Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
  • Faça parte da nossa comunidade! 

    Peça ajuda, compartilhe informações, ajude outros viajantes e encontre companheiros de viagem!
    Faça parte da nossa comunidade! 

Mochileiros.com

App do Mochileiros.com (Beta)

Posts Recomendados


Valeu por desenterrar o tópico, mas deixa eu explicar do que se trata esse APP do link.

Ele não é um app próprio. É um visualizador de fórum da Tapatalk. É uma versão desse app aqui:
https://play.google.com/store/apps/details?id=com.quoord.tapatalkpro.activity&hl=pt_BR

O Mochileiros é um fórum e isso é bom e ruim ao mesmo tempo. Bom porque é uma plataforma aberta, usada e desenvolvida por muita gente. Centenas de sites usam. Por isso ainda existe e resistiu por 20 anos, mas é ruim pq é limitada a esse formato. 

O ideal seria termos um app próprio customizado com todos os recursos do projeto, mas um bom APP feito sob medida para as funções que oferecemos,  não sairia por menos de US$ 50.000 (50 mil dólares) só o desenvolvimento.  Nesse site aqui dá pra ter uma ideia melhor sobre esses custos:
https://thinkmobiles.com/blog/how-much-cost-make-app/

app-cost-1024x418.png

Por esse motivo 99% dos fóruns existentes na web, quando possuem apps  usam tecnologia de parceiros como esse da Tapatalk. Quase nenhum conseguiu receita pra criar ou se transformar em app customizado.

Fora a realidade de que 90% dos apps existentes não são instalados pelos usuários. Basta olhar seu próprio smartphone pra ver o quanto isso é realidade. Os apps mais populares não são apenas softwares, são empresas gigantes, então quando alguém cria um app geralmente é uma Startup, que como já diz o nome, é um projeto pra escalar e ganhar muita grana. 

Um app customizado é uma uma tecnologia cara e difícil de ser mantida. É uma treta no mundo do desenvolvimento web. Muitos dizem que por conta disso ela será substituída por tecnologias como a do PWA, que é muito mais barata e sustentável. 

Pra ter uma ideia, até esse  app do link inicial desse tópico que é uma parceria com a Tapatalk, eles não conseguem manter atualizado, sem bugs, e olha que eles só fazem isso, e esses bugs constantes estavam gerando muita reclamação, por isso decidimos não mais seguir divulgando. Retiramos da loja da Google Play faz um bom tempo, apesar de ainda funcionar.

Estamos estudando a melhor alternativa pra ver se será viável bancar o desenvolvimento de um app customizado  e a melhor forma dele se manter atualizado com custo reduzido pra trocentas plataformas. 

Nos 20 anos de existência do projeto, nós nunca pedimos contribuições  nem vendemos nada para manter o site. A publicidade nativa como essa do Google paga a estrutura do site, mas não sobra pra investir em desenvolvimento de código, muito menos pra algo desse tamanho. Então, seria praticamente um novo projeto. 

Pra criar e manter um app de qualidade o site teria que sair dessa realidade da auto sustentabilidade no sapatinho pra entrar em outros modos de sobrevivência. E esses novos modos variam desde o hardcore capitalismo selvagem, até o financiamento coletivo. Nós estamos analisando nosso estômago pra ver o que é possível fazer. 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Silnei Já estamos aqui a mais de 13 anos, não gostava de participar de fórum e assemelhados em função das constantes disputadas em muitos deles. Nesse período que estamos aqui sempre fomos muito bem tratados pelos participantes e pelos administradores. Digno de menção! Encontramos neste ambiente um clima de ajuda e preocupação com os participantes.

As vezes fico imaginando, como esse pessoal ainda não "capitalizou" esse site, como assim. Em todo site que entro a maioria vendem todo tipo de mercadoria,  produto e serviço. E o Mochileiros.com ainda está no romantismo de servir e não ser servido. Como assim!

Quantas pessoas entraram aqui fazendo propaganda de pousada,  guia.... e o site não ganha nada. 

Perai! 

Obs.: as vezes preciso vir aqui pedir dica de algum equipamento,  se tivesse uma loja aqui, por exemplo, já azilizava tudo.

  • Gostei! 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@casal100 Se fosse fácil "capitalizar" o universo das viagens independentes e econômicas já existiria pelo menos uma dúzia e meia de apps e sites do gênero, não? 

A realidade é que não há ou é um seja bem difícil. Por isso é que não tem tanta gente gastando rios de dinheiro pra fazer concorrentes cheios de tecnologia. 

A gente sabe que isso não se deu por conta da nossa genialidade. É porque não dá grana mesmo! Se desse, só de gente que se inspirou aqui no fórum mesmo, já  teria nascido outros 20 parecidos!

Pra falar a verdade até nasceu, reuniu uma galera durante alguns anos e acabou mudando de nome pra não mais ficar fechado no nicho mochileiro. 

 leonardo dicaprio laughing GIF

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Silnei Concordo contigo,  mas para um custo de 50k,  sinceramente inviabiliza mesmo,  só se..

  • Gostei! 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@casal100 Usei o termo "capitalizar" num contexto equívoco. 

Queria dizer que para viabilizar um projeto mais amplo, ia precisar de gerar renda,  de outras formas 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Silnei Esse mundo de vcs é totalmente diferente no nosso, quando as coisas mudavam a cada 20 anos..kkkk

Desculpe minha falta de conhecimento da área. Qual a importância de um aplicativo? 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

A importância de um APP é que 70% dos usuários acessam via smartphone.  Por isso uma app facilitaria, mesmo que o site já esteja todo adaptado para acesso mobile.

A questão é que fora do âmbito das gigantes da tecnologia como Facebook e Google, são poucos os projetos de web que possuem apps próprios. Apenas os muito lucrativos se mantém. Existem muitos apps, até de blogs, mas que são "visualizadores", sem funções que não seja a leitura. Um desses dá pra fazer com 50 dólares, mas esse tipo não resolve nosso problema. 

No final das contas alguns apps são como cercadinhos online. Falam da Friboi, mas é o  Zuckerberg o maior criador de gados do mundo. 😂 As pessoas cada vez mais estão presas nos  cercadinhos dele:  Facebook, WhatsApp, Instagram, etc

É triste pq a ideia da internet livre já era,  é uma guerra vencida, um papo dos anos 2000, ninguém mais questiona ou se importa com isso. Tá tudo dominado! Até prenderam o Assange e muita gente adorou. Então viva o cercadinho! 😅

Ou os projetos desse tipo aqui terão que cada um criar suas próprias cercas ou talvez a tecnologia PWA possa mudar esse quadro, mas ainda é uma promessa e essa hoje é a principal discussão entre os admins de fóruns. 

PWA é um app que não precisa ser instalado, o conteúdo é indexado nas buscas,  roda como um site, mas tem recursos de app.

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa!

Você pode ajudar esse viajante agora e se cadastrar depois. Se você tem uma conta,clique aqui para fazer o login.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.




×
×
  • Criar Novo...