Ir para conteúdo

Mochilão Europa (maio/2019) - Portugal, Rep. Tcheca e Alemanha (a talvez Budapeste?)


Posts Recomendados

  • Membros

Olás,

Estou programando meu 1º mochilão pela Europa e já li muita coisa aqui e estou chegando mais próximo do que pretendo fazer.

A ideia é sair de SP no dia 01/05 e ir para Portugal. Do dia 02/05 ao dia 17/05 a viagem será num ritmo mais sossegado pois minha avó e minha tia irão comigo para conhecer a cidade onde o bisavô nasceu :) então dividiremos nossos dias apenas entre Porto, Braga e Lisboa, com alguns bate-volta como Guimarães, Fátima....

Daí do dia 17 em diante (quando estarei sozinha) é que estou com mais dúvidas, pois iria pra Alemanha encontrar um super amigo que mora em Berlim (fim da viagem).

Opção 1 - Portugal / Rep. Tcheca / Alemanha

17/05 - ida para Praga (3 dias)

21/05 - início de uma viagem de bike de Praga até Dresden (5 dias de duração)

26/05 - dia livre em Dresden (1 dia)

27/05 - ida para Berlim (5 dias)

02/06 - volta para SP

*esta opção está muito bem esquematizada na minha cabeça, mas daí surge a dor no coração de não conhecer Budapeste, o que me levou à opção 2

Opção 2 - Portugal / Hungria (Bud) / Rep. Tcheca / Alemanha

17/05 - ida para Budapeste (2 dias)

19/05 (ônibus noturno?) ou 20/05 (voo de manhã) - ida para Praga (2 dias)

23/05 - início da viagem de bike até Dresden 

28/05 - dia livre em Dresden (1 dia)

27/05 - ida para Berlim (3 dias)

02/06 - volta para SP

Dúvidas:

Opção 2 está muito corrida a ponto de não valer a pena?  Qual a melhor forma de ir de Budapeste para Praga (encontrei passagem de bus por 22 euros e aéreo por 46)? 

Qualquer ajuda ou palpite no roteiro será muito bem vinda!

Valeu!

Link para o comentário
  • Colaboradores
40 minutos atrás, Karen M. disse:

Opção 2 - Portugal / Hungria (Bud) / Rep. Tcheca / Alemanha

17/05 - ida para Budapeste (2 dias)

No dia 17/05 imagina chegar em Budapeste em que horário? É preciso entender que você não chega na cidade no momento em que o avião aterriza... Existe todo um processo de desembarque, recolhimento de bagagens, saída do aeroporto, transporte para o centro da cidade, check in na sua hospedagem... para finalmente conseguir aproveitar a cidade.

Os voos mais cedo e rápido que existem são da TAP e Lufthansa que saem as 07:30, ambos com escala na França, aterrizando em Buda as 13:50... custam na faixa de 180 euros. A menos que queira sair de Lisboa por volta das 03:00 da madrugada...

Portanto teria um final de tarde na cidade (cansada depois de um dia inteiro praticamente viajando) e o dia 18/05 para conhecer a cidade.

50 minutos atrás, Karen M. disse:

19/05 (ônibus noturno?) ou 20/05 (voo de manhã) - ida para Praga (2 dias)

Uma noite mal dormida em Onibus... teria disposição para turistar no dia seguinte? E quanto ao horário de check in na hospedagem... realizou que na melhor das hipóteses o check in abre as 14:00?

Se optar pelo voo no dia seguinte... ganhará um dia em Buda... mas perdera o um dia em Praga... Tem um voo da Chez Airlines direto no meio da manha. Daria para curtir 2,5 dias em Praha... acho pouco, mas da para passear e conhecer a cidade...

03 ou 05 dias em Berlin? É  a questão central... se perguntas a mim a resposta seria 0 dias (rs), nunca vi uma cidade tão desinteressante (mas isso é muito pessoal). Além dos laços pessoais... o que mais te leva a cidade? Em 2,5 dias matei todas atrações so não entrei nos museus. Em termos de gastronomia não vi muita coisa interessante (incluindo a cerveja)... uma grande frustração com a vida noturna... achei uma cidade bem comercial, a exemplo de São paulo... não achei as pessoas receptivas... e mesmo os museus não me encheram os olhos sequer para visitar! Talvez, se for tua primeira viagem pode ser que sua visão seja outra por falta de parâmetros para comparar.

Ficaria com a opção de 03 dias em Berlin. 

  • Gostei! 1
Link para o comentário
  • Membros

Oi @Rafael_Salvador ,

Obrigada pelas colocações.

O dia 17/05 eu já não estou considerando pra nada mesmo.. pois sei que estas questões de deslocamentos e processos check in/check out tomam demais de tempo. Tinha reservado aqui dias 18 e 19 inteiros em Budapeste.

A questão da ida para Praga ainda está nebulosa pra mim mesmo.. se optar por incluir mesmo Budapeste, talvez este deslocamento mereça ser feito de avião pra me poupar tempo.. se conseguir um voo a preço razoável dia 20 pela manhã, ficaria com 2,5 em Praga, já que parto de bike só no dia 23.

Sobre Berlim, pois é... é bem pessoal mesmo, mas tudo o que leio a respeito de lá me interessa muito, sua inserção histórica, cenário artístico e cultural, atmosfera... eu por exemplo adoro SP e vi muita comparação assim me desencorajando de reservar uns dias em Joanesburgo na minha última viagem e não me arrependi nem um pouco do que fiz, conheci e aprendi por lá. mas de qualquer forma, obrigada por sua opinião.

Link para o comentário
  • Colaboradores

@Karen M. Tudo bem? Minha intenção não foi desencorajar, mas sim passar uma impressão que tive da cidade. Por muito tempo tive vontade de ir a Berlin e eis que surgiu a oportunidade de encaixar num roteiro esse ano...

Achava o máximo a ideia de ver o muro... o check point ... era a historia vive se materializando. Mas se fosse para resumir a cidade com uma palavra eu usaria, farsa!

1 - Os memoriais , que são diversos, muitos com leituras cansativas ,passam uma ideia de arrependimento e vergonha do nazismo... Ora, Ora! Mas nas ruas não consigo perceber o que os memorias dizem! Continuam xenófobos e sectaristas ... não gostam de Ingleses, Franceses, Americanos ... nem deles mesmo sei se gostam.

2 -  Muitas atrações como Potsdamer Platz e Alexander Platz  não passam de centros comercias, alias onde estão as centenas de bares na região de Alexander Platz que o sites de viagens vendem a ideia para nós??? O Checkpoint Charlie não passa de uma maquete com figurantes explorando turisticamente o local e os famosos museus? Basta olhar o resumo das masterpieaces e comparar com um Sophia Reina, um D'Osay ou mesmo o Rijskmuseus e tirar as conclusões ...

3 - Por fim, um dos grandes marketing da cidade, a famosa vida noturna de Berlin. Realmente estão lá as boates ... mas, estrangeiros não são bem vindos! Houveram noites em que após gastar 04 UBER's tentando entrar em clube voltava para o hotel aborrecido. Afinal o que tinha errado comigo? Bem vestido, grana para gastar, um inglês razoável e os caras te barravam sem maiores explicações... deve ser porque sou Brasileiro... não! Eram pessoas de todas nacionalidades brancos, loiros dos olhos azuis ... não tinham chance! Negros... Europeus... via pessoas dando chilique ... Os bunkers, escondidos, inacessíveis para outras etnias continuam a existir na republica socialista! 

 

  • Gostei! 2
Link para o comentário
  • Colaboradores

@Karen M. , achei o roteiro 2 muito corrido nessa parte entre Praga e Budapeste. Existe o risco de você terminar sem aproveitar nenhuma direito... a não ser que a ideia seja realmente correr para os pontos turísticos clássicos.

Particularmente acho melhor ficar 4 dias em Praga e ter um tempo livre para bater perna em circuitos lado B da cidade.

Sobre Berlim, é muito pessoal (e o fato de ter amigos na cidade conta muito) e depende do que você procura. Estive lá de passagem num fim de semana e a primeira coisa que me chamou a atenção foi como as pessoas lá incorporam a atividade física no dia-a-dia: é gente correndo enquanto empurra carrinho de bebê, indo de bicicleta pro trabalho... fiquei com vergonha do meu sedentarismo. A cidade é plana e tem vários parques abertos que convidam a correr neles. Se eu fosse uma corredora disciplinada, a maratona de Berlim estaria no meu radar a-go-ra!

Visitei alguns museus/memoriais e gostei muito dos grafites.

Mas, apesar de ter gostado, não criei um vínculo afetivo com a cidade. Como falei, isso é muito pessoal e você só vai sentir quando estiver lá.

Boa viagem!

 

Link para o comentário
  • Membros

Olá @Karen M.

Também estou planejando uma viagem para 2019 que inclui alguns trecho que seu roteiro. Acho válida e ideia acrescentar Budapeste (opção 2). No meu caso, até pensei em retirá-la, pois facilitaria bastante minha logística, mas não tive coragem. Meu roteiro: Budapeste>Viena>Praga>Berlin>Munique

Também tinha incluído passar 01 dia de Dresden, mas retirei por falta de tempo. No entanto, após ler suas opções confesso que fiquei tentado em "reincluí-la". Adoro temas relacionados a 2ª Guerra Mundial, por isso a vontade de conhecer Dresden, mesmo que rapidamente.

Uma curiosidade, pq ir de bike de Praga até Dresden? Algo específico? 

Abs.

 

Link para o comentário
  • Membros

@LF Brasilia muito obrigada pelos comentários!

to exatamente com medo dessa correria aí.. mas daí volto pra opção 1 e o coração volta a doer por Budapeste! ahahhaa

estou estudando possibilidades tb de "roubar" 1 dia de Portugal e voltar pra SP dia 03/06 e dessa maneira conseguiria adicionar 1 dia em Praga e 1 em Budapeste. seria o melhor dos mundos, mas ainda não confirmei essa possibilidade..

58 minutos atrás, LF Brasilia disse:

A cidade é plana e tem vários parques abertos que convidam a correr neles. Se eu fosse uma corredora disciplinada, a maratona de Berlim estaria no meu radar a-go-ra!

delícia isso, hein! pena que (muito provavelmente) não vou levar meu tênis de corrida para otimizar a mochila.. :( de qq forma, estou longe de ser corredora de maratona tb... ahahaha

Link para o comentário
  • Membros

Olá @Roberto Arantes ,

Já vi seu tópico tb e ficarei de olho caso apareça uma dica por lá!

Sobre Dresden, vc já considerou um pit-stop no trajeto Praga-Berlim? Veja neste link da bóia (sugestão de roteiro 8 ) que fala exatamente sobre isso.. de repente é uma forma de quebrar a viagem mais longa e ao mesmo tempo matar a sua vontade de conhecer a cidade..

32 minutos atrás, Roberto Arantes disse:

Uma curiosidade, pq ir de bike de Praga até Dresden? Algo específico? 

Sim, obsessão! ahahahahah Há muito tempo, antes de pensar em planejar qualquer viagem à Europa, eu já tinha lido sobre rotas de bike e a tradição deste tipo de viagem em alguns países europeus e me interessei demais em fazer isso algum dia. Agora com a viagem em vista essa vontade voltou, curti a rota e consegui convencer meu amigo a fazer comigo. Então, por quê não? 😁 curto muito natureza, atividade física e sempre tento juntar uma coisa à outra durante minhas viagens, adicionando um desafiozinho do "nunca fiz isso antes"...

Link para o comentário
  • Membros

Então, esse parada em Dresden estava no meu roteiro original, mas retirei depois que acrescentei Munique (quero ir na Oktoberfest 🍻). Agora voltei a considerar a parada em Dresden, pq reduzi os dias em algumas cidade. Vou ver, dependendo dos horários de trem, vou fazer a parada.

Também adoro pedalar, em breve, num próxima viagem a Europa pretendo fazer uma trip na Itália, e ao final fazer, de bike, o Passo Stelvio. Fica dica! Outra possibilidade, um dia, é o caminho de Santiago, na Espanha. 😀

Abs.

 

  • Gostei! 1
Link para o comentário

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...