Ir para conteúdo

Dicas e furadas para quem vai a São Luis e Santo Amaro do Maranhão - Lençóis Maranhenses


Posts Recomendados

  • Membros

Olá!

 

Acabei de voltar de uma viagem para o Maranhão. De 4 a 8 de setembro de 2010. Não fui como mochileira, fui como turista mesmo! :-) Mas cai em algumas furadas e gostaria de compartilhar com vcs!!!

 

Em São Luis

- GPS não adianta pra nada. Os nomes das ruas não batem com o mapa padrão cadastrado além dos nomes mudarem com frequencia

- Não procure por uma rua e sim por um lugar. Praticamente TODOS os endereços q busquei na net estava errados, tb pelo motivo acima, q os nomes mudam... por exemplo, não adianta procurar pela rua estrela, q ninguém conhece... procure pela casa das tulhas...

- Coloque uns bandaids no bolso. São leves, não fazem volume e salvam seu pé!

- Lá tudo é longe e setorizado. No centro tem as casas de artesanato e as casas históricas. Do outro lado tem a av. litorânea, onde tem as praias e quiosques. Do outro lado ainda tem os bairros mais nobres, como o Guará, onde tem supermercado e lojas "normais". Portanto, não se encontra loja de conveniencia no litoral, assim como não se acha nenhum azulejo fora do centro... e estes 3 setores são muito distantes um do outro...

- Não tente ir a pé a qq lugar a noite, a não ser na av litoranea, onde está o movimento. Tem ruelas bem escuras e até os moradores não recomendam passar por elas...

- Como pegar um ônibus na av litoranea: basta esticar o braço em qq lugar da av. Não tem ponto de ônibus lá!!!

- Cidade história NÃO É SINÔNIMO de cidade turística! Lá é histórico mas sem nenhuma infraestrutura pra turismo!!! Isso significa q tudo fecha de domingo, tem restaurante bom q fecha a noite (como o badalado Estrela Dalva... fecha as 18h!!!!), não tem centro de informações turísticas, não tem nada!!! é uma cidade do interior, com infra de cidade do interior, mas com o tamanho de uma grande... só tem tamanho a cidade!

- Se quiser beber algo, vá se medo às portinhas de lojinhas q aparecem na av litoranea. São mais baratos e é tudo honesto!!! No hotel, a mesma latinha de Jesus é 3x mais caro... vai a dica: compre lá fora as latinhas e reponha aquelas q vc usou ou usará do frigobar do quarto do hotel!

- o ônibus sai pela metade do preço de domingo! A rodoviária é em frente do centro histórico...

- para ir nos restaurantes, vá de taxi. É melhor do q tentar achar, pq é tudo confusas as ruas.... time is money!!!

 

Santo Amaro do Maranhão

- o caminho é van até o povoado de sangue e de lá uma jardineira (espécie de pau de arara... ehehehehe) te leva até Santo Amaro. Os valores acertados da ida ja incluem uma jardineira te esperando pra te levar. Mas na volta, só tem a jardineira q te deixa lá em Sangue.. aí tem q esperar uma vaga em alguma van! Portanto, tem q ligar para o dono da van para reservar a a volta, independente da jardineira!

- os onibus da Cysne q saem de São Luis não vão mais para Santo Amaro, só te deixam em Sangue...aí tem q achar vaga numa jardineira.

- Se fizerem passeios a tarde nas dunas, leve kit sobrevivência... isqueiro, água, bolachinha e CELULAR DA OI, q é o único q pega lá! Fui fazer um passeio pra lagoa dos espelhos a tarde, combinamos voltar ao por do sol... ao voltar, kd o barco???? o sol se pos, escuridão total e se não fosse uma fogueira q fizemos, não iram nos achar!!!

- Tb é uma boa deixar avisado na pousada q vc vai em tal passeio, pretende voltar a tal hora, vai ou não passar em outro lugar e q se não voltar na hora combinada, PRA IREM PROCURAR POR VC!

- não deixe de experimentar os sorvetes de massa no sabor bacuri e cupuaçu! é uma delícia!!!

- fiquei na hopedaria Lagoa Azul, da dona Neusa. A comida dela é deliciosa e super farta!!!! Ela nos sobrou R$ 12,00 por pessoa, pra arroz, feijão branco, camarãozinho sem casca fritinho, sardinha, macarrão parafuso e salada!

- só tem em Santo Amaro o camarão da malásia!É um camarão gigante q pode chegar a 1kg. Pedimos pra Neusa, ela nos fez por 50,00 e deu para 2 pessoas! Nosso camarão pesava umas 300gr cada, mas parecia uma lagosta de tão grande!!! ele vem aberto como lagosta. Pra ter idéia, ele sem cabeça não cabia na minha mão! viream 5 camaroes desse com arroz, feijáo e macarrao Eu só aguentei comer o camarão!!!!

- leve repente bom e compre lá um baygon... tem muito pernilongo!!!!!

 

Serviços q utilizei

Hotel em São Luis

http://www.gruposolare.com.br

Hotel Praiabella

a partir de R$ 185,00 a diária com café incluso. Promoção acima de 3 diárias, 1 grátis.

Tem cofre no quarto e ar condicionado. Ambos essenciais para paulistas calorentos como nós! heheheh

Café da manhã MARAVILHOSO!!!! comemos tanto que não precisamos almoçar nenhum dia!!!! e tomamos café as 9h!!!

 

Restaurante Cabana do Sol

Atendimento ÓTIMO!!!!!!!!!!!!!!!! Nunca fui tão bem tratada!!!!

Torta de camarão com arroz de cuxá, serve 3 pessoas tranquilo!!!

R$ 75,00

http://www.cabanadosol.com.br

Não adianta pegar o endereço, é complicado chegar a pé! Peça pro taxi te levar na Cabana do Sol, é mais fácil

 

Restaurante Feijão de Corda

Não recomendo. É bom, mas não chega aos pés do Cabana de Sol... e é o mesmo preço.

 

Restaurante Maracangalha

Tava fechado - setembro 2010

 

Transporte São Luis - Santo Amaro

Joaninha - 98 3238-4256

R$ 40,00 a ida

 

Hospedaria Lagoa Azul - dona Neusa e seu Toninho - Santo Amaro

98 3369-1294

R$ 50,00 a diária pra casal

Almoce e jante lá. Ela cozinha divinamente!!!! R$ 12,00 por pessoa, a não ser q peça algo especial

Ela tb é ótima organizadora turística. Peça pra ela e seu marido verem os passeios pra vc!!! Sai muito mais barato q por agencia.

Um passeio saiu 16,00 por pessoa (eramos 5) e outro foram 2 passeios por 25,00 por pessoa (éramos 7).

 

Ah, no Instituto Pasteur, em São Paulo, tem a vacina contra Febre Amarela gratuita. Deve-se tomar 10 dias antes de viajar pra lá e a vacina tem validade de 10 anos. Não pode tomar outra vacina desta antes de acabar a validade dos 10 anos, a superdose pode levar ao óbito.

 

Espero q minhas dicas possam ajudar! Eu amei os Lençóis, as comidas, as cidades... da prox vez vou conhecer alcântara e são josé do ribamar!

 

Abraços!!!!

Thais

Link para o comentário
  • Colaboradores

Thais.

 

Acho que vc não estava em São Luis do Maranhão. Rua da estrela no centro histórico todos conhecem onde localiza - se câmara municipal mais por esse motivo.

Do centro histórico para a praia mais próxima é 10min de ônibus a da ponta d'areia e p/ a av litoranea 20min de carro 5 min p/ ponta da areia e av litoranea 15min em São Luis não existe esse bairro com o nome de guará... azulejos realmente, apenas na cidade velha ou seja o centro histórico acho q vc não visitou as igrejas de construção datadas de 1643, sec XVIII, 1624,1780... todas no centro histórico e casarões datados em 1613 .....o palácio dos leões construído pelos franceses em 1612 p/ avistar tropas portuguesas... tem q ler muito...casas e centros de cultura, teatros museus casa do maranhão.. todos em casarões históricos se for estender - me demorarei muito aqui... restaurante badalado estrela dalva? não sei disso... base do rabelo, base da lenoca, cabana do sol, cheiro verde sem contar com os bares e restaurantes na orla tem bons restaurantes na cidade e maracangalha fechado? impossível esse é referência da culinaria regional. Centro de informações turísticas tem espalhado pela cidade toda .. aeroporto, rodoviária, centro histórico uns 7 e na maioria dos hotéis.

 

Em Santo Amaro a cisne branco não faz mais linha p/ lá, não tem estrada apenas 4x4 entra na cidade, tem 3 pessoas q fazem transporte de van já com a toyota inclusa joaninha, idenilson, tatá.. nas dunas é proibido levar bebida alcólica latas comida o ibama nesta data estava presente e o passeio p/ queimada dos britos foi interropido por eles por irem pelas dunas.. celuar OI E VIVO pegam na localidade... pernilongo??? só se for na casa de Antoninho pois, em outros lugares nunca fui atacada por eles... acho q vc não teve sorte e muito menos se programou, a visitação dos pontos turísticos poderia ter pego um guia ... ou entrar no site do gov do estado na secretaria de turismo tem todas as informações turísticas da cidade e do estado.

Link para o comentário
  • Membros de Honra

Estranho o lance do GPS. Que conjunto de mapas e que modelo/marca de GPS usavas? Usei um garmin map 76 CSX carregado com os mapas do projeto tracksource e estes foram muitos exatos... agora, se tu usaste um GPS qualquer, com um conjunto de mapas desatualizados, pode sim dar erro tanto na localidade quanto nome das ruas principalmente... ou seja, é mais fácil ser problema do GPS do que da cidade...

 

A Cisne Branco NUNCA fez linha de ônibus diretamente para Santo Amaro, o que ocorria antigamente era que havia uma venda casada, onde se fazia uma baldeação no povoado de Sangue para as Toytas Jardineiras, que de longe lembram um Pau de Arara... se já tivesses visto um pau de arara autêntico, garanto que não teria feito tal comparação. Atualmente o transporte é feito até o povoado de Sangue pelas mesmas, mas não há mais a venda casada para os ônibus. Contudo, há Vans de hora em hora passando pelo Sangue destinadas a São Luís, ou seja, não há necessidade de reserva prévia, e ainda restando a opção de esperar pelo ônibus da Cisne Branco (agora este sim corre o risco de estar lotado, merecendo reserva antecipada a qual é feita ligando para Barreirinhas).

 

No mais, concordo com as palavras da Gleid...

Acredito que tal impressão que tiveste da cidade é que foste com olhos de Turista, e não de mochileiro, como bem falaste no começo de teu relato.

Link para o comentário
  • 7 meses depois...
  • 1 mês depois...

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...