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Dia 35 (quinta-feira, 23/08/2018) – O Dia Que Eu Quase Perco Meus Pés

 

As 5 da madrugada a van passaria no meu hostel para me levar aos Geysers del Tatio, acordei e me arrumei, logo a van já chegou, seguimos até o campo térmico, que fica bem longe de San Pedro, quase chegando na fronteira do Chile com a Bolívia, próximo ao Vulcão Licancabur, chegamos lá, de noite ainda, um frio de uns - 10°, primeiro pagamos a entrada, de $ 4000 para estudantes, em seguida nos levaram para uma casinha, onde o guia nos serviu o café da manhã, tinha bastante coisas, pães, frios, doces, frutas, café e chá quente, achocolatado, suco, muito bom mesmo o café da manhã deles. Quando o Sol já estava quase nascendo, seguimos a até o meio do campo térmico, que diferente do Sol da Manhã da Bolívia, esse é bem maior, são várias manifestações, e elas só soltam vapor, não tem o fedor do enxofre. E como o vapor sai a altíssimas temperaturas, o campo é todo delimitado por onde se pode andar sem perigo.

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Agora a parte tensa, eu resolvi ir de All-Star, achei que seria OK, estava friamente enganado, o chão lá não tem neve, tem gelo mesmo, o solo congela de madrugada, e demora para descongelar, eu sei que o guia estava dando as explicações sobre o campo térmico, e eu ficava pulando de um pé para o outro, quando um começava a doer muito eu trocava para o outro, já nem estava mais sentindo eles, tentei colocar em cima do vapor que saia de um pontinho no chão, mas nem assim resolvia, fui andando até chegar na van, pra poder sentar e tirar os pés do chão. Aquela hora realmente me arrependi de não ter ido de bota. Fiquei um tempo lá, descongelando os pés, depois, quando o Sol já estava alto, saí e fui até onde estava o grupo, tinham umas piscinas térmicas por lá também, mas ainda estava morrendo de frio, e não tinha levado roupa para entrar na água, fiquei vendo mais alguns geysers enquanto isso.

Quando eram umas 10:30 da manhã, fomos para a van e começamos a retornar à cidade, no meio do caminho paramos no Vilarejo de Machuca, lá tinha empanadas chilenas típicas, espetinho de alpaca, pisco e outras coisas típicas. Tinha também um senhor com um filhote de lhama, que eu achei que fosse uma alpaca, era tão pequenina e fofa que dessa vez não tive escolha, tive que tirar foto com ela, o dono cobrava $ 1200 por 3 fotos, nessa hora escutei mais um casal falando português, eram brasileiros, eles também queriam tirar fotos com ela, então me juntei com eles, paguei $ 400 pesos, e obviamente, tiramos um monte de fotos.

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Depois seguimos adiante, até chegar numa lagoa com um vulcão ao fundo, lá paramos mais um bom tempo para tirar fotos, depois voltamos até San Pedro. Já estava na hora do almoço, conversando com uns brasileiros, descobri um tal de Los Carritos, são vários restaurantes pequenos, um ao lado do outro, e que são baratos e com comida boa. Fui lá, paguei $ 3000 no menu, com macarrão, frango empanado e suco.

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Depois passei na agência, fui terminar de acertar o preço dos passeios, pois já tinha pago apenas $ 20000, faltavam ainda $ 45000, mas com o reembolso de $ 20000 do passeio que não fiz, paguei os $ 25000 restantes só.

Fui de volta no hostel, arrumei minhas coisas para fazer o check-out, tomei um banho, e deixei minhas malas na cozinha. Ainda eram 3 da tarde, e meu ônibus era só daqui a 3 horas.

Fui dar mais uma volta pelo centro, comprei um sorvete por $ 1700, fiquei na praça central que tem wifi de graça, andei pelas vendinhas de artesanato, encontrei muitas coisas que já tinha visto a venda no Peru e na Bolívia, tudo pelo dobro do preço.

 

COMPRAS: Não tem como evitar, se você for para algum desses países, você vai voltar com pelo menos uma blusa com estampa de lhama, tanto no Peru, quanto na Bolívia e no Chile, você vai encontrar blusas, cachecóis, toucas, luvas, camisetas, echarpes, colares, chaveiros e outras lembrancinhas, de modo geral eu achei o Mercado San Pedro de Cusco o lugar mais barato, seguido pelo Mercado das Bruxas de La Paz, pela Feirinha de Colchani no Salar. O Chile é de longe, o lugar mais caro para comprar essas coisas.

 

Bem perto do meu hostel, tinha um lugar, parecia uma chácara, com uma placa escrito “Franchuteria” na frente, e uma casinha lá no fundo, desde o primeiro dia em San Pedro, queria descobrir o que era aquilo, resolvi ir lá, era uma padaria francesa, resolvi gastar um pouquinho mais e comer alguma coisa lá antes de pegar o bus, pedi duas empanadas deliciosas, uma salgada e uma doce, por $ 3800.

Depois peguei minhas mochilas e fui para a rodoviária de San Pedro, logo meu ônibus chegou, guardei a mochilona no bagageiro e entrei, tinha bem pouca gente embarcando alí, a maioria claramente não era nativa, dava pra ver vários conversando em inglês, tentei identificar algum brasileiro, mas nenhum deles manteve contato visual.

 

TÉCNICA PARA IDENTIFICAR BRASILEIROS FORA DO BRASIL: Pelo menos comigo funcionava perfeitamente, comecei a me ligar nisso lá no Peru ainda, nos lugares turísticos, nos passeios das agência, onde o único nativo era o motorista ou o guia, era só encarar a pessoa, se ela percebesse que você estava olhando para ela e desviasse o olhar: era gringo, podia apostar. Mas se você ficasse olhando, a pessoa percebesse e mantivesse o contato visual, não tinha erro, era só chegar direto perguntando de que estado que a pessoa é, provavelmente te responderia São Paulo ou Rio, mas sempre era brasileira. No Peru e na Bolívia não tinha encontrado tantos, mas no Chile, meu Deus, até os donos das agência eram brasileiros.

 

O ônibus partiu no horário certo, era bem confortável, dois andares, e eu fui bem na janela gigante de vidro que tinha na frente. Saímos de San Pedro de Atacama, logo já estávamos rodando pelo meio do deserto, as rodovias pareciam um tapete, bem sinalizadas, a paisagem era incrível, o Sol quase se pondo. Logo chegamos na cidade de Calama, base do aeroporto mais próximo do Atacama, o Aeroporto El Loa.

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SANTIAGO-CALAMA: Pra quem está com pouco tempo, compensa pegar um avião em Calama para ir até Santiago, há companhias low-cost, com passagens promocionais de até R$ 150,00 o trecho, para ir de Calama até San Pedro de Atacama, pode-se alugar um carro ou pegar um transfer. No meu caso, por causa da bagagem, compensava ir de ônibus mesmo.

 

Em Calama, paramos na rodoviária, já estava escuro, subiram mais passageiros, alguns já desembarcaram também. Depois continuamos, por mais que eu quisesse ficar acordado a noite inteira, para conhecer as cidades, as estradas que íamos passar, acabei apagando pouco antes de chegarmos em Antofagasta, na Rodovia Panamericana.

 

SALDO DO DIA

Entrada Geysers del Tatio - $ 4000

Foto com a lhama - $ 400

Almoço em Los Carritos - $ 3000

Sorvete - $ 1700

Empanadas na Franchuteria - $ 3800

 

 

 

         

 

 

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Dia 36 (sexta-feira, 24/08/2018) – Chile: Nem Parece América do Sul

 

Queria tanto ficar acordado durante a viagem toda, mas não consegui, afinal, eram 1700 km de distância numa paulada só, acordei quando passamos por Copiapó, bem pra frente de Antofagasta, alguns passageiros embarcaram e outros desembarcaram, fui com o banco ao lado vazio a maior parte do caminho.

Entendi porque tantos brasileiros preferem ir ao Chile de carro ou moto, a Carretera Panamericana é duplicada de Caldera até Santiago (900 km), e no restante é bem conservada, o asfalto perfeito, mas também, tem vários pedágios no caminho. A maioria na faixa dos $ 2000 pelo que eu vi nas placas.

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Amanheceu quando estávamos chegando a Vallenar, mas passamos por outras cidade onde tinha embarque e desembarque de passageiros, em La Serena, Coquimbo, Los Vilos, La Calera, em alguns lugares. Já estava ficando com fome, por volta do meio dia, estávamos em La Serena, paramos na rodoviária, aí subiram alguns vendedores no ônibus, comprei uma empanada deliciosa por $ 1000, foi minha única refeição na viagem toda. Aproveitei os trechos onde tinha torre na estrada para reservar algum hostel em Santiago, encontrei o Kombi Hostel no Bairro Bellavista por um preço bacana e com café incluso, reservei por uma noite lá, caso gostasse continuaria lá.

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Chegamos ao Terminal Alameda em Santiago por volta das 5:30 da tarde, entre embarques e desembarques, o único rosto que me recordava de ter embarcado em San Pedro e que desceu comigo em Santiago era de um carinha, que pela fisionomia devia ser europeu. Fui logo conversar com ele, aparentemente estava bem perdidão no terminal, perguntei se ele tinha algum lugar para ficar, ele disse que não, falei que tinha achado o Kombi Hostel por um preço bom, que se ele fosse para lá também, poderíamos rachar um táxi. Ele aceitou e já fomos caçar um táxi para nos levar.

 

TÁXI EM SANTIAGO: Acredito que vale para todo o Chile, diferentemente do Peru e da Bolívia, os táxis do Chile têm taxímetro igualzinho no Brasil. Pelo que pesquisei, Uber em Santiago é meio que ilegal, não é recomendado.

 

Entramos num táxi e seguimos para o Hostel, fui conversando com o carinha, David o nome dele, alemão e não falava quase nada de espanhol, só alemão e inglês. Fomos andando por Santiago, e não pude deixar de notar, que cidade incrível, mas um incrível “diferente” de Cusco e de La Paz, juro, nem parecia que eu estava na América Latina, era a imagem que eu tinha de uma cidade americana ou europeia, as avenidas largas, limpas, o trânsito organizado, os prédios históricos ao lado de construções modernas, várias praças arborizadas ao longo das avenidas, parecia uma cidade planejada, nem cheguei direito e já tinha me apaixonado por Santiago.

Chegamos no hostel, ficava numa rua cheia de bares, restaurantes e baladas, aliás, o bairro Bellavista é o bairro boêmio de Santiago, então estava numa região bem animada da cidade.

O táxi deu $ 3500 para cada (depois descobri que dava pra ter feito o trajeto de metrô por menos de $ 1000, mas enfim), entramos no hostel, fui fazer o check-in, conversei com a recepcionista em portunhol, até ela falar: “Pode falar em português, sou brasileira também”, Iata o nome dela, estava trocando trabalho por hospedagem no hostel. David também conseguiu um quarto na hora mesmo, sem reservas, paguei a primeira noite, foram $ 7960. Tinham várias propagandas de free-walking tours na recepção, tanto em Santiago mesmo, quando em Valparaíso e em Viña del Mar.

David e eu guardamos nossas coisas nos quartos, fiquei num quarto com 3 beliches, depois fomos caçar algum mercado ou vendinha pra comprarmos coisas para cozinhar. Andamos pelo bairro, até encontrarmos um mini mercado, compramos coisas para fazer macarrão, deu uns $ 1200 para cada, voltamos ao hostel, fomos conversando, mas eu lembrava de já ter visto a cara dele em algum lugar antes, ele falou que tinha uma brasileira no grupo que ele tinha feito o tour pelo Salar do Uyuni, na hora me caiu a ficha, olhem como o mundo é pequeno, ele estava andando com a Fernanda em San Pedro quando eu encontrei ela na rua, ele tinha feito o tour do Salar com ela.

O Kombi tinha uma cozinha razoável, mas como Santiago é uma cidade meio cara (menos que San Pedro), a maior parte da galera prefere cozinhar no hostel do que comer fora, logo, as 8 da noite, a cozinha estava cheia, mas me senti em casa, quando entrei fui ouvindo a maior galera lá falando em português, juro, tinha 7 pessoas lá dentro, 6 brasileiros e um argentino, no fim das contas ficamos lá conversando, nos conhecendo, tinha um, o Hermes que já estava fazendo macarrão, juntamos com um pouco do que a gente tinha comprado e acabamos dividindo entre os 7 brasileiros e o alemão David (sim, fizeram piadinhas referente ao 7x1 nessa hora, que podíamos dar o troco), coitado, ele via a gente conversando, e toda hora tínhamos que traduzir para incluí-lo na conversa.

Depois da janta, tomei banho, reencontrei a galera e queríamos beber, mas como os barzinhos da região eram meio caros, o jeito era ficar bebendo no hostel mesmo, a latinha de cerveja do hostel custava $ 1500 e não podíamos trazer bebida de fora, e como bons brasileiros que somos, o que fizemos, a galera juntou uma grana, e fomos num lugar na rua de trás, onde vendiam cerveja (parecia mais uma boca de fumo), custava $ 500 cada lata, compramos um monte, escondemos nos casacos e mochilas e fomos para um quarto no andar de cima, onde só tinham brasileiros, fechamos a porta e ficamos lá, bebendo escondidos, o David no meio, não entendendo nada em português. No dia seguinte, eu estava a fim de fazer o free walking tour, David não queria fazer, aí conversando com a galera, descobri o Leandro, que tinha chegado na véspera lá e que queria fazer os mesmos passeios que eu, combinamos de ir ao centro de manhã para fazer esse passeio.

Bebi mais um pouco e fui dormir.       

 

SALDO DO DIA

Empanada no caminho - $ 1000

Táxi (terminal-hostel) - $ 3500

Mercado - $ 1200

2 cervejas fora do hostel - $ 1000

Diária Kombi Hostel - $ 7960

       

 

 

 

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Dia 37 (sábado, 25/08/2018) – Meu Primeiro Terremoto Foi em Santiago

 

Já estava ficando automático acordar cedo, nem precisava mais de despertador, todo dia antes das 7 já estava de pé. Fui tomar café, que no Kombi era livre, pães fresquinhos, geleias e doce de leite, leite, café e chás. Encontrei o Leandro e já partimos para o centro, felizmente, no dia anterior ele já tinha dado um rolê com uma outra brasileira do hostel que tinha bebido com a gente ontem, a Allana, e ela já sabia como ir para o centro de metrô, pegamos um cartão de metrô emprestado com a galera e fomos para a Estação Baquedano, duas quadras do hostel, colocamos 2 passagens de crédito cada no cartão, a tarifa varia em função do dia e do horário, mas custa numa média de $ 680, entramos no metrô e logo já saímos na Estação La Moneda, que fica na frente do Palácio de La Moneda, sede do governo chileno, chegamos bem na hora da troca da guarda, que começa as 10 da manhã e aparentemente rola dia sim, dia não. Assistimos todo o show que é a troca da guarda, depois fomos andar pelo centro, passamos na Calle Augustinas, onde tem as melhores casas de câmbio, troquei mais € 100 por $ 77100, andamos pela região, fomos até a Catedral, ao Museu, depois fomos conhecer o Ocean Pacific’s, que é um restaurante temático, parece um submarino, tem um esqueleto gigante de uma baleia dentro dele, mas assim como o próprio Pacífico, tudo lá era bem salgado, então nos limitamos a entrar, tirar fotos e sair.

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Depois fomos até a Plaza Brasil, no Bairro Brasil, demos umas voltas, mas acabamos voltando para o centro, para almoçar no KFC, um promocional de $ 1850. Depois fomos até ao Mercado Municipal, demos uma volta por lá, encontramos uma lhama gigante na rua, Leandro pagou para tirar foto com ela, acho que $ 1200. Depois vimos que estávamos próximos ao tradicional bar La Piojera, entramos e vimos como é um bar chileno, jogaço de futebol passando na TV, bar lotado, todo mundo gritando emocionado, uns músicos tocando violão e sanfona. E como não podíamos deixar de experimentar, o famoso terremoto, uma bebida com vinho branco, um tipo de groselha e uma bola de sorvete no meio. Dividimos um copo que era gigante e custava $ 2700.

Quando já era quase 3 da tarde, voltamos a Plaza de Armas, onde começaria o free walking tour, lá encontramos um grupo, o guia explicava em portunhol mesmo, devido ao tanto de brasileiros que tinha. Passamos por toda a Plaza de Armas, depois fomos até o La Moneda, ao Museu, por algumas ruas famosas do centro, depois contornamos o Cerro Santa Lucía (não daria tempo de subí-lo durante o tour), fomos ao Bairro Lastarria, lá tinha uma feirinha na rua mesmo, comprei uns imãs de geladeira gigantes, 3 por $ 5000, depois fomos até o Parque Florestal, já estávamos de volta ao Bairro Bellavista, o tour passou pelo Pátio Bellavista, passou próximo ao Cerro San Cristóbal, mas também não subiu, seguiria adiante até La Chascona (uma das casas de Pablo Neruda), como eu queria subir o Cerro, e já estava escurecendo, Leandro já tinha subido na véspera, então larguei o grupo e fui para lá correndo.

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Cheguei tarde para pegar o último funicular (trenzinho que sobe o Cerro), já passava das 18:30, então tive que subir na raça mesmo, pela estradinha íngreme que contorna ele.

Fui subindo bem rapidamente, para dar tempo de pegar o pôr do Sol lá em cima. Cheguei bem na hora. Foi meio difícil achar um lugar para ficar, pois estava cheio de gente. Lá de cima dá pra ver grande parte da cidade, o pôr do Sol em agosto começou umas 19 horas mais ou menos, e juro pra vocês, foi um dos mais lindo que eu já tinha visto.

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Depois que se pôs, comecei a descer o Cerro de novo, voltei até o hostel, onde encontrei a galera na cozinha, resolvi fazer o macarrão esta noite (o mesmo que tinha feito no Atacama), geral jantou e já saímos de novo para comprar cerveja. Gastei mais uns $ 1000 pesos na vendinha com 2 latinhas de cerveja, ficamos de novo no quarto bebendo, mas esta noite a Allana e uma amiga dela iam embora, de madrugada o transfer ia passar para levá-las até o aeroporto. Nos despedimos delas e continuamos bebendo, depois o Leandro e eu resolvemos ir para Valparaíso e Viña del Mar amanhã, mas íamos por conta, tínhamos visto durante o dia algumas agências no centro que faziam esse tour guiado na faixa dos $ 25000 por pessoa (uma facada). Uma passagem de bus custava na faixa dos $ 4000, então estava resolvido. Fui até a recepção e já fiz a reserva pelos próximos dias ali, tinha amado aquele hostel.

 

 

SALDO DO DIA

2 passes de metro - $ 1360

Lanche no KFC - $ 1850

Terremoto - $ 1350

2 cervejas fora do hostel - $ 1000

Diária Kombi Hostel - $ 7960

         

 

 

 

 

 

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Dia 38 (domingo, 26/08/2018) – Olá De Novo Oceano Pacífico

 

Acordamos umas 6:30, tomamos o café do hostel adiantado e pegamos o metrô na Estação Baquedano, ainda tínhamos um passe de crédito cada do dia anterior, fomos até o Terminal Alameda, onde eu tinha desembarcado do ônibus do Atacama. Fomos primeiro ao guichê da TurBus e encontramos passagens para Valparaíso por $ 3000 para dali a 15 minutos.

Embarcamos no bus, e seguimos na estrada, a viagem demorou cerca de 1 hora, o ônibus muito bom, descemos no Terminal de Valparaíso, já eram umas 9 da manhã. Nos panfletos que tinham no nosso hostel, havia free walking tours todos os dias as 9 da manhã e as 3 da tarde em Valparaíso e as 3 da tarde em Viña del Mar, então queríamos pegar o tour da manhã em Valpo e o da tarde em Viña. Mas como chegamos tarde ao ponto de encontro, de onde partia o tour, acabamos perdendo. Mas ainda assim, tínhamos um mapa da cidade, com as principais rotas turísticas, fomos seguindo-o. Passamos pelos vários Cerros que tem na cidade, pelas casas todas bem coloridas que tem por lá. Há vários mirantes espalhados pelos Cerros, onde dá para ver toda a costa, o porto, e o Pacífico.

Há também vários elevadores, tipo o bondinho do Cerro San Cristóbal, cada um custa na faixa dos $ 100 a $ 300, passamos pelo Paseo Atkinson, depois fomos para o Paseo Yugoslavo, descemos pelo Ascensor El Peral, pagamos $ 100, fomos para a Plaza Sotomayor, andamos pela região e fomos até o Cerro Artillería, subimos pelo elevador por $ 300, lá de cima dá para ver todo o porto bem a frente, tinha um restaurante ali do lado também, comprei uma empanada gigante de camarão com queijo por $ 1500, depois fomos andando pela Avenida Errázuriz, que é a beira-mar, ali tem um porto onde as lanchas e barcos menores ficam parados, tem umas lojinhas de artesanato por ali também, comprei 2 imãs de geladeira e um chaveiro por $ 4000.

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Já eram quase 2 da tarde, queríamos seguir para Viña, fomos pegar o metrô que liga as duas cidades, mas nosso cartão de metrô de Santiago não valia, precisávamos comprar um cartão do metrô deles, que custava uns $ 1500, fora a passagem, achamos melhor pegar um ônibus mesmo. Ali na avenida tinha um ponto de ônibus, logo passou um que ia para Viña, pagamos $ 650 e rapidinho já estávamos no Relógio de Flores, onde começaria o tour.

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Logo já vimos o guia, apareceu também um casal colombiano e duas irmãs uruguaias para turistar conosco. Partimos do Relógio de Flores, fomos até o Palácio Presidencial, andamos pelo centro, pelas praças e terminamos no Anfiteatro Quinta Vergara, onde rola o Festival Internacional de Canção de Viña todo ano. Lá o Leandro e eu demos uns $ 2500 cada para o guia, pelo passeio.

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Na saída do parque, comprei um ímã de Viña por $ 1000. Já eram quase 6:30 da tarde, fomos procurar a Rodoviária de Viña para voltar para Santiago, só esquecemos um detalhe, era domingo e vários ônibus já estavam lotados, as passagens baratas tinham se esgotado, deveríamos ter comprado de manhã lá em Santiago, porque a passagem mais barata que achamos foi por $ 6000, no guichê da Pullman Bus, para voltar para a capital.

No ônibus, conversando com Leandro, falei que estava querendo ir para Cajón del Maipo amanhã, mas que por conta própria também, mesmo sem saber como, porque as agências queriam cobrar $ 25000 também. Perguntei se ele topava ir junto, mas ele já tinha combinado com uns outros brasileiros que tinham chegado no hostel de ir esquiar no Valle Nevado, para poderem dividir o transfer.

Chegamos ao Terminal Alameda, e já pegamos o metrô, colocamos crédito no cartão ($ 700), chegamos no hostel quase umas 8 da noite. Antes parei numa barraquinha de cachorro-quente que tinha na esquina, bem na avenida do Pátio Bellavista, pedi um completo sem abacate por $ 1000. A galera do hostel tinha feito pizza, comi alguns pedaços também.

Depois que tomei banho, comecei a perguntar para a galera se alguém topava ir junto para Cajón del Maipo por conta amanhã, uns já tinham ido por agência, outros estavam com medo de ir por conta, porque não tem ônibus que levasse para lá.

Comecei a procurar na internet, ver depoimentos de gente que já tinha ido, perguntei para o Oscar (dono do hostel, que morava em Santiago), e ele me disse que só tinha ido para lá com carro alugado, mas que pelo que eu tinha visto na internet, era bem complicado para ir sozinho e por conta própria, eu estava não estava com medo do caminho em si, estava com medo de dar algum problema, não conseguir achar transporte para voltar e perder meu avião no dia seguinte.

Eu queria muito ir para lá, conhecer o Embalse El Yeso, muito mesmo, mas não queria pagar uma fortuna por um passeio de meio dia, ainda mais depois de ter economizado mais de $ 10000 hoje, só por ter ido por conta própria para o litoral.

Decidi o seguinte, ia dormir sem colocar o celular para despertar, se eu acordasse cedo suficiente, iria. Se eu acordasse muito tarde, era sinal para eu não ir.

 

SALDO DO DIA

1 passe de metro - $ 700

Empanada - $ 1500

Lembrancinhas - $ 5000

Ascensor El Peral - $ 100

Ascensor Artillería - $ 300

Ônibus entre Valpo e Viña - $ 650

Passagem Santiago – Valparaíso (TurBus) - $ 3000

Passagem Viña del Mar – Santiago (Pullman Bus) - $ 6000

Cachorro Quente - $ 1000

Gorjeta do free walking tour em Viña - $ 2500

Diária Kombi Hostel - $ 7960

 

 

 

 

         

 

 

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Dia 39 (segunda-feira, 27/08/2018) – Fechando a Viagem com Chave de Ouro

 

Para meu desespero, acordei com o barulho da recepção, olhei o celular, 6 da madrugada, pois é, em Santiago só amanhece por volta das 8 da manhã, e escurece umas 7 da noite. Pensei, é sinal que Deus quer que eu meta o louco e vá nessa represa.

 

CAJÓN DEL MAIPO E EMBALSE EL YESO: O Embalse El Yeso é a represa que abastece a cidade de Santiago, fica nos Andes, a leste da cidade, cerca de 110 km longe do centro, é um lugar incrível, as montanhas cobertas de neve, a água do derretimento toda azul clara. É um dos lugares obrigatórios para ir em Santiago. Para chegar lá da pra ir com um carro alugado, se tiver num grupo grande, ou por agências que cobram na faixa dos $ 25000, o passeio dura uma manhã aproximadamente. E tem o jeito doido que eu vi na internet e que ia testar: pegar o metro, depois pegar um ônibus público, depois não tinha jeito, pegar carona na beira da estrada.

 

O barulho era da galera que ia esquiar, incluindo o Leandro, umas 7 da manhã a van ia passar pra pegar eles. (Se eu tivesse um dia a mais em Santiago, teria ido esquiar também, por mais que seja meio salgado o preço, dizem que vale muito a pena, mas enfim, choices né?)

Já fiz meu check-out do hostel, guardei minha mochilona no depósito (embaixo da mesa de sinuca da recepção), pois não sabia que horas voltaria do rolê, e não queria pagar mais uma diária.

Pedi o cartão do metrô do Leandro emprestado, já que ele não ia usar hoje, tomei café rapidinho, e já fui para a estação de metrô, coloquei 2 passes de crédito ($ 1360), peguei a Línea Verde, sentido Vicente Valdés e desci no terminal Bellavista de La Florida, cheguei lá ainda estava escuro, fui seguindo as placas escritas “Conexión Intermodal”, lá procurei o ponto da Tur Maipo S.A., encontrei na parte de cima do terminal, lá peguei o ônibus MB-72 com destino a San Gabriel, paguei $ 1800 de passagem, aparentemente tem ônibus desses a cada 40 minutos. Entrei no ônibus, e andei, mas andei, acho que devo ter conhecido uns 60% do subúrbio santiaguino, o ônibus passou por um monte de bairros afastados do centro, e por mais afastados que fossem, não pareciam em nada com as periferias das cidades brasileiras, as casas eram simples, mas bonitas, todas as ruas bem asfaltadas, arborizadas, o trânsito tranquilo, mesmo no horário de pico da manhã, pode até parecer meio doido, mas enquanto eu estava no ônibus, rodando pra lá e pra cá, os bairros me lembravam muito os bairros do GTA San Andreas, os da primeira cidade, o estilos das casas, das ruas, já tava quase me sentindo o CJ.

O Sol já estava aparecendo, eram quase 8 da manhã, o ônibus ia parando nos pontos, pegando e deixando gente, até que ele saiu da cidade e entrou numa estrada em direção as montanhas da Cordilheira dos Andes. A estrada era a coisa mais linda, várias chácaras, pequenos sítios, florestas e casas ao lado.

O ônibus seguiu, passou por vários povoados conforme ia subindo as montanhas, San José del Maipo, El Melocotón, San Alfonso, até chegarmos a San Gabriel, nesta altura, já não tinha mais nenhum passageiro no bus, o motorista olhou pra mim e disse que aquele era o último ponto da linha, perguntei como faria para subir até o Embalse, ele me disse para ficar ali na estrada, esperar passar algum carro, van ou caminhão que estivesse subindo e pedisse carona.

Desci do bus, ainda eram umas 9 da manhã, estava tudo nublado, meio frio, não se via um ser vivo na rua onde eu desci. Voltei andando para a estrada, fui observando as casinhas, cada uma com um jardim gigante, algumas nem cerca tinham, as ruas bem desertas, acho que pelo horário, e novamente me senti no GTA, mas dessa vez naquelas cidadezinhas do interior. Cheguei na estrada, fiquei parado no acostamento, rezando para passar alguma coisa logo que me desse carona. Passaram algumas vans, eu fazia o sinal com os dedos, pedindo uma carona, os motoristas nem paravam, parou um carro, com um senhor de idade dirigindo, perguntou para onde eu estava indo, respondi que ia para a represa, ele iria para outro vilarejo, agradeci e ele seguiu.

Fazia uns 5 minutos que eu estava lá esperando, até que um morador atravessou a rua e me disse: “Vai lá na base da polícia que é mais fácil de achar carona”, e me apontou a estrada no sentido contrário da represa, agradeci e fui naquela direção, depois que passei a curva vi, tinha uma casinha na estrada com a bandeira dos “carabineros de Chile” e uma fila de vans paradas ali. Pelo jeito, as vans de turistas tinham que parar ali para o motorista entregar algum papel ou formulário lá dentro. Aproveitei e fui de van em van perguntando aos motoristas se eles poderiam me dar uma carona até lá na represa. O primeiro disse que a van dele estava cheia, o segundo disse que a agência não liberava caronas, o terceiro disse que estava num tour privado, que a família tinha pago para ir sozinha na van. Encostei na parede, estava esperando mais vans chegarem, aí eu reparei que esse terceiro motorista entrou na van, conversou com os 4 passageiros e me fez sinal para entrar no banco da frente. Agradeci aos passageiros, que eram 4 pessoas só e seguimos rumo ao Embalse, pensei que a estrada fosse pior, pelos relatos que vi na internet, só vans e caminhonetes conseguiam subir até lá no inverno, mas a estrada estava sem gelo, tinha um pouco de buracos, mas nada que um Fusca não desse conta do recado.

Andamos bastante, chegamos no lugar onde as vans param umas 10:30 da manhã, fica ao lado do lago, de lá, é só caminhar por uma estrada que vai beirando a água, a estrada é bem longa, e as melhores paisagens ficam da metade para o final, onde a multidão quase não chega.

Desci, agradeci o motorista e a família novamente e me despedi. Fui andando livremente, estava bem cheio de gente, 80% brasileiros, parecia que todo mundo estava falando português. Estava um pouco frio, mas não tinha vento, e o Sol já estava forte, então só com uma blusinha de lã, jeans, All Star e um corta-vento já estava suando depois de caminhar um pouco, vi muita gente com calças, casacos e botas de esqui (provavelmente alugadas), eu particularmente não acho que tenha necessidade, só em algumas partes do caminho que tinha neve, mas era só desviar, meu All Star velho suportou bem.

Fui tirando fotos ao longo da estrada toda, cheguei numa parte que não tinha quase ninguém, achei uma pedra e fiquei sentado um bom tempo lá, só admirando a paisagem e meditando.

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Quando já era quase meio dia, comecei a voltar para o estacionamento, precisava achar carona para voltar, mas não queria abusar da boa vontade da van que me trouxe, mesmo porque eles já deviam ter ido embora fazia tempo. Os tours dão em média meia hora para tirar fotos, depois servem um vinho, uns aperitivos e já descem de volta.

Cheguei ao estacionamento e fui perguntando de van em van, alguns iam parar em outros lugares para almoçar, outras estavam cheias. Até que eu vi um carro estacionado lá, e o motorista estava dentro, mexendo no celular, fiquei olhando para ele de longe, ele levantou o olhar, me viu e manteve o contato visual, era brasileiro, certeza. Fui lá falar com ele, perguntei se ele ia voltar direto para Santiago, ele disse que sim, só estava esperando a esposa terminar de tirar umas fotos e já iam embora. Perguntei se podia me dar uma carona, ele olhou para os bancos de trás, cheios de malas e disse: “Cara, se você conseguir entrar aí atrás, fique à vontade hehe”. Olhei e vi que não seria muito fácil, mas eu era bom de Tetris na infância, me encaixei no meio delas e coube. Quando a esposa dele voltou, nos apresentamos devidamente, André e Carla eram os nomes deles, eram paulistas, estavam em Lua de Mel, tinham chegado do aeroporto, pego o carro na locadora e vindo direto para a Represa, por isso todas as malas estavam no carro.

Voltei no meio das malas igual o Burro no Shrek 2, quando eles estão indo para Tão Tão Distante, no caminho, Carla pediu para André parar num lugar chamado Casa do Chocolate, onde vendem sorvete e chocolates quentes. Entramos lá, pedimos sorvete casquinha por $ 2500. Ficamos lá conversando enquanto tomávamos o sorvete. Eles estavam perdidos em relação a cidade e me pediram dicas, no caminho de volta fui falando onde era melhor trocar a grana (Calle Augustinas), que horário era a troca da guarda no La Moneda, onde tomar Terremoto (La Piojera), e sobre os restaurantes famosos (Giratorio, Ocean Pacific’s). Eles ficariam hospedados num Airbnb no bairro Providencia, que é bem próximo ao Bellavista onde eu estava.

Eles me deixaram em frente ao prédio deles, agradeci muito pela carona, eles agradeceram por todas as dicas, nos despedimos e fui andando pela rua, ia voltar para o hostel, mas ainda eram 3:30 da tarde. Olhei para frente e vi ele, o maior prédio da América Latina, o Sky Costanera, estava a poucas quadras dali.

 

SKY COSTANERA: É o maior prédio da América Latina, na base tem um shopping bem grande, o hipermercado Jumbo, excelente para torrar os pesos no fim da viagem com bons vinhos a partir de $ 2000 e outras coisas que custam uma fortuna no Brasil. No topo tem um mirante que dá pra ver a cidade toda, o pôr do Sol é lindo lá de cima, mas custa $ 15000 para subir lá, não tem desconto para estudantes. O último elevador desce às 9 da noite.


A princípio, quando montei meu roteiro, tinha excluído o Sky Costanera por causa do preço e por causa do tempo, achava que o passeio do Embalse duraria o dia inteiro, e o preço era meio salgado só para subir lá em cima. Mas depois de ter economizado horrores indo por conta na represa, ter encontrado uma carona que me deixou praticamente na porta dele, pensei que era um sinal claro de “Para de ser tonto e sobe lá”. Entrei no shopping primeiro, fiquei dando altas voltas pelas lojas, queria ver o Sol se pondo lá em cima, mas ainda era cedo.

 

Dei várias voltas pelos 4 andares do shopping, quase que fui ao cinema também, quando eram umas 5 da tarde, resolvi subir, comprei o ingresso por $ 15000. Peguei o elevador, a ascensorista falou que aquele era o elevador mais rápido da América também, que por isso podia doer um pouco nossos ouvidos. Lá no topo dos 300 metros, tem uma vidraça imensa cercando todo o mirante de 360°. Dava para ver as Cordilheiras de um lado, e a montanhas na direção do oceano, a cidade toda plana, exceto pelos Cerros Santa Lucía e San Cristóbal. Nem acreditava que estava lá, fiquei uns 15 minutos admirando cada lado daquele mirante, mas o Sol ainda lá no alto, chegou uma hora que já estava quase descendo, pois não tinha mais nada que fazer lá em cima, ainda eram 6 da tarde e o pôr-do-Sol era só depois das 7, quando fui na direção do elevador, um segurança me parou e disse que dali uns 10 minutos ia ter degustação de vinhos e frisantes ali no terraço, perguntei se tinha todo o dia, ele me respondeu que apenas as segundas e sextas-feiras, não acreditei, era muita sorte, já fiquei por lá mesmo e logo começaram a nos servir vários tipos de vinhos, depois espumantes, frisantes de vários tipos.

Não tinha coisa melhor, estava me sentindo lá nas alturas tomando espumante enquanto olhava a vista, quando eram 7 horas, começou a chegar mais gente e todos foram do lado do Sol ver o espetáculo, ficou até difícil achar um lugar bom para ver.

Mas tão incrível quanto o Sol se pondo de um lado, são as luzes da cidade do outro, pra quem já queria descer 6 da tarde, acabei indo embora no último elevador as 9 da noite hehe.

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Peguei o metrô do lado da saída do shopping, desci na Baquedano e voltei para o hostel, quando cheguei lá, foi engraçado, porque a galera tava começando a ficar preocupada comigo, não chegava nunca. Devolvi o cartão para o Leandro, e ele me perguntou como tinha sido, falei que foi bem tranquilo, tudo tinha dado certo, ele disse que acabou fechando com uma agência para ir para lá amanhã por $ 22000 (bem diferente dos $ 3160 que eu gastei ao todo).

Encontrei o David e fomos na barraquinha comer cachorro quente de $ 1000, dar uma última volta pelo bairro. Voltei para o hostel, falei com o Oscar, e ele me arrumou um transfer para o aeroporto (o mesmo que a Allana tinha pego dias atrás) por $ 7600, e que ele passaria me buscar as 2:15 da madrugada. Tomei um banho, arrumei minha bagagem de modo a despachar a mochilona, o saco de dormir, o isolante térmico e a barraca, e levando a mochila de ataque e a mochila de presentes na mão.

Tinha ainda uns $ 28000 na carteira, vendi para o Leandro pela cotação comercial do dia, ele me devolveu R$ 200. Fui me despedindo de toda a galera, a maioria já ia dormir antes de eu partir.

 

SALDO DO DIA

2 passes de metro - $ 1360

Ônibus até San Gabriel (Tur Maipo S.A.) - $ 1800

Sorvete - $ 2500

Sky Costanera - $ 15000

Cachorro-quente - $ 1000

$ 28000 -> R$ 200,00

         

 

 

 

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Dia 40 (terça-feira, 27/08/2018) – O Sonho Acabou: De Volta a Realidade

 

Como o transfer ia passar as 2:15 da manhã, nem dormi, ele chegou no hostel, tocou o interfone e já desci, depois passamos em mais um hostel, onde outra pessoa embarcou, seguimos para o Aeroporto de Santiago, lá paguei os $ 7600, peguei minha malas, fui ao guichê da Latam fazer check-in, pedi para colocarem a etiqueta de frágil na bagagem novamente.

Fui para a área de embarque e lá sim pude cochilar um pouco, pois meu voo era só as 6:15 da manhã, faria uma conexão em Buenos Aires, no Aeroporto Ezeiza, e uma conexão em Guarulhos, a previsão era chegar em Londrina por volta das 6 da tarde.

Embarquei, e quando o avião atravessou as nuvens, dava para ver a Cordilheira lá embaixo.

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O voo foi rápido, logo desci em Buenos Aires, fui correndo embarcar no meu voo para São Paulo, procurava nos monitores em qual portão seria o embarque, mas não achava “São Paulo” nem “Guarulhos” em lugar algum, comecei a procurar pelo número do voo e achei, adivinhem como: “San Pablo”, não estava acreditando que tinham traduzido São Paulo, como assim??? Engraçado que “Rio de Janeiro” não estava traduzido como “Río de Enero”, mas mesmo assim, queria ver se os brasileiros começassem a chamar a capital argentina de Bons Aeres ou simplesmente Bom Ar. Mas enfim, embarquei para “San Pablo”, no avião o piloto falou de novo em espanhol, e seguimos para Guarulhos. Desembarquei no Brasil, peguei minha bagagem na esteira e fui para a fila da imigração.

Tudo bem que fazia mais de um mês que eu estava fora de casa, que tinha emagrecido mais de 10 quilos, o que deixou todas as minhas roupas largas, que meu cabelo já dava para usar de vassoura e as olheiras estavam gigantes, mas quando fui passar pela fila da imigração, o agente da Polícia Federal estava de cabeça baixa mexendo no celular, não prestou atenção em ninguém que tinha desembarcado da Argentina, mas quando eu fui passar ele levantou a cabeça e me selecionou “aleatoriamente”, pediu meu passaporte, viu os carimbos de Peru e Bolívia, e eu já imaginei o que devia ter passado na cabecinha dele. Ele me pediu para segui-lo, me levou para a sala do raio-X, fiquei olhando pra ele, tentando lembrar se eu já tinha visto ele no “Aeropuertos” do NetGeo, mas não.

Ele pediu para abrir o saco de transporte onde estavam minhas coisas, do jeito que eu abri, que ele viu aquele monte de roupa sem lavar, ele já pediu para eu fechar, passou pelo raio-X, eu fiquei olhando só, perguntei com uma cara de deboche se ele tinha encontrado alguma coisa. Ele disse que não, peguei minhas coisas e saí de lá. Ainda faltava um bom tempo até embarcar para Londrina.

Fui despachar novamente minha mochilona no guichê da Latam, quando eram umas 4:30 da tarde, fui até meu portão de embarque. As 5 da tarde estava embarcando para meu último voo, a maioria das pessoas volta empolgada para casa depois de uma viagem longa, não veem a hora de tomar banho, dormir em sua própria cama. Comigo foi diferente, vim o voo inteiro olhando pela janelinha, segurando a tristeza e as lágrimas.

Quando cheguei no Aeroporto de Londrina, desembarquei, peguei minha bagagem na esteira. O sonho tinha acabado.

Meus pais tinham ido me buscar no aeroporto, no caminho para casa pedi para pararmos num rodízio de pizza, precisava tirar minha barriga da miséria. Quando cheguei em casa, já eram mais de 10 da noite. Só tomei um banho, e capotei na cama, as malas iria desfazer só amanhã.

E assim acabou minha trip, que tinha sido 1000x melhor do que eu podia ter imaginado antes.

 

SALDO DO DIA

Transfer aeroporto Santiago - $ 7600

 

         

 

 

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Agradecimentos

 

Quando estava no avião de volta para casa, já estava querendo começar a escrever este relato e termina-lo o mais rápido possível. Comecei a escrevê-lo em setembro, achando que em duas semanas terminaria, estava terrivelmente enganado.

Cada vez que sentava para escrever, ficava vendo as fotos, relembrando tudo que tinha vivido, tentando lembrar perfeitamente a ordem de como tudo tinha acontecido, o preço das coisas, o nome das agências, tinha anotado tudo, mas não lembrava aonde hehe. Final das contas, terminei esse relato no finzinho de dezembro.

Agradeço primeiramente a Deus, que já tinha preparado todo o caminho para mim antes.

Queria agradecer muito a todo mundo que já fez esse rolê antes e postou todas as informações e dicas nos fóruns do Mochileiros.com, aos blogueiros de viagens, que também me deram muitas informações.

E não posso deixar de agradecer a toda a galera que eu trombei ao longo dessa viagem inteira, às amizades feitas ao longo desses 40 dias incríveis e a toda ajuda que recebi, desde a família curitibana que dividiu o táxi comigo quando cheguei perdidão em Lima, até ao casal em Lua de mel que me deu carona no último dia em Santiago.

Sei que esse relato ficou longo demais, mas espero que sirva para ajudar a galera, que assim como eu estive um dia, está organizando o primeiro mochilão e as vezes se sente meio perdidão, usem e abusem desse relato.

Só uma correção, que na página anterior eu disse que minha viagem tinha terminado quando cheguei em casa, mentira, minha viagem terminou agora, com a finalização deste relato. Dever cumprido!

Viajar é Preciso!!!

 

 

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      10-12: Buenos Aires
      13-15: Puerto Madryn
      16: Rio Gallegos
      16-18: Punta Arenas
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      Considerações Gerais:
      Não pretendo aqui fazer um relato detalhado, mas apenas descrever a viagem com as informações que considerar mais relevantes para quem pretende fazer um roteiro semelhante, principalmente o trajeto, acomodações, meios de transporte e informações adicionais que eu achar relevantes.
      Nesta época eu ainda não registrava detalhadamente as informações, então albergues, pousadas, pensões, hotéis e meios de transporte poderão não ter informações detalhadas, mas procurarei citar as informações de que eu lembrar para tentar dar a melhor ideia possível a quem desejar repetir o trajeto e ter uma base para pesquisar detalhes. Depois de tanto tempo os preços que eu citar serão somente para referência e análise da relação entre eles, pois já devem ter mudado muito.
      Sobre os locais a visitar, só vou citar os de que mais gostei ou que estiverem fora dos roteiros tradicionais. Os outros pode-se ver facilmente nos roteiros disponíveis na internet. Os meus itens preferidos geralmente relacionam-se à Natureza e à Espiritualidade.
      Informações Gerais:
      Em toda a viagem houve bastante sol. Chuva e neve foram raras, ocorrendo geralmente de maneira breve e na região mais ao sul. As temperaturas na região de Buenos Aires, Bariloche e Puerto Madryn estiveram bem razoáveis, chegando até perto dos 30 C em alguns dias. Mais ao sul, em Comodoro Rivadavia, Rio Gallegos, Puerto Natales e principalmente Punta Arenas e Ushuaia estiveram bem mais baixas, chegando a ficar abaixo de zero à noite. O vento foi muito forte em toda a Patagônia, o que tornava a sensação térmica ainda menor. Na região perto de Punta Arenas o tempo mudava muito rapidamente, havendo várias situações diferentes durante o dia.
      A população de uma maneira geral foi muito cordial e gentil 👍. Disseram-me que poderia não ser muito bem tratado em Buenos Aires, mas se enganaram. Fui muito bem tratado em toda a viagem, com uma única exceção numa visita a uma loberia em Puerto Madryn e, assim mesmo, porque creio que houve um mal entendido.
      Tive alguma dificuldade em entender a língua no Chile, principalmente quando conversando com pessoas com forte sotaque regional.
      As paisagens ao longo da viagem agradaram-me muito, passando por monumentos, parques e construções interessantes nas cidades e por áreas costeiras, praias, montanhas, lagos, cavernas, geleiras, glaciais, florestas, rios e outros   .
      Pude ver também vários animais durante a viagem, a maioria em seu habitar natural. Isso incluiu lobos e leões marinhos, focas, elefantes marinhos, pinguins, delfins, guanacos. flamingos, tatus etc.
      Pensei em fazer a travessia de Bariloche a Puerto Montt, passando pelo Vulcão Osorno, mas desisti, pois naquela época demorava 4 dias, por não haver estradas em boa parte do trajeto, e eu não dispunha deste tempo.
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      A Viagem:
      Fui de SP a Buenos Aires no sábado 10/03/2001. A saída do voo estava prevista para as 9h15. Durante o voo uma senhora argentina de cerca de 60 a 70 anos falou-me de como eu iria gostar de Buenos Aires (ela disse: “há muito o que ver, Buenos Aires não é feia como São Paulo” ). Falou-me que seu filho ou sobrinho estava procurando por emprego há tempos, após se formar e não conseguia (o que me parecia um sintoma do agravamento da crise). Achei a travessia da foz do Rio da Prata espetacular . Cheguei perto da hora do almoço e me receberam muito bem no aeroporto 👍. Deram-me gratuitamente bastante material sobre a Argentina e me indicaram um ônibus que me deixaria na Praça San Martín. Peguei e de lá, após obter informações sobre onde me hospedar, fui andando até a região da Recoleta.
      Para as atrações de Buenos Aires veja https://turismo.buenosaires.gob.ar/br. Os pontos de que mais gostei foram os monumentos, os equipamentos e eventos culturais, os parques e a cidade como um todo.
      Fiquei hospedado na Recoleta por 22 pesos a diária (na época equivalente a 22 dólares). Acho que era o Hotel Lion d’Or (https://www.tripadvisor.com.br/Hotel_Review-g312741-d317288-Reviews-Hotel_Lion_d_Or-Buenos_Aires_Capital_Federal_District.html).
      Depois de me hospedar fui dar uma volta nas redondezas. Gostei bastante do local, bem cuidado. Passei por um cemitério que me chamou a atenção pelas estátuas. Resolvi entrar e lá fiquei por mais de 1 hora, apreciando as obras de arte que existiam nos túmulos, alguns dos quais de pessoas famosas, até internacionalmente. Nunca tinha feito uma visita destas a um cemitério, mas gostei bastante. Depois passeei pelo bairro apreciando suas ruas e lojas. Parecia um local elitizado. Se bem me lembro ainda fui a Puerto Madero à noite.
      No domingo 11/03 fui conhecer os outros pontos da cidade, incluindo o centro com seus monumentos e órgãos do Estado, e pontos específicos com seus equipamentos culturais e esportivos. Saí perto de 9h da manhã e voltei por volta de 23h. Andei muito. Pude visitar a Casa Rosada, a Praça de Maio, os órgão legislativos e judiciários, a catedral, o obelisco, centros culturais, confeitarias históricas, vários monumentos, o Rio da Prata, áreas arborizadas, a Boca, o Caminito (com suas casas coloridas), ver o estádio de La Bombonera por fora, ver casais fazendo apresentação de Tango na rua etc  .
      Num dos dias jantei algo como nhoque num restaurante de rua e no outro jantei no shopping. Interessante como no shopping os atendentes perceberam que eu era brasileiro e até falaram palavras em português comigo 👍.
      Na 2.a feira 12/03, fui para o outro lado, conhecer o Jardim Japonês e os parques da região do bairro de Palermo. Gostei muito . Eram parques enormes, sendo que o jardim japonês fazia jus ao nome, com várias estruturas nipônicas, que se encaixavam muito bem na paisagem. Voltei para o hotel perto da hora do almoço e no início da tarde peguei um ônibus para Puerto Madryn, já na Patagônia.
      A viagem durou perto de 18h. Passamos por Bahia Blanca no início da madrugada. A paisagem ao longo da viagem agradou-me bastante 👍. Recebemos jantar incluído no valor da passagem. Cheguei bem cedo na 3.a feira 13/03, hospedei-me num hotel simples (acho que o nome era parecido com Vaskonia). Como era bem cedo, fui ver se era possível fazer excursão à Península Valdez ainda naquele dia. Achei uma agência de turismo que dava desconto para hóspedes do hotel em que estava e, pesquisando algumas outras, vi que era a melhor opção. Acabei comprando com eles o passeio pela Península. O dono brincou comigo perguntando se eu lembrava do jogo entre Argentina e Brasil na Copa de 1990, quando Maradona atraiu a marcação de 3 e lançou Caniggia sozinho para driblar Taffarel e fazer o gol.
      Para as atrações de Puerto Madryn e da Península Valdez veja https://www.patagonia-argentina.com/puerto-madryn/ e https://www.patagonia-argentina.com/peninsula-valdes/. Os pontos de que mais gostei foram os animais, as formações rochosas e a natureza como um todo.
      Saímos pouco depois da 9h, se bem me lembro. No nosso grupo havia um espanhol da região basca, uma inglesa, um suíço, um casal de argentinos e acho que alguns outros. O espanhol mencionou que desejava conhecer outros locais, mas que a Argentina era muito grande e tudo muito distante. Perguntou-me se o Brasil era tão extenso quanto a Argentina . Passamos por locais de avistagem de pinguins, lobos marinhos e elefantes marinhos. Não vi orcas. Numa das paradas, perguntei se poderia nadar e o guia disse que sim. Enquanto nadava, disseram-me que um pinguim nadou atrás de mim. Numa outra ocasião vi um pinguim perseguindo um peixe. Nunca imaginei que um pinguim fosse tão rápido nadando. Parecia um torpedo. No caminho apreciamos também a paisagem patagônica, desértica, com vários guanacos (ou seus parentes). Conversando com o argentino, que se me lembro era advogado, ele me falou da patagônia, dos possíveis aproveitamentos econômicos, da população, de Buenos Aires e da situação da Argentina como um todo. No fim, quando estávamos nos despedindo, encontramos um tatu, que parecia já acostumado a humanos. Regressamos no meio da tarde.
      Aproveitei e ainda fui dar um passeio na praia. Reencontrei o suíço, mas acho que ele não me reconheceu.
      Na 4.a feira 14/03 fui conhecer a Loberia de Punta Luma, onde havia lobos marinhos e montanhas. Fui caminhando pelas estradas de terra ou similar. Num dado momento fui para a costa, pois achei que seria mais belo o passeio. Passei por uma linda jovem argentina que me orientou sorridente sobre o caminho. Encontrei pequenos grupos de lobos marinhos e cheguei bem perto, o que me permitiu observá-los bem. Acho que foi um erro, pois devo tê-los deixado nervosos. Na hora não avaliei isso bem. Mas não houve nenhuma reação de ataque ou surto visível, embora tenha percebido que eles pareciam ter ficado tensos. Devido a isso, resolvi afastar-me e não mais me aproximar tanto. Encontrei uma monitora que me explicou sobre lobos e leões marinhos. Por ter ido pela costa e praias, acabei não vendo a placa que dizia que alguns locais não eram permitidos e que tinha que pagar uma taxa. Quando cheguei à entrada principal, o responsável disse que eu não poderia ter passado por uma área de que vim, perguntando-me se não tinha visto a placa na estrada ou não tinha querido ver. Ele parecia irritado. Pediu-me o ingresso. Como a monitora não havia me cobrado, achei que poderia ser indevido e lhe disse que ela não me havia cobrado. Ele se irritou bastante e disse que ele estava cobrando, já em tom bem mais alto 😠. Eu paguei, ele acalmou-se, deu-me algumas informações sobre as montanhas e o local. Fui dar um passeio e conhecer as montanhas, que tinham aparência interessante, diferente, parecendo até de outro planeta. Realmente grandiosas . Depois, já perto do pôr do sol, voltei a pé. No caminho, acho que ele passou por mim com sua caminhonete.
      Na 5.a feira 15/03 peguei um ônibus para Rio Gallegos. Novamente belas paisagens, mas desta vez bem mais desérticas. Neste ou em outros trajetos pude ver guanacos, criações de ovelhas e fazendas com fileiras de álamos próximos às casas, que segundo me explicaram eram plantados para cortar o vento, muito forte na Patagônia. Cheguei lá na 6.a feira 16/03 pela manhã. Estava bem mais frio 🥶, obrigando o uso da roupa mais pesada (fleece) e da jaqueta (anoraque). Conversei com uma atendente pública local, que me explicou sobre a região, os pontos a conhecer e me falou sobre as precauções a tomar com o frio. Dei um passeio pelo centro da cidade e fui a uma agência de turismo perguntar sobre os possíveis passeios. Embora tenha achado interessante o lago na cratera de um vulcão, achei muito caro e distante. Resolvi então contemplar a orla e o centro. Achei a paisagem do mar muito bela 👍.
      Para as atrações de Rio Gallegos veja https://www.patagonia-argentina.com/rio-gallegos-ciudad/. Os pontos de que mais gostei foram os monumentos, a cidade, a orla e o mar.
      Parti no próprio dia para Punta Arenas. A ida para Ushuaia via terrestre era inviável, porque passava pelo Chile e as companhias argentinas não faziam diretamente. Saí no início da tarde e cheguei na parte final da tarde. No ônibus um judeu me perguntou de que cidade eu era, e quando disse que era de São Paulo, ele fez um ar de admiração e falou “uma cidade muito perigosa”. Falou de um jeito que imaginei que conhecesse São Paulo . No caminho paramos para fazer a saída da Argentina e entrada no Chile. No escritório havia um mapa bem amplo da região e descobri que existia uma reserva florestal em Punta Arenas, pela qual me interessei. Em Punta Arenas fiquei hospedado numa casa que funcionava como hotel, aparentemente de uma mulher judia. Ainda saí para dar uma volta nos arredores e conhecer um pouco da cidade. Encontrei uma pequena empresa de informática e lhes perguntei sobre como eram as condições de trabalho ali. Quando voltei, Eli (acho que este era o nome da dona) me disse “Metió sus patitas en el barro.” ou algo parecido, quando eu pedi desculpas e fui lhe pedir um pano ou vassoura para limpar a sujeira que tinha deixado. À noite deste ou do dia seguinte (ou em ambas), fui jantar num restaurante, pedindo espaguete e tomando vinho 👍. O vento era muito forte e frio, o que fazia a sensação térmica diminuir muito. A temperatura estava perto de zero graus 🥶.
      Para as atrações de Punta Arenas veja https://chile.travel/pt-br/onde-ir/patagonia-e-antarctica/punta-arenas. Os pontos de que mais gostei foram a reserva florestal e a paisagem do mar.
      No sábado 17/03 dei um passeio por Punta Arenas e depois fui conhecer a Reserva Florestal de Magalhães, que havia descoberto na estrada. Antes passei pela Ordem Salesiana para conhecer suas obras e pelos edifícios mais famosos da cidade. Depois, de acordo com o mapa, rumei para a reserva. Havia uma ladeira, que fazia um corredor de vento para o mar. Quando estava chegando lá em cima, o vento era tão forte, que eu andava para frente sem sair do lugar. Aí andei os metros finais agachado, diminuindo minha superfície e, portanto, a força que o vento exercia sobre mim . Caminhei até a reserva passando por paisagens naturais de que gostei. Gostei muito da reserva também , com seus bosques preservados, sua vista de montanhas e paisagens naturais, os sinais da presença de castores, embora não tenha visto nenhum, suas árvores típicas da região e a vista ampla da região, a partir de alguns pontos mais elevados. Depois retornei no fim da tarde. Neste dia o tempo amanheceu nublado, depois garoou, depois abriu o sol, depois choveu com média intensidade, voltou a abrir o sol, nevou fraco e parou . Uma amostra de como o tempo muda rápido nesta região. A noite voltou a fazer muito frio novamente 🥶, que era mais sentido devido ao vento muito forte.  Se bem me lembro, foi aqui que minhas mãos começaram a perder o movimento, depois que o sol se foi. Era difícil até esfregá-las. Eu não levei luvas. Tentei colocá-las dentro da roupa, mas adiantou pouco. O sangue parecia estar parando de fluir. Quando cheguei ao hotel, reaqueci-as e senti a vida voltar. Como deve ser difícil ficar numa situação destas como ocorre com os montanhistas em situações inesperadas.
      No domingo 18/03 resolvi ir para Ushuaia, mesmo sabendo que aos domingos não havia transporte direto. Peguei um ônibus até Puerto Porvenir, já na Terra do Fogo. Para chegar lá precisamos pegar uma balsa para atravessar o Estreito de Magalhães. Acho que foi aqui que pensei em nadar enquanto esperava, mas a água estava muito fria e não me arrisquei. Achei a travessia muito bela, com vistas espetaculares . Vários delfins (eu acho) 🐬 acompanharam o barco. Quando chegamos lá acho que houve algum problema de um dos veículos que vieram no barco com um policial, o que fez a viagem atrasar e ficarmos parados um tempo. Na viagem havia vários americanos, alguns de Wyoming, que sabiam falar um pouco de espanhol. Havia também uma queniana (ou descendente de quenianos) radicada na Bolívia. Conversei com os americanos sobre a viagem, suas expectativas e como o ambiente se parecia com o local onde moravam. Conversei com a queniana-boliviana sobre a Reserva do Masai Mara. Combinei com ela de irmos juntos ao Parque Nacional da Terra do Fogo no dia seguinte, se bem me lembro, encontrando-nos na porta por volta de 8h. As paisagens naturais do resto da viagem também me pareceram belas. Chegamos à noite. Depois de pesquisar um pouco, resolvi experimentar um hostel (pela primeira vez na vida), visto que com a dolarização, os hotéis regulares pareciam-me caros. Foi o primeiro de muitos .
      Para as atrações de Ushuaia veja https://turismoushuaia.com/?lang=pt_BR. Os pontos de que mais gostei foram o parque, o glacial, as paisagens naturais e a vista da cidade e do mar.
      Na segunda-feira 19/03 fui até o Parque Nacional da Terra do Fogo. Perdi a hora de manhã e cheguei 1h atrasado ao encontro marcado . A moça não me estava esperando (imagino que desistiu). Fui caminhando e adorei o parque. Assim como a Reserva Florestal de Magalhães, havia muitas paisagens naturais a observar, cursos de água, montanhas, árvores e vegetação típicas etc . Fiquei lá o dia inteiro. Encontrei um japonês no meio do caminho que me disse que achava frio para acampar ali. Saí no pôr do sol. Desta vez fui tirar o barro dos meus tênis num local que parecia um tanque no banheiro. Voltei à noite ao hostel.
      Lá conheci um casal de europeus, americanos ou canadenses (não me lembro bem). Não percebi no hostel que na cama de baixo havia uma moça e troquei de roupa no próprio quarto num dos dias . Ela, que era eslovena e estava quase dormindo, virou para o outro lado. Depois, quando percebi que era uma moça, fui pedir desculpas.
      Na 3.a feira 20/03 fui explorar a cidade e seus arredores. A vista do oceano em direção à Antártica parecia linda. Tentei verificar a possibilidade de ir até lá, nem que só um pouquinho, mas achei inviável o tempo necessário. Não tinha me preparado para tal. Após andar pela cidade e reencontrar o casal do hostel, fui em direção ao Glacial Martial (https://www.tripadvisor.com.br/Attraction_Review-g312855-d313939-Reviews-Glacier_Martial-Ushuaia_Province_of_Tierra_del_Fuego_Patagonia.html). Nunca tinha ido a um Glacial. Não sabia o que esperar. Não estava preparado em termos de equipamentos. Fui de tênis de pano (ou couro). Mas adorei . Era uma geleira pequena, mas subi nela até onde achei seguro, para não escorregar. Sentei até um pouco, para apreciar a maravilhosa vista, tanto das montanhas acima e do glacial, como da paisagem abaixo, com a cidade e o oceano. Achei ambas espetaculares. Mas era frio. Depois de apreciar bastante e quase ficar meditando um tempo lá, voltei para a cidade e fui apreciar novamente a orla.
      Na 4.a feira 21/03 peguei um ônibus para Puerto Natales, no Chile novamente, para ir conhecer Torres del Paine. Tivemos que fazer entroncamento, posto que a rota regular, se bem me recordo, era direto para Punta Arenas. Não me recordo bem se cheguei a ir até Punta Arenas (acho que não) ou se parei num ponto intermediário (acho que é mais provável). Cheguei em Puerto Natales no meio da tarde e me hospedei num pequeno hotel. Saí para dar uma volta na cidade, antes do pôr do sol.
      Para as atrações de Puerto Natales veja https://chile.travel/pt-br/onde-ir/patagonia-e-antarctica/puerto-natales. Os pontos de que mais gostei foram Torres del Paine, a caverna com o animal extinto e as paisagens naturais.
      Na 5.a feira 22/03 fui até o Parque de Torres del Paine (https://pt.wikipedia.org/wiki/Parque_Nacional_Torres_del_Paine). Se bem me lembro, havia um ônibus de turismo que ia até a porta do parque e depois pegava as pessoas no fim do dia para retornar (acho que eram vários horários de retorno). Na ida passamos por paisagens que achei espetaculares, das montanhas nevadas e da vegetação nativa. Paramos num espelho d’água formado por um lago com montanhas ao redor, como eu só tinha visto em filmes e quadros. A partir da porta do parque fui caminhando em direção às torres. Achei toda a paisagem espetacular . Até bebi água em um riacho, mas a temperatura da água era muito baixa. Tive algum tipo de torção ou mau jeito no joelho, pois devido ao horário de volta do último ônibus resolvi acelerar. Achei espetaculares as torres e toda a paisagem no seu entorno . No retorno, pouco depois do meio do caminho, encontrei dois geólogos brasileiros, que trabalhavam para companhias de petróleo. Eles me deram carona até a entrada e afastaram qualquer risco de perder o último ônibus. Inclusive, se bem me lembro, acho que devido a isso peguei o penúltimo. Estavam fazendo pesquisas devido à similaridade daquela região com o fundo do mar, onde se explora petróleo. Falaram que era o primeiro local turístico em que foram trabalhar.
      Na 6.a feira 23/03 fui até uma caverna com registros pré-históricos que era próxima da cidade. Talvez fosse a Cueva del Milodon (https://chile.travel/pt-br/onde-ir/patagonia-e-antarctica/torres-del-paine/monumento-natural-cueva-del-milodon). Achei interessante a caverna com seus registros humanos pré-históricos e o Milodon, um animal extinto há muito tempo 👍. Se bem me lembro fui e voltei de ônibus. No meio da tarde peguei um ônibus para El Calafate. Cheguei no início da noite e fiquei hospedado numa casa. A dona avisou-me para tomar cuidado quando fosse ao Lago Argentino, porque havia muito barro no entorno.
      Para as atrações de El Calafate veja https://www.patagonia-argentina.com/el-calafate/. Os pontos de que mais gostei foram o Glacial Perito Moreno, o Lago Argentino, com seus flamingos e as paisagens naturais.
      No sábado 24/3 peguei uma excursão para conhecer o Glacial Perito Moreno (https://pt.wikipedia.org/wiki/Geleira_Perito_Moreno). Logo de manhã combinei a excursão com uma agência e fomos num micro-ônibus. A guia sugeriu que tapássemos os olhos no caminho e só abríssemos quando ela avisasse, para termos a surpresa de ver o glacial. Gostei bastante da paisagem, com geleiras e depois gostei do Glacial, com o lago em que estava inserido . Pegamos um barco e fomos até certo ponto, para vê-lo de mais perto. Disseram-me alguns anos depois, que não se ia mais de barco até perto do glacial, devido ao aquecimento global e aos deslizamentos. Não sei como está atualmente. Havia uma escada com muitos degraus, que a guia disse para aqueles que poderiam ter alguma dificuldade de mobilidade (idosos por exemplo), avaliarem se compensava descer. Eu fui até o último degrau e apreciei a paisagem de cima e de baixo. Gostei bastante da paisagem. Vimos algumas quedas de blocos de gelo, imagem famosa em vídeos. Na época não tão comum quanto atualmente. Na volta ganhamos um chocolate quente ☕.
      Depois, mais tarde, eu fui dar um passeio numa parte do Lago Argentino que era próximo. Achei o lago espetacular . Os flamingos no meio, em grande quantidade, embora já estivesse perto do entardecer, davam um colorido que tornava a paisagem ainda mais bela. Sujei bastante meu tênis com a lama do entorno. Quando voltei, perguntei para a filha da dona se ela poderia limpar meu tênis, comigo pagando, e a mãe, ouvindo, disse “Eu não te avisei” . Achei que a moça não gostou muito da ideia, pois daria um trabalhão e resolvi eu mesmo lavar no dia seguinte.
      No domingo 25/3 fui dar uma volta nos arredores, andando por boa parte da margem do Lago Argentino e apreciando a paisagem. Gostei muito de tudo 👍. Durante o passeio, quando estava bem longe da cidade, 2 cachorros 🐕 começaram a me acompanhar. Como gosto de cachorros, fiz agrado para eles e fizemos parte do passeio juntos. Mas eu pensei que depois eles ficariam por ali. Quando comecei a voltar, eles começaram a me acompanhar. No começo não me importei e pensei que iriam desistir. Depois fiquei preocupado, pois claramente não sabiam andar nas ruas e já estávamos chegando perto da estrada e da cidade. Tentei espantá-los, mas não havia meio de voltarem. Achei que poderiam morrer atropelados, pela total falta de traquejo que demonstravam com as ruas. Falei com um homem que estava na rua, perguntando sobre como resolver aquela questão. Ele riu da minha dúvida e disse que não sabia de quem eram os cachorros e me disse para atirar uma pedra neles. Eu não podia fazer isso. Eu gosto muito de cachorros. Mas andei mais um pouco e eles quase foram atropelados. Aí, com enorme dor no coração, atirei uma pedra do lado deles. Mas eles não entenderam e continuaram atrás, novamente, indo pela rua e quase sendo atingidos por carros. Aí resolvi atraí-los para fora da rua, peguei uma pedra não muito grande e acabei atirando no dorso, de modo a causar o mínimo impacto possível. Nunca vou esquecer a fisionomia de decepção dos cachorros, que me seguiram com amor e me viram atirar pedras neles. Foi uma facada na minha alma 😢. Mas eles pararam de me seguir e acho que voltaram para os campos. Talvez tenha funcionado, mas acho que o preço foi alto.
      À noite peguei um ônibus para Comodoro Rivadavia. Cheguei no dia seguinte, 2.a feira 26/3, entre o princípio e o meio da manhã. Considerando o tempo que eu tinha disponível e as atrações a conhecer, resolvi ficar somente um dia e pegar um ônibus para Bariloche no fim do dia.
      Para as atrações de Comodoro Rivadavia veja https://www.comodoroturismo.gob.ar e https://manualdoturista.com.br/comodoro-rivadavia. Os pontos de que mais gostei foram o Museu do Petróleo, as informações sobre as Malvinas e a guerra, as construções na cidade, a praia e a vista do oceano.
      Fui a um escritório de turismo municipal perguntar por sugestões de pontos a visitar. Além da cidade e do museu, foi sugerido conhecer a Praia de Rada Tilly. Perguntei se não seria mais interessante conhecer um campo com alguns aerogeradores de energia eólica (naquela época nunca tinha visto nenhum). O atendente disse-me que era muito longe, num caminho que não tinha outras atrações e era deserto, o que poderia me deixar à mercê de algum acidente ou problema nas pernas ou pés. Resolvi então seguir a sugestão e ir a Rada Tilly, que achei uma praia muito bonita, porém cuja aproveitabilidade ficava comprometida pelo clima frio. Mas a paisagem agradou-me, incluindo o caminho 👍. Antes tinha ido ao Museu do Petróleo, que achei bastante interessante 👍. Nele ou em algum local anexo, havia uma exposição sobre as Malvinas, com informações sobre a guerra, que achei bastante interessantes também, apenas pontuando que era a visão argentina do conflito, que apesar disso me pareceu razoavelmente isenta, mas ainda assim sob a ótica argentina. Dei também um passeio pela cidade, sua catedral, seus edifícios históricos etc.
      Depois de voltar de Rada Tilly, peguei o ônibus para Bariloche. A viagem durou quase 1 dia, se bem me lembro. Conversei com algumas pessoas durante a viagem, sendo que me falaram de cidades na região de Bariloche que tinham pouca população, mas concentravam muitos artistas e amantes de filosofia e artes. Durante a viagem, após saber que eu era brasileiro, o jovem comissário do ônibus perguntou-me “Pelé ou Maradona?” ⚽. Respondi que Pelé tinha feito mais de 1.200 gols e Maradona menos de 200, Pelé tinha sido 5 vezes campeão do mundo e Maradona só 1 etc. Ele retrucou para mim que Pelé jogava com os mestres. Continuamos um pouco na conversa, mas olhei para os outros passageiros e percebi que muitos estavam me olhando. Para não causar confusões, falei então “Cada um no seu tempo”, que é algo em que creio e que acho que apaziguou os ânimos .
      Cheguei no início da tarde da 3.a feira 27/3. Achei a paisagem da viagem magnífica , principalmente na região de Bariloche. Havia muitos lagos e montanhas entremeados, além das paisagens com vegetação natural aparentemente preservada. Hospedei-me numa casa, que funcionava como hotel. Consegui gratuitamente mapas com informações e sugestões de passeios 👍.
      Para as atrações de Bariloche veja https://barilocheturismo.gob.ar/br/home. Foi um dos pontos de que mais gostei . O que mais me agradou foram as paisagens naturais, os lagos, a vista do Monte Campanário e os locais naturais e típicos do Circuito Pequeno (Chico).
      Inicialmente, como ainda havia luz do sol, fui dar uma caminhada acompanhando o curso do lago que ficava perto da área central. Durou umas 2 horas. Achei magnífica a paisagem.
      Nos 2 dias seguintes fui realizar o Circuito Pequeno (Chico) e subi no Monte Campanário. Decidi subir pela trilha, que estava com a infraestrutura bastante comprometida, mas nada que me parecesse ameaçar a segurança, apenas causando maior necessidade de esforço físico e fazendo sujar os calçados e as roupas. A vista lá de cima foi uma das mais belas que já vi  , englobando a paisagem natural, com lagos, montanhas, picos nevados, florestas, vilas etc. Andando pelo circuito, pude ver muitos atrativos naturais, paisagens de que muito gostei. Houve também a Colônia Suíça, que achei interessante.
      Na 5.a feira 29/3 à tarde fui pegar um ônibus para Buenos Aires e posteriormente a São Paulo. Optei pelo ônibus porque o preço da passagem aérea só de volta era mais alto do que o de ida e volta . A porta da casa estava trancada, eu tocava a campainha, batia palmas e ninguém aparecia para abrir. Comecei a ficar preocupado em perder a hora. Aí comecei a gritar e a atendente veio abrir a porta. Acho que ela ficou com medo, talvez não sabendo quem estava na porta. Imagino que quando reconheceu minha voz veio abrir. Talvez por ser chilena e não conhecer bem a cidade ou por estar em alguma situação irregular, tenha ficado com medo se fosse um desconhecido.
      Peguei o ônibus por volta de 17h. A viagem até Buenos Aires novamente teve belas paisagens 👍, mas não tão espetaculares quanto a anterior. Durou 1 dia. Chegando lá na 6.a feira 30/3, comprei uma passagem para São Paulo pela Viação Pluma (https://www.pluma.com.br). Fizemos a entrada por Paso de los Libres e Uruguaiana no fim da madrugada. O atendente da Polícia Federal olhou-me com cara feia, após carimbar meu passaporte e eu avisar que era brasileiro e que não precisava ter carimbado como entrada de viajante. Acho que pensou que eu era estrangeiro . Depois de entrar no Brasil, já não havia mais refeições incluídas no preço da passagem. A viagem pelo Brasil, pelo Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e sul de São Paulo apresentou paisagens que achei magníficas . Fomos pelo interior e passamos por cânions, campos, amplas áreas com vegetação nativa, montanhas etc. No sábado 31/3 almoçamos numa churrascaria em Passo Fundo. Eu sou vegetariano e não peguei carne. Num dado momento, o moço que servia o rodízio veio oferecer-me gentilmente linguiça calabresa. Eu disse que não tinha comprado o rodízio, mas ele disse que era cortesia. Falei então que não comia carne e vi sua cara de decepção. Fiquei um pouco tocado por ter rejeitado a sua gentil oferta. No Rio Grande do Sul, ainda mais naquela época, imagino que vegetarianos deveriam ser raríssimos. A viagem foi cansativa 😫, as pernas, os glúteos e as costas ficaram doendo um pouco, mas as paisagens foram muito belas. Cheguei em São Paulo perto de 5h da manhã do dia 01 de abril, data em que fazia 32 anos.
    • Por tai_narua
      Olá, tudo bem?
      Me chamo Tainá e estou fazendo uma pesquisa sobre hábitos e comportamentos de viagem para meu trabalho de conclusão de curso da minha pós-graduação em influência digital. 
      Para entender mais sobre esse assunto, estou realizando uma pesquisa com viajantes, ela é bastante rápida e as respostas são  anônimas.
      Quem quiser/puder responder me ajudará muito!
      Segue o link: https://forms.gle/At2vKVAn3onpigci6

      Muito obrigada!
    • Por Natália C. Santos
      Eu estou devendo esse relato a anos por aqui (3 anos para ser mais exata), pois foi graças a vários relatos que li que eu pude criar o meu roteiro, conferir o dinheiro necessário e quais lugares poderiam me interessar mais ou menos
       
      Eu quero dizer que viajar ao Peru era um sonho de infância. Não sei dizer exatamente quando isso começou, mas era o meu sonho de anos e anos.
      Até chegar ao roteiro de fato, por anos criei vários roteiros, onde a maioria incluía não só o Peru, mas como a Bolívia também e depois Chile... mas quanto mais eu pesquisava, mais adicionava lugares e/ou passeios e menos tempo dava de fazer tudo, então resolver dividir por países.
      Primeiro foi ao Chile, por achar mais seguro para a minha primeira viagem internacional sozinha e só incluía duas cidades, Santiago e Atacama e menos tempo também – Relato: Viagem Chile - Santiago e Atacama - 10 dias
      Cada pessoa tem um estilo de viajar e suas preferência.. essa época eu buscava paisagens incríveis, história, amizades, hostel animados e um pouco de diversão. Então fiz um roteiro extenso e intenso, pois queria poder conseguir fazer tudo e sem correria, com dias livres para acordar sem compromisso. Resumidamente ficou assim:
      2 dias inteiros em Lima
      2 dias inteiros em ICA
      5 dias inteiros em Arequipa
      10 dias em Cusco / Machu Picchu (água calientes) / Ollantaytambo
      3 dias inteiros + 1 manhã em Huaraz
      1 noite e 1 dia em Lima – Volta para casa
       
      Cronograma:
      Cheguei no Peru as 9:30 da manhã de 04/05/2018 – Sexta-feira e saí de Lima as 21h do dia 27/05/2019 num domingo. Ou seja, conseguimos aproveitar bem todos os dias, incluindo os de chegada e saída.
      04/05 – Chegada em Lima e passeio por Miraflores e Parque das águas
      05/05 – Passeio em Lima, fiz minha primeira tatuagem, participei de uma festa no hostel e partir para ICA (Huacachina)
      06/05 – Chegada em Huacachina, Bug e Sandboard nas dunas do Oásis
      07/05 – Passeio pelas Ilhas Ballestas e Reserva Nacional – Ônibus noturno para Arequipa
      08/05 – Chegada em Arequipa, conhecer a cidade e fechar passeios (e minha amiga perdeu o celular) 🤦‍♀️
      09/05 – Passeio City Tour e comprar um celular novo para ela 🤷🏼‍♀️
      10/05 – Canions del Colca, tirolesa e águas termais com pernoite no vale
      11/05 – Valle dos condores + volta para Arequipa, reencontrar amigos + PICANTERIA e festa no hostel!
      12/05 – O MELHOR RAFFITING DA VIDA + ônibus para Cusco
      13/05 – Chegada em Cusco, Circuito I - Museu qorikancha, Saqsaywaman, Qenqo, Pukara e Tambomanchay
      14/05 – Maras, Moray e Salineiras
      15/05 – Van + trilha para águas clientes - Aja estômago e perna
      16/05 – Enfim MachuPicchu + Pernoite em Ollanta
      17/05 – Dia em Ollanta e volara para Cusco - hostel sem água e descanso para laguna Humantay
      18/05 – Laguna Humantay + primeira balada de Cusco fora de hostel
      19/05 – Descansoe City Tour pelo centro e arredores de Cusco + Competição de shot de bebida no hostel
      20/05 – Montanhas coloridas – Winicunca
      21/05 – Passeio pela cidade, compras, despedida da Babi e última balada em Cusco
      22/05 - Mais um dia de ressaca + vôo para Lima com ônibus noturno para Huaraz
      23/05 – Chegada em Huaraz, café da manhã e partiu ver Glaciar - Altitude não é brincadeira não, galera
      24/05 – Laguna Paron - Uma das coisas mais bonitas que já vi a olhos nus
      25/05 – Quase desisti, mas enfim cheguei a maravilhosa laguna 69 😍 e valeu cada ar que faltou
      26/05 – Volta para Lima e passeio pela cidade a noite
      27/05 – Mais uma tatuagem (sim, fiz uma segunda 🤣), museu das catacumbas e voo de volta!
       
      Usamos avião somente de Cusco para Lima (para ganhar tempo), pois o restante foi de ônibus. Comprei somente o de Lima para Ica do Brasil, o restante compramos durante a viagem.
      O de Ica para Arequipa comprei numa agência de turismo (o ônibus foi da Cruz de Sul). O de Arequipa para Cusco comprei na rodoviária de Arequipa assim que chegamos e compramos pela Excluciva. O de Lima para Huaraz fomos de Cruz del Sur, compradas por nossos amigos que chegaram antes em Lima.
      Segue o mapa do nosso trajeto:

       
      Fiz dessa maneira pois estava muito preocupada com a altitude dos passeios em Cusco (Laguna Humantay e Montanhas coloridas) e em Huaraz. Então, fui subindo aos poucos para aclimar, fiquei bastantes dias em Cusco e deixei os passeios de altitude para os últimos dias e a última cidade foi Huaraz. Eu não teria aguentado fazer a laguna 69 se não estivesse aclimada, pois foi muito difícil, mesmo a tanto tempo acima do nível do mar...
      CUSTOS: 
      Infelizmente não tenho mais os custos detalhados durante a viagem, acho que perdi meu caderno. Como guardei vários recibos e anotei muita coisa nas minhas planilhas eu consigo dar uma boa ideia dos meus custos.
      Antes da viagem eu contratei o seguro da Mondial por R$ 150,00
      Custos pagos ainda no Brasil com vôos, trem, ônibus e Machu Picchu (MP + montanha)
      ·         Vôo Rio – Lima – Rio pela Avianca= R$ 1.299,21
      ·         Ônibus Lima – Ica pela Cruz del Sur (único ônibus que comprei antecipado) = S/ 33,00 = R$ 35,00
      ·         Trem Água Calientes – Ollantaytambo pelo Peru Rail = US$ 70,00 (facada) = R$ 255,00
      ·         Vôo Cusco – Lima pela Peruvian = US$ 69,15 = R$ 255,00
      ·         Machu Picchu + Montaña = S/ 208,06 = R$ 230,00
       
      Eu levei 1.250,00 dólares com câmbio médio de 3,46 dólares e gastei tudo, até os últimos centavos hahahaha
      Não me arrependo em nada de ter levado dólar, pois o Brasil teve uma crise durante a viagem e o valor do real despencou, enquanto o dólar ficou o mesmo.
      O câmbio em soles teve a seguinte média em maio de 2018:
      1 dólar = 3,25 soles
      1 real = 0,85 soles
      Vamos aos cálculos para exemplificar:
      US$ 1.250,00 * 3,46 = R$ 4.325,00 reais
      US$ 1.250,00 = 1250 * 3,25 = S/ 4062,50
      R$ 4.325,00 * 0,85 =  S/ 3.676,25
      O Câmbio do real para sol levando dólar ficou de aproximadamente 1 real = 0,94 sol
      Dessa forma, levando dólares eu tive 386,25 soles a mais com a mesmo quantia se tivesse levado em real
       
      Hospedagens com custos
      Cidade
      Noites
      Hostel
      Valor R$
      Valor S/
      Informações
      Lima
      1
      Pariwana
      R$ 67,00
      63,00
      Boa localização e estrutura ótima, reservado no Rio e pago na hospedagem - Recomendo
      Ica
      1
      Mayo
      R$ 32,00
      30,00
      Suíte privativa para 2 pessoa com banheiro por 60$ - 30 CADA
      Arequipa
      4
      Wild Rover
      R$171,00
      160,00
      Quarto compartilhado com 4 camas - banh externo
      Cusco
      2
      Loki
      R$125,00
      112,50
      Suíte privativa para 4 – Pago do Brasil
      Águas Calientes
      1
      Machupicchu Guest house
      R$40,00
        Suíte privativa para 4 – Reservado pelo Airbnb pago no Brasil
      Ollantaytambo
      1
      Panay Valle
      R$17,00
        Suíte privativa para 2 – Reservado pelo Airbnb e pago no Brasil - Super recomendo
      Cusco
      5
      Milhouse Hostel
      R$250,00
      65 USD
      Quarto compartilhado 6 camas – reservado e pago ainda no Brasil
      Huaraz
      3
      Scheler
      R$80,00
      75,00
      Suite privativa para 2 – Reservado, mas pago na hospedagem
      Lima
      1
      The Point
      R$49,50
      45,00
      Quarto privativo para 2 – HORRÍVEL NÃO RECOMENDO
       Total hospedagem: R$ 835,00 
      Custo Passeios:
      Infelizmente não lembro dos custos dos passeios em Huacachina, mas lembro que andei bastante e fui pesquisando preço. Comprei na mesma agência que comprei minha passagem de ônibus para Arequipa pela Cruz Del sur. Mas lembro que foi bem barato.
      ·         Arequipa – Agência Sol Naciente Travel - Na praça de Arequipa
      Ônibus turismo pela cidade e arredores (City Tour) – S/ 15 
      Canion del Colca 2 dias -  incluso 2 almoços buffet, hospedagem em suíte dupla e café da manhã – S/ 120
      Raffiting (suuuper recomendo) – S/ 50 + S/10 (fotos e vídeos)
       
      ·         Cusco – Fechei com o Fermin pelo whatsapp – quem quiser, passo o contato, é só pedir
      Maras, Moray e Salineras -  S/ 35,00
      Laguna Humantay – S/ 70,00
      Montanhas Coloridas – S/ 70,00 + ingresso S/ 10
      Van para MP – S/ 45
      Circuito I – S/ 30
      Guia privado em português em MP – 30 soles para cada
       
      ·         Huaraz – Sheller
      Glaciar – s/ 35,00
      Laguna Paron – S/ 35,00
      Laguna 69 – S/ 60,00
       
      Todos os preços são por pessoa!
       
      Depois vou fazer postagens detalhando melhor a viagem e experiências, esse poste introdutório foi mais técnico sobre roteiro e custos!
      Deus me ajude a escrever isso tudo! hahahaha
       
    • Por RafaelOS
      Olá pessoal!! 
       
      Tenho um grande sonho pela Patagônia tanto chilena quanto Argentina e sonho em conhecer Ushuaia, porém não tenho noção de valores, não me importo com hotéis  chiques, gostaria de saber se com 3mil reais é possível conhecer esse lugar por pelo menos 1 semana? 

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