Ir para conteúdo

As Trilhas do Vale do Capão - Chapada Diamantina-BA.


Posts Recomendados

  • Membros

Frida, muito útil esse tópico hein? Parabéns!!!

 

Enton, eu tô querendo fazer alguma coisa na chapada mas não tenho muito tempo... no Vale do Capão acho que só vai rolar a Cachoeira da Fumaça mesmo tsc

 

Vou fazer RJ X Salvador (aéreo) // Salvador X Lençois (carro).

 

Agora eu preciso da sua ajuda:

- O que vc diria que é imperdível em Lençois?

- Qual a distância de Lençois ao Vale do Capão?

- Quanto os guias locais cobram pra levar à Cachoeira da Fumaça?

- Junho é uma boa época pra ir?

 

Desde já te agradeço!!!

bjs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
- O que vc diria que é imperdível em Lençois?

 

vc dispõe de pouco tempo, correto? Então, acho imperdível a Trilha pela Cachoeira da Primavera, Serrano e Ribeirão do Meio.

 

- Qual a distância de Lençois ao Vale do Capão?

 

20km em estrada asfaltada e mais 20 km em estrada vicinal (estrada de chão).

 

- Quanto os guias locais cobram pra levar à Cachoeira da Fumaça?

 

Não existe isso! Algumas agências DE LENÇÓIS cobram um determinado valor pra levar a pessoa até cachoeira da fumaça, no fundo estão cobrando o translado (40km), mas se vc está de carro, não precisa pagar guia, a trilha é batida e dá pra fazer tranquilo, porém é recomendado deixar uma contribuição em dinheiro na entrada do Parque pra ajudar na manutenção da sede da Associação de Condutores do Vale do Capão - ACVC, deixe quento vc puder.

 

- Junho é uma boa época pra ir?

Sou suspeita pra falar de junho na Chapada Diamantina, eu sempre tiro férias em junho pra ir pta lá pq gosto de frio, mas há quem goste de épocas mais secas e com menos chuva.

 

Espero ter ajudado!

Abraços! ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Opa!! Ajudou muito!!!! (tanto que vou continuar te alugando...rs)

 

Frio é? hum... Mas chove muito ou é aquela chuvisquito pra refrescar durante a trilha? Eu tava querendo ir no feriado de Corpus Christi...

 

Pensei em fazer Salvador X Palmeiras e dormir por lá. No outro dia fazer a cachoeira da fumaça. Lençois na volta. Que te parece?

 

mais bjs e obrigada!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Pode ser sim! é uma boa! e depois da fumaça por cima, dá pra tomar banho no riachinho que é perto.

 

Com relação ao frio...humm, é frio mesmo, tempo nublado e tal... pq lá é uma região de vale, então o sol demora pra "entrar" mas dá pra ir tranquilo e ser surpreendido por sol todos os dias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

4 meses depois da minha primeira ida ao capão... retornei agora no carnaval... com a namorada e mais dois amigos...

 

Conhece a toca da maternidade... mas nem me arrisquei a ir na garganta, nessas épocas de chuva a vazão dela estava um pouco alta.

Uns maribondos chatos torraram o saco, no caminho pra purificação... que dessa vez nem achei tão gelado assim as águas(suspeito que seja a excitação de estar lá, ignorei por completo o frio). Subi a trilha com bastante cautela até a próxima queda fadas duendes gnomos uma dessas três aí '-'... mas desta não passei apenas avistei de cima ela e retornei, as pedras bastante escorregadias, me contentei em apenas vislumbrar.

 

Dessa vez desci até o quinto poço do riachinho e avistei o sexto de cima, emocionante ter que passar por baixo da queda d'água do quinto poço, só descobri isso por ter um grupo de visitantes se banhando por lá e ter me ensinado o caminho, se não teria parado por aí... Os poços do riachinho, é uma dos lugares mas brilhantes que já vi na chapada, me revolta o local ter este nome '-' rs "Riachinho", deveria ser 7 Poços... ou 7 Quedas sei lá hehe...

 

De restante fiz o habitual... férias do meio do ano estarei por lá novamente... dessa vez pra fazer fumaça por baixo ou pati ou os dois... espero estar com GPS já ;)...

 

Abração pessoal... O Sumidoouro Frida fica no poço das cobras correto?

 

Alan vc se perdeu fazendo a fumacinha ou fumaça por baixo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Nilton, que maravilha vc enxergar além!!! qtas e qtas pessoas chegam no Riachinho (já deixei exposta aqui neste tópico minha insatisfação com este nome...gostei de "7 quedas" a 7º só para os desbravadores! rsrsr) e apenas tomam banho naquele poço maior e vão embora sem explorar, andar...enfim... vc tem alma de desbravador e aventureiro! parabéns!

 

O Sumidoouro Frida fica no poço das cobras correto?

 

Este sumidouro, como dizem os nativos, é o lado esquerdo da cachoeira do poço das cobras, onde a água jorra pra galerias subterraneas, muito cuidado, se for nadar até lá, fique no lado direito próximo ao paredão, é mais seguro. afff eu voltei lá mas ficou um climão de desconforto, queria sair logo de lá... :o

 

abraços! ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...
  • Membros

Oi Frida!!

Parabéns pelo relato!! Pretendo voltar à Chapada em outubro e fazer o Paty, mas pelo jeito vou ter que voltar outras vezes. No ano passado fiz as trilhas Pai Inácio Capão, Capão Guiné, os roteiros habituais e Cachoeira do Sossego. Pelo jeito você é que nem eu, se a pedra é alta eu sento e desço de bunda mesmo rsrsr. É fácil contratar guias fora de agências? E transporte até o início das trilhas?

 

Se puder passar essas informações eu agradeceria.

Até mais!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Oi Frida!!

Parabéns pelo relato!! Pretendo voltar à Chapada em outubro e fazer o Paty, mas pelo jeito vou ter que voltar outras vezes. No ano passado fiz as trilhas Pai Inácio Capão, Capão Guiné, os roteiros habituais e Cachoeira do Sossego. Pelo jeito você é que nem eu, se a pedra é alta eu sento e desço de bunda mesmo rsrsr. É fácil contratar guias fora de agências? E transporte até o início das trilhas?

 

Se puder passar essas informações eu agradeceria.

Até mais!!

 

Olá Andrea!!

 

Olha, pode estar certa que sempre tem como fazer as trilhas, até mesmo a trilha do Vale do Pati de maneira alternativa mas com os mesmos cuidados com segurança e tals...

Existem guias independentes que fica mais barato e o transporte pode ser alternativo tb, como moto táxi, carro fretado ou até mesmo carona...

 

é super fácil contratar guia na Chapada, aliás eles estão em todos os lugares!!!

abraços!! ::otemo::

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 meses depois...
  • Membros

Realmente interessante a experiência!

Sempre estive preocupado com o papel do Guia de Montanha. Uma dica que acho interessante é conhecer ou ter uma indicação de alguém que já caminhou com o Guia que deseja contratar. A grana fica muito bem paga quando você contrata um bom profissional.

A Chapada Diamantina não é mesmo muito fácil de conhecer sem um Guia Local, então vamos garimpar um bom Guia Local. Tenho certeza de ainda existem diamantes no Parque Nacional da Chapada Diamantina, rs...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
Realmente interessante a experiência!

Sempre estive preocupado com o papel do Guia de Montanha. Uma dica que acho interessante é conhecer ou ter uma indicação de alguém que já caminhou com o Guia que deseja contratar. A grana fica muito bem paga quando você contrata um bom profissional.

A Chapada Diamantina não é mesmo muito fácil de conhecer sem um Guia Local, então vamos garimpar um bom Guia Local. Tenho certeza de ainda existem diamantes no Parque Nacional da Chapada Diamantina, rs...

 

 

Um diamante:Mariva Tomé!!!! ::otemo:: Recomendo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...