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Diego Moier

O famigerado roteirão: Bolívia, Peru e Chile em 27 dias

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CAPÍTULO 1: 06-08/05/2018 - Santa Cruz, voo cancelado, Sucre fechada e planos indo pro ralo: 

Depois de alguns meses caçando promoção de passagens, pensando no roteiro, cheguei a conclusão que o mais barato seria pegar um voo de SP para SCLS. Detalhe que moro em Campos dos Goytacazes, interior do Rio de Janeiro, mas daria meu jeito, carona, Bla Bla Car, busão. Chegar em São Paulo seria o de menos. 

O meu roteiro inicial ficou assim:

São Paulo x Santa Cruz de La Sierra (Avião)

Santa Cruz de La Sierra x Sucre (Avião)

Sucre x Uyuni (Ônibus)

Uyuni x San Pedro de Atacama (Tour)

San Pedro de Atacama x Arica x Tacna x Arequipa (Ônibus)

Arequipa x Ica (Ônibus)

Ica x Cusco (Ônibus)

Cusco x Puno (Ônibus)

Puno x Copacabana (Ônibus)

Copacabana x La Paz (Ônibus)

La Paz x Santa Cruz de La Sierra (Ônibus)

Santa Cruz de La Sierra x São Paulo (Avião)

--------------------------------------------

Fiz meu seguro viagem (No tópico inicial tem informações detalhadas sobre Seguro Viagem), comprei a passagem de avião pela BOA através da Viajanet, passagem para Sucre com a Amaszonas através do e-Destinos e comecei os preparativos finais.

  • Avião ou ônibus para Sucre?

Não tive como comprovar como é esse trajeto de ônibus (nem de avião na verdade rsrs) entre SCLS e Sucre, então não tenho propriedade para falar sobre, mas segue minha conclusão depois de ler diversos relatos:

- A estrada parece ser ruim, mas peguei umas bem sinistras em outros lugares, então acredito que seja suportável;

- Os ônibus são similares a muitos outros que você vai encontrar pelo caminho (Se decidir fazer todo o resto de ônibus);

- Há perigo na estrada, como em diversas outras que você vai passar, mas o fator principal para muitos pelo que percebi é o tempo de viagem. Se fosse hoje eu decidiria ir de ônibus. 

  • Começando a saga 07/05/2018:

Não vou especificar esses gastos até chegar em SP, pois acabei dormindo no Rio e aproveitando a noite lá.

Carona, balsa, metrô, busão, cheguei na capital do Rio, visitei uns amigos, me despedi dos contatinhos aqui e ali, busão de 6 horas para SP, cheguei na casa do Erilmar, que foi uma das pessoas que entraram em contato comigo através do mochileiros e me recebeu super bem.

Me emprestou um carregador portátil e um de celular, pois o meu tinha ido pro brejo e ainda descolou um café da manhã supimpa.

Iríamos fazer a Bolívia juntos e depois ele voltaria para SP. 

 

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São Paulo

 

Acordei cedão com ele e fui para o aeroporto para aguardar a Angéllica (também entrou em contato comigo pelo mochileiros e planejou todo o roteiro). Ela IRIA embarcar no mesmo voo que eu. 

PROBLEMA 1:

Aeroporto ok, check-in ok, mala despachada e nada de Angéllica chegar. Começa a bater o desespero por ela. Implorei no guichê da BOA para aguardar mais um pouco e por 2 minutos ela perdeu o voo. Não teve o que fazer e eu tive que ir, se não ficaria sem embarcar também. A partir dali só fiquei imaginando o desespero dela  e que só conseguiria contato novamente quando chegasse em Santa Cruz.

O Erilmar já havia chegado a essa altura em Santa Cruz e os planos seria encontrar com ele em Sucre para então seguirmos a viagem os 3 juntos. 

  • Continuando:

No próprio avião já nos entregaram o papel da imigração para ir preenchendo. Preencham com cuidado para não errar e se tiverem alguma dúvida, deixem em branco que no processo de imigração no aeroporto eles ajudam. 

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Formulário da imigração

 

Saída de SP: 13:15h - Chegada em SCLS: 17h. 

  • Notícia de cancelamento de voo para Sucre:

Cheguei em Santa Cruz de La Sierra, fiz o processo de imigração, respondi algumas perguntas como: "Veio fazer o que?", "Vai ficar quanto tempo?", "Onde vai ficar?", tirei a fotinha marota e peguei o mochilão (É tão bom quando você coloca o mochilão nas costas novamente e vê que ele não foi extraviado... É um alívio constante. 

PROBLEMA 2:

Algo de errado não estava certo. O Erilmar que já deveria estar em Sucre estava lá no banco do aeroporto de SCLS, sentado com uma cara não muito boa.

Sucre estava tendo manifestação e a cidade estava toda fechada, ninguém entrava e nem saia. Voos cancelados, chance de pegar um busão: 0. Possibilidade de embarque apenas para o dia 09.

WTF!!! Dia 09 eu deveria já estar iniciando UYUNI.

Decidimos então ficar por SCLS aquela noite e pensar o que fazer no outro dia. 

  • Continuando:

No aeroporto de SCLS tem uma casa de cambio 24h e a cotação não é muito diferente da cidade. Já comecei pagando micão e servindo de chacota. Vi escrito Real a 3 e alguma coisa e perguntei se 1 real era 3 e alguma coisa bolivianos. Ela riu da minha cara com maior deboche do mundo e falou: "Oi? 1.79 man". Tava escrito lá, só não vi que era referente a dólar. Voltei meus humildes réis pro bolso e joguei uma nota de 50 dólares em cima do balcão (Quase gritei: SÔ RIKOOOOOO"), mas preferi ficar em off. kkkkk

50 sólares = 342 BOL. 

o Erivaldo achou um hostel no Booking e fomos procurar uma forma de chegar lá. Peguei um mapa da cidade e fui perguntar ao taxi. O cara cobrou 30 BOL, mas não me contentei pq sabia que tinha uma forma mais barata.

Cheguei para a moça da lojinha e perguntei como ela fazia para chegar no centro da cidade de forma barata. Ela nos indicou uma micro-ônibus que sai no final do aeroporto e custa 6 BOL. 

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Micro-ônibus Aeroporto Viru Viru x Centro: 6 BOL.

Partiu busão.

A cabeça tava como? Angéllica chorando no aeroporto perdida, voo cancelado, Sucre já era, roteiro atrasado, mais gastos, mulher do cambio rindo até agora da minha cara... Mano, a gente fica muito perdido no início. kkkkk 

Hora de conhecer Santa Cruz de La Sierra sem querer querendo. 

Chegamos no Hostel, falei com a Angéllica que conseguiu o voo para o outro dia a tarde. 

 

Seguem informações do Hostel em SCLS:

Backpacker Bar&Suites
Calle Velasco esquina Mons. Salvatierra (frente a la Iglesia San Roque), 5913

Link do Booking: goo.gl/4jpmFG

Valor: 55 BOL a diária, quarto e banheiro compartilhado, com café da manhã. 

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Hostel em Santa Cruz - Fotos do Booking

 

  •  Descobrindo que SCLS é uma cidade incrível:

Caminhamos pelas ruas até a plaza de Armas de SCLS. A cidade é bem tranquila. Estava tendo uma exposição de fotografia "Nuestro fotoperiodismo 2018". Muita gente pela praça, uns malucos dançando, muita criança, balão, pombo e cachorro e tudo junto e misturado. 

A praça é linda, a igreja então, nem se fala. A cidade tem uma arquitetura colonial maravilhosa.

Comemos em um dos restaurantes comuns perto da praça e pagamos por: Arroz, papas fritas (Batatas), frango com uma leve gordura saturada, e um sucochá quente que até agora não entendi (Não gostei e ficou lá o copo cheio com uma fruta dentro que não sei qual é) por 17.50 BOL cada.

Não sabia se estava caro ou barato. A gente sempre fica perdido no início e como estava com fome, foi esse mesmo.

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De volta para o hostel, fui dormir para tentar descansar um pouco.

Acordo, tomo meu café reforçado e começamos a pensar no que fazer das nossas vidas enquanto a Angéllica não chegava. Começo a conversar no grupo sobre o cancelamento do voo e um cara chamado Guilherme começa a falar que tava na mesma situação, ia para Sucre, porém teve o voo cancelado e tinha ficado por Santa Cruz. Quando eu desço da cama eis que o cara que eu estava conversando estava no mesmo quarto que eu. CARAAAAA É TU QUE TÁ NO GRUPO? Foi massa!!!! Trocamos uma ideia e compartilhamos a bad do cancelamento e possibilidade de não ir para Sucre. 

PROBLEMA 3:  

O Guilherme e o Erivaldo decidem comprar um voo direto para o Uyuni. :@

Aquele momento que você fica meio perdido e tonto sem saber o que fazer. Grana curta, planos dando errado, cartão sem limite, menina ainda em SP. Decidi segurar a barra e esperar a Angéllica lá em SCLS. Iria perder um dia, mas achei o melhor naquele momento. 

Uma coisa que precisa ficar bem clara quando você decide viajar: Ninguém é obrigado a ficar colado no outro sempre e nem fazer tudo em grupo. Cada pessoa tem que decidir o que é melhor para ela, principalmente quando envolve tempo e dinheiro. Faça as suas decisões de acordo com o que o seu coração mandar. No final tudo dá certo (Ou não). 

Por dentro tava: "Mano do Sky, qq eu vou fazer caraio?"

  • Segue o barco:

Saímos para dar um rolê na cidade, almoçamos no 2° piso de um shopping que fica ao lado da praça por 28 BOL (Salada a vontade, arroz, purê, frango empanado e limonada). Comprei minhas primeiras lembranças: 6 chaveiros de folha de coca por 20 BOL. 

Voltamos para o hostel e era hora de se despedir do pessoal com aquele Q de desespero sem saber o que fazer. 

Comecei a tentar contato com a Amaszonas (E-mail que o Guilherme me deu) e consegui trocar o meu voo e o da Angéllica para um direto para o Uyuni e pagar uma diferença de R$ 227.50, com desconto que implorei para a mulher da Amaszonas. Não estava contando com esse gasto, mas foi o melhor a fazer.

O voo sairia as 7 da manhã do dia 09/05. Consegui já resolver o voo da Angéllica também e finalmente havia encontrado uma solução sem atrasar o meu roteiro. Começaria UYUNI dia 09 mesmo. Uhullllllll.

Se bobear ainda encontraria os meninos em UYUNI no outro dia. Eu ficaria mais uma noite em SCLS. 

  • Sozinho em Santa Cruz. Bora rodar essa cidade:

Comuniquei a Angéllica que iria até o aeroporto buscá-la e fui rodar a cidade. Comprei uma agua por 9 BOL e fui até o mirador que tem ao lado da igreja central na plaza de armas para ver o pôr-do-sol da cidade.

Entrada: 3 BOL (Na parte da tarde abre as 14:00h).  

Foi lindo e pela primeira vez senti uma leveza de começar a ver tudo dando certo. Se tem uma coisa que me emociona é o pôr-do-sol. ahahaha. Uma lágrima caiu, pombos voaram...

Zuando!!! mas foi lindo d+. Seguem fotos: 

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Hora de buscar e conhecer minha mais nova companheira de viagem: A Angéllica, a doidinha que perdeu o voo.

Nada de ônibus passar, hora indo embora e bateu a bad dela chegar no aeroporto sozinha e perdida. Entrei num taxi e tentei negociar. Não deu muito certo e consegui 10 BOL de desconto só. Como já estava muito tarde, lá se foram 60 BOL de taxi até o aeroporto. 

Cheguei lá e não era que a Angéllica era muito legal!!!! Uma pessoa maravilhosa e meiga. pegamos o busão de 6 BOL na volta.

Tudo resolvido, ansiedade a mil, coração acelerado e com um alívio imenso, pois estava dando tudo certo. 5 da matina pra fora da cama e simbora pro Uyuni e aproveitar para tomar um banho de sal grosso pra ver se nada mais dava errado. 

 

Gastos iniciais:

- Seguro Viagem (Pela Alianz): R$ 158.88.

- Passagem Ida e Volta Santa Cruz de La Sierra x São Paulo (BOA pela Viajanet) : R$ 1.263,46. 

- Passagem SCLS X Sucre (Amaszonas pelo e-Destinos) R$ 236,41. 

Total: R$ 1.658,75.

Gastos em SCLS:

Vou converter os valores em reais de acordo com o dólar que comprei a 3.50 no Brasil. 

- Busão Aeroporto x Centro: 6 BOL

- Diária 07-08/05: 55 BOL - Não reservamos antes. 

- Janta: 17.50 BOL

- Almoço: 28 BOL.

- Lembranças: 20 BOL.

- Diária 08 - 09/05: 55 BOL.

- Agua: 9 BOL. 

- Mirador: 3 BOL.

- Taxi Centro x Aeroporto : 60 BOL.

- Bus Centro x Aeroporto (09/05): 6 BOL. 

Total: 259.50 BOL =  R$ 132.34. 

- Diferença passagem para UYUNI: R$ 227.50.

Total parcial da viagem: R$ 2.018.59.

 

Próximo capítulo: UYUNI: 09/05: Não rolou a foto espelhada, mas nosso primeiro dia foi incrível. 

 

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Grande Diego! Não sabe minha felicidade quando vejo a galera retornando aqui e contribuindo com relatos como esse. Tá foda! Promete ser um daqueles bem completos. Parabéns, cara!!! Continua aí.

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Em 05/06/2018 em 23:26, Diego Moier disse:

Você começa a se apaixonar pelos lugares e histórias e já era: Tá lá você lendo tudo sobre: Atacama, Uyuni, MacchuPicchu e afins. Melhor ainda quando você encontra pessoas como o Rodrigo e Maryana (Dispensa apresentações) que te entrega um monte de coisa de mão beijada. A Maryana foi uma das grandes incentivadoras e é uma pessoa incrível e sempre disposta a ajudar. Sigam ela no Instagram: @vidamochileira.

Obrigado Mary!!!! ❤️ 

Sim, a @Maryana Teles é foda. Uma amiga querida, generosa e do bem. É muito foda acompanhar o crescimento dela no @vidamochileira  e todas as aventuras em que ela e o Mark se jogam de cabeça. O site dela tá muito completo, também. Vale a pena a galera dar uma conferida.

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@rodrigovix Obrigadooo... muita gente tem muito a agradecer pela colaboração que você deu nesse roteiro. Apesar de fazer um tempinho, muita gente que topei pelas estradas comentavam de você ou da Mary.

Obrigado pela força!!!!! A @Maryana Teles realmente é muito foda tbem, o site dela é bem completão.

Muita luz para vocês dois.

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@Diego Moier  meu Deus!!! Eu tô aqui emocionada lendo esse post, um porque tô revivendo tudo que essa trip me proporcionou e dois porque pelo simples fato de ajudar compartilhando a minha experiência tive a oportunidade de "conhecer" pessoas incríveis como você! Muito obrigada pelo carinho de ter mencionado o blog por aqui e muito obrigada por compartilhar a sua experiência também. É assim, que ajudamos uns aos outros e fazemos do mundo um lugar melhor. Mais uma vez, MUITO OBRIGADA!

Seu roteiro tá tão detalhado quanto o meu ou o do @rodrigovix

Parabéns pelo empenho!!!

Bjs

Mary

 

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@Diego Moier Ahhh! É tão lindo ver que de alguma forma a gente passa pela vida das pessoas de alguma forma simples, mas importante. Fico muito feliz de ter passado pela sua vida em forma de posts detalhados! hahahahahaha

Ahhhh! Você também é foda! :)

Bjs

Mary

 

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@Maryana Teles eu que agradeço mais uma vez... A gente que acaba planejando uma viagem baseado nas experiências de vocês criamos com certeza um apreço muito grande. Concretizar a viagem também intensifica esse respeito. :DDD Obrigado pelo comentário e incentivo. ❤️❤️❤️ 

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CAPÍTULO 2: UYUI 09/05: Não rolou a foto espelhada, mas nosso primeiro dia foi incrível.

Antes de fazer o planejamento da minha viagem, eu nem sequer tinha ouvido falar do Uyuni e por incrível que pareça, quando comentei com algumas pessoas, muitas também não conheciam.

Uma rápida pesquisa no google e você já começa a imaginar o lugar incrível que é e aquela foto surreal espelhada que vai tirar. 

  • O que precisamos saber sobre Uyuni?

Uyuni é uma cidade no departamento de Potosí, na Bolívia, capital da provincia Antonio Quijarro. O salar de Uyuni é também conhecido por Salar de Tunupa. Tem mais de 10.580 km quadrados e está a uma altitude de 3.600 metros acima do mar. O Salar pode ser visto do espaço e serviu de guia para o Apollo 11.  

O Salar também é chamado de Salar de Tunupa devido a uma lenda de que as montanhas Tunupa, Kusku e Kusina eram seres gigantes. Tunupa casou-se com Kusku, porém a traiu com Kusina. Tunupa chorou tanto que suas lágrimas se juntaram ao leite que dava para seu filho e transformou-se no Salar. Linda história ne?

Para os que preferem acreditar em fatos mais científicos, o salar foi formado em consequência de transformações de lagos (principalmente a sua evaporação) e o levantamento da cordilheira dos Andes. Atualmente ele é considerado o maior deserto de sal do mundo. 

  • Finalmente let's go UYUNI. 

Saímos do hostel em SCLS as 5 da manhã para pegar o micro-ônibus até o aeroporto, fizemos o check-in, embarcamos em um avião que mais parecia de brinquedo da Amaszonas (Sério, o avião era minúsculo que nem dava para ficar em pé dentro dele, e cabiam apenas 21 pessoas). 

Saída de SCLS: 8h - Chegada em Uyuni: 9h. 

O voo é bem rapidinho, porém dá um leve medo pelo tamanho do avião. 

Ao chegar no aeroporto de Uyuni você já começa a sentir um pouco a altitude, mas estava tomando Diamox em Santa Cruz, justamente para não sentir tanto e foi super de boa. O ventinho gelado e a neblina já antecipava o frio do cacete que nos esperava. 

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Chegada no Aeroporto de Uyuni

Você pega a sua mala e na saída do aeroporto já tem vários taxis na porta. O valor é 10 BOL por pessoa. Não adianta juntar grupos para ficar mais barato pois a taxa é fixa e individual. Inclusive está em uma placa na saída do aeroporto. 

Já ia me esquecendo... Antes de sair de Santa Cruz, falamos com os meninos que foram na frente para o Uyuni e eles já anteciparam a agência que haviam fechado a travessia e o valor. Preferimos chegar e procurar direto a agência, pois não teríamos muito tempo e já faríamos o passeio juntos. 

O Taxista foi bem simpático e já começou a nos dar dicas e perguntar sobre o Brasil. Pedimos para ficar na praça (Av. Ferroviaria) e já fomos direto para a gência. Já tinha anotado sobre ela por indicação de diversas pessoas, então fiquei mais tranquilo, pois o valor estava dentro do que esperava pagar e era "garantia de ser confiável". 

Agência que fechamos a travessia: Esmeralda Tour. 

Plza. Central casi esq.A. Ferroviária nº7. 

www.esmeraldatoursuyuni.com

Entramos na agência e de cara topamos com 2 brasileiras que estavam quase no final do mochilão (A Bianca @biancazamberlan e a Larissa @larissasingolani). Aquela felicidade contida toda vez que encontra um brasileiro e já simpatiza com a pessoa de cara. Decidimos então pedir a agência para colocar nós 6 juntos no mesmo carro. Foi a melhor escolha da vida. QUE GRUPO FODA!

PROBLEMA 4:

Na hora de pagar o passeio, entrego uma nota de 100 dólares para a mulher e ela fica olhando atentamente para a nota, roda a nota pra lá, pra cá, olha contra a luz. Já comecei a sentir meu coração acelerando e não era de soroche. Ela pede para ir na casa de cambio verificar a nota e eu peço para ir com ela. Chegando lá a notícia fatídica: "A nota era falsa". MANOOOOOOOOOOOOOOOO! Levei 100 dólares falso do Brasil. Isso significava R$ 350,00 a menos no meu orçamento. Deu vontade de chorar, sério.

Troquei mais reais por Bolivianos na casa de cambio e paguei o passeio. Fiquei tão transtornado que nem prestei atenção na cotação de Uyuni e nem ia adiantar saber pq não tinha outro jeito. Vou considerar a cotação inicial apenas para ter uma base e para vocês não vai interferir (a não ser que vocês levem 100 dólares falso para uma viagem). kkkkkk

Total da travessia: 800 BOL

Para deixar em San Pedro de Atacama no final do passeio eles cobram mais 50 BOL. 

Se chorar consegue fechar tudo em 800. Lembrando que há diversas agências no centro com os mais variados valores. Caso cheguem cedo compensa dar uma volta e fazer a pesquisa de preço. Só aconselho a já ir com algumas agências pré definidas. Pesquisem, leiam, pergunte em grupos. Escolher uma agência confiável é muito importante, pois serão 3 dias, sem possibilidade de voltar atrás. Só se você quiser descer no deserto de sal e voltar a pé. 

  • Como funciona o passeio?

Pegamos o passeio de 3 dias e 2 noites. Você pega tudo que acha necessário do mochilão, coloca na mochila de ataque , pois só vai ter acesso ao mochilão na primeira parada para dormir. O mochilão é amarrado em cima da caminhonete. BEMMM amarrado. O guia não vai gostar nadinha se você ficar pedindo para ele parar para pegar algo no mochilão. Nem sei se eles fariam isso caso necessário. 

A agência será responsável para levar todo mundo para todas as paradas, organanizar lugares para dormir, servir comida e se tiver sorte com o guia (que na maioria das vezes é o próprio motorista), ele vai tirar fotinhas de perspectiva, colocar músicas maneiras e ser bem legal com a vocês. 

No ultimo dia o motorista deixará todo mundo na fronteira e indicar a van que irão pegar e ir para San Pedro de Atacama, por isso que elas cobram aqueles 50 BOL a mais. Conto detalhes sobre todo esse processo de fronteira mais pro final.  

  • O que levar na mochila de ataque nesse primeiro dia do Uyuni?

- Dinheiro e documento (Documento nem preciso falar nada e dinheiro para pagar entradas e comprar algo caso queira) Total para entradas: 180 BOL;

- Óculos de Sol (Importante pois o sol pode castigar e tem lugares que são tão brancos que dói a vista);

- Protetor solar para corpo e lábios (item obrigatório);

- Manteiga de cacau (Para evitar ressecamento e corte dos lábios)

- Hidratante corporal (Para ir reforçando a hidratação da pele e não chegar em SPA cheio de assaduras);

- Lenço umedecido;

- Papel Higiênico (Diversos lugares na Bolívia não tem papel Higiênico);

- Corta vento, cachecol, luva, touca, casaco (Vá preparando para o frio, porém não precisa já sair igual um boneco de neve. Vai usando aos poucos de acordo com a necessidade). 

- Lanche, chocolate, fruta (Não precisa ser muito, apenas para manter até chegar no primeiro alojamento/hostel);

- Água (Nessa primeira etapa o ideal são no mínimo 2 litros de água. O resto pode deixar lá em cima no carro. Ao total levem uns 5 litros de água para toda a travessia, foi o suficiente para mim, porém vai de cada um e quanto mais água melhor). 

Agência ok, pagamento efetuado, chorando pelos 100 dólares ainda, fomos a um mercadinho comprar a água, fruta e mais alguma coisa para levar. 

5 litros de água: 10 BOL.

6 Maçãs: 10 BOL.

Lanche que uma tia estava vendendo na frente do mercado, com carne que nem procurei saber de que era (Tava uma maravilha): 8 BOL.

1 Luva: 15 BOL (Não levei luva e achei melhor garantir). 

Brasileiros reunidos, hora de guardar os mochilões, tomar seus lugares (todos foram revezando durante os dias, pois alguns lugares eram mais confortáveis). Esse momento dá até um friozinho na barriga quando o carro sai e bate aquela sensação de emoção e aventura. 

Um ponto que queria deixar frisado aqui: GUIAS.

O guia legal nem sempre é somente aquele que ri a todo momento, palhação. Existem guias mais quietos, sérios, mas que também são excelentes guias. Lidamos com pessoas que tem seus problemas, trabalham duro, tem família e nem sempre estarão rindo a todo momento. Nem por isso eles deixarão de ser ótimos guias.

O nosso inicialmente estava bem calado e no decorrer do caminho descobrimos que eles estava com a garganta inflamada e que fazia esse trajeto 2 vezes por semana. É mais que justo que essas coisas sejam consideradas e que haja uma ajuda e respeito mútuo, para que todos façam uma viagem supimpa.

No decorrer da viagem ele se mostrou ser um cara foda e foi super gente boa com todo mundo. 

  • Tudo que o Uyuni tem a oferecer:

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Mapa de Uyuni e seus pontos turísticos até chegar no Chile que achei na internet.

Nossa primeira parada foi bem pertinho do centro de Uyuni: Cementério de Trenes. 

"De 1888 a 1892, no mandato do presidente Aniceto Arce, a Bolívia estava no ápice de sua produção mineral...Arce decidiu investir na construção de uma ferrovia... contudo, sem apoio era impossível manter a construção, devido à falta de diversos recursos, como: financeiro, tecnológico, operacional, entre outros. Então, Arce solicitou ajuda a engenheiros britânicos, que além de fornecer os vagões, passaram a gerir o projeto, que de acordo com os planos, em breve estaria pronto.


Os índios Aimarás, por diversas vezes tentaram destruir as etapas das construções, pois, acreditavam que esse progresso viria destruir sua paz... e mesmo com tantas manifestações dos Aimarás, a ferrovia foi construída. 


Sobre o fim das atividades da ferrovia, cada um aponta um motivo, mas o mais provável é a junção de vários eventos por volta das décadas de 1920 e 1930, como: A Grande Crise de 1929, a perda do território (para o Chile) que dava saída para o mar e, principalmente, a escassez de minérios".                                                                Texto: queimandoasfalto.com.br

Tiramos algumas fotos, o frio ainda estava bem tranquilo, eu me arrisquei em umas fotos mais ousadas (depois quebra todos os dentes e fica chorando) e logo voltamos para seguir viagem. Eu preferi sempre estar com minhas coisas de valores, principalmente documento, dinheiro e a câmera. Alguns deixavam no carro. Eu preferi garantir para que não desse qualquer tipo de problema e carregar para onde eu ia (Não era desconfiança do motorista em si, era prevenção mesmo).

17.thumb.jpg.1f458d10dc953420a52c14e8421e3b76.jpgDa esquerda para a direita (Larissa (que conhecemos na agência em Uyuni), Guilherme (Que conheci no hostel em Santa Cruz e também teve o voo cancelado), A Bianca (amiga da Larissa que também conhecemos na agência em Uyuni), Erilmar (Que me acolheu em SP), Angéllica (Que perdeu o voo), e euzito. 

20180509123638_IMG_0677.thumb.JPG.000c5dff9aa108928dd06812939e2ab6.JPGDeterminação e garra! kkkk

20180509123700_IMG_0680.thumb.JPG.a0de2daeefbb2833db60f13080324efe.JPGCementério de trenes - Eu querendo ficar sem dentes.

20180509130004_IMG_0804.thumb.JPG.7b7dfcab5fd690238563c8289ddfc27b.JPGCementério de trenes

 

Próxima parada: Comunidade de Colchani.

Colchani é um povoado onde você pode comer, comprar artesanatos, lembranças. O preço é razoável. O tempo de parada foi bem curto: 30 minutos no máximo. Comprei um pacote de algo que parecia uma castanha (5 BOL) que durou até o final da viagem. Quando estava com muita fome e não tinha nada para comer ela salvava. 

12.jpg.c43a4459bbffe1d4cd0ab9d5c197ad3d.jpg

Povoado de Colchani

Voltamos para o carro, revezamos os assentos e partimos para a próxima parada: O Salar. 

Inicialmente o Salar é um pouco marrom, com algumas poças que borbulham (Resultante do vulcão) e que muitos moradoras banham as pernas no combate ao reumatismo e outras doenças.

Não ficamos muito tempo, pois muita coisa esperava a gente. 

18.jpg.a45e33cbb32ed55130b4f7fd536b2b20.jpg

20180509141900_IMG_0864.thumb.JPG.8820c91769f5916212e1a96e5394bcbd.JPGOlha a galerinha aí e o nosso possante

A medida que vamos entrando para o salar, o branco vai tomando conta e o óculos começa a ser útil. Uma imensidão começa a tomar conta e já vamos perdendo a noção de fim. 

20180509142919_IMG_0868.thumb.JPG.ce2949bdd33ec3dead92f15f0bd739ca.JPG

20180509163143_IMG_0916.thumb.JPG.8358de464ea4128ce8b38a62126622f3.JPG

20180509163405_IMG_0922.thumb.JPG.d83f926d5f5f7c9634cab14ea9e80f37.JPGImensidão do Salar

Paramos no meio do salar e o nosso guia se ofereceu para tirar umas fotos de perspectivas que são de lei para quem vai para o Salar. Fizemos até um vídeozinho que posto mais pra frente. 

1174812742_SemTtulo-2.thumb.jpg.33cb96db718ce7aa3bb2c40cde3064af.jpgFotos de Perspectiva do Salar

Nem sempre o Salar está alagado (Tem as épocas específicas) e não tive muita sorte. No final do dia passamos por uma parte alagada, porém estava com muito vento e não ficava refletido. 

Continuamos viagem e paramos no Monumento Dakar e monumento das bandeiras onde foi servido o nosso almoço. O próprio guia prepara a comida que por sinal estava muito boa. Muita salada, carne, lentilha, macarrão, queijo, água e refri. 

20180509143216_IMG_0876.thumb.JPG.b306f4b1415cc0c5bf8e484e97191f7a.JPGMonumento Dakar - Lado Bolívia

20180509143527_IMG_0886.JPGMonumento Dakar - Lado Potossi

20180509143351_IMG_0881.JPGMuseu e nosso lugar de almoço

20180509144251_IMG_0904.JPGMonumento das bandeiras. BRASILLLLL!!!!!

Não pude deixar de catar um salzinho pra levar para casa. Depois vocês vão perceber que eu sou um compulsivo de guardar lembranças dos lugares sem necessariamente pagar por elas (Galhos, folhas, pedras, etc). Minha mochila voltou alguns kg a mais por isso.

Um tempinho para relaxar e a próxima parada seria a Isla del Pescado. 

Nesta ilha você vai ter que pagar 30BOL na entrada. Os valores não estão incluídos nos pacotes das agências. É importante que você reserve esse valor. O total que paguei foi de 180 BOL. 

Os cactos com até dez metros de altura podem ter uns 600 anos de idade.

20180509175338_IMG_1008.thumb.JPG.0715738cda5c7ee00e91cb5f944512b6.JPGIsla del Pescado e seu contraste com o salar

20180509174722_IMG_0987.thumb.JPG.678b2c5ac5bfcae10a80130d17880e25.JPGIsla del Pescado e seu cactos gigantes

20180509175117_IMG_0999.thumb.JPG.76a5b49c1cbba196b259752c771fdc5c.JPGQuando a pessoa acha que tá fazendo book

O Sol começou a ir embora e é hora de seguir viagem para o primeiro alojamento em um pequeno vilarejo que não lembro o nome.

Antes de chegar no alojamento encontramos uma parte do Salar alagado, porém estava um vento do cacete e não tive muito sucesso com fotos.

20180509_181403.thumb.jpg.dfde354e3abad7b235611a461e00fde3.jpgSalar alagado com vento. Fiquei frustrado pois só peguei um vento gelado na cara!

Chegando no alojamento, pegamos nossos mochilões de cima do carro e logo nosso rango estaria na mesa. os meninos ficaram em um quarto e as meninas em outro.

Neste dia para tomar banho quente você pagava 10 BOL, porém o grande detalhe é que era impossível o banho ficar quente. O frio já estava castigando e a solução foi tomar banho com lenço umedecido.

Nosso jantar já estava na mesa (Entrada: Sopa com pão / Prato principal: carne, frango, linguiça, batata frita, tudo misturado e estava uma delícia. Não sei o nome do prato). Nosso guia ainda nos deu uma garrafa de vinho que foi o suficiente para batermos um longo papo e nos conhecermos um pouco mais. Até então não sabia muita coisa das outras pessoas. 

Neste momento você descobre as pessoas fodonas que a vida coloca na sua frente. 

Todos alimentados, fomos dormir, exceto a Angéllica que passou mal a noite inteira vomitando.

Na cama tinham uns 3 cobertores que foi o suficiente para não passar frio. Quanto tempo que eles não são lavados? Ahhhh vamos mudar de assunto. kkkkk 

Dicas Importantes:

- Não espere tomar banho. Alguns tem sorte e outros não;

- A comida foi excelente, porém pode ser uma merda dependendo da agência que você paga;

- Levem lenços umedecidos;

- Usem hidratante;

- Se você tem dificuldade em dormir em qualquer lugar por conta da coberta, leve um lençol e uma fronha para usar e assim não ter muito contato com as cobertas. Elas não aparentam ser sujas, apenas a imaginação que flui mesmo para alguns. kkkk 

Dormi super bem e sem passar frio e com a ansiedade a mil para chegar logo o segundo dia.

Gastos no primeiro dia em Uyuni:

Taxi: 10 BOL.

Esmeralda Tour com transporte para SPA: 850 BOL.

5 litros de água: 10 BOL.

6 Maçãs: 10 BOL.

Lanche: 8 BOL.

1 Luva: 15 BOL

Castanha: 5 BOL. 

Entrada Isla del Pescado: 30 BOL

Total: 938 BOL (Cotação para real: 1.70).

Total em Reais: R$ 551.76.

Total parcial da Viagem:  R$ 2.570.35.

 

Próximo capítulo: UYUNI: 2º dia - 10/05: Lagunas e mais lagunas. 

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    • Por TMRocha
      Estou aproveitando esse espaço para contar um pouco de como foi a minha experiência de intercâmbio nesse país que é tão próximo de nós, mas mesmo assim tão diferente.

      Entenda um pouco sobre a experiência que obtive após estudar espanhol por um mês no Uruguai.
       
      Para não perder tempo, estou dividindo os tópicos desse dessa forma:
      1) Alguns dados interessantes do Uruguai; 2) Por que estudo Espanhol?; 3) Minha Experiência de Intercâmbio no Uruguai; 4) Minhas Considerações. Após isso o Índice dos posts dessa viagem; E por fim o relato propriamente dito! 1) Alguns dados interessantes do Uruguai
      O Uruguai é um país pequeno e muito charmoso, com cidades arborizadas, campos extensos, praias limpas e um povo muito cordial e amistoso. O país faz fronteira com a Argentina e com o Brasil, no estado do Rio Grande do Sul.

      Os verões são quentes, com temperaturas que variam entre os 23 e 38ºC, já os invernos são frios e a temperatura gira ao redor dos 15ºC, com algumas madrugadas geladas abaixo de zero. Com um clima temperado, o Uruguai possui estações bem definidas, atendendo a todos os gostos.

      Os uruguaios gostam de futebol, mate e churrasco. É muito comum vê-los com uma garrafa térmica sob o braço e o mate na mão andando pelas ruas, nos shoppings, em todos os lugares. São pessoas alegres, receptivas e solícitas, que estão sempre prontas pra ajudar.

      Mate uruguaio.
      O país conta com pouco mais de 3,3 milhões de habitantes, sendo que destes, 1/3 vive na sua capital, Montevideo. A economia é estável e vale ainda citar que o Uruguai é um dos países mais seguros e possui uma das mais altas taxas de qualidade de vida de toda a América do Sul.

      Fonte Pesquisada:
      http://www.brasileirosnouruguai.com.br/conheca-o-uruguai
      2) Por que estudo Espanhol?

      Olá, me chamo Thiago e acho que deve fazer ao menos uns três anos que estudo espanhol  [04/10/2017] e pouco a pouco estou melhorando meu conhecimento nesse idioma tão interessante. Com o espanhol tive a oportunidade de conhecer outras culturas que antigamente estavam fechadas para mim.

      Vestimenta típica para festas musicais de alguma região do Equador.

      Touradas, na Espanha.

      Murga, uma apresentação típica do carnaval uruguaio.

      Festa dos Mortos, no México.
      Descobri novos povos, outras comidas típicas que antes não fazia ideia que existiam e ainda tive a oportunidade de me aventurar por um novo país: o Uruguai, onde fiquei morando por um mês em uma casa de família super simpática enquanto estudava espanhol de forma intensiva em uma academia de ensino uruguaia.
      3) Minha Experiência de Intercâmbio no Uruguai
      Minha ideia inicial era fazer um intercâmbio junto ao CACS para a Espanha, mas como a crise estourou pesado em 2014 esse plano acabou caindo por terra, então continuei juntando mais algum dinheiro e resolvi fazer isso por conta própria junto a CVC, e numa das opções apareceu o Uruguai, país que decidi passar um mês inteiro realizando o intercâmbio de espanhol.

      Montevideo, capital do Uruguai.
      Lá fiz muitos passeios pela capital Montevideo e ainda conheci outras cidades próximas como Punta del Este, Colonia del Sacramento e Salto del Penitente (em Minas). Nesta última cidade andei a cavalo, me aventurei em uma tirolesa e até me arrisquei num rapel [que na verdade foi uma falha total!].

      Academia Uruguay, onde estudei no meu intercâmbio.

      Praça Independência, Montevideo.

      Monumento Los Dedos, em Punta del Este.

      Colônia do Sacramento, vista do alto de um Farol.



      Nas últimas três fotos acima: Eu me arriscando nos esportes de aventura em Salto del Penitente, no Uruguai.
      Com o intercâmbio conheci mais do comportamento dos uruguaios e descobri que eles são um povo incrível, cultos, organizados, super trabalhadores, que gostam da natureza e realmente amam o seu pequeno país.
       
      E claro, como um bom viajante também passei por alguns perrengues mais complicados, em especial para me adaptar com o clima e a comida típica do país, que é muito diferente da brasileira.

      Milanesa Pollo Napolitana con fritas.

      "Pasta". Esse é o nome que os uruguaios dão para o macarrão.

      Carne de Javali, uma iguaria típica de Salto del Penitente.
      O mais importante é que tive boas experiências que serão lembradas por mim até o meu último dia de vida. Mesmo em todo esse texto não foi possível relatar sequer um décimo do que fiz e do que senti por lá. Resumindo...
      "Ter a oportunidade de aprender um novo idioma é o mesmo que se abrir para novas oportunidades no presente e no futuro."
      Acho que isso resume um pouco do aprendizado que tive por lá. E pensando nisso, resolvi organizar esse tópico para que incentive novos viajantes ou até mesmo outras pessoas que pretendam aprofundar mais o seu conhecimento nessa língua.

      Sem mais delongas, abaixo estou colocando o índice organizado de toda essa maratona que fiz por lá, sem claro, deixar de ensinar um pouco do espanhol também e contando praticamente tudo que aconteceu no país, desde a minha saída do Brasil até a chegada no outro mês.E para fechar com chave de ouro, só falta esse assunto
      4) Minhas considerações:

      Desejo um agradecimento especial à família que estava me hospedando: O Álvaro, a Stela, a Fernanda e também aos dois hóspedes gringos que ali estavam e me ajudaram muito, o Míchel da Suíça, e a Kelsy, dos Estados Unidos. E também para toda a equipe da Academia Uruguay que me ajudou bastante.
       
      Desejo que todos vocês aproveitem a vida, trabalhem bastante e que viagem sempre que puderem. A todos os leitores, espero que tenham sempre uma boa viagem!
       
      A seguir:
      - Índice do Relato dessa viagem;
      - Relato propriamente dito.
    • Por peresosk
      Esta viagem foi a última parte da viagem que fiz pela Ásia, então claro não tem preços dos voos do Brasil, isto vai depender de cada um.
      Vamos aos números que muita gente gosta de saber.
      O Roteiro
      TURQUIA - IRÃ - VIETNÃ - LAOS - TAILÂNDIA - MALÁSIA - SINGAPURA - FILIPINAS - COREIA DO SUL - RÚSSIA
      A Rota dentro da Rússia
      Vladivostok – Khabarovsk (13h48 de viagem – R$ 84,68)
      Khabarovsk  – Chita (42h10 de viagem – R$ 211,76)
      Chita – Ulan-Ude (10h27 de viagem – R$ 50,66)
      Ulan-Ude – Irkutsk (06h43 de viagem – R$ 46,14)
      Irkutsk – Novosibirsk (32h11 de viagem – R$ 103,81)
      Novosibirsk  – Omsk (08h36 de viagem – R$ 52,94)
      Omsk – Tyumen (07h48 de viagem – R$ 49,78)
      Tyumen  – Yekaterinburg (05h27 de viagem – R$ 36,31)
      Yekaterinburg – Vladimir (25h31 de viagem – R$ 94,65)
      Vladimir – Moscou (01h42 de viagem – R$ 12,91)
      Moscou – St. Petersburgo (11h35 de viagem – R$ 52,04)
      St. Petersburgo – Kaliningrado (01h35 de viagem (avião) – R$ 180,77)
      Quando: Março e Abril de 2018
      Dias: 58
      Noites em Hostel: 1
      Viagens Noturnas: 6
      Couchsurfing: 51
      Valor Gasto em Real: R$2162,94 ($675,92)
      Média Diária em Real: R$37,29 ($11,65)
      Planilha com todos os gastos: https://goo.gl/JtTho9
      Meus Vídeos no Youtube: LINK AQUI
      O Trailer

      VLADIVOSTOK (3 DIAS)
      Como eu cheguei até a Rússia é outro assunto, hoje você vai assistir um relato de como foi viagem durante 58 dias no maior do país do mundo.
      Voo da Coreia do Sul direto para Vladivostok, pousei em um dia com sol e temperatura por volta de 1 grau, inesperado para 4 de março. Para sair do aeroporto nada de táxi pois isto é coisa para turista, um mini bus me levou direto para a estação de trem onde meu primeiro anfitrião estava me esperando, Vladivostok fiquei 3 noites e foi o suficiente para ver o que a cidade tinha para oferecer e claro conhecer pessoas, a Rússia ficou marcada por isto, dúvida?
      Meu anfitrião não é a pessoa mais simpática do mundo, mas logo no primeiro dia conheci Ana que falava espanhol, japonês e russo é claro, nada de inglês. Ela trabalha em uma multinacional japonesa e dá aulas de espanhol, a explicação é meio lógica, Vladivostok fica do lado do Japão e existem muitas empresas e carros japoneses circulando em toda a Sibéria inclusive até Irkutsk, falo isso pois a direção dos carros fica na direita. Ana me levou a uma fortaleza antiga que defendia a cidade até 1991, não tenho imagens pois praticamente congelei naquela noite com temperaturas próximas dos -20 e um vento assustador.
      No outro dia começou muito bem com Elena, uma pessoa divertida demais que fomos andar sobre o mar congelado, lembrando que fui viajar no final do inverno, o que não significa calor na Rússia.
      Foi um dia muito especial praticamente me avisando do que seria esta viagem, teve comida mexicana, restaurante fino, chocolate com sal e claro mais uma amizade do mundo.

      Uma das novas pontes da cidade, Vladivostok estava fechada ao turismo até 1991

      Elena foi uma das novas amigas da Rússia, mais uma que ama o Brasil

      O mar congelado junto com o inverno Russo
      A estação de trem de Vladivostok tem a icônica placa com o número 9288, significa a distância de trem até Moscou, mas eu não segui exatamente a rota da transiberiana, antes do momento do embarque fui com o Leo ver o farol do mar congelado e aquele local parece cena de filme.

      A placa com 9288 km até Moscou

      O farol que serve para guiar embarcações
      Primeiro destino definido, Khabarovsk fica a 14h48 de Vladivostok e as por volta das 5 da tarde embarquei com neve para a minha primeira jornada na Rússia, foi curta se comparar com o que vinha pela frente. Logo do inicio da viagem presenciei uma das cenas mais bonitas da minha vida, uma senhora de dentro do trem despedindo-se de seus parentes e assim começou a vida nos trens russos. Vagão novo e foi bem vazio, mas esta maravilha não seria frequente depois de algumas viagens.

      Submarino S-56 utilizado em guerra, hoje é um museu

      O vagão da terceira classe, a platzkart

      Ainda na estação uma das placas mais esperadas da minha vida, hora de embarcar

      Na praça central tem o Monumento aos combatentes pelo poder soviético
    • Por Lljj
      Assisti esse filme quando tinha uns 11 anos de idade. Na época, enquanto os créditos finais subiam na tela, me via profundamente incomodada com o que eu era, o que fazia e o que estava fadada a me tornar. Minha vida não era motivo de orgulho.
      Para uma pré-adolescente é difícil conseguir começar de novo, afinal a vida sequer havia começado, e meus responsáveis seriam contra uma viagem solo de autodescoberta. Conforme os anos passavam, esta insatisfação se aprofundava dentro de mim. Para driblá-la, eu seguia o caminho básico de qualquer pessoa que almeja ser razoavelmente bem-sucedida: não repeti na escola, trabalhei desde cedo, fiz cursos variados e dei o meu melhor para não desapontar aqueles que me amavam. Ainda assim, todas as vezes que realizava alguma conquista, esta era ofuscada pela sensação de vazio. Não me orgulhava delas.
      O problema não era a minha vida, não realmente. O problema era que aquela não parecia ser a minha vida. Nada era como eu queria que fosse, e sim como os outros esperavam que eu quisesse. Seguindo indicações alheias, acabei estudando um curso superior que desgostava e trabalhando em um escritório insuportavelmente tedioso e restritivo. “O que mais poderia querer em tempos de crise?”, me questionava. E, mesmo assim, não me orgulhava de nada daquilo.
      Uma profunda autoanalise e o auxílio de uma coaching foram necessárias para que enxergasse a razão da minha infelicidade: eu encarava o mundo de forma negativa. Nada seria satisfatório enquanto insistisse em dar voz ao pessimismo que sussurrava nos meus ouvidos. A partir daí, passei a travar uma feroz batalha interior para descobrir que pessoa poderia me tornar sem essa negatividade nublando as minhas decisões.
      Agora posso até dizer que sempre entendi esse trecho do filme pela perspectiva errada. Me concentrava tanto em “espero que tenha uma vida da qual você se orgulhe” que ignorava o “nunca é tarde de mais para ser quem você quiser ser”. Engraçado, né?
      Ainda não sei o que quero ser e, pela primeira vez, não estou com pressa em saber. Bem, “não há regras para esse tipo de coisa”! Então, com toda a coragem que percebi possuir, iniciei o Projeto Preciosas.
      O projeto envolve duas paixões pessoais: escrita e viagem. Escrever é meu ponto de equilíbrio, o que me impede de correr pela rua arrancando os cabelos da cabeça. Viajar é algo que vivencio desde que aprendi a ler, pois a leitura já me transportou a incontáveis lugares.
      Preciosas é o título de uma série de romances que venho desenvolvendo há longos anos. Apenas nos últimos meses que me permiti idealizar uma viagem baseada nos cenários das histórias, que se passam no Rio Grande do Sul.
      A viagem, ou melhor, expedição, iniciará em agosto/2018. Serão três meses circulando por diferentes cidades gaúchas, e mais três cruzando o Sul do Brasil até regressar ao meu estado natal. Comprei as passagens de avião em março – só de ida –, e cada dia que me aproxima da data de partid a me traz mais certeza, mais confiança, de que enfim tomei uma decisão por mim mesma. Ainda que rolar uma merda estratosférica, terei o consolo de ser a única responsável e não mais ser teleguiada pelas indicações dos outros.
      O slogan Na trilha da insensatez se refere exatamente a isso. Estou seguindo o caminho tortuoso da autonomia, realizando algo que todos ao meu redor acreditam ser uma loucura. Aonde essa estrada me levará? Acredito que até ao fim. Não tenho medo... pelo menos não muito. Mas há uma satisfação, um orgulho, em saber que estou me tornando a pessoa que sempre quis ser.
       
      Post original em https://www.lljj.com.br/
      Imagem em Pixabay
    • Por BrunaKC
      Depois de 5 meses de planejamento, no primeiro dia do ano peguei um avião rumo à Patagônia!
      Eu deveria estar super feliz, mas ao invés disso eu estava triste e com um nó enorme na garganta.
      Foi minha primeira viagem sozinha. Desejei tanto essa viagem e no meu ímpeto de conhecer o mundo me esqueci que, na verdade, eu sou uma pessoa tímida. É uma luta brava ter que interagir com desconhecidos. Mas não tinha mais jeito. Bastaram 5 minutos de coragem insana. Fui. Ainda bem.
      A viagem durou 17 dias, que dividi - não proporcionalmente - entre a Patagônia Argentina e a Patagônia Chilena.
      Fiz o roteiro da seguinte forma: São Paulo ⇒ El Calafate ⇒ El Chaltén ⇒ Puerto Natales ⇒ Torres del Paine ⇒ Punta Arenas ⇒ Ushuaia ⇒ São Paulo.
      Cheguei em El Calafate pela manhã, peguei um transfer no aeroporto - que custou 180 pesos - deixei minha bagagem no hostel e fui conhecer a cidade. A cidade é pequena, a rua principal me lembrou Campos do Jordão, só que mais simples. Apesar disso, os preços são bem salgados por lá. Os mercados não tem tantas opções e os restaurantes, em grande variedade, também não tem preços muito convidativos. Li muito sobre cada um dos destinos e fui distribuindo os dias de acordo com os meus objetivos em cada um desses lugares. 
      Na volta, almocei num restaurante chamado Rutini: sopa de abóbora, um filé a milanesa napolitano com fritas e uma Quilmes. Paguei 430 pesos. Algo em torno de 60 reais.Caminhei por aquelas ruas tranquilas até o Lago Argentino. Fiquei um bom tempo lá fotografando e sentindo o vento bater no rosto. Vi alguns flamingos de longe e também vi alguns canos de origem duvidosa desembocando no lago. Uma pena. 
      Gastei mais 300 pesos no mercado comprando frutas, amendoim, suco, água, um pacote de pão, um pote de doce de leite e uma peça pequena de mortadela. Isso foi meu almoço, janta e lanche para os próximos dias.
      Em El Calafate meu principal - para não dizer único - objetivo era conhecer o Glaciar Perito Moreno, uma das maiores geleiras do mundo. Então comprei um passeio na própria recepção do hostel: Tour Alternativo Al Glaciar Perito Moreno. Esse passeio, além de levar ao parque, passa por um caminho "alternativo", vai por dentro da Estância Anita, atravessada pelo rio Mitre, a maior e mais importante da região. O tour é muito atrativo porque o ônibus vai parando na estrada, os turistas descem e tiram fotos à vontade e os guias vão contando histórias - muito interessantes, sobre a colonização da província - que você não saberia de outro modo. O tour custou 800 pesos e o ingresso do parque - pago somente em dinheiro, na entrada do parque - saiu por 500 pesos. Foi barato? Não. Valeu a pena? Muito!
      Esses passeios, e qualquer outro, são fáceis de encontrar. Há muitas opções de agências no centro da cidade. Se você for mais ansioso (a), também tem a opção de comprar antecipadamente, pela internet.Chegando no parque, a estrutura surpreende. São quilômetros de passarela, nos mais diferentes ângulos, para você apreciar o Glaciar Perito Moreno e toda a natureza daquele lugar fantástico. Foi uma das coisas mais incríveis que eu já vi na vida. Me faltam palavras para descrever. É majestoso. A natureza é maravilhosa.
      Fiz o passeio mais simples do parque: a pé, através das passarelas. Mas vale lembrar que existem passeios de barco e caminhadas em cima da geleira também. 
      O que eu te digo sobre esse lugar: você precisa ver de perto. Não há foto ou vídeo capaz de reproduzir toda a sua grandiosidade. Os sons do gelo caindo, o sol refletindo naquela imensidão branca, os inúmeros tons de azul, os pássaros, o vento. Tudo. A natureza é perfeita. Cada pedacinho dela. 
      Espero que esse relato tenha te deixado, no mínimo, curioso para ver com seus próprios olhos.
      Fico por aqui, mas logo eu volto para continuar contando a minha aventura pela Patagônia.
      O melhor ainda está por vir!
      Ah! E o que eu aprendi até aqui: encare seu medo.
      Até logo, aventureiro!








    • Por emanuelle.ec
      01/05 a 01/06 – EURO = R$ 4,41
      Oii galera ! 
       Minha primeira postagem aqui ! Resolvi compartilhar com vocês a minha primeira eurotrip ! Fiz a viagem em Maio/2018 .
      Vou deixar bem curtinho os posts com os valores e um pouco de cada cidade e algumas fotos , mas antes um resumo porque sempre tem os zé preguiça kkkkkk 
       
      Quem quiser acompanhar essa e outras viagens : @emanuelle_ec
       
      GASTOS :
      Passagem aérea :
      - Joinville – São Paulo : 5.770 milhas – GOL
      - São Paulo – Dubrovnik : R$ 1.478,47 – Turkish Air (Promo 123 milhas)
      - Bruxelas – São Paulo : R$ 1443,72 - TAP
      - São Paulo – Joinville: 4.000 milhas + R$ 31,27 – GOL
      Total : R$ 2953,46
      - Transporte (ônibus, blablacar,tram,etc) : € 269,44
      - Hospedagem :  € 475,41
      - Alimentação e extras : € 651,21
      Total : € 1396,06    Total em reais : R$ 6156,62
      TOTAL DA VIAGEM : R$ 2953,46 + R$ 6156,62 = R$ 9110,08 
       
      Como essa iria ser a minha primeira viagem pra Europa eu não estava muito afim de fazer o clichê Paris, Roma, Barcelona e tudo mais, então resolvi ir para o Leste Europeu . Eu não tinha nada planejado, tinha pesquisado claro algumas cidades que queria ver, mas não comprei NADA antecipado (fora as passagens de ida e volta claro kkk) , ia reservando ao longo do caminho os hostels e comprando as passagens de ônibus via FLIXBUS pelo app deles mesmo e as passagens de barco na Croácia foi tudo direto no local.
      Consegui uma promoção de passagem pra Croácia na 123 milhas, fiquei com receio de comprar por milhas e pelo site ser novo e tudo mais, mas olha ! Deu tudo certo !!! Como a passagem era pela Turkish eu tinha um stopover em Istambul de 21 horas, não me perguntem se eu tinha direito a hotel ou qualquer outra coisa porque nem perguntei ( mals ai), mas é que eu tenho um amigo que mora lá então ficou combinado que eu ficaria na casa dele e ele me mostraria a cidade no dia seguinte. Cheguei em Istambul as 22hrs e meu voo pra Dubrovnik só sairia as 19hrs do dia seguinte então deu tempo pra ver os principais pontos da cidade.  Não gastei quase nada em Istambul porque o maluco resolveu pagar tudo e ainda conseguimos umas pizzas free logo na noite que cheguei porque tinha sobrado e o cara da pizzaria não queria jogar fora, muita sorte !! 
       
      ISTAMBUL (01/05 a 02/05):
      Troca : 30 euros  = 141.30 liras
      Ônibus p/ aeroporto : 12 Liras
      Chocolate aeroporto : 8 Liras
      Lembrancinha: 3.50 liras
      Troca : 118 Liras = 22 euros
      Total Istanbul:  23,50 Liras - 8 euros
       
       


       
       Segui pra Croácia no dia seguinte.
      Cheguei em Dubrovnik as 21 hrs e peguei o busão do aeroporto pra cidade velha. Apesar de ser tarde já a cidade ainda tava lotada de turistas, coisa de doido mesmo, nunca vi tanta gente por m². Fiquei pouco tempo em Dubrovnik, porque pra mim foi a cidade mais cara da croácia. Passeia pela cidade, subi na muralha, tentei não enlouquecer com a senhora do mercado que não queria me vender as coisas porque eu não tinha dinheiro trocado.   O hostel que eu fiquei é super simples mas o dono é mega gente boa e já chegava recepcionando a galera com Rakia, uma bebida tradicional deles, forte do c* hahahha
       
      DUBROVNIK (02/05 a 04/05):
      Hostel (The City Place Guesthouse – 2 diárias 😞 31,44 euros ( cartão de crédito)
      Troca : 20 euros = 140 kunas
      Ônibus aero: 40 kunas
      Taxa turista : 2 euros
      Mercado – 26.81 kunas
      Almoço- 57 kunas
      Troca : 60 euros - 432 kunas
      Ônibus p/ Porto: 27 kunas
      Janta (Foccacia+Croissant): 20 kunas
      Ticket Muralha: 150 kunas
      Almoço:24 kunas
      Ônibus p/ Porto: 15 kunas
      Barco p/ Hvar: 210 kunas
      Troca : 10 euros - 72 kunas
      Mercado: 27 kunas
      Sorvete: 20 kunas
      Total Dubrovnik : 616,81 kunas = 90 euros dinheiro e 31,44 euros cartão = 121,44 euros

       


       
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