Ir para conteúdo

Europa de carro - Estacionamentos


Posts Recomendados

  • Membros

Fala galera, tudo bem?

Vou fazer uma Eurotrip em Dezembro e pretendo alugar um carro para isso... Passarei por várias cidades como Praga, Amsterdam, Stuttgart, cidades pequenas da Alemnha e Zurique...

Minha maior dúvida é em relação aos estacionamentos. Alguém sabe algo a respeito? Sei que é totalmente diferente do praticado aqui, masss. hehe

 

Valeu! Um abraço!!!

Link para o comentário
  • Membros

Nas cidades grandes, esqueça estacionar na rua, simplesmente não tem vaga, quase sempre você tem que estacionar em estacionamento privado.

Na rua, a maioria das cidades tem parquímetro, máquina onde você paga pelo estacionamento, e cada cidade usa uma máquina e esquema diferente.

Os estacionamentos privados costumam ser caros, em alguns lugares como Amsterdam, a diária num estacionamento próximo do centro custa 30 ou 40 Euros, em Munich lembro que paguei 15 Euros por noite para deixar o carro no estacionamento.

E na maioria das cidades grandes(Praga, Amsterdam, Munich, Zurich), o carro acaba mais atrapalhando do que ajudando, por que é mais fácil, rápido e barato fazer tudo a pé ou usando bonde quando necessário.

Pessoalmente eu recomendaria reavaliar este roteiro, para ver se realmente precisa ficar com carro a viagem toda, se não seria muito melhor você fazer uma parte da sua viagem de trem/avião e pegar um carro somente em algumas partes do seu roteiros, para evitar por exemplo que você fique pagando 3 diárias de 20 euros do aluguel do carro e mais 20 euros por dia para deixar o carro parado num estacionamento de Praga, e a gasolina gasta para chegar lá,  enquanto você explora a cidade a pé...

Link para o comentário
  • Membros
1 hora atrás, 111111 disse:

Nas cidades grandes, esqueça estacionar na rua, simplesmente não tem vaga, quase sempre você tem que estacionar em estacionamento privado.

Na rua, a maioria das cidades tem parquímetro, máquina onde você paga pelo estacionamento, e cada cidade usa uma máquina e esquema diferente.

Os estacionamentos privados costumam ser caros, em alguns lugares como Amsterdam, a diária num estacionamento próximo do centro custa 30 ou 40 Euros, em Munich lembro que paguei 15 Euros por noite para deixar o carro no estacionamento.

E na maioria das cidades grandes(Praga, Amsterdam, Munich, Zurich), o carro acaba mais atrapalhando do que ajudando, por que é mais fácil, rápido e barato fazer tudo a pé ou usando bonde quando necessário.

Pessoalmente eu recomendaria reavaliar este roteiro, para ver se realmente precisa ficar com carro a viagem toda, se não seria muito melhor você fazer uma parte da sua viagem de trem/avião e pegar um carro somente em algumas partes do seu roteiros, para evitar por exemplo que você fique pagando 3 diárias de 20 euros do aluguel do carro e mais 20 euros por dia para deixar o carro parado num estacionamento de Praga, e a gasolina gasta para chegar lá,  enquanto você explora a cidade a pé...

Maravilha! Obrigado pelas dicas.
Na realidade o carro não é nem para se deslocar dentro dessas cidades que falei e sim entre um país e outro. Meu objetivo é chegar numa cidade, parar o carro no estacionamento (seja particular ou do hotel) e fazer tudo de transporte publico ou a pé. Com ovc falou, tem cidades que nem da pra entrar de carro... A ideia é fazer aquela "road trip", passando por umas estradas iradas e curtindo um visual legal...

 

Valeuuu

Link para o comentário
  • Membros

Você pretende pegar o carro onde e devolver ele onde? Você já fez uma cotação de quanto que custaria esta história de alugar carro?

A maioria das pessoas esquece ou não está ciente de que pegar um carro num país e devolver ele em outro país, ou mesmo pegar o caro numa cidade e devolver em outra é absurdamente caro, a taxa de retorno pode chegar a 400 ou 600 Euros dependendo do modelo de carro, locadora e países envolvidos, este valor é adicional ao custo da locação, e facilmente pode fazer com que você gaste mais de 1.000 Euros (5 mil Reais) só com despesas do carro alugado, se estiver em 3 ou mais pessoas, dá para diluir isto entre várias pessoas, mas se estiver em 1 ou 2 pessoas, começa a ficar pesado no bolso...

Você vai viajar no inverno, você também vai ter que pagar adicional por causa dos pneus de inverno e das correntes para neve.  Em dezembro/janeiro já costuma ter neve e gelo na pista, o que pode ser bem perigoso para quem não está acostumado, principalmente nas estradas secundárias.

A maioria das pessoas tem uma ideia completamente errada do que é uma viagem de carro pela Europa, visual legal e estradas iradas  você vai ter nas estradas secundárias e nas cidades pequenas, e não nas grandes rodovias (autobahn) onde você não vai ver muita coisa alem de fábricas e armazéns a beira da estrada, na verdade você nem pode desgrudar o olho da estrada, por que vai estar cheio de gente andando a 140 ou 200 Km/h...

E como será inverno, muitas das estradas iradas nos Alpes podem estar fechadas ou estarem muito perigosas, pois as estradas secundárias não tem manutenção diária como as grandes rodovias.

Em resumo, eu sugeria  que você colocasse aqui no fórum um esboço geral do roteiro que você está pensando em fazer, algo mais ou menos como o abaixo, assim dá ter uma ideia melhor do que você quer fazer, e se alugar um carro para a viagem toda ou grande parte da viagem realmente seria útil, ou se seria um grande desperdício de dinheiro.

 

Dia 01: Saída Brasil
Dia 02: Chegada em Amsterdam
Dia xx: pegar carro e ir até Praga
Dia yy: Ida a Munich
Dia zz: Interior da Alemanha
Dia nn: Roma, devolver carro e pegar voo de volta.

 


 

  • Gostei! 1
Link para o comentário
  • Membros

Show, vc tem razão.

Eu cotei em alguams locadoras de veiculos e me surpreendi. Achei que o valor seria muito maior. Um carro na pegada do Fiesta (novo), com quilometragem ilimitada, sairia por (mais ou menos) R$ 1.300,00, pegando numa cidade e devolvendo na mesma.

Desenhei meu roteiro em cima dessa premissa. Será, mais ou menos, assim:

22/12 - Saída do Brasil

23/12 à 24/12 - Roma

25/12 à 26/12 - Milão

27/12 - Pegar o carro e dirigir até Salzburgo (Austria) - cerca de 600km / 6 horas

27/12 (final do dia) à 28/12 - Salzburgo

29/12 à 31/12 - Praga (ida de carro da cidade anterior para essa)

01/01 - Pegar o carro e dirigir até Wernigerode (Alemanha), parada para descanso - cerca de 400km / 4,5 horas

02/01 Pegar o carro e dirigir até Amsterdam - cerca de 500km / 5,5 horas

05/01 - Pegar o carro e dirigir até Cochem (Alemanha), parada para descanso - cerca de 300 km / 4 horas

06/01 à 07/01 - Ida até Stuttgart - cerca de 300 km / 3,5 horas

08/01 - Dirigir até Zurique e parar para descansar - cerca de 220 km / 3 horas

09/01 - Volta para Milão - cerca de 300 km / 4 horas

 

A principio pensei neste roteiro, ficando uma quantidade de dias aceitavel nas principais cidades que queremos conhecer (Roma, Milao, Praga e Amsterdam). O qeu acha?

Um abraço

Link para o comentário
  • Membros

Não querendo impedir que você faça o seu roteiro de carro, afinal cada um faz o que achar melhor para si, mas você já parou para pensar que contando o dia da ida e o da volta, você vai passar 11 dos seus 20 dias de viagem dentro de um avião, trem, carro aeroporto e estação de trem só em função de ir de um lugar para o outro sem fazer nada de interessante?

Alem disto, nesta época amanhece tarde, lá pelas 08:00, e escurece super cedo, as 15:30 já está escuro, e se você sair as 08:30 da manhã da cidade A para não dirigir no escuro e levar 4 a 5 horas para chegar na cidade de destino, até você se despachar e se ver livre para passear e ver alguma coisa, já vai estar escurecendo, ou seja, você passou praticamente o dia inteiro dentro de um carro sem fazer nada de muito interessante a não ser ficar cansado.

Por falar em dias curtos, já falei que as 15:30 ou 16:00 já estará escuro, e pra complicar, dia 31 é um dia complicado, onde quase tudo começa a fechar lá pelo meio dia, na prática, vocês terão só 1 dia e meio realmente aproveitável em Praga, e se você pegarem um ou dois daqueles dias bem chuvosos e frios, onde não dá para fazer nada na rua, o aproveitamento ficará bem prejudicado...

A mesma coisa em Amsterdam, com somente 2 dias, se pegar um destes dias chuvosos e frios, você se ferrou...

Você volta a Roma no final da viagem para mais alguns dias? Por que provavelmente até você se ver livre lá em Roma, já terá perdido boa parte da manhã ou mesmo tarde do dia 23, e como no dia 24 a maioria das coisas só funciona até o meio-dia, e no dia 25 você já vai a Milão, pode acabar não sobrando tempo para nada em Roma...

Algum interesse específico em Milão? Não costuma ser um destino que atraia muito turistas, pois é basicamente uma cidade com alguns poucos atrativos turísticos, mas que não chegam nem perto do que Roma, Florença e Veneza oferecem...

Link para o comentário
  • Membros
1 hora atrás, Borzeto disse:

Eu cotei em alguams locadoras de veiculos e me surpreendi. Achei que o valor seria muito maior. Um carro na pegada do Fiesta (novo), com quilometragem ilimitada, sairia por (mais ou menos) R$ 1.300,00, pegando numa cidade e devolvendo na mesma

Neste roteiro você teria pelo menos uns 3.000 Km de estrada, o que lhe custaria outros 320 Euros (R$ 1.500) em gasolina, tem os gastos com pedágio/vignete na Rep. Tcheca, Áustria, Holanda e Suíça, que devem somar mais uns 30 a 50 Euros, os gastos com estacionamentos, outros 100 Euros sendo otimista...

Somando tudo isto, daria perto de R$ 3.500 ou 720 Euros de gastos com carro.

A viagem é sua, e você deve fazer o que achar melhor, mas pessoalmente eu pensaria em algo mais ou menos assim:

22/12 - Saída do Brasil
23/12 - Chegada em Roma 
24/12 - Roma
25/12 - Roma
26/12 - Roma x Milão (trem no final da tarde)
27/12 - Milão
28/12 - Milão x Praga (Avião)
29/12 - Praga
30/12 - Praga
31/12 - Praga x Nürnberg (ônibus no final da tarde)
01/01 - Nürnberg
02/01 - Rothenburg ob der Tauber (com carro alugado)
03/01 - Heidelberg (com carro alugado)
04/01 - Chochen  (com carro alugado) 
05/01 - Colônia (trem para Amsterdam no final da tarde)
06/01 - Amsterdam
07/01 - Amsterdam
08/01 - Amsterdam
09/01 - Amsterdam x Milão (Avião)

Desta forma você teria tempo disponível nas cidades que são sua prioridade, e ficaria carro onde ele realmente seria útil, e visitaria locais na Alemanha que realmente fazem a diferença numa viagem, e somando todos os custos, até ficaria mais barato do que ir de carro...

Pegar um carro em Nürnberg e devolver em Colônia não costuma ter taxa de retorno adicional.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
  • Membros

@111111 Cara, seu roteiro ficou sensacional!!! REalmente, faz bastante sentido mesmo. Fazer uma viagem de carro é muito bacana mas com essa sugestão da pra conhecer, como vc falou, cidades que realmente valem a pena, sem deixar de aproveitar bem as "cidades chave".

Vou começar a cotar agora mesmo a hospedagem, aluguel do carro para esse roteiro e transporte público. Posso abusar? Tem alguma dica em relação a buscar por hostels e talz? É a primeira viagem longa que faço e confesso que estou meio perdido.

Muito obrigado pela ajuda! Valeu mesmo!!! E se animar, bora tomar uma na Alemanha em janeirop! ehhee

 

Um abraço!

Link para o comentário
  • Membros

Se eu não estivesse indo para o Brasil nestas datas, lhe convidaria para tomar umas cervejas aqui em Düsseldorf com todo prazer!

Para procurar e reservar hospedagem eu sempre utilizo o www.booking.com,  www.hostelworld.com ou www.expedia.com

Quando as locadoras de carros, algumas que operam em Nürnberg e Colônia:

www.sixt.com
www.europcar.com
www.hertz.com
www.enterprise.com
www.budget.com
www.avis.com

www.kayak.com.br/cars

 

Só uma observação, aquele valor de R$ 1.300 que você comentou acima, sinceramente eu achei ele meio barato demais, seriam menos de 15 Euros por dia, que é um valor realmente barato!

Não sei em qual site você fez as cotações, mas muito provavelmente na cotação que você fez talvez não estavam inclusos todos os seguros e taxas obrigatórios, sem os quais você não retira o caro, ou então o caso dos pneus de inverno, que são obrigatórios nesta ápoca do ano e que fazem a locação aumentar uns 10 ou 15 Euros por dia e que muitas vezes não são consideradas nestes sites de pesquisa.

Por isto eu gosto de fazer as cotações direto no site da locadora, assim dá para ter uma ideia mais clara do valor real efetivo final que você vai pagar.

Se encontrar alguma oferta melhor em algum outro site que não seja direto com a locadora, sem problema reservar por lá, mas esteja ciente de que podem "surgir" taxas adicionais obrigatórias lá na hora de pegar o carro.

Uma observação, você tem mais de 25 anos? Por que se tiver menos de 25 anos, você vai ter que pagar um seguro adicional, e que vai fazer o custo da locação subir mais um pouco.

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...