Ir para conteúdo

ROTEIRO MOCHILÃO EUROPA OUTONO 2018


Posts Recomendados

  • Membros
ROTEIRO MOCHILÃO EUROPA OUTONO 2018
 
Salve, mochileiras e mochileiros! 😍
 
Estou tentando fechar meu roteiro do primeiro mochilão pela Europa que será feito em Set Out 2018. Eu ia no inverno mas puxei a viagem para o Outono, então estou correndo com tudo.
 
Estou buscando lugares que sempre são falados, como Amsterdã, Barcelona e Paris, mas também gostaria de favorecer meu roteiro com lugares de natureza exuberante.
Conversando com algumas amigas e também contando que passarei pela casa de algumas, estabeleci essas cidades mas vou apontar algumas que eu estou ainda na dúvida se vou manter pois o orçamento está estourando muito. Aceito sugestões de CIDADES MENOS URBANAS, COM BELAS PAISAGENS.
 
Última dúvida desse post:
QUANTOS DIAS EM CADA CIDADE, PARA UMA VIAGEM DE 30 DIAS?
Como é difícil estabelecer isso, estou achando a viagem muito corrida e estou com receio de ficar exausta com tantos traslados e check in/check out!
 
Vou listar aqui meu trajeto, as cidades com (*) são as que podem vir a sair. Se virem algo que poderia ser melhor estruturado, podem apontar.
 
SÃO PAULO - BARCELONA
1 dia - vou voltar pra ela no final
 
PISA
5 dias - casa de amigos numa vila próxima, montanhas, natureza
 
BASILÉIA
4 dias - casa de amigos com bate-volta em ZURIQUE
 
* ESTRASBURGO
3 dias - casa de amiga
 
* AMSTERDÃ
4 dias
 
PARIS
4 dias - treinar a língua, já que falo francês e nunca pratiquei
 
* LISBOA - CASCAIS
4 dias - com hospedagem em CASCAIS, casa de amigos, bate-volta em Lisboa ou 1 dia dormindo em hostel/couchsurfing em Lisboa
 
* SEVILLE - CÓRDOBA
3 dias - com hospedagem em Seville e bate-volta em Córdoba
 
BARCELONA
3 dias e retorno para o Brasil - SÃO PAULO
Link para o comentário
  • Membros
Em 22/07/2018 em 12:02, Aila De Barros Rodrigues disse:
QUANTOS DIAS EM CADA CIDADE, PARA UMA VIAGEM DE 30 DIAS?
Como é difícil estabelecer isso, estou achando a viagem muito corrida e estou com receio de ficar exausta com tantos traslados e check in/check out!

Todo mundo passa por isto, e não tem outro jeito a não ser cortar algo e deixar para uma próxima oportunidade.

Eu sempre começo meus roteiros de viagem com 5 ou 6 cidades, mas quando finalizo o roteiro, geralmente virou 3 ou 4 cidades, por que começo a pesquisar o que ver e fazer em cada cidade, e sempre precisaria colocar mais tempo em cada uma...

Em 22/07/2018 em 12:02, Aila De Barros Rodrigues disse:
PISA
5 dias - casa de amigos numa vila próxima, montanhas, natureza
 
BASILÉIA
4 dias - casa de amigos com bate-volta em ZURIQUE
 
* ESTRASBURGO
3 dias - casa de amiga
 
* AMSTERDÃ
4 dias

Esta parte estaria OK na minha opinião.

Em 22/07/2018 em 12:02, Aila De Barros Rodrigues disse:
PARIS
4 dias - treinar a língua, já que falo francês e nunca pratiquei

Paris é uma cidade enorme e cheia de coisas para ver e fazer, e principalmente cheia de filas enormes em tudo, e por causa disto 4 dias pode ser meio apertado, principalmente se pretender visitar Versailles, que consome praticamente 1 dia inteiro.

Pessoalmente eu colocar 1 dia a mais em Paris, poderia tirar este dia de Pisa. Basel ou Amsterdam, a sua escolha.

Em 22/07/2018 em 12:02, Aila De Barros Rodrigues disse:
* LISBOA - CASCAIS
4 dias - com hospedagem em CASCAIS, casa de amigos, bate-volta em Lisboa ou 1 dia dormindo em hostel/couchsurfing em Lisboa

Um pecado não ir a Sintra...

Em 22/07/2018 em 12:02, Aila De Barros Rodrigues disse:
* SEVILLE - CÓRDOBA
3 dias - com hospedagem em Seville e bate-volta em Córdoba

OK, sem grandes problemas na minha opinião.

Em 22/07/2018 em 12:02, Aila De Barros Rodrigues disse:
BARCELONA
3 dias e retorno para o Brasil - SÃO PAULO

Barcelona é uma cidade grande, e com filas enormes em algumas atrações, e se você anda for perder metade de um dia chegando lá, e outa metade do dia em função do voo de volta, pode acabar sobrando pouco tempo.

Então esta parte teria que esquematizar direitinho para ver se não precisaria de mais um dia em Barcelona.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
  • Membros

Estou revendo o roteiro e troquei a passagem pela região de Seville por algins dias em Madrid, pois os vôos estão mais baratos e sem escalas.

 

Sendo assim, passarei por Madrid também, chegando e saindo da Europa, se tiver alguma dica.

 

Vou tentar reestrear a quantidade de dias, muito grata.

Link para o comentário
  • Membros

Fique atenta para que esta passagem chegando e saindo por Madrid não vire um tiro pela culatra.

Lembre que chegando e voltando pela mesma cidade você vai ter que comprar uma passagem de volta a Madrid, e isto pode lhe custar facilmente uns 100 Euros (R$ 450) entre passagens, taxa de bagagem e metrô até os aeroportos, o que pode anular esta economia de chegar e voltar por Madrid.

Sempre que possível, tente chegar por uma cidade e voltar por outra, comprando os dois trechos juntos usando a opção "Várias cidades" que todas as companhias aéreas costumam ter no seu site, geralmente custa o mesmo, e mesmo que seja mais caro, você muitas vezes compensa isto não gastando quase R$ 500 só para voltar a cidade de chegada e não perde um dia de viagem em função disto, o que permitiria até diminuir um dia de viagem, economizando dinheiro de comida, hospedagem, etc que facilmente lhe custam outros 300 reais , ajudando a compensar um custo eventualmente um pouco maior de chegar por uma cidade e voltar por outra.

 

  • Gostei! 1
Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Membros

Fazer o que 4 dias em Cascais no outono?

Está perto do Cabo de La Roca e de Sintra,mas seriam 2 dias,é os outros?

Cascais é pequeno,no outono não deve ter nada de bom para se fazer,enquanto Lisboa tem,e muito.

Ir e voltar pela mesma cidade? Não inventa!

  • Gostei! 1
Link para o comentário
  • Membros

Aila,

Acredito que as cidades de seu roteiro são pérolas urbanas, e não de natureza. 

Natureza na Europa: florestas alemãs, fiordes nórdicos, praias espanholas, campos franceses, costas montanhesas italianas, montanhas suíças...

A ideia de ir por uma cidade e voltar por outra é fundamental. Sempre vale a pena. Mesmo que você pague um pouco mais, é uma economia de tempo absurda. O aproveitamento de sua viagem é sempre maior. 

Pessoalmente, achei seu roteiro muito espalhado, mesmo para 30 dias. Entre Lisboa e Pisa, por exemplo, são 2 mil km. Em termos brasileiros, é a distância entre São Paulo e Salvador. Mas, para uma viagem europeia de férias, eu acho que é demais. 

Minha sugestão é você se concentrar em uma região menor do mapa (não do mesmo país, necessariamente). 

Outro dificultador que vejo é o excesso de deslocamentos. Muita coisa aí será feita de avião. Isso significa táxi/metrô, aeroporto, check in, táxi/metrô... 

Não sei o quão literal seu mochilão vai ser, mas se você for de mochila e não de malas de rodinha, é mais uma coisa a se evitar ficar mudando muito de cidade. A Europa ama malas de rodinha. 

Calculei aqui, seu roteiro terá mais de 4 mil km em distâncias entre cidades. Em média, 150 km por dia. Acho muito cansativo. 

Minhas sugestões são: concentre-se entre Itália, Suíça e França. Vá a Pisa, descanse, veja os amigos. Suba para a Suíça. O que você quer ver em Zurique? Considere um bate-volta em Berna, uma cidade menor e que também pode ser agradável e dar uma boa ideia da Suíça. De lá, Estrasburgo e Paris, de onde há muitos voos para o Brasil.

Dê mais tempo a Paris. 4 dias é pouco, sobretudo se essa não é a 5a vez que você visita a cidade.

Boa viagem. 

 

  • Gostei! 1
Link para o comentário
  • Membros

Eu também evitaria conhecer cidades tão distantes uma das outras. Uma ou duas dá, mas depois de 3 se torna muito cansativo, porque para pegar voos baratos, geralmente são horários ruins, vai precisar acordar 5h da manhã ou chegar ao destino as 00:00. Além do trajeto até o aeroporto, check-in, fila e mais fila, etc.

 

Eu, na minha opinião, tiraria Portugal, Espanha e Itália. Como a maioria das cidades que escolheu fica perto do centro, faria por lá mesmo.

Exemplo, Paris, Bélgica, Holanda, Colônia, Strasburgo, Berlim, Muniche, Basiléia, Interlaken, Berna.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
  • Membros
Oi gente, então, eu acabei pegando ida e volta na mesma cidade, Barcelona, já foi.
Mas tô ok com essa decisão, numa próxima viagem eu tento da forma que vocês sugeriram, multi-destinos.
Marinheira de primeira viagem.

Serão 35 dias.

Tentei repensar algumas coisas, recalcular gastos, mas Portugal não tava dando uma diferença financeira tão grande, então não tirei, por ora.


BARCELONA 6 dias
(Se der irei até Girona ver o Museu do Dali antes de fazer o trasnfer para Pisa, que o aeroporto de lá tem vôos baratos, mas se Barcelona estiver encantadora, fico lá mesmo e vôo de lá, se der)
 
PISA 5 dias
(na realidade vou para uma vila da Itália ali perto encontrar uma amiga)
 
BASILÉIA 4 dias
(também hospedagem com um amigo, tentarei um bate-volta a INTERLAKEN de trem)
 
ESTRASBURGO 3 dias
(também hospedagem com uma amiga, cidade pequena, ela disse que 2 dias tá ok)
 
AMSTERDÃ 4 dias
 
PARIS 7 dias (1 deles em Bruges, então 6 dias)
(no traslado de Amsterdã para Paris, pensei em incluir um Pit-Stop em Bruges)
 
LISBOA 5 dias
(na verdade estarei hospedada em Cabo da Roca, entre Sintra e Cascais, e, ou farei bate-volta a Lisboa, Sintra e Cascais ou me hospedarei em Lisboa por 2 dias/1 noite, no terceiro vou a Sintra e já volto para Cabo da Roca e fico lá 2 dias com a amiga)
 
BARCELONA 1 dia
(volto 1 dia antes do meu vôo para aproveitar mais um pouco e voltar tranquila)
 
Não sei se está coerente, eu preciso incluir as cidades onde meus amigos estão para vê-los e para que não pese demais com a hospedagem, não sei se meu raciocínio está certo.
 
Obrigada a todos :-)

 
 
Link para o comentário
  • Membros

No geral, acho que está um roteiro bom, só precisaria de alguns pequenos ajustes aqui e ali devido a logística de transporte talvez não ajudar muito em alguns pontos.

E se a viagem é para ser agora em Setembro/Outubro, eu não enrolaria muito para fechar o roteiro e já comprar as passagens locais lá na europa, pois com tão pouca antecedência, de agora em diante os preços não baixam mais, na verdade só vão subir mais a cada semana que passar.

Mas também não faça e compre nada no desespero e sem pensar direito, pois só tem uma coisa pior que comprar em cima da hora, e é comprar por impulso e sem pensar direito, invariavelmente fazemos besteira e acaba saindo bem caro concertar depois para que não fique um roteiro ruim.

19 minutos atrás, Aila De Barros Rodrigues disse:

(Se der irei até Girona ver o Museu do Dali antes de fazer o trasnfer para Pisa, que o aeroporto de lá tem vôos baratos, mas se Barcelona estiver encantadora, fico lá mesmo e vôo de lá, se der

Os preços saindo direto de Girona para Pisa são bem interessantes, e facilita a sua vida por ir direto a Pisa, o único porem é que em alguns dias da semana o voo sai num horário muito cedo, as 07:00 da manhã, e se você tiver o azar de pegar voo justo neste dia, você vai ter que acordar as 04:00 da manhã para estar pegando um táxi as 4:30 para o aeroporto.

E fique atenta ao limite de bagagem da Ryanair, por que estourar o limite, pode ficar bem caro despachar lá no aeroporto. Então se você acha que não vai conseguir se virar só uma bagagem de mão, já inclua bagagem despachada no momento da compra das passagens, será muito mais barato do que deixar para pagar lá no aeroporto.

25 minutos atrás, Aila De Barros Rodrigues disse:

BASILÉIA 4 dias

O deslocamento de Pisa para Basel (Basileia) não é dos mais fáceis, rápidos ou baratos.

Basel fica bem longe de Pisa, de ônibus seria 11 horas de viagem durante a noite, com você provavelmente chegando morta de cansaço e sono em Basel, pois geralmente as pessoas não conseguem dormir direto no ônibus.

De trem seriam umas 9 horas de viagem durante o dia, ou seja, você sai de manhã cedo de Pisa e vai até Milão, onde pega outro trem até Basel, chegando a noite em Basel, e costuma ser meio caro.

Avião, só tem voos as segundas, quartas e sextas, o que pode gerar algum problema se não encaixar direito nos dias que você precisa ou gostaria de viajar, talvez você precise aumentar ou diminuir 1 ou 2 dias em Pisa e Basel para ajustar com os dias que tem voos.

36 minutos atrás, Aila De Barros Rodrigues disse:
 
ESTRASBURGO 3 dias

Ha trens regionais de Basel a Estrasburgo de hora em hora, então este é sossegado, dá para comprar lá na hora mesmo.

40 minutos atrás, Aila De Barros Rodrigues disse:

AMSTERDÃ 4 dias

Ir de Estrasburgo para Amsterdam também é meio complicadinho, são 10 horas de ônibus, em alguns dias o ônibus sai de manhã cedo e chega a noite em Amsterdam, e em outros dias sai as 01:30 da madrugada e chega as 11 em Amsterdam, ambos horários horríveis, um estraga o dia inteiro, e o outro é de madrugada...

Trem não melhora muita coisa, também seriam umas 7 horas de viagem, com uma conexão em Paris, você sai de manhã cedo de Estrasburgo e chega a noite em Amsterdam.

E voos diretos de Estrasburgo para Amsterdam costumam custar os olhos da cara.

Então o ideal seria você inverter esta parte, ir de Estrasburgo para Paris, fica muito mais perto, rápido e barato, e depois ir de Paris para Amsterdam e por fim de Amsterdam a Lisboa.

47 minutos atrás, Aila De Barros Rodrigues disse:
PARIS 7 dias (1 deles em Bruges, então 6 dias)
(no traslado de Amsterdã para Paris, pensei em incluir um Pit-Stop em Bruges)

Bruges fica meio fora de mão para se fazer um pit-stop entre Paris e Amsterdam, pois não há trens diretos entre elas.

Saindo de Paris, você teria que pegar um trem até Bruxelas, e lá em Bruxelas pegar outro trem até Bruges, pegando o trem as 07:50 ou 08:20, os primeiros trens do dia com horário "decente", você chegaria em Bruges lá pelas 11:00 horas.

E para não chegar muito tarde da noite em Amsterdam, você já teria que sair de Bruges lá pelas 17:00, para chegar em Bruxelas a tempo de pegar o trem das 18:50 para Amsterdam, que já chegaria as 21:00 em Amsterdam.

Ou seja, muito empenho, tempo e dinheiro gasto para ir a Bruges para ficar lá menos de 4 horas, tempo que não dá para ver e fazer quase nada. Então se for fazer um pitstop entre Paris e Amsterdam, faça ele em Bruxelas, este sim é viável de ser feito.

57 minutos atrás, Aila De Barros Rodrigues disse:

LISBOA 5 dias

 

58 minutos atrás, Aila De Barros Rodrigues disse:

BARCELONA 1 dia

De Amsterdam para Lisboa e de Lisboa para Barcelona não tem jeito, tem que ser de avião.

Mas passagens de Amsterdam para Lisboa costumam ser meio caras, então já se prepare para gastar um pouco mais neste trecho.

  • Gostei! 1
Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...