Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
pedroalves.J

Mochilão pela Venezuela e Brasil

Posts Recomendados

tripoverview.png

E aí galera!!! Acompanho o fórum já há muito tempo, desde que eu tinha uns 14 anos e descobri que queria viajar o mundo. Naquela época comecei a desenvolver um pensamento diferente do pessoal ao meu redor. Percebi que não ia ficar em um trabalho fixo a vida toda, das 8 até às 17 para comprar uma casa e um carro. Fiz muita pesquisa, que continua até hoje e a partir daquele momento minha vida teve uma grande mudança. Da cadeira da sala jogando GTA o dia inteiro por uns 3/4 anos, comecei a dar umas escapadas de casa para conhecer a minha cidade, Rio de Janeiro, fiz trilhas, fui em praias que nunca tinha visitado e até vendi sanduíche natural para passar três dias em Paraty. Bom, agora tenho 20 e vou começar a dar os primeiros passos por aí. Sou carioca, mas moro em Portugal desde meus 17 anos. Antes de começar a desbravar esse mundo eu tive a ideia de primeiro desbravar o nosso país - que convenhamos, é muito lindo!! Dificilmente outras regiões ao redor do mundo se comparam às belezas que temos no Brasil, pelo menos de acordo com meu gosto que é mais voltado para a natureza do que cidades.

Comecei a traçar o roteiro em setembro, que desde então já sofreu um monte de modificações. No início, queria começar em Belém do Pará, e posteriormente mudei para Manaus. Recentemente decidi então começar minha jornada em Caracas, Venezuela. A passagem de Portugal para lá é relativamente barata, e dali para a fronteira com Roraima é um pulo. A ideia de começar aí veio da minha vontade de conhecer o Monte Roraima - que faz parte do roteiro.

A ideia então é conhecer a capital venezuelana, e seguir para o Parque Nacional Delta del Orinoco, na parte leste do país. Lá pretendo ficar um mês em um lodge no meio da selva fazendo trabalho em troca de acomodação e comida, através do Workaway. A próxima paragem será no Parque Nacional Canaíma, onde se encontra a cachoeira mais alta do mundo - Salto Ángel. Depois dessa pequena aventura, só falta mais uma em território venezuelano - o Monte Roraima. A partir daí, entrarei em território nacional com destino ao Rio de Janeiro, passando pelas melhores paisagens que o Brasil tem a oferecer, sem data para chegar.

Deixo o link para o mapa com o roteiro completo para quem estiver interessado em dar uma olhada e me ajudar com dicas, alterações, ou até mesmo um lugar para dormir nas cidades em que vou passar! :)

Legenda do mapa:
Ícones azuis - lugares em que tenho onde dormir (amigos, CS, família)
Ícones vermelhos - Cidades grandes e/ou de grande relevância.
Ícones verdes - Aldeias, cidades pequenas, locais mais voltados para a natureza.
Ícones marrons - lugares que gostaria de conhecer mas não são obrigatórios, somente serão incluídos se couber no orçamento.

https://drive.google.com/open?id=1FSXodUODqErtxw0f2qyGXIuP9TY&usp=sharing

Alguns pontos que devem ser levados em consideração:

Transporte - Em princípio vou fazer tudo isso pegando ônibus em curtas distâncias, barco quando for necessário e carona sempre que possível! Claro, a velha e boa viação canela vai atuar em grande.
Hospedagem - Principalmente Couchsurfing. Camping quando em áreas mais remotas, e hostels em cidades grandes.
Alimentação - Restaurantes baratos, cozinhar no CS ou hostel.
Atrações turísticas - Grande parte do orçamento é reservado para as atrações turísticas como Monte Roraima, Chapada das Mesas, Jalapão, Chapada Diamantina e Chapada dos Veadeiros. Vou sempre tentar conseguir um desconto, nem que seja ajudando com algum serviço. Em lugares em que o serviço de guia não seja obrigatório, posso estudar a possibilidade de fazer solo, a pé ou de bicicleta.

Eu estudei um pouco qual equipamento levar para essa aventura, e cheguei na conclusão que vou com as botas da Merrell Moab 2 GTX, mochila da Osprey Farpoint 55l e um par de sandálias para trilha (além de todo o básico que já se sabe, chinelo, toalha, duas mudas de roupa e tal). Para acampar eu estou indeciso entre barraca ou rede.

Finalmente, peço então a ajuda de vocês, mochileiros experientes com muita bagagem para me ajudarem nessa empreitada com suas dicas e conselhos.

Um abraço e muito obrigado!!!!

• Gostei! 1

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
4 horas atrás, Rogerio K C disse:

E aí na Europa, já visitou tudo? 

Ainda não! Eu quero visitar primeiro meu país e depois sim conhecer outros. O plano é fazer a famosa eurotrip depois dessa viagem no Brasil.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora

• Seja [email protected] ao Mochileiros.com

Faça parte da maior comunidade de mochileiros e viajantes independentes do Brasil! O cadastro é fácil e rápido! 😉