Ir para conteúdo

15 dias de Itália - Milão, Maranelo, Veneza, Verona, Florença, Pisa, Roma e Napole.


Posts Recomendados

  • Membros
Estou gostando muito do seu relato colega! Vou para Itália dia 23/09/2010 e nos meus planos estão Roma, Florença e Veneza...mas como deixei só 6 dias para esse país, estou reconsiderando esse percurso e pensando em excluir Florença para aproveitar melhor Roma e Veneza....

Marcia

 

Marcia, eu sei como é difícil programar uma viagem, às vezes temos que abrir mão de certas coisas. Infelizmente, o mundo nos oferece muitos lugares, mas não podemos abraçar o mundo. O que posso te falar é: Em Roma, o Vaticano é imperdível, tem que ir de qualquer jeito, mesmo para quem não é cristão. Recomendo que se chegue bem cedo ao Vaticano, vá primeiro nos museus do Vaticano, depois vá pra Basílica de São Pedro. A Basílica fecha umas 18 horas eu acho, então pense antes se vai querer subir na cúpula ou não, é muito cansativo subir lá, e perde-se muito tempo, mas a vista é linda. Tem que ver o que você tá afim na hora.

Outra coisa, tem que ver como é seu ritmo de viagem. Por exemplo, para conhecer o Coliseu e o Fórum, demorei o dia inteiro. mas tem gente que demora 3 horas, 2 horas. O Coliseu eu realmente apreciei devagar, dei a volta nele por fora, depois entrei, fiquei andando, vendo, admirando. No Fórum, mesma coisa, parece que foi um alívio pra mim, pois Roma é uma cidade muito barulhenta, com muito trânsito, muito agitada. Quando entrei no Fórum, encontrei a paz que queria, e fiquei por lá a tarde inteirinha, até quase escurecer, conhecendo tudo que tinha lá. Mas claro que dá pra fazer mais coisas.

Não sei se deixou 6 dias inteiros, ou se são 6 dias incluíndo o dia que você vai chegar e o dia que você vai sair. Roma precisa de no mínimo 3 dias inteiros, e Veneza, 2 dias inteiros. Eu me arrependi de passar só um dia em Veneza, mas cada um tem seu jeito de pensar, às vezes, pra outra pessoa, passar 1 dia em Veneza já está bom.

Pra Florença, recomendo no mínimo 2 dias inteiros. Não acho que você está errada no seu pensamento. Roma não é mais bonita que Florença, mas tem mais pontos turísticos interessantes e de valor, na minha opinião. Florença é linda, muito mais calma que Roma. Mas o valor histórico de Roma, pra quem gosta de história, é inestimável.

 

Espero ter ajudado Marcia.

Link para o comentário
  • Respostas 48
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

No dia seguinte (Já me perdi em que dia estou hehehe) fomos ao Vaticano. Para mim, de tudo que Roma oferece, essa é a melhor parte. Apesar de no Vaticano não aproveitarmos a CIDADE DE ROMA, mas o Vaticano é muito legal, foi muito legal para mim. Gosto é gosto. Não importa se as pessoas são católicas, espíritas, umbandistas, candonblistas, budistas. A visita ao Vaticano deveria ser obrigatória na vida de todos, vale cada centavo gasto para se chegar até lá. Fomos de carro, mas tem metrô que chega até lá. Chegando lá, incrível, não encontrei vaga nem em estacionamentos pagos, muito menos na rua. Cheguei um pouco tarde ao Vaticano, umas 10 horas da manhã. Mas deu tempo de aproveitar bem, saí de lá umas 18 horas. Acho que tive um pouco de sorte quando entrei por engano num estacionamento de um prédio, somente para os moradores. O porteiro, ou funcionário do prédio, me explicou que aquele estacionamento não era usado para outros fins, somente para moradores do prédio, mas que se eu desse uma contribuição à ele, ele podia me ajudar. Ou seja, paguei 15 euros e deixei meu carro no estacionamento do prédio hahahaha

Acho que os italianos estão começando a ter aquele jeitinho brasileiro. E eu aproveitei, já estava procurando vaga a uma meia hora, fui a uns 3 estacionamentos lotados que estavam todos lotados.

 

Em seguida, fui ao Museu do Vaticano. Após me perder um pouco, perguntar, achei a porta, que já é muito bonita. Entrando lá, você passa num daqueles detectores de metais, bem ao estilo dos que encontramos no aeroporto, e paga a quantia de 15 euros por pessoa para entrar, mas pelo que você vai encontrar lá, está baratinho. Chegando lá, descobri que tinha uns 7 ou 8 museus lá dentro, cada um com um tema definido. Por exemplo, tem o museu da Grécia Antiga, tem o museu do Egito antigo, tem o museu com objetos do papa, e tem o museu principal do Vaticano, que me esqueci o nome, mas é ele que te leva à Capela Sistina. Para conhecer tudo que se tem para ver lá dentro, seria necessário talvés uns 2 dias inteiros, e muita caminhada. Mas acho um desperdício visitar 2 dias inteiros somente um lugar, então mesmo que não dê tempo de ver tudo, priorize o que você mais gosta, além da Capela Sistina, que é imperdível, e assim você sairá satisfeito de lá. Na Capela Sistina, acho que fiquei babando por uma hora, sem parar de olhar cada detalhe, esse Michelângelo era do ca***** mesmo. O cara era bom demais, caprichou na obra. Acho que fiquei até com dor de pescoço. O detalhe é que não pode tirar foto nem filmar, apesar da insistência de alguns espertinhos que, eventualmente, foram expulsos da capela pelos seguranças.

A Basília de São Pedro é linda. A praça já é linda, a basílica mais linda ainda. Mas pra chegar lá, tem que sair dos museus do vaticano, caminhar pela calçada descendo a rua e entrar lá na fila. Chegando lá, você fica meio tonto com tanta beleza que se vê, esculturas, o túmulo de São Pedro, várias esculturas lindas. Após admirarmos tudo isso, compramos algumas águas benta (ou águas bentas, sei lá) do Vaticano (achei caro, 3 euros cada potinho de água benta, mas minha mulher quis levar umas 4) e fomos subir na cúpula. Olha eu to gordinho, então sofri pra subir aquilo, mas acredito que mesmo para quem esteja em boa forma física vai ter dificuldade, afinal são mais de 300 degraus se você for até um ponto de elevador. Se decidir subir sem elevador, acho que são uns 800 degraus, o que para mim seria uma missão impossível, e não compensa a economia. De elevador, são 7 euros, sem elevador, 5 euros por pessoa.

Após subir os benditos 300 degraus, estava morto de cansado, mas a vista vale a pena.

Depois de uma visita ao Vaticano e à Basílica de São Pedro, com certeza qualquer um tem uma excelente noite de sono. E muita felicidade no coração, afinal, não nos esqueçamos que se trata do local mais importante para a religião católica, junto com Jerusalém eu arriscaria dizer. Após isso, querendo aproveitar nosso último dia em Roma, voltamos à Fontana di Trevi para ver como seria ela à noite, e não nos decepcionou, é muito linda.

Link para o comentário
  • Membros

No dia seguinte, passamos mal eu e minha mulher, muita coincidência. Acredito que foi um jantar que fizemos em um restaurante perto da Fontana di Trevi, quando estávamos nos despedindo da Fontana, que adoramos, e de Roma. Mesmo assim, gripados e passando mal, fomos para Napole, ou Nápoles. Ficamos em um hotel na cidade de Caserta, pois estava mais em conta. Aconteceu algo inusitado, resolvemos dar uma cochiladinha após chegarmos, pois não estávamos muito bem de saúde, e estávamos ao mesmo tempo muito cansados. Dormimos das 17 horas até ãs 09 horas da manhã do dia seguinte, ou seja, esse foi um dia praticamente todo perdido. Ao menos, estávamos mais dispostos para aproveitar nosso último dia na Itália. Fomos para Pompéia, não queria saber de aproveitar Nápoles, até queria, mas para mim Pompéia seria uma prioridade, sempre quis visitar aquela cidade destruída e, ao mesmo tempo, tão bem conservada pelas lavas do Vesúvio. Ao chegarmos em Pompéia, estacionamos o carro em um parque de diversões que tinha ali perto e fomos conhecer. Se me lembro bem, os preços estavam em torno de 12 euros por pessoa, o que não é tão caro, considerando a magnitude do local. Ficamos caminhando por Pompéia umas 4 horas, pode parecer pouco, tem gente que passa o dia inteiro caminhando por lá, e eu talvés faria o mesmo se estivesse em melhores condições físicas e de saúde. Mas foi um passeio muito proveitoso e muito gostoso, estava vislumbrado com tudo que presenciava, só indo mesmo para entender, Pompéia é demais, não tem como descrever a sensação de caminhar por ruas, calçadas e entrar em casas romanas, é uma cidade romana em muito bom estado. É o que sobrou de mais valioso de uma civilização que já se extinguiu. Depois de caminharmos bastante, comemos alguma coisa na rede Auto Grill e depois voltamos andando, até entrarmos para visitar o Anfiteatro de Pompéia, o último que veríamos em nossa viagem. Nos despedimos de Pompéia, já com saudades, e fomos tentar aproveitar pelo menos um pouquinho de Nápoles e Bosco Reale, a cidade onde meu bisavô nasceu, pertinho de Nápoles. Ainda deu tempo de visitarmos o último ponto turístico da Itália, o Museo Archeologico Nazionale, que pelo meu guia é o que havia de mais interessante para se conhecer na cidade. De fato, é muito interessante, boa parte do que conseguiram resgatar das ruínas de Pompéia de mais valioso estava ali presente no museu. O melhor de tudo é que esse museu tem estacionamento gratuito, o que é uma dádiva na Itália.

Algumas curiosidades de Nápoles, gostaria de relatar duas. Primeiro, o trânsito. Incrível, mas consegui pegar trânsito no domingo, muito trânsito, e quando tentava sair no dia seguinte pois tinha vôo marcado em Milão, demorei UMA HORA para conseguir sair da cidade e pegar a estrada. Impressionante, pior que São Paulo, apesar de ser uma cidade bem menor. Além de muitos carros, tem muitas motos, Lambrettas. Segundo ponto que gostaria de citar, ao passar por uma ruazinha, tinha um cachorro deitado no meio da rua, aparentemente dormindo ou descansando. Eu e minha mulher começamos a dar muita risada quando vimos um motoqueiro gritando e dando bronca no cachorro, não entendo nada de italiano mas provavelmente ele estaria falando:"SAI DAÍ, VAI DORMIR EM OUTRO LUGAR". Achei aquilo muito engraçado, mostra um pouco do espírito napolitano. No parque em que estacionamos o carro para irmos conhecer Pompéia (o parque ficava ao lado), vimos um italiano brigando com o filhinho de no máximo 3 anos: "ANDREA, TU TE PERDE, NAO SEJA STUPIDO". Mas Nápoles é linda e merece muito mais tempo do que eu me permiti, minha idéia inicial seria um dia para Nápoles e um dia para Pompéia, mas meus planos fracassaram e por força do destino, fui obrigado a dar prioridade a Pompéia. Outros lugares que gostaria de ter conhecido naquela região foram Sorrento e a Ilha de Capri, não consegui por simples falta de tempo, minha viagem havia chegado ao fim. Como já foi dito, no dia seguinte, voltamos para Milão, no aeroporto ainda bateu um saudosismo da Itália, tomamos uma Fanta de Aranciata. Aranciata é uma laranja que é facilmente encontrada na Itália, em qualquer supermercado ou barraquinha de frutas, onde a laranja por dentro é bem vermelha. Achamos aquela fruta deliciosa, e o suco igualmente. Outra coisa que achei bem barato por lá é o queijo Brie e o Presunto Parma, muzzarella de Búffala também. Quantas vezes parava em um supermercado qualquer antes de viajar, comprava essas coisas e ia comendo no carro, feliz da vida de pagar pouco por produtos tão caros aqui no Brasil.

Fim, espero que tenham gostado, dúvidas, por favor perguntem. Vou tentar ajudar com muito prazer no que for preciso.

HPIM2222.JPG

Minha mulher caminhando em Pompéia.

HPIM2225.JPG

Cidade de Pompéia.

 

HPIM2242.JPG

Cozinha de uma casa em Pompéia.

 

HPIM2250.JPG

Homem petrificado pelas lavas do Vesúvio. Um legítimo romano, preservado até os dias de hoje.

 

HPIM2263.JPG

Não consegui convencer minha mulher a levar pouca coisa para a Europa. Mulheres...

 

HPIM2303.JPG

Paramos em um posto, quisemos nos despedir da Neve. Devíamos estar perto de Bologna.

 

HPIM2308.JPG

Pelo espelho, dá pra ver a neve derretendo já. O inverno estava no fim.

 

HPIM2335.JPG

Loja da Ferrari, já depois de efetuado o embarque do vôo de volta para São Paulo. No aeroporto de Malpensa, em Milão. E aqui nos despedimos da Itália, mas com certeza pretendemos voltar para o país que, para muitos, é o mais bonito do mundo.

Link para o comentário
  • 2 semanas depois...
  • Membros
Rodfduarte

Com essa quantidade de malas é praticamente impossivel viajar de trem pela Europa ...

Mas a estoria é sempre igual ....eu economizo nas roupas ....e no final minha mala acaba enchendo com as comprinhas da veinha !!!!

 

Rapaz, tem toda razão. E por mim, levaria muito menos, culpa da minha mulher. Mas essa foi nossa primeira viagem à Europa, quem sabe da próxima vez ela leva menos hehehe

Abraços.

Link para o comentário
  • 4 semanas depois...
  • Membros
Excalibur, acho mesmo que Veneza deve-se ter, no mínimo, 2 dias. Entre 2 e 3 dias. Digo isso, pois não tive tempo de conhecer muitas coisas por lá, por exemplo, Murano, e boa parte de Veneza. É uma cidade muito linda, merece mais tempo de apreciação. Vou falar aqui o tempo que acho necessário para se conhecer bem todas as cidades que visitei. Milão, acredito que entre 2 e 3 dias esteja de bom tamanho, 3 dias para fazer um passeio mais completo por lá. Verona, em 2 dias se conhece bem, mas 1 dia está de bom tamanho, se tiver outras prioridades. Em San Giorgio, um dia completo dá pra se ter uma boa idéia do que são os alpes e aquela neve toda. Veneza, mínimo de 2 dias, como já foi dito. Ia me esquecendo de Maranello, que só tem o museu da Ferrari mesmo, você não vai ficar mais do que 2 horas no museu, portanto, 2, 3 horas para Maranello. Florença, acho que entre 2 e 3 dias, para se conhecer bem, 3 dias. Roma, acredito que você nunca vai conhecer bem Roma se não ficar uns 10 dias por lá. Como ninguém dispõe desse tempo, acho que 3 dias dá pra aproveitar muito, talvés 4, se pensarmos que o Vaticano e a Basílica de São Pedro vão te consumir um dia inteirinho, com certeza. E vale muito a pena visitar os museus do Vaticano, só a Capela Sistina paga a viagem.

Em Nápole, acredito que 2 dias sejam suficientes para conhecer a cidade, toda aquela bagunça e visitar alguns lugares como museus e monumentos. Só uma ressalva, Nápole não é como no norte da Itália, então vale a pena tomar um pouco mais de cuidade por lá, principalmente à noite. Mas em geral, é tranquilo para nós brasileiros, já estamos acostumados. Em Pompéia, fiquei passeando por lá umas 4 horas. Tem gente que fica o dia inteiro, eu já não estava com essa paciência, mas para aproveitar bem Pompéia, recomendo que tire um dia pra ficar lá. Se estiver com a mesma paciência que eu, umas 4 horas estão de muito bom tamanho.

Mas só lembrando de uma coisa, essa é a minha opinião, a minha maneira de ver.

A Costa Malfitana realmente deve ser linda, mas não tive oportunidade de conhecer. Mas dou a maior força, se quer ir, vai, provavelmente vai gostar muito.

Abraços, espero ter contribuíudo.

 

 

Parabens pelo relato....vou fazer uma viagem bem parecida lua de mel em novembro...se vc puder me ajudar com restaurantes, passeios, gastos....tambem vou estar com carro alugado.....obrigadoo..abraco...

 

Olá..estarei fazendo este percurso em julho de 2011...me dá dicas de como ir de trem...vou de Milão até Roma..

bjos e obrigada

Link para o comentário
  • Membros
Excalibur, acho mesmo que Veneza deve-se ter, no mínimo, 2 dias. Entre 2 e 3 dias. Digo isso, pois não tive tempo de conhecer muitas coisas por lá, por exemplo, Murano, e boa parte de Veneza. É uma cidade muito linda, merece mais tempo de apreciação. Vou falar aqui o tempo que acho necessário para se conhecer bem todas as cidades que visitei. Milão, acredito que entre 2 e 3 dias esteja de bom tamanho, 3 dias para fazer um passeio mais completo por lá. Verona, em 2 dias se conhece bem, mas 1 dia está de bom tamanho, se tiver outras prioridades. Em San Giorgio, um dia completo dá pra se ter uma boa idéia do que são os alpes e aquela neve toda. Veneza, mínimo de 2 dias, como já foi dito. Ia me esquecendo de Maranello, que só tem o museu da Ferrari mesmo, você não vai ficar mais do que 2 horas no museu, portanto, 2, 3 horas para Maranello. Florença, acho que entre 2 e 3 dias, para se conhecer bem, 3 dias. Roma, acredito que você nunca vai conhecer bem Roma se não ficar uns 10 dias por lá. Como ninguém dispõe desse tempo, acho que 3 dias dá pra aproveitar muito, talvés 4, se pensarmos que o Vaticano e a Basílica de São Pedro vão te consumir um dia inteirinho, com certeza. E vale muito a pena visitar os museus do Vaticano, só a Capela Sistina paga a viagem.

Em Nápole, acredito que 2 dias sejam suficientes para conhecer a cidade, toda aquela bagunça e visitar alguns lugares como museus e monumentos. Só uma ressalva, Nápole não é como no norte da Itália, então vale a pena tomar um pouco mais de cuidade por lá, principalmente à noite. Mas em geral, é tranquilo para nós brasileiros, já estamos acostumados. Em Pompéia, fiquei passeando por lá umas 4 horas. Tem gente que fica o dia inteiro, eu já não estava com essa paciência, mas para aproveitar bem Pompéia, recomendo que tire um dia pra ficar lá. Se estiver com a mesma paciência que eu, umas 4 horas estão de muito bom tamanho.

Mas só lembrando de uma coisa, essa é a minha opinião, a minha maneira de ver.

A Costa Malfitana realmente deve ser linda, mas não tive oportunidade de conhecer. Mas dou a maior força, se quer ir, vai, provavelmente vai gostar muito.

Abraços, espero ter contribuíudo.

 

 

Parabens pelo relato....vou fazer uma viagem bem parecida lua de mel em novembro...se vc puder me ajudar com restaurantes, passeios, gastos....tambem vou estar com carro alugado.....obrigadoo..abraco...

 

Olá..estarei fazendo este percurso em julho de 2011...me dá dicas de como ir de trem...vou de Milão até Roma..

bjos e obrigada

 

Não sei se sou a pessoa mais indicada para te ajudar nas viagens de trem pela Itália, afinal eu não peguei trem. Mas acredito que seja bem tranquilo, como em Milão tem metrô, de metrô mesmo você já consegue ir para uma estação central de Milão, onde você pode comprar seu passe de trem e pegar um trem para Roma. Mas é bom ver antes os horários de saída. Saindo de Milão, você deve se dirigir para a estação Termini de trem lá em Roma, que é a estação central de Roma. Você não deve ter dificuldades, mas qualquer dúvida que eu não pude esclarecer, por favor, pesquise mais no fórum, com certeza vai achar respostas melhores que essa.

Link para o comentário
  • 3 semanas depois...
  • Membros
Só mais uma dúvida, onde vc recomenda se hospedar em ROma, perto de uma estação de metro como a TERMINI e de lá tentar faer as coisas a pé....ou ficar perto do centro como Piazza Navona ou di Spagna ? Agradeço

 

Acho que o mais importante é ficar perto de uma estação de metrô. Como em qualquer uma dessas regiões você vai ficar perto de alguma estação, acho que qualquer uma dessas escolhas são válidas. Só uma observação, perto da estação Termini, à noite, é bom tomar um certo cuidado, fica um ambiente um tanto quanto pesado. Nada assustador, mas é bom tomar um pouco mais de cuidado só isso. Eu andei lá de noite, não aconteceu nada, o restaurante Pastorito é ótimo e barato. Só dando uma dica mesmo.

Claro que vale muito a pena andar a pé, mas como em Roma você já vai caminhar muito, não economize dinheiro nem perca tempo andando pra um lugar que você possa ir de metrô. Sempre que possível, use o metrô para se deslocar. É fácil andar de metrô em Roma, bem fácil e prático. Apesar de estar de carro, usei bastante o metrô por lá porque realmente estacionar em Roma é difícil. Espero ter ajudado.

Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...