Ir para conteúdo

Comunicação Via Rádio e Radioamadorismo


Posts Recomendados

  • Membros de Honra
radios para comunicacao moveis

 

"PY"(VHF) = opera na faixa dos 2 metros = o limite de potência no Brasil para a CLASSE C (moveis) é 100W = aproximadamente 100km...

 

Yaessu FT-1802M - R$ 673,55

 

Potência máxima de 50 Watts selecionável em 5, 10, 25 e 50 W

Recepção de 136 a 174 MHz e transmissão de 144 a 148MHz

Microfone com teclado e iluminação para facilitar operação noturna

221 memórias alfa-numéricas que podem armazenar diferentes informações independentes para cada canal, como off-set, DCS, CTCSS, etc

O microfone possui quatro teclas que podem ter suas funções customizadas ao gosto do usuário

CTCSS e DCS já instalado de fábrica

Ganho de microfone ajustável facilitando o uso em diversos ambientes

Shift automático de repetidoras

Função APO desliga o equipamento automaticamente após período determinado

Treinador de CW para você treinar telegrafia, envia grupos de cinco caracteres com velocidade variável

Senha de segurança pode ser definida pelo usuário para bloquear o uso indevido do rádio

Alimenta-se com 13,8 Vcc

Peso de 1,2 kg

Mede 140 x 40 x 146 mm

Ótima saída de áudio

Dual watch, permite monitorar duas freqüências ao mesmo tempo

Dimmer

Vários modos de escaneamento

Já vem com microfone, suporte, cabo de alimentação, fusíveis e manual de instruções original

 

ICOM IC-2200H - R$ 629,00

 

65 Watts de potência ajustável

Chassis robusto em alumínio dissipa o calor e faz com que o rádio trabalhe frio

Simples operação (semelhante ao IC-2100H)

207 memórias

CTCSS e DTCS

Recepção de 118 (aviação) a 174 Mhz

Transmissão de 144 a 148 Mhz

Opera em FM e AM(só recepção)

Alimentação 13,8Vcc

Consumo máximo 15A

Peso aproximado 1,3kg

Dimensões: 40mm (altura) x 140mm (largura) x 208mm (profundidade)

Todas as funções do rádio podem ser controladas no microfone

Jaque para alto-falante externo

Acompanha microfone, cabo de força, fusíveis reserva, suporte e parafusos para uso móvel e manual de instruções original.

 

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra
radios para comunicacao moveis

 

TALKABOUT (GMRS/FRS) = o limite de potência no Brasil para o TA é 5W = aproximadamente 5km...

 

Motorola T8500 - R$210.00

 

Serve para utilização em atividades outdoor e também para uso na cidade.

Com 22 canais diferentes com 121 filtros misturadores, você não ficará preocupado com outras pessoas escutando suas conversas.

Alcance de até 29 km em áreas abertas e 2,5km em áreas urbanas (informação fornecida pelo fabricante para condições ideais de uso).

Aviso de bateria fraca.

Opera 7 canais UHF na banda FRS com 1/2 watt.

Opera 7 canais UHF nas bandas FRS/GMRS com 2 watt.

Opera 8 canais UHF na banda GMRS com 2 watt.

Display com iluminação de fundo.

Conector para fone de ouvido e microfone com VOX Control.

121 códigos para eliminação de interferências.

Sensibilidade do microfone com 03 estágios de sensibilidade.

Misturador de mensagens com 03 códigos diferentes.

10 tons de chamada.

Vibracall

Tom de confirmação.

Alerta sonoro de bateria fraca.

Filtro QT para eliminação de ruidos.

Priority Scan.

Scan Manual.

Scan Advance - passa para o próximo canal ativo.

Nuisanse Delete - Remove um canal não desejado da lista de Scan.

Botão de travamento do teclado.

Clipe de cinto.

Voltagem: 110v

Dimensões: 164 x 54 x 29 mm (cada rádio, incluindo a antena)

Peso: 0,250K (cada rádio)

 

Midland G-225 -

 

Potência de 2 Watts

22 Canais

Até 11km de alcance

836 canais privativos

LCD Backlit

Resistente à água

Compatível com todos FRS/GMRS

Opção de alta e baixa potência

Usa 4 baterias AAA

 

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Membros de Honra

Código Q é adotado internacionalmente por Forças Armadas

 

Trata-se de uma coleção padronizada de três letras, todas começando com a letra "Q", inicialmente desenvolvida para comunicação radiotelegráfica comercial, e posteriormente adotada por outros serviços de rádios, especialmente o radioamadorismo.

 

Apesar de os códigos Q terem sido criados quando o rádio usava apenas o código Morse, eles continuaram a ser empregados depois da introdução das transmissões por voz.

 

Os códigos Q compreendidos entre QAA-QNZ são reservados para uso aeronáutico; QOA-QOZ para uso marítimo; QRA-QUZ para todos os serviços.

 

QAP

Está na escuta?

Permaneça na escuta ou estou na escuta

 

QAM

Qual é a condição meteorológica?

Aqui a condição meteorológia é ...

 

QRA

Qual o nome operador?

O meu nome é ...

 

QRB

A qual distância aproximada você está da minha estação?

A distância aproximada entre nossas estações é... milhas náuticas (ou quilômetros)

 

QRC

Que organização particular (ou administração estadual) liquida as contas de sua estação?

A liqüidação das contas da minha estação está sob o encargo da organização particular... (ou da administração estadual...)

 

QRD

Aonde vai e de onde vem?

Vou a... e venho de...

 

QRE

A que horas pensa chegar a... (ou estar sobre...) (lugar)

Penso chegar a...(lugar) (ou estar sobre...) às... horas.

 

QRG

Qual é minha freqüência exata (ou freqüência exata de...)?

Sua freqüência exata (ou freqüência exata de...) é... KHz (ou... MHz).

 

QRH

Minha freqüência varia?

Sua freqüência varia.

 

QRI

Como é a tonalidade de minha estação?

A tonalidade de sua estação é:

1. Boa

2. Variável

3. Ruim

 

QRJ

Quantas chamadas radiotelefônicas você tem para despachar?

Eu tenho ... chamadas radiotelefônicas para despachar.

 

QRK

Qual a clareza dos meus sinais (ou de...) ?

A clareza de seus sinais (ou dos sinais de) é:

1. Ruim

2. Pobre

3. Razoável

4. Boa

5. Excelente

 

QRL

Você está ocupado?

Estou ocupado (ou ocupado com...).

Favor não interferir

 

QRM

Está sendo interferido?

Sofre interferência:

1. Nulas

2. Ligeira

3. Moderada

4. Severa

5. Extrema

 

QRN

Está sendo perturbado por estática?

Estou sendo perturbado por estática:

1. Não

2. Ligeiramente

3. Moderadamente

4. Severamente

5. Extremamente

 

QRO

Devo aumentar a potência do transmissor?

Aumente a potência do transmissor.

 

QRP

Devo diminuir a potência do transmissor?

Diminua a potência do transmissor.

 

QRQ

Devo transmitir mais depressa?

Transmita mais depressa (...palavras por minuto).

 

QRR

Está pronto para operação automática?

Estou pronto para operação automática. Transmita à... palavras por minuto.

 

QRS

Devo transmitir mais devagar?

Transmita mais devagar (... palavras por minuto).

 

QRT

Devo cessar a transmissão?

Cesse a transmissão.

 

QRU

Tem algo para mim?

Não tenho nada para você.

 

QRV

Está preparado?

Estou preparado.

 

QRW

Devo avisar a... que você o está chamando em ... KHz(ou...MHz).

Por favor, avise ... que o estou chamando em ...KHz(ou ...MHz).

 

QRX

Quando você chamará novamente?

Eu o chamarei novamente às... horas, em ...KHz(ou ...MHz).

 

QRY

Qual a minha ordem de vez?

(Refere-se a comunicação)

É número ...(ou de acordo com qualquer indicação)

 

QRZ

Quem está me chamando?

Você está sendo chamado por ... em... KHz (ou ... MHz).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

QSA Qual a intensidade de meus sinais(ou dos sinais de...)? A intensidade dos seus sinais (ou dos sinais de ...) é:

 

1. Apenas perceptível

2. Fraca

3. Satisfatória

4. Boa

5. Ótima

 

QSB A intensidade de meus sinais varia? A intensidade de seus sinais varia.

QSC Sua embarcação é de carga? Minha embarcação é de carga.

QSD Minha manipulaçõa está defeituosa? Sua manipulação está defeituosa.

QSE Qual o deslocamento estimado da embarcação de salvamento? O deslocamento estimado da embarcação de salvamento é ... (números e unidades).

QSF Você realizou o salvamento? Eu realizei o salvamento e estou seguindo para a base ... (com ... pessoas feridas necessitando ambulância).

QSG Devo transmitir ... telegramas de uma vez? Transmita ... telegramas de uma vez.

QSH Você é capaz de retornar usando seu equipamento radiogoniométrico? Eu sou capaz de retornar usando meu equipamento radiogoniométrico.

QSI Não consegui interromper a ... (indicativo de chamada). Sua transmissão ou informe que não conseguir interromper sua transmissão em ...KHz (ou ... MHz).

QSJ Qual a taxa a ser cobrada para ... incluindo sua taxa interna? A taxa a ser cobrada para ... incluindo a minha taxa interna é ... francos, ou reais, ou dólares ...

QSK Pode ouvir-me entre seus sinais, em casa afirmativo, posso interromper sua transmissão? Posso ouvi-lo entre meus sinais: pode interromper minha transmissão.

QSL Pode acusar recebimento? Acuso recebimento.

QSM Devo repetir o último telegrama que transmiti para você (ou algum telegrama anterior)? Repita o último telegrama que você enviou para mim(ou telegrama(s) número(s)...).

QSN Escutou-me ou ...(indicativo de chamada) em ...KHz (ou ...MHz)? Escutei-o ou ...(indicativo de chamada) em ...KHz (ou ...MHz)

QSO Pode comunicar-me diretamente (ou por retransmissão) com...? Posso comunicar-me diretamente (ou por retransmissão) com... .

QSP Quer retransmitir gratuitamente a ...? Vou retransmitir gratuitamente a... .

QSQ Há médicos ou Enfermeiros a bordo ou ... (nome da pessoa) a bordo? Há médicos ou Enfermeiros a bordo ou ... (nome da pessoa) a bordo.

QSR Devo repetir a chamada na freqüência de chamada? Repita a chamada na freqüência de chamada: não ouvi você (ou há interferência).

QSS Que freqüência de trabalho você usará? Usarei a freqüência de trabalho de ...KHz (normalmente basta indicar os três último algarismo da freqüência).

QSU Devo transmitir ou responder nesta freqüência ou em ...KHz(ou ... MHz) com emissões do tipo...? Transmita ou responda nesta freqüência ou em ...KHz(ou ... MHz) com emissões do tipo... .

QSV Devo transmitir uma série de "v" nesta freqüência ou em ... KHz(ou ... MHz)? Transmita uma série de "v" nesta freqüência ou em ... KHz(ou ... MHz)?

QSW Vai transmitir nesta freqüência ou em ... KHz (ou ... MHz) (com emissão do tipo ...)? Vou transmitir nesta freqüência ou em ... KHz (ou ... MHz) (com emissão do tipo ...),

QSX Quer escutar a ... (indicativo de chamada) em ... KHz ( ou ... MHz)? Estou escutando a ... (indicativo de chamada) em ... KHz ( ou ... MHz)?

QSY Devo transmitr em outra freqüência? Transmita em outra freqüência ou em ... KHz (ou... MHz).

QSZ Tenho que transmitir cada palavra ou grupo mais de uma vez? Transmita cada plavra ou grupo duas vezes (ou ... vezes).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

QTA Devo cancelar o mensagem número ...? Cancele o mensagem número ... .

QTB Concorda com minha contagem de palavras? Eu não concordo com sua contagem de palavras; vou pedir a primeira letras ou dígito de cada palavra ou grupo.

QTC Quantos recados para transmitir? Tenho ... recado transmitir (ou para ...).

QTD O que recolheu o barca ou a aeronave de salvamento? ... (identificação) recolheu:

 

1. ... (número) sobreviventes.

2. ... restos de naufrágio.

3. ... (número) de cadáveres

 

QTE Qual a minha orientação com relação a você? ou

 

Qual a minha orientação com relação a ... (indicativo de chamada)

Sua orientação verdadeira com relação a mim é... grau as... horas ou

 

A orientação verdadeira de ...(indicativo de chamada) com relação a ... (indicativo de chamada) era de ... grau as ... horas.

QTF Quer indicar a posição de minha estação de acordo com as orientações tomadas pelas estações refiogoniométricas que você controla? A posição de sua estação de acordo com as orientações tomadas pelas estações radiogoniométricas que, eu controlo era ... latitude, ... longitude, (ou outra indicação de posição) tipo... às ... horas.

QTG Quer transmitir dois traços de 10 segundos cada, seguidos de seu indicativo de chamada (repetindo ... vezes) em KHz(ou ...MHz)?

 

Quer pedir dois traços de 10 segundos cada, seguidos de seu indicativo de chamada (repetindo ... vezes) em KHz(ou ...MHz)?

Vou transmitir dois traços de 10 segundos cada, seguidos de seu indicativo de chamada (repetindo ... vezes) em KHz(ou ...MHz).

 

Pedi dois traços de 10 segundos cada, seguidos de seu indicativo de chamada (repetindo ... vezes) em KHz(ou ...MHz).

QTH Qual é seu local endereço posição em latitude e longitude (ou de acordo com qualquer outra indicação)? Meu local de endereço posição é ... de latitude, ... de longitude(ou de acorde com qualquer outra indicação).

QTI Qual é o seu rumo VERDADEIRO? Meu rumo VERDADEIRO é ... graus.

QTJ Qual a sua velocidade (refere-se à velocidade de um navio ou aeronave com relação à água ou ar, respectivamente). Minha velocidade é de ... nós (ou quilômetros por horas, ou milhas por hora). (indique a velocidade de um navio ou aeronave através da água ou ar, respectivamente).

QTK Qual a velocidade de sua aeronave com relação à superfície terrestre? A velocidade de minha aeronave com relação à superfície terrestre ér ... nós (ou quilômetros por horas, ou milhas terrestres por hora).

QTL Qual o seu rumo VERDADEIRO? Meu rumo VERDADEIRO é ... graus.

QTM Qual é o seu rumo MAGNÉTICO? Meu rumo MAGNÉTICO é ... graus.

QTN A que horas saiu de ... (lugar)? Saí de ... (lugar) às ... horas.

QTO Pode comunicar-se com minha estação por meio de código internacional de sinais? Vou comunicar-me com sua estação por meio de código internacional de sinais.

QTR Qual é a hora certa? A hora certa é ... horas.

QTS Quer transmitir seu indicativo de chamada para sintonizar ou para que sua freqüência possa ser medida agora (ou às ... horas) em ... KHz (ou MHz)? Vou transmitir meu indicativo de chamada para sintonizar ou para que sua freqüência possa ser medida agora (ou às ... horas) em ... KHz (ou MHz).

QTT O sinal de identificação que segue se sobrepõe à outra emissão.

QTU Qual é o horário de funcionamento de sua estação? O horário de funcionamento da minha estação é ... horas.

QTV Devo fazer escuta por você na freqüência de ... KHz (ou ... MHz) das ... às ... horas? Faça escuta por você na freqüência de ... KHz (ou ... MHz) das ... às ... horas.

QTW Como se encontra os sobrevivente? Os sobreviventes se encontras em ... condições e precisam urgentemente ...

QTX Quer manter sua estação aberta para nova comunicação comigo até que eu o avise(ou até às... horas)? Vou manter minha estação aberta para nova comunicação com você até que me avise (ou até ás ... horas)

QTY Você está seguindo para o lugar do acidente? Caso afirmativo, quando espera chegar? Estou seguindo para o lugar do acidente e espero chegar às ... horas em ... (data).

QTZ Você continua a busca? Continuo a busca de ... (aeronave, navio, dispositivo de salvamento, sobreviventes ou destroços).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

QUA

Tem notícias de ... (indicativo de chamada)?

Envio notícias de ...(indicativo de chamada).

 

QUB

Pode dar-me na seguinte ordem, informações sobre: a direção em graus VERDADEIROS e velocidade do vento na superfície; visibilidade; condições meteriológicas atuais; quantidade, tipo e altura das nuvens sobre a superfície em ... (lugar de observação)?

Envio informações solicitadas: (As unidades usadas para velocidade e distâncias devem ser indicadas).

 

QUC

Qual é o número (ou outra estação) da última mensagem qe você recebeu de mim ou de ... (indicativo de chamada)?

O número (ou outra estação) da última mensagem recebida de você ou de ... (indicativo de chamada) é ... .

 

QUD

Recebeu o sinal de urgência transmitido por ... (indicativo de chamada da estação móvel)?

Recebi o sinal de urgência transmitido por ... (indicativo de chamada da estação móvel) às ... horas.

 

QUE

Pode usar telefonia tem ... (idioma) por meio de intérprete, se possível, em quaisquer freqüência?

Posso usar telefonia em ... (idioma) em ... KHz (ou ... MHz).

 

QUF

Recebeu o sinal de perigo transmitido por ... (indicativo de chamada da estação móvel)?

Recebi o sinal de perigo transmitido por ... (indicativo de chamada da estação móvel)?

 

QUH

Quer dar-me a pressão barométrica atual ao nível do mar?

A pressão barométrica atual ao nível do mar é ...(unidades).

 

QUI

Suas luzes de navegação estão acesas?

Minhas luzes de navegação estão acesas

 

QUJ

Quer indicar o rumo VERDADEIRO para chegar a você (ou ...)?

O rumo VERDADEIRO para me alcançar (ou ...) ... graus às ... horas.

 

QUK

Pode me informar as condições do mar observada em ... (lugar ou coordenadas)?

O mar em ... (lugar ou coordenadas) está ... .

 

QUL

Pode me informar as vagas observadas em ... (lugar ou coordenadas)?

As vagas em ... (lugar ou coordenadas) são ... .

 

QUM

Posso recomeçar tráfego normal?

Pode começar tráfego normal.

 

QUN

Solicito às embarcações que se encontram em minhas proximidades imediatas ou (nas proximidades de ... latitude e ... longitude) ou (nas proximidades de ... ) favor indicar rumo VERDADEIRO e velocidade.

Minha posição, rumo VERDADEIRO e velocidade são ... .

 

QUO

Devo efetuar busca de:

1. aeronave

2. navio

3. embarcação de salvamento nas proximidades de ... latitude, ... longitude (ou de acordo com qualquer outra indicação) ?

Efetue busca de:

1. aeronave

2. navio

3. embarcação de salvamento nas proximidades de ... latitude, ... longitude (ou de acordo com qualquer outra indicação).

 

QUP

Quer indicar sua posição por meio de:

1. refletores

2. rastro de fumaça

3. sinais pirotécnicos?

Estou indicando minha posição por meio de:

1. refletores

2. rastro de fumaça

3. sinais pirotécnicos?

 

QUQ

Devo orientar meu refletor quase verticalmente para uma nuvem, piscando se possível e, caso aviste sua aeronave, dirigir o facho contra o vento e sobre a água (ou solo) para facilitar seu pouso?

Por favor, orientar seu refletor quase verticalmente para uma nuvem, piscando se possível e, caso aviste sua aeronave, dirigir o facho contra o vento e sobre a água (ou solo) para facilitar meu pouso.

 

QUR

Os sobreviventes:

1. Receberam equipamentos salva-vidas?

2. Foram recolhidos por embarcação de salvamento?

3. Foram encontrados por grupo de salvamento de terra?

Os sobreviventes:

1. Receberam equipamentos salva-vidas?

2. Foram recolhidos por embarcação de salvamento?

3. Foram encontrados por grupo de salvamento de terra.

 

QUS

Você avistou sobreviventes ou destroços? Em caso afirmativo, em que posição?

Avistei:

1. sobreviventes na água;

2. sobreviventes em balsas;

3. destroços na latitude ..., longitude ... (ou de acordo com qualquer outra informação).

 

QUT

Foi marcado o local do acidente?

A posição do acidente está marcada por:

1. balsa flamígena ou fumígena;

2. bóia;

3. produto corante;

4. ... (especificar qualquer outro sinal)

 

QUU

Devo dirigir o navio ou aeronave para minha posição? Dirija o navio ou aeronave (indicativo de chamada)?

1. para sua posição transmitindo seu indicativo de chamada e traços longos em ... KHz (ou ... MHz);

2. transmitindo em ... KHz (ou MHz) o rumo verdadeiro para chegar a você.

 

QUW

Você está na área de busca designada como ... nome da zona ou latitude e longitude) ?

Estou na área de busca (designação).

 

QUY

Foi marcada a posição da embarcação de salvamento?

A posição da embarcação de salvamento foi marcada às ... horas por:

1. baliza flamígena;

2. bóia;

3. produto corante;

4. ...(especificar qualquer outro sinal).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • Membros

Tenho uma duvida em relação à licença do PX

 

Se eu comprar 2 radios sendo que um é para ficar comigo em campo e o outro com a pessoa que me acompanha, como fica a questão da licença ? Posso pegar as 2 no meu nome ? E se a pessoa for abordada por um fiscal sem estar comigo, se ele apresentar a licença no meu nome pode dar problema mesmo assim ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Se seguirmos a risca a norma de uso do radiocidadao (px) ...

 

 

Se eu comprar 2 radios sendo que um é para ficar comigo em campo e o outro com a pessoa que me acompanha, como fica a questão da licença ?

 

 

licençA do radio é para todos ou seja, ambos tem que tirar a licença de uso do PX...

 

mas se usar um talkabouth,nao precisa de licença...

 

 

Posso pegar as 2 no meu nome ?

 

 

pode ter dois radios mas nao pode entrega-lo a quem nao tem licença...

 

 

E se a pessoa for abordada por um fiscal sem estar comigo, se ele apresentar a licença no meu nome pode dar problema mesmo assim ?

 

 

certamente dara uma dor de cabeça enorme... fora apreencaodo aparelho.... e multa...

 

[]s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...
  • Membros

Oi, Murillus, tudo bem?

Achei muito boa essas informações, estava mesmo procurando saber mais a respeito pois estou querendo comprar um aparelho para dar de presente para um casal de amigos. Eles costumam fazer trilhas (por vezes eu acompanho eles) mas não frequentemente, por isso não sei se vale a pena tirar uma licença para pegar um PX, o que você acha? Por outro lado, será que para essa finalidade é suficiente um talkabout já que você diz que ele é mais indicado para lugares com obstáculos, etc?

Ah, aproveitando, se ainda assim for interessante comprar um talkabout, o modelo que você cita é o que recomenda?

Valeu!

Re

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...