Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
  • Faça parte da nossa comunidade! 

Peça ajuda, compartilhe informações, ajude outros viajantes e encontre companheiros de viagem!
    Faça parte da nossa comunidade! 

Natygirl

México (15 dias) e Cuba (5 dias) 20 dias sozinha

Posts Recomendados

Olá pessoal,

gostaria de saber a opinião de vocês sobre o roteiro abaixo. Na verdade a dúvida maior é sobre os trechos que vou fazer de ônibus noturno. É viável? É seguro? Da para comprar os trechos antes pela internet? Tulum ou Playa, qual melhor para se hospedar?

03/03 (Domingo) Cidade do México

-Chegada na Cidade do México às 05:05

-El Zócalo

-Templo Mayor

-Palácio Nacional e painéis de Diego (Palácio de Belas Artes)

-Torre Latinoamericana 

04/03 (segunda-feira) Cidade do México

-Pirâmides de Teotihuacán

05/03 (terça-feira) Cidade do México

-Museu de Antropologia

06/03 (quarta-feira) Cidade do México

-Castelo de Chapultepec

-Museu Nacional

-Basílica de Guadalupe

07/03 (quinta-feira) Cidade do México

-Casa de Frida Kahlo

-Casa Museu de León Trotsk

-Mercado de Coyoacán

08/03 (sexta-feira) Cidade do México-Puebla-Oaxaca

*Pegar Daytrip para Cholula/Puebla  

-Ficar na rodoviária de Puebla

*Ônibus noturno para Oaxaca (5hs de ônibus)

09/03 (sábado) Oaxaca- San Cristobal de Las Casas

-Tour de Mitla + Hierve el Agua

*Ônibus noturno para San Cristobal

10/03(domingo) San Cristobal de Las Casas

-Chegada em San Cristobal por volta das 8hs

-City tour em San Cristobal

*Agendar Tour para Palenque no outro dia

11/03(segunda) San Cristobal de Las Casas - Palenque-Mérida

-Sítio Maia de Palenque

*Ônibus noturno para Mérida

12/03(terça) Mérida

-Chegada em Mérida por volta das 10:00

-Sítio Uxmal

*Agendar Tour de Chichen Itzá com volta para Riviera

13/03(quarta) Mérida-Chichen Itzá-Playa del Carmen/Tulum

-Chichen Itzá

-Volta pela PLaya de Carmen

14/03(quinta) Playa del Carmen/Tulum

15/03(sexta) Playa del Carmen/Tulum

-Cobá

16/03(sábado) Playa del Carmen/Tulum

17/03(domingo) Cancun

18/03(Segunda-feira) Cancun-Havana(fim do dia)

19/03(Terça-feira) Havana

20/03(Quarta-feira) Havana

-Ver como fazer bate e volta para Varadero

21/03(Quinta-feira) Havana

22/03 (Sexta-feira) Havana-Lima (vou fazer a volta por lima pq fico no Peru até dia 31/03)

Desde já sou muito grata a quem puder contribuir!! Abs!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@Natygirl Fiz a CDMX ano passado e faria diferente de você. A visita as pirâmides é rápida, combine com a basílica de Guadalupe, se gosta de igreja, que também é rápida.

O museu de antropologia é grande, porém é perto do zoo e do Castillo.Por que não combiná Los?

No dia da chegada faça um free tour,ao contrário de sair sozinha.É sensacional e serve para conhecer mesmo.As saídas são diárias de 10h as 13h,em frente a Catedral e paga quanto quiser .

• Gostei! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho bem corrido e cansativo os planos para Oaxaca e San Cristobal, pois são destinos que merem ser visitados com calma. Neste caso eu recomendaria ir direto da CdMx para San Cristobal de las Casas e teria mais um dia, que poderia aproveitar melhor para visitar Cascata El Chiflón/Lagos de Montebello ou para visitar o cânion du Sumidero. E na minha opinião o city tour para Puebla não vale a pena, é muito corrido e a cidade merece ser visitada com mais calma igual do que Oaxaca.

As dicas de Fabiano são ótimas.

• Obrigad@! 1

Compartilhar este post

Link para o post

@D FABIANO Brigada Fabiano! Realmente o free tour é uma boa. Já fiz em outras cidades!

@michradu não me interessei nesse passeio do cânion pq conheci algumas paisagens parecidas recentemente, mas esses outros que vc falou vou pesquisar mais! Brigada pelo feedback!

Compartilhar este post

Link para o post

Olá, Natygirl

Coloque em seu roteiro o belíssimo Palácio de Bellas Artes e, se possível assista ao espetáculo do Ballet  Folklórico do México. Os Jardins Xochimilto, ficam mais distantes, mais os canais são muito interessantes, remetem ao tempo em que os Astecas dominavam o cenário local. A Vila de Guadalupe é o maior santuário católico na América Latina e local de peregrinação para cultuar a Virgem de Guadalupe. Lá você verá pessoas de várias partes do México, com seus trajes típicos e sua inabalável fé.  Fui de transporte público que peguei no Zócalo; Teotihuacan é visita para um dia todo. Tem ônibus a partir da Central de Autobuses del Norte. Faz um calor danado, vá preparada!Se você gosta de mercados, vá ao de Coyoacán; O museu de Antropologia também é imperdível e conhecer a culinária local em seu restaurante também é uma boa pedida. Outro lugar imperdível na cidade do México é o Museu Memória e Tolerância. Fonte, Intenso - veja se faz seu estilo. Por último fique em Playa Del Carmen que é um paraíso... Boa viagem.

Compartilhar este post

Link para o post

Olá Natygirl

Havana e Varadero têm ligação por ônibus pela Via Azul, mas você tem que comprar a ida e volta assim que chegar em Havana: os ônibus vão sempre lotados e os lugares costumam acabar rápido. São 3 hs de viagem; pra fazer um bate-e-volta de mesmo dia você tem que ir pra Varadero no primeiro horário (acho que tem 06:00h) e voltar pra Havana no último, que é às 18:00h. Dica: na volta, se voc|ê for ficar em Habana Vieja, você pode saltar do ônibus de volta na Avenida do Porto, mesmo indo de táxi é bem mais perto do que o terminal de Havana

Compartilhar este post

Link para o post

Participe da conversa!

Você pode ajudar esse viajante agora e se cadastrar depois. Se você tem uma conta,clique aqui para fazer o login.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Conteúdo Similar

• Por caio.andrade555
      México, Belize e Guatemala
      Relato de Viagem

Olá, Mochileiros. Meu nome é Caio Andrade, sou de Manaus – Amazonas, e junto com minha esposa, Gilci Helena, somos apaixonados por viagens.
      Diferente do que aconteceu com o Mochilão que fiz pelo Peru-Bolívia-Chile, eu não encontrei quase nenhuma informação sobre o mochilão México-Belize-Guatemala. Então, eu fui coletando informações isoladas de outros relatos e também do Instagram da maravilhosa Gabi (@viajandocomgabi). Por este motivo, resolvi fazer este relato o mais rápido possível.
      Gostaria de informar (e pedir desculpas para quem gosta) que este relato não terá fotos, mas apenas o relato detalho junto com valores, pois é isso que realmente importa. Caso você queira ver algumas fotos e alguns vídeos sobre o roteiro, visite o meu perfil no Instagram (@caioandrade.adv).
      Gostaria de ressaltar que 
      Então, vamos ao que interessa!!!

Roteiro, Duração e Transporte
      O meu mochilão começou em 12.06.2019 e terminou em 03.07.2019, e perfiz o seguinte roteiro: Cancún (Mex) > Tulum (Mex) > Caye Caulker (Blz) > Flores (Gua) > Antígua (Gua) > San Cristóbal de Las Casas (Mex) > Cidade do México (Mex).
      Todo o meu trajeto foi feito por ônibus e shutles (minivans). No México, a empresa que domina o transporte é a ADO, que atende todo país. Para montar minha planilha de gastos, eu entrei no site da ADO, simulei os trajetos e obtive os valores. O site não aceita compras com cartões internacionais. Porém, comprando com antecedência no guichê da ADO, assim que você chegar no México, você terá descontos absurdos. Por exemplo: o trajeto San Cristóbal – Cidade do México estava custando cerca de 1.600 pesos, mas como comprei com dois dias de antecedência, ele saiu por 870 pesos.
      Já na Guatemala, os trajetos são feitos por shuttles (minivans), que são extremamente desconfortáveis, sem encosto para sua cabeça e você não consegue descansar. Ainda procuramos em varias agencias uma minivan que tivesse encosto para cabeça, mas TODOS não tinham. Então, prepare o seu corpo e o seu emocional.

Hospedagem
      Todas as minhas hospedagens foram reservadas pelo Airbnb, pois queria pagar tudo antes da viagem e também porque eu queria ter mais comodidade e privacidade. A hospedagem é um dos pequenos luxos que eu e minha esposa nos permitimos durante a nossa viagem. Rsrsrs
      Uma dica muito importante: como eu não sabia os valores de certos passeios e precisava montar minha planilha de gastos, eu entrei em contato com o hotel que havia reservado e perguntei os valores dos passeios, visto que todos os hotéis de cidades turísticas oferecem esse serviço. Também já fiz isso pelo booking e funciona também.

Qual moeda levar
      NÃO LEVE REAIS. Fiz isto apenas uma vez quando fui para o Chile e me arrependi. Muitos “nacionalistas” pregam que temos que devemos levar reais, pois, se levarmos dólares, faremos dois câmbios e pagaremos mais. MENTIRA. Já viajei para Chile, Argentina, Bolívia, Colômbia, Uruguai, Venezuela, Peru e Equador, e em TODOS esses países, eu tive mais vantagem levando dólares do que reais. Sem contar que algumas cidades pequenas, como Antígua, San Cristóbal, Caye Caulker, não têm casa de câmbio que aceitem reais.

1oDia – 12.06 (Cancún – México)
      Primeiramente, queria destacar o programa fidelidade Km de Vantagens, do Ipiranga. Foi graças a ele que consegui comprar milhas aéreas da Multiplus pela metadade do preço regular, o que me deu uma economia de mais de R$1.600.
      O voo de Manaus para Cancún estava muito caro. Pesquisando, encontrei uma passagem mais barata para a Cidade do México. Como eu queria ganhar tempo, comprei uma passagem pela Interjet, empresa low cost, para Cancún e saiu mais barato.
      Nosso voo chegou em Cidade do México às 07:30h e logo fui fazer o câmbio dos dólares que levei. No terminal 1, há excelentes cotações. Quanto mais distante do portão de desembarque, melhor será a cotação. Consegui um câmbio de USD 1 = 18,07 pesos mexicanos no CI Banco.
      No aeroporto, comprei um chip. O mais barato com internet ilimitada por 10 dias custa 100 pesos. Comprei um chip no primeiro quiosque que vi por 300 pesos e andando mais um pouco descobri esse de 100.
      Fizemos nosso check-in na Interjet e chegamos em Cancún às 15h. Fora da sala de desembarque há um guichê da ADO que oferece translado para a estação do centro por 86 pesos. Na estação da ADO, compramos nossa passagem para Tulum e tivemos desconto. Pegamos um táxi para o nosso apartamento.
      Nosso apartamento ficava localizado bem em frente ao Mercado 28, um mercado de artesanato e restaurantes, e a 15min andando da estação ADO. Não ficamos na zona hoteleira, pois estava muito caro.
      Desfizemos as malas, trocamos de roupa e fomos andar pela cidade. Almoçamos/jantamos no Mr. Habanero; pedimos tacos e burritos. Em quase todos dos restaurantes mexicanos, são oferecidos nachos com molhos picantes como entrada, sem qualquer custo.
      Passamos no supermercado e compramos água, café e sabão.

Gastos:
      Chip: 300 
      Café espresso: 112
      Chip: 100
      ADO (do Aeroporto para o Centro): 172 (86 p/p)
      Passagem para Tulum: 238 (119 p/p)
      Taxi da rodoviário para o hotel: 80
      Mr Habanero: 410
      Supermercado (água, sabão e café): 47,60
      TOTAL: 1459,60 pesos

2oDia – 13.06 (Cancún – México)
      Como eu e Gilci estávamos comemorando dois anos de casados, resolvemos fazer uma sessão de fotos. A sessão foi na Praia Delfines, uma praia muito linda e com poucas pessoas. Depois das fotos, fomos para o apto trocar de roupa, pois ele estava de vestido e eu de roupa social. 
      Resolvemos voltar para a praia Delfines. Todos os ônibus com a sigla R2 e a palavra Hotel passam pela zona hoteleira e pela praia Delfines. Muito fácil de chegar. Passamos o dia na praia, comi algumas mangas e piñas coladas. Na praia, há um letreiro de Cancún e sempre tem fila para tirar fotos.
      Voltamos para o apto e comemos sushi no restaurante Akky, o mais barato que encontramos.

Gastos:
      Ônibus: 24 (12 p/p)
      Salgadinhos: 35,50
      Manga: 35
      Pina colada de 1 litro: 150
      Manga: 30
      Ônibus: 24 (12 p/p)
      Tacos: 99
      Helado: 30
      Sushi Akky: 418
      Total: xxxx pesos mexicanos

*Desculpe qualquer erro ortográfico. Estou escrevendo do aeroporto internacional da cidade do México. Na próxima postagem, irei ter mais cuidado. 

• Por maria.alves
      Mas como assim, Cuba com menos de 10 dólares por dia? 🤨 
      É isso mesmo pessoal, e para sermos mais exatos, gastamos exatamente $8,70 dólares cada um por dia, mas como o nome do post diz, foi um mochilão raiz e por isso eu advirto vocês que NÃO FOI FÁCIL, mas é possível.😎 Então, antes de começarmos, preciso dizer duas coisas:
       - PRIMEIRO: Eu e meu namorado estamos fazendo um ano sabático e tivemos a oportunidade de encontrar bons preços nas passagens a cuba, saindo de Bogotá- Colômbia e depois seguindo a Miami/NY-Estados Unidos. Então lá vamos nós com pouca grana e sem ter pesquisado muito.🤦‍♀️🙆‍♀️🤷‍♀️
      -SEGUNDO: Falaremos a verdade, é bem difícil ser mochileiro em Cuba! Mas, porquê Maria? Porque é um país pobre, em que a maioria das pessoas pensam que “turistas tem dinheiro, cubanos que não tem dinheiro”, segundo que por ter duas moedas os preços são absurdamente diferentes para cubanos e estrangeiros e terceiro que sempre vão tentar tirar um pouco do seu suado dinheirinho. Além  disso, seu mochilão pode se complicar pelo fato de ser ILEGAL fazer Couchsurfing, trabalhos voluntários, acampar selvagem, difícil pegar carona e até mesmo comprar comida em um supermercado para cozinhar, pode ser muito mais caro que comer na rua. 🤑😮
      Mas se você é brasileiro e não desiste nunca, assim como nós, vamos te dar dicas e esmiuçar como fazer um mochilão raiz em Cuba.
      Mas antes de começar, queria falar rapidinho sobre o DICIONÁRIO CUBANO, ou seja, palavras próprias que vão te ajudar e muito a se "disfarçar" de Cubano:
      CORRER LAGUAGUA = pegar um ônibus 🚍 CORRER CAMIONES = pegar um caminhão que é adaptado como se fosse uma lotação 🚚 CORRER BOTELLA = pegar carona PUNTO AMARILLO = lugar aonde fica uma pessoa vestida de amarelo, que para transportes do governo para você, mediante a uma proprina.  MONEDA NACIONAL = peso cubano/ CUP * DÓLAR = peso convertível / CUC  (se fala CU ou Ce-u-ce)
      Lembrando que Cuba tem duas moedas, o peso cubano (CUP) e o peso cubano convercível (CUC), ISSO É DE EXTREMA IMPORTÂNCIA, porque?
                  1 DÓLAR = 0.96 CUC (-10% ... não compensa levar dólar)
                  1 EURO = 1,08 CUC
                  1 CUC = 25 CUP
      OU SEJA, 
                  1 CUC = 4,07 reais
                  1 CUP = 0,15 centavos.
      obs: é fácil diferenciar as moedas, porque o CUP sempre ter os ROSTOS DOS PERSONAGENS FAMOSOS e o CUC vai ter sempre a imagem dos monumentos nacionais aos mesmos personagens.

Lembrem sempre disso quando comentarmos os valores nos posts. E não esqueça, é balela o assunto que não é possível trocar CUP, acontece que na casa de cambio primeiro vão trocar TODO seu dinheiro por CUC e se você quer uma parte em CUP só pedir que a pessoa troca tranquilamente.
      *Lembrando que essa viagem aconteceu em maio de 2019, então eu estou usando a cotação dos valores comerciais, para ficar mais fácil.
      _________________________________________________________________________________________________________
      OUTRAS DICAS  RÁPIDAS PARA ECONOMIZAR
      ÁGUA – O gasto com água pode se tornar absurdo se você comprar todos os dias, mesmo se comprar aqueles galões de 6l. Normalmente uma água de 500ml e 1,5l em qualquer lugar custa entre 1 CUC e 1,5CUC respetivamente, em alguns mercados você até encontra por menos, mas se você fizer essa conta pela quantia de dias que você vai ficar, vai ser um gasto bem grande só com água. Nós tomamos água da torneira e não morremos por causa disso. Quando possíve, fervíamos e depois descobrimos um truque de comprar uma solução de hipoclorito por 1 CUP e colocar 3 gotas por litro de água. Pronto problema resolvido. 🥳 CASAS DE FAMÍLIA – A opção mais econômica de hospedagem são as casas de particulares. Minha dica é reservar por AIRBNB porque normalmente sai mais em conta ou também você pode chorar as pitangas. Assim você pode conseguir casas entre 10 e 12 CUC, na temporada baixa. Hoje em dia, Cuba tem pontos de Wi-Fi (ETECSA), no qual você compra um cartão, que varia de 1h e 5hs (Preço: 1 e 5 CUC respectivamente) e procurar hospedagens com reserva instantânea (sem a necessidade de confirmação com o anfitrião). Pronto, não precisa engessar o roteiro reservando tudo de casa e pode procurar o preço mais acessível na hora. COMIDA – Sempre vai ter algum lugar que vende comida por CUP ou estatais. Geralmente são estabelecimentos simples, e as vezes (poucas vezes) você até vai ter que comer em pé, mas a diferença é absurda de preço e a comida em si, é a mesma.  

• Criar Novo...