Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
eog1978

11/2018 Havana Cienfuegos Trinidad Santa Clara Varadero

Posts Recomendados

GRU - HAV 11/2018 

Ida GRU LIM (conexao rapida e sem problemas

volta GRU BOG (conexao 24h com mais de horas de espera check-in Avianca, cheio de caes farejadores e dezenas de policiais armados - nao me senti turista!)

Cheguei aeroporto Havana as 16h e em um aviao da Taca de medio porte, e: 

- preenchi declaraçao de saude e que nao havia recem viajado a Africa (03 meses)

- certificado vacina febre amarela internacional apresentado (obrigatorio)

- nao me foi solicitado seguro saude

No aeroporto de Havana já é possivel sacar 400 CUC porem nao sei ao certo quais bandeiras

Existe um ponto de venda da ETECSA no aeroporto e voce pode comprar logo o cartao de 5hs que custa 5 CUC (se comprar na rua certamente havera fila de quase 1h todo dia)

Ha uma CADECA no aeroporto e quando cambiar nao pegue notas de 50 CUC pois estas precisam de passaporte para trocar pelas ruas! (notas de 20 ou menos é melhor)

Traslado eu paguei 9 euros (somente ida porem contratei a volta com eles tbm) com cartao de credito agendado ainda no Brasil via app GetYourGuide (android nao sei se existe pra outros sistemas)

Traslado via APP é do aeroporto ate algum hotel (nao leva para casas, hostel, nada diferente de hotel!) veja no mapa um hotel perto de onde vai ficar e vá caminhando se possivel (onibus cubano 1 CUP)

Onibus em Havana custa 0,40 centavos de 1 CUP (moeda nacional) (nao cinfunda com CUC que vale 24 CUP!)

Onibus A40 com 1 CUP serve para duas pessoas e te leva ate a praia de Santa Luzia (hotel tropicoco) praia tao linda quanto varadero e com mais sombra e preços estatais (lojas estatais sao as mais baratas)

Hostel mais barato de toda Cuba é o Hamel Hostel (HAVANA) 5 CUC por estadia + 1 CUC cafe da manha é incrivel e infelizmente esgota rapido (faça reserva pelo hostelworld.com com duas semanas de antecedencia)

Há hostel de 7 CUC + 3 CUC cafe proximo ao Hamel Hostel porem o Hamel é imbativel!

Casas noturnas em Havana a maioria vai dar o preço apos voce abrir a boca! Pergunte na fila a algum cubano o quanto paga para entrar (no bar rola a mesma coisa, se possivel va com um cubano e deixe que ele compre)

Refeiçao em restaurantes voltados para cubanos pode te custar entre 3 e 4 CUC já com a bebida! Se for em local frequentado por maioria turista vai pagar dobro ou triplo disso!

Nao tenha vergonha, pergunte a um cubano onde eles comem (se perguntar um local sem dizer que quer comer onde cubanos vao, te indicarao local de turista e vai ser esfaqueado!)

Terminal Viazul nem sempre fica perto do centro da cidade e deve usar onibus cubano 1 CUP ou saia a rua e faça cara de perdido que algum taxi particular te levara por 5 CUC.

Se solicitar taxi no hostel, o valor é 10 CUC pois 5 é comissao de quem solicitou!

Nunca deixe que alguem te leve em algum lugar pois certamente te pedira 1 CUC ou mais ao final da "ajuda"

Nao faça cambio na rua pois ha risco de notas falsas, ha sempre uma casa de cambio proximo a voce! (nao responda a intrometidos que te perguntarem se vai cambiar, quanto, etc)

Onibus da Viazul é possivel planejar tudo ainda no Brasil e pagar todos os trechos com cartao em dolares (leve tudo impresso pois se falhar o sistema deles, vc deixa a folha e segue viagem!)

Pizzas nas ruas pode custar de 7 CUP a 25 CUP (comi em todo canto e nao me fez mal)

Sucos nas ruas nao recomendo pois tive diarreia 2x. Suco nos restaurantes nao ha problema!

Tente nao chamar a atençao com relogios brincos etc etc alem da roupa basica pois do contrario pode ocorrer de muita gente te pedir dinheiro ou ate mesmo a sua roupa do corpo ! (nao existe assalto etc)

Santa Clara e Vinales é possivel comprar caixa lacrada de charuto por 25 CUC (Havana vendem por ate 100 CUC!!!!)

Lavar as roupas em Santa Clara pode te render uma economia de 50%  ou mais, fora o restaurante Sabor e Arte que é obrigatorio (preços baixos e comida incrivel)

Ao final da viagem percebi que calça jeans pra Cuba nao rola pois o calor é tanto que vale sair de bermuda ou algo mais confortavel ja do Brasil e nao ficar carregando muita tralha)

Se levar muita coisa, vai fcar na mao de taxistas que vao te cobrar 5 a 10CUC por "corrida" as vezes de 2km!

Caso va fazer conexao em Bogota, veja a previsao do tempo pois a maxima la nao passa de 20 graus! (levei uma blusa so por causa dessa conexao!)

Sempre procure por pontos de venda estatal pois os privados compram do estatal e vendem pelo dobro ou mais! (nao podem importar diretamente)

Cuidado com as duas moedas! Quando te falarem que o preço é 60 centavos, estao dizendo que é 0,60 de CUC = aproximadamente 15 CUP!

Santa Marta é uma cidade ao lado de Varadero e os precos para estadia e alimentacao sao infinitamente mais baixos! (ha onibus cubano 1 CUP pra 2 pessoas)

Se for viajar na baixa temporada (ate inicio de novembro), pode ir ser reserva de estadia e pechinchar la! Em media paguei 20 CUC por diaria e pessoas sozinhas me disseram que pagaram 10 CUC

Onibus turistico vermelho em Havana compensa pois custa 10 CUC e faz um tour completo. Em Varadero custa 5 CUC e nao compensa pois bus cubano faz o mesmo por 1 CUP!!!

Comida no local de estadia na maioria das vezes nao compensa! Acerte o cafe da manha do primeiro dia e pros demais faça uma busca na regiao que pagara muito menos!

Parque El Nicho (Cienfuegos) custa 10 CUP para cubanos e 10 CUC para turistas! FACADA ABSURDA! (taxi compartilhado ate la 15 CUC incluso ida e volta) 

Cienfuegos ha onibus e caminhao para Sancho Luna por 1 CUC no terminal de onibus (fui e voltei de caminhao)

Trinidad foi sem graça pois a cidade é toda de pedra nas ruas, cheia de restaurantes com precos altos, voltadas para turistas comuns.

Balada La Cueva custa 5 CUC entrada + bebidas 4 CUC um lixo de Mojito! FUJA

Comer em Varadero pode te custar 7 CUC um cafe com pao e queijo (leve tudo de Santa Marta pois nao existe vendedor na praia de Varadero)

Baixe os mapas offline e mesmo quando for orientado por alguem, verifique no mapa se esta correto ou use o mapa para viagens onibus cubano para que saiba em que ponto descer!

Nunca mostre a quantidade de dinheiro que possui pois se alguem ver, o preço pode subir na mesma hora!

Serviços "pessoais" em Cuba podem sair mais caros que Miami pois a comparaçao é feita por estes profissionais, todo o tempo!

Nao se iluda que vai ficar com um cubano(a) por que gostou de voce! Se for homem, as mulheres arrancarao dinheiro bebendo varias coisas, pra voce pagar ao final! Vi varios trouxas que cairam nesse golpe!

Se alguem começar a falar com voce do nada, certamente ao final te pedira 1 CUC ! (fuja)

Para os golpistas voce nao é Fulano ou Cicrano, teu nome é BANCO e esta escrito na tua testa!

O povo cubano é cordial, alegre e prestativo e tudo acima relatado foi sobre pessoas acostumadas a dar golpe em turistas e nao reflete a essencia das pessoas em geral!

Se estiver disposto a andar, leve bastante protetor solar para o dia e repelente para a noite, alem de bone para proteger o rosto!

Quando estiver numa praça acessando internet, evite olhar nos olhos pois os golpistas so enchem o saco de quem os olha nos olhos.

Andei de madrugada com carteira e celular nos bolsos e nada me passou, nem um susto sequer! O pais mais seguro que ja conheci!

Bicitaxi sempre será um roubo! Prefira mototaxi que é o mais barato de todos e ha mototaxi compartilhado que custa 5 CUP!

 

  • Gostei! 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  



×