Ir para conteúdo

(MOCHILEIRO SEM EXPERIÊNCIA) ROTA DE ENTRADA NO LESTE EUROPEU


Posts Recomendados

  • Membros

Amigos, preciso muito de uma ajuda.

Pretendo fazer uma trip para o Leste. Sabemos que as passagens para os países de lá são bem caras (principalmente partindo de Fortaleza).

Eu estou adotando uma estratégia e gostaria de saber se há algum problema ou não. Eu quero entrar primeiro na Europa por alguma rota barata, de lá sigo para Praga.

As rotas mais sensatas que me surgiram foram: PARIS, MILÃO, BERLIM, FRANKFURT E MUNIQUE. Entretanto, as três últimas cidades da Alemanha os vôos são mais caros (apesar de maior proximidade) do que as demais. É importante citar que eu retornarei à cidade de entrada para voltar à Fortaleza. E opto por vôos em virtude da velocidade para que possa aproveitar mais os -apenas- 9 dias

As cidades que apresentaram os melhores preços foram PARIS e MILÃO, com média R$170 a R$280 para vôos entre os países do Leste. 

Agora lhes pergunto, é uma boa estratégia? Vocês vêem problema em sair dessas cidades? Abaixo, cito o roteiro que estou montando:

 

06/08 - Saída de FORTALEZA

07/08 - Chegada em alguma cidade da Europa ocidental /vôo/ saída no mesmo dia para PRAGA

08/08 - PRAGA

09/08 - PRAGA

10/08 - Saída de PRAGA /vôo/  Chegada em BUDAPESTE (14h) 

11/08 - BUDAPESTE

12/08 - BUDAPESTE

13/08 - BUDAPESTE

14/08 - Saída de BUDAPESTE /vôo/ Chegada na Europa ocidental (manhã ou tarde)

15/08 - Retorno à FORTALEZA

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

@Breno Siqueira , fiz algumas simulações. Usei no Kayak a opção de viagem para qualquer lugar e ele mostra, para as datas selecionadas:
- FOR-MAD-FOR a 2278
- FOR-PRG-FOR a 3200, aprox (sei que a ideia é uma passagem multidestinos, mas não tive como simular isso)
Então é preciso que as passagens MAD-PRG e BUD-PRG custem, no total, menos de R$1000 e que você tenha um tempo maior entre os voos, já que são passagens compradas de forma independente e qualquer perda por atraso é por sua conta.

Simulando multidestinos com a compra num só bilhete, a opção mais barata é a KLM: pesquisando no site da empresa, encontrei a partir de R$3305. 
Praga-Budapeste de ônibus dá 6h. Considerando que os aeroportos geralmente são afastados das cidades (o de Budapeste sei que é longe do centro), tem a burocracia do check in, etc... veja se realmente vale a pena ir de avião. Eu iria de ônibus pela Flixbus.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

O problema mesmo é o horário que você vai chegar lá na Europa, e se este horário vai permitir que você siga para o leste europeu ainda no mesmo dia.

Comprando trechos separados,  eu deixaria no mínimo 5 horas de intervalo entre o horário previsto de chegada e o horário de partida do próximo voo, para que você tenha tempo de passar na imigração, retirar bagagem, mudar de terminal, entrar na fila do novo check-in, passar pelo raio-x, etc, sem que um atraso na chegada ou uma imigração mais demorada façam você perder o segundo voo.

Por exemplo, se você for pegar o voo mais barato do dia 06/06 para Paris, você chegaria lá em Paris no aeroporto Charles de Gaulle as 13:40 do dia 07. 

Eu não compraria nenhum voo para Praga antes das 18:00, e dando uma olhada nos voos disponíveis saindo depois das 18:00 do aeroporto Charles de Gaulle no dia 07, não tem nenhum realmente barato, o mais barato custa R$ 300.

Voltar a Paris saindo de Budapeste no dia 14/08 está absurdamente caro, custando R$ 520

Ai somando a passagem de Fortaleza a Paris (R$ 2.580), mais a passagem de Paris até Praga (R$ 300) e mais a passagem de Budapeste a Paris (R$ 520), o total final vai dar R$ 3.400

enquanto que Fortaleza x Praga x Fortaleza está por R$ 3.200 como a colega acima citou, e ai mesmo pegando um ônibus de R$ 100 de Budapeste até Praga, ainda ficaria mais barato que ir por Paris...

 

 

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Eu já fiz isto, de ir primeiro para uma outra cidade, e depois para uma outra cidade com passagem separado, mas geralmente os horários que a gente chega lá não ajudam muito, muitas vezes você não consegue seguir viagem no mesmo dia sem gastar uma fortuna.

 

Então se for fazer algo assim, tem que cotar e somar todos os trechos nas datas exatas que você vai viajar, pois você pode achar uma passagem barata de Fortaleza para Paris, Milão, Madrid, etc, mas depois ter que gastar R$ 1.000 para ir desta cidade até Praga e depois voltar de Budapeste até esta cidade, o que deixaria a coisa mais cara do que seguir "direto" para o Leste Europeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

Me permita algumas considerações:

1 - Você tem uma viagem curta e com poucos dias em Praga (2,5 dias). Vale a pena se submeter a uma conexão mais longa frente a economia que ira te proporcionar? 

Você citou voar de Fortaleza para PARIS/MILÃO, BERLIM, FRANKFURT ou MUNIQUE... seriam voos diretos? Caso não, como imagino, são duas conexões até chegar no seu destino final = muito desgaste físico. 

2 - Porque você pretende chegar e voltar pela mesma cidade? Não é meio fora de mão você, por exemplo, chegar por Paris => Fazer Praga e Budapeste => e depois ter que retornar para Paris somente para embarcar de volta?

3 - Não entendi as simulações de voo de Paris - Praga partindo de Charles de Gaulle - CDG (!!!???). Os voos mais baratos saindo de Fortaleza fazem normalmente conexão em Lisboa ou Madri e de lá você pega um outro voo para o aeroporto de Orly.  O voo mais barato descendo em CDG custa R$ 1.692,00 porem faz duas conexões e chega em Paris as 20:55 do dia 07! Seria mesmo viável? Em contra partida o voo mais barato com chegada em Orly custa R$ 1.426,00 com chegada as 18:15.

Não simulei para outras cidades que citou... mas o raciocínio é idêntico. Tenha atenção para o aeroporto que vai chegar e o aeroporto que irá embarcar para Praga. Muitas cidades tem 02, 03 aeroportos... Normalmente os voos para o "Leste" (na verdade middle East) tem menor oferta nos aeroportos principais... 

5 horas atrás, Breno Siqueira disse:

As cidades que apresentaram os melhores preços foram PARIS e MILÃO, com média R$170 a R$280 para vôos entre os países do Leste. 

Agora lhes pergunto, é uma boa estratégia? Vocês vêem problema em sair dessas cidades? Abaixo, cito o roteiro que estou montando:

Considerando que você não vai pegar um voo direto de Fortaleza para Milão ou Paris, incluir mais uma conexão até seu destino final (Praga), conexão esta longa (acima de 04 horas) devido a estar comprando um voo "avulso" (se houver qualquer atraso é um problema seu), a economia teria que ser muuuuiiiiitttooooo significativa para valer a pena! Fato este que acho difícil de ocorrer.

A verdade é que a oferta de voos para essa região não é boa. Os voos diretos são poucos. O preço não é barato. Quando fui, passei uns dias em Roma... atravessei para Croácia e de lá cheguei em Praga fazendo conexão em Viena pela Chez Airlines. 

Acho que sua melhor opção (custo x beneficio) seria fazer Fortaleza x Praga / Budapeste - Fortaleza. R$ 3.534,00 pela submarino viagens. Você vai voar pela KLM e pela Air France, que são companhias muito superiores a TAP, Air Europe e cia ltda. ... Na ida você faz em apenas 12:00 horas (que é tempo record em se tratando de Brasil-Middle East)...

https://www.kayak.com.br/flights/FOR-PRG/2019-08-06-h/BUD-FOR/2019-08-15-h?sort=bestflight_a

Fiz uma conta básica, sem considerar horários de chega e saída e tempo de voo(!!). Fortaleza - Paris - Praga - Budapeste - Paris - Fortaleza ... sai poe R$ 3.308,00. Frente ao montante total que irá gastar na viagem, R$ 226,00 valem todo esse sacrifício? Parcelando em 10x  passagem isso da uma diferença de R$ 23,00 na parcela, amigo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

@Breno Siqueira Cara eu fiz toda essa região de ônibus a partir de Frankfurt/Munique > Praga > Viena >Bratislava > Budapeste (depois fiz os trechos Budapeste/Barcelona/Dublin de avião pois morava na Irlanda). 

As companhias são ótimas, baratas e com várias opções de horário, inclusive noturnos. Eu indico fortemente a Student Agency, barata, com TV e serviço de bordo. Também usei a FlixBus e recomendo. Se quiser simular alguns horários use o site da Busbud .com ou o próprio site das empresas. 

Eu sinceramente não acho que economizaria tempo fazendo esses trechos voando, como já disseram, você perderia muito tempo  no aeroporto e se deslocando pra ele que na maioria das vezes fica longe do centro da cidade, diferente dos terminais de ônibus. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...