali em Cascavel e seguem em pista simples até Foz do Iguaçu. Então a dica para quem não conhece e for percorrer este trecho, tenha paciência, pois o movimento é grande e existem poucos pontos de ultrapassagem. A partir de Matelândia a estrada está duplicada até Foz, e aí a coisa vai tranquila...

  • Gostei! 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Dia 02 - 14/04/2018

Trajeto: Medianeira/PR x Resistencia/ARG

Distância: 700km

Acordei já bastante ansioso. Afinal, agora sim estávamos começando a viagem e eu tinha um certo receio de qualquer problema que pudesse ocorrer. Tomamos café com meus pais, carregamos, vimos os últimos detalhes e partimos. Acabamos não saindo tão cedo quanto gostaríamos. 

Chegamos em Foz do Iguaçu já umas 9h30 eu acho. Passamos numa casa de câmbio para comprar uns pesos Argentinos, vantagens de entrar por Foz que é uma cidade turística e preparada. Consegui 6 pesos para cada real, o que na época estava bom, lembrando ainda que se trata de câmbio paralelo, sem IOF nem nada. Fomos para a aduana argentina e eu já conhecia os trâmites, pois passamos com relativa frequência para Puerto Iguazu fazer compras e/ou jantar na cidade (coisa de morador da região). Como era um sábado normal (sem ser feriado) e ainda era relativamente cedo, não havia fila de carros e passamos rapidamente. Ao invés de dar a costumeira CNH, demos os passaportes. Ao ser questionado, informava como destino sempre a cidade de Salta, que seria a última cidade no país antes de cruzarmos a fronteira com o Chile. Ainda na aduana, após o cadastro no sistema e carimbo dos passaportes, fomos liberados e seguimos pela única rodovia existente, desviando do centro de Puerto Iguazu e indo em direção a alguns hotéis e às cataratas. Alguns km depois, pegamos a saída para Posadas, via RN-12. Logo que entramos nesta rodovia, há um posto do exército onde fomos parados e me foi solicitado o documento do carro e a carta verde (única vez que solicitaram este seguro). Depois o oficial pediu que eu abrisse o porta malas e ficou surpreso pela quantidade de bagagem, me perguntando se era uma viagem de férias! haha! Perguntou o destino e depois começou a conversar com outro oficial sobre o modelo do meu carro, que é uma versão especial no Brasil e que não existe na Argentina. Logo me liberou e seguimos viagem.

O caminho é tranquilo, o asfalto está muito bom. A estrada segue em pista simples e cruza diversas cidades pequenas. Em praticamente todas, os policiais estão presentes e ativos. O procedimento era sempre o mesmo: reduzir (bastante) a velocidade, ligar o pisca-alerta e baixar os vidros. Algumas vezes faziam sinal para seguir adiante sem nem mesmo me parar, outras tantas paravam e perguntavam o destino apenas.

O trecho até Posadas, na província de Missiones, é de longe o mais "travado", tanto pelo número de cidades quanto de paradas policiais. No contorno de Posadas, o policial pediu documentos, depois para abrir o porta-malas e por fim questionou se havia extintor, sendo que este estava por cima de todas as bagagens, de fácil acesso. Entreguei prontamente e ele começou a olhar para o extintor, conferiu a pressão, a data de validade e por fim me liberou. 

Depois de Posadas, entramos na província de Corrientes. As estradas viram longas retas e o espaçamento entre cidades aumenta bastante. Aqui a estrada rende bastante. Fomos assim até chegar a cidade de Corrientes, onde se pega uma rotatória com a saída para a RN-16 rumo a província de Chaco. Após cruzar boa parte da cidade por uma avenida, cruzamos também uma ponte sobre o Rio Paraná e chegamos a cidade de Resistencia, já no entardecer. 

Acabamos não almoçando neste dia, paramos apenas num posto YPF Full e comemos umas empanadas e tomamos um café. Falando em postos, até existem com boa frequência, mas a maioria é mais simples (sem ser full) ou antigo/feio. O mesmo vale para restaurantes. Preparem-se para pagar caro na água mineral, cerca de 30~40 pesos na garrafinha pequena! Por sorte, havíamos levado umas 5 garrafinhas de casa numa bolsa térmica com gelo, e com isso economizamos um pouco.

Nos hospedamos no Gala Hotel & Convenciones, um hotel localizado estrategicamente fora da cidade, às margens da rodovia RN-11. É preciso cruzar praticamente toda a cidade de Resistencia e sair da RN-16 que seria nosso caminho para Salta por uns 2km. A vantagem é que no dia seguinte já deixou toda essa parte para trás e já está "na boca do gol" para seguir viagem. O hotel em si é muito bom, super novo (deve ter uns 2 ou 3 anos desde sua inauguração, eu acho) e é usado para convenções/eventos/shows/etc. Como era fim de semana, não estava muito cheio. Deixei minha avaliação completa sobre ele no Booking, onde fiz a reserva. Outras boas vantagens é que ao lado existe um Walmart (onde compramos água e petiscos para o dia seguinte) e um pouco mais adiante, um posto da YPF.

  • Gostei! 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Muito legal @Elder Walker, as paisagens são incríveis mesmo, e vai uma dica pra quando retornar, imagino vá retornar pois assim que voltei já fiquei louco pra fazer a rota de novo, e realmente está nos planos para um futuro próximo o retorno::hahaha::. Não deixe passar pelo Camino de Cornisa, é fantástico, e também passar uma noite em Purmamarca e fazer o Paseo Colorado, o lugar é mágico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...