Ir para conteúdo

ROTEIRO/DICAS MOCHILÃO BOLÍVIA-CHILE-PERU


Posts Recomendados

  • Membros

¡Hola! ¿Qué tal jovens Padawans? Sou mochileira de primeira viagem e a mais ou menos um ano e meio atrás, eu não fazia ideia da existência de Salar de Uyuni, Deserto do Atacama, Huaraz e etc Até queeee, um post da página do Mochileiros.com caiu de paraquedas no meu Facebook, desde então sou uma mocinha viciada em ler relatos, juntar grana pra viajar e montar roteiros e mais roteiros que espero um dia ter condições de tirar todos do papel e colocar em pratica assim como este que vos compartilho 😅

Sigo viagem nesse sábado (07/07/18) UHUUUUUUUUUUUUUL, e senti que era importante compartilhar um pré relato dessa trip, pois como eu disse, o Mochileiros.com e seus relatos foram essenciais pra que MY DREAMS COME TRUE!! 😎

Enfim... Vou resumir um pouco do que foi este 1 ano planejando essa viagem: 

1°- Ler relatos é imprescindível pra que tu consiga formular um roteiro que seja sua 'cara metade'

2°- Após fazer MUUUITOO isso, finalmente o meu foi criando formato

3°-  Eu achava que era impossível fazer algo assim sozinha, então logo que decidi que faria essa viagem, fiquei que nem loca implorando pra qualquer pessoa (Mãe, irmã, amigos, namorado, gato, papagaio e periquito) embarcar nessa 'doidera' comigo, de inicio todas as tentativas foram frustradas, então, decidi criar um tópico aqui no site em busca de uma companhiazinha que fosse, compartilhei o que na época era meu roteiro (mal sabia eu que ele ainda sofreria muitas alterações 🤣), e muitas pessoas entraram em contato comigo, criei um grupo no Whats vulgo Zapp com umas 70 pessoas, que haviam comentado meu post e demonstrado interesse, massss, acreditem ou não, dessas 70 só sobraram 7 que no fim vão de fato seguir viagem comigo e pra minha felicidade uma dessas 7 é minha melhor amiga TODO MEU ESFORÇO LÁ DO INICIO NÃO FOI EM VÃO, consegui convencer alguém hahaha 

4°- Não deixem que falta de companhia empeçam vocês ou não saber espanhol e cositas assim, pq no fim da tudo certo, quer dizer ainda não sei se vai dar tudo certo HAHAHAHAA Mas até agora deu e espero que continue dando nos próximos 25 dias que estarei na estrada 😏

5°- Eu não tinha absolutamente nada necessário e no meu país cidade  Volta Redonda também seria difícil encontrar os itens que a galera indica pra levar, então, nas ultimas férias aproveitei que estava em la casita de mi mama que mora no país cidade Vila Velha, e ga$tei un$ bon$ dinheiro$ na Decathlon. Aproveitei também pra fazer meu cartão internacional de vacinação pois aq em VR também não fazem! 

CHEGA DE EMBROMAÇÃO... Vou compartilhar com vocês o meu roteiro e algumas dicas (tentei reunir todas nessa post) que fui pegando dos Mestres formados na arte de mochilar Bolivia-Chile-Peru:

 

ROTEIRO:

 

 100473922_mapaMOCHILEIROS.jpg.0300ca0ade477939fb0fc5a70b3b9297.jpg

DIA 1 07/07: RJ X SCLS X SUCRE X UYUNI

DIA 2 08/07: UYUNI

DIA 3 09/07: UYUNI

DIA 4 10/07: UYUNI X SPA

DIA 5 11/07: SPA

DIA 6 12/07: SPA X CALAMA X ARICA

DIA 7 13/07: ARICA X TACNA X AREQUIPA

DIA 8 14/07: AREQUIPA

DIA 9 15/07: AREQUIPA X ICA

DIA 10 16/07: ICA

DIA 11 17/07: ICA

DIA 12 18/07: ICA X LIMA

DIA 13 19/07: LIMA X HUARAZ

DIA 14 20/07: HUARAZ

DIA 15 21/07: HUARAZ

DIA 16 22/07: HUARAZ X LIMA

DIA 17 23/07: LIMA X CUSCO

DIA 18 24/07: CUSCO X AGUAS CALIENTES

DIA 19 25/07: MP X CUSCO

DIA 20 26/07: CUSCO X PUNO

DIA 21 27/07: PUNO X COPACABANA

DIA 22 28/07: COPACABANA X LA PAZ

DIA 23 29/07: LA PAZ

DIA 24 30/07: LA PAZ

DIA 25 31/07: LA PAZ X SCLS X RJ

 

DIA

CIDADE

HOSTEL

TRANSPORTE

PASSEIO

DICAS

DINHEIRO

1

RJ X SCLS X SUCRE X UYUNI

DORMIR BUS

1 VOO: RJ X SP GIG 08:05H –GRU 09:20H 2 VOO: SP X SCLS GRU 10:20H- VVI 12:15H 3 VOO: SCLS X SUCRE VVI 14:15H- CB 15:00H 4 VOO: CB 16:15H- SC 16:55H 5 BUS: SUCRE X UYUNI SC 20:30H X UY 05:30H

X

-AO CHEGAR EM SCLS ATRASAR O RELOGIO 1H

-FIQUE LIGADO NO SEU EMAIL P/ POSSIBILIDADE DE MUDANÇA DE VOO PELA AMASZONAS

-TROCAR ALGUNS BOLIVIANOS +/-25 Bs. P/ PEGAR TAXI

-NO AEROPORTO DE SCLS IR AO RESTAURANTE CAFÉ BRASILEIRO (WIFI GRATIS)

-NA RODOVIARIA DE SUCRE TOMAR ASPIRINA E DIAMOX/SOROCHE PILLS

REAIS X BOLIVIANOS

2

UYUNI

 

X

-SALAR DE UYUNI

-AGUARDAR AS AGENCIAS ABRIREM EM UYUNI NO CAFÉ DA MARIA

-TROCAR +/- 1500 BS

-IR AO MERCADO E COMPRAR 5L D’AGUA POR PESSOA + SNACKS

-USAR OCULOS ESCUROS, PROTETOR LABIAL E DE SOL

-ESMERALDA TOUR +/- 850 BOL

-LEVAR +/- Bs. 250 P/ PASSEIO DO SALAR (ENTRADA DO PARQUE, BANHEIRO, MERCADINHO E BANHO DE AGUA QUENTE)

-SE ESTIVER AFIM, APROVEITAR P/ IR AO BANHEIRO NA FEIRINHA (2 PARADA DO TOUR)

BOLIVIANOS

3

UYUNI

 

X

-SALAR DE UYUNI

 

BOLIVIANOS

4

UYUNI X SPA

HOSTAL ATACAMA NORTH

1 VAN: UYUNI X FRONTEIRA SPA 2 BUS: FRONTEIRA X SPA

-SALAR DE UYUNI

-TOUR ASTRONOMICO +/- 16.000 PESOS

-VALLE DE LA LUNA

-VALLE DE LA MUERTE

 

-SEPARAR A PASSAGEM P/ O ATACAMA QUE A AGENCIA DEU NO 1 DIA DE TOUR + ID + BILHETE DE IMIGRAÇÃO (QUE VC GANHOU NO AEROPORTO QUANDO CHEGOU)

-ADIANTAR O RELÓGIO 1H

-SE LIGAR NO HORARIO POIS O TOUR VALLE DE LA LUNA E VALLE DE LA MUERTE SAEM AS 16H. NÃO PERCA TEMPO AO CHEGAR EM SPA E VA TROCAR DINHEIRO E RESERVAR O TOUR. LEVAR +/- 5.000 PESOS P/ TOUR.

-AO CHEGAR NO HOSTEL, AVISAR Q NO ULTIMO DIA VC PRECISARÁ DE BANHO DPS DO CHECK-OUT

BOLIVIANOS X PESOS

5

SPA

HOSTAL ATACAMA NORTH

 

-SALAR DE ATACAMA, PIEDRAS ROJAS E LAGUNAS ALTIPLANICAS

-LEVAR GRANA EXTRA PARA PAGAR ENTRADA DOS PARQUES +/-10.000 PESOS

-DPS DE CHEGAR DO PASSEIO IR P/ RODOVIARIA COMPRAR PASSAGEM P/ ARICA (TRAJETO DIRETO)

PESOS

6

SPA X CALAMA X ARICA

DORMIR BUS

1 BUS: SPA X CALAMA 2 BUS: CALAMA X ARICA

-SALAR DE TARA +/- 33.000 PESOS

 

-PEGAR TAXI CALAMA X ARICA

PESOS

7

ARICA X TACNA X AREQUIPA

HOSTAL ESPINOZA

1 TAXI: ARICA X TACNA 2 BUS: TACNA X AREQUIPA

 

-AJUSTAR O RELOGIO 2H A MENOS

-FICAR COM ALGUNS PESOS P/ PAGAR O TAXI ARICA X TACNA +/- 4.000 PESOS.

-P/ PEGAR O TAXI, SAIR DA ESTAÇÃO DE ARICA PELOS FUNDOS E CAMINHAR P/ DIREITA, P/ RODOVIARIA INTERNACIONAL (QUE PARECE UM ESTACIONAMENTO), ACHAR UMA PEQUENA FILA Q TEM PARA PEGAR O TAXI, LEMBRAR DE PAGAR A TAXA DE EMBARQUE ANTES E PEGAR O COMPROVANTE.

-O MOTORISTA DO TAXI PROVAVELMENTE IRA TE DEIXAR NO TERMINAL INTERNACIONAL. DE LA, É SÓ ATRAVESSAR A AVENIDA P/ IR P/ O TERMINAL DOMESTICO. VC PODE TROCAR SEU DINHEIRO POR SOLES NA PROPRIA RODOVIARIA P/ COMPRAR A PASSAGEM DE BUS.

-LEVAR SNACKS NESSA VIAGEM

-CHEGANDO EM AREQUIPA COMPRAR PASSAGEM P/ICA

SOLES

8

AREQUIPA

HOSTAL ESPINOZA

 

 

*AREQUIPA É BOM P/ FAZER COMPRAS

-RUA CALLEN JERUSALEN BOA P/ LAVAR ROUPAS E TROCAR DINHEIRO

SOLES

9

AREQUIPA X ICA

DORMIR BUS

1 BUS: AREQUIPA X ICA

-PLAZA DE ARMAS E CATEDRAL

-OS WALKING TOURS SAEM POR VOLTA DAS 10H, BOM P/ CONHECER OS MELHORES PONTOS DA CIDADE.

-TROQUE O RESTO DO DINHEIRO Q VAI USAR NO PERU PQ AREQUIPA COSTUMA TER AS MELHORES TAXAS DE CAMBIO (RUA CALLE JERUSALEN).

SOLES

10

ICA

DUNAS LODGE

 

BUGGY X SANDBOARD

-COMPRAR PASSAGEM P/ LIMA

-FECHAR PASSEIO DE BUGGY P/16H (VER POR DO SOL)

SOLES

11

ICA

DUNAS LODGE

 

-ISLAS BALLESTAS E RESERVA NACIONAL DE PARACAS

-SENTAR DO LADO ESQUERDO DO BARCO

SOLES

12

ICA X LIMA

MANA LIMA HOSTEL

1 BUS: ICA X LIMA

 

-BOM P/ TROCAR REAIS

SOLES

13

LIMA X HUARAZ

DORMIR BUS

1 BUS: LIMA X HUARAZ

 

 

SOLES

14

HUARAZ

CASA BLANCA BACKPACKERS

 

 

-SE ACLIMATAR OU VER SE TEM TOURS MAIS TARDE

SOLES

15

HUARAZ

CASA BLANCA BACKPACKERS

 

-LAKE PARON OU LAGUNA CHURUP (DECIDIR)

 

SOLES

16

HUARAZ X LIMA

DORMIR BUS

1 BUS: HUARAZ X LIMA

-LAGUNA 69

 

SOLES

17

LIMA X CUSCO

HITCHHIKERS CUSCO HOSTEL

1 VOO: LIMA X CUSCO LIM 14:50H- CUZ 16:15H

-TOUR CUSCO

-FECHAR VAN P/ HIDRELETRICA MP

-DEIXAR MOCHILA DE ATAQUE PRONTA

*CUSCO É BOM P/ FAZER COMPRAS

SOLES

18

CUSCO X AGUAS CALIENTES

ILLARY INN

1 VAN: CUSCO X HIDRELETRICA 2 CAMINHADA: HIDRELETRICA X AGUAS CALIENTES

 

-COMPRAR TICKET ONIBUS AGUAS CALIENTES X MP

-COMPRAR COMIDA/BEBIDA P/ MP

-NO FIM DA TRILHA DA HIDRELETRICA TEM UM TUNEL, NÃO ENTRAR NELE

SOLES

19

MP X CUSCO

HITCHHIKERS CUSCO HOSTEL

1 BUS: AGUAS CALIENTES X MP

2 BUS: MP X AGUAS CALIENTES

3 CAMINHADA: AC X HIDRELETRICA

4 VAN: HIDRELETRICA X CUSCO

-MACHU PICCHU

 

SOLES

20

CUSCO X PUNO

DORMIR BUS

1 BUS: CUSCO X PUNO

 

 

SOLES

21

PUNO X COPACABANA

HOSTAL PIZARRO

1 BUS: PUNO X COPACABANA

-UROS

-TOUR COPACABANA

-FECHAR O PASSEIO UROS NA RODOVIARIA

-O PASSEIO P/ UROS SAEM AS 8H30

-COMPRAR PASSAGEM COM SAIDA AS 14H P/ COPACABANA + BUS LA PAZ

-FECHAR TOUR ISLA DEL SOL

-ARRUMAR MOCHILA DE ATAQUE

SOLES

22

COPACABANA X LA PAZ

HOSTAL BELLAVISTA INN

1 BARCO: COPACABANA X ISLA DEL SOL 2 BARCO: ISLA DEL SOL X COPACABANA 3 BUS: COPACABANA X LA PAZ

-ISLA DEL SOL

-CHEGAR CEDO P/ ESPERAR O BARCO

-O TOUR DE BARCO SAI AS 8H30 DA PRAIA DE COPACABANA

-FECHAR TOUR LA PAZ

SOLES X BOLIVIANOS

23

LA PAZ

HOSTAL BELLAVISTA INN

 

 

-P/ O PASSEIO DE DOWNHILL PELA ESTRADA DA MORTE, PEGUE UMA BIKE COM SUSPENSÃO TRASEIRA E DIANTEIRA. AGENCIA NO FEAR.

-VAN SAI AS 7H30 P/ PASSEIO E VOLTA AS 19H20.

BOLIVIANOS

24

LA PAZ

HOSTAL BELLAVISTA INN

 

 

-FAZER PASSEIO DE TELEFERICO

-DEIXAR MOCHILÃO PRONTO P/ IR EMBORA

BOLIVIANOS

25

LA PAZ X SCLS X RJ

X

1 VOO: LA PAZ X SCLS LP 06:05H- SCLS 07:10H

2 VOO: SCLS X SP VVI 13:05H- GRU 16:55H 3 VOO: SP X RJ GRU 18:20H- GIG 19:20H

 

 

BOLIVIANOS X REAIS

 

PARA SE ORGANIZAR:

-Alguns relatos que li: 

 

 

 

https://www.worldpackers.com/pt-BR/articles/mochilao-pela-america-do-sul-peru-bolivia-e-chile 

https://girosporai.com.br/2015/03/05/salar-de-uyuni-dicas-para-uma-viagem-quase-100-perrengue-free-pela-bolivia/

https://vidamochileira.com.br/roteiro-completo-mochilao-bolivia-chile-e-peru/ 

- É preciso tomar a vacina da Febre Amarela e emitir o Certificado Internacional de Vacina, confere no site da Anvisa o posto de emissão mais próximo de você!

-Se você não tiver um passaporte, poderá fazer essa viagem apenas com sua Identidade (EM BOM ESTADO)

-Fazer um seguro viagem (fiz o meu com a Allianz)

-Você não precisa fazer reservas de Hostels ou Tours aqui no Brasil (apesar de eu ter feito), pode ir na cara e na coragem e economizar muito mais, pois além de ter hostels de sobra a chance de tu conseguir um desconto pechinchando é muito grande, ainda mais se estiver em grupo, porém, se fizer as reservas por aqui, assegure-se de que pode cancelar suas reservas sem custo adicional.

-Levar Dólar ou Real? Eu to levando um pouco dos dois e esse é o indicado... Os Trumps são muito mais bem aceitos porém dizem que em grandes cidades também é de boa fazer a troca dos Temers!

- O que levar na sua mochila (isso depende mais ou menos da época que tu vai e depende também de você): 

*blusas termicas

*calças termicas

*casacos fleece

*calça jeans

*short jeans

*camisetas

*roupa de banho

*meias termicas

*luva

*cachecol

*touca

*roupas intimas

*toalha microfibra

*money belt

*cadeados

*garrafinha termica

*capa de chuva p/ vc e sua mochila

*mochilão 50L+

*mochila de ataque

*carregador portatil

*equipamentos fotograficos

*benjamin

*oculos escuro

*pastinha p/ seus documentos/reservas e papeis que for recebendo durante a viagem

*Bota Trekking Impermeavel

*Chinelo

*lenço umedecido 

*1 rolo de papel higienico

*escova de dente

*pasta de dente

*shampoo/condicionador

*hidratante corporal/labial

*protetor solar

*Remedios diversos: P/ dor muscular, dor de cabeça, febre, enjoo, dor de estomago, diarreia, gripe, mal da altitude

*bandaids

*cortador e lixa de unha

APPS QUE DÃO UM HELP:

-Booking.com (Hospedagem)

-Hostelworld (Hospedagem)

-Airbnb (Hospedagem)

-Maxmilhas (Passagem aérea)

-Rome2Rio (Rotas, tempo de trajeto, veículos e valores)

-Uber

-Google Trips (Pra vc se organizar)

-Google Maps (Salvar mapas off)

-Amaszonas (Pra compra de passagens aéreas)

-TicketsBolivia (Pra compra de bus tickets)

 

DICAS +

- Deixe o dinheiro dentro da mochila de ataque e vai com uma bolsinha de lado, deixando o dinheiro que irá usar no dia ali. A doleira e a mochila de ataque, deixar sempre com cadeado e sempre com você.

-Sobre a altitude: Tomar 1 Diamox ou Soroche Pills de 12/12h um dia antes de ir p/ altitude. No primeiro dia no Uyuni tomar o chá de soroche e tomar soroche pills. Levar Ibuprofeno e tomar quando sentir dor de cabeça, Plasil pra náuseas/vômitos. Beber muita água, não correr, não andar rápido, vá no seu tempo. Comprar água florada, pra cheirar e passar no rosto. Comprar e mastigar Folha de Coca, bala de coca e etc. Não consumir bebidas alcoólicas.

- Consumir apenas água engarrafada

- No peru sempre usar a empresa cruz del sur

- Trocar um pouco de dinheiro antes de chegar em um novo país. Por exemplo, um dia antes de ir para o Peru, pegar um pouco de Soles (moeda peruana) no Chile.

- Algumas dicas básicas pra quem pretende ir pras montanhas coloridas:

*O trekking é nível intermediário;
*Não leve muito peso na mochila, fica muito difícil de carregar quando a altitude aumenta muito;
*Leve umas duas ou três garrafas de água no mínimo.
*Leve uns lanchinhos, o almoço é muito tarde;
*No começo do trekking faz um pouco de calor, mas quando estiver chegando no topo faz um frio extremo! Então meu conselho é ir com camadas de roupa, você vai colocando as camadas quando for subindo e tirando quando for descendo, de preferência leve um casaco corta vento;
*Boné e protetor solar são essenciais;
*Leve moedinhas para os banheiros;
*Vá no seu ritmo, não adianta tentar acompanhar as pessoas. Se você exagerar vai começar a passar muito mal;
*Qualquer sintoma incomum, nem que seja uma leve dor de cabeça, fale com seu guia. Os sintomas podem piorar muito rápido;
*Respeite seus limites, se você não estiver aguentando, não continue.
*Não vá a cavalo 
*Faça esse passeio só se você já estiver acostumado com a altitude. Se você chegar de cara em Cusco e já fazer o passeio no dia seguinte vai dar ruim.
*Se for na época de chuva leve uma boa capa de chuva;
*Calçado impermeável é indispensável.
*Levar umas folhas de coca;
*Bastão de caminhada ajudaria bastante.

OBSERVAÇÕES FINAIS:

-Acredito que gastei bem mais do que eu planejava pra essa viagem, pois como eu disse, não tinha NADICA DE NADA e acabei gastando uns bons dinheiro$ na decathlon, além de querer conforto e reservar todos os hostels antecipadamente (com quartos pra 3 pessoas e banheiro privativo), e fazer alguns percursos de avião.

-To levando 1000 dolare$ (comprei na péssima cotação de R$3,88)+ 1000 reai$ (espero que seja o suficiente) 😅

-Acredito ter gasto uns 7000 reais no total dessa viagem (Se quiserem algo mais detalhado é só pedir que me organizo melhor e passo)

-Enfim, embarco neste fim de semana e espero que seja tudo que to imaginando e muito mais e que a altitude não me castigue tanto!! No mais... To aqui pra qualquer duvida que fique no ar! Espero que eu tenha retribuído um pouquinho que for por toda ajuda que recebi e que tenha dispo pra compartilhar meu relato pós mochilão hehehe 

EH ISTO!!!

Abraços e boa sorte pra mim 🍀

 

 

 

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

para a chegada
o câmbio no aeroporto de sta cruz é horrível, vale muito mais sacar dinheiro no caixa automático, tem wifi grátis ilimitado em todos os aeroportos da bolivia, rede SABSA, e funciona muito bem.
o novo aeroporto de sucre, alcantari fica longe pra dedéu, um táxi para 1 pessoa é de 50 a 55 bolivianos, para duas pessoas de 60 a 65, então só 25 não te ajuda muito se for sozinha e não encontrar alguém pra dividir, demora de 45 min. a uma hora até a cidade.
boa viagem e jallalla 😊

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • Membros

@Luana_brmarques Eu adoraria se tivesse algo mais detalhado em relação aos custos (que disse no final), estou começando a me planejar, sozinho ainda e cruzando varios roteiros daqui hahaha
Obrigado pelo post e pelos outros citados, a listinha de estudo está ficando imensa!
 

Gostaria de saber como foram as coisas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

@Igor Bagnara Ei Igor!! Então... Durante a viagem eu acabei não me apegando muito em anotar todos os meus gastos, porém posso lhe dizer que o dinheiro que levei foi suficiente, consegui fazer tudo que eu queria sem gastar em cartão de credito! Só para ter uma ideia, levei 1050 dolares + 1300 reais, ainda voltei pra casa com 50 dolares e 30 reais hahaha Já os gastos pré viagem, sei te dizer sim:

- Passagem ida + volta (RJ X SCLS/ SCLS X RJ): 1.100 reais

- Decathlon (Mochila, roupas, bota, acessórios): 2.000 reais

- Seguro Viagem: 120 reais

- Alimentação, Hospedagem, passeios e locomoção (ônibus, taxi etc): Foram pagos com o dinheiro que levei em especie, os 1050 dolares + 1300 reais

- Fiz alguns trajetos internos de avião também, que deram em média uns 500 reais, pagos no meu cartão de credito ainda aqui no br... O que não tem extrema necessidade assim, se vc tiver pique pra fazer tudo de busao

Sobre a minha experiencia (resumão):

-Tudo ficará mais barato/fácil de pechinchar se vc estiver em grupo

- A maioria dos hostels tinham dificuldade pra dar troco se o pagamento fosse feito em dólar e não na moeda local, porem no final acabava rolando

- PECHINCHE TUDO TUDOOOOOOOOOOOOOOO, as coisas sempre serão mais baratas do que o valor que eles te passam de primeira e se eles ficarem resistentes, finja desinteresse e saia andando que eles correm atras kkkkk

- Vai ser cansativo, exaustivo JURO, principalmente se você passar por Huaraz... Mas não deixe nenhum passeio pra trás, tudo vale a pena

- Confira troco sempre!! No momento que for pagar alguém, separe o dinheiro e conte na frente da pessoa que o ira receber e diga ESTOU TE DANDO O VALOR X OK?!

- Se você curte balada/bar/festa de uma passada nos hostels wild rovers, Loki etc

- Se passar em Lima, fique no bairro Miraflores 

- Não é só com o mal da altitude que vc deve se preocupar, também é muito normal a famosa intoxicação alimentar... Não passei mal com a altitude, apenas senti o cansaço de todo esforço que ela nos proporciona, porem, passei mal com a comida, não só eu inclusive, teve gente que ficou mal de vdd e teve que acionar o seguro... Mesmo sempr sendo cuidadosa ao escolher um lugar para comer! HIGIENE NESSES PAÍSES SÃO PRECÁRIAS no fim das contas se vc noiar muito com isso, tu não come!

- No geral o povo local, é bem simpático e tem muita lábia pra te convencer a fazer algo, mas sempre pesquise, nunca feche nada de primeira, sempre terá algo do mesmo nível em preço inferior 

Que eu me lembre é isso... Enfim, acho que tudo é bem diferente daqui (não de forma ruim), as paisagens, costumes, comidas e etc Voltei pra casa maravilhada e grata por tudo que tenho, pelo minimo conforto que a gente nem percebe que tem, dando valor pra minha cama, meu chuveiro quente e o temperinho da minha comida hahahah Vale muito a pena, foi incrível ter esse tipo de experiencia! Se tiver mais alguma duvida, estou a disposição! Abç

 

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...