Ir para conteúdo
  • Faça parte da nossa comunidade! 

    Encontre companhia para viajar, compartilhe dicas e relatos, faça perguntas e ajude outros viajantes! 

FlavioToc

Jalapão de carro, uma aventura

Posts Recomendados


Oi Flávio, muito legal o seu relato. Estou pensando em alugar uma S10 4x4 na Localiza de Palmas e ir sem guia também, provavelmente em junho. Sobre o deslocamento da Cachoeira das Araras em São Félix até o aeroporto de Palmas, o Google Maps dá 233 km, 3h34min, é este o erro do Google que vc se refere? "Saímos rumo a Palmas onde será o pernoite. Lembre-se que o tempo de viagem até Palmas (da cachoeira) são em torno de 5 horas. Cuidado o Google Maps errou na distância e tempo para menos."

No demais roteiros o Google Maps é confiável?

Vc se lembra quanto pagou no almoço na D. Minervina? E nos fervedouros? Crianças pagam meia nos fervedouros?

Sabe me indicar algum restaurante próximo a cachoeira da Velha ou no caminho das Dunas do Jalapão (saindo da cachoeira da Velha)?

Obrigado por compartilhar suas experiências.

Compartilhar este post


Link para o post

Vejo que já tens um bom planejamento. Um casal que foi conosco que alugou o 4x4 também na Localiza, mas creio que se olhar na Rentcars talvez encontre mais barato. Foi exatamente este o erro porém naquele momento o Google Maps indicou 170 km. Eu havia visto a distância em São Félix que era mais então ocorreu uma discussão e por isso não paramos no Jalapão Ecolodge que fica próximo ao Morro da Catedral. Lá tem várias atividades para mais um dia pelo menos. A distância  real eu não lembro, só o tempo de viagem mesmo. No restante o Google Maps foi bastante confiável.

O almoço na D. Minervina saiu por R$ 30, por pessoa. Excluindo as bebidas. Os fervedouros custaram de R$ 15 ou R$ 20. Como em nenhumas das vezes vimos crianças eu realmente não soube o valor. Ah, você vai ver que tem inúmeros fervedouros abertos a visitação,  e você não vai cansar deles. E leve uma toalha para secar após cada visitação. No fervedouro Bela Vista tem umas cabanas e fica bem próximo a cidade de São Félix o que facilita para opções de refeições.

A comida que vai encontrar por todo o Jalapão é bem simples mas bem gostosa. Quanto a Cachoeira da Velha que é linda e bem maior do que parece nas fotos, é melhor levar lanches pois o tempo de ir e voltar é longo e lá não tem nada para vender. Alguns guias  convencem que não valem a pena, que é melhor ficar em uma das prainhas de rio e pedir a comida por ali, mas soube que levam uma eternidade e as prainhas tem um belo visual mas não dá para entrar na água pela velocidade da correnteza. Dá para tirar umas boas fotos da estrada mesmo. A cachoeira é muito bonita mesmo. Compre coisas para comer em Ponte Alta que tem "mais estrutura" e água. Nós compramos em Palmas mesmo. Supermercado Quarteto é bem fácil de encontrar.

Ah, tenho certeza que as crianças vão adorar. Foi uma viagem que me surpreendeu pois tinha baixas expectativas.

Todos se apaixonam pela Lagoa do Japonês. E Palmas é uma cidade muito bonita tem um planejamento arquitetônico  parecido com o de Brasília. Então nos navegadores digite por exemplo: Localiza, Hotel blabla...., Supermercado Quarteto, Shopping Capim Dourado. Não tente colocar o endereço tipo ARNO 51, Lt 27 que é difícil de acertar.

É um prazer responder quando precisar. E muitas realizações para os teus planos em 2019.

Compartilhar este post


Link para o post

Esqueci de falar no tempo janeiro e fevereiro chovem muito, a partir de março vão diminuindo as chuvas. Inclusive muita gente acha bom este mês pois a areia das estradas está mais compactada. Pessoalmente acho melhor de abril a setembro. que é quase sem risco de chuva e se houver é por minutos.

No caminho para a Cachoeira da Velha uma curiosidade é um antigo hotel que pertenceu ao Pablo Escobar. Parece que não chegou a funcionar. É coisa bem grande, vários prédios. Tinha até pista de pouso. Vai passar por ele.

Compartilhar este post


Link para o post

Olá @FlavioToc .

Muito bacana seu relato.

Cara, eu vou estar indo em final de agosto para e gostaria de saber qual o valor +/- da diária de um 4X4. (Obs. eu nunca dirigi um, não sou de andar em estrada de terra, acha que consigo?rs)

E outra, há valores mais baratos para hospedagem, tipo hostel?

Abraço.

Compartilhar este post


Link para o post

A diária fica em torno R$ 250, por dia na Localiza que foi onde alugamos. Experimente ligar para o Hotel Estrela que é um hotel simples e barato mas muito bem situado no centro de Palmas junto a  vários restaurantes e do centro administrativo (veja fotos no Booking). Lá estão acostumados com o turismo e tenho certeza que podem te dar outras opções para locação. Diga que pretende hospedar-se lá, é claro. Veja no site da Localiza.

Dirigir é bem tranquilo, eu não o fiz mas a pessoa que dirigiu também nunca tinha andado em estrada de terra. Na locadora eles te explicam o acionamento de 4x4, reduzida e o que for necessário, não se preocupe. Eu tive que me preocupar foi com este motorista se empolgando demais. Algumas camionetes são como um carro. Junte umas pessoas e divida que vai sair bem em conta. Se estiver sozinho coloque neste site o convite que não vão faltar companhias.

Quanto à hospedagem pode ir sem reservar e em todas cidades vai encontrar uma hospedagem econômica. Tem até campings.

Vá sem medo. Qualquer dúvida me escreva. Vivo no Tocantins.

  • Gostei! 1

Compartilhar este post


Link para o post
2 minutos atrás, FlavioToc disse:

A diária fica em torno R$ 250, por dia na Localiza que foi onde alugamos. Experimente ligar para o Hotel Estrela que é um hotel simples e barato mas muito bem situado no centro de Palmas junto a  vários restaurantes e do centro administrativo (veja fotos no Booking). Lá estão acostumados com o turismo e tenho certeza que podem te dar outras opções para locação. Diga que pretende hospedar-se lá, é claro. Veja no site da Localiza.

Dirigir é bem tranquilo, eu não o fiz mas a pessoa que dirigiu também nunca tinha andado em estrada de terra. Na locadora eles te explicam o acionamento de 4x4, reduzida e o que for necessário, não se preocupe. Eu tive que me preocupar foi com este motorista se empolgando demais. Algumas camionetes são como um carro. Junte umas pessoas e divida que vai sair bem em conta. Se estiver sozinho coloque neste site o convite que não vão faltar companhias.

Quanto à hospedagem pode ir sem reservar e em todas cidades vai encontrar uma hospedagem econômica. Tem até campings.

Vá sem medo. Qualquer dúvida me escreva. Vivo no Tocantins.

É, são esses valores mesmo que estou encontrando, muito maior que o valor de uma Duster (ou similar) por exemplo que estava pensando em pegar, infelizmente.

Entendi, é eu cheguei a dar uma pesquisada como funciona, é bem simples. O motorista chegou a precisar acionar o 4X4? (Tirando as dunas)

To indo eu e mais um amigo, e ta difícil achar mais companhia viu, já publiquei aqui em uma outra conta minha, mas ta foda! kk

Agradeço pela atenção Flávio.

 

Compartilhar este post


Link para o post

Sim teve que acionar a tração 4x4. Telefone do hotel Estrela (63) 3232-6600

Se ficar com medo de atolar já acione antes. E nunca tire o pé do acelerador,  mas não acelere demais, apenas mantenha um pouco de pressão nestas situações. Não tem segredo, logo vai andando e pegando o jeito.

 

Compartilhar este post


Link para o post

Não se esqueça de quando chegar em Ponte Alta do Tocantins reduzir a pressão dos pneus para 23 libras e quando voltar ao asfalto no final do percurso lá em Novo Acordo novamente colocar a pressão correta. Uma boa ideia e que fizemos foi procurar seguir as camionetes de agências, elas vão todas para os mesmos lugares. Compre sacos de lixo de 100 litros para embalar as bagagens devido a poeira na carroceria, se forem no banco de trás não precisa é claro.

Disponha sempre.

 

Compartilhar este post


Link para o post

Fala Flávio, boa dica da pressão dos pneus.

Essas dos sacos de lixos, e já tinha visto, mas obrigado.

Quanto gastou de combustivel voce sabe? quantas vezes encheu o tanque, coisa assim... como disse, estou indo eu mais um amigo, e to começando achar que só nos dois não vale a pena alugar um carro e ir por conta...

 

Compartilhar este post


Link para o post

Participe da conversa!

Você pode ajudar esse viajante agora e se cadastrar depois. Se você tem uma conta,clique aqui para fazer o login.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

  • Conteúdo Similar

    • Por isabella.tejeda
      Olá galera, 
      Vou sair de férias em Novembro e estou planejando de fazer Jalapão + Chapada das Mesas, estou vendo de fechar com uma agência, já que vou sozinha. 
      Pretendo sair  depois do dia 21/11.
      Se mais alguém animar e tiver disponibilidade para a data, vamos conversar! 
      😃
    • Por KAROLINE ECKERT
      Moro no Tocantins e conheço Palmas como a palma da minha mão :)
      Quero contribuir com os mochileiros que querem desbravar os pontos paradisíacos dessa região!
      Mande um oi (63)99251-0831 
    • Por Erickmatos
      Olá ...
      Estou partindo para uma aventura no jalapão do dia 31/07 ao dia 06/08
      A ideia é dar uma volta no Parque iniciando em Ponte alta para Mateiros passando por São Félix e finalizando em Novo acordo 
      Dia 06 retornaremos a Palmas .
      Temos um carro 4x4 alugado e ainda tem 2 vagas 
      Um amigo desistiu na ultima hora ...
      O valor do aluguel do carro  e gasolina vai ser dividido pelos mochileiros 
      Aluguel aprox 1900 para toda a trip
      Estamos em 3 pessoas
      Eu Caiçara do litoral de SP
      E mais 2 gringos da Suíça 
      Aqui alguns lugares que vamos visitar  
      Pedra Furada 
      Canion Sussuarana 
      Cachoeira Velha (we can GO rafiting in the river)
      Dunas do Jalapão
      Serra do Espirito Santo (Sunrise up there) night trecking (2 hours long)
      Fervadouro dos Buritis 
      Comunidade Mumbuca (local Comunity , cultural  local arts)
      Cachoieira da formiga 
      Cachoeira do Prata
      Estamos dispostos a sugestões de lugares desde que esteja dentro do circuito .
      Vamos acampar .... Então é preciso ter barraca e equipamento de camping 
      Se topar pode ligar ou chamar no WhatsApp 
      13997705521
      Meu facebook : https://www.facebook.com/erick.matos.5
       
       
    • Por Juliana Champi
      Sempre começo dizendo pq desta viagem, deste destino, já que o mundo inteiro me interessa! Então vai lá: pq meus planos eram “Islândia” mas não deu ($$ - segundo ano consecutivo mudando o destino por falta de grana, rs). Pq eu li sem querer querendo um relato e depois mais um e depois mais dois, e depois todos, sobre “este destino” (compilei os relatos mais recentes neste tópico).
      Pq eu já queria ir. E agora estava apaixonada. Pq eu andei negligenciando a América do Sul. Pq AMAMOS natureza e paisagens. E estamos cada vez mais curtindo viagens de carro! Então por tudo isso, e pq passagens de avião estão caras demais e pq sim, decidimos partir de Londrina-PR com destino ao Atacama, no Chile, com lenta passagem pela Argentina! E rolou até Bolívia!
      “Noooooossa, mas que loucura, vcs vão de carro??? E ainda vão levar o filho???? Vão fazer o que num deserto??” 🤨
      [email protected], loucura pra mim é pagar 3 mil reais num celular!”🤦‍♀️
      Apesar de ter bons relatos de carro pelo roteiro que me propus fazer, sempre muda alguma coisa, e tb é interessante atualizar valores e trazer informações mais recentes... e escrevo tb como forma de memória minha... o meu “livro de viagens” é aqui, rs! E em tempo, obrigada a todos que compartilharam aqui suas histórias e me fizeram sonhar além e rir muito!
       
      Roteiro
      Londrina > Foz do Iguaçu > Corrientes > San Salvador de Jujuy (e arredores) > San Pedro de Atacama (e arredores incluindo Bolívia, rs) > SSJ > Corrientes > Iguazu > Londrina. Em 17 dias, 6300km! Com esse tempo tem gente que vai mais longe, que vai pra Santiago, Mendoza e afins, mas gosto assim, com calma! E o mundo estará sempre lá pra gente voltar.
       
      Quem foi
      Até convidei um casal de amigos, mas as datas não bateram. Então fomos naquela formação original básica: Guilherme: marido e piloto; Juliana (eu): esposa, navegadora e co-pilota; e João Gui: filho (11 anos), comissário de bordo!
       
      Como
      De Nissan Versa 1.6 manual ano/modelo 2018/2018! Mandei pra revisão na concessionária antes de viajarmos apesar dele estar recém revisado. Como a gente sempre faz o que não deve com ele um monte de parafuso e proteção na parte debaixo do carro tinha quebrado/soltado. Tb me disseram que eu não precisava colocar nenhum fluido em nenhum lugar pra evitar congelamento, que o que estava lá era o correto, e assim fiz, mas verifique esta questão pq com o seu carro pode ser diferente.
      Equipamentos obrigatórios: 2 triângulos e extintor de incêndio. SÓ! (Além de cinto de segurança e estas coisas normais). Não tem cambão, mortalha e o carai... Por favor, leiam este tópico! Daqueles que dão orgulho do mochileiros.com!!
      Seguros obrigatórios: Carta Verde (Argentina) e Soapex (Chile). Mais detalhes abaixo.
       
      Documentos
      Passaportes: é bem mais prático do que levar o RG e a gente já tinha;
      PID: a gente já tinha, mas ninguém pediu;
      Carta verde: seguro argentino no nome do dono do veículo, que tem que estar dentro do carro, foi emitido gratuitamente pelo meu corretor de seguro do carro pq já estava incluído no seguro do meu carro (tem que ser impresso em papel verde, rs). Se vc não é o dono do carro tem que ter uma autorização do dono (seja da locadora ou do parente) pra dirigir o carro fora do Brasil. CARRO FINANCIADO está no seu nome e não precisa de autorização nenhuma;
      Soapex: seguro chileno para estrangeiros, comprado dias antes pelo site da HDI por 10,77 dólares. Na hora de comprar vc vai ter que informar o número do motor do carro, rs. Nem sabia que isso existia. Não é o chassi, é o motor. Procurei na internet onde tava o número do motor do Versa e fica no motor mesmo, kkkk. Foi só bater uma lanterninha lá e anotar!
      Extensão do seguro pela América do Sul (fale com seu corretor): incluso no seguro do meu carro;
      Seguro viagem: tive dificuldade em contratar, até pedi ajuda aqui. Eu nunca compro seguro pq uso o do cartão, mas desta vez como não compramos passagens, o cartão não oferecia. Quando comecei a cotar percebi que seguros “terrestres” quase não existiam, ou quando achava, eram super caros e se aplicavam apenas para viagens de ônibus. Depois de dar uma estudada e até falar com corretores, acabei contratando um aéreo mesmo, afinal, minha preocupação era ter algum problema de saúde em alguma cidade, tipo uma dor de dente ou cólica de rim, sei lá. Nestes casos não faria diferença eu estar de carro ou de avião. Compramos pela Mondial/Alianz por 235,00 para nós 3, para Argentina e Chile, por 17 dias. Estava com um cupom de 50% de desconto;
      Receitas dos meus medicamentos (#diabetica): como assisto muito “Fronteiras Perigosas da América Latina” kkkkk fiquei encanada de alguém cismar com meus medicamentos!
       
      Money
      Trocamos reais por pesos argentinos na fronteira (Foz do Iguaçu) e em Salta, e dólares por pesos chilenos em SPA. No relato aprofundo mais sobre as tarifas. Mas assim, câmbio é uma coisa que flutua tanto que vc tem que pesquisar exatamente na data da sua viagem. Via de regra compensa levar dólar pro Atacama pq lá não tem demanda por real, ao contrário de Santiago, em que a troca direta real x peso pode compensar ou empatar. Na Argentina costuma ser viável trocar direto... mas reparou no “costuma”? Pesquise na data da sua viagem!
       
      Internet
      Baixamos todos os mapas do google off-line e não compramos chip nem no Chile nem na Argentina! Usamos somente a internet dos bares/restaurantes e hospedagens e deu tudo certo! 
       
      Na mala
      Calçado quente, confortável e impermeável, eu de botas vento titã (muito amor), os meninos de Quechua. Roupas em camada, pegamos de -10oC a 30oC. Soro de nariz, protetor labial (bepantol), protetor solar e óculos de sol são itens de SOBREVIVÊNCIA, a umidade relativa é zero e a neve cega.
      Medicamentos: eu já tinha abandonado a ideia de ficar levando remédio a toa, mas preferi levar alguns desta vez. Pra dor, anti-alérgico e Diamox. Falo mais sobre o mal de altitude no durante o relato.
       
      Hospedagens
      Airbnb do começo ao fim! Sou muito fã de Airbnb e mais uma vez tivemos muita sorte! Me sinto em casa, me sinto parte do lugar quando posso cozinhar, ir no mercado e interagir eventualmente! Sei que na maioria dos hostels tb é assim, mas no Airbnb sempre acho mais conforto, privacidade e preços melhores! Tivemos excelentes experiências e preços muito, mas MUITO, acessíveis, vou abordar melhor abaixo.
      As hospedagens escolhidas, bem como preços e qualidade foram as seguintes:
      Foz do Iguaçu (1 noite): Eu já tinha me hospedado duas vezes em Foz do Iguaçu pelo Airbnb, na casa da Adriana. A casa dela se aluga inteira e é enorme, super confortável, linda, show! Legal pra ir com mais gente! (Se alguém quiser indicação me manda MP). Mas desta vez era só uma noite, resolvi pegar uma casa menor, onde mora uma senhora, pertinho da Argentina! Sabe quanto? 68 reais pra nós 3, e com café da manhã! 21 reais por pessoa!  Amo Airbnb! A Léo, nossa anfitriã, foi muito fofa, amamos! Casa simples e confortável, perfeita para uma noite!
      https://www.airbnb.com.br/rooms/29173885?guests=1&adults=1
       
      Corrientes (1 noite): Mais uma experiência de ficar em um quarto na casa de alguém. Na verdade é uma dependência no fundo da casa do Cesar. Desta vez pagamos 93 reais pra nós 3, 31 reais para cada! O César foi super querido com a gente, tivemos uma ótima estadia!
      https://www.airbnb.com.br/rooms/14149168?guests=1&adults=1
       
      San Salvador de Jujuy (5 noites): Eu tinha 200 reais de desconto quando paguei, então no total ficou 321 reais para 5 noites para nós 3, incríveis 20 reais por dia por pessoa, não é bom demais? Lugar super legal, a anfitriã mora nos fundos e dá muitas dicas, não poderia ter escolhido lugar melhor! Quem vai passar um tempo na região costuma hospedar em Salta, mas fiquem de olho, lá é bem mais caro! SSJ, Tilcara e Purmamarca além de serem puro charme tem opções bem mais em conta! AMEI.
      https://www.airbnb.com.br/rooms/26893928?guests=1&adults=1
       
      San Pedro de Atacama (6 noites): Eu tinha 169 reais de desconto quando paguei, então no total ficou 970 reais para 6 noites para nós 3! Cerca de 55 reais por noite por pessoa! Apesar de ter ficado mais caro que a média, todo mundo sabe que em SPA as hospedagens são mais carinhas mesmo, ainda mais na alta temporada! Esta hospedagem consiste num quarto triplo com banheiro privativo e acesso a cozinha coletiva! Tinha mais um quarto semelhante nos fundos. Os anfitriões foram bem prestativos! Eles moram lá em SPA e alugam estes dois quartos nos fundos de uma casa, que me pareceu ser de parentes deles. Esta foi meio parecido com um hostel.
      https://www.airbnb.com.br/rooms/24290251?guests=1&adults=1
       
      SSJ (1 noite): a ideia era hospedar em General Guemes e ficar mais na mão de voltar, ou em Salta... eu tinha uma reserva com cancelamento grátis pelo Booking em Salta, mas resolvemos retornar pra mesma casa onde ficamos na ida pq tinha umas plantas lá que eu queria muda, hahahahauaha! Desta vez pagamos 105 reais pra nós 3, 35 reais por pessoa!
       
      Corrientes (1 noite): eu queria ter pernoitado em Resistencia só pra ser uma cidade diferente, rs, mas faltando 2 meses para a viagem eu solicitei reserva no mesmo lugar que iria me hospedar na ida, só que estava indisponível. Achei um outro lugar do mesmo dono, mas no mesmo endereço... Achei estranho mas solicitei reserva. Me custaria míseros 73 reais para nós 3 por uma noite. Mas sabe quanto eu paguei? ZERO reais, pois tinha crédito de viagem! Esta segunda reserva aparentemente é de um outro cômodo dentro da casa dele, mais barato, mas acabamos ficando na mesma dependência do fundo e deu tudo certo, o cara é um gentleman! Vou deixar o link desta hospedagem abaixo apenas pq parece diferente da que ficamos na ida, mas foi o mesmo lugar, rs.
      https://www.airbnb.com.br/rooms/18043226?guests=1&adults=1
       
      Puerto Iguazu (1 noite): última hospedagem da viagem! Quis ficar em Iguazu pra ser diferente da ida, rs, e pq antes de ir embora queria comprar cereja em conserva (pq todo o resto é caro e pega turista em Iguazu). Pra não ter que atravessar a fronteira de novo, resolvemos ficar do lado argentino mesmo. Quarto em casa compartilhada, MUITO simples e com problemas de higiene. Me custaria 52 reais a pernoite pra nós três, mas não paguei NADA pq tinha crédito de viagem! A anfitriã era gente boa mas não recomendo esta casa... poderia ter comprado a minha cereja e atravessado na mesma noite pro Brasil e dormido de novo na Léo que tava mais esquema!
      https://www.airbnb.com.br/rooms/26877281?guests=1&adults=1
       
      TOTAL: 1557,00 reais, mais ou menos 33 reais por dia por pessoa, já que foram 16 noites! Achei MUITO bom!  Se depois de tudo que vc leu, resolver experimentar o Airbnb, faça cadastro com o meu link que eu e vc ganhamos descontos!
      https://www.airbnb.com.br/c/jcarneiro3?currency=BRL
       
      IMPORTANTE: neste tópico, para quem interessar, há uma discussão bem legal que rolou aqui sobre os malefícios do Airbnb, principalmente para as pessoas que moram em cidades muito turísticas. Muito do que foi colocado neste tópico é BEM importante quando vc tem alguma preocupação com o impacto que causa em qualquer ocasião da sua vida, incluindo viajar. Tente escolher bem seus anfitriões de forma a minimizar os impactos negativos do Airbnb! Casas compartilhadas com o morador, anfitriões que só tem uma casa e idosos são uma boa.
       
      Clima
      Esta é uma viagem que pode ser feita a qualquer tempo, mas o cenário muda muito e há períodos em que certos passeios ficam fechados!
      As duas principais temporadas para nós, brasileiros, são inverno e verão, por conta de férias escolares e tals. E fomos no inverno, a mais ALTA temporada do Atacama! Pq... tem o João, rs! Ele está no sexto ano e ano passado não quis ir conosco pra África do Sul pra não perder aula e provas! Apoiei a responsa dele mas não queria deixa-lo de fora de novo... e já convenci ele que ano que vem a viagem vai ter que ser durante as aulas mesmo, rs.
      Mas qual é a do inverno e a do verão?
      Falando especificamente do Atacama... no verão é MUITO calor durante o dia e pode chover. Em janeiro, e principalmente fevereiro, o inverno altiplânico (chuvas intensas) podem estragar seus planos. Este ano várias rotas foram interrompidas por chuvas intensas e muitos passeios foram cancelados, dava pra ver marcas de alagamento em algumas partes de SPA ainda. Mas sabe quem ama o verão? Os flamingos! É nesta estação que vc corre o risco de vê-los fazendo aquela dancinha de corte sensacional! Só tenham atenção com FEVEREIRO.
      E o inverno?? O céu é maravilhosamente azul, é alta temporada (férias na Europa e América do Norte), não chove nem a pau, mas pra quem não curte, cuidado: a temperatura fica abaixo de zero a noite! Tudo bem pq a noite vc tá debaixo das cobertas quentinho certo? Errado! Tem tour que sai as 5h da manhã, nos Geyseres del Tatio o frio é extremo. Extremo mesmo, -15oC pra menos. O vento faz a sensação térmica te colocar no topo do Everest, rs! E hospedagem de mochileiro em SPA não tem calefação neah... FRIACA! Outros pontos negativos são: os flamingos se mandam pra bandas mais quentinhas e as nevascas podem interromper temporariamente os passeios de altitude e a ascensão aos vulcões (Lascar, Cerro Toco, Licancabur e etc). Mas pra quem, como eu, é apaixonada pelos topo de morro branquinhos e se amarra numa bochecha rosa queimada de vento, o inverno é a sua estação!
      ATENÇÃO para AGOSTO. Eles dizem que fim de julho, agosto e comecinho de setembro é o período da “última invernada”... neva muito e é a mais baixa temporada do Atacama, frio extremo e muitos passeios fechados! Se quiser curtir a primavera, melhor deixar pra segunda quinzena de setembro pra frente!
      Obs. Estas informações me foram contadas por moradores locais. Com certeza há quem tenha ido em fevereiro e agosto e tenha dado sorte, mas se vc puder evitar, fica a dica!
       
      E na véspera...
      Machuquei o pé. Sim, forte! No dia antes de viajar a marmota aqui cutucou uma unha! Fui parar na podóloga e não desejo pra ninguém a dor de cortar nacos de carne e unha sem anestesia, fiz força pra não fazer xixi! Por este motivo acabei levando antibióticos caso infeccionasse, antisséptico para curativo e antibiótico pomada para os primeiros dias! No fim... #spoiler super sarei e não tive maiores problemas, rs!
       
      Finalmente...
      Vou relatar tudinho, com muitas fotos e todos os custos. Por dia, eles serão divididos nas seguintes categorias: combustível, pedágio, alimentação (que inclui mercado, refeições diversas, bebidas), compras (que inclui coisas úteis e inúteis, vulgo "souvenires e regalos", assim como eventuais estacionamentos e uso de sanitários), diversão/entrada (inclui entradas em atrações e eventuais taxas de turismo) e câmbio.
      No fim farei um resumão de custos, e gente... esta viagem divide com a África do Sul a primeira posição de “minha viagem favorita no mundo”... mesmo que nem tudo tenha sido... FLORES.
      Prometo começar o relato em si, no próximo post! 😃
    • Por Edgar Rocha
      BOA PRA NOIS! 
      Galera, eu mais o camarada Danilo, estaremos indo para Palmas, alugar um carro e partir sentido Jalapão, sem agência, por conta mesmo.
      Seja pra dividir os custos ou pela companhia, só vamos.
       
       


×
×
  • Criar Novo...