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Los Roques


jmohor

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Bruno,

 

paguei 1900 ida e volta (consegui esse preço na Expedicions Canaima, uma agência que tem no próprio aeroporto nacional). No guichê da Aerotuy estava custando 2050 e no da Chapi Air custava 2046. Não sei o que as agências fazem pra conseguir um preço mais barato, mas o fato foi este.

 

Quanto às pousadas... Lá varia muito. A mais barata que encontramos SEM CAFÉ DA MANHÃ E SEM JANTAR, só para dormir mesmo, estava custando 130 BSF por pessoa. Mas a Gremary (sr. Gregório), por exemplo, que é muito falada aqui, estava custando 250 BSF com café e jantar por pessoa. A La Cigala (também falada aqui) estava cobrando em dólares: 80 USD só com café.

 

 

Thalita, td bem?

 

Os valores que vc mencionou sobre as pousadas são valores cotatos na hora? faz tempo que você foi?

 

Estou indo em março e estou querendo cotar na hora, o que vc acha?

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Oi, Thalita

To indo com meu noivo pra lá em 15 dias.

Me diz uma coisa...todas as pousadas emprestam o cooler?

E se tu fecha pacotão nos passeios, tem um desconto bom?

E no valor dos passeios já estão incluídos e sombrinha e as cadeiras?

To indo só com a passagem de ida reservada pela tuy, pra comprar só a volta lá é tranquilo né? vou ficar 11 dias na ilha.

 

Desde já te agradeço.

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Oi, Thalita

To indo com meu noivo pra lá em 15 dias.

Me diz uma coisa...todas as pousadas emprestam o cooler?

E se tu fecha pacotão nos passeios, tem um desconto bom?

E no valor dos passeios já estão incluídos e sombrinha e as cadeiras?

To indo só com a passagem de ida reservada pela tuy, pra comprar só a volta lá é tranquilo né? vou ficar 11 dias na ilha.

 

Desde já te agradeço.

 

Mizoka, não sei informar se todas as pousadas emprestam cooler. Acho que se você for pagar o pacote completo da pousada, provavelmente vai ter a cava (cooler) no meio. Mas caso não haja, você pode alugar uma na Pluto Shop (mesmo lugar que aluga snorkel) por apenas 30 BSF a diária e comprar um sacão de gelo ali perto por 20 BSF. A gente fez isso um dia.

 

O Jesus dá 10% de desconto no pacote de passeios. Mas a gente foi escolhendo aos poucos mesmo, achei melhor assim... Fale com o Dani também, talvez ele possa dar mais desconto. Eles meio que concorrem, mas o Jesus é mais organizado mesmo, por isso fizemos a maioria dos passeios com ele.

 

Sim, sombrinha e cadeira estão inclusos no valor dos passeios.

 

Não sei se é tranquilo comprar a volta lá, mas deve ser. Só sei que sai mais caro.

 

;)

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Caros,

 

Estou tentando ir para Los Roque no carnaval, em março, mas estou encontrando algumas dificuldades.

A maioria das pousadas não tem mais vagas, já recebi a negativa da Mediterraneo, Rosaleda, La Gotera, Piano e Papaya só falta o email da La Cigala.

Alguém tem outra dica?

Não consigo saber informações de preços dos voos pela Tuy, o site não funciona direito. Será que consigo comprar a passagem lá? Essa época deve estar tudo lotado, né?!

 

abs

Cris

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Caros,

 

Estou tentando ir para Los Roque no carnaval, em março, mas estou encontrando algumas dificuldades.

A maioria das pousadas não tem mais vagas, já recebi a negativa da Mediterraneo, Rosaleda, La Gotera, Piano e Papaya só falta o email da La Cigala.

Alguém tem outra dica?

Não consigo saber informações de preços dos voos pela Tuy, o site não funciona direito. Será que consigo comprar a passagem lá? Essa época deve estar tudo lotado, né?!

 

abs

Cris

 

Cris,

 

Essas pousadas que você citou são as mais caras de lá. Há outras mais intermediárias, mas também boas: Guaripete, Gremary, Casa del Sol, El Recuerdo (fiquei uma noite nessa e posso dizer que é muito boa), etc.

 

Acho melhor não deixar pra comprar lá não. Se em janeiro já estava tudo caótico, imagina no carnaval.

 

Abraço,

Thalita.

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O carnaval é a época mais lotada de LR

Deixar passagem pra hora é grande a chance de passar uns dias em caracas e pagar caro.

Pousada é relativo, acho dificil ficar sem um teto pois em gran roque só o que tem é pousada, e em cima as vezes até se consegue um preço last minute melhor que o que eles pedem antecipado, mas tem que estar com o espirito de bater em varias portas....

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Pessoal, passei uma semana em Los Roques de 13 a 20 de dezembro de 2010, foi uma viagem incrível.

Vou contar a minha experiência, que é um misto de dicas sobre LR com o relato da minha viagem. Fico à disposição para responder questões e tirar dúvidas.

Uma versão mais completa deste relato, em formato mais fácil de ler e com fotos, está no blog:

http://kk-vision.blogspot.com/2011/01/los-roques-venezuela.html

http://kk-vision.blogspot.com/2011/01/los-roques-venezuela-2.html

http://kk-vision.blogspot.com/2011/01/los-roques-venezuela-3.html

etc...

 

Quantos dias devo ficar?

* Recomendo no mínimo 4 dias. A viagem é longa e um pouco cansativa para ficar apenas um final de semana. Nós ficamos lá uma semana e achamos pouco, pois são diversas ilhas e queríamos visitar todas. Se você for mergulhar, com certeza vai querer ficar pelo menos seis ou sete dias, porque cada mergulho toma um dia inteiro.

 

Quando é melhor para ir?

O clima de Los Roques é bom o ano inteiro. A época mais chuvosa é nos meses de outubro e novembro, porém as chuvas tendem a ser rápidas. A alta temporada corresponde ao verão no hemisfério norte, e os feriados de fim de ano. A baixa temporada vai de 15 de Janeiro a 1 de agosto e de 1 de Setembro a 15 de dezembro.

 

Quanto custa?

* Existem operadoras de turismo que oferecem o pacote de 7 dias a partir de US$ 1300 a 1600 por pessoa (sem o aéreo). Se você for por conta, pode economizar, mas dá trabalho. Para evitar a incerteza quanto à hospedagem e horários de voos, nós acabamos fechando a hospedagem em pensão completa na excelente pousada Guaripete, com alguns passeios inclusos e os voos de/para Los Roques por US$880 por pessoa, para uma semana.

* Se você optar por ficar em lugares mais simples, pode economizar ainda mais. Mas não se esqueça de contabilizar os passeios, refeições, mergulhos e outras coisas! E também corre o risco de não encontrar lugar na pousada desejada. Isso aconteceu com algumas pessoas que encontramos lá.

 

* Hospedagem: As pousadas mais simples cobram diárias a partir de US$ 50 por pessoa. As pousadas melhores (dependendo da temporada) variam tipicamente de US$75 só com café da manhã (Bed & Breakfast) até US$ 200 para pensão completa. Para maior tranquilidade, é melhor ficar em uma boa pousada com ar condicionado e pensão completa, que vai ficar em torno de US$100 por pessoa.

 

* Passeios:

- Para as ilhas mais próximas, como Madrizquí, Francisquí e Rasquí, e os bancos de areia como Cayo Muerto, Fabian e Vapor os passeios ficam em torno de BsF 30 a 40 (aproximadamente R$7,00 a 10,00). Ficando na pousada com pensão completa, esses passeios estão inclusos na diária.

- Para as ilhas de média distância, como Crasquí, Noronquises, Rabusquí, Sarquí, Espenquí e Carenero, de BsF 60 a 80 (cerca de R$15,00 a 20,00).

- Existem diversos passeios combinados, ou “tours”, que ficam em torno de BsF 80 a 160 (R$ 20,00 a 40,00), bem como os destinos mais distantes: Cayo de Agua, Boca de Sebastopol, Boca de Cote... Você também pode combinar um roteiro específico com o capitão da lancha. Por exemplo, em vez de fazer o roteiro padrão Cayo de Agua + Dos Mosquises, preferimos fazer Cayo de Agua + Carenero, que achamos mais bonito e interessante.

 

* Aluguéis: Barco por dia: BsF 1200 Sombrinhas: BsF 25 Cadeiras: BsF 5 Snorkel e Nadadeiras: BsF 40. Se ficar em pousada com pensão completa, eles fornecem cadeiras, toalhas, guarda-sol e a “cava “ (cooler) com comida e bebida.

* Mergulhos: Na Ecobuzos, o batismo (“discovery”): BsF 665 (equivalente a U$ 95 pela taxa vigente na ilha em dezembro de 2010, de BsF 7 por 1 dólar)

 

Antes de ir

* Recomenda-se que os viajantes tomem a vacina contra a febre amarela pelo menos 10 dias antes de embarcar, e levem o certificado internacional de vacina (CIV). Este pode ser obtido no aeroporto ou em um posto da anvisa. Porém, nós não tomamos a vacina e ninguém pediu o CIV em nenhum lugar...

 

Como chegar a Caracas

* Nós viajamos pela Gol-Varig, utilizando milhas (10 mil por trecho). No nosso caso, o bilhete Smiles cobriu os trechos Curitiba-Guarulhos e Guarulhos-Caracas. O voo saiu de Guarulhos ao meio dia (com uma hora de atraso, era para ser às 11h); chegamos em Caracas por volta de 15:00. São cinco horas e meia de voo, menos 2 horas e meia de diferença de fuso horário.

* Na volta, o voo sai de Caracas às 22:45 e chega em Guarulhos às 6 da manhã. Também há a opção de viajar pela TAM. Se você não utilizar milhas, fique de olho nas tarifas. Dependendo da época e da antecedencia da viagem, você pode conseguir passagens bem baratas.

* Se você vai usar suas milhas, não esqueça de incluir as taxas de embarque no seu orçamento. No nosso caso, foram duas taxas domésticas e uma internacional: somando tudo, deu mais de R$500 para três pessoas!

 

O que levar?

* Leve pouca bagagem. Nos voos para Los Roques, existe um limite de 10kg por pessoa, e até mesmo de tamanho das malas, porque os aviões são muito pequenos.

* Leve roupas leves: Biquínis/sungas, saídas de banho, camisetas, shorts, vestidinhos, bermudas, havaianas. Não precisa sapato, as ruas da ilha são de areia! Além das roupas de praia, cada um de nós só levou uma calça jeans e um par de tênis, para a viagem.

* Não subestime o sol de Los Roques, é muito intenso, o dia todo. Leve protetor solar, chapéu, óculos de sol e loção pós-sol. Se faltar, não se preocupe, você encontra protetor, pós-sol e repelente na ilha a preços similares aos do Brasil.

* Repelente – Levamos repelente e aparelhos de tomada. Também é bom ter alguma pomada para picada de insetos.

* As tomadas em Los Roques são no estilo americano, com fendas para dois pinos chatos. Se o aparelho contra insetos , ou seu carregador de baterias, etc, for no padrão brasileiro (dois pinos roliços), não serve. Então é bom levar um adaptador. A nossa pousada tinha e nos emprestou. Normalmente, eles também tem repelente e inseticida. A eletricidade lá é 110V.

* Lanterna – Frequentemente falta energia na ilha. As pousadas em geral têm gerador. No nosso caso, faltou energia só uma vez, durante o dia.

* Kit para snorkel (máscara, respirador e nadadeiras). Indispensável! É uma das melhores coisas para fazer em Los Roques. A variedade da vida marinha e a visibilidade são fantásticas. Você pode alugar o equipamento lá, mas eu prefiro usar o meu... Para os míopes como nós, a máscara de mergulho com lentes corretivas é essencial!

* Se você tiver, sapatilha de borracha para proteger seus pés na hora de andar até chegar a área de fazer snorkel. Não é essencial, mas é bem útil em alguns lugares, como a piscina natural de Francisquí, que tem o fundo muito pedregoso.

* Outra coisa extremamente útil é uma camisa para proteger suas costas na hora do snorkel. Levamos camisetas próprias para isso da O'Neill e Speedo, de lycra. Caso contrário, você pode queimar muito as costas. As mulheres devem tomar cuidado também com o sol no bumbum durante o snorkeling :)

* Câmera/filmadora para fotos e videos subaquáticos. A descartável (de filme) vende-se na ilha. Nós levamos uma compacta Canon D10, que filma e fotografa até 10m de profundidade. Levamos também uma filmadora, com uma bolsa estanque, e fizemos muitos videos dos peixinhos e corais!

* Leve também livros para ler ou cadernos para escrever ou desenhar, pois você vai passar o dia todo em alguma ilha e vai querer algo para passar o tempo!

 

Limite de Bagagem

* Trecho internacional Sao Paulo-Caracas: 32 kg.

* No trecho nacional Caracas-Los Roques, o limite é de apenas 10 kg por pessoa incluindo bagagem de mão (eles pesaram tudo junto, só na ida). O excesso é cobrado à base de BsF 4,00 por kg. No nosso caso, o total permitido seria de 30kg para 3 pessoas. Nossas bagagens excederam o peso (o total deu 37kg), mas não nos cobraram nada.

* Mais uma vez, atenção para o tamanho das malas. O avião que pegamos para Los Roques era minúsculo, eles reclamaram do tamanho da nossa mala maior, porque o espaço para bagagens é muito pequeno. Dependendo do avião, mesmo as malas de mão e mochilas podem ir para o bagageiro, porque o espaço na cabine é apertado.

 

Imigração

* O Aeroporto Internacional Simon Bolivar fica em Maiquetia, a uns 40km de Caracas. Na chegada, é um pouco estranho ver todos os banners proclamando os ideais bolivarianos e socialistas, exaltando Chavez, além da presença da guarda nacional. Mas o aeroporto é bem tranquilo e agradável, e a imigração foi rápida e sem problemas.

* Não esqueça de levar caneta (bolígrafo em español) para preencher os formulários. Eles deveriam ser distribuídos no avião, mas a Gol-Varig não fez isso e os passageiros tiveram que se amontoar no balcão da imigração na hora da chegada. Aliás, o serviço da Varig deixou bastante a desejar.

* Alguns aconselham a preencher o Formulário de Declaração de Bens ao entrar na Venezuela para não correr o risco de ter que dar explicações, caso seja abordado na alfândega na volta. Nós não preenchemos, mas não tivemos problemas.

 

Taxas

* Importante: troque bolivares para pagar todas essas taxas, pois eles não aceitam cartão de crédito e pagar em dólar fica muito mais caro.

* Taxa Aeroportuária Nacional – É uma taxa de embarque doméstico, paga somente na ida para Los Roques. Depois de fazer o check-in, vá ao balcão Aero Tasas e pague antes de entrar no saguão de embarque. Pagamos BsF 32,50 por pessoa.

* Taxa de Preservação do Parque Nacional do Arquipélago de Los Roques – pago na chegada à ilha. Valor: BsF 130,00 por pessoa.

* Taxa Aeroportuária Internacional – paga no retorno para o Brasil, depois do check-in no balcão da Aero Tasas. Valor: BsF 162,50 por pessoa. Guarde Bolívares para pagar essa taxa internacional no retorno!

 

Câmbio

* Como se sabe, o governo venezuelano exerce um controle rigoroso sobre o cambio, e a diferença entre a taxa oficial (1US$=BsF 4,30 ) e a praticada no câmbio paralelo é grande. Portanto, nada de usar cartão de crédito. O negócio é levar dólares em cash, e trocar pelos bolívares na medida do necessário. Para saber a taxa vigente em Maiquetia, consultei o @chavezparalelo no twitter. No dia da viagem (13/12/2010), estava 1US$=BsF 7,50. Outras fontes para saber a taxa de câmbio: http://www.dollar.nu/paralelo.php ; http://cotacao.eu/

* Em dezembro de 2010, 1 real era equivalente a mais ou menos 4 bolívares, considerando a taxa de BsF 7,50 por 1 dólar, e aproximadamente R$1,75 pelo dólar turismo.

* Na saída do desembarque internacional, os “maleteros” (carregadores) uniformizados abordam todo mundo para trocar dólares. A dica é negociar sempre. Decidi que não aceitaria menos do que 7,50. Chutei uma cotação de 8,00, e para minha surpresa, o primeiro cambista topou cambiar por 7,80.

* Claro que o pessoal no aeroporto fica dizendo que você precisa cambiar ali, pois em Los Roques é só pelo câmbio oficial. É mentira... mas o melhor negócio foi no aeroporto mesmo. Depois descobri que em Los Roques todos estavam trocando por 7,00 e foi um custo para conseguir 7,50. Ao contrário de todas as dicas que recebi antes de sair do Brasil, no aeroporto de Maiquetia o câmbio estava melhor do que em Los Roques. Em todo caso, é fácil trocar dólares em qualquer lugar.

* Vale repetir os avisos: existem muitos malandros no aeroporto, que enganam os turistas: aproveitam uma distração, trocam as notas de dólar e devolvem outras, dizendo que são falsas, ou estão rasgadas.

* No meu caso, foi bem tranquilo. O maletero me encaminhou para um cara que estava por perto, e fomos para um canto do saguão. Primeiro negociei a taxa, e calculei quantos bolívares daria em troca dos meus dólares. No caso, BsF 2.340 por US$ 300. Ele puxou um maço de notas e contou. Depois peguei os bolivares, contei e guardei. Por último entreguei os dólares para ele. Não faça as duas coisas ao mesmo tempo que você pode se perder e virar vítima de um golpe. E evite trocar grandes quantidades de uma vez só, troque no máximo uns 200 a 300 dolares.

* Para evitar o golpe das notas falsas, alguns brasileiros usam a técnica de fazer “pacotes” de US$100 com notas de U$20, grampeadas de 5 em 5. Assim, os malandros não têm como trocar as notas, pois estão grampeadas. No meu caso, ficou mais fácil, porque a corretora no Brasil me entregou todas as notas de 100 novinhas, com números de série sequenciais. Escaneei as cédulas e levei o dinheiro embrulhado no papel com as imagens das notas em sequência. Ficou óbvio que não dava para substituir uma delas por uma falsa.

* Repito a sugestão de trocar apenas o suficiente para pagar as taxas e pequenas despesas, e no meu caso, para o hotel em Caracas. Eu troquei 300 dólares para as despesas de 3 pessoas. Mais tarde, troquei mais em Los Roques para outros pequenos gastos na ilha.

 

Aeroporto Internacional e terminal doméstico

* Se você vai diretamente para Los Roques, deve ir do aeroporto internacional para o aeroporto nacional, ao lado. Pegue o corredor à esquerda da saída do saguão, depois de pegar suas bagagens e passar pelo raio-X , na direção “conexão nacional”.

* Se você vai pela Sundance-Jomicol, como nós, essa companhia fica no terminal auxiliar, que fica depois do aeroporto nacional. O caminho é longo, uns 700 metros. Dá para ir a pé, mas na volta, é uma subida! Quando voltamos de Los Roques, acabamos pegando um táxi (BsF 40 ou R$10,00), para não carregar as malas.

* Quem não quer pernoitar em Caracas, pode ir pela TAM e voltar de Varig. Os horários dão certo com os vôos de Los Roques. Com a ida pela TAM, dá pra aproveitar o dia da chegada, indo para a praia no final da manhã. Voltando pela Varig, dá para ficar na praia até umas 14:30h e pegar o voo das 17 pra Caracas.

 

Pernoite em Caracas (Maiquetia)

* Chegando no voo da Gol, fica tarde para ir no mesmo dia a Los Roques. É melhor (e mais barato) dormir em Caracas e sair cedo para a ilha. Fiz a reserva no hotel Catimar pela Internet, e recebi um e-mail com todas as informações para a chegada.

* Na chegada ao aeroporto, fui até a agência Roquemar, que me forneceu os vouchers do voo para Los Roques. Fica ali mesmo no saguão principal. Como o nosso voo tinha chegado com uma hora de atraso, eles ligaram para o Hotel Catimar, e poucos minutos depois a van chegou para nos levar pro hotel.

* O hotel não é grande coisa, mas é barato, limpo, fica próximo ao aeroporto, oferece translado grátis, e o ar condicionado funcionava bem. No saguão, há uma mini-loja de conveniências e uns computadores com acesso grátis à Internet. A vizinhança (bairro Catia La Mar) é meio sinistra, e não há bons restaurantes por ali. O restaurante do próprio hotel é bem ruim. É só para pernoitar mesmo!

* O problema foi na manhã seguinte. Primeiro, o cara do hotel não me despertou na hora combinada. Ainda bem que acordei na hora. No saguão, estava um caos; Tinha umas 40 pessoas querendo ir para o aeroporto no mesmo horário, e só uma van. Quando a van saiu para a segunda leva, hiperlotada, até com gente em pé, decidimos dividir um táxi com outro hóspede, e pagamos só BsF 20 (R$ 5,00). O táxi foi uma aventura à parte: um carrão americano, ano 1976, sujo e caindo aos pedaços. Uma porta não abria, outra não parava fechada... mas o motorista era muito simpático, o carro não quebrou, e chegamos rapidinho no terminal auxiliar do aeroporto.

* Na hora de sair do hotel, descobrimos que as tarifas tinham subido, mas pagamos o preço que constava na época em que fiz a reserva. Paguei 320 bolivares (cerca de R$ 80,00) por um quarto triplo. Existem outros hotéis nas redondezas, mas creio que são todos mais caros. Confira: Hotel Catimar: http://www.hotelcatimar.com/home.php?idioma=pt

 

Passagem Los Roques/Caracas/Los Roques

* Existem algumas companhias aéreas que oferecem vôos para Los Roques, como a Aerotuy, a Chapi Air e a Sundance-Jomicol. As duas primeiras estão no aeroporto nacional, e a última fica no terminal auxiliar, lá no final do aeroporto.

* Tentei fazer as reservas com a Aerotuy, mas desisti. O sistema de compras online não funcionava, e ouvi alguns relatos de cancelamento de voos por problemas nas aeronaves. Veja http://www.tuy.com/los_roques_itinerarios.html

* Acabei fazendo a reserva dos voos da Jomicol através da própria Pousada Guaripete. Paguei tudo junto para a pousada: um adiantamento via Paypal, e acertei o restante no checkout. Tem gente que deixa para comprar lá, mas há um sério risco de não conseguir voo e ficar mais um dia em Caracas sem querer...

* Algumas pessoas compram as passagens antecipadamente de agências. O pessoal tem recomendado o Eric da Avilatur, a LL Tours, e também o Fabio Blinder, que é muito simpático e prestativo. Encontrei o Fábio no aeroporto, na chegada, e depois novamente em Los Roques.

* Os preços das passagens de Maiquetia para Los Roques são um mistério: há relatos de pessoas que pagaram desde US$55 até US$125 cada trecho. Se você comprar lá mesmo e pagar em bolívares, deve ficar bem mais barato, mas você corre o risco de não conseguir lugar... Os aviões também variam bastante, desde pequenos teco-tecos para 4 pessoas até os quadrimotores da Aerotuy (LTA), que transportam uns 48 passageiros.

* Fique atento para cancelamentos ou mudanças de horários, principalmente se estiver no voo das 17:30 da Aerotuy. É o último horário de vôos saindo de Los Roques. Cuidado para não perder o vôo para o Brasil.

* Antes de entrar na sala de embarque, pagamos a taxa de embarque no guichê "Aero Tasas". O valor para vôos domésticos é de BsF 32,50, pago somente na ida para Los Roques.

 

Voo para Los Roques

* 7:30 da manhã. Na pista de Maiquetia, ficamos surpresos com o tamanho do avião, um pequeno bimotor. Só 4 passageiros, mais o piloto. Enquanto o avião taxiava, a porta estava aberta, para ventilar o interior, e o piloto distribuiu protetores de ouvido por causa do barulho dos motores... Apesar de um certo receio, o voo foi muito tranqüilo e rápido. Percorremos os 116km até Los Roques em cerca de 30 minutos.

* O visual é lindo. Quando o avião se aproxima de Los Roques, voando baixinho, você vê todas aquelas ilhas, a água transparente, os corais... uma experiência inesquecível. Câmera e filmadora a postos, você quer registrar tudo. Na ida e na volta, a vista foi magnífica.

* Após o pouso, você tem a famosa vista da torre de controle em cima de um caminhão velho, e um balcãozinho para pagar a taxa de visitação de BsF 130. Não existe terminal, só a pista de pouso. A “área de embarque” é a sombra de uma árvore :)

* Imediatamente, um rapaz com um carrinho de bagagem se apresentou: Eduardo, da Pousada Guaripete. Uma pequena caminhada, e chegamos na pousada. Às 8:15 da manhã, já estavamos saboreando o delicioso café da manhã e nos preparando para o primeiro dia de praia em Los Roques!

 

A ilha de Gran Roque

* O povoado de Gran Roque fica no lado oeste da ilha, em frente de uma faixa de areia que é totalmente tomada por barcos de pesca e de turismo, e de onde se embarca para os passeios. O restante da ilha é ocupado pelo aeroporto ao sul, uma área de mangue, uma lagoa e alguns morros na parte leste, onde ficam o antigo farol, um cruzeiro (“calvário”) e as torres de telecomunicações.

* Não há muito o que fazer em Gran Roque, porque todos passam o dia nas outras ilhas e retornam no final da tarde para tomar banho e jantar. A rotina diária é: café da manhã às 8:00, saída para os passeios de barco às 9:30, almoço levado no cooler até as ilhas, retorno à pousada às 17:00. Nossa pousada fornecia um ótimo lanche na volta, com sucos, chá e café. Depois, tomar banho e jantar com todos os hóspedes pontualmente às 19:00. Não há muita coisa para fazer à noite.

* Nessa época do ano (inverno no hemisfério norte), o sol se põe cedo, às 17:30. Para apreciar o belo pôr-do-sol, um bom lugar é a orla do lado oeste, no Aquarena Café. Também vale a pena caminhar uns 15 a 20 minutos e subir o morro do Farol para ver toda a ilha do alto e o sol se pôr.

* Uma boa dica é comprar o mapa do arquipélago por BsF 20 na Oscar Shop, em frente da pista de pouso e do pier. É um ótimo mapa (tem uma propaganda da Macanao Lodge na contracapa)

* Internet: Há uma Lan house ao lado da pousada Guaripete, cobra BsF 5 por 15 minutos.

* Para ligar para o Brasil há o Centro de Comunicaciones, com cabines telefônicas. As ligações para o Brasil custam BsF 2 por minuto. Também dá para comprar um cartão telefônico por BsF 6 (o valor nominal é BsF 5), bom para 8 minutos de ligação para o Brasil. Bem barato, algo como 19 centavos por minuto. Porém, tentei ligar dos 4 orelhões da ilha, e nenhum funcionava! Comprei dois cartões telefônicos e acabei dando de presente, pois eram inúteis para mim. Usei a Internet pra me comunicar com o Brasil.

 

Pousadas

* Existem diversas opções de pousadas em Los Roques. Várias delas foram recomendadas em relatos no site http://www.mochileiros.com.

* As estimativas de preços a seguir são para o esquema pensão completa, e variam com a temporada. Em geral. os preços são dados em dólares ou euros. Para garantir a reserva, eles pedem um adiantamento. Você pode pagar via Paypal, transferência bancária ou em dinheiro. Para se proteger contra a flutuação do Bolivar, eles costumam fixar o preço em dólar.

* Algumas das pousadas recomendadas: Macanao Lodge (bonita, confortável, boa comida, sem ar condicionado, ~US$200), La Cigala (~US$135). Piano y Papaya, Natura Viva (com ar condicionado, ~US$ 150), Acuarela (banho quente, ar condicionado, boa comida), Acquamarina (sem ar condicionado, US$120), Casa del Sol (TV a cabo, ar), La Gaviota (ar condicionado, ~US$160), Chez Judith (~US$145) e a ótima Posada Guaripete, onde ficamos.

* Em setembro de 2010, enviei e-mails consultando sete pousadas. Macanao Lodge e La Cigala não responderam. La Rosaleda e Acquamarina informaram uma tarifa de US$120 por pessoa, e a Guaripete US$108. Acabei fechando com a Guaripete, após negociar um pouco mais, incluindo também os voos Caracas-Los Roques na reserva.

* Recomendo muito a Posada Guaripete! Todos são muito simpáticos e prestativos, o ar condicionado é ótimo, e necessário, porque faz calor dia e noite. Água quente não tem, mas não faz tanta falta. O esquema de pensão completa inclui um ótimo café da manhã, a cava com comida e bebidas (água e refrigerantes) no almoço, o lanche da tarde e um excelente jantar preparado pelo chef Eden, geralmente com entrada, massa, carne e sobremesa, além de bebidas. A Fabiola, gerente da pousada, é muito dedicada e simpática, arranjou todos os passeios, levou minha filha ao médico, comprou remédios na farmácia, enfim, fez de tudo para que a nossa estadia fosse perfeita.

 

Comida

* O esquema de pensão completa é o melhor negócio, porque não há muitas opções para comer fora das pousadas. Para quem quer incrementar o lanche que vai na cava para as ilhas , existem algumas pequenas mercearias, uma padaria e uma distribuidora de bebidas. As opções são limitadas: sanduíches da padaria, biscoitos, salgadinhos, Pringles e Ruffles. Os preços em bolivares são bem razoáveis, iguais ou mais baratos do que no Brasil. Fora de Gran Roque, só existem restaurantes nas ilhas de Francisquí e Crasquí, mas nem sempre estão abertos...

* Em geral, come-se muito bem nas pousadas, e a Guaripete não decepcionou. No café da manhã, o forte são as típicas arepas, umas panquequinhas feitas com farinha de milho, e as panquecas americanas. No almoço (pra levar nas geladeirinhas), sanduíches, quiche, salada, biscoitos e frutas. No lanche da tarde, pizza, empanadas, fogazza. E o jantar, sempre sofisticado, com entrada fria e quente, prato principal e sobremesa. Em todas as refeições, sucos naturais e bebidas à vontade.

 

Passeios / Ilhas

* Dicas sobre os passeios: É melhor ir para as ilhas próximas (Francisquí, Madrisquí e cayos próximos) no meio da semana, pois são mais frequentadas pelos venezuelanos nos finais de semana.

* Se puder escolher, prefira um barco rápido, principalmente para os passeios mais longos. Só tivemos uma experiência ruim com um dos barqueiros, que não foi nos buscar na hora combinada. Acabei pedindo para outro barco nos levar de volta. Gostei muito do “capitão” Frenchy (ou algo assim), que nos levou para vários passeios; o barco dele tem a inscrição“Los Roques – Venezuela” bem grande nas laterais. O cara é gente fina e muito competente. Outro bom capitão é o do barco “Furioso”, uma lancha com dois motores Yamaha de 115 HP.

* Você pode combinar com outras pessoas e alugar um barco para ir no local que mais desejar. O aluguel custa BsF 1500. Ou, se todos concordarem, podem pagar o preço normal do passeio “padrão” e estabelecer um roteiro diferenciado, com paradas em outras ilhas.

* Uma sugestão para os casais que querem um pouco mais de privacidade: Quando o resto do pessoal do barco for para ilhas mais conhecidas, pedir para ficar em uma pequena ilhota ou banco de areia, como a Pelona de Rabusquí, ou Cayo Sardina. Claro que sempre pode aparecer mais gente depois...

 

Nossos passeios:

* Madrizquí

No primeiro dia, chegamos a Los Roques, deixamos as coisas na pousada e fomos em seguida para Madrizquí, que geralmente é a primeira opção de quem está chegando ao arquipélago, pois fica a poucos minutos de Gran Roque. Esse passeio estava incluso no valor da pousada, mas custa em média BsF 25 a 30. É um lugar bem tranquilo, praia bonita de águas claras, tinha pouco movimento de pessoas naquele dia. A quantidade de pequenos peixes nas águas rasas é impressionante, os cardumes tem milhares deles; você mergulha e fica completamente cercado pelos peixinhos. É interessante observar os pelicanos com seus mergulhos certeiros, e as gaivotas acompanhando e tentando roubar os peixes dos pelicanos. Na hora do almoço, as gaivotas nos cercaram para ganhar umas migalhas. Caminhamos para o sul e atravessamos uma parte rasa a pé até a ilha vizinha, Cayo Pirata. Ali existe uma colônia de pescadores, e ficamos observando a retirada de uma armadilha repleta de lagostas, sob o olhar atento de fiscais que verificam se os bichinhos atingiram o tamanho mínimo para pesca. Cayo Pirata não tem muitos atrativos, e logo retornamos para Madrizquí, onde ficamos até o final da tarde.

* Crasquí

Para mim, uma das praias mais bonitas de Los Roques. Fomos para lá no segundo dia, um trajeto de 20 minutos com um barco rápido. A praia é ampla, uma verdadeira piscina de mar calmo, com areia branca e água totalmente cristalina. Na ponta sul da ilha, existe um lugar chamado Bajo de los Venados, com algumas árvores e montanhas de conchas. É uma das melhores áreas para snorkel, cheia de corais. No momento em que entrei na água, vi uma arraia enorme e muitos peixinhos. A variedade de peixes é incrível. A ilha tem uns 2 ou 3 restaurantes, e é um dos poucos lugares em Los Roques onde se pode alugar equipamentos aquáticos como caiaques. A área também é bastante procurada por praticantes de kite surfing. Mas nesse dia não havia vento, nem ondas, e o silêncio na praia era total.

* Boca de Cote

No terceiro dia, com chuvas intermitentes, fizemos um roteiro mais movimentado. Primeiro, um longo trecho até Boca de Cote, no extremo sul do arquipélago – quase uma hora de barco. É um lugar magnífico para mergulho e snorkeling: na minha experiência, o melhor de todos! Tem uma grande quantidade e variedade de peixes e corais, e visibilidade perfeita. Ali não tem praia, e não dá pé, então a lancha fica ao largo, e o pessoal usa os coletes salva-vidas para o snorkeling. Depois de uns 45 minutos, voltamos para o barco e seguimos para Rabusquí.

* Rabusquí

É uma área bem rasa, junto aos mangues da ilha, onde você pode ver e pegar estrelas do mar. As estrelas são enormes, você pode tirá-las da água por alguns segundos para tirar fotos. No caminho, passamos pelos palafitos, que são ranchos de pescadores no meio do mar. Como era época da lagosta, os palafitos estavam ocupados, e os pescadores ficam lá durante toda a temporada. Ainda fizemos uma parada não programada em Crasquí, porque uma nuvem de chuva se aproximava. Aproveitamos para almoçar nos abrigos junto aos restaurantes. Logo a chuva passou e continuamos nosso roteiro.

* Noronquises

É um conjunto de três ilhotas, onde se concentram as tartarugas marinhas. Quando o barco chega, elas começam a se afastar para águas mais profundas, mas conseguimos ver algumas. O barqueiro também mergulhou, avistou uma tartaruga e me chamou, e no fim consegui fazer snorkeling acompanhando uma delas. Os pequenos lagartos (guaripetes) estão por todo lado, nessa e em todas as ilhas. Eles são inofensivos, mas de vez em quando dão um susto no pessoal, pois são muito curiosos e ficam passeando por cima das suas coisas.

* Francisquí

Fomos para lá no quarto dia. Essa ilha fica bem perto de Gran Roque, e tem a injusta fama de não ser tão boa, porque recebe muitos turistas venezuelanos nos fins de semana. Como era uma sexta-feira, em baixa temporada, tinha umas 30 pessoas na praia... Na verdade, o lugar é lindo e vale muito a pena visitar. Na praia principal, voltada para Gran Roque, há uma grande extensão de água bem rasa, que parece uma imensa piscina. No lado oeste, fica a barreira de corais e praias bem tranquilas: estavam desertas. Tem também um restaurante que serve peixe e lagosta. Caminhando para o interior da ilha, tem uma piscina natural gigante, que é excelente para snorkel. O barqueiro nos indicou a trilha. Vimos muitos tipos de peixes, barracudas, estrelas do mar. O maior problema foi chegar até a piscina, porque precisamos caminhar numa área semi-alagada e fomos quase devorados pelos mosquitos!

* Cayo de Água

Esse é o passeio mais recomendado para quem vai a Los Roques. Como é a ilha mais distante, consultamos os barqueiros sobre as condições do mar antes de ir, e resolvemos adiar a ida para o quinto dia. Vi relatos de pessoas que fizeram uma viagem muito desconfortável e ficaram mareadas nesse passeio. Tinha chovido bastante na noite anterior, mas o capitão “Frenchy”nos assegurou que o mar estava bom para aqueles lados. Realmente, o trajeto foi tranquilo, e durou exatamente uma hora. A praia é muito bonita, principalmente o encontro do mar no pedaço de areia que liga as duas ilhas. A cor do mar é uma coisa irreal, com muitos tons de azul. Realmente é imperdível. Ali não fizemos snorkel, só ficamos na praia, curtindo o visual e a água quentinha, e fugindo das nuvens de chuva ocasionais, que passavam rapidinho. Teve alguns poréns... primeiro, tinha mais gente lá do que eu esperava, talvez por ser sábado, e porque o tempo havia melhorado naquela área. Outra coisa: as chuvas fortes da noite anterior tinham jogado algas sobre a praia, prejudicando um pouco o visual das areias brancas. Pior, havia bastante lixo acumulado nas praias do lado leste, muitas garrafas plásticas e todo tipo de tralha, provavelmente por causa das chuvas. Foi triste ver aquilo, porque todo o arquipélago transmite uma imagem de natureza quase intocada, e o único lugar com lixo visível era Cayo de Água! Nos despedimos da famosa ilha com o arco-íris de mais uma nuvem passageira...

* Carenero

Em vez de fazer o passeio convencional, que combina Cayo de Água com a ilha de Dos Mosquises (que tem um projeto de proteção das tartarugas e museu arqueológico), fomos diretamente para Carenero. É uma ilha linda, com várias praias espetaculares. Tem uma piscina natural muito boa para snorkeling, mas nesse dia a água estava um bocado agitada. Além de prejudicar um pouco a visibilidade, a correnteza puxava em direção à barreira de corais. Para evitar acidentes, saímos logo e fomos passear pelas belas praias da ilha.

* Esparquí

No sexto dia, fizemos outro passeio longo, até Sebastopol, no extremo sudeste do arquipélago. A primeira parada foi para ver as estrelas-do-mar perto da ilha de Esparquí. O lugar é lindo, uma área imensa de águas transparentes e rasas. O local tem muitas estrelas-do-mar, e você não cansa de admirar a cor da água...

* Boca Los Bobos

Foi a segunda parada do passeio. É uma área protegida, uma espécie de santuário ecológico. Não dá para descer do barco, você fica ali parado, ouvindo o barulho de milhares de pássaros que fazem ninhos nas árvores próximas ao mar. Nas águas transparentes, dá para ver muitos peixes.

* Boca de Sebastopol

Outro lugar excelente para snorkeling, com muita variedade de peixes e corais. Não tem praia; o barco fica ancorado na água rasa e você nada até a área de corais. No caminho de volta, o barco passa por pontos muito rasos, onde a água fica quase branca de tão clara, e as tonalidades de azul variam conforme a profundidade. Um passeio belíssimo.

* Cayo Fabian

Ali montamos nossos guarda-sóis e cadeiras, e passamos o resto do dia. É um banco de areia minúsculo, sem vegetação, cercado de águas rasas e muito transparentes. A areia se eleva a apenas alguns centímetros acima do nível do mar, e os únicos habitantes são uns sirizinhos. Um lugar lindo e tranquilo! Ali os barqueiros prepararam uma espécie de carpaccio de “botuto”, um molusco típico do local. As conchas de botuto formam verdadeiras montanhas em diversas ilhas de Los Roques. Na verdade, a pesca do botuto é proibida, pois está em risco de extinção, mas o pessoal come assim mesmo. Alegam que é um prato tradicional deles.

* Cayo Vapor

No sétimo e último dia escolhemos um destino próximo, pois precisavamos retornar mais cedo para pegar o voo de volta para Caracas. Este passeio estava incluso no valor da pousada. Também é uma ilhota bem pequena, com alguma vegetação rasteira. De um lado, tem a praia e uma espécie de baía de águas calmas. Do outro lado, fica a barreira de corais. Ali também é um bom lugar para snorkeling, com boa variedade de peixes, mas a água é bem rasa, com muitos corais: é preciso ter cuidado para não se machucar.

 

Mergulho

* Existem três operadoras de mergulho em Gran Roque: Ecobuzos, Aquatics Diving Center e Arrecife Reef Divers. O pessoal que usou diz que todas são boas, com pessoal treinado e sério. Os mergulhos custam em torno de 90 dólares. Na Ecobuzos, deram o preço de BsF 665 para fazer o batismo, ou 95 dólares, com todo o equipamento. Infelizmente, não conseguimos fazer durante a nossa estadia. Fica para a próxima! Como consolo, podemos dizer que o snorkeling em Los Roques foi além de todas as expectativas: vimos arraias, tartarugas, muitos peixes grandes como barracudas, garoupas, moréias, frades, baiacus e muitos peixes coloridos de arrecifes.

 

Volta para o Brasil

* Volta de Los Roques: O check in da Jomicol é ali mesmo, ao lado da pista de pouso, não demorou nem dois minutos, nem pesaram as malas. Para quem viaja pela Aerotuy, tem que ir até o escritóriozinho deles na praça central, reconfirmar, pesar bagagens, tem toda uma burocracia. Nosso voo de volta foi com um aviãozinho “Britten-Norman Islander” para 9 passageiros, parece uma kombi com asas:) Foi um voo tranquilo e lindíssimo, a visão do arquipélago na saída é espetacular, dá vontade de fazer meia-volta e ficar lá!

* Chegando no terminal auxiliar, precisamos pegar um táxi até o terminal internacional, porque não dava para encarar o caminho a pé! A tarifa mínima do táxi era BsF 50, mas ele topou fazer por BsF 40, afinal são uns 700m de distância.

* Fomos diretos para a fila do check-in da Varig. Uma fila enorme. O atendimento era lerdo, com poucos atendentes. Mais uma vez, a Varig não honrou as reservas de assentos que eu havia feito.

* Após o check-in, pagamos a taxa aérea internacional na “Areo Tasas”, no valor de BsF 162,50 por pessoa, e gastamos o resto dos bolivares no lanche, esperando a hora do voo. O Free Shop não é muito interessante, só é vantagem se pagar em bolívares.

* Ao contrário do que havia lido, o esquema de segurança era meio fraco e não nos incomodou. Não vi ninguém da Guarda Nacional revistando malas, ninguém tirou sapatos, nada disso. Só passamos por uma máquina de raio X, e depois uma revista mal feita no corredor de embarque. O pessoal da segurança não parecia muito empenhado...

* O resto da viagem para o Brasil foi tranquilo. Chegamos cansados, mas felizes por conhecer um cantinho do mundo que é um verdadeiro paraíso!

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  • Membros

Kaka,

 

Fantástico seu depoimento, com certeza vai me ajudar na programação da minha vaigem.

Queria ir no carnaval, mas já vi que vai ser impossível. Vou tentar na Páscoa, que também deve estar lotada mas pelo menos tenho um pouquinho mais de antecedência.

Desde já obrigada pelas informações.

abs

Cris

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  • Colaboradores

Ei Kaka, gostei muito das suas dicas/relato!

 

Também sou a favor de pegar pensão completa. Assim você tem a comodidade de levar um super lanche para os cayos, cadeiras e guarda-sol, esse último, extremamente necessário.

 

Claro que para quem está mais apertado de grana, tem outras opções, como você mesmo colocou, para compra de lanches.

 

Quando fomos, em 2009, também ficamos na Guaripete e gostamos muito!

Super recomendo! ::otemo::

 

Ah, seu depoimento pode entrar no tópico sobre relatos de viagens, ia ajudar bastante a moçada que ainda vai pra lá. ::cool:::'>

 

:wink:

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  • Silnei changed the title to Los Roques

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    • Por thaltia de lima gomes
      Quando comecei a pesquisar los roques tinha pouquinhas informações sobre. Era um sonho antigo. Entrei num grupo de whats específico de los roques e mesmo lá tínhamos poucas informações.  
      Fui em agosto 2018, em crise vigente. Foi uma viagem maravilhosa. Resolvi postar meu relato pela dificuldade de encontrar informações. 
      Parte I Vôo manaus-maquetia - mais seguro que terra/ estadia maquetia e segurança do Miguel: 
      Los roques
      Voo Manaus para maquetia empresa avior 1050 reais por pessoa em media (quanto antes comprar melhor). Voos em dias específicos. Comprei com Bruno (69) 99249-6756‬ (para não precisar apresentar o cartão de crédito um dia antes na companhia aérea em Manaus. Requisito da avior). Parcelei em 10x em qualquer cartão. 
      Tem voos de copa também do Brasil para maquetia, mas é mais caro e tem escala no Panamá. ✈️Vôo Manaus/Caracas saída às 08:00/chegada às 10:45.
      ✈️Vôo Caracas/Manaus saída às 17:00/chegada às 19:50.
      Mao/Ccs:terça/quinta e domingo
      Ccs/Mao:segunda/quarta e sábado
      Voo maquetia - los roques com segurança do Miguel ‭+58 4141307231‬ . Que compra passagem antecipada, inclui assistência de embarque e desembarque, serviço de transporte ao hotel em maquetia ida e volta. Ele já reserva o hotel e paga. E leva para comer se pedir. 270 dólares por pessoa (passagem e serviço dele). Tem dois voos diários saindo de los roques e maquetia. As 8 e as 17hs. 
      Hotel em maquetia - Miramar suítes diária 20 dólares. Se necessitar pernoitar em maquetia. Ficamos uma na ida e outra na volta.
      Sugestão: se quiser comer fora do hotel só aceita em bolívares. O Miguel paga no cartão dele e você paga em dólar para ele na cotação do dia. O mesmo no hotel, só aceita em bolívares. Miguel paga sua despesa e você da em dólar para ele. 
      Parte II: vila e pousada. 
      Los roques é uma cidade pequena. Pe no chão. Não tem carros passando. É tranquilo. É aquela cidade que vc vivência a simplicidade. Vc compreende que não precisa de muito para viver feliz. Como dizem os venezuelanos: “é o único lugar tranquilo na venezuela”. A Crise demorou a chegar lá. 
      Pousadas em los roques: 
      As pousadas possuem sistema de alimentação completa. Café, almoço e janta. O almoço, vai num isopor com suco, refri, cerveja se quiser, salgadinho, sanduíche ou massa, pois vc passa o dia visitando ilhas em passeios de barco.
      Fui por indicação da melhor alimentação e era a mais barata que encontrei. 
      Pousada casa de sol. 35 dólares por dia por pessoa com café e janta. Não fechei almoço, pois compramos no Brasil salame, pate, torradas, biscoitos e já sabíamos que iríamos comer nos passeios com chichi que falarei logo mais. 
      Pousada casa de sol é econômica, simples. É completa. Você se sente em casa. Os dois José e sol são uma simpatia. Sol faz o café da manhã com arepas, bolo, omelete, pães, geleia, manteiga, sucos e café.
      José prepara o jantar com maestria. Cada dia uma surpresa. Comemos peixes, saladas, risoto, batatas, ceviche, creme de lagosta e outras coisas gostosas e inesquecíveis. 
      O quarto é limpo. Tem Tv a cabo. ‭
      +58 4143032261‬ José da casa de sol.
      Tem varias outras pousadas, as mais caras como natura viva, caracol, Malubu que é cerca de 145 dólares dia por pessoa. Caríssima. E não vi pela aparência tanta diferença. 
      Corsária é em média 70 dólares por dia por pessoa com café, cava e janta. É de um brasileiro, que se chama Fábio. Ele parcela. E já fecha com voo maquetia los roques. Em média 5000 reais 7 dias com voo e alimentação. 
      E outras mais em conta que são de venezuelanos, que podem ser pesquisadas na hora que chega em los roques. 
      Outras acuarela, guaripete, paraíso azul, cayo y Luna, Galápagos, lagunita. Procure a cotação em seus Instagram. 
      Acuarela e lagunita você consegue parcelar pelo airbnb, é cerca de 45 dólares o dia por pessoa com café e janta.
      Parte III passeios e dicas gerais
      Passeios para as ilhas.
      Durante o dia você visita às ilhas. Tem duas formas de conhecer as ilhas. Pela cooperativa. Você fecha a ilha e ele te leva. Ou você faz o passei com um barqueiro. Aí entra o chichi. É um barqueiro diferenciado. Te leva as ilhas, faz snorquel com vc. Te mostra por snorquel tubarão, polvo, lagosta, peixes, tartarugas, arraia, estrelas do mar e toda a vida marinha. Ele pesca o peixe e assa na hora. Faz ceviche de pescado, polvo, moluscos. Comemos ceviche de polvo que é uma delícia. E provamos ceviche de botuto, daquele concha grande. Nem sabia que se comia isso. É delicioso. 
      Algumas bebidas são difíceis de conseguir na ilha. Se puder levar ingredientes para fazer caipirinha Chichi prepara maravilhosamente bem. Venezuela não tem açúcar. Leve. 
      Pega a lagosta e te prepara na hora. Sério.. imagina isso na hora saindo do mar????? E o tanto de estrela do mar!!! ❤️❤️❤️. São lindas ❤️❤️❤️. Vimos tartaruguinhas nascendo e saindo do buraco. Resgatamos e levamos para o local onde cuidam delas para crescerem e devolverem ao mar. 
      Os outros banqueiros não fazem isso. Ele, sua esposa e o genro são uma simpatia. 
      Passeio com o chichi - 6 dias. Gastamos 230 dólares para duas pessoas. 
      Um casal que conhecemos gastou 370 dólares em 10 dias. 
      O cálculo depende da distância das ilhas. O chichi escolhe o passeio do dia, pois depende da maré, do tempo. Mas com o chichi fica mais barato com certeza. Ele visita três pelo preço de uma e faz tudo com você, sem contar a culinária top. 
      Chichi ‭+58 4148372930‬
      atras da praia de franciscy tem uma santa nos fundos do mar. Tem um carinha que te levar lá e te aluga o  Snorquel. Com o Chichi não precisa. Ele tem equipamento de snorquel. 
      Restaurantes: é difícil em los roques. Tem um pequeno ao lado da igreja e outro ao lado da cooperativa dos barqueiros. É bom para comer um ceviche, ou tartar. Como todos os turistas fecham sistema de alimentação é difícil restaurantes por lá. Praia que tem restaurante é francisky e é proporcionalmente caro. 
      Tem um bar ao lado da cooperativa dos pescadores .. da para tomar uma cervejinha ou caipirinha e bater um papo. 

      Compras: sol da casa de sol que ficamos paga com seu cartão o mercado e nós pagamos para ela em dólar. Ela faz isso para todos os turistas. E faz a melhor cotação. 
      Cerveja é cerca de 1 dólar a lata. 
      O mercado tem cervejas, refrigerantes, água mineral, biscoitos, salgadinhos. 
      Em outros dois dias para os passeios e no dia do retorno comprei macarrão, molho de tomate, atum, presunto, queijo. José preparou um macarrão delicioso para levar ao passeio e no dia do retorno. Comíamos tanto com chichi nos passeios que realmente não compensou fechar almoço.. chegávamos cheios até para jantar. 
      Leve muito protetor solar. Cerca de um tubo para 2-3 dias para duas pessoas. 
      Wi-Fi. Não tinha na pousada. Livre tem na praça central. 
      Ideal ficar 10 dias. Fiquei 6 e já valeu a pena. 
      Por do sol: em frente à igreja❤️ 
      Caridade: Venezuela passa por uma situação difícil, então é difícil conseguir pasta de dente, açúcar, shampoo, roupas com proteção solar. Remédios para dor de cabeça, do estomago. Levamos para doar para eles da ilha. Não custa nada perguntar se precisam de algo. Chichi, José e Miguel são pessoas maravilhosas que merecem esses regalos do Brasil! 
      Oba: Não fiz megulho com cilindro e nem kite. Estava fora do período dos ventos. E o preço do mergulho era elevado. 
       
      Aproveitem!! 
       
































    • Por RoxaneOliveira
      Colômbia Parte 1 – Bogotá
      Cheguei em Bogotá as 5 horas da manhã, morta com a longa conexão em São Paulo, muito bem aproveitada com minhas amigas de lá. O problema é que tive um choque climático e a gripe voltou com tudo. Cheguei na imigração, onde a agente perguntou quantos dias ficaria no país e eu disse que ficaria os 90 dias mesmo. E ela: “O quê? Como? Onde?” E eu disse prontamente: “Bogotá, Bucaramanga, Santa Marta, Cartagena, Medellín, Cali e onde mais der”, em seguida perguntou onde me hospedaria e dei o endereço de um hostel, que realmente pretendia me hospedar, porém, ao conseguir uma hospedagem com o couchsurfing cancelei a reserva, pois em uma viagem de 3 meses é preciso economizar cada centavo. O primeiro dia apenas dormi e fui a Candelária tomar água panela (água quente com rapadura e limão), dizem que cura a gripe e logo depois fomos comer um prato do tipo Executivo. Fiquei chocada por ter custado 6.500 cop (+/- R$ 7,00), prato de sopa de legumes, depois outro prato principal com arroz, abacate, patacones, lentilha e carne de porco. Ainda veio uma limonada. Adorei.
      No segundo dia, já um pouco melhor da gripe tirei o dia para conhecer os Museus Botero, Museu do ouro (vale visitar mais de uma vez) e o cerro Monserrate. Por sorte, o final do dia estava lindo. Comprei o chip para o telefone e fiquei procurando as atrações com o Google maps mesmo. Nada guiado.
      Tendo conhecido as principais atrações, descansei no final de semana e na segunda fui à cidade de Zipaquirá, de Transmilenio mesmo. Peguei o Transmilenio sentido Portal Norte, é um pouco longe do centro, depois, dentro do terminal peguei um ônibus para Zipaquirá. A passagem do Transmilenio é de 2.000 cop e a do ônibus para Zipaquirá é 6.000 cop.
      A entrada para Zipaquirá foi de 50.000 pesos para turistas estrangeiros. Mas o valor salgado vale a pena, pois o tour é todo guiado e em pequenos grupos. A estrutura da atração é impecável.
      Na volta peguei muito trânsito, porém consegui chegar 17 horas e ainda deu tempo de visitar o Museu Nacional. É importante, pois lá conta toda a história da Colômbia, desde o império do Reino de Granada e de ter se tornado Grã Colômbia, após ter sido libertada por Simon Bolívar.
      Terminada a parte turística, tirei dias com amigos que conheci em Bogotá, eles me levaram para a zona G e zona T, a parte mais nobre da cidade, fomos no Bogotá Brew Company, que tem em toda a cidade, depois ficamos caminhando sempre pela região. Eu gosto muito do cuidado que se tem com os parques, vejo muita semelhança com os parques da Europa.
      No meu último dia na cidade, me sugeriram conhecer o El Teatron, uma casa noturna GLS, porém muitos héteros vão também porque acham o lugar muito legal e tinham razão. Infelizmente não fui no sábado, mas sim na quinta. No sábado há muitos ambientes em funcionamento, na quinta apenas 2 ambientes estavam funcionando, mas mesmo assim, garanti muita risada ouvindo música ranchera na cantina. Achei o lugar barato também. Não paguei para entrar e a cerveja era 5.000 cop.
       
      No dia seguinte já era o dia da minha partida para a cidade Villa de Leyva. Comprei a passagem rodoviária para a cidade por 26.000 cop e levei 4 horas para chegar. Em Bogotá o trânsito é caótico. Perdão por te xingar, Rio de Janeiro! A estimativa era de no máximo 2 horas de viagem, mas levei o dobro. Mas, pelo pouco tempo que fiquei na cidade, valeu a pena sentir a tranquilidade e o ar puro. O valor da hospedagem foi de 50.000 cop e achei muito caro, mas é o lugar onde os bogotanos fogem do caos, por isso o preço justifica.
      No dia seguinte já era hora de viajar para Bucaramanga, em Santander, uma viagem rodoviária de 8 horas.
       

    • Por Érica Munhoz
      Se existe uma palavra que define essa viagem para a Venezuela é EXTREMO. A praia mais bonita do mundo, a cachoeira mais alta do mundo, a montanha plana mais alta do mundo. A Venezuela é o extremo da beleza natural, o extremo da aventura selvagem, o extremo do cansaço físico e, infelizmente, o extremo da violência e da corrupção.
       
      A viagem no total deu 23 dias e como há muito a ser dito, o relato será dividido em tópicos.
       
      Resumo do roteiro:
      20/12 – 21/12: Voo CFN – Caracas, pernoite em Maiquetia, translado Higuerote, voo LR
      21/12 a 28/12: Los Roques
      28/12: Retorno Los Roques, translado Higuerote
      29/12: Voo Maiquetia-Puerto Ordaz, Voo Puerto Ordaz-Canaima, Passeios lagoa e cachoeiras no parque, pernoite no alojamento
      30/12: Salto Angel e pernoite no redário
      31/12: Voo Canaima-Puerto Ordaz, pernoite em Puerto Ordaz
      01/01: Transporte Puerto Ordaz – Santa Elena de Uairén, pernoite em Santa Elena
      02/01 a 07/01: Monte Roraima
      08/01: Travessia fronteira e transporte até Boa Vista
      08/01 a 10/01: Boa Vista
      11/01: Voo Boa Vista - CFN
       
      Meu namorado (Felipe) e eu, embarcamos em CFN dia 20/12 às 13:30h rumo a Caracas. Como fomos pela Copa airlines, fizemos conexão no Panamá, onde chegamos às 17:30h (hora local). No free shop do aeroporto do Panamá há basicamente eletrônicos, perfumes, óculos e roupas. Calçados só encontramos uma loja muito pequena e que com a conversão do dólar, não valia a pena comprar. Mas o que achei mais sensacional do free shop do Panamá foi a loja da National Geographic! É de pirar lá dentro!!
       
      Saimos do Panamá às 21:46h e chegamos em Caracas às 00:40h – horário local (em relação à Brasília e ao horário de verão, Caracas é menos 2:30h).
      Por causa do horário, o desembarque em Caracas já estava bem vazio. O Miguel Serrano já estava nos esperando na porta do desembarque com sua esposa e assim não fomos abordados por ninguém.
       
      O MIGUEL SERRANO:
       
      O Miguel é um venezuelano que trabalha como agente de turismo. Quando começamos a planejar a viagem (quase 6 meses antes), o nome do Miguel aparecia na maioria dos relatos e indicações no fórum dos Mochileiros e em um grupo do facebook sobre Los Roques (https://www.facebook.com/groups/losroques/). Começamos a trocar e-mails e whats com ele sobre passagens aéreas para Los Roques, transporte entre aeroportos, hotéis para pernoite em Caracas...
       
      Já adiantando, todas as indicações e recomendações do cara são MUITO VÁLIDAS. Sério. O cara é um excelente profissional, muito confiável ( e pessoa mais desconfiada que eu tá pra nascer) e não te deixa na mão em nenhum momento. E se não fosse ele, nem metade das coisas que fizemos teriam dado certo.
       
      Por mais que tentarei explicar, só vivenciando a situação política e econômica do país para entender a profundidade do que vou falar. Talvez a melhor forma de expressar a situação geral da Venezuela é: TÁ TUDO MUITO FUDIDO por lá (existe um tópico específico para isso mais embaixo).
       
      Apesar de, obviamente, o Miguel incluir o valor dos serviços dele, valeu cada centavo que gastamos com ele. Primeiro por causa do dinheiro mesmo. O Bolívar forte (Bsf. - moeda da Venezuela) no câmbio oficial do governo é muito desvalorizado quando comparado com o câmbio negro. Existe um app pro celular (ou pode consultar no site tbm) chamado Dólar Today que é a base do valor do dólar no câmbio negro. Durante a viagem, em média, 1 dólar equivalia a aproximadamente 180Bsf no câmbio negro, enquanto no câmbio oficial 1 Usd valia cerca de 5 a 6 Bsf. Desde que comecei a acompanhar o valor do Bsf há cerca de 6 meses, a inflação do bolívar no câmbio negro aumentou mais de 100%. Então esse é um app importante de se ter para a viagem. Claro que vc nunca vai conseguir trocar exatamente o valor do dia que o Dólar Today dá, mas ele é uma boa maneira de se manter informado e não ser passado para trás.
       
      Em Los Roques conseguimos o melhor câmbio (1Usd para 145Bsf) na farmácia da ilha. Em Santa Elena de Uairén, quando fomos para o Monte Roraima, estávamos conseguindo cerca de 1Usd para 120Bsf para notas grandes (por exemplo, se quiséssemos trocar 100 dólares, eles faziam o câmbio a 120Bsf. Mas se fosse pouco dinheiro, tipo 20Usd, eles faziam o câmbio a 70Bsf). Na fila da imigração na fronteira Brasil-Venezuela, ficamos sabendo que algumas pessoas conseguiram câmbio de até 195Bsf na Isla Margarita).
       
      Resumindo: com essa discrepância entre o valor do Bsf no câmbio oficial e no câmbio negro, não valia a pena pagar nada com cartão de crédito, pois seria debitado o câmbio oficial. Tudo só valeria a pena se pagássemos com dinheiro vivo e convertendo pelo câmbio negro. Esse foi o primeiro grande motivo de termos fechado com o Miguel. Ele comprou nossas passagens aéreas para Los Roques, fechou nossa estadia em Los Roques, fez o transporte até o aeroporto de Higuerote e a garantiu a pernoite em Caracas. Pagamos ele somente quando chegamos lá. Isto é, tudo na base da confiança. Se não viajássemos, ele teria feito isso tudo e não veria o dinheiro. Também trocamos 100Usd com ele (com câmbio de 100Bsf) para termos dinheiro pra entrar na ilha (que só aceita Bsf para a entrada). E pagamos tudo para ele,inclusive a Pousada em LR. Quando chegamos na pousada, o pessoal já estava a nossa espera.
       
      Outro motivo de ter fechado com o Miguel foi para termos o apoio de uma pessoa local. A Venezuela não está fácil e a segurança tem que ser prioridade absoluta. Quando chegamos no aeroporto de Caracas, ele e a esposa estavam nos esperando com uma plaquinha com o nome do Felipe bem no desembarque. Os dois super simpáticos, com o carro próprio, nos levaram para dormir em um Hotel (que não lembro o nome!), mas era ótimo, quase a beira mar. Nos buscaram na manhã seguinte, nos levaram até o aeroporto de Higuerote e praticamente só foram embora quando estávamos entrando no avião. Quando voltamos, a mesma coisa. Quando descemos do avião chegando de Los Roques, o Miguel já estava nos esperando.
       
      A mala para Los Roques pode ser no máximo de 10Kg. Alguns quilinhos a mais até podem ir, mas vc paga o excesso de bagagem (que tem que ser paga em Bsf). Muitos quilos a mais não vão. Pq? O avião é um teco-teco de 8 ou até 20 lugares e que não aguenta carregar muito peso. Nossa bagagem excedeu uns 3Kg e não lembro exatamente quanto pagamos de excesso de bagagem, mas deu menos ao equivalente de 20 reais.
       
      Mais uma vez graças ao Miguel! Como estávamos com muito peso pro Monte Roraima (barraca, sacos de dormir, roupas de frio...), ele ofereceu de deixarmos a parte da bagagem que não usaríamos em Los Roques na casa dele. Quando ele fosse nos buscar do regresso da ilha, passaríamos na casa dele para buscar nossas coisas antes de partir para outro destino.
       
      O Miguel também oferece serviços turísticos para Canaima/Salto Angel. Após Los Roques e algumas mudanças de planos em nosso roteiro de viagem, fechamos com ele o passeio para Canaima/Salto Angel. Existe um esquema de corrupção monstruoso nos aeroportos e não estávamos conseguindo adiantar nosso voo para Puerto Ordaz e tbm não achamos passagens rodoviárias (em 3 ou 4 rodoviárias diferentes). Só conseguimos ir para Puerto Ordaz na data que gostaríamos por causa do Miguel. Ele e a esposa ficaram rodando conosco até de madrugada tentando trocar ou comprar passagens para Puerto Ordaz, arranjaram hotel de última hora...
       
      Outra vantagem de ter fechado tudo antes com ele foi a garantia do nosso passeio. Nas altas temporadas, os voos lotam, as passagens esgotam. Da mesma forma, as pousadas na ilha. Então se o tempo está curto e vc não tem disponibilidade para ficar na cidade, caso não consiga passagens/hospedagem, não vale a pena arriscar. É melhor garantir no mínimo a passagem aérea para Los Roques com o Miguel. Em baixas temporadas eu até arriscaria tentar arranjar uma pousada na hora na ilha. Sai bem mais barato. Mas somente em baixíssimas temporadas. Do contrário, tbm não vale arriscar.
       
      Existem várias pessoas que são agentes de turismo como o Miguel. Quando estávamos pesquisando e entrando em contato com várias pessoas, algumas delas, inclusive outros agentes de turismo venezuelanos, nos indicaram o seu contato. Assim, da minha parte e do Felipe, o Miguel tem a nossa total recomendação. Se voltarmos à Venezuela, especialmente Los Roques e Canaima, certamente entraremos em contato com ele novamente.
       
      O e-mail dele é [email protected]
      Whatsapp: +584141307231
      Ele fala espanhol, mas entende bem português também.
       
      LOS ROQUES – O paraíso
       
      Não conheço outras praias no Caribe, mas pelas minhas pesquisas e todos os relatos que já li e ouvi, é unanimidade: Los Roques é o paraíso! Certamente voltarei naquele lugar!
       
      Praias paradisíacas, com tons de azul que confundem com o céu, areia branca e fina e VAZIAS. Com exceção de um bar e a praça na Gran Roque (que é a ilha onde tem as as pousadas e o aeroporto), não há badalação. A maior parte dos turistas são casais ou famílias. Muitos, muitos estrangeiros.
      Apenas duas empresas aéreas fazem o trecho para Los Roques: A Aerotuy e a Chapi Air.
       
      Os voos da Aerotuy partem de Maiquetia (que é uma cidade metropolitana de Caracas e onde fica o aeroporto. É como se fosse o aeroporto de Confins em relação à BH). Essa empresa vende passagens pela internet, mas tem um histórico grande de atrasos. Quando estávamos fechando as passagens para Los Roques, a venda de passagens pela Aerotuy estava suspensa pelo governo exatamente pelo excesso de atrasos e cancelamentos. O voo é mais caro. Cerca de 160 dolares, mais imposto. O avião é um pouco maior (acho que deve ser pra uns 50 passageiros ou um pouco mais).
       
      Os voos da Chapi Air partem de Higuerote, que é uma cidade que fica cerca de 2:30h de carro de Caracas com o trânsito livre. É bem longe, mas é mais garantido (desde que vc já tenha a garantia de passagem, como quando o Miguel comprou pra gente. Dependendo da época do ano, não há passagens, pois os voos lotam e esgotam). A empresa não vende passagens pela internet e custa cerca de 120 dolares, mais imposto (só pode ser pago em Bsf). O avião é um teco-teco de 8 a 20 lugares.
       
      Fechamos com o Miguel a passagem para Los Roques com a Chapi Air (170Usd cada), a pernoite no Hotel em Maiquetia (Bsf 2.300 o casal), o translado ida e volta Caracas-Higuerote (90Usd cada), a Pousada Gremary em Los Roques com pensão média (35Usd cada a diária). Pegamos 7 diárias em LR. Trocamos ainda 100 dólares com o Miguel com o câmbio para 100, dando 10.000Bsf.
       
      O volume de dinheiro é muito grande, então não adianta trocar muito dinheiro. Além de não saber onde por, o risco é maior de ser roubado. Além do mais, o limite de trânsito de dinheiro não declarado é o equivalente a 10.000Usd. Se a polícia te pegar com o dinheiro, além do crime de trocar dinheiro no câmbio negro, dependendo da quantidade de bolívar que trocar pode ultrapassar os 10 mil dólares (já que câmbio oficial é MUITO menor do que o câmbio negro). Ou ser roubado pela própria polícia, pois mais corruptos do que eles não há.
       
      Los Roques é um conjunto de ilhas e quando o teco-teco começa a chegar perto, a imagem é absurdamente espetacular. Indescritível.
       
      A Pousada Gremary (que fica bem na praça) é simples, mas tem uma boa infraestrutura. Os funcionários são muito simpáticos e a comida é muito boa. Parece que nenhuma pousada tem chuveiro quente (por mais luxuosa que seja, pois a ilha é movida a geradores. A energia cai toda hora e creio que se tivesse chuveiro elétrico, seria muito pior). A água também é escassa. A única coisa que é importante ter na sua pousada é: café da manhã e janta, wifi, uma cama confortável e, especialmente, ar condicionado no quarto. De resto, vc ficará na praia em outras ilhas o dia inteiro. Nas ilhas não tem nada pra comprar, salvo raras exceções em algumas ilhas. Então o lance é levar caixas térmicas (Cavas) com gelo e sua comida. As pousadas que oferecem pensão completa incluem esse serviço. Eles preparam a cava pra vc.
       
      Nós optamos por pensão média, que incluía apenas o café da manhã e a janta. A cava nós mesmos montávamos. O Gregório (dono ou filho do dono da Pousada) nos emprestava uma cava. Nela levávamos água 2L, suco 1L, cerveja 6 latas, sanduíches da padaria, além do gelo e um biscoito doce na mochila. Pra gente era mais do que suficiente para um dia inteiro de praia. Essa nossa compra pra cava ficava em média uns 300 a 500Bsf por dia (que no câmbio a 145, dá cerca de 2 a 4usd). Financeiramente vale muito mais a pena comprar e montar sua própria cava. Se a pousada montar a cava pra vc no esquema de pensão completa, vc terá ainda mais conforto pela facilidade e praticidade, e maior variedade de comidas (macarrão, outros sanduíches, mini-saladas...), mas tbm pagará por isso.
       
      Padaria, loja de gelo, cerveja e padaria são bem pertos uns dos outros. Pousada vc encontra de tudo que é jeito. Tem umas muito luxuosas de até 185usd a diária por pessoa. A maioria gira em torno de 85usd/pessoa/diária. Mas existem algumas mais simples, como a que ficamos ou outras mais simples ainda. Pagamos o valor de 35Usd a diária por pessoa pq fechamos com o Miguel e na alta temporada. Se conseguissemos fechar lá sairia bem mais barato, mas arriscaríamos não conseguir vagas. Na baixa temporada, ouvi falar de pousadas de até 10Usd a diária. Não sei quais são elas. E creio que a baixa temporada seja igual no Brasil: longe de feriados e férias escolares.
       
      O que fazer em Los Roques? Cada dia ir em uma Ilha diferente. Cada uma tem suas características. Unanimidade é que a Cayo de água é a mais bonita. De fato. Fomos nela 2 vezes: no primeiro e no último dia.
       
      Uma semana é tempo mais do que suficiente para conhecer as principais ilhas, onde existem barcos que vão para elas todos os dias (ou seja, as mais comerciais). Mas existem muitas outras ilhas não tão comerciais, mas que valem a pena demais serem visitadas. Mas conseguir barcos pra elas não é tão fácil. Os barcos geralmente são acertados pelas próprias pousadas. No nosso caso, conversávamos com o Gregório sobre qual passeio estava disponível para o dia ou falávamos qual ilha gostaríamos de ir. Ele por telefone logo arranjava o barco. O barqueiro nos buscava na pousada ou, geralmente, íamos até o píer e procurávamos algum responsável que já estava nos aguardando.
       
      Tem 2 empresas de mergulho com cilindro. Se tem interesse em fazer, já procure elas logo quando chegar para ver a disponibilidade de passeios e fazer sua reserva. Não conseguimos e não tenho os nomes/contatos.
       
      Fomos às ilhas Cayo de agua, Augustin, Carenero, Sarqui, Madresqui, Francisqui, Crasqui, Noronsqui, Espenqui, além da base Gran Roque. Dentre elas, Augustin é a única não comercial que conseguimos (ela é vazia. Só tinha eu e o Felipe e mais um casal da Aústria). Dizem que Boca de Sebastopol é incrível pra mergulho e snorkel, mas é menos comercial ainda, então não conseguimos. As que eu mais gostei foram Cayo de agua, Carenero e Augustin.
       
      Levem máscara e snorkel. O aluguel é até barato, mas é muito mais prático e higiênico ter seu próprio equipamento. Vc os usará todos os dias.
      Na farmácia havia acabado o repelente e havia pouco protetor solar. Há muitos pernilongos em Gran Roque. Então não se esqueça! É prudente levar remédios tbm. Não esqueça também os adaptadores para tomadas.
       
      Se vc for na data de alguma festa grande, como no nosso caso o Natal, deixe para ir nas ilhas mais próximas no dia seguinte. Os barqueiros saem mais tarde pq enchem a cara com vontade. Mas foi bem interessante passar o Natal na ilha! Parece que a população é muito católica. Eles entupiram a igreja e todo mundo começou a cantar músicas ao redor do presépio bem ao estilo caribenho! Todo mundo empolgado, batendo palma, celebrando! Depois eles ligaram algumas caixas de som na praça e todos começaram a dançar músicas que fazem sucesso por lá. Até Show da Xuxa em espanhol rolou! Foi uma interação bonita de se ver! Pessoas de todas as partes do mundo dançando, sorrindo e divertindo juntas!
       













    • Por bloomis
      Acabei de voltar da Venezuela, para onde fui com a intenção de passar 5 dias em Los Roques e como tive muita dificuldade em encontrar informações nos fóruns de viajantes, escrevo um breve relato.
       
      Começando pela situação atual do pais, várias pessoas vieram com comentários bastante pesados em relação a violência, a taxis, andar na rua, etc. Bom, tive que passar 2 dias e meio em Caracas e a minha impressão é de que, como Bogotá, Lima, Cidade do México ou qualquer grande cidade da América do Sul, há obviamente violência, mas é exceção. Peguei vários taxis na rua e caminhei pela região de Altamira e não tive medo hora nenhuma. O que pega de verdade na Venezuela é a questão do dólar. O cambio oficial é de 1usd = 6 BsF, mas na prática você consegue trocar 1 usd por cerca de 250 BsF, tanto em Caracas quanto em Los Roques (maio/2015). Isso se deve às restrições impostas pelo governo. É bem estranho trocar 200usd por 50.000 BsF, até porque a nota de maior valor deles é de 100 bolívares. Em grosso modo, é como receber 600 reais em notas de um real. Você sai litermente com vários maços de cédulas. Na minha opinião o cuidado a se tomar é conferir a contagem, porque teria que ser muito espirito de porco pra falsificar uma nota de tão baixo valor. Mas tudo bem, o que se compra com esse dinheiro? Na minha primeira ida ao mercado, comprei 3 chocolates da Nestlè (Savoy), uma escova de dentes Oral B da mais cara, um Colgate Plax pequeno, 3 chicletes tipo Trident, e um picolé. Tudo isso, pasmem, por menos de 500 BsF (2usd). Fui a duas festas "open bar" pagando os mesmos 500 BsF pela entrada, onde te dao um copo e você bebe o que quiser (obviamente não esperem nada de qualidade muito boa, mas enfim...). Isso tudo na região de Altamira, que é a mais valorizada da cidade. O litro de gasolina custa 0,10 BsF. Isso significa que com R$0,05 se enche o tanque do carro. Uma diária no hotel top de linha em Altamira (The Vip) saiu a 9000 BsF, com café da manhã. No Reinassance (5 estrelas) a diária no fds estava 15.000 BsF.
       
      Não tinha água mineral pra comprar em lugar nenhum porque o governo comprou as indústrias que produziam o plástico e não consegue acompanhar a demanda. Há nos mercados e nas farmácias uma lista de vários produtos de alimentação, higiene e limpeza e a quantidade máxima que pode ser comprada por cada cidadão por semana, no dia especificado pelo governo com base no último dígito da carteira de identidade. Sem querer entrar em discussão política, uma coisa me chamou muita atenção. O governo subsidia a compra de 2700usd por ano para todos os cidadãos venezuelanos à taxa de 1usd = 12 BsF (cerca de R$0,10) para viagens internacionais e outros 300usd para compras via internet (eles utilizam em compras pela Amazon, em sua maioria). Basta para isso ter um cartão de crédito e enviar um relatório de gastos depois da viagem. Achei bem interessante esse sistema, pois sempre me perguntava como eles viajavam sendo que o salário mensal lá de um engenheiro, por exemplo, não é muito maior que 400usd. Enfim, acho interessante passar uns 2 dias em Caracas, tem bons restaurantes, gente bonita, vida noturna e alguns lugares legais. Curti muito um bairro que chama Hatillo. Dizem que tem uma loja de produtos típicos muito legal lá que chama Hansl, mas quando fui estava fechada.
       
      Feito esse breve resumo sobre a situação atual do país, vamos agora à parte mais importante. Algumas pessoas no fórum recomendaram o contato de um tal de Moisés (+58 4241352954) para facilitar a compra de passagens. NÃO FAÇAM QUALQUER TIPO DE NEGÓCIO COM ESSE FDP TRAMBIQUEIRO. A questão das passagens pra Los Roques de fato é um problema. A idéia era chegar em Caracas na quinta, fechar os vôos na quinta mesmo com o Moisés e partir para Los Roques no sábado de manhã. Eu e meu amigo passamos as duas semanas antes da viagem conversando com ele por whatsapp e ele não fazia nenhum sentido. Disse inicialmente que tinha um amigo na Aerotuy e que por 100usd nos conseguiria passagens de ida e volta a Los Roques. Depois passou pra 120, 150, 200, 285 até que no dia ferrou com a gente, disse para irmos ao aeroporto de Maiquetia às 5 da manhã do dia que viajaríamos e que era certeza que nos colocaria no vôo das 6:30. Foi um fdp, chegou no aeroporto no horário combinado, bêbado, exalando álcool e não conseguiu porra nenhuma. Repito, NÃO FAÇAM NEGÓCIO COM ESSE CARA.
       
      Fomos ao aeroporto de Maiquetia encontrar o fdp do Moisés às 5 da manhã de um sábado normal, e disseram na Aerotuy que só tinha vaga no vôo das 4 da tarde. Não recomendo ir pro aeroporto ficar em lista de espera, os funcionários da Aerotuy são extremamente mal educados e não há um mínimo de informação. A única coisa que falam é que os vôos estavam cheios e que tinha que esperar. Isso eram 6 da manhã e teria que esperar as 10h pra eles me venderem o bilhete das 16h. Perderia o dia inteiro no aeroporto, que fica a 1h de Altamira (1500 BsF o taxi). Nessa confusão toda meu amigo desistiu de ir pra Los Roques, pois teria que ir no domingo e voltar na segunda, não compensava e ele foi pra Morrocoy. Depois um taxista chegou a falar pra gente que se a gente tivesse oferecido dinheiro pros funcionários da Aerotuy eles teriam colocado a gente no vôo. Na verdade isso até faz sentido, porque além de mim e do meu amigo estavam lá mais 3 brasileiros (um casal e um cara sozinho), todos nós sendo ignorados pelos funcionários da Aerotuy como se fôssemos invisíveis. Não havia sequer uma ordem de chegada entre nós 5. E se tivesse vagado um lugar no vôo? Íamos nos resolver na porrada? Enfim, acho que poderia ter rolado se algum de nós tivesse oferecido um "por fora" mas isso provavelmente implicaria em pessoas que não tem nada a ver com a história perderem seus lugares no avião, ou seja, não seria nada legal.
       
      Sobre a ATUAL situaçao dos vôos pra Los Roques: há vôos de Maiquetia (Aerotuy) e de Higuerote (ChapiAir - teco teco para 12 pessoas).
       
      - A Aerotuy desde abril/2015 soltou uma resolução nova e vende ida e volta a estrangeiros por 297usd, pagos em efectivo EM DOLARES direto nas oficinas deles, portanto so quando se chega na Venezuela. Para os venezuelanos o preço é o equivalente a 100usd em bolívares.
       
      - Os tickets da Chapi custam 150-190usd ida e volta. Acabei optando por voar no dia seguinte com a Chapi. O transfer de Altamira para Higuerote custou 5000 BsF e demorou 1:30h (5am sem trânsito). Na volta, cheguei a Higuerote às 16:30 e também não tinha trânsito pra Caracas, demorei 1:30h tb. Ou seja, todos os sites desencorajam pegar os voos da Chapi pela distância de Higuerote, que na minha opinião não foi nada demais.
       
      Para combinar transfers em Caracas, recomendo o Ignácio (+58 416-6111990 - muito gente boa e tem whatsapp).
       
      Enfim, sugiro realmente que se reserve os vôos antes para não correr risco de ficar sem. Antes da viagem troquei emails com várias agências e se fosse voltar hoje pra lá reservaria com Los Roques Airlines ([email protected]). Eles cobram 210usd pelos voos da Chapi e 300-360 pelos da Aerotuy. Ficamos nessa de achar que poderíamos comprar de última hora em Caracas e deu no que deu, meu amigo ficou sem ir pra Los Roques e eu perdi um dia lá. Procurei em sites, agências, revirei a internet e posso garantir que NÃO EXISTE NADA MAIS BARATO QUE ISSO - portanto esqueçam esses relatos antigos de pessoas que compraram na hora por 100usd e RESERVEM COM ANTECEDÊNCIA!
       
      Nas agências de turismo do Marriot Caracas e também em outra de um shopping em Altamira, os pacotes com vôo e hotel saiam a 600 usd por pessoa (3 noites) ou 800usd (4 noites). Não compensa! Fiquei na Pousada Galápagos e paguei 7000 BsF por um quarto com ar condicionado e banheiro privado. Super tranquilo. Lá tem pousadas para todos os gostos e bolsos, só pesquisar. Fui num fds comum e fechei a pousada lá na hora, mas passei antes em outras 4 antes e não tinha vaga.
       
      Outra opção seria reservar através das posadas de Los Roques. A La Cigala me respondeu ao email. Eles compram os voos para os hóspedes e cobram uma taxa de serviço de 10%, o que é bem melhor que correr o risco de não conseguir os vôos ([email protected]).
       
      Outro cara de uma agência também disse que comprava os vôos da Aerotuy por 330usd ([email protected]).
       
      E finalmente cheguei ao paraíso, que é de fato tudo aquilo que falam!
       
      Em Los Roques, os passeios mais comuns saem por volta de 9:30/10:00 e voltam por volta de 16:00/17:00. Se seu vôo de ida chega depois disso ou o de volta sai antes disso, as únicas opções são ir pras praias mais próximas (Madrisqui e Francisqui??) (há lanchas com frequência) ou alugar um barco privado. Quando cheguei o venfo estava muito forte e não estavam saindo barcos para Cayo de Água nos últimos 3 dias. No meu último dia em Los Roques, o vento mudou e os barcos voltaram a sair pra lá. Só que como tinha um vôo as 16h e os tours com mais gente voltavam pra Gran Roque depois das 5, a única maneira que me restou pra chegar lá foi fretar um "charter" como eles dizem. O preço tabelado no pier é de 250.0000 BsF (100usd) e eles te levam onde você quiser. Acabei conseguindo fechar por 200.000 BsF um passeio das 9:00 as 14:30 com o William "Vellaco" da lancha "Furioso" - recomendo, contato 04147990686, sem whatsapp tem que ligar). Eles levam guarda sol, cadeira e tem até um sonzinho na lancha. Tive a chance de aproveitar Cayo de Água só pra mim por quase 2 horas, até que começaram a chegar os barcos dos tours. Sensação simplesmente indescritível, parecia um sonho mesmo, valeu cada centavo - Los Roques não teria sido a mesma se não tivesse ido lá.
       
      Ah, não deixem de provar as Arepas e Cachapas da Dona Júlia (um quiosco perto do aeroporto) são incríveis! Curti também o restaurante Aquarena, eles tem sucos naturais de várias frutas e alguns pratos com pescados frescos.
       
      É isso, espero ter contrubuído para que os próximos viajantes não passem tanto perrengue, e principalmente pra nenhum usuário do Mochileiros cair na lábia do fdp do Moisés.
       
      Boa viagem!
       
      Leonardo
    • Por Marina Away
      Venezuela, Janeiro de 2014
      Voo São Pualo – Boa Vista
      Boa Vista
      - se informar com seguranças do aeroporto sobre terminal Carabá local onde pegar taxi ‘lotação’ para Santa Elena do Uiaren e ir de taxi ate esse local (30 reais)
      - taxi ‘lotação’ leva 4 pessoas e cobra 35 reais de cada. Faz parada na aduaneira para que peguem autorização de entrada (não é necessário passaporte, so RG)
       
      Santa Elena de Uiaren
      - Pousada 3 Naciones (melhor custo beneficio)
      -dono da pousada é brasileiro e troca reais por bolivares no cambio negro! Confiável! (estava 1 real = 23 bolivares e no final da viagem estava 1 = 27 bolivares)
      - comprar passagem para Ciudade Bolivar com 1 dia de antecedência (agências de turismo reservam para turistas e deixar pra comprar na hora de sair é arriscado)
      - deixamos parte da bagagem na pousada para subir o monte Roraima apenas com o necessário para 6 dias la
      **todos os onibus que viajamos no país colocam ar condicionado no mais frio, sempre viaje com casaco, meias e saco de dormir
      - na fila (enorme) de carros para abastecer conseguimos o telefone do jipeiro Franklin Sierra telefone 04265673074 que conseguiu contato de Alejandro (Alex) 04266102578 para nos levar a entrada do monte Roraima – o dono da pousada deixa fazer essas ligações
       
      Monte Roraima
      - Taxi com Alex ate aldeia Indigena (cobrou 3 mil bolivares para levar na comunidade e ate a entrada do parque do monte roraima e combinamos dia e horário pra ele buscar – mais 3 mil para a volta – total 6 mil = 260 reais)
      - indígena Jeremias Williams (Rapemon – ele eh rapper! Tenho no facebook) cobrou mil por dia de trek mais 2 mil para comida (total 8 mil = 348 reais)
      - 6 dias de caminhada, tomando banho no rio, cozinhando a própria comida (fizemos compras no brasil: miojo, sopão, sardinha,..) e levando as próprias mochilas. O guia so indicava o caminho.
      - total gastamos 14 mil bolivares (3500 cada um = 152 reais) sendo que as agencias cobram cerca de 10 mil por pessoa (435 reais).
      **muito frio a noite e muito calor de dia com chuva, perigo das roupas da mochila molharem e passar frio a noite
      **levar comprimidos que purificam agua
       
      Ciudad Bolivar
      -viagem de ônibus por 11h entre Sta Elena e CBolivar
      - chegando em CBolivar já compramos passagem de ônibus direto para Caracas e descemos na Plaza Venezuela (8h de viagem)
       
      Caracas
      - Hotel La Floresta ou Altamira ambos no bairro Altamira – mesmo preço (325Bol por pessoa no quarto duplo ou quadruplo = 14 reais) mas La floresta é mil vezes melhor
      - conhecer bairro Boulevard (3ª estação de metro dps da estação Altamira)
      - taxi ate aeroporto para comprar passagem à Los Roques (compramos ida e volta por 7240 Bol para o dia seguinte – 315 Reais)
       
      Los Roques – 5 dias/Empresa Aerotuy
      -pagar taxa ao chegar na ilha (214Bol – 9 Reais)
      -Autorização do Inparques para acampar (guardar este documento) e barcos-taxi para qualquer ilha combinando data para buscarem você la
      - 2 noites em Francisqui de ariba (ilha deserta apenas com a casa abandonada em que o pescador Willy tinha concessão de uso)
      -Ilha principal Gran Roque (única ilha com pousadas e comercio) com área de camping péssima, muitas moscas e sem banheiro, sem chuveiro
       
      Caracas
      - Tour com amigo venezuelano que conhecemos no topo do monte roraima
      - Centro Historico da cidade e Subir montanha Ávila
      - rodoviária para CBolivar fica no bairro Altamira
       
      Ciudad Bolivar
      - empresa Eco Adventures com um agente que nos abordou na rodoviária de Ciudad Bolivar (escritório na própria rodoviária sala n. 33 – site: http://www.adventurevenezuela.com email: [email protected])
      - chorar muito o preço que eles reduzem – 8.500 Bol para 3 dias com 3 refeicoes diárias inclusas com uma noite extra sem alimentação (315 Reais)
       
      Canaima
      - pousada simples, local próximo a cachoeiras
      - Um dia para conhecer as cachoeiras mais próximas de canoa
      -um dia com saída pela manha para Salto Angel e dormir em galpão aberto em redes, sem energia elétrica Jantar e café da manhã servidos pelo guia.
       
      Ciudad Bolivar
      - muito perigosa sem atrações a não ser o delta do orinoco, rio que aparecem botos
      Sta Elena
      - freeshop com poucas coisas mas preço muito bom (perfumes, bebidas e eletrônicos)
      - taxi ‘lotação’ ate Boa Vista
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