Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Membros

Fala Mochileirxs, beleza? Podem me ajudar com meu roteiro?

Estou planejando uma viagem na América do Sul, entre os dias 04 e 21 de abril (inclusive). Será a minha primeira vez no país. A princípio eu faria Peru-Bolívia (Cusco, Copacabana, Isla del Sol, La Paz e Uyuni), mas pelo tempo disponível eu não poderia nem tentar o Huayna Potosí, então achei melhor conhecer a Bolívia junto com o Atacama num segundo momento.

Sou montanhista e sempre busco aventuras nos lugares que viajo, mas também não dispenso o conhecimento histórico e cultural local. Considerando tudo isso, elaborei o roteiro por Cusco, Arequipa, Lima e estou pensando em apertar para conhecer Ica (OBS: não estou pensando em ir a Huaráz dessa vez, pois pretendo fazer circuitos/escaladas demorados em outra ocasião).

04/04 - Chego Cusco 12h/Caminhar pela cidade para aclimatar e fechar tours.

05/04 - Rainbow Mountains

06/04 - Valle Sagrado

07-11/04 - Salkantay Trek

12/04 - City tour/Museus/Feira de Artesanato e Qoricancha

13/04 - Indefinido/Rodoviária 20h (ida a Arequipa)

14/04 - Chegada Arequipa 07h/Citytour

15-16/04 - Valle del Colca Trek/Ida a Ica (tempo suficiente?)

17/04 - Indefinido - Ica ou continuar Arequipa?

18/04 - Indefinido/Ida a Lima

19/04 - Chegada Lima 06h/Centro histórico/Museu Larco

20/04 - San Isidro/Miraflores

21/04 -  Museu de Arte de Lima/Barranco (feira após 12h)/Aeroporto 19:00h (vôo de volta 21:40h)

 

Por ora o meu roteiro é esse. Poderiam me ajudar com alguns?

- Quantos dias são realmente necessários para conhecer Arequipa/Valle del Colca?

- Acham que consigo embargar para Ica no mesmo dia de retorno do Valle del Colca Trek? Se sim, vale passar dois dias por lá?

- Sugerem algum local que não foi mencionado acima? Estou aberto a substituições e preciso preencher os lugares "indefinidos".

 

Gratidão a toda ajuda/sugestão. Depois da viagem compartilharei minha planilha de gastos detalhada por aqui.

Grande abraço.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Eu mudaria um pouco no Peru. No passeio da Rainbow mountain você chega a 5100 metros. É o de maior altitude de sua lista.  Sem aclimatação boa, você pode sofrer um bocado. Seria melhor deixar mais para frente, quando estiver melhor aclimatado. Eu faria o city tour no  dia 05, que é fácil e ajuda na aclimatação, e deixaria o rainbow mountain para o dia 12.Mas tem um porém nisto. Você deve chegar de salkantay lá pela 06 ou 07 da noite. No passeio da rainbow mountain, eles passam para te pegar bem cedo, lá pelas 3 ou 4 horas da manhã. O ideal seria colocar um dia entre os dois passeios, como por exemplo o vale sagrado.

Mas, se você tem certeza que não terá problemas com o mal de altitude...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
2 horas atrás, schitini disse:

Eu mudaria um pouco no Peru. No passeio da Rainbow mountain você chega a 5100 metros. É o de maior altitude de sua lista.  Sem aclimatação boa, você pode sofrer um bocado. Seria melhor deixar mais para frente, quando estiver melhor aclimatado. Eu faria o city tour no  dia 05, que é fácil e ajuda na aclimatação, e deixaria o rainbow mountain para o dia 12.Mas tem um porém nisto. Você deve chegar de salkantay lá pela 06 ou 07 da noite. No passeio da rainbow mountain, eles passam para te pegar bem cedo, lá pelas 3 ou 4 horas da manhã. O ideal seria colocar um dia entre os dois passeios, como por exemplo o vale sagrado.

Mas, se você tem certeza que não terá problemas com o mal de altitude...

Muito obrigado pelo esclarecimento.

Em verdade pensei na Rainbow Mountain como aclimatação para a Salkantay, pois apesar da altitude mais levada serão apenas 8km de trajeto, enquanto a Salk tem entre 14 e 22km/dia.

De todo modo, saberia informar quais os horários de saída/chegada do Rainbow Mountain no hostel? Pensei agora em mudar ou para o dia 06 (imediatamente anterior ao início da Salk) ou para o dia 13 (mas precisarei ir à rodoviária no mesmo dia pela noite).

Abraços e obrigado mais uma vez.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Realmente o percurso não é longo, mas quando eu cheguei na altitude pela primeira vez, qualquer esforço mais pesado estava me deixando sem folego. Levei 3 dias para estar totalmente normal. Eu fiz Rainbow Mountain em 2017. Eles disseram que passariam no hotel por volta das 3 da manhã, mas passaram por volta das 4 (e eu fui um dos primeiros a ser pego) o que causou um problema maior. São aproximadamente 3 horas de ônibus até o início da trilha, com 02  paradas ligeiras no meio do caminho.. Era para começarmos a subida às 07, mas só começamos 08.30, e o guia ficou apressando o pessoal (naquela altitude tendo que andar depressa é f...), No máximo 13 horas as excursões começam a descer de lá, e as  14.00 já está todo mundo dentro do ônibus para ir almoçar. Chegamos em Cusco por volta das 18.30 ou 19 naquele dia.

A vantagem em relação à trilha é que, se você quiser, pode alugar uns burrinhos para te carregar até lá em cima. É mais ou menos 50 pesos. a dica é, se for essa a intenção, começa caminhando e aluga no meio do caminho, pois os donos dos burros que não arrumaram passageiro vão seguindo a trilha oferecendo os burrinhos por um preço menor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Em relação à reserva para Salkantay e Machu Picchu + Huayna Picchu, mudou um pouco desde que eu fui, junho de 2017 (as mudanças começaram a valer em julho). Salkantay é mais tranquilo você reservar em Cusco, e até Macchu Picchu também é tranquilo reservar lá, mas apenas 100 pessoas sobem as montanhas por dia, se não me engano, então você pode não conseguir vaga nem na Huayna Picchu (eu subi esta, e vale muito a pena, apesar de ser puxado) nem na montanha Macchu Picchu. Mas, reservando pela internet você paga bem mais caro (mais do que o dobro, na verdade).

 

Uma dica em relação à vale sagrado: eu fui pela empresa orellana tour, que fez na época por 80 pesos por pessoa (a própria empresa contrata e faz os passeios, o que faz sair preço melhor), incluindo o almoço (esta é a dica: na compra do pacote, tenha certeza de o almoço está incluído, pois almoçar lá nos lugares onde as excursões deixam as pessoas fica caro. Na época que eu fui o restaurante que nós paramos cobrava dólares por pessoa para quem não tinha o almoço incluído).

 
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
3 horas atrás, schitini disse:

Realmente o percurso não é longo, mas quando eu cheguei na altitude pela primeira vez, qualquer esforço mais pesado estava me deixando sem folego. Levei 3 dias para estar totalmente normal. Eu fiz Rainbow Mountain em 2017. Eles disseram que passariam no hotel por volta das 3 da manhã, mas passaram por volta das 4 (e eu fui um dos primeiros a ser pego) o que causou um problema maior. São aproximadamente 3 horas de ônibus até o início da trilha, com 02  paradas ligeiras no meio do caminho.. Era para começarmos a subida às 07, mas só começamos 08.30, e o guia ficou apressando o pessoal (naquela altitude tendo que andar depressa é f...), No máximo 13 horas as excursões começam a descer de lá, e as  14.00 já está todo mundo dentro do ônibus para ir almoçar. Chegamos em Cusco por volta das 18.30 ou 19 naquele dia.

A vantagem em relação à trilha é que, se você quiser, pode alugar uns burrinhos para te carregar até lá em cima. É mais ou menos 50 pesos. a dica é, se for essa a intenção, começa caminhando e aluga no meio do caminho, pois os donos dos burros que não arrumaram passageiro vão seguindo a trilha oferecendo os burrinhos por um preço menor.

Pelo horário de retorno não poderei ir no dia de saída de Cusco, deixarei por conta e risco da minha fisiologia e dos chás para aclimatar. Se não rolar ainda assim, contratarei um companheiro de trilha de quatro patas para me auxiliar hehe Não quero perder a chance conhecer o lugar dessa vez e qualquer outro dia vai complicar um pouco.

 

3 horas atrás, schitini disse:

Em relação à reserva para Salkantay e Machu Picchu + Huayna Picchu, mudou um pouco desde que eu fui, junho de 2017 (as mudanças começaram a valer em julho). Salkantay é mais tranquilo você reservar em Cusco, e até Macchu Picchu também é tranquilo reservar lá, mas apenas 100 pessoas sobem as montanhas por dia, se não me engano, então você pode não conseguir vaga nem na Huayna Picchu (eu subi esta, e vale muito a pena, apesar de ser puxado) nem na montanha Macchu Picchu. Mas, reservando pela internet você paga bem mais caro (mais do que o dobro, na verdade).

 

Uma dica em relação à vale sagrado: eu fui pela empresa orellana tour, que fez na época por 80 pesos por pessoa (a própria empresa contrata e faz os passeios, o que faz sair preço melhor), incluindo o almoço (esta é a dica: na compra do pacote, tenha certeza de o almoço está incluído, pois almoçar lá nos lugares onde as excursões deixam as pessoas fica caro. Na época que eu fui o restaurante que nós paramos cobrava dólares por pessoa para quem não tinha o almoço incluído).

 

Li sobre isso também. Quero ir na Huayna, parece ser bem mais bacana. Andei olhando os pacotes pela internet e estão por volta de U$$400/500.

Mas aí entrei em contato com o hostel que pretendo ficar (Pariwana) e eles me indicaram uma agência que cobrou U$$255 (acho que ainda consigo desconto pela hospedagem). Por acaso lembra quanto pagou lá na época? Esse valor mais baixo tá me convencendo a fechar logo, mas não tenho ideia dos valores fechando em Cusco...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Eu não lembro do que eu paguei, mas se vc consegue US$ 225 incluindo Macchu Picchu e Huayna o preço está bom. Para comprar o ingresso de entrada em Macchu Picchu pela internet na página oficial + Huayna dá US$ 75. Tem ainda 01 noite de hotel em águas calientes (se vc for vir por salkantay você deve chegar na hidroelétrica por volta das 14 ou 15 horas, são mais 7 km de caminhada até águas calientes, então vc chega lá por volta das 15-16. Tem que formir em águas calientes e visitar MP nodia seguinte), tem ainda o ônibus de subida e descida de Macchu Picchu, que dá US$ 35, se não me engano (vale a pena, apesar do preço. A subida é bem cansativa). O preço está bom, só tem que ver o que está incluído neste valor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros
4 horas atrás, schitini disse:

Eu não lembro do que eu paguei, mas se vc consegue US$ 225 incluindo Macchu Picchu e Huayna o preço está bom. Para comprar o ingresso de entrada em Macchu Picchu pela internet na página oficial + Huayna dá US$ 75. Tem ainda 01 noite de hotel em águas calientes (se vc for vir por salkantay você deve chegar na hidroelétrica por volta das 14 ou 15 horas, são mais 7 km de caminhada até águas calientes, então vc chega lá por volta das 15-16. Tem que formir em águas calientes e visitar MP nodia seguinte), tem ainda o ônibus de subida e descida de Macchu Picchu, que dá US$ 35, se não me engano (vale a pena, apesar do preço. A subida é bem cansativa). O preço está bom, só tem que ver o que está incluído neste valor.

Pois é, também achei o valor interessante, é da agência Rasgos del Peru. Abaixo, a lista do que está e não está incluso:

EL PROGRAMA INCLUYE:

Briefing y entrega de mapas.

Recojo del hostal en Cusco 04:30 am a 5:00 am.

Transporte privado Cusco – Mollepata –Challacancha

4 Almuerzos, 4 Cenas, 4 Desayunos.

3 noches en campamento

1 noche en hostal básico (habitación compartida)

Cocinero, arrieros, mulas y porteadores (que carga el alimento y equipo de camping).

Equipo de campamento (carpas, matras, equipo de cocina).

Ingreso al sitio arqueológico de  Machupicchu

Servicio de guía profesional bilingüe durante los 5 días.

Botiquín de primeros auxilios.

Opción de alimentación vegetariana sin consto adicional

Tickets de tren de  Aguas Calientes – Ollantaytambo (14:55 pm ,16:22 pm,18:20 pm o  21:50 pm todo depende de la disponibilidad)

Transporte de Estación de Ollanta a Cusco (Plazoleta Regocijo).

EL PROGRAMA NO INCLUYE:

Desayuno el primer día y almuerzo en el último día

Snacks y platos adicionales.

Boletos de bus subida y bajada de Aguas Calientes – Machu Picchu

Ingreso a la Montaña de Machupicchu (preguntar disponibilidad)

Ingreso a la Montaña de Huaynapicchu (preguntar disponibilidad)

Seguro de viaje.

Ingreso al Camino de Salkantay – Costo S/. 10.00

Entrada a las Aguas Termales de Cocalmayo s/10.00 soles

Entrada a las Aguas Termales de Aguas Calientes s/20.00 soles

Zip Line en Santa Teresa

Bolsa de dormir de pluma $17.00 dólares o sintético $15.00 dólares

Agua mineral durante el viaje

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Para ser aquele valor tinha que deixar algumas coisas de fora mesmo, mas o preço não está ruim não. O ingresso de Huaynapicchu as empresas costumam pedir entre US$ 75 a 80, apesar de o custo destes ingressos ser apenas US$ 35 (mas a gente não consegue comprar apenas o ingresso das montanhas. Tem que comprar a entrada a MP junto, pelo que eu vi). Vc tem que verificar a disponibilidade antes se realmente quiser subir, de qualquer maneira (vale a pena subir Huaynapicchu, é muito legal - vc gasta mais ou menos 2 horas entre subida e descida da montanha. Huaynapicchu  fica no fim de MP, então vc pode fazer o tour guiado com  o guia que no fim ele te deixa na entrada da montanha, que só abre às 10, se não mudou nada). A subida e descida de ônibus me falaram que custa US$ 35. Eu subi de ônibus, mas estava incluído no passeio que fiz. É uma subida pesada e acho que vc leva de 30 minutos a 1 hora para chegar lá em cima. Em relação ao ônibus vc tem que ver a hora da entrada de seu ingresso em MP. Pelo que eu vi, agora quando se compra o ingresso vc já tem a hora de entrar e de sair (que faz a montanha tem 8 horas para ficar lá dentro, quem não faz tem apenas 4) porque se seu ingresso for para entrar bem cedinho talvez não dê tempo de vc subir a pé (além de vc já estar cansado da trilha salkantay, de qq maneira).Aguas termales em aguas calientes não vale a pena.

Vi também que não inclui água mineral. Quando eu fui não tinha água mineral, mas tinha água fervida pela empresa, que dá para tomar tranquilo. Procura saber se eles dão algum tipo de água ou se você vai ter que levar sua água desde cusco, porque não sei se tem pontos para vc comprar água no meio do caminho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...