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Dia 27 (quarta-feira, 15/08/2018) – Outra Experiência no Lago Mais Alto do Mundo

 

Acordamos com o café servido do hostal, pães, frutas com iogurte de morango, suco, chá e café. Ricardinho e eu já fizemos o check-out, e levamos nossas mochilonas para guardar na agência onde tínhamos comprado o passeio ontem, nos despedimos das meninas porque elas iam para La Paz de manhã, e quando a gente voltasse não encontraríamos mais elas.

O passeio saia as 7 e meia da manhã do cais de Copacabana, guardamos os mochilões na agência e descemos para o cais. Lá pegamos o barco “Andes Amazonia” e seguimos até a Isla de la Luna.

 

AS ILHAS DO TITICACA: No Lago Titicaca, existem várias ilhas, do lado peruano tem as de Uros (artificiais), Taquile e Amantani (naturais), já do lado boliviano tem ficam as maiores: a do Sol e a da Lua (naturais). 

 

Na Ilha da Lua ficamos uns 40 minutos, tem que pagar Bs. 10 de entrada, andamos por toda ela e voltamos para o barco. De lá seguimos para a Ilha do Sol, na parte Sul.

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ISLA DEL SOL: A Ilha do Sol tem um problema há alguns anos, ela é dividida em três partes, o Sul, o Centro e o Norte, cada parte pertence a uma comunidade, até uns anos atrás, elas viviam bem, aí os turistas podiam andar pela ilha toda, cada comunidade cobrava uma espécie de pedágio, coisa de Bs. 10, até que rolou alguma confusão lá e hoje só dá para visitar a parte Sul. Muita gente gosta de ir com mais tempo para o Titicaca e passar uma noite na Ilha do Sol, porque dizem que o céu noturno lá é incrível, queria muito ter feito isso, mas me faltou tempo, mas se você tiver, não perca esta oportunidade.

 

Na Ilha do Sol, pagamos mais Bs. 10 de entrada, subimos toda a Ilha, passamos pelos vilarejos que são muito lindos, não tem guia nesse passeio, o piloto do barco simplesmente fala que horas temos que estar no cais e ficamos livres para andar, mas acabamos seguindo um grupo guiado para escutar algumas informações interessantes.

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Por volta da 1 da tarde voltamos para o cais, comemos um hambúrguer duvidoso por Bs. 10 e embarcamos de volta a Copacabana, o trajeto de barco é bem demorado, mais de 1 hora. Chegamos em terra firme e fomos para a agência pegar nossas coisas, a vendedora perguntou se íamos para La Paz, respondemos que sim, e ela já nos ofereceu a passagem por Bs. 30. Aproveitei e fui ao banheiro, tive que pagar Bs. 3 para usar, comprei água e papel higiênico numa vendinha por Bs. 10. Quando eram umas 4 da tarde, a mulher da agência parou um ônibus no meio da avenida, falou para o motorista que íamos para La Paz, ele parou, guardou nossas mochilonas no bagageiro (tudo no meio da avenida), embarcamos e seguimos para La Paz.

A viagem também parecia ser bem mais curta no mapa, mas foi bem demorada, tem uma parte que todo mundo desce do ônibus para passar por uma balsa, aliás o ônibus vai na balsa e os passageiros vão de barco, tem que pagar mais Bs. 2,50 pela travessia.

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Depois seguimos viagem e chegamos na rodoviária de La Paz umas 9 da noite, outra despedida: Ricardinho já ia comprar passagem e seguir direto para Uyuni, não ficaria em La Paz. Nos despedimos e tomei meu caminho, peguei um táxi até o hostel, na estrada tinha tentado reservar o Wild Rover La Paz, mas no Booking não haviam mais camas disponíveis para essa noite, só a partir de amanhã. Então reservei o The Brew Adventure Downtown, o táxi me cobrou Bs. 20 (caríssimo, mas já estava de noite, e eu não tava muito a fim de ficar na rua pechinchando com taxistas, La Paz foi a primeira cidade que me deu medo quando cheguei, não sei se foi porque estava de noite, ou porque eu tinha acabado de perder minha companhia), me deixou na porta do hostel, no centro mesmo.

Entrei, paguei Bs. 57 com café da manhã incluso. Mandei mensagem para a Fernanda, que estava em La Paz desde cedo, e ela estava num hostel próximo ao meu, saímos para comer alguma coisa, comemos um Mc Donalds pirata (na Bolívia não tem Mc Donalds), próximo ao Mercado Lanza por Bs. 15, como já era tarde e nossa primeira impressão de La Paz não foi das melhores, achamos melhor não ficar arriscando muito de noite nas ruas, nos despedimos e voltamos para os nossos hostels.   

 

SALDO DO DIA

Passeios Ilhas do Sol e da Lua – Bs. 35,00

Entrada Ilha da Lua – Bs. 10,00

Entrada Ilha do Sol – Bs. 10,00

Hambúrguer – Bs. 10,00

Passagem Copacabana – La Paz – Bs. 30,00

Banheiro – Bs. 3,00

Água e papel higiênico – Bs. 10,00

Travessia de Balsa – Bs. 2,50

Táxi (rodoviária-hostel) – Bs. 20,00

Diária do The Brew Adventure Downtown – Bs. 57,00

Janta “Mc Donalds pirata” – Bs. 15,00


 

 

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Dia 28 (quinta-feira, 16/08/2018) – La Paz: Nem Sempre a Primeira Impressão é a que Fica

 

O quarto que eu peguei no hostel tinha uns 6 beliches, os banheiros eram limpos frequentemente, e o café da manhã incluso era agradável, frutas, pães e ovos mexidos, pra variar, tinha chá também. Tomei meu desayuno, e vi na recepção um anúncio de walking tour às 10 da manhã, começando na Plaza San Francisco, uma quadra abaixo do hostel. Fui lá, mas diferentemente de Lima, esse walking tour não era free, custava Bs. 20, achei razoável, e fui com ele mesmo, o guia explicava muito bem, conhecemos a Igreja San Francisco, o Palácio do Governo Boliviano, a Plaza de San Pedro, a Plaza Murillo, o Mercado das Bruxas.

O tour terminou na loja da agência HanaqPacha Travel, onde eles nos serviram chá, já aproveitei e comecei a ver os preços dos outros passeios que queria fazer em La Paz, mas só fechei um passeio de teleférico na parte da tarde por Bs. 50.

Ainda era 1 da tarde, fui procurar algum lugar para comer, acabei pegando uma pizza de Bs. 10 na Calle Comercio, comprei uma água por Bs. 8, troquei dinheiro (consegui Bs. 800 por € 100) e voltei para a Plaza San Francisco, de onde partiria o passeio pelos teleféricos as 3 da tarde. O tour foi ótimo, porque só foram a guia, um carinha de Luxemburgo e eu, nós pegamos uma van até a estação de teleféricos, lá entramos e pegamos a Línea Roja, até a cidade de El Alto, descemos lá e andamos pelo Mercado das Bruxas de El Alto que é bem mais macabro que o de La Paz, conhecemos também a Feira das Pulgas de El Alto, depois pegamos outra van até a estação de teleféricos, onde comemos um tipo de esfirra típico da Bolívia por Bs. 5, entramos na Línea Amarilla, passamos por cima da Zona Sul de La Paz, pegamos a Línea Celeste, depois a Blanca e por fim a Naranja, até voltarmos a Plaza, durou até umas 5 e meia o passeio, a guia ia explicando tudo, contando umas curiosidades, valeu bastante a pena.

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Confesso que quando tinha chegado em La Paz a noite, a cidade tinha me dado medo, era meio bagunçada, esquisita, feia, estava quase partindo para Uyuni antes do planejado, mas durante o walking tour, e mais ainda durante o passeio pelos teleféricos, eu vi que ela tinha sua beleza, e me surpreendeu bastante, toda a história, a organização por trás, os contrastes dos prédios luxuosos do centro com as casas da beira do morro, por isso digo que no caso de La Paz, foi a segunda impressão que ficou.

Depois do passeio, comecei a procurar outras agências para fechar os passeios dos dias seguintes: queria fazer o Downhill na Estrada da Morte amanhã e fazer o tour do Chacaltaya e do Vale da Lua depois de amanhã. E não teve jeito, fui batendo de agência em agência, perguntando os preços, as opções de bicicletas, o que estava incluso, e fiquei bastante indeciso, mas como a galera do grupo dos mochileiros tinha me recomendado bastante a No Fear Adventure, fechei com eles mesmo. Pechinchei e saiu por Bs. 348 a bicicleta com suspensão dupla e freios hidráulicos, incluindo café da manhã, snacks, almoço, equipamentos de segurança e ainda ganhava a camiseta de brinde, mas tinha que levar Bs. 50 para pagar a entrada. Já o passeio do Chacaltaya e do Vale da Lua saiu por Bs. 79, fora as entradas de Bs. 15 na montanha e de Bs. 15 no vale.

A princípio eu ia trocar de hostel hoje a noite, iria para o Wild Rover, mas como o que eu estava era do lado do ponto de encontro para tomar café no tour de amanhã, resolvi ficar mais uma noite lá. Fui jantar num restaurante italiano que tinha do lado, comi um pratão de macarrão por Bs. 35 e já voltei para o hostel tomar um banho e arrumar minhas coisas para o Downhill do dia seguinte, precisava levar uma troca de roupas, toalha de banho, um chinelo e dormir bem.

 

SALDO DO DIA

Walking Tour – Bs. 20,00

Passeio de teleféricos – Bs. 50,00

Pizza – Bs. 10,00

Água – Bs. 8,00

Esfirra – Bs. 5,00

€ 100 -> Bs. 800,00

Diária do The Brew Adventure Downtown – Bs. 55,00

Prato de Macarronada – Bs. 35,00

 

 

 

 

 

 

 

         

 

 

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Dia 29 (sexta-feira, 17/08/2018) – Filho, Você Não Vai Naquela Estrada da Morte, Né?

 

Na véspera, eu tinha mandado uma mensagem para minha mãe avisando que estava em La Paz, e que estava tudo bem comigo, aí hoje, justo que na hora que eu acordei ela me respondeu, mandou uma foto de uma revista de viagens que a gente assinava, justo na página que tinha os passeios de La Paz, e escreveu: “Só não vai nesta estrada da morte de bicicleta, hein?”, achei melhor deixar para responder depois.

Peguei minhas coisas, pedi para guardar meu mochilão no depósito, e umas 7 da manhã já estava na agência da No Fear, que era pertinho do hostel, lá eles nos deram os equipamentos de segurança, joelheiras, cotoveleiras, luvas, calças e blusas corta vento, e o capacete, também deram a camiseta de brinde. Ah, assustei quando eles deram um papel para a gente assinar, um tempo de responsabilidade, para caso algo pior acontecesse.

Depois fomos para um restaurante ali perto, onde nos serviram o café da manhã. De lá, a van nos levou até o ponto de partida, fora de La Paz. Lá eles nos entregaram as bicicletas, haviam 3 guias, um deles explicou como seria o trajeto, nos orientou, disse que eles ficariam com as câmeras tirando fotos nossas, que não recomendava que a gente ficasse pegando nossos celulares para fotografar durante o caminho.

Começamos a descida, a primeira parte é na rodovia asfaltada mesmo, então é tranquila, só para aquecer. Descemos um bom tanto, até que paramos para comer, eles dão água, chocolate, frutas, refrigerante, pão, depois seguimos de van até o começo da antiga Estrada dos Yungas, lá começa a Estrada da Morte propriamente dita, o trecho anterior era só um aquecimento no asfalto.

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A estrada vai beirando os precipícios, as paisagens são incríveis, vamos descendo, até que numa parte paramos para tirar a foto clássica, o grupo devia ter umas 12 pessoas. Depois seguimos mais um monte, até que minha bicicleta estourou o pneu, o guia trocou ela por outra reserva que estava na van que segue a gente o caminho todo. Nesse meio tempo, enquanto eu esperava a troca, estava perto de uma curva fechada, aí só escutei o barulho de gente escorregando, um carinha levantou, e xingou em português, era brasileiro, estava descendo com outra agência, aí deve ter batido o pedal em alguma pedra, tombou e veio escorregando, felizmente não foi na direção do abismo, fomos ajudá-lo, mas não tinha se machucado por causa dos equipamentos, logo vieram mais dois do grupo dele e escorregaram também, do mesmo jeito, os três tinham feito a curva com o pedal na posição errada, meu guia tinha explicado isso para o meu grupo, o deles pelo jeito não, mas felizmente ninguém se machucou nessa brincadeira.

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Continuei descendo com a outra bicicleta, paramos de novo na entrada do povoado de Coroico, lá tem um portal com um monumento da Death Road, tiramos as fotos lá, e seguimos mais um pedaço, até chegarmos num restaurante, lá tiramos os equipamentos, guardamos as bicicletas e fomos almoçar, boca livre, comida muito boa, até comprei um picolé de Bs. 10 depois ficamos livres, tinha piscina, chuveiros e lugares para descansar, umas 4 da tarde pegamos a van de volta.

Chegamos no comecinho da noite em La Paz, nos deixaram na agência, quem quisesse esperar uma hora ganhava o CD de fotos do passeio, mas quem não quisesse, era só dar o email, que eles mandavam as fotos também.

Voltei para o meu hostel, peguei meu mochilão no depósito e fui para o Wild Rover, tinha feito uma reserva pelo Booking de manhã, ia mudar só para fechar os 3 Wild Rovers e ganhar a camiseta e as bebidas grátis. Cheguei lá, fui tomar um banho e sair para jantar alguma coisa, achei uma pizzaria ali perto, pedi um prato de macarrão e um suco por Bs. 41. Voltei para o hostel e ganhei uma cerveja grátis, mas pensem numa cerveja ruim, mas ruim, chegava a ser salgada de tão ruim, credo, larguei lá e fui dormir, mas antes respondi a mensagem da minha mãe com essa foto, e um “Tô vivo mãe!”

 

SALDO DO DIA

Downhill na Estrada da Morte – Bs. 348,00

Entrada na Estrada da Morte – Bs. 50,00

Sorvete – Bs. 10,00

Diária do Wild Rover La Paz – Bs. 59,00

Macarrão e Suco – Bs. 41,00

         

 

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Dia 30 (sábado, 18/08/2018) – Chacaltaya e Vale da Lua: Adiós La Paz

 

Acordei apressado e com sono (pra variar), mas pelo menos dava para acordar mais tarde, a van passaria no hostel umas 8 da manhã só. Já desci com o mochilão, pedi para guardarem no depósito e fui ao mercado comprar alguns snacks, comprei um pacote de Oreo e algumas empanadas por Bs. 14,90, comprei uma água também por Bs. 6. Peguei minha camiseta de brinde do Wild Rover.

Logo a van passou no hostel e nos levou até o Chacaltaya, pagamos a entrada de Bs. 15, lá a guia nos levou até o topo, onde dava para ver a antiga estação de esqui, e todas as montanhas que cercam La Paz, do outro lado, dava para ver todo o Altiplano Boliviano, a cidade de El Alto que é toda plana, e o buraco ao lado onde fica La Paz, havia um pouco de neve no caminho que estávamos andando, e como eu tinha ido de All Star, tive que ficar pulando essas partes.

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Depois descemos a montanha, voltamos a La Paz, atravessamos toda a cidade, de cabo a rabo, e fomos para a Zona Sul, onde fica o Vale da Lua, lá também tivemos que pagar os Bs. 15 de entrada e a guia explicou a formação daquela região, que parece bastante com a Lua, lá dentro tem o caminho demarcado por onde se pode caminhar, o circuito todo dura uns 40 minutos andando.

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Depois voltamos para o centro, e nos deixaram na Plaza San Francisco, não eram 4 da tarde ainda, foi um passeio bem rápido. Aproveitei e fui na rodoviária que é ali perto comprar minha passagem para Uyuni, cheguei lá e tinham várias empresas de ônibus, fui caçando alguma que ia para Uyuni, a galera do grupo dos mochileiros tinha me recomendado a TransOmar, fui até o guichê deles, tinham vários lugares livres ainda, mas o ônibus partia 8 da noite de La Paz, logo, chegava muito de madrugada em Uyuni, e uma coisa que eu li em vários relatos é que a galera chegava muito cedo lá, ainda não tinha nada aberto, o frio era congelante e tinham que ficar esperando o Sol nascer para o comércio abrir. Então a Fernanda me mandou mensagem, ela me disse que já estava em Uyuni, e tinha ido com a Belgrano Turismo, segundo ela o ônibus era muito bom.

Fui ao guichê dessa Belgrano, e eles tinham um ônibus que partia as 10 da noite, já era melhor, chegaria de madrugada lá, mas eram 2 horas a menos no frio que o da TransOmar. Comprei por Bs. 90, já aproveitei e fui no quiosque da rodoviária pagar a taxa de embarque de Bs. 2,50, eles dão um papelzinho que você entrega hora que for entrar no ônibus.

Depois fui dar mais umas voltas por La Paz, precisava trocar dinheiro de novo, e como era fim de semana, consegui trocar € 100 por Bs. 790, tinham uns soles que me sobraram do Peru, queria trocar também, mas casas de câmbio só aceitavam as notas, as moedas eles pagavam só metade do valor.

 

CÂMBIO: Quando for passar de um país para o outro, separe algumas das moedas para guardar de recordação, e o resto tente gastar antes de passar da fronteira, porque em outros países, as casas de câmbio só vão pegar as notas, as moedas, se aceitarem, pagarão bem menos por elas. Uma saída é trocar com algum turista esteja fazendo o roteiro contrário.

 

Voltei para o hostel, tomei um banho (provavelmente o último pelos próximos dias), depois fui na mesma pizzaria da noite anterior, pedi uma pizza pequena, um calzone e um suco por Bs. 58. Voltei ao hostel, fiquei lá fazendo hora, quando eram 9 da noite, chamei um táxi, peguei as mochilas e fui para a rodoviária, pechinchado saiu por Bs. 15. Fui até o guichê da Belgrano, lá tem sala de espera com tomada, coloquei o celular para carregar enquanto isso, quando eram 10 da noite, embarcamos, fiquei de olho se colocaram minha mochilona no bagageiro certo (sempre faça isso), entrei e me surpreendi com o ônibus, era de dois andarem, e as poltronas eram gigantes e deitavam 180°, era o chamado “salão-cama”, a única coisa é que eles não davam lanchinho igual aos ônibus do Peru, mas deram travesseiros e cobertas. O ônibus partiu de La Paz, pegou a rodovia que contorna o caldeirão que é a cidade, e quando chegou lá em cima, me despedi da capital boliviana, toda iluminada.

 

SALDO DO DIA

Passeio Chacaltaya e Vale da Lua – Bs. 79,00

Entrada Chacaltaya – Bs. 15,00

Entrada Vale da Lua – Bs. 15,00

Bolacha e empanadas – Bs. 14,90

Água – Bs. 6,00

€ 100 -> Bs. 790,00

Passagem La Paz – Uyuni (Belgrano Turismo) – Bs. 90,00

Taxa rodoviária La Paz – Bs. 2,50

Pizza, calzone e suco – Bs. 58,00

Táxi (hostel-rodoviária) – Bs. 15,00


 

 

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Dia 31 (domingo, 19/08/2018) – Salar do Uyuni: Aí Vou Eu!!!

 

As estradas até Uyuni são boas, o que me deixou dormir no ônibus, o problema foi quando o ônibus passou por uma placa escrito “Uyuni – 20 km”, e ainda eram 5 da manhã, olhei no celular, a temperatura era de - 4° da lá fora. Quando o ônibus parou na avenida, no centro de Uyuni, não se via uma alma viva pela cidade, o céu escurinho ainda. Desci do bus, primeiro pezinho pra fora meu nariz já congelou, e começaram a brotar vendedores oferencendo tours pelo Salar, eu só fui agradecendo e negando, enquanto me esquivava deles, tudo que eu não queria naquele momento era ficar negociando preço de passeio, ainda tinha muito tempo pra isso, só queria algum lugar quente para sentar e descansar um pouco mais. Peguei minha mochilona no bagageiro, e eis que surge um senhor oferecendo desayuno, chá de coca e aquecedor, segui ele, e ele me levou até a cafeteria da família dele, que já estava meio cheia dos outros ônibus que já tinham chegado.

Entrei lá, estava tão quentinho, tinha um aquecedor bem no meio do ambiente. Achei um banco para sentar, deixei meu mochilão no canto. Coloquei o celular para carregar de novo, pedi um misto quente e um chá por Bs. 28. Fiquei lá enrolando até o Sol aparecer no céu. Umas 8 da manhã, quando as agências abriram, deixei meu mochilão lá na cafeteria e fui procurar alguma para fechar o tour de 3 dias pelo Salar.

Fui até a Avenida Ferroviaria, encontrei várias agência e fui vendo como estavam os preços, vendo as recomendações no Mochileiros.com, também procurava as que tinham o adesivo do TripAdvisor, no fim das contas, fiquei entre a Esmeralda Tours, a Andes Salt Expeditions e a Lago Minchin Tours. Acabei fechando com a Lago Minchin, porque a Esmeralda era um pouco mais cara, e a Andes estava com um grupo de franceses que só falavam francês entre eles, e tudo que eu não queria era ficar ouvindo “Merci bocú” nos próximos três dias.

Fechei por Bs. 800 o tour, mais Bs. 150 o transfer até o Atacama.

 

SALAR DO UYUNI: Em Uyuni têm muitas agências que vendem passeios de 1 dia, 2 dias, 3 dias e acho que até de 4 dias pelo Salar. Os passeios terminam na fronteira da Bolívia com Chile e a agência regressa para Uyuni, mas muita gente aproveita e já fecha um transfer da fronteira até San Pedro de Atacama no Chile, o preço do transfer, aparentemente é fixo, Bs. 150. O preço que a agência passa inclui o transporte, feito em veículo 4x4, com 6 turistas mais o motorista, a alimentação e a hospedagem. Fora isso, é preciso levar Bs. 150 de entrada para a Reserva Nacional Eduardo Avaroa, Bs. 30 para a Ilha Incahuasi, Bs. 10 se quiser tomar banho na primeira noite (na segunda noite não tem como) e Bs. 6 se quiser entrar nas Águas Termais de Polques.

 

Ainda eram 9 da manhã e o tour partiria da agência as 10 da manhã. Fui correndo até a cafeteria buscar meu mochilão, trouxe para a agência, também fui ao mercadinho municipal renovar meu estoque de snacks e água. Comprei 2 garrafões de água, um rolo de papel higiênico e bolachas por Bs. 32, depois voltei para a agência. Lá encontrei uma gringa que depois do Uyuni, seguiria para o Peru, aproveitei e troquei os soles que me sobraram com ela, mesmo as moedas que as casas de câmbio não pegavam, foram S/ 25 por Bs. 52.

O carro chegou, era uma Toyota, bem limpa, parecia nova. O motorista se apresentou, se chamava Desmedério (ele precisou repetir umas 5 vezes até eu entender) e eu fui conhecer o grupo que ia comigo, um mexicano (Óz), um casal israelense (Tamar e Itamar) e um casal de gêmeos bolivianos (Stephany e Leonardo). Separei tudo o que precisava para passar o dia na minha mochila de ataque (que ia comigo no carro) e o mochilão ia na parte de cima, amarrado com lona, só daria para mexer nele a noite. Partimos umas 10 e pouco, nosso guia/motorista era bem prestativo, mas não conversava muito, ficava quietão.

Fomos primeiro ao Cemitério de Trens que é do lado da cidade. Lá ficamos uma meia hora, o guia explicou sobre, tiramos fotos e seguimos para Colchani, que é um vilarejo na entrada do Salar, lá tem várias lojinhas de artesanato e lembrancinhas, paramos lá também, comprei um chapéu, dois imãs de geladeira e uma pochete bordada por Bs. 55.

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E finalmente entramos no Salar, o chão todo branco, paramos nos Ojos del Salar, onde brota água mineral formando pequenas poças no chão. Depois seguimos até o monumento de Dakar, que fica do lado do monumento das Bandeiras e do restaurante de sal. Lá seria uma parada demorada, tiramos várias fotos enquanto o guia preparava nosso almoço. Nossa refeição tinha batatas, carne, bolinhos de quinoa (opção vegetariana), suco, água, refrigerante, frutas, e de brinde, uma garrafa de vinho.

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Depois do almoço seguimos pelo Salar, paramos em alguns pontos para tirarmos as famosas fotos de perspectiva, com dinossauros de plástico, botas, óculos e outros objetos inusitados.

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ÉPOCA PARA O SALAR: Quando o Salar está seco, o que ocorre principalmente no inverno, ele fica com aquele aspecto rachado, craquelado, e é possível andar por ele todo. No entanto, nos meses chuvosos, principalmente no verão, ele fica com uma lâmina d’água de alguns pouco centímetros, o que forma um espelho gigante que reflete o céu, o problema é que em alguns lugares ele fica alagado demais e o carro não consegue passar. Às vezes, se você for muito sortudo, você consegue pegar um meio termo, algumas partes secas e craquelas e outras alagadas e espelhadas.


Seguimos até a Ilha Incahuasi, que é uma ilha cheia de cactos gigantes no meio do Salar, é opcional subir nela, custa Bs. 30, não quis subir, mas dei a volta nela (o que dá no mesmo, só que é de graça), depois disso o Sol já estava se pondo, saímos da planície branca do Salar e fomos até o Vilarejo de San Juan, para pernoitar no hostel de sal, neste lugar, cobravam Bs. 10 caso quiséssemos tomar banho, achei melhor não porque estava tão frio que não queria nem tirar a roupa. Jantamos e ficamos conversando, os israelenses só falavam inglês, então conversávamos em espanhol e traduzíamos para eles, meu grupo foi muito bacana, principalmente o mexicano e os gêmeos bolivianos, que acabei descobrindo que eram escoteiros também.

 

Deram 2 quartos para nosso grupo, um com uma cama de casal, que ficou para os israelenses e outro com 4 camas de solteiro que ficou para nós outros. Nosso guia dormiu em outro quarto, pegamos nossos mochilões no carro, ficamos lá fora um pouco (quase congelando) observando o céu todo estrelado. Depois fomos dormir.

 

SALDO DO DIA

Chá e misto quente – Bs. 28,00

Bolachas, água e papel higiênico – Bs. 32,00

S/ 25 -> Bs. 52,00

Tour 3D2N Uyuni (Lago Minchin) – Bs. 800,00

Transfer Atacama – Bs. 150,00

Presentes em Colchani – Bs. 55,00

 

         

 

 

 

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Dia 32 (segunda-feira, 20/08/2018) – Um Dia de Vulcões e Desertos

 

Acordamos no hostel de sal, na noite anterior nosso guia nos avisou que o café seria as 7 e meia e partiríamos as 8. Tomamos nosso café, que o próprio hostel oferece, e nada de nosso guia aparecer, então surgiu o dono do hostel, dizendo nosso motorista tinha passado mal durante a noite e que não poderia seguir com a gente, mas que a agência já estava mandando outro carro com outro motorista para continuarmos o tour, que chegaria por volta das 9 da manhã. Olhei pela janela e não vi nosso carro no lugar onde tínhamos parado ontem, e minha mochila cheia de blusas e presentes (aquela que eu comprei em Cusco) tinha ficado no carro, na parte de trás, já desesperei, perguntei pro dono do hostel se o motorista já tinha ido embora, ele respondeu que achava que sim.

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Cara, que raiva, já queria xingar todo mundo, até que fui na cozinha perguntar se alguém tinha visto se o motorista tinha deixado a mochila por alí, até que uma mulher falou que o guia ainda não tinha ido embora, mas que estava em uns quartos que ficavam isolados na parte de trás do hostel, fui correndo lá, o carro estava lá ainda, abri o porta-malas e peguei minha mochilinha cheia de bugigangas.

Umas 9 e pouco nosso novo motorista chegou, o Juan, que era bem mais comunicativo que o Desmedério, parecia mais simpático também, mudamos as coisas para o carro dele, e seguimos viagem. Paramos num ponto próximo a linha férrea para tirarmos fotos, e podermos usar os “banheiros” de graça, pois segundo o guia, em todos os lugares que tivessem banheiros públicos teríamos que pagar.

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Depois, por volta das 11 horas da manhã, paramos para observar o Vulcão Ollague, e mais um perrengue acontece com nosso grupo: estava um fucking vento forte lá fora e o motorista parou o carro a favor do vento, quando ele disse que a gente podia descer para tirar fotos, o Óz que estava no banco da frente abriu a porta, ela foi igual uma vela de barco, o vento quase arrancou ela do carro, não chegou a arrancar porque as dobradiças eram boas, mas amassou elas a ponto da porta não fechar mais. O Juan, na maior calma do mundo, foi ver o estrago, pegou uma marretinha, um pedaço de metal e junto com o mexicano tentaram arrumar, deram umas marretadas lá, mas ficamos uns 40 minutos esperando pra ver o que ia ser, não teve jeito, eles conseguiram só fazer com que a porta fechasse, mas não daria mais para abrir ela, então toda parada que a gente ia fazer, o Óz tinha que pular os bancos e sair pela porta de trás ou pela do motorista. Depois disso fomos para as Lagunas Cañapa, Honda e Hedionda, lá pudemos ver os flamingos, também lá nós tivemos nosso almoço, simples, mas muito bom, isso já eram quase 3 da tarde.

Seguimos pelo resto da tarde até chegar o Deserto de Siloli, onde tem o Árbol de Piedra, uma formação rochosa com formado de árvore. Depois seguimos até a Laguna Colorada, lá ficamos um tempão admirando a paisagens, as águas vermelhas da lagoa, os flamingos, andamos até o meio da lagoa que é todo cheio de sal. Depois voltamos para o carro, passamos pelo controle da Reserva Nacional Eduardo Avaroa, lá tivemos que pagar Bs. 150 por pessoa (obrigatório), e se tiver passaporte dá para carimbar também, igual em Machu Picchu e nas Ilhas de Uros.

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Depois disso seguimos para o povoado onde passaríamos a noite. Chegamos lá, já estava um pouco escuro, nos acomodamos todos em um quarto só com 6 camas de solteiro. Eles têm banheiros, mas não tem como tomar banho, por isso são tão importantes os lencinhos umedecidos.

Nos serviram o jantar, macarronada deliciosa e mais uma garrafa de vinho cortesia, depois disso, não tem muito o que fazer, pois a energia lá só funciona até as 9 da noite, depois disso fomos dormir porque no outro dia teríamos que acordar as 3 da manhã.

 

SALDO DO DIA

Entrada Reserva Nacional Eduardo Avaroa – Bs. 150,00

 

 

 

 

         

 

 

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Showw!!

Ja devorei seu PDF rsrs

 

animal cara to indo em março mas pelo caminho contrário, vc me deu a idéia de ir até la paz, pois em meu roteiro eu faria os passeios no deserto e voltaria pro Chile pra subir até o Peru, então acha que vale subir pela Bolívia? 

 

Porra me lasquei com esse perrengue seu em Cusco kkkkk, tbm ja passei por isso e fiquei 2 dias no hospital, mas foi no Brasil pelo menos kkk

Po e meter o louco igual você fez em Santiago não sei se tenho tanta coragem hein, meus parabéns ótima trip e ótimo relato.

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@Pinnng Valeu cara, fico feliz que tu tenha curtido haha

Cara, super recomendo subir pela Bolívia, é bem tranquilo, La Paz é muito massa de conhecer, e você vai pagar bem mais barato nos bus na Bolívia do que no Chile, fora que indo pela Bolívia, vc já sai lá no Titicaca, em Puno, que é do lado de Cusco.

Sobre os perrengues, hahaha, não poderia faltar né, senão a viagem não estaria completa hahahaha

Cara,  eu me arrependo de não ter metido o louco antes, de ter deixado só para o último dia da trip hahaha, mas se tu estiver viajando sozinho, não tem medo não, pode ter gente ruim, mas a maioria do mundo ainda é de gente boa

Boa aventura pra ti

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Dia 33 (terça-feira, 21/08/2018) – Passando na Fronteira Chilena

 

Acordamos de madrugada, num frio que não era normal, dentro do quarto era quentinho até, mas quando saímos para guardar as coisas no carro, estava - 15° no termômetro do hostel, 3 da manhã, entramos no carro rapidamente e partimos para os Geyseres Sol da Manhã. Chegamos lá e vimos o nascer do Sol no meio da fumaça que sai da terra, é possível chegar bem perto e ver a água borbulhando nas fendas, é forte o cheiro de enxofre, mas nada absurdo, o pior é o frio mesmo, a mão congela.

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Ficamos um bom tempo lá, depois seguimos para os Termas de Polques, lá tivemos nosso café da manhã, depois tivemos tempo para entrar nas águas termais, por Bs. 6, mas ninguém do grupo quis, estava muito frio ainda.

Seguimos o caminho, passamos pelo Deserto Salvador Dalí, descemos lá, mas o deserto não tem muito a ver com o pintor não. O guia me disse que logo chegaríamos na fronteira e perguntou quem pegaria o transfer para o Chile, apenas eu iria, o restante voltaria para Uyuni.

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PROPINA NA FRONTEIRA? Na fronteira da Bolívia com o Chile, para quem atravessa o Salar do Uyuni, rola um esquema de propina entre os agentes da migração boliviana. O esquema já é conhecido pelas agências, algumas até te falam quando você vai fechar o passeio, que precisa levar Bs. 15 para pagar a “taxa da fronteira” e dizem que a “taxa” é legal. Mas não é!!! É propina. A maioria dos turistas, principalmente os gringos, caem nessa e pagam. E realmente, é complicado, porque o agente pega seu passaporte para carimbar e te pede o dinheiro, e não é muito recomendado começar a discutir com agentes do governo boliviano no meio do deserto, entre vulcões, sem sinal de civilização por perto. Não confundam essa propina, em português, com propina em espanhol, que significa “gorjeta”.

 

Como a fronteira já estava perto, peguei toda minha grana da carteira e escondi na mochila de ataque, tudo mesmo, deixei apenas o cartão de crédito, ia testar um jeito de não pagar a propina.

Continuamos, passamos pela Laguna Blanca e paramos na Laguna Verde, onde se vê uma paisagem incrível com o Vulcão Licancabur ao fundo. Seguimos até a fronteira da Bolívia com o Chile, onde eu pegaria meu transfer. Chegamos lá as 9:30 da manhã. Procurei a van com o nome que estava escrito no recibo que o cara da agência tinha me entregado, rapidamente encontrei, fui falar com o motorista, e aparentemente só faltava eu, ele me mandou ir para a fila da migração carimbar o passaporte logo, ele estava com pressa, nesse meio tempo, o Juan já estava tirando minha mochilona de cima do carro.

Fui para a fila, que estava gigante, e a aduana boliviana mais parecia um barraco velho, caindo aos pedaços, já estava com o passaporte e a tarjeta migratória (aquela que recebi na aduana de Kasani, em Copacabana) na mão. Como estava demorando, o motorista do transfer me pediu para seguí-lo, fomos furando a fila de todo mundo (que vergonha), entramos na aduana, ele pegou meu passaporte e minha tarjeta, entregou para o agente e pediu pra carimbar. Prestem atenção que essa parte é importante.

O agente pediu os Bs. 15 da propina, o motorista repetiu atrás em inglês (caso eu não tivesse entendido), olhei para os dois com cara de desavisado, como se eu não fizesse a menor ideia de que precisava pagar para sair, já falei: “I don’t have money, sorry”, e repeti em espanhol também: “Yo no tengo plata, ya he gastado todo”, e ainda mostrei a carteira vazia (que eu já tinha esvaziado no caminho). Eles me olharam curiosos, o agente perguntou como que um turista viajava sem dinheiro, eu já emendei atrás: “Eu só uso cartão de crédito, vocês não têm a maquininha?”, e ainda mostrei meu cartão (por ser ilegal, obviamente eles não teriam nenhuma Moderninha lá para passar a propina no crédito). O agente vendo que não ia conseguir arrancar nenhum centavo do meu bolso, recolheu minha tarjeta migratória, carimbou e devolveu meu passaporte.

Pronto, me livrei de pagar propina, dava vontade de rir e falar pra ele: “Filhão, propina? Pra cima de mim? Logo eu, brasileiro? Foi meu povo que inventou a propina hahaha. Sorry, mas não será dessa vez!”

Quando saí de lá, fui andando pela fila, e vi 5 turistas asiáticas, e o motorista do transfer delas já pedindo a propina, “fifteen bolivianos” ele dizia, e elas abrindo a carteira na maior boa vontade para pegar o dinheiro. Dava vontade de sair gritando lá no meio falando pra ninguém mais pagar isso, mas senti que não seria uma boa ideia. Pode até ser pouco Bs. 15, mas pensem na quantidade de turistas que passam todo dia por lá, se esse relato servir para avisar pelo menos aos brasileiros para não pagarem essa taxa ilegal, já é algo.

Mas chega de falar de propina, voltei para o carro, me despedi de Juan e de meu grupo, e fui para a van, guardei minhas coisas, e logo partimos. O motorista entregou o formulário, igual nos outros países, tem que preencher tudo, e marcar se você está levando alguma coisa com restrição.

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Onde era uma estrada de areia e pedras, cercada de neve e gelo, surge um asfalto impecável, cheio de placas de sinalização, e um complexo aduaneiro gigante, todo fechado e organizado, estava claro, estava em território chileno.

Na hora também descobri porque o motorista estava tão apressado, na aduana chilena, que é um galpão, entra uma van de cada vez, todos os passageiros desembarcam, carimbam o passaporte, os agentes inspecionam o veículo, as bagagens do povo, só depois são liberados.

 

O QUE NÃO PODE NO CHILE? Além das coisas óbvias (como drogas, armas, dinheiro demais), não pode entrar com nada de origem animal ou vegetal que não seja industrializado e lacrado na embalagem, ou seja, as folhas de coca que eu trazia desde o Peru, tive que jogar fora, os gringos que compraram umas maçãs gigantes, iguais a da Branca de Neve na Bolívia, tiveram que jogar fora. Se tentar esconder e eles acharem, além de tudo você paga multa.

 

Depois seguimos até chegar em San Pedro de Atacama, chegamos por volta do meio dia lá, na hora mesmo fiz uma reserva pelo Booking no Hostel Ckapyn, fui até lá a pé, pois era pertinho, aliás, tudo em San Pedro é pertinho, nem deve existir táxi lá.    

Fiz o check-in, o quarto tinha 4 beliches e o hostel tinha cozinha. Depois disso fui atrás de agências e casas de câmbio, queria encaixar o máximo de passeios possíveis em 2 dias e meio, não queria ficar muito tempo lá, sabia da fama que o Atacama tinha de se um lugar caro e não queria gastar tanto lá.

Fui até a Calle Toconao, onde estão as casas de câmbio melhores, troquei € 100 por $ 74500, aproveitei e troquei os Bs. 90 restantes por $ 8100 também.

Depois fui até a rodoviária comprar passagens para Santiago para dali a dois dias, fui até o guichê da TurBus e comprei uma passagem, no banco da frente por $ 30400 (nos outros assentos custava $ 26000, mas seria uma viagem de 24 horas, então achei melhor pegar um assento mais espaçoso).

Depois fui na Calle Caracoles, onde estão as agências, fui novamente, uma por uma, pesquisando preços e passeios, até que encontrei a Mitampi Turismo, que tinha uns preços bacanas e um adesivo gigante do TripAdvisor na vitrine, então acabei fechando com eles todos os passeios.

 

PASSEIOS NO ATACAMA: As agências em San Pedro abrem tarde (11 da manhã), e costumam dar descontos quanto mais passeios você fecha com elas, algumas inclusive, vendem pacotes com preços melhores. Antes de ir para lá, é importante ver quais lugares estão abertos e quais estão fechados, por exemplo, quando eu fui, o Vale da Morte, o Salar de Tara e Piedras Rojas estavam fechados, e por ser Lua Cheia, nem todas agências faziam o Tour Astronômico, a Space que é a mais famosa, não faz durante a Lua Cheia.

 

Fechei o Vale da Lua, o Salar de Atacama, as Lagunas Escondidas de Baltinache e os Geysers del Tatio por $ 65000, exceto o valor das entradas. Como já tinha acabado com meu dinheiro trocado, paguei apenas $ 20000 na hora, o restante pagaria depois (demorou pra me cair a ficha que já tinha gastado mais de 100 euros em menos de 3 horas no Chile). Para mim, ainda dava tempo de almoçar, no meu relógio ainda eram 2:45 da tarde, e o passeio era só as 4, então o carinha da agência me fala para eu ficar por perto, que logo a van chegaria. Nesta hora descobri que o horário do Chile é diferente da Bolívia, é uma hora a mais, o mesmo horário de Brasília, tive que ficar por lá mesmo, chegou a van, embarcamos, e seguimos para o meio do deserto. Lá tive que pagar $ 2500 de entrada.

O guia nos levou na parte de cima primeiro, onde dava para ver tudo do mirante, depois descemos e fomos explorar algumas cavernas da Cordilheira do Sal e trilhas no meio das pedras, por fim, fomos caminhando para ver o Sol se pôr do alto de uma duna de areia. Incrível a vista, depois que escureceu, voltamos para a cidade.

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Fui trocar dinheiro de novo, no mesmo lugar € 100 por $ 74500, procurei algum lugar para comer, mas tudo era caro, principalmente na Calle Caracoles, então passei num mercadinho próximo e comprei um pacote de macarrão, maionese, queijo e tomate por $ 3440, fui para a cozinha do hostel e fiz um super macarrão de forno, e sobraram ingredientes.

Já paguei a diária do hostel de $ 7000, fui dormir, porque no outro dia, as 7 e meia da manhã, a van passaria no hostel para me buscar, ia fazer o Salar de Atacama de manhã, e as Lagunas Escondidas de Baltinache pela tarde.

 

SALDO DO DIA

€ 200 -> $ 149000

Bs. 90 -> $ 8100

Passagem SPA – Santiago (TurBus) - $ 30400

Passeios (Vale da Lua, Salar de Atacama, Lagunas Escondidas de Baltinache e Geysers del Tatio) - $ 65000

Entrada Vale da Lua - $ 2500

Ingredientes macarrão - $ 3440

Diária Hostel Ckapyn - $ 7000

 

 

 

 

 

 

         

 

 

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Dia 34 (quarta-feira, 22/08/2018) – Há Males Que Vem Para Bem...

 

Acordei bem na hora, e me arrumei para o tour, eram 7:30 e nada, 8 horas, nada, 8:30, nem sinal de van nenhuma, mandei mensagem no Whatsapp da agência, necas, a dona do hostel ligou lá, ninguém atendia, queria voar no pescoço do vendedor de ontem, tinham me esquecido, eu já estava com o cronograma apertado, perdi uma manhã inteira. Esperei até as 11 horas, que as agências abriam e fui para lá. Encontrei o mesmo vendedor lá, perguntei por que não tinham passado no meu hostel, ele ficou surpreso, olhou no computador e disse que meu passeio estava agendado só para amanhã, respondi que não e mostrei o comprovante que ele tinha me dado ontem, ele viu que realmente, marcara uma data no papel e outra no computador. Me pediu mil desculpas, perguntou quando eu queria remarcar, eu respondi que não teria mais tempo para fazer, pois amanhã a 18 horas eu embarcava para Santiago, ele falou que me devolveria $ 20000 referentes ao preço do passeio dentro do pacote (o mesmo preço cobrado pelas outras agências).

Eu estava com raiva, pensando em cancelar o restante dos passeios e fechar com outra agência, mas o serviço deles tinha sido de fato tão bom, no dia anterior no Vale da Lua, a van era boa, o guia nos levava nos lugares antes da multidão de turistas das outras agências chegarem.

Mas mesmo assim, devolver a grana era o mínimo que eles deveriam fazer, afinal, eu perdi uma manhã inteira do meu cronograma apertadíssimo, então falei que eles deveriam, além da grana, me darem um passeio de cortesia pela “moléstia”. O cara então disse ia ver com chefe dele.

Ainda era cedo para o passeio das Lagunas de Baltinache, então fui comer alguma coisa, encontrei numa esquina da Caracoles, um lugar com empanadas por $ 2000, comprei uma, depois comprei uma garrafa de água e um sorvete por $ 2800, andei pela cidadezinha, fui até a Igrejinha de San Pedro, entrei lá um pouco, depois voltei para a Calle Caracoles, reencontrei a Fernanda andando por lá também, ela estava com o grupo que tinha feito o tour do Salar com ela, todos eles tinham vindo para o Chile depois, me despedi dela e voltei para a agência, as 2 da tarde partiria o micro-ônibus para as Lagunas.

 

LAGUNAS: No Atacama, há dois passeios que vão para lagoas que não afundam, devido a quantidade de sal na água (tipo o Mar Morto), o da Laguna Cejar, que todas as agências fazem, é mais famoso, mais barato, só que as entradas são caríssimas, e tem também as Lagunas Escondidas de Baltinache, que nem todas agências fazem, porque a estrada é ruim, e por sem um passeio novo, é um pouco mais caro o preço do tour, mas a entrada é bem mais barata. No fim das contas, preferi as Lagunas Escondidas porque eram mais baratas no final.

 

O caminho é de fato demorado, quando chegamos, pagamos a entrada de $ 5000, e seguimos para as lagoas, são 7 no total, uma ao lado da outra, apenas na primeira e na última é possível entrar, o guia explicou que era bom, primeiro colocar só as pernas na água, para ver se não dava nenhuma alergia, devido aos minerais da água, depois entrar, mas nunca mergulhar, deixar a água só até o pescoço.

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Coloquei as pernas, não teve nada de anormal, entrei na água e é incrível como sem fazer esforço algum, seu corpo fica boiando, não afunda de jeito nenhum. Depois de uns 10 minutos na água, resolvi sair, o ar seco do deserto secou minha pele sem nem precisar de toalha, onde secava, a pele começava a ficar branca, por causa do tanto de sal que tinha na água. Deu um pouco de coceira nas coxas, o guia apontou um vestiário com chuveiros de água doce para lavar e tirar o sal, fui lá e tirei aquele branco da pele, me troquei, e voltei para a trilha das lagoas, ela vai passando por todas as lagoas, todas com água cristalina, até chegarmos na última, mas preferi não entrar de novo.

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Entramos no micro-ônibus, voltamos para a cidade, mas no meio do caminho, o motorista parou num lugar com um muro de pedras empilhadas, montou uma mesa com pães, frios, sucos, bolachas e bolos, e o principal, garrafas de pisco chileno, diferente do peruano. Ficamos um bom tempo lá, comendo, bebendo e apreciando o pôr do Sol no deserto. Depois voltamos para San Pedro, fui até a agência, e o dono veio falar comigo sobre o ocorrido, pediu desculpas mais uma vez, disse que iria devolver os $ 20000 do passeio que eu fui esquecido, e que me daria o tour astronômico para aquela noite de cortesia (custa uns $ 20000 em média), como eu não tinha nada para fazer naquela noite, aceitei, já fui até o hostel correndo trocar de roupa e pegar um casaco, voltei e já apareceu a van para nos levar ao deserto de novo.

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Isso já eram umas 9:30 da noite, chegamos num rancho no meio do deserto, todo cercado, lá tinha uma área bem grande ao ar livre, com várias espreguiçadeiras, deitamos nelas, aí chegou um outro guia que nos deu uma verdadeira aula de astronomia, primeiros nos apontando no céu alguns planetas, depois algumas constelações, não dava para ver todas as estrelas porque era semana de Lua cheia (uma pena), mas primeiro ficamos fazendo observações do céu a olho nu. Depois seguimos para um outro ambiente, onde ficavam 5 telescópios, primeiro ele os apontou para a Lua, cada um com uma lente diferente, em uma dava pra ver as crateras perfeitas, outro dava para ver todo o contorno, bem bacana, tinha um deles que era adaptado para colocar o celular e tirar uma foto da Lua dele.

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Depois ele apontou os telescópios para os planetas, pudemos ver Marte, Vênus, Saturno e Júpiter de perto. Por fim nos serviram uma mesa com bolachas, castanhas e frutas cristalizadas, vinhos, pisco e sucos. Chegamos em San Pedro por volta das 11 da noite. Fui até o hostel, paguei os $ 7000 de mais uma diária, fiz mais macarrão com o resto dos ingredientes que sobraram de ontem, tomei um banho e fui dormir.

 

SALDO DO DIA

Empanada - $ 2000

Água e sorvete - $ 2800

Entrada Lagunas Escondidas - $ 5000

Diária Hostel Ckapyn - $ 7000

 

 

         

 

 

 

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      Fomos em um fim de semana e achei suficiente para conhecer o básico da nossa árida capital. Prepare-se, você vai depender muito de um GPS pois é extremamente difícil se localizar em ruas com nomes como W3, QL-10, L2, e ainda dividir tudo isso em asa norte e asa sul… é verdade que 90% da parte turística fica em uma única avenida, mas fora isso, o resto é bem confuso.
       
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      Algumas informações úteis:
       
      Santuário Don Bosco: SEPS 702 Bl. B s/n° – Asa Sul | Grátis
       
      Catedral Metropolitana de Brasília: Esplanada dos Ministérios – Lote 12 | Grátis
       
      Visita ao Congresso Nacional: Diariamente, das 9:30 às 17:00 com saídas guiadas a cada 30 minutos | Grátis
       
      Panteão da Pátria: Praça dos Três Poderes | De terça à domingo, das 09:00 às 18:00 | Grátis
       
      Memorial Juscelino Kubitschek: Eixo Monumental – Lado Oeste, Praça do Cruzeiro | De terça à domingo, das 09:00 às 18:00 | R$10,00
       
      Texto original e mais fotos aqui: http://www.queroirla.com.br/brasilia-nossa-capital-e-muito-mais-interessante-do-que-parece/
    • Por Mari D'Angelo
      A experiência de conhecer o Uruguay foi especialmente interessante, pois exceto uma pisadinha no Paraguay e na Argentina em uma viagem à Foz do Iguaçu, quando ainda era criança, nunca tinha viajado para outro país da América do Sul.
       
      Chegamos em um sábado de manhã no pequeno e moderno aeroporto de Carrasco. No começo foi engraçado pedir informações pois não falo espanhol (e pra ser sincera, não é uma língua que me agrada muito) e a técnica do “portunhol” soa ridícula demais! Enfim, com o tempo passamos a usar o português mesmo, que eles conseguem entender se falamos devagar, as poucas palavras que sabemos em espanhol e as vezes até alguma coisa em inglês para ajudar.
       
      É bem simples chegar ao centro, não acho que seja necessário taxi ou van, a não ser que você tenha muitas malas ou prefira algo mais confortável. Bem em frente à saída do aeroporto tem um ponto onde passam vários ônibus com os nomes dos destinos finais, no nosso caso pegamos o “Montevideo” mesmo, caso não vá para o centro é só se informar por lá. O valor é 45 pesos uruguaios (R$4,50) e demora menos de 1h. Ah, caso o motorista não abra a porta quando você der o sinal, grite “Puerta!”, funciona como o “Vai descer!” que usamos aqui em São Paulo rs.
       
      Escolhemos ficar no Hotel California (claro que eu cantei mentalmente a música cada vez que li o nome em algum lugar! Rs), achei o custo benefício bastante bom! A localização é ótima, paralela à principal avenida e apenas alguns minutos da Cidade Velha (onde tinham algumas opções menos caras mas pelos comentários no Booking.com não é uma região muito segura à noite.).
       
      Sábado a tarde e domingo quase tudo fecha na cidade (inclusive casas de câmbio e locadoras de carro), então caminhamos pela avenida 18 de Julio até o Teatro Solís, que fica aberto. A primeira parada foi na Fuente de los Candados, a tradição é a mesma de alguns lugares da Europa, como a Pont des Arts em Paris, onde casais colocam cadeados com seus nomes para que o amor seja eterno.
       
      A arquitetura da capital Uruguaia me chamou muito a atenção, a mistura de estilos arquitetônicos do moderno com o antigo é muito interessante, vale parar alguns minutos diante de alguns prédios só para observar todos os detalhes. Inclusive um dos melhores lugares para notar esse contraste é chegando na Plaza Independencia, onde se encontra o Palácio Salvo, um dos prédios mais lindos de Montevideo, que funciona tanto para escritórios quanto para fins residenciais. Essa praça, que tem como monumento central uma homenagem ao general José Artigas, divide a área central e a Cidade Velha. Na entrada da área mais antiga da capital está a Puerta de la Ciudadela, único resquício de uma antiga fortaleza que protegia a cidade. É bastante interessante pela história, mas não me empolgou muito como ponto turístico.
       

       
      Continuando o caminho, agora já dentro da Cidade Velha, seguimos pela rua Sarandi, onde ficam algumas banquinhas de artesanato, lojas, cafés e restaurantes. A Plaza Constitución, que abriga uma feira de antiguidades, é a mais antiga da cidade. Logo em frente está a Catedral Metropolitana de Montevideo. Na rua da catedral há um lugar chamado Café Brasilero, havia lido em alguns lugares como algo imperdível mas quando cheguei lá não me empolguei em entrar, não sei se seria diferente de qualquer outro café.
       
      Finalmente chegamos ao nosso destino, o Teatro Solís. Às 16h há uma visita guiada por 50 pesos (R$5,00), três jovens funcionários super simpáticos nos apresentaram, em português, aos pontos mais importantes do local. Com certeza a sala principal de espetáculos é a parte mais incrível, inclusive suas cadeiras são feitas com uma tecnologia brasileira que se auto-destrói em caso de incêndio para que o fogo não se espalhe. Os guias contam a história do teatro e curiosidades como essa numa visita que dura aproximadamente 1 hora.
       

       
      A Cidade Velha também é um pólo interessante de arte de rua, eu como apaixonada por grafites, não resisti e tive que registrar alguns.
       
      Como em outubro o sol se põe lá pelas 20h, aproveitamos para caminhar mais um pouco pela Cidade Velha. Entramos para conhecer o famoso Mercado del Puerto (onde estava passando um Palmeiras x Corinthians na TV!), a estrutura é semelhante ao Mercadão de São Paulo, porém dentro (e ao redor) funcionam diversos restaurantes, mas achei bastante caro. Aliás, comer e beber em Montevideo não é exatamente uma pechincha. Acabamos parando para uma cerveja em um simpático café + loja de design chamado Sinestesia, que fica pelos arredores do mercado.
       
      Descemos então para a Rambla (avenida que beira o Rio da Prata) e encontramos um lugarzinho para admirar o fantástico pôr-do-sol entre os uruguaios com suas cuias de chimarrão (todos eles vivem tomando seu chimarrão, em qualquer lugar, à qualquer hora).
       

       
      Como a viagem foi para comemorar o aniversário do namor(i)do, fomos procurar um lugar legal para jantar, pegamos a dica da Avenida Dr. L. A. de Herrera, no bairro de Buceo e fomos de ônibus até lá (uma curiosidade sobre os ônibus, geralmente eles deixam tocando música ou notícias, é como se o motorista tivesse no carro dele, aumentando e diminuindo o som de acordo com seu gosto, chega a ser engraçado! Rs). Bom, essa rua tem diversas opções que parecem bem legais, escolhemos o Barba Roja, uma mistura de bar e restaurante. A dica aqui é, peça um prato para 2, sério, o tamanho deles é realmente absurdo, dá até dó pois não conseguimos comer nem metade.
       
      No segundo dia fizemos um bate e volta em Punta del Este, mas isso será assunto para outro texto. Era domingo de eleições por lá também e foi muito interessante ver o comportamento deles em relação a isso. Desde que chegamos no aeroporto, vimos pelo caminho bandeiras, propagandas, muros pintados, manifestações (pacíficas), enfim, a cidade respirava campanha política. Quando voltamos ao hotel, passando pela 18 de Julio, ficamos impressionados com a festa! Já haviam saído as parciais e o sucessor de Mujica (o atual presidente, que na minha opinião é um exemplo a ser seguido) ganharia. A impressão que dava é que eles realmente estavam felizes e satisfeitos com sua escolha, que tinham confiança no partido que apoiavam, e não eram apenas os mais velhos, crianças e muitos adolescentes e jovens comemoravam efusivamente, o clima era leve, de alegria e paz. Olhando tudo aquilo fiquei com inveja (no bom sentido), eu gostaria muito de poder apoiar um partido que me representasse desta maneira.
       

       
      No fim da noite, caímos sem querer no Facal, um café-restaurante em frente à fonte dos cadeados que diz ser o mais antigo da cidade. Recomendo muito comer as empanadas de lá, são deliciosas! Além delas, outra iguaria típica do país é o Chivitos, que não passa de um sanduíche com diversos recheios para escolher, como não como carne, não posso dizer se é algo que vale a pena ou não.
       
      No dia seguinte começamos pelo Mirador de la intendencia, um mirante 360º que fica no último andar do prédio da prefeitura e é de graça, basta retirar a entrada no centro de informações turísticas que fica bem em frente.
       
      De lá seguimos para o Parque Rodó, bastante agradável e bem cuidado. Nossa ideia era continuar a pé pelas Ramblas até a Playa Pocitos, mas o calor estava insuportável e foi realmente impossível completar o trajeto, acabamos conhecendo apenas a Playa Ramirez e passando em frente ao Memorial del Holocausto.
       

       
      Não dá pra ir embora sem trazer na mala vinhos e alfajores né? Então pegamos a indicação do Ta-ta, um mercado barato onde encontramos bons vinhos por uma média de R$15,00 e uma infinidade de opções de alfajores e doces de leite, ficamos com os da marca Lapataia, indicação de uma brasileira (e são mesmo muito bons!).
       
      Esse é o tipo de viagem diferente que é possível fazer em um fim de semana, fique de olho nas promoções de passagens aéreas e vá aproveitar toda a simpatia do Uruguay.
       
      Texto original e mais fotos aqui: http://www.queroirla.com.br/uma-escapadinha-para-montevideo/
    • Por Mari D'Angelo
      Relato original e mais fotos aqui: http://www.queroirla.com.br/o-que-fazer-em-curitiba-especialmente-na-epoca-de-natal/
       
      1. Jardim Botânico
       
      Um dos principais cartões postais da cidade, o Jardim Botânico de Curitiba (chamado oficialmente de “Francisca Maria Garfunkel Rischbieter”, em homenagem à urbanista de mesmo nome) tem como elemento central a enorme estufa de 3 abóbadas de arquitetura art-nouveau, inspirada do Palácio de Cristal de Londres, que abriga diversas espécies de plantas tropicais. Em frente, um lindo jardim geométrico que me remete a um mini-versailles. Além disso há outros cantos muito agradáveis, como o jardim das sensações, um espaço delimitado onde foi criada uma atmosfera propícia para o contato direto com a natureza. O visitante segue uma rota com diversos exemplares de plantas e pode inclusive tocá-las, percebendo assim suas texturas, aromas etc.
       
      Informações:
      Rua Engenheiro Ostoja Roguski – Jardim Botânico – CEP 80210-390
      Segunda a domingo | Verão: das 6h às 20h / Inverno: das 6h às 19h30 | Grátis
       

       
      2. Museu Oscar Niemeyer (MON)
       
      Esse é o tipo de lugar que só pela arquitetura já vale a visita. O prédio concebido pelo arquiteto Oscar Niemeyer é popularmente chamado de “olho” e abriga exposição de artes visuais, arquitetura, urbanismo e design. Quando o visitamos em 2012, a exposição principal era sobre o poeta Paulo Leminski, achei incrível o modo criativo como ela foi planejada dentro do espaço todo preto. Outras exposições simultâneas acontecem espalhadas pelas 12 salas expositivas.
       
      Uma dica, o bar e restaurante “Barolho”, que fica na esquina em frente ao museu tem um ótimo custo benefício, a comida é boa e o preço escelente!
       
      Informações:
      Rua Marechal Hermes, 999 – Centro Cí́vico – CEP 80530-230
      Terça a domingo, das 10h às 18h | R$ 6,00 inteira / R$3,00 para professores e estudantes / Grátis para menores de 12 anos e maiores de 60
      http://www.museuoscarniemeyer.org.br
       

       
      4. Ópera de arame
       
      Outro ponto obrigatório na capital paranaense, a Ópera de arame é uma incrível construção em aço, metal, vidro e policarbonato, que dão ao prédio circular um aspecto de interação com a natureza, já que ao seu redor fica um grande lago com cascata e muito verde. O espaço foi construído em 75 dias, no local de uma antiga pedreira. É possível visitar parcialmente seu interior, e costuma estar bem cheio de turistas. O café no andar inferior também é bem agradável.
       
      Informações:
      Rua João Gava s/n – Abranches
      Terça a domingo, das 08h às 22h | Grátis
       

       
      5. Coral de Natal do Palácio Avenida
       
      Curitiba é conhecida como a Capital do Natal, a partir do fim de novembro eles começam uma série de eventos ligados a essa data (que eu particularmente amo!). O principal deles é o coral das crianças de instituições apoiadas pelo programa HSBC Educação. Voluntários chamados de Anjos de Natal as acompanham por um ano em aulas de canto e instrumentos musicais, o resultado é incrível! As apresentações acontecem no Palácio Avenida, e o público lota as ruas para assistir, chegue cedo para conseguir um bom lugar!
       
      Ok, confesso que pra muita gente essa descrição pode lembrar aquele coralzinho desafinado da escola, mas garanto que a apresentação é maravilhosa e muito emocionante. A produção conta com efeitos de luz, projeções, fogos e atuações teatrais. Assista o vídeo abaixo para conhecer um pouco desse lado mágico de Curitiba.
      A decoração de toda a cidade também é caprichada.
       
      Informações:
      http://www.natalcuritiba.com.br
       
       

       
       
      6. Torre Panorâmica
       
      Vou ser muitissímo sincera, coloquei esse ponto na lista pois acho que é importante dar a opção, mas honestamente não acho que valha perder tempo aqui, especialmente se este for curto. Encontramos o mirante com alguma dificuldade e ao subir não vi nada de muito atrativo, não sei se pelo fato de me incomodar com mirantes totalmente fechados por vidros, ou de o tempo estar fechado e chuvoso… talvez em um dia de sol seja mais interessante.
       
      Informações:
      Rua Prof. Lycio Grein de Castro Vellozo, 191 – Mercês – CEP 80710-650
      Terça a domingo e feriados, das 10h às 19h | R$ 3,50 inteira / R$1,75 para crianças de 5 a 9 anos e maiores de 60 anos / Grátis para menores de 5 anos
       
       
       
      7. Bosque Alemão
       
      Aqui sim é um ponto onde acho muito válido “perder” umas horinhas! O lugar, como sugere o nome, homenageia os imigrantes alemães na cidade. Localizado na antiga chácara da família Schaffer, dona de uma famosa leiteria, o espaço conta com diversas atrações, como o oratório de Bach que funciona com uma sala de concertos e fica na réplica de uma igreja presbiteriana, a trilha de João e Maria, um relativamente longo caminho em meio à mata verde com painéis ilustrados contando a história criada pelos irmãos Grimm (uma graça!) e o pórtico que reconstrói a fachada de uma das principais obras arquitetônicas da comunidade alemã chamada Casa Milla. Além disso o bosque conta com uma biblioteca chamada “Casa encantada” onde diariamente bruxas e fadas encenam contos para as crianças.
       
      Informações:
      Rua Nicolo Paganini com Rua Schubert (ou Rua Francisco Schäffer) – Vista Alegre
      Diariamente, das 08h às 18h
       

       
      Claro que há muito mais o que fazer em Curitiba, essas dicas foram baseadas no que fizemos em um fim de semana na cidade. Para se hospedar, recomendo muito o Motter Home Curitiba Hostel, o lugar é uma graça (fotos abaixo), o preço é bom e os funcionários são super gentis.
    • Por Mari D'Angelo
      Relato original e mais fotos aqui: http://www.queroirla.com.br/de-passagem-por-salvador/
       
      Uma viagem para Morro de São Paulo tem que começar de algum outro ponto da Bahia, normalmente a escolha é por Ilhéus ou Salvador. Nossa opção para esta segunda vez na ilha foi a capital baiana, chegamos ao Aeroporto Deputado Luís Eduardo Magalhães por volta das 15h de uma quinta-feira para passar a noite na cidade e na manhã seguinte partir para o nosso esperado destino. Um ônibus de quase 2h faz o trajeto Aeroporto-Praça da Sé (na verdade esse é o nome da linha mas ele não para exatamente lá, cuidado!) por R$3,50, mas se quiser algo mais rápido ou confortável existem ônibus que vão direto ao centro, se não me engano por R$30,00.
       
      Como a ideia era só passar a noite, busquei uma localização estratégica para aproveitar as poucas horas que teríamos na cidade e ao mesmo tempo ficar próximo ao local onde pegaríamos o catamarã no dia seguinte. Esse lugar é a Praça da Sé, entre o Pelourinho e o elevador Lacerda, que desce para o porto de onde saem os barcos para Morro. Se seu objetivo for esse, é uma boa opção, porém, nunca, jamais fique no hotel que ficamos! Ele se chama Arthemis, ocupa o último andar de um prédio bastante suspeito, tem um café da manhã extremamente razoável e o pior, o inaceitável, um banheiro deplorável! Eu não sou fresca, estou bastante acostumada a ficar em pousadas e hostels super simples, mas esse não dava! Até sabonete usado tinha no lugar, e o preço nem era tão bom assim. Mas enfim, tudo tem seu lado bom e nesse caso o ponto positivo era essa vista espetacular!
       
      Seguimos até a Praça Thomé de Souza onde fica o lindo prédio da Prefeitura Municipal e o cartão postal da cidade, o elevador Lacerda. Eu imaginava que ele tivesse uma vista panorâmica ou algum atrativo, mas é mesmo “só″ um meio de transporte para ir da parte alta à baixa da cidade (e vice-versa), o valor é R$ 0,15.
       
      Já lá em baixo, passamos pelo Mercado Modelo (não entramos mas dizem ser um bom local para comprar souvenirs) e paramos no prédio logo atrás para comprar a passagem do dia seguinte, mas como já estava fechado, voltamos com antecedência no dia seguinte. A viagem não foi nem de longe o show de horrores que dizem por ai, mas conto em detalhes no próximo post.
       
      Vou ser muito sincera, minha primeira impressão da cidade não foi das melhores, aliás, foi das piores! Os poucos lugares pelos quais passamos eram bastante sujos e a sensação de insegurança era constante, além dos soteropolitanos, que foram muito menos acolhedores do que esperávamos (do começo ao fim da viagem). Mas nem tudo foi tão ruim assim, além de ganhar esse lindo pôr do sol, eu amei me perder pelas ruazinhas fofas do Pelourinho!
       

       
      Falando do “Pelô”, lá a coisa é bem diferente, policiais estão presentes em cada esquina garantindo a sensação de tranquilidade, mas, como disse o funcionário do hotel que ficamos, há um perímetro onde é seguro andar, algumas ruas para o lado a coisa já se torna meio perigosa (nem fui conferir se é verdade, claro!). O fato é que o lugar é uma graça, ruas de paralelepípedo com fitinhas, igrejas barrocas que ficam maravilhosas iluminadas, casinhas coloridas, lojas de souvenir, bares e restaurantes com aroma de dendê!
       
      O ponto mais famoso é com certeza o largo em frente à Fundação Casa de Jorge Amado, onde em 1996 Michael Jackson gravou com a participação super especial do Olodum, o clipe da música “They Don’t Care About Us” e com isso internacionalizou o local. Claro que por ser o lugar de maior visitação é também onde tem a maior quantidade de gente tentando te vender colares, pulseiras, fitinhas do bonfim… aquela coisa.
       
      Depois de muito subir e descer ladeiras, a fome bateu e fomos procurar uma comidinha baiana pra fechar a noite. Nesse momento acontece uma coisa muito irritante para brasileiros (bom, talvez não com todos, mas os com tom de pele “branco-gelo” como eu, com certeza), as pessoas falam com você em portunhol! Acham que você é gringo e soltam palavras aleatórias do tipo “Brasil… lindo… baratinho”, devagar e bem alto, pra ver se entendemos. No começo é até engraçado, mas depois fica meio chato, enfim, acho que da próxima vez vou tomar um sol antes de aparecer por lá!
       
      O restaurante que escolhemos foi o Dona Chika-ka. Mesinhas na calçada, clima agradável, cerveja gelada e uma deliciosa moqueca de peixe com camarão (até o pirão estava uma delícia, e eu não sou a maior fã do quitute!), recomendo! O engraçado foi ver como a coisa funcionava, uma baiana lá em baixo colocava o pedido em uma cestinha que era puxada por outra lá em cima, assim que os pratos estivessem prontos, desciam pelo mesmo sistema, super prático! Rs.
       
      O endereço é: Rua do Açouguinho, 10
       
      Sinceramente, acho que não voltaria para Salvador, claro que a cidade deve ter inúmeros lugares interessantes para conhecer, mas acho que nesse caso, a primeira impressão ficou.
       
      Relato original e mais fotos aqui: http://www.queroirla.com.br/de-passagem-por-salvador/
    • Por Mari D'Angelo
      Dia 1
       
      Texto original com fotos e mapa dos lugares: http://www.queroirla.com.br/um-aniversario-em-buenos-aires/
       

       
      Este ano comemorei meu aniversário um pouco diferente, ganhei de presente do namor(i)do uma viagem à Buenos Aires! Agora que já estou mais perto dos 30 do que dos 20, não anda sendo assim tão divertido ver os anos passando tão rápido, mas posso dizer que foi o aniversário mais bem comemorado de todos! Afinal, com tango, vinho, doce de leite… como não ser né? =)
       
      Chegamos pelo aeroporto de Ezeiza, sei que existe um ônibus que demora aproximadamente 1:30 mas como chegamos de madrugada não tivemos muita opção, fomos de taxi. Logo ao desembarcar, há vários guichês oferecendo o serviço, mas o balcão de taxi oficial do aeroporto saiu mais barato, 400 pesos (mais ou menos R$130,00) até o centro. Eles oferecem um desconto na volta se você já fechar na hora, mas acabamos não fechando e o taxi que pedimos pelo hotel deu o mesmo valor, então não sei se compensa fazer isso.
       
      Ah, vale dizer que desde 2014 a Argentina vem sofrendo com uma inflação meteórica, achamos a maioria das coisas extremamente caras, especialmente ingressos para atrações turísticas. Mesmo com o câmbio favorável ao real (1 Real = 3 Pesos), as coisas estão bem fora da realidade por lá.
       
      Ficamos no Hotel Mundial, achei bem bom! O quarto é simples, mas limpo e funcional e a localização é ótima, na Avenida de Mayo, bem perto de alguns pontos turísticos e do metrô (Estación Lima). O café da manhã era excelente, com uma grande variedade de doces e salgados (especialmente a tradicional mezzaluna, que é como um croissant menor e mais “massudo”). E ainda tinha um parzinho de alfajores e uma garrifinha d’água como um “welcome kit”, adorei!
       
      No primeiro dia, fizemos tudo a pé. Começamos pelo Palacio Barolo, sua arquitetura é incrível e todo ele foi construído com referências à Divina Comédia, de Dante. Os dias e horários para conhecê-lo são bem limitados, por isso não conseguimos entrar, mas deve ser bem interessante! Seguimos para a Plaza de los Dos Congresos com algumas esculturas como um original de “O pensador”, de Rodin, um simpático senhor de bigode e o imponente Monumento a los Dos Congresos. Ao fundo da praça fica o Palacio del Congresso, um maravilhoso edifício neoclássico inaugurado em 1906, dá pra “perder” uns bons momentos por lá admirando os detalhes da fachada.
       
      O próximo ponto foi o famoso Obelisco, dele em si não há muito a dizer, o que é mais interessante é a avenida onde está situado, a 9 de Julio. Com 6 pistas de cada lado, ela é considerada a avenida mais larga do mundo e realmente merece o título, é necessário esperar o farol abrir por pelo menos 2 vezes para conseguir atravessá-la inteira.
       
      Na Plaza General Lavalle, entre outros belos e super bem conservados prédios, fica o Teatro Colón. A ideia era fazermos a visita, mas com um ingresso a quase R$60,00, não foi possível!
       
      Um lugar que vale (muito) a visita é a Livraria El Ateneo Grand Splendid. Você pode até não ser um grande fã de livros ou pensar “Pra que vou numa livraria com livros em espanhol?” Bom, porque esta é uma livraria dentro de um antigo teatro! O lugar é fantástico, foi construído em 1919 e personalidades como Carlos Gardel passaram por seu palco, onde hoje você pode se sentar e tomar um café. É um dos lugares mais interessantes da cidade!
       
      Seguimos para a agradável Plaza General San Martín, onde há um enorme monumento em homenagem ao homem que participou da independência de alguns países da América do Sul e seus exércitos. De lá é possível também avistar a Torre Monumental (ou Torre dos Ingleses).
       
      Bem perto de lá, começa a Calle Florida, uma rua só de pedestres com lojas e mais lojas, uma legião de turistas e muita, muita gente tentando vender passeios, shows, trocar moeda etc, extremamente irritante! Se sua ideia não for comprar (o que não está mesmo valendo muito a pena), nem perca seu tempo por lá.
       
      Pra não dizer que foi um momento perdido da viagem, foi lá que fechamos o tango que iríamos a noite, a agência foi a Lisantour, fica bem no comecinho da rua e quem nos atendeu foi o brasileiro Amilton. Além disso paramos para comer as famosas empanadas, a essa altura já estava quase desmaiando de fome e não tem muitos lugares pra comer nesta rua, acabamos parando em um restaurante/bar chamado Barista, as empanadas (especialmente as de roquefort e queijo e cebola) e a Quilmes estavam ótimas, mas o valor pago não compensa, em outros lugares da cidade é infinitamente mais barato. Outra coisa que valeu a pena foi visitar as Galerias Pacifico, o prédio que começou a ser construído em 1888, remete um pouco a uma mini Galeria Lafayette em Paris, ou a Vittorio Emanuele em Milão, com algumas lojas famosas (geralmente caras) e uma linda arquitetura. O ponto alto é a cúpula central com maravilhosas pinturas murais de 5 artistas argentinos: Berni, Castagnino, Colmeiro, Spilimbergo e Urruchúa.
       
      Já no fim da tarde fomos conhecer a Plaza de Mayo, histórico ponto de encontro para manifestações na capital portenha. Lá se encontram prédios importantes como a Catedral Metropolitana, o Banco de la Nacion Argentina e a Casa Rosada, que funciona como palácio presidencial. Ela foi construída em estilo renascentista entre 1862 e 1885 e tem essa cor devido a uma mistura de cal e sangue de boi, materiais comuns nas construções daquela época.
       
      Depois desse dia cheio só nos restava curtir o famoso tango argentino! Escolhemos o Complejo Tango que incluia além do show, e do transfer, entrada, prato principal, sobremesa e uma garrafa de vinho ou cerveja pra cada um. Essa é a parte mais cara da viagem, pode se preparar! Pagamos 1.000 pesos (aproximadamente R$330,00), e era um dos menos caros. Mas vale super a pena, a comida é ótima e o show maravilhoso!
       
       
      Dia 2
       
      Texto original com fotos e mapa dos lugares: http://http://www.queroirla.com.br/um-aniversario-em-buenos-aires-parte-ii//
       

       
      Depois de um primeiro dia intenso na capital portenha, partimos para descoberta dos bairros da Recoleta e Palermo Soho, ambos super agradáveis, daqueles que te dão vontade de morar por lá (aliás, fiquei mesmo com essa vontade, se não fosse o espanhol -que detesto- pensaria sériamente no caso).
      Dessa vez foi necessário usar o metrô, pois os lugares são relativamente longe do centro. A passagem custa 5 pesos (aproximadamente R$2,00) e é bem simples de se entender por lá. Descemos na estação Pueyrredón (linha D) pra dar uma passadinha na Galeria Patio del Liceo, uma combinação de lojas, espaço artístico e um simpático café, adorei muito!
       
      De lá partimos a pé para o Cemeterio de la Recoleta, no caminho encontramos esse prédio da faculdade de engenharia, maravilhoso!
       
      Não sou grande fã de cemitérios, mas confesso que esse é bastante interessante, alguns túmulos são verdadeiras maravilhas arquitetônicas, gostamos em especial de um com tema orgânico, bem ao estilo Gaudí (as fotos dele não ficaram legais, por isso não estão aqui). O ponto mais visitado (e meio escondido) é o mausoléu da família Duarte, onde está Evita, ele é bastante simples, com algumas placas homenageando a mulher que é um ícone argentino.
       
      Não quisemos nos demorar muito por lá, logo fugimos para um delicioso sorvete de doce de leite com brownie (que delícia!) na Freddo, bem em frente a linda saída neoclássica do cemitério.
       
      Seguimos a pé para a Floralis Generica, uma escultura metálica com pétalas que se abrem durante o dia e fecham no fim da tarde. Não é algo que eu tenha achado incrível, talvez pelo fato de ela estar envolta por tapumes, tirando um pouco da beleza do conjunto, mas enfim, foi interessante conhecer. Vale reparar no belo prédio da Faculdade de direito , bem ao lado do parque onde ela fica.
       
      Próxima parada, MALBA (Museu de Arte Latino Americana de Buenos Aires) – 60 pesos. Fiquei super em dúvida entre visitar este ou o Museu Nacional de Belas Artes, ambos tinham obras que eu gostaria de ver. Optei por ele por ter coisas menos conhecidas (pelo menos pra mim, por enquanto) e não me arrependi nem um pouco, o lugar é fantástico! Destaque para o famoso Abaporu da brasileira Tarsila do Amaral e pinturas de Frida, Diego Rivera e Antonio Berni (um dos que trabalhou no incrível teto das Galerias Pacifico). De quebra ainda estava tendo uma mostra sensorial e interativa chamada Experiencia infinita, quem estiver por lá até o dia 08/06/2015 vale a pena conferir!
       
      Depois de andar mais um bom tanto, chegamos ao Jardím Japonés. Sinceramente, acho que foi a furada da viagem, o lugar até é bonito, mas achei artificial demais, com pontes, esculturas e ilhas construídas para os visitantes sentirem um clima oriental. Talvez se não tivesse pago absurdos 50 pesos pra entrar, teria sido menos mal, mas fiquei com a sensação de ter perdido tempo (e dinheiro).
       
      De lá pegamos um taxi até a feirinha de Palermo Soho, pra quem mora em São Paulo, é bem parecida com a Benedito Calixto, roupas descoladas, objetos de design e arte de rua dividem espaço com vários bares e restaurantes, uma das áreas mais interessantes da cidade! (queria comprar tudo, mas como disse no primeiro post, as coisas estão caríssimas por lá, voltei de mãos vazias rs). Paramos para almoçar no Cronico, me arrependi um pouco da milanesa de soja com fritas que pedi (sim, foi uma viagem gordinha!) mas ainda assim foi gostoso ver a noite cair observando o movimento do lugar.
       
      Caminhamos até a estação de metrô Plaza Italia (linha B), que é linda, rumo a outra furada, o Museu dos Beatles. Quando encontrei essa dica achei demais pois o Dani é super fã da banda, mas a real é que o museu do colecionador Rodolfo Vásquez é caríssimo (70 pesos!) e expõe basicamente objetos temáticos como jogos, brindes, brinquedos, réplicas e cópias de documentos. Pra não ser injusta, tem coisas interessantes como discos autografados e um tijolo do lendário Cavern em Liverpool, aliás, há um bar anexado ao museu, chamado The Cavern Club, a ideia é que ele fizesse referência ao original, mas digamos que pra quem já esteve lá, este aqui não retrata minimamente o estilo nem o clima do lugar.
       
      Não recomendo a visita ao museu, mas valeu por conhecer o Complejo La Plaza, onde ele fica, uma galeria a céu aberto com várias salas de teatro e restaurantes que é massivamente frequentada por moradores (aliás, tem muito teatro naquela cidade, muito mesmo!).
       
      E assim terminamos mais um dia cheio e delicioso! Achei que conseguiria condensar aqui também o último dia, mas deixa pra próxima!
       
       
      Dia 3
       
      Texto original com fotos e mapa dos lugares: http://http://www.queroirla.com.br/um-aniversario-em-buenos-aires-parte-iii//
       

       
      Enfim, chegamos ao último dia!
       
      Começamos por uma caminhada por Puerto Madero, onde ficam a moderna Puente de La Mujer e a Fragata Sarmiento, uma embarcação que servia como navio-escola para a Escuela Naval Militar e hoje funciona como museu.
       
      Subimos para o bairro de San Telmo pela Avenida Belgrano, onde começa uma rota divertida de esculturas de personagens de quadrinhos argentinos chamada de Paseo de la Historieta, o caminho continua na Rua Chile até chegar no cruzamento com a Defensa, onde fica a famosa estátua da Mafalda. É óbvio que peguei uma fila cheia de crianças pra tirar minha foto ao lado dela! Bem em frente há uma lojinha cheia de Mafaldices, me controlei muito pra sair de lá só com um imã de geladeira (os preços absurdos ajudaram).
       
      Aos domingos, na própria Rua Defensa (que é enorme) funciona uma feira de antiguidades, souvenirs e afins, meio ao estilo Embu das Artes. Prepare-se, é bem lotado! Encontramos uma barraquinha na rua vendendo uma cerveja não absurdamente cara e pegamos uma pra ir tomando no caminho, era bem gostosa, chama Isenbeck e o lugar é o Debar.
       
      Continuamos até o fim da feirinha e seguimos em frente pois eu tinha colocado no roteiro a Igreja Ortodoxa Russa, vi umas fotos e fiquei super curiosa pra conhecer, mas chegando lá, estava fechada! Enfim, não vale a caminhada, mas a fachada já é bem bonita! Pensando no próximo longo trecho que iríamos andar (até o bairro de La Boca), resolvemos parar pra comer alguma coisa. Encontramos o restaurante Da vinci, sua decoração é bem interessante, tudo fazendo referência ao mestre renascentista italiano, nos pareceu um lugar mais frequentado por locais (o que preferimos) e tem empanadas maravilhosas (humm, só de lembrar me dá água na boca!), além de uma entrada com uns pãezinhos deliciosos!
       
      Todos dizem que não é muito interessante andar pela região de La Boca, de fato não é mesmo muito bonita, mas não me senti insegura por lá (de dia, à noite a garçonete do restaurante nos falou que realmente é meio perigoso). Passamos pelo estádio do Boca Juniors, o famoso La Bombonera, onde teria um clássico mais tarde, o clima estava bem legal, famílias, crianças e muita segurança. É possível visitá-lo mas não era nossa ideia, seguimos para o cartão postal da cidade, o Caminito.
       
      Vou ser super sincera, achei o lugar bem sem graça! Até é bonito, tem seu charme, tem casinhas coloridas… mas é tão, mas tãooo turístico que pra mim perde o sentido. A ideia de restaurar o local que inspirou o famoso tango homônimo, foi do artista Quinquela Martin, morador do bairro que o transformou as duas pequenas ruas do Caminito em espaços artísticos. Hoje o lugar é basicamente composto de restaurantes (caros) e lojas de souvenirs. Para voltar de transporte público ao centro, tivemos que entrar num lugar como uma garagem de ônibus e comprar nosso passe num guichê lá no fundo, meio estranho. Você paga proporcional ao trajeto, até a Plaza de Mayo pagamos 6,50 pesos por pessoa.
       
      Antes de voltar ao hotel passamos num mercadinho para comprar alguns vinhos, alfajores (compramos algumas variedades da marca El Cachafaz, recomendo o tradicional e o de maisena, mas não muito o mousse) e doce de leite (levamos o La Serenissima, que sei que é bom)!
       
      À noite quis conhecer um lugar que nunca tinha ido na vida, um cassino! Escolhemos o Casino Buenos Aires, em Puerto Madero, que funciona dentro de dois barcos ancorados no Rio da Prata, não cobra entrada e tem transfers que buscam os apostadores em dois pontos da cidade. A experiência foi engraçada, primeiro só observamos, atônitos, as roletas e mesas de pôker, as pessoas apostavam bolos de dinheiro e muitas vezes perdiam tudo em questão de segundos, super bizarro! Depois fomos para as salas de caça-níqueis, e ali o que víamos eram senhoras frenéticas apertando botõezinhos sem nem perceber o tempo passar. Escolhemos “brincar” nestes, que eram mais simples e menos arriscados, e acho que tivemos a famosa sorte de principiante, pois entre perdas e ganhos faturamos uns 50 pesos (ok, não é nada, mas foi uma primeira experiência feliz). Confesso que é meio tentador ficar horas jogando, você sempre acha que vai recuperar aquilo que perdeu e assim vai, mas conseguimos parar enquanto estávamos positivos rs.
       
      Paramos pra jantar no La Clac, na Avenida de Mayo, outro restaurante não-turístico que gostamos bastante. Nem aprovei tanto a comida, mas o lugar era super interessante, todo cheio de quinquilharias penduradas, móveis antigos e até uma sala de teatro onde rolam espetáculos de vez em quando.
       
      No dia seguinte foi acordar e ir embora. Pedimos o taxi pelo hotel (deu preguiça de passar umas 2h no ônibus), que deu o mesmo preço do aeroporto, e partimos de volta pra São Paulo.


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