Ir para conteúdo

Posts Recomendados

  • Colaboradores

Adam, eu fiquei com as mesmas dúvidas e tão confuso quanto o dglopes... vou fazer uma pergunta de amador... :oops:

tá certo que nao se pode comparar laranja com limão, apesar de serem frutas parecidas e que a escolha é uma coisa um tanto quanto particular.

mas se voce fosse um simples mortal no ramo da fotografia, qual voce escolheria? D60 ou XSI. (levando em consideração qualidade, preço, etc.) ou seja, qual seria sua escolha particular?

 

hoje tenho uma Canon S3is e uma SD1100is (pra levar no bolso) e ja consigo usar bem todos os recursos que elas oferecem.

gosto muito das duas.

 

Eu to querendo partir para algo mais avançado na área de fotografia.

voce acha que uma D60 ou a Xsi ta de bom tamanho ou to dando um salto curto ou longo demais?

 

Abraços e parabés pelos posts.

Marcelo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Respostas 174
  • Criado
  • Última resposta

Usuários Mais Ativos no Tópico

Usuários Mais Ativos no Tópico

  • Membros

Hey!

 

Piaciteli: Eu estou me referindo sempre ao comparativo entre os dois modelos CANON XSI e NIKON D60. Se as outras Canon ou Nikon são boas, não sei porque tentei estudar apenas estas duas (as que enquadram no meu orçamento - consegui cada uma por 1700, de modo que diferença entre preços deixa de ser um fator de escolha). Sobre a Canon ser vencedora no quesito recursos quis afirmar apenas que a Canon tem mais recursos que a NIkon - liveview, 12Mp, menos ruído, conexão PC... mas a Nikon tem uma imagem melhor (a meu ver) porque tem mais qualidade de cor. São dois pontos de comparação diferentes uma vez que os recursos apresentados não alterariam a captação da imagem em se tratando de qualidade. Eu imaginava que esta diferença era devido apenas à qualidade da lente. Logo a lente da Nikon seria melhor que a da Canon. Então tenho duas comparações no meu texto: quantidade de recursos e qualidade de imagem. A canon ganharia no 1o e a nikon no 2o. Mas aqui, fiquei bravo com você por uma coisa: "desculpe a minha colocação..." Onde já se viu pedir desculpas desse jeito aqui no fórum! Eu quero que as pessoas coloquem! (opa!) Pode mandar pergunta e dúvidas sim! Manda brasa! :D

 

Adam! Eu sabia que ia me responder aqui! Tenho visto seus posts, gostei muito, parabéns!

 

"CMOS e CCD são tecnologias totalmente diferentes... o ccd é bem mais caro que o cmos.. possui mais ruido sim.. possui.. porem possui muito mais cor do que o cmos.. .o cmos.. possui cores frias ... e apagadas... o ccd transmite cores mais quentes e vivas..."

 

Realmente eu não sabia isso. O que tomei como base sempre foram testes de comparação que vejo no site http://www.steves-digicams.com e na revista Fotografe Melhor.

Fui em uma das lojas da Conselheiro Crispiniano e perguntei ao vendedor qual seria a melhor escolha entre as duas e ele me disse praticamente tudo que eu escrevi no último post e depois confirmei lendo bastante sobre as duas câmeras. O vendedor, no caso citado, afirmou que o CMOS era usado em câmeras profissionais e a XIS estava inaugurando isso em uma câmera semi. Logo, pensei: "se ela tem um sensor de câmera profissional, é melhor que o ccd!"

 

Mas o quesito COR eu acho muito importante. Não quero ficar alterando depois no photoshop cada foto que eu tirei até conseguir um nível que conseguiria só na base do Click. Tenho em mente que algumas alterações poderão ser feitas, mas se cada foto pede uma alteração, eu desisto. Espero mais uns 2 anos até melhorarem essas máquinas.

De início eu não tinha nenhuma referência sobre DSLR. Passei várias horas em alguns dias no centro de SP olhando as possibilidades de preços, principalmente no mercado paralelo. Tinha em mente a Canon 40D como ideal, mas depois de um mês desisti por causa do preço. Hoje resumi minha escolha entre as duas, Canon XSI e Nikon D60. Comprei uma D60 para uma amiga que diz estar gostando, mas isso é informação que não é válida pra uma escolha. Cada um tem seu gosto e seus desejos.

 

 

Já peguei as duas, mas não observei na época qual era melhor. Me lembro apenas quando peguei as da Sony (era uma das escolhas) que ficaram péssima! Arestas e tamanho desconfortável, parecia que ia cair da mão se eu não segurasse direito, péssima pegada.

Sobre os testes que questionou.

Os testes de cor foram baseados em 3 tipos de imagens:

um edifício

http://www.steves-digicams.com/2008_reviews/nikon_d60/samples/DSC_0030.JPG D60

http://www.steves-digicams.com/2008_reviews/canon_rebel_xsi/samples/IMG_0117.JPG XSI

 

caiaques

http://www.steves-digicams.com/2008_reviews/nikon_d60/samples/DSC_0015.JPG D60

http://www.steves-digicams.com/2008_reviews/canon_rebel_xsi/samples/IMG_0038.JPG XSI

 

E também destas imagens a seguir que eu vi na Fotografe Melhor (escaneei para mostrar a vocês, o que as deixou com má qualidade, mas ainda é perceptível a diferença)

d60j.th.jpg Esta é a D60.

xsiq.th.jpg Esta, a Canon XSI.

 

Atento para o fato que todos os testes das câmeras foram feitos sem filtros ou lentes específicas. Foram com as lentes do kit básico= 18-55mm VR/IS.

Ah, e com relação à bateria, a informação que tirei foi da revista Fotografe Melhor, no comparativo que fizeram entre as duas na edição 141, que mencionei antes.

Então, Adam, se eu comprar uma lente Sigma para substituir a do kit da Canon provavelmente eu iria continuar com o problema de cores frias uma vez que o sensor (CCDxCMOS) que vai regular isso, correto?

Mais uma dúvida, o corpo das câmeras. Acho que estas duas tem corpo de plástico industrial enquando algumas, como a Canon 40D tem uma liga metálica (não é adamantium!). Essa diferença de material realmente é importante? Qual seria uma situação típica em que o corpo metálico seria essencial? Quedas? Impactos Fortes? Manutenção? Estabilidade dos componetes internos?

Bom, não vou me alongar mais. Já vou pesquisar mais sobre os sensores ccd e cmos.

 

Abraços!

Douglas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Fala Marcelo, blz cara....

 

bom tentarei ser mais claro... em relação a escolha... acho que vc não ta dando nem um passo muito curto nem longo.. diria que na medida.. pois vc esta saindo de uma prosumer... e entrando no mundo das DSLR... e nada melhor que entrar com as cameras mais basicas... para ir conhecendo... até mesmo pq para você... pode ser que não tenha necessidade de uma camera mais cara.. o que eu sempre digo para a galera.. é para se preocupar mais com as lentes do que com a propria camera...

 

em relação a comprar a D60 ou XSI... eu acho que as duas são excelentes cameras... eu ... ficaria com a D60 por puro gosto.. não gosto da canon.. acho a pegada dela mto fraca.... se o preço for o mesmo.. talvez a xsi seja mais negocio.... mas o que eu recomendo você a fazer é o seguinte... va em alguma loja... e experimente as duas cameras.. pegue na mão.. mexa.. fuça as funções... e veja qual lhe agrada mais.... e compre esta...

 

abração

 

dglopes, vamos la cara...

 

vou dar um pitaco totalmente pessoal OK... referencias da CONSIGO e da FOTOGRAFE melhor para mim são nulos... acho pessimo os dois.. o pessoal da consigo é horrivel .. a canon ja usa CMOS faz tempo... e só estão utilizando cmos hoje por ser mais barato... se não continuariam usando ccd... isso é fato....

 

Cuidado com esses sites de reviews.. e etc.. um bom site para isso é o Dpreview.... a Canon tem mais recursos sim.. mas ao meu ver recursos que não me atraem... os MP a mais não servem praticamente de nada... eu com minha D50 ja imprimi fotos de mais de 1,5mt sem nenhum problea... com a D200 nunca tentei imprimir maisq que isso... live view dessas cameras é pessimoooooooooooo... e depois que vc começar a fotografar com o viewfinder... nunca mais vai querer fotografar nada pelo visor rs... certeza disso...

 

Agora que vi que vc falou da lente 18-55 vr e a IS... essa IS sofreu mudanças bruscas para melhor.. ela ta praticamente pau a pau com a da nikon... quanto aos retoques no PS... não é bem assim cara.. senão ninguem usaria CMOS rs... não é que não tem cores.. é que as cores são mais frias...a canon sempre foi assim.. sempre teve cores mais fortes...

 

a canon é famosa por ter uma boa gama de lente a preços convidativos... e ter um sistema de foco muito bom.. a nikon era reconhecida por suas lentes excelentes... cores... e sistema de flash... cada camera.. tem suas coisas boas e ruins... e para decidir o que é melhor em uma ou outra.. só você mesmo pode dizer...

 

o que eu posso dizer é que ambas.. são ótimas cameras para se começar.... com qualquer uma delas vc estara bem servido... e digo mais.. eu se fosse vc ainda partiria para algo mais barato.. já que vc esta entrando agora no mundo DSLR... procure uma CANON XT, XTI ou então uma NIKON D50(excelente.. derruba de longe qualquer d40/d60/d5000).. D40/x... que são cameras mais baratas....

 

e faça o que te disse.. va no centro da cidade e teste as cameras na mão... e veja qual vc se sente melhor.. fuça na camera... ve os botões... atalhos e etc....

 

e tome muito cuidado com as infos que vc lê por ai... sempre procure uma 2ª... 3ª.. 4ª opinião.. para ver se é isso mesmo ok?

 

abço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

E aí Adam!

Cara, realmente você ajudou muito. Eu sempre achei que os testes da Fotografe seriam questionáveis e tive certeza quando me disse no post anterior as verdades sobre os sensores. Na matéria, deixam a entender que só a lente daria a diferença nas cores... Eles têm uma matérias legais, mas eu sempre duvidei deles nos comparativos. Como tinha preguiça de ficar clicando nos links dos sites na internet que oferecem isso, preferi ficar no material impresso mesmo. Por falar em material impresso....

 

Não rola de você fazer um tópico pra gente explicando um pouco mais sobre essa coisa de impressão?

Me disse que a qualidade da impressão de sua D50 permitiu impressão de 1,5mt (!) e eu já ouvi um amigo meu dizer: existe uma diferença entre impressão e revelação (durante uma conversa, querendo me dizer que a Nikon D40 dele seria tudo que eu precisaria).

Realmente não levei em consideração a diferença entre 12 e 10Mp das câmeras até porque pretendia escolher uma com até 10.

Não queria uma com 5 ou 6 porque se eu conseguir uma foto espetacular em algum dia, não quero ter a frustração de não poder imprimir ela para uma exposição 8).

Estou partindo na escolha da XSI ou D60 porque já tive contato com SLR("analógica") durante a graduação em arquitetura e desde lá tento me manter informado sobre câmeras e modos de exposição, etc...tenho um punhadinho de fotos elogiadas! (mas como percebeu, eu tento me manter informado, que é diferente de ser informado...). Como economizei muita grana durante muito tempo pra essa câmera, pretendo que ela me acompanhe por, pelo menos 5 anos, podendo comprar lentes pra ela assim que sentir necessidade (já de cara pretendo a compra de uma grande angular).

 

Bom, tenho o livro da National Geographic"Guia completo de fotografia" que me deu algumas dicas legais e principalmente dipôs uma série de links que seriam úteis para um fotógrafo - São 4 ou 5 páginas de links comentados!

Através desse livro eu descobri uns sites com review bons (eu acho...) e com esse que passou, o Dpreview, imagino que terei como tirar minha dúvida completamente ou, quem sabe, me por na cabeça alguma outra câmera (como vc já o fez!).

Depois de tanta discussão ainda me restou uma dúvida: se o CCD é melhor, porque existe o CMOS? Acho que vou lhe poupar desse trabalho e vou procurar mais informações na internet. Já fez muita coisa por mim!

 

Agradeço de coraçao a ajuda, agora vou em busca deste cálice sagrado.

Abração!

Douglas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • Membros

Bom...resolvi.

Ainda não comprei porque estou juntando a grana, mas decidi que vou comprar a Canon XSi.

A única informação contra seria que a lente do kit é pior que a da Nikon. Todo mundo menciona as lentes da nikon como as melhores, mas eu não tenho planos futuros para investimento em fotografia...

Vou pegar a do kit mesmo, mas depois irei procurar sobre as lentes Sigma, Tamron e Tokina(eu acho).

Elas são mais baratas que as Canon ou Nikon e pode-se achar algumas com a mesma qualidade (em alguns casos...até melhor!).

 

Sobre diferença de cor, descobri que isso é configurado pelo usuário. A XSi ainda mostrou mais definição de detalhes e o CMOS com menos ruído em ISO alta pareceu ser um bom ponto.

Sobre o live view...nao considerei a existencia dele para efeito de comparação, apesar de que se eu quiser vendê-la, ele poderá ser uma qualidade se o anúncio for visto por uma pessoa com pouco contato com fotografia.

A diferença de 12 para 10 Mp tb não é relevante na comparação...acho que se fosse entre 10 e 15 seria.

E ainda eu achei uma XSi por 1300 aqui em SP.... ;)

Na BHphoto ela sairia por 620$+200$ envio = 1600 reais +- e a compra seria complexa....eu teria de comprar vários 'vale presente' da loja porque meu cartão tem um limite pequeno pra uma compra de 800$.

 

Mas eu recomendo que seu amigo olhe este fórum e outro (tem um que eu citei aqui, mas não lembro mais o nome) para saber mais. O pior que pode acontecer é ele não se decidir, mas garanto que terá um punhado de informação sobre câmeras....

O primeiro passo é decidir pra que ele quer a câmera, qual uso. Daí ele vai direcionar a pesquisa. Se quiser ficar mais avançadona fotografia e não só um simples e raro hobby, vale a dica do Alam:

"Não é a câmera, mas as lentes..."

A câmera vc vende, compra uma melhor, mas as lentes ficam pra sempre (e, as vezes, custam o mesmo preço da câmera). O tempo passa, o tempo voa, mas a Poupança Bamerindus continua numa boa!

 

Mas aqui....pra deixar claro uma coisa: Eu sempre fiz comparação entre Canon, Nikon e Sony. Cameras da marca Sigma, pentax, Olympus, não estudei.

Não sei falar nada delas e por causa disso arrisco depois descobrir que uma delas era ideal pra mim (e mais barata).

Preferi restringir nas Sony, NIkon e Canon porque todo mundo usa, logo eu poderia confiar.

Mas detestei as Sony. Depois do momento que peguei uma na mão (era a alfa 200 e/ou alfa 300) detestei. Nem procurei mais informação. Era muito pequena, anatomicamente péssima!!!! Se seu amigo tiver menos que 15 anos ele pode achar legal.

 

Ah....aqui, olha este site:

http://www.dpreview.com/

 

Foi recomendação do Alam tb, eu acho.

É o melhor site que eu já vi sobre análises de câmeras. Dá pra tirar todas dúvidas por ali (depois que aprendeu um pouco das teorias e mecanismos de uma SLR).

Pode pegar este site e estudar porque tem tudo que precisa para tirar suas dúvidas finais, até gráficos comparativos!!! Depois que eu fucei, coloquei no Favoritos!

No mais é isso!

Qualquer coisa, meu email é dglopes@gmail.com

abraço!

Douglas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Douglas, Só corrigindo meu nome é Adam rs.. não Alan ::putz:: ...

 

Que bom que vc se decidiu... a camera é ótima... como disse para vc.. canon e nikon sao as tops do mercado.. mudam algumas coisas entre elas.. mas ambas são excelentes... mas vou dar alguns pitacos sobre algumas coisas que vc escreveu que eu não concordo OK?.. mas que nada tem a ver com suas escolhas....

 

Quando vc diz comprar lentes de marcas similares.. como Sigma, Tamron e Tokina acho ótimo ter esse pensamento.. eu mesmo tenho lentes.. NIKON, SIGMA e TAMRON... agora quando vc diz que em alguns casos elas chegam a ser até melhores que as originais CANON e NIKON.. ai não rola... existem lentes dessas marcas com excelente custo beneficio... mas sempre as Top das construtoras NIKON e CANON serão superior... porem isso tem um preço... mas não se engane ao pensar que pode ter uma lente tão boa quanto uma original comprando as paralelas ok?...

 

Sobre as cores... eu ja tinha dito antes.. a definição de cores é uma coisa.. tonalidade é outra... nunca a CANON vai ter as cores da NIKON.. e vc pode mexer onde vc quiser que não conseguira mudar isso... vc consegue mudar modo de cor... de RGB... SRGB por exemplo.. mas o resto só no Photoshop mesmo.. então não se confunda ok?...

 

A relação de ISO.. tambem não é bem assim.. hoje a NIKON possui cameras com uma relação ISOxRUIDO melhor que as CANON.. caso das novas cam da nikon...

 

Mas nada muito importante.. só estou dizendo que são coisas que vc pode estar enxergando erradamente.. mas que nada deve interferir na sua escolha ok...

 

abração :mrgreen:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

E aí Alan, blz? heheheheh

 

Adam, esse final de semana fiz um "curso" de fotografia aqui no SESC Rio Preto.

 

O fotógrafo é um cara renomado aqui na cidade (Rui Barbosa Jr.) e ele elogiou as cores das fotos que eu tirei com minha Nikon D40. Ele estava com uma 30D da Canon e acho que minhas fotos ficaram "melhores" (entre aspas hein?) que as dele.

 

Não sei se o que você citou se aplica aos modelos D40 e 30D, mas ele notou a diferença (e eu também).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros de Honra

Fala garoto... então... isso se deve ao fato da sua camera possuir CCD e a 30D dele possuir CMOS... só nisso ja da uma diferença de cor gritante... no caso de duas cameras com CMOS a diferença é menor.. mas ainda assim a saturação da NIKON é maior....

 

abração

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.


×
×
  • Criar Novo...