Ir para conteúdo
  • Cadastre-se
  • Faça parte da nossa comunidade! 

Peça ajuda, compartilhe informações, ajude outros viajantes e encontre companheiros de viagem!
    Faça parte da nossa comunidade! 

appriim

Patagônia Sozinha (Ushuaia , El Calafate, Puerto Natales e El Chaltén) – DEZEMBRO/2018 –JANEIRO/2019

Posts Recomendados

Em 17/02/2019 em 10:31, FlavioToc disse:

Continue a escrever, está muito bom. Vou esperar por mais.

Obrigada Flavio

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Oi, oii! voltei com mais um pouquinho da viagem. Espero que estejam gostando 😉

27/12 – EL CALAFATE – PUERTO NATALES   (ÔNIBUS)

Depois da emoção da passagem, chegou a hora de partir para Puerto Natales no Chile. A viagem até lá dura cerca de 5 horas. Leve seu travesseirinho e aproveite para descansar.

Dica da Ana: Sempre que tenho uma viagem de ônibus longa durante o dia, procuro sair na noite anterior, beber um pouco e ir dormir mais tarde. Se você tem problemas para acordar, não recomendo isso 😂😂 comigo funciona, vou a viagem inteira dormindo como um anjo.

No ônibus eles entregaram um formulário para a imigração no Chile. Você não pode entrar no pais com alimentos in natura, caso seja pego com esse tipo de produto, pode ser multado e também perder os alimentos. No formulário eles pedem pra você declarar se tem alimentos de origem animal ou vegetal, não sei como funciona, se eles analisam antes de autorizar a entrada no país. Enfim, se você estiver fazendo essa viagem de carro/motor home, é interessante pesquisar um pouco mais para não perder comida ou ter que pagar multa.

Quando carimbam o seu passaporte, eles te entregam um papel, GUARDE ESSE PAPEL, você vai precisar dele para sair. Não lembrode ninguém ter me instruído à guarda-lo, por sorte tinha jogado na minha pastinha junto com outros documentos.

Puerto Natales foi a cidade que menos pesquisei. Ela é bem direcionada para o turismo de aventura, vi várias lojas com artigos esportivos, as ruas são planas e é fácil de se locomover. Também vi lojas que alugam equipamentos (barracas, sacos de dormir e até botas) para você utilizar nos trekkings ou circuitos.

Mais ou menos 12h30 o motorista fez uma parada no centro antes de ir até a Rodoviária e eu desci ali mesmo, sem saber pra onde ir kkkk pedi algumas informações e fui até o hostel deixei a minha mochila e fui dar uma volta, procurei alguma casa de cambio e ver o oceano Pacífico.

20181227_124637.thumb.jpg.1a42d59fc80741d53f52675a3c3c8d46.jpg

Oceano Pacífico

20181227_131400.thumb.jpg.42441fc7108df1af0da6113b2b8f16e5.jpg

20181227_150825.thumb.jpg.4b5f4b8a32987ce00aef8ef1369cc50e.jpg

Pra quem não sabe, em muitas cidades da patagônia fazem a tal da siesta, nada mais é que um horário de almoço prolongado, cerca de 3 horas. Durante a minha volta para conhecer o centro de Puerto Natales eu encontrei algumas poucas almas andando pela cidade, a maioria das lojas estavam fechadas e eu só conseguia pensar: “O que eu tô fazendo aqui?” kkkkkkkkkk

Dentro da casa de cambio encontrei a Célia, uma brasileira de SP que também estava viajando sozinha, dali decidimos almoçar juntas. E na minha primeira refeição já pude sentir que o Chile era caro mesmo. Comi salmão com batata e bebi um suco, que me custaram singelos R$ 90,00.

Encontrei esse cachorro dentro da casa de cambio. Aliás, tem muito cachorro por lá. ficam soltos pelas ruas, mas a maioria está bem cuidado.

20181227_132035.thumb.jpg.dee1b3a8c14544dee725c8f1095fc71b.jpg

Depois de muito papo com a Célia, voltei para o hostel e fiz meu check-in. Um dos staffs do hostel era o Andrés, um colombiano que já morou no RJ e fala mais do que eu. Tomamos um café forte e saboroso (o café da argentina parece mais um “chafé”) enquanto ele me explicava sobre o Parque Torres del Paine e as opções de passeio.

Passei no mercado para comprar algumas comidinhas para os passeios do dia seguinte. Fiquei um pouco assustada ao me deparar com as prateleiras dos mercados vazias. Não tinha muitas opções de frutas, pouca carne e não encontrei ovos. Não sei ao certo dizer o motivo, se era pela alta temporada ou outra razão. Fui ao mercado e depois passei em outras 3 vendinhas para comprar tudo que precisava.

À noite fomos até o Baguales, é um barzinho bem legal, com música e estava cheio. Eles servem porções e possui uma variedade boa de chopes.

20181227_171248.thumb.jpg.df71cb60c56068619a5d9db23b100ef5.jpg

20181227_190548.thumb.jpg.294f7ea8ba587b91b3848acf40fa78de.jpg

20181227_203853.thumb.jpg.73c458150ef292427e278e6c31a2a4eb.jpg

Esse é o pãozinho de de lá kkkk achei estranho, tem assim redondinho e quadrado.

28/12 – PUERTO NATALES – FULL DAY TORRES DEL PAINE

Não tive muita sorte com o tempo nos dias que estava em Puerto Natales. Logo que cheguei estava chovendo bastante e a previsão para o dia seguinte não era muito diferente. A minha preferencia era tempo bom para fazer o trekking até Base de Torres, então neste dia preferi fazer o Full Day.

Dica de app: WINDY é um aplicativo de previsão do tempo, foi um piloto de avião que me indicou. Ele funciona bem e me surpreendeu com os acertos da previsão, mesmo no clima louco da patagônia. Possui várias ferramentas, direção dos ventos, ondas, etc., eu não entendo nada, olho o desenho da previsão e pronto kkkkk Ele foi fundamental pra decidir a ordem alguns passeios.

Bastante gente usa Puerto Natales como cidade-base para o Parque Torres del Paine, como porta de entrada para depois fazer um dos circuitos ou fazer bate-volta, que era o meu caso.

Comprei esse passeio diretamente no hostel por CLP 25.000,00. O ônibus passou para me buscar às 7h. Esse é um passeio de dia inteiro, lembro de retornar depois das 21hrs. Então não façam que nem eu, que sai na noite anterior e fui dormir às 4h kkkk O caminho até o Parque é de 2 horas.

O passeio funciona naquele esquema de para, desce todo mundo, fica um tempinho e volta para o ônibus. Se você estiver com mais pessoas, compensa alugar um carro e fazer o tour no seu tempo e com calma. Mas como estava sozinha, se tornaria muito caro.

Antes de entrar no Parque, paramos na Laguna Amarga, vimos alguns flamingos, tiramos fotos. O dia estava bem cinza e fechado. Depois nos dirigimos até a entrada do parque, onde é necessário desembolsar CLP 21.000. Esse ingresso é válido para 3 dias seguidos, basta você carimba-lo na entrada do dia seguinte.

20181228_100850.thumb.jpg.9222413f0b810d601b9f9bdf90d9301e.jpg

20181228_105211.thumb.jpg.d3875fb106a3d30386a70464c7e06c63.jpg

Logo após a entrada do parque, paramos em uma cachoeira muito bonita, não recordo o nome dela, mas deixo algumas fotos.

20181228_111838.thumb.jpg.e0a54e3e5630ef4dddc8d5bd5d65aeb6.jpg

20181228_112636.thumb.jpg.1143b8170d7d939f8696c84e1a254aae.jpg

20181228_110854.thumb.jpg.e6550dd72cb4ea2693937eacecf7b223.jpg

Um pouco de transito patagônico 😂 

Na próxima parada, o ônibus estacionou e fizemos uma caminhada de aproximadamente 25 minutos até a Cachoeira Salto Grande, um pouco mais à frente encontra-se o Mirados Los Cuernos. O lugar é incrível, rodeado por montanhas enormes, o tom da água é de cair o queixo, mesmo em um dia sem sol. Ficamos ali por um tempo. No caminho da volta haviam vários guanacos.

20181228_131238.thumb.jpg.63326525d55cdb1d951f7c280221297d.jpg

Cachoeira Salto Grande

20181228_131840.thumb.jpg.5dc311619803ab4244c1faf604eae567.jpg

20181228_132229.thumb.jpg.d0c746664f20f9575a0cd2b69ca57876.jpg20181228_134113.thumb.jpg.0c138f6354e787f06e02b37059c344a8.jpg

Guanacos

A parada para o almoço foi no Camping Pehoe. O local tinha um restaurante e também contava com algumas mesinhas na área externa para comer seus lanchinhos. A vista é surreal ❤️ achei um tronco de árvore, sentei e ali tive o melhor almoço da minha vida. Comi um simples sanduíche e uma maçã. Depois achei um jeito e deitar, fechei meus olhos e senti a energia e paz que aquele lugar transmite, é inexplicável.

20181228_140548.thumb.jpg.46cab5bbf99c192b6010900ca0be731e.jpg

20181228_142024.thumb.jpg.0d299a67452e0c6e40ce943f5d24e0d9.jpg

Ultimo ponto para conhecer no Parque era o Mirador Grey, para chegar até lá é preciso fazer uma caminhada leve, de mais ou menos 40 min. No mirador forma uma espécie de “prainha” com pedra e areias escuras, dá pra ouvir o barulho das mini ondas que se formam devido ao vento. É lindo, imenso!

20181228_160920.thumb.jpg.5f61673551f0ae4e2e3ad18d97895692.jpg

20181228_162155.thumb.jpg.a391d357558ae0a2950879a3ab7be56d.jpg

20181228_162206.thumb.jpg.e63cc5b2444d8cd8a8b50c905d5d294a.jpg

20181228_175242.thumb.jpg.44c1998516324428638bacdb195cac99.jpg

Torres del Paine é tudo isso que falam, mesmo que eu tenha visto só uma pontinha. Fiquei imaginando a quantidade de beleza e diversidade que esse lugar pode oferecer. Só aumentou a vontade de voltar e fazer um circuito e poder explorar mais esse paraíso na terra.

Até logo 😘

• Gostei! 3

Compartilhar este post

Link para o post
Em 21/02/2019 em 17:27, SalgadoSJC disse:

obrigado por compartilhar o relato... e o valor total dessa brincadeira ? quanto foi $$$$? valeu

Oii

Eu gastei mais ou menos R$ 7.000,00 com tudo, passagem, hospedagens, passeios, ônibus, alimentação, etc. A minha passagem não foi das mais baratas, já que sai de Floripa. Acho que saiu uns R$ 2.300,00

Dá pra economizar mais se você não beber, cozinhar no hostel. Confesso que cozinhar só pra mim já rola uma preguiça, ainda mais depois de chegar morta das trilhas 😂

Compartilhar este post

Link para o post

Participe da conversa!

Você pode ajudar esse viajante agora e se cadastrar depois. Se você tem uma conta,clique aqui para fazer o login.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

Apenas 75 emoticons no total são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

• Conteúdo Similar

• Por @mateusmaps
      Todos os Consulados Argentinos aqui no Brasil estão repassando informações erradas sobre o trânsito na Argentina, para mais informações acesse o post abaixo;
      https://www.mochileiros.com/topic/86202-leis-de-trânsito-américa-do-sul-argentina-chile-uruguai-bolívia-peru-colômbia/
    • Por VitorBastos
      Olá pessoal!
      Estou pesquisando passeios e agências para o Atacama, pois queria ter noção de preços e tal. Encontrei a agência “do Brasil para o mundo” que tem ótimos preços, por isso queria saber se alguém já utilizou seus serviços, o que achou, se recomenda.
      Grato desde já!
    • Por Priscila Carreiro
      Olá,
      Li relatos de cidades do Mato Grosso fronteiriças com Bolívia. Sou do Rio de Janeiro. Pensei em fazer passeios no Pantanal que saem de Cuiabá e começar meu mochilão de lá. Logisticamente, é uma boa ideia?
    • Por @mateusmaps
      Pessoal, to fazendo esse post pois cansei da tamanha desinformação que encontro na internet a respeito dos itens obrigatórios exigidos nos carros em alguns países da América do Sul.
      Já fui parado pela polícia argentina em diferentes estradas mais de 20 vezes, portanto vou falar principalmente da Argentina, mas o procedimento vale para qualquer país.
      Primeira coisa: NÃO acredite em blogs de viagens e nem nos consulados de alguns países estabelecidos aqui no Brasil, se você quer saber o que é obrigatório ou não para o seu carro brasileiro circular em outros países, procura no Google por Ley de Tránsito + o país desejado + o ano vigente se deseja procurar o mais atualizado, apenas isso já abre um leque de informações, e todas oficiais do governo ou orgão responsável de cada país já na primeira página.
      Digo isso pois aqui no Brasil eles estão de sacanagem ou brincadeira com a população; se você acessar o site do Itamaraty do governo brasileiro, que sobre a Argentina está super desatualizado, você encontrará como item obrigatório a lendária mortalha (lençol ou sabana em espanhol, pra cubrir morto), que sempre foi um mito, aparentemente muito tempo atrás em algumas províncias isso constava como obrigatório, e dos anos 90 pra cá passou a ser usado pelos policiais corruptos como forma de extorquir o motorista argentino e estrangeiro. O portal G1 informando a população que cambão é obrigatório para circular na Argentina, e um monte de baboseira que já ví por aí.
      Agora recentemente (Junho 2019), mandei e-mail para diversos consulados argentinos aqui no Brasil (SP, RJ, Curitiba, Porto Alegre, Uruguaiana, Foz do Iguaçu) perguntando quais itens eram obrigatórios para o meu carro brasileiro poder circular na Argentina, e TODOS, todos os consulados me responderam prontamente em até 24h com diferentes anexos (pdf e doc) que o cambão e kit primeiros socorros eram obrigatórios junto com o extintor e dois triângulos. Eu argumentei de volta com todo meu conhecimento adquirido com as viagens e com o link oficial do governo argentino com a Ley Nacional de Tránsito 24449 Artículo 40, onde informa que apenas extintor (matafuego) e dois triângulos (dos balizas de sinalizacíon) eram obrigatórios, além claro, do encosto de cabeça para todos os passageiros presentes e a carta verde pra estrangeiro. Não consta nada de obrigatório o cambão (linga, cable de remolque ou barra de tiro que eles chamam) e nem kit primeiros socorros (botiquín de primeros auxilios). E NENHUM consulado me respondeu mais, parece que não estão interessados em passar as informações corretas a população.
      Em todas as vezes (2016 e 2018) nenhum policial argentino me solicitou cambão e kit primeiros socorros, apenas carta verde e extintor. Certa vez perguntei a um policial sobre o cambão e kit primeiros socorros e ele me disse que é recomendado, e não obrigatório. Depois conversando com alguns argentinos deu pra entender melhor, entre eles esses itens são bastante recomendado no trânsito, e entre os próprios argentinos há também aqueles que acham que são obrigatórios justamente pela tamanha desinformação e o famoso boca a boca.
      Portanto, se não está na lei não é passível de multa. No caso de ainda encontrar policiais corruptos exigindo qualquer item sem estar na lei, faça-o confeccionar a multa, não tem essa de pagar na hora só pra se livrar do problema e seguir viagem. Se você realmente estiver errado, no caso de uma multa por falta de extintor ou extintor vencido por exemplo, o procedimento de pagar a multa na hora com desconto é uma ação verídica e praticada legalmente entre os oficiais de trânsito na argentina, cabe a você escolher pagar na hora com desconto ou receber o ticket com o valor integral para pagar no Banco de LaNacion.
      As famosas histórias dos policiais corruptos se concentra basicamente nas províncias de Entre Ríos, Corrientes e Misiones, que são aqui próximos a fronteira do Brasil, Uruguay e Paraguay. Atualmente a prática tem diminuído bastante, o próprio governo argentino já é ciente da situação, alguns jornais locais como El Clarín já desmascarou esse problema, e ferramentas como o formulário de incidente do  Ministério das Relaciones Exteriores y Culto enviado no post anterior pelo eniobeier, ajudam o cidadão comum. Em minha última passagem por lá (Dezembro 2018) fui de Uruguaiana a Mendoza, e Mendoza a Dionísio Cerqueira, notei vários policiais camineros bem novos, inclusive mulheres, e todos foram cordiais e apenas solicitaram o que estava na lei. Essa renovação na polícia caminera já estão vindo ciente de seus antepassados corruptos e a mudança para melhor é bastante significativa.
      Agora em Julho 2019 estarei fazendo Dionísio Cerqueira a Bariloche, percorrendo toda a Ruta14, se algum policial me permitir, irei gravar um vídeo com ele explicando o que é obrigatório ou não nos carros, aí quem sabe só assim para pararem de passar informações errôneas nos blogs de viagens e consulados.
      Enfim, pra resumir;
      Trânsito na Argentina: Ley 24449 Artículo 40
      Extintor com validade, dois triângulos (se precisar usar no acostamento tem que usar um atrás do carro e um na frente do carro), encosto de cabeça para os passageiros e Carta Verde para estrangeiros.
      Ao se deparar com policial corrupto, procedimento é o seguinte:
      Leve a Ley de Tránsito impressa e argumente com o policial, seja cordial sempre. Mostre que você entende das coisas, se ele te pedir kit primeiros socorros diga que ele é obrigatório no Uruguay para todos os carros e no Chile apenas para veículos de carga e transporte, na Argentina não é obrigatório em nenhum carro, apenas recomendado. Se ele te pedir o cambão, diga também que não consta na Ley de Tránsito que você está segurando ali na mão. O policial corrupto irá querer dinheiro na hora, diga que tem Pesos somente para o pedágio (peaje) e que está viajando somente com cartão de crédito (tarjeta). Se ele insistir na multa corrupta, peça-o que confeccione o ticket e diga que você irá recorrer, e apresente o formulário de incidente para que ele anote suas credenciais e dados da multa, ele vai acabar cedendo pois seu trabalho estará em risco. Se a multa vier por radar móvel (eles operam em um lugar com radar móvel e um pouco a frente outro policial te pára pois recebeu um walkie talkie que você estava acima da velocidade, isso é comum em pequenas cidades e vilarejos ao longo da estrada, onde toda a estrada é 100km e somente próximo alguma entrada de vilarejo tem uma única placa de velocidade a 60km e se você passar acima disso vão te pegar), peça a contraprova da velocidade se você achar que não estava acima da velocidade, se eles não tiverem a prova peça para confeccionar a multa e você irá recorrer. O procedimento de pagar na hora a multa com desconto é opcional, faça isso somente se você tiver certeza que está errado.
      No geral, seja qualquer País em que for visitar, minha dica é; sempre desconfie de informações em blogs de viagens, seja auto critico em relação a informações que consulados e outros órgãos te passam. Sempre busque na internet informações direto na língua do país desejado, pesquise em sites oficiais do governo, seja o assunto trânsito ou qualquer outra coisa.
      Na normativa do Mercosul é explicado que os carros estrangeiros em circulação em outro país do Mercosul, deve seguir as leis de trânsito do país vigente, então o que vocês estão procurando em blogs de viagens e no boca a boca? Procura a Ley de Tránsito de cada país, verifica se é válido por todo o país ou província/estado tem divergências, traduza no Google Tradutor se não souber ou não ter certeza, e seja feliz viajando corretamente e sem gastos extras.
      Vou deixar em anexo um email da Seguridad Vial, orgão oficial de trânsito da Argentina, me respondendo quando questionei sobre o cambão e kit first aid.

Abaixo mais algumas imagens, da Ley 24449 em sí e do site do governo mostrando quais províncias aderiram a Ley Nacional de Trânsito.

Aqui deixo o pdf da Ley atualizado e o mesmo formulário de incidente do post anterior:
      Ley 24449 a febrero 2019.pdf  
      form_argentina-incident report (1).pdf

• Criar Novo...