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 Cartagena das Índias é um dos destinos mais populares e pitorescos da Colômbia. A cidade é Patrimônio Histórico da Humanidade e foi fundada no ano de 1533. Protegida por muralhas, que foram construídas com os recifes da região, abriga arquitetura bem característica e com cores vibrantes. Fiquei 3 dias em Cartagena, pois minha viagem foi combinada com San Andrés (Confira aqui o post sobre San Andrés ).

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Cheguei no Aeroporto de Cartagena pelo voo da Copa Airlines. Fui de táxi até o hotel Casa Alejandria. Um hotel bem simples, porém próximo a mercados, farmácias, casa de câmbio, o que me facilitou bastante. Fui logo ao mercado comprar lanches, trocar dinheiro e ter uma visão geral da cidade amuralhada. Por cada casa colorida que eu passava, parava para contemplar e fotografar, claro.

Cores de Cartagena
Cores de Cartagena
Cores de Cartagena
Cores de Cartagena
DSCN3939

Um dos dias optei por fazer o passeio city tour de Chiva (pois era um dos poucos que ia até o Convento de La Popa) e um walking tour para conhecer mais sobre a história da cidade, que foi tão disputada por diversas nações. E no tempo livre, resolvi me perder pelas ruas e me surpreender com cada casa colorida e suas fachadas no estilo colonial.

Passeio de Chiva
Chiva

O que ver e fazer em Cartagena:

  • Torre del Reloj : A Torre do Relógio foi construída para ser a entrada principal e chegou a ser a única da cidade amarulhada . Lá é onde você encontrará diversas pessoas vendendo passeios. Quando você sai da cidade amuralhada, você encontra a Plaza do Reloj.
    Torre del Reloj - Dia
    Torre del Reloj - Noite
  • Plaza de los Coches: Ali, há séculos atrás era realizado o mercado de escravos, e é a primeira que encontramos ao atravessar o Portal do Relógio entrado na cidade amuralhada. Nesta praça você encontra o “Portal de los Dulces” onde você encontra várias barracas vendendo diversos tipos de doces típicos da região feitos com leite, frutas e bastante açúcar. A estátua de Pedro de Herediatambém está na nesta praça.
    DSCN3798
    Portal dos Doces
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  • Plaza de la Aduana: ao lado da Plaza de los Coches, você encontra esta praça com uma estátua de Cristóvão Colombo e a antiga residência de Pedro de Heredia , fundador de Cartagena.
    Cristóvão Colombo
    Plaza de la Aduana ou Praça da Alfândega
    DSCN3902
  • Igreja e Convento San Pedro Claver : Fica na praça de mesmo nome, logo depois da Plaza de la Aduana. A igreja original foi construída em 1580 e no altar maior se encontram os restos mortais de San Pedro Claver- o apóstolo dos escravos-, que entregou sua vida a libertação dos escravos negros chegados em Cartagena. Nesta praça, você vai encontrar a escultura em homenagem a San Pedro Claver e também um conjunto de esculturas que retratam profissões e cenas da antiga cidade de Cartagena. A praça é cercada de bares, lanchonetes e restaurantes, o que a torna bem agitada, inclusive à noite.
  • Monumento Sapatos Viejos: Também conhecido como “Botas Viejas”. Fica localizado perto do Castillo San Felipe de Barajas e é uma homenagem ao poeta Luis Carlos Lopés e sua mais famosa obra: “A mi Ciudad Nativa”. Dica: Já se prepare para a fila da foto.
dscn3622.jpg Monumento Sapatos Viejos. E ao fundo o Castillo San Felipe de Barajas. “Mas hoy, plena de rancio desaliño,/ bien puedes inspirar ese cariño/ que uno le tiene a sus zapatos viejos…¨” A mi Ciudad Nativa- Luis Carlos López
  • Castillo San Felipe de Barajas: O castelo na verdade é uma fortaleza militarcontruída pelos espanhóis na época colonial em 1657 para proteger Cartagena de ataques de ingleses e franceses. Lá, você faz a visita e conhece como funcionava a fortaleza, revivendo momentos históricos. Entrada: 25.000 COP.
    dscn3697-e1527275150246.jpg 
    Castillo San Felipe de Barajas
     

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  • Convento Santa Cruz de La Popa: É um belíssimo convento, onde está um dos melhores mirantes da cidade,  com uma vista maravilhosa da cidade. Não tem como chegar de transporte público, apenas táxi, uber ou city tour. Por isso escolhi o passeio de Chiva, já que não ficaria tanto tempo na cidade e queria economizar. É um antigo convento que conta um pouco da história da cidade, vista da cidade O altar de Nossa Senhora da Candelária é deslumbrante e imponente. A entrada é 11.000COP por pessoa.
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    Convento de la Popa
     
  • Las Bovedas: Estão localizadas entre os fortes Santa Clara e Santa Catalina e eram usadas como depósito de munição de Cartagena. A construção ficou pronta em 1798 e hoje em abrigam diversas lojas de artesanato e lembrancinhas. Lá em frente, experimentei minha primeira Arepa feita com massa de milho e recheada com queijo.
    Las Bovedas
    Las Bovedas
    Las Bovedas
    Arepa
  • Plaza Santo Domingo: É uma praça super agitada com bares e restaurantes. Leva este nome por causa da Igreja de Santo Domingo que É a igreja mais antiga da cidade e em seu interior se encontra a escultura em madeira do “Santo Cristo de la Expiración”, que segundo a lenda , foi talhada por um anjo no início do século 17. Lá você também vai encontrar a escultura “La Gorda Gertrudis” de Botero e vários hotéis.La
    Plaza Santo Domingo
    La Gorda Gertrudis de Fernando Botero
  • Plaza de La Proclamación: Neste lugar, em 11 de novembro de 1811 o povo se reuniu para apoiar a Ata de Independência, por isso ganhou este nome. Um monumento que se destaca é uma estátua em homenagem à visita do Papa João Paulo II. Há diversos vendedores de artesanato expondo seus trabalhos por ali.Plaza de la Proclamacion
    Plaza de la Proclamación
    Plaza de la Proclamación
    Plaza de la Proclamación
  • Passear sobre e pelas muralhas: As muralhas demoraram quase dois séculos ficarem prontas, sendo concluídas em 1796 com a finalidade de defender a cidade de ataques dos piratas do Caribe. São 11 kilômetros de muralhas cercando o centro histórico de Cartagena. É o lugar ideal para se contemplar o pôr do sol sobre o mar do Caribe. Você vai encontrar diversas pessoas vendendo quadros, artesanatos típicos, e outros.
    Muralhas
    Muralhas
    Muralhas
    Muralhas
    Muralhas
  • Café del Mar: Conhecido bar localizado sobre um trecho das muralhas. É o lugar perfeito para assistir o pôr do sol acompanhado de uma deliciosa Piña colada. E depois terminar o dia caminhando sobre as muralhas.Café del Mar
    Pôr do Sol visto do Café del Mar
    Café del Mar
    Piña Colada no Café del Mar
  • Juan Valdez Café: Você precisa parar pelo menos um dia para tomar um café ou lanchar no popular Café JuanValdez. A rede produz o famoso café colombiano e possui várias lojas espalhadas pelo país.
    Juan Valdez Café
    Juan Valdez Café
  • Terraço do Hotel Monterrey: Esta é uma dica que nem todos conhecem. Este hotel fica perto do centro de convenções, saindo da cidade amuralhada e seguindo em frente. Ele tem uma vista linda de fora para dentro das muralhas. Pergunte ao recepcionista se você poderia subir para conhecer o terraço, mesmo que o bar esteja fechado. Vale muito a pena conferir. Ao lado dele você também vai encontrar o Teatro Cartagena , o Teatro Colón e o Convento San Francisco. hotelmonterrey Panorâmica do Rooftop do Hotel Monterrey

     

    Teatro Cartagena e Teatro Colón
    Teatro Cartagena e Teatro Colón
  • Plaza Santa Teresa:  É Onde fica o Museu Naval do Caribe (entrada: 16.000 COP) e o Hotel Sofitel Legend Santa Clara. Este último, era um Convento que virou um hotel de luxo. Eu pedi gentilmente ao recepcionista para visitar a parte do lobby do hotel e fiquei encantada com o local. Pena que meu orçamento não combina com o valor da diária. Nesta mesma praça,  está o escritório do Festival Internacional de Cinema e um exemplar de maior proporção da estatueta da Índia Catalina, que é o prêmio do festival. E assim aprendemos a história de Catalina, uma personagem indígena importante na história da Colômbia, que era sobrinha de caciques e foi raptada pelos espanhóis. Após sua catequização, adquiriu costumes europeus, serviu de intérprete entre espanhóis e indígenas. Depois também descobriram que ela era amante de Pedro de Heredia, o espanhol fundador da cidade.Pla
    dscn4071.jpg 
    Plaza Santa Teresa
     
  • Parque del Centenario: O parque fica situado no bairro Getsemani, ou seja, na parte externa das muralhas. É um belo parque para se descansar, passear pelos jardins e encontrar diversas iguanas imensas tomando um solzinho. Foi lá em frente que começou o passeio de Chiva.
    Parque del Centenário
    Parque del Centenário
    Parque del Centenário
    Parque del Centenário
  • Plaza de Bolívar: No centro, há uma estátua equestre do libertador Simón Bolívar . Ao redor da praça estão o Palacio de la Inquisición, o Museu de Esmeraldas e Artesanato da Colômbia, o Banco da República, o Museu do Ouro e o escritório do Instituto Nacional de Beleza. Na calçada em frente a este escritório há imagens de todas as misses da Colômbia, inclusive a Miss Colômbia Ariadna Gutierrez  que em 2015 foi coroada e depois “descoroada”, devido ao anúncio errado do apresentador do concurso Miss Universo.Palacio de la Inquisición, o Museu de Esmeraldas e Artesanato da Colômbia,
    Plaza Bolívar
    Banco da República
    Palacio de la Inquisición
    Museu de Esmeraldas e Artesanato da Colômbia
    Portal de las Reinas
    Portal de las Reinas
  • Museo del Oro Zenú: O museu conta com uma coleção de diversos objetos de ouro e cerâmica feitos pelo povo Zenú e outras peças pré-colombianas que foram encontradas pela Colômbia. Acho que foi o único museu que visitei em Cartagena e gostei muito. E o melhor: a entrada é gratuita.
    Museu do Ouro
    Museu do Ouro
    Museu do Ouro
  • Casa de Gabriel Garcia Marquez: Infelizmente só podemos ver a casa externamente e não é aberta à visitação. Próximo a ela, há um hotel chamado Makondo, que é o nome da cidade fictícia de “Cem Anos de Solidão”. Na parede deste hotel foi registrada uma homenagem ao escritor.

     

    DSCN4105 Homenagem a Gabriel García Márquez no Hotel Makondo.
  • Catedral de Santa Catalina de Alejandria de Cartagena das índias: A belíssima igreja começou a ser construída em 1577 e fica localizada na esquina da Praça da Proclamação com o Parque Bolívar.
    Catedral
    Catedral
    Catedral
  • Teatro Heredia:  Oficialmente conhecido como Teatro Adolfo Mejía, foi construído sobre a antiga igreja das Mercês e foi inaugurado em 1911 com a realização dos jogos florais. O teatro está aberto à visitação e para visita guiada há uma taxa de 11mil COP.

     

    DSCN4016 Teatro Heredia – Teatro Adolfo Mejía
  • Muelle de los Pégasus: É o Porto Turístico e fica ao lado do Centro De Convenções de Cartagena, do lado de fora das muralhas. É dele que saem os barcos de passeios para as ilhas com águas mais claras, mais estilo Caribe mesmo, como as Ilhas do Rosário, Ilha Baru, Ilha do Pirata e Ilha do Encanto.  Só fiz o passeio ao Oceanário (que fica em uma das Ilhas do Rosário) e Playa Blanca (Isla Baru). Gostei bastante do Oceanário, já a Playa Branca é bem cheia. Infelizmente tenho pouquíssimas imagens deste passeio, pois meu cartão de memória queimou durante o passeio. Só consegui comprar outro no Duty Free em San Andrés.  (Confira San Andrés: Parte 1 e San Andrés: Parte 2 )
    Muelle de los Pégasus
    Caribe
    Oceanário
    Oceanário
    Oceanário

       A vida noturna em Cartagena.

       Confesso que antes de viajar estava com um pouco de receio pelo fato de estar na Colômbia sozinha, mas quando comecei a caminhar pelo centro histórico à noite percebi que era bem seguro. A cidade é muito bem iluminada, inclusive em alguns trechos das muralhas, o que ainda dá um certo charme. Há várias opções de restaurantes, bares, lanchonetes. E nas praças há apresentações de música de danças, pelo menos na alta temporada.
Na Plaza de los Coches você encontra o Hard Rock Café e vários outros bares. Uma noite fui a um conhecido bar no Portal de los Dulces chamado Donde Fidel Salsa Club para beber umas cervejinhas e ver a galera bailando salsa.

Portal de los Dulches
Apresentação de dança na Plaza Bolívar
A cidade iluminada
Bares e Restaurantes
Donde Fidel Salsa Club

Depois disso tudo precisei descansar, porque ainda vinha a parte mais esperada da viagem por mim: San Andrés. (Confira San Andrés: Parte 1 e San Andrés: Parte 2 )

         Até o próximo post, viajantes!!XOXO

       E aí, o que achou? Deixe suas impressões lá nos comentários. Inscreva-se no blog para receber avisos dos novos posts, no Instagram @astrolabio.trip , na página no Facebook Astrolábio Trip  e no Canal do Youtube Astrolábio Trip.

     

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Caramba....que relato top!

Estou indo também para a Colômbia, só que em agosto. Ficarei 06 dias em Cartagena e 03 em Bogotá, estou lendo tudo que posso a respeito!

Tenho só uma dúvida e se puder me ajudar, agradeceria demais! Bem, estou querendo saber muito qual é a melhor moeda para fazer o câmbio por Pesos Colombianos, se é o Real ou o Dólar, ainda mais que o dólar estourou aqui no Brasil. Como vou passar primeiro por Bogotá devo cambiar uma parte lá, mas a grande maioria será em Cartagena mesmo.

Qual foi o valor na conversão em Pesos Colombianos? Se tiver dicas de lojas para fazer o cambio em Cartagena...agradeço!

😄

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Em 05/06/2018 em 15:47, Avale.sants disse:

Caramba....que relato top!

Estou indo também para a Colômbia, só que em agosto. Ficarei 06 dias em Cartagena e 03 em Bogotá, estou lendo tudo que posso a respeito!

Tenho só uma dúvida e se puder me ajudar, agradeceria demais! Bem, estou querendo saber muito qual é a melhor moeda para fazer o câmbio por Pesos Colombianos, se é o Real ou o Dólar, ainda mais que o dólar estourou aqui no Brasil. Como vou passar primeiro por Bogotá devo cambiar uma parte lá, mas a grande maioria será em Cartagena mesmo.

Qual foi o valor na conversão em Pesos Colombianos? Se tiver dicas de lojas para fazer o cambio em Cartagena...agradeço!

😄

Olá! Obrigada! Eu não me recordo quanto estava o câmbio exatamente, mas eu sempre prefiro levar Real. Penso que se comprar dólar aqui no Brasil, já vou pagar a taxa para a casa de câmbio e quando for trocar de dólar para pesos, pago mais uma vez. A não ser que vc já tenha alguns dólares guardados, e com essa alta, é melhor levar Real mesmo. Atrás e na região do Portal dos Doces, há várias casas de câmbio. O ideal é vc pesquisar se alguma tem alguma cotação melhor, ou se faz algum "desconto" dependendo da quantidade que vc vá trocar. Bjs

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Bom relato,bem completo.

Cartagena foi a ultima viagem que fiz no tempo da lulu,o que me marcou muito e, me recordo bem.

Ao convento de la popa é possível chegar em um bonde que sai de Bocagrande.Muito bonito mesmo!

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      CONCLUSÃO
      Não sou a mesma pessoa. Mudei e muito. Mais humilde, aberto. Aprendi a chegar nos lugares me apresentar e conhecer todos. Que se tem uma amizade intensa, ou um amor intenso, e depois a vida segue, e a despedida pode ser um adeus. Me renovei quero iniciar novos projetos, estudar mais, melhorar meu salário, cuidar da minha saúde. conhecer muito mais. Viajar sempre. Quero cuidar mais da minha saúde, racionalizar o álcool e para de fumar.
      Estudei muito quase um ano pra fazer essa viagem. Quem quiser dicas e compartilhar experiências meu zap é
      34 9 9944 2608
      Abaixo uma planilha com todos os custos, as datas não estão certas mais os custos sim.
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    • Por Caroline Hersbach
      Gente, td bem? 
      Preciso de informações de locomoção de cartagena > arquipélago > santa marta > tayrona> providência.
      Qual a melhor forma de ir a cada lugar? 
      Quais os melhores locais para se hospedar?
      Quantos dias passar em cada lugar?
      Quais lugares não podemos deixar de ir?
      Temos 15 dias para conhecer todos os lugares.
      Obs: em arquipélago eu to pensando em ficar na casa en el água, sei que tem que agendar com 2 meses de antecedência , mas fui dar uma olhada hj, pra janeiro já mostra que não tem data disponíveis kkk é assim mesmo ou tenho que esperar chegar mais perto pois eles vão abrindo em pouco em pouco as datas?
      Obs 2: Playa Blanca ou Bora Bora ? alguém tem relatos que poderiam me ajudar ?
      Toda ajuda é bem vinda! 
      Se possível vocês poderiam me enviar o roteiro de vocês? 
      P.S. foto para chamar atenção.
      Obrigada desde já 🙏😘

    • Por Nayara Batista da Silva
      Nunca escrevi um relato, sempre acho que já tem muitas informações e que não é necessário acrescentar nada.
      Resolvi escrever este, porque não tem muitas informações sobre o deserto de Tatacoa e Guajira, além disso não quero que ninguém passe pelo que eu passei!
      Deserto de Tatacoa
      Existem dois relatos sobre tatacoa bem completos, mas aí vai minha opinião...
      Como toda boa mochileira, eu sempre tento fazer tudo da forma mais econômica possível, e eu estava sozinha...oque fica mais complicado para esse tour...
      Eu entrei em contato com um guia local e solicitei orçamento, eu chegaria umas 14hs em um dia e pegaria um ônibus para Medelin no outro dia.
      Ele me cobrou um preço absurdo em dólares...que com certeza eu não iria fazer, eu disse que como estava sozinha, entraria em contato mais próximo da data para que talvez pudesse me encaixar em algum grupo.
      Esse cara ficou no meu pé...sempre puxando assunto, até que mais próximo a data eu disse que eu iria ficar em um hostel, porque a desculpa de ficar mais caro que ele disse, é que na hospedagem dele (casa dele) eu teria um quarto privado e TV....bla, bla, bla. Eu disse que eu queria uma opção mais barata que não me importava de ficar em um quarto coletivo, no final das contas ele me convenceu a ficar na casa dele por 40000, com café da manhã. Disse que tinha conseguido uma opção de passeio mais barata para mim que seria uma moto e tal...ok
      Ao chegar em Neiva de ônibus eu pequei um taxi que me levou até o terminal de ônibus por 9000 pesos, do terminal peguei um coletivo para Villavieja por 8000 pesos.
      Cheguei em Villavieja umas 14 horas, ele estava me esperando na praça, fomos para casa dele e ele me apressou disse que eu tinha que ser rápida para sair para o passeio e que já estava tudo programado...me deu o preço de 210000 pesos que estava incluso: minha hospedagem, passeio pelo deserto esse fim de tarde e o outro dia, almoço e entrada no piscilodo. Eu achei meio caro, mas ele me colocou tanta pressão que acabei concordando.
      O pior de tudo foi quando eu vi uma moto em uma péssima condição e sem capacete... que cilada!!! Como turista sofre!!!
      Quem me levou foi o Herman, um velhinho muito legal, mas eu fui por que sou maluca, a condição da moto era péssima.
      Fomos ao labirinto e ficamos aguardando a abertura do observatório de noite (12000 pesos), onde observamos a lua e as estrelas. Eu adorei o observatório, valeu a penas a experiência.
      No outro dia saímos novamente...um calor de rachar e eu lá, de moto, sem capacete...moto caindo aos pedaços... Na minha opinião, o labirinto é a parte mais bonita do deserto, as outras partes são muito cinzas... ainda tem a opção de curtir piscinas, mas como estava sozinha, achei sem graça de entrar, além disso, tive dúvidas se estavam limpas e tratadas.
      O fato é que o segundo dia foi muito repetitivo e na minha opinião não tinha muito para ver no segundo dia. Entretanto o guia tinha me dito que havia atividades para 4 dias no deserto kkk... me senti muito enganada por esse guia, pq tenho quase certeza que ele não passou todo dinheiro do tour para o Herman, que foi quem realmente trabalhou e guiou....esse guia local, iria me cobrar uma fortuna se eu tivesse ido em tuck tuck, disse que a moto era bem mais econômico... mas não me avisou das condições da moto, eu achei uma grande irresponsabilidade e só fui, pq sou mochileira casca grossa, mas tenho certeza que a maioria das pessoas não teriam feito o que eu fiz.
      Resumindo: Acho que no máximo 2 dias são suficientes para o deserto, é muito longe também e se vc está sozinho fica complicado os preços. Minha sugestão é chegar em Villavieja e tentar negociar, não tem tantos turistas assim, mas eu vi alguns durante os meus passeios na motinha... vá com um tempinho para avaliar as possibilidades na cidade, achei que eles cobram muito caro e sim, me senti um pouco enganada...no final do dia eu só queria ir embora.... o melhor mesmo foi conhecer o labirinto e o observatório que gastaram apenas umas 2horas pra isso. Fora as trilhas que ele disse que eram difícil...🙄 as trilhas são todas nutelas, não tem perigo de se perder no labirinto na minha opinião.
      Deserto de guajira
      Existem muitos poucos relatos sobre o deserto de Guajira, agora sei porque...é um lugar muito longe, que não possui muita infraestrutura também.
      Existem algumas formas de chegar, duas delas são: ir de Santa Marta ou do aeroporto de Rioracha.
      Em Santa Marta tem tours que vão para Guajira, acredito que seja bem mais cômodo, mas mil vezes mais caro... e como uma boa mochileira...sempre quero economizar
      Cheguei em Santa Marta e fui para o terminal de ônibus, peguei um ônibus para Rioracha que custou 20000 pesos, saí já era umas 10:30-11 hs, cheguei em Rioracha umas 15 hs da tarde (peça para parar perto dos taxis coletivos, eu desci longe e gastei 3000 pesos de taxi para chegar, fiquei puta), achei muito tarde para continuar, acabei me hospedando lá. Achei Rioracha uma cidade estranha, sem opções do que se fazer, as pessoas não são lá muito gentis.
      No outro dia a ideia era pegar um taxi coletivo para Uribia, disseram que saiam a partir de 5 da manhã...eu cheguei as 5, mas o taxi só saiu as 6 horas, quando completou 4 pessoas (triste rsrs)😥😛
      Chegando em Uribia (depois de 1 hora) o taxista me levou em uma agencia que queria me vender um pacote por 170000 para chegar a Punta de galineas, eu fiquei puta pq achei que estavam me enganando, saí de lá e fui para praça encontrar os 4x4 coletivos que sairiam. Não tinha nenhum, já estava quase desistindo... tudo parecia tão difícil, eu achava que estavam me enrolando. Até que o taxista me levou na entrada da cidade, onde tinha um 4x4 quase saindo, ainda furou o olho pq cobrou 25000 e o carro saiu lotado. A sorte é que tinha um casal de colombinos de Bogotá, que eram muito gente boa, me ajudaram demais.😅
      Chegando em cabo e la vela (mais 1,5 horas depois), o cara ofereceu uns passeios para o Pilond de azucar e ojo del agua, aceitamos, pagamos mais 20000. Meu conselho, se vc gosta de caminhar, dá pra ir a pé mesmo. Eu fui para fazer companhia para o casal de Colombianos que conheci. Pagamos nesse dia 25000 de hospedagem e 20000 de jantar.
      No deserto não tem fonte de água doce, então a água e demais coisas são bem caras...é bom levar lanche e bastante água.
      Acabamos fechando através desse cara o passeio para punta de gallineas por 130000, foi um erro...Disseram que iriam nos pegar as 5 da manhã, chegaram 5:30...eles nos colocaram em um carro adaptado que a parte de trás são dois bancos, um de frente pro outro e colocaram em um lugar que cabia 8 pessoas,9 pessoas exprimidas. Esse caro balançava muito, ficamos como porcos no carro, balançando e quicando. Além disso, descobrimos que cada pessoa tinha pago um valor diferente. Foi horrível, péssimo... eu caminhei 8 dias pra chegar no Monte Roraima e não sofri tanto. O nome da agencia é Mochileros People. Estou contando essa experiência para que se informem antes, perguntem em qual carro vão... e negociem bem.
      Chegamos em Punta de Gallineas meio dia, depois de muito sofrimento. Houve uma parada de 01 hora nas dunas e outra parada no mirador. Eles tinham dito que faríamos uma parte de barco, mas fizemos o trajeto todo de carro (não sei o motivo). Almoçamos por 20000 e eu peguei um quarto por 30000. Tinha opção de rede que era 15000 eu acho. No outro dia voltamos as 05 horas da manhã. Fiz todo o trajeto de volta e cheguei em Santa Marta as 15 da tarde.
      O deserto é muito lindo!!!! Vemos também muita pobreza, pessoas pedindo, vendendo bolsas (até comprei uma bolsa), é triste ver pessoas como a que conversamos, que trabalhava na pousada, ganhando meio salário mínimo e trabalhando muito. O coração dói.
      Resumindo: O deserto de Guajira é um lugar maravilhoso, mas eu não faria de novo nas mesmas condições, achei muito sofrido, mas isso é sorte e opinião de cada um, tirem suas conclusões pelas fotos. Se quiser chegar em cabo de la vela, tem que sair muito cedo de santa Marta, pq não tem muitas opções de taxi 4x4 de tarde.
      Cartagena (roubo em Cartagena)
      Sobre Cartagena, não vou contar todo o meu relato, apenas uma experiência que tive lá para que sirva de aviso.
      Fiquei em um hostel que tinha locker (um baú de madeira que era possível trancar com o cadeado), durante a tarde quando regressei ao hostel, vi que minha mochila tinha sido roubada. Parece que alguém entrou com identidade falsa, pagou pelo quarto e ficou no hostel por uns 40 min. Nesse tempo ele arrombou o locker, roubou minha mochila e um tênis de outro rapaz. Acho que ele jogou a mochila da sacada ou passou pelo telhado, pois ele saiu com a mesma mochila que entrou. Gente, que situação horrível, eu saindo as 20hs para comprar biquíni para ir em uma ilha no outro dia. A sorte é que já estava no final da viagem, então comprei apenas um biquíni (horrível) e um vestido. A dona do hostel disse que vai entrar em contato com o seguro e transferir o dinheiro, eu não estou muito crente, vou aguardar. Se não ressarcirem vou colocar nas redes sociais para que as pessoas evitem esse hostel.
      Cartagena é uma cidade perigosa, muitas pessoas na rua que tentam tirar proveito do turista, muito cuidado... principalmente com roubos. Ficar em quarto coletivo me pareceu uma coisa meio perigosa lá, nunca tinha me acontecido isso em 8 anos de viagem. Cuidado gente!!!
      É triste ver tanta desigualdade, assim como aqui no Brasil, eu vi muita desigualdade social na Colômbia. Como podem os políticos e outras pessoas que podem intervir para mudar isso, não sentir vergonha de tanta corrupção e roubo?! Acredito que cada um de nós deve fazer sua parte, tentando ser ético e honesto, mesmo quando a maioria acha vantagem em enganar e enriquecer às custas do trabalhador, que muitas vezes só quer sustentar sua família e viver em paz.
      Deserto de Tatacoa (labirinto)

      Deserto de Tatacoa

      Cabo de la vela

      Cabo de la vela

      Cabo de la vela

      Dunas em Punta de gallineas

      Punta de gallineas

      Por do sol em cabo de la Vela
       
       
    • Por FlavioToc
      Antes de mais nada, sobre mim e minha esposa, tenho 59 e minha esposa 55 anos, frequentamos academia e caminhamos diariamente. Buscamos destinos que tenham contato com a natureza envolvido, colecionar experiências e conhecer pessoas com sua cultura. Um ponto fundamental que buscamos é segurança, logo, destinos que sejam bastante seguros. No Panamá, com exceção de San Blas que não é necessário, em todas as ilhas tinham policiais bem alertas. Em Cartagena também pode ficar bem tranquilo e andar à noite.

                  Fiz esta viagem com minha esposa entre os dias 22/02 a 16/03/2018, ou seja, 23 dias. O caribe é um destino muito atraente com uma variedade de ilhas e de culturas, porém a dificuldade é de caber no bolso. Já tinha conhecido San Andrés e Providência, então procurava outro destino que não fosse à falência. Então encontrei no Panamá, Bocas del Toro e San Blás. Também desejava conhecer Cartagena. Então, fiz uma pesquisa de voos multidestinos que valeu muito a pena. Acrescentar Cartagena custou, pelo que lembro, apenas uns 100 a 150 reais a mais.

      O Panamá não é um destino de massa e também tem muito mais do que o Canal. É também o que chamam “hub de las Américas”, ou seja, é um lugar que permite a ligação ou conexão fácil com todas as três Américas e Caribe, e inclusive é saída de vários cruzeiros pelo Caribe. Mas além do óbvio Canal, também tem muito turismo de contato com a natureza. Nós passeamos bastante na capital Panamá City e também fomos à Bocas del Toro e San Blás. O Panamá é um destino um pouco caro para nós brasileiros mas economizando dá para encarar. O dólar oficial na época estava em torno de R$ 3,30.

                  Bocas del Toro também é pouco conhecida pelos brasileiros, é um arquipélago com várias praias e também muito procurada para mergulho e surf. A natureza é preservadíssima.  Sugiro pesquise em imagens no Google para San Blás e Bocas del Toro e tenho certeza que ficará de boca aberta e vão entrar na sua lista de desejos. Tanto San Blás como Bocas del Toro são muito frequentadas por europeus e americanos.

      Para quem nunca ouviu falar em San Blás, também um arquipélago com mais de 360 ilhas paradisíacas que parecem aquelas de desenhos animados com náufragos, tudo aquilo que imaginamos só haver na Polinésia Francesa. É uma região autônoma (como um país) administrada pelos índios Kuna Ayala. Muitas listas de viagem colocam como um dos destinos mais fantásticos do mundo, e eu também. Tinha visto um ótimo relato no Mochileiros anos atrás, mas tinha um pouco de receio de ser um pouco programa de índio, no caso, literalmente. Porém, não se preocupe com isso. Apesar de ter certa dificuldade de acesso, porque tem que ir de veículos 4x4 a viagem é dura e demorada, além de pegar uma lancha até a ilha desejada. Os índios só permitem 4x4. É um pouco cansativo, depois só alegria e paisagens que são tão lindas que até parecem falsas. Nós desfrutamos até do caminho até lá, foi a mais pura aventura.

      San Blás, como chegar:

                  Para mais informações veja o que diz no blog da Lala Rebelo, que é uma especialista em Panamá, escreve para a revista Viagem & Turismo e residia na época no Panamá. https://lalarebelo.com/country-cat/caribe/panama-caribe/. O site Melhores Destinos também tem ótimos guias para San Blás e Bocas del Toro. Também neste blog encontrará ótimas informações http://www.daninoce.com.br/viagem/san-blas-kuna-yala/o-que-voce-precisa-saber-antes-de-ir-a-san-blas/. Alguns hostéis também organizam os pacotes para San Blás. Você vai ter que usar uma agência. Pode se hospedar com sua barraca ou em cabanas muito básicas mesmo. É para quem não tem frescura.

      Tínhamos visto no blog da Lala Rebelo a opção de se hospedar em um veleiro e conhecer várias ilhas. Então, foi o que fizemos. Acreditamos que viajar é também colecionar experiências e que essa nós tínhamos que ter. Foi caro e valeu cada dólar. Fizemos a reserva pelo site http://www.sailinglifeexperience.com/home/ que é tipo um “Booking” de veleiros e é bem seguro. Reservamos pagando 5% do valor fazendo uma remessa pelo Pay Pal. A proprietária do site, Marina, nos colocou em contato com o proprietário do veleiro pelo WhatsApp  e combinamos tudo. O transporte terrestre de SUV 4x4 e de lancha até o veleiro foi organizado pelo capitão. Chegando ao porto, não se preocupe com a confusão, é bem caótico mesmo. Mas dá tudo certo. O motorista te coloca em contato com o índio responsável para te levar até o veleiro. Ou se for o caso, para as cabanas da ilha escolhida por você. Todos se comunicam via WhatsApp o tempo todo. Ah, escolhemos o veleiro Lycka, recomendado pela Lala, que agora foi vendido para outro casal. Ah, com a Marina pode escrever em português que ela gosta de praticar. No veleiro a comida e bebida estão incluídos no preço.

      Para chegar até a sua ilha ou barco você pagará:

      -Transporte em SUV 4x4 - US$50 por pessoa

      -Taxa de entrada no território Kuna Ayala US$20 por pessoa

      -Taxa do porto US$2 por pessoa

      -Lancha até a ilha desejada ou veleiro US$35, por pessoa por trecho (depende da distância do porto até a ilha)

                  Combine com seu hotel de deixar parte da bagagem e leve apenas o mínimo como o que couber em uma mochila de ataque ou bagagem de mão e se não for impermeável (a prova de respingos) ponha na hora da lancha em um saco de lixo.

                  Você vai sair do hotel em torno das 5 da manhã. Então, leve um lanche e evite tomar leite, pois pode dar enjoo. A estrada é muito sinuosa e li sobre tomar Dramin antes e pensei que era bobagem, mas não. Nós não precisamos, mas tínhamos. Alguém em seu transporte provavelmente vai vomitar. As curvas e o sobe/desce são terríveis. O trecho de lancha, dependendo das condições do mar também pode ser com bastante emoção. No nosso caso foi. Sabe aqueles saltos que os caras fazem com jet-skis, é coisa fraquinha perto do nosso traslado de lancha. Mas foi bem legal, nem minha esposa sentiu medo.

      Nosso itinerário foi o seguinte:

      -São Paulo –22/02 Viajar as 12:00 (meio-dia) para Panamá City

      -Panamá City – dia 23 a 24/02 (Viajar à noite para Bocas)

      -Bocas del Toro – dia 25/02 a 04/03 (Viajar às 6 da manhão para Panamá City)

      -Panamá City – dia 05/03 a 06/03 Viajar pela madrugada para San Blás

      -San Blas – dia 06/03 a 09/03

      -Panamá City – dia 09/03 a 11/03 (Viajar as 7:25 para Cartagena)

      -Cartagena – dia 11/03 a 16/03

      -São Paulo – dia 16/03 a 17/03


       
      Panama City, o que fazer:
      -Albrook Mall – Shopping gigantesco. Você vai ter que passar por lá mesmo. Então aproveite.

      -Calçada Amador – andar de bicicleta. A vista parece com Miami ou Dubai.

      -Calle Uruguay – Bares, restaurantes e vida noturna

      -Canal do Panamá – É uma obra fantástica que mudou os rumos do mundo. Há uma segunda passagem mais moderna para navios maiores ao lado da turística que todos veem. Não deixe de ver o filme explicativo que é bem legal.

      -Casco Viejo –Catedral, o Palácio Presidencial (só é possível ver de fora e um pouco distante), Plaza de la Independencia, Teatro Nacional, Paseo de las Bovedas, Plaza Francia, Iglesia de San José, Plaza Bolívar, Ruínas da Companhia de Jesus, Teatro Nacional e o Convento Santo Domingo.

      -Cerro Ancon – morro com 200m de altura com vista da cidade e do canal

      -Cinta Costera – Calçadão a beira- mar

      -Ponte Las Americas – Mirante

      -Bio Museu – Não deixe de ir

      Dicas do Panamá

      -Se você tem alguma frescura San Blás e Bocas del Toro, então não vai ser a sua praia.

      -Procurei descrever como fomos e a logística. Mais informações sobre o Panamá veja no blog da Lala Rebelo.

      -Uso o site: https://www.numbeo.com/cost-of-living/ para ter uma estimativa de gastos. E é bem preciso.

      -Não se esqueça do Certificado Internacional de Vacinação para a febre amarela.

      -A moeda oficial do Panamá é o Balboa, mas o que é usado mesmo é o dólar. Então, não se preocupe em trocar.

      -Táxi Aeroporto Panamá. O valor é de US$30 até o hotel ou outros da zona costeira

      -Uber Aeroporto Panamá: Uber X: US$ 10-18; Uber XL US$ 14-22 (fiz um orçamento on-line) e dizem funcionar muito bem.

      -Os táxis não tem taxímetro, então pergunte no hotel para ter uma referência, quanto custa do ponto A ao B. Mas são bem baratos e vale pechinchar.

      -Compre um cartão (tarjeta) para o ônibus e outra para o metrô. As do metrô você compra em uma máquina. É bem simples, mas tem que pedir ajuda. E coloque uma pequena recarga. As do ônibus vendem na estação rodoviária que é junto ao shopping Albrook Mall. Você vai ter que ir lá mesmo, para comprar a passagem para viajar à noite para Bocas del Toro. Os ônibus saem entre 19:30 e 20:00h. Mas tem que comprar a passagem antecipada. Vá depois das 14:00 horas, dizem que antes não vendem. Não se preocupe, não é longe da zona hoteleira. Aproveite para dar uma volta no Albrook Mall que é enorme. Na rodoviária você vai comprar além da passagem, o táxi até o cais e o barco para Bocas Town, é tudo junto mesmo. Isso dá em torno de US$ 30.

      -O Albrook Mall é um shopping para todas as classes sociais e tem de tudo. Desde dentista até armas, de lojas populares até as de grifes caríssimas como Prada, etc. Tem duas enormes praças de alimentação e com preços que dão para pagar. São quase da metade de um campo de futebol cada. Localize-se pelos bichos em cada corredor, como o do pinguim, da girafa, do urso, etc. São estátuas enormes dos bichos, é bem prático para se guiar.

      -Você vai precisar da tarjeta do ônibus para acessar a plataforma dos ônibus na rodoviária para Bocas del Toro. E só vai saber disso na hora do embarque, então compre para evitar stress e aproveite para andar de ônibus que são muito envidraçados (vidros enormes).

      -Supermercado Riba Smith, bem próximo do hotel Ojos del Río (550m). Para comprar frutas e lanches.

      -Canal do Panamá- ingresso US$15. Táxi US$$10. Ônibus US$0,50. Os ônibus custam $0,25, mas tem que passar o cartão na entrada e na saída. O mesmo no metrô.

      -Compras no Panamá. Verificar se o preço inclui o imposto de 6%

      -Táxi do Hotel Ojos del Río Casco Viejo US$ 2 (ida) $5 na volta sim todos os taxistas pedem mais na volta, pechinche.

      -Escolhemos o Hotel Ojos del Río no Booking por estar localizado perto de uma estação do metrô e valeu a pena.

      -Jantar no Hotel Ojos del Río US$ $ 8. Massa caseira à bolonhesa, uma delícia.

      -Para ir ao canal do Panamá, compre um cartão para usar nos ônibus e metrô. Entre na estação de metrô mais próxima e compre o cartão nas máquinas automáticas,   carregue-o com alguns dólares. Apanhe o metro para a estação Albrook (US$ 0,35). Tanto nos ônibus quanto o metrô tem-se que passar o cartão na entrada e na saída. É estranho.

      Do outro lado da avenida fica o terminal de autocarros de Albrook. Atravesse a passagem superior e chegará facilmente ao terminal. Atravesse o hall do terminal e, do outro lado, caminhe para a direita. É provável que veja uma fila com muita gente à espera dos ônibus que param lá ao fundo. O ônibus que precisa pegar diz Miraflores. O destino final é o em frente ao Centro de Visitas do Canal do Panamá (US$ 0,25) é bem fácil. Gostamos dos ônibus porque eles têm uma ótima vista panorâmica.

      -Para voltar de Bocas del Toro compre a passagem no mesmo lugar onde desembarcou. Outros lugares também vendem, porém na hora de embarcar está sujeito à confusão, nós vimos acontecer. Umas meninas tiveram que comprar outra passagem entre choro e falta de lugar.

      -Em Bocas del Toro procure se hospedar em Bocas Town, pois é onde tudo acontece e cada travessia para outras ilhas custa US$ 2. Então, faça as contas.


       
      O que fazer em Bocas Del Toro:
      -Bahia de los Delfines

      -Cayo Coral

      -Cayo Zapatilla. Estes costumam ser um pacote.

      -Bocas Del Drago

      -Playa Estrella (evitar sábado e domingo porque fica muito cheia) Na Isla Colón. Ir de ônibus (16 km) descer em Bocas del Drago e caminhar no sentido de volta pela praia. Comida cara.

      -Isla Carenero. Tem aluguel de caiaques.

      -Isla de los Pájaros. Linda, mas de difícil acesso, depende das condições do mar.

      -Paki Point (ou Playa Paunch) praia de surf.

      -Playa Bluff. Na Isla Colón. Ir de ônibus, a playa Paunch é na metade do caminho. Lindas playas para surf.

      -Isla Bastimentos. Red Frog Beach (surf) Ir de barco. E Praias: Playa Larga, Playa Polo, Playa Wizzard, Turtle Beach, e Cayman Beach.

      Cartagena

       
      -Castillo de San Felipe

      -Plaza San Domingo (Point à noite)

      -Palacio de la Inquisición

      -Museu del Oro Zenú

      -Museu das Esmeraldas

      -Museu Naval

      -Torre del Reloj

      -Los Zapatos Viejos

      -Convento de Santa Cruz de La Popa

      -Iglezia de San Pedro Claver

      -Iglezia de San Domingo

      -Plaza de San Pedro Claver (Point à noite)

      -Avenida San Martin o Carretera 2 (Bocagrande)

      -Café Havana (bar, música e agito)

      -La Vitrola (Restaurante, bar e agito)

      -Café del Mar

      -La Cocina de Pepina (comida típica e barata) fica no Getsemani

      -Playa Blanca (nós não fomos decidimos curtir mais da cidade)

      -Islas del Rosário – Também não fomos


       
      Dicas de Cartagena
      -Táxi Aeroporto Cartagena – COP 10.000–15.000

      -Trocar alguns dólares por COP ao chegar ao Aeroporto de Cartagena e depois dentro da Cidade Amuralhada pode pesquisar em várias casas de câmbio. Passando pela Torre do Relógio é a segunda rua à direita.

      -Aproveite para comprar livros usados em espanhol e inglês nos inúmeros “sebos” junto da praça antes da Torre do Relógio.

      -Ficamos no bairro Getsemani no Hotel Boutique Casa Isabel. Recomendo, pois fomos super mimados. Tudo é bem perto, tem vários lugares mais econômicos e é cheio de mochileiros. Dentro da Cidade Amuralhada os hotéis em geral são mais caros.


       
               ORÇAMENTO (dólares) US$
      PANAMÁ

      -San Blás:                            1.142 (total)

                  Taxa dique:              4

                  Taxa Kuna:               40

                  Lycka:                                    918 (+170 já pagos como sinal) Total 1088

                  Jipe:                           100

                  Lancha:                     80

      -Hotéis Panamá:                 600

      -Compras Panamá:            250

      -Ônibus p/ Bocas                120

      -Ingressos e Passeios

      Panamá:                               100

      -Táxi Panamá:                     120

      -Alimentação Panamá:      780

                  Panamá total:           3.112


       
      CARTAGENA

      -Hotel Cartagena:               325 (pago)

      -Alimentação Cartagena:  170

      -Táxi Cartagena:                 20

      -Passeios Cartagena:        50

                  Cartagena total:       565


       
      Total geral:                          3.677


       
      Os preços em Cartagena foram convertidos para dólares, mas tem que trocar por pesos colombianos (COP) e como era pouco (o hotel já estava pago), eu troquei tudo no aeroporto mesmo.


       
      Abaixo as fotos em sequência:
      -Canal do Panamá

      -Bio Museu

      -Calzada Amador

      -Bocas del Toro – Playa Estrella

      -San Blás – vista do veleiro

      -Vista do veleiro, também

      -Cartagena. Torre del Reloj à noite

      -Cartagena. Ruas










    • Por PEDROMG
      Oi galera!
      Estou aqui (depois de alguns poucos meses) pra compartilhar com vocês sobre a minha primeira (de muitas kkk) solo trip.
      Se me perguntassem há uns 2 anos atrás se eu teria coragem de viajar sozinho, eu certamente responderia que não faria isso (por medo+tensão+acho que não consigo).
      Até que a vontade de romper essa barreira passou a me consumir e comecei então a trabalhar a mente e me preparar aos poucos pra que eu realizasse isso que se tornou um sonho, uma necessidade.
      Minhas férias do trabalho venceram mas decidi que só as tiraria quando definisse um destino bacana, que tivesse praias lindas (e que eu acreditasse ser capaz de me virar sem companhia rs).
      Foi aí que decidi ir em abril para #Cartagena e #SanAndrés (aquele paraíso onde fica o famoso mar de 7 cores).
      Comecei então a olhar as passagens, lugares para me hospedar, definir rotas, pesquisar sobre a moeda e preços locais e assim fui me familiarizando com cada detalhe e adquirindo a segurança necessária pra embarcar na minha #primeiraviagemsozinho.
      Comprei minhas passagens de Brasília > Panamá > Cartagena / Cartagena > San Andrés / San Andrés > Cartagena / Cartagena > Panamá > Brasília...
      E FUUUI!!!
      Ao chegar no aeroporto de Brasília, bateu aquele leve medo de: é agora!
      Embarquei e durante o voo, devido a tensão, me lembro que tive até um pesadelo.
      Cheguei ao Panamá, celular sem bateria, sem adaptador de tomada mas feliz e empolgado, confiante e pronto pra continuar.
      Lá estava eu desembarcando no aeroporto de Cartagena arrepiado e sorrindo ao mesmo tempo.
      Sem celular e sem voucher de onde eu me hospedaria, fui até o balcão de informações e pedi pra que olhassem pra mim o endereço do hostel... deu certo.
      Que cidade linda, que energia boa, cheia de pessoas felizes, contagiante!!!
      Conheci lugares incríveis, conheci pessoas legais (sou tímido pra isso, mas estar sozinho e naquele lugar maravilhoso acabou mudando isso até sem eu percebesse).
      Dica: se hospedem no Bourbon St Hostel Boutique.
      Depois de 3 dias muito bem vividos, bora pra San Andrés conhecer o Caribe...
      Chegando no aeroporto (que tumulto!!!), eu só queria ver aquele mar das fotos que me fizeram chegar até lá...
      E WOOOOOOOOOW!!! Inacreditável! "P**rra, eu realmente tô no Caribe!"
      Dica: se hospedem no El Viajero.
      Depois de uma semana, de conhecer a beleza surreal da ilha e nadar bastante, partiu voltar pra Cartagena (com todo prazer!) por mais 3 dias.
      Em San Andrés, assim como em Cartagena, conheci outros viajantes que estavam viajando sozinho pela primeira vez também e compartilhar as experiências e momentos foi fundamental.
      Talvez se eu estivesse esperado alguém pra me acompanhar, eu não teria tido essa experiência sensacional, nem conhecido tais lugares e ainda estaria me questionando: será que eu consigo viajar sozinho?
      Sobre os lugares que visitei, recomendo e recomendo de novo.
      *A única coisa que me contrariou durante a viagem foi que comprei um sombreiro (esse das fotos) de um vendedor ambulante por 20.000COP e pouco depois achei numa loja
      por 7.000COP... aff, kkk...
      Se tiverem curiosidades ou quiserem dicas, é só me contactar :)
      Estou pronto pra próxima... a dificuldade agora é escolher algum destino dentre tantos maravilhosos pelo mundo... porque meu medo, eu já venci \o/










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