Ir para conte√ļdo
  • Cadastre-se
  • Fa√ßa parte da nossa comunidade!¬†

    Pe√ßa ajuda, compartilhe informa√ß√Ķes, ajude outros viajantes e¬†encontre companheiros de viagem!
    Faça parte da nossa comunidade! 

Entre para seguir isso  
Mari D'Angelo

Sevilha, a apaixonante capital da Andaluzia

Posts Recomendados

plazaespanha.jpg.81b9a64c9262775b366e21b1e0930828.jpg

 

ūüď∑¬†Post original com fotos aqui:¬†http://www.queroirla.com.br/roteiro-sevilha/

 

A Espanha fica tão pertinho de Portugal que já estávamos há um tempo ansiosos por cruzar essa fronteira ibérica! O destino escolhido para a primeira viagem aos vizinhos foi Sevilha, capital da Andaluzia, no sul da Espanha! Sem maiores expectativas, achei que seria só mais uma cidade fofinha, mas surpreendentemente, foi amor a primeira vista!

O trajeto entre Lisboa e Sevilha demora (descontando as paradas) por volta de 4h30, com estradas boas e pedágios só em Portugal. E foi só chegar no centro histórico da cidade que já comecei a me empolgar com as ruelas estreitas e a arquitetura dos prédios.

√Č bem complicado encontrar vagas nas ruas do centro, muitas s√£o s√≥ para residentes e as que n√£o s√£o, raramente est√£o dispon√≠veis. O jeito √© mesmo estacionar um pouco mais afastado. Apesar de ser uma cidade bem segura, fomos orientados a tirar tudo do carro (tudo mesmo, at√© uma caneta ou uma moeda de 0,2‚ā¨!) e deixar o porta-luvas aberto. Seria um sinal de ‚Äúaqui n√£o tem nada pra roubar‚ÄĚ.

Nós ficamos 4 dias (2 inteiros + os da ida e da volta). A ideia era em um deles fazer um bate-volta em Córdoba, mas gostamos tanto de Sevilha que decidimos curtir a cidade com calma! E com o calorão de agosto, foi a melhor opção, já que paradinhas para cervezas e helados se tornaram um tanto frequentes.

Sevilha é uma cidade espanhola, mas sua essência é claramente árabe! Depois de ter passado pelo domínio de vários povos, especialmente os romanos, os mouros ocuparam a região e detiveram o poder por oito séculos, até serem expulsos pelo rei Fernando III, que cristianizou o território.

Mas foi s√≥ sair do¬†Airbnb¬†onde est√°vamos hospedados e dar alguns passos em dire√ß√£o ao centro hist√≥rico que j√° come√ßaram a aparecer os primeiros sinais do passado mouro de¬†Sevilha. √Č especialmente no bairro de Santa Cruz, a antiga¬†juderia, que se notam azulejos em coloridos padr√Ķes geom√©tricos, casas e hot√©is com p√°tios √°rabes e arom√°ticas lojas de temperos e ervas. √Č uma atmosfera diferente, e a maior vontade √© de simplesmente andar sem rumo por suas tortuosas ruas.

Inevitavelmente a gigantesca¬†Catedral de Sevilha¬†vai surgir por entre as¬†callese¬†plazas. √Č uma das maiores constru√ß√Ķes religiosas do mundo e sua vers√£o, hoje cat√≥lica, foi constru√≠da sobre uma antiga mesquita. Essa mistura do isl√£ com o cristianismo ocidental fica evidente na torre anexa √† igreja, a¬†La Giralda,¬†um dos cart√Ķes postais da cidade.

E pra imergir de vez na heran√ßa mu√ßulmana de¬†Sevilha¬†√© s√≥ adentrar o complexo de jardim e pal√°cios reais batizado de¬†Real Alcazar. Na verdade h√° uma mistura de estilos arquitet√īnicos nos diversos ambientes que comp√Ķe o conjunto, mas as salas √°rabes, com todos aqueles detalhes do ch√£o ao teto, arrancam os mais maravilhados suspiros!

Os jardins também encantam, mas é preciso ter tempo para percorrê-los com a calma que merecem.

√Č tamb√©m dessa mistura de povos, entre eles √°rabes, judeus e ciganos, que surgiu, na regi√£o da Andaluzia, o mais tradicional estilo musical espanhol: o¬†flamenco! Tanto a dan√ßa quanto o canto, acompanhado das batidas fortes das guitarras, s√£o intensos, daquele tipo de experi√™ncia que arrepia os pelinhos do bra√ßo e faz o cora√ß√£o pulsar mais forte!

N√£o d√° pra descrever¬†Sevilha¬†sem falar do seu cart√£o postal, a¬†Plaza de Espa√Īa! Criada pelo arquiteto An√≠bal Gonz√°lez para a Exposi√ß√£o Ibero-americana de 1929, ela pode at√© ser um ponto tur√≠stico fabricado, com seu canal artificial e charretes carregando turistas levemente desinteressados, mas √© absolutamente deslumbrante!

Ao longo do edifício semi-circular, diversos painéis de azulejos detalhadíssimos representam todas as províncias espanholas. Em seu interior tudo é ricamente ornamentado, das paredes à escadaria. Do piso superior tem-se uma dimensão mais ampla da praça, que inundada pelo dourado do fim do dia fica ainda mais mágica!

A praça fica na verdade dentro do Parque de María Luisa, cheio de fontes e cantinhos aconchegantes para uma paradinha relax. Os Jardines de Murillotambém são uma opção agradável para estar em meio à natureza e à vida cotidiana dos Sevilhanos.

Já às margens do Guadalquivir, a Torre del Oro é o ponto turístico, mas o mais gostoso mesmo é o caminho até lá, uma caminhada pelo Paseo de las Delicias,que pode incluir uma paradinha em um dos bares beira-rio.

E se at√© agora tudo parece muito harmonioso, uma estranha e gigante estrutura de madeira bem no centro hist√≥rico quebra bruscamente os padr√Ķes. √Č o¬†Metropol Parasol¬†ou¬†Las Setas¬†(os cogumelos), de onde se tem uma vista 360¬ļ de Sevilha! O valor da entrada inclui um pequeno desconto na consuma√ß√£o do bar no topo. N√£o √© uma m√° ideia terminar o dia brindando o p√īr-do-sol com uma cerveja artesanal espanhola.

A¬†Espanha¬†√© o para√≠so das tapas! Em¬†Sevilha¬†elas s√£o geralmente baratas e bem servidas. N√£o h√° programa mais local do que escolher uma mesa pelas pra√ßas e cal√ßadas para¬†tapear, acompanhado de uma cerveja ou uma jarra de sangria. √Č particularmente bom para vegetarianos, j√° que h√° muitas boas op√ß√Ķes sem carne (embora o¬†jam√≥n¬†seja uma paix√£o nacional). Tive duas paix√Ķes gastron√īmicas que salivantemente recomendo: as tortillas de patata e o gaspacho. Sim, a ideia de uma sopa fria de tomate e outros vegetais parece no m√≠nimo question√°vel, mas acredite, √© maravilhoso!

Sevilha √© tamb√©m muito conhecida pelas touradas, mas como essa √© uma pr√°tica que eu abomino, n√£o assisti √† nenhuma e nem visitei a¬†Plaza de Toros. N√£o sou do tipo que imp√Ķe meus princ√≠pios por a√≠, mas sugiro pesquisar um pouquinho sobre essa pr√°tica, que traz tanto sofrimento aos animais, antes de decidir financi√°-la.

Sevilha¬†me conquistou! Por sua cultura, sua hist√≥ria, pela simpatia de seu povo e claro, pelo est√īmago!

 

ūüď∑ Post original com fotos aqui:¬†http://www.queroirla.com.br/roteiro-sevilha/

  • Gostei! 4

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa!

Você pode ajudar esse viajante agora e se cadastrar depois. Se você tem uma conta,clique aqui para fazer o login.

Visitante
Responder

×   Voc√™ colou conte√ļdo com formata√ß√£o.   Remover formata√ß√£o

  Apenas 75 emoticons no total s√£o permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conte√ļdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   N√£o √© poss√≠vel colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Entre para seguir isso  

  • Conte√ļdo Similar

    • Por Fora da Zona de Conforto
      Se você é da Europa (ou está viajando por ela), provavelmente acredita que o Chipre possa ser um destino potencial para suas próximas férias de praia.
      E se você é de fora da Europa, pode ser que você não saiba muito sobre essa linda e estranha ilha dividida!
      Porém, há muito mais no Chipre do que você possa imaginar.
      Sim, o Chipre é o lar de praias imaculadas, águas cor de esmeralda turquesa e um lindo litoral rochoso.
      Mas e além disso? Uma visita a Chipre também lhe dá a chance de….
       
      Explorar as ru√≠nas da Gr√©cia antiga ou um dos muitos imponentes castelos e fortes das ‚Äúcruzadas‚ÄĚ espalhados pelo pa√≠s. Continue lendo:¬†Viagem de carro pelo Chipre ‚Äď Roteiro de 5, 7 e 10 dias (com Chipre do Norte)

    • Por Lucas Mendes Alves Andrade
      Boa tarde!
       
      Gostaria muito de fazer uma viagem √† Europa, com passagens de entrada e sa√≠da em um mesmo pa√≠s, no caso, Portugal, e estender a mesma a pa√≠ses como Espanha, Fran√ßa, M√īnaco, It√°lia, Inglaterra, Holanda, B√©lgica, Alemanha. Algu√©m, que j√° possa ter realizado esse roteiro, pode me dar sugest√Ķes sobre dura√ß√£o, hospedagem, enfim...
       
      Desde j√°, obrigado!
    • Por rapazvr
      Aqui fica o segundo post da minha série sobre Sérvia, continuando na cidade de Belgrado.
      Espero que gostem
      https://realidadeextraordinaria.wordpress.com/2019/07/28/servia-belgrado-2-serbia-belgrade-2/
      https://www.instagram.com/ruiadamasioalvites_/?hl=pt
    • Por nicolesuet
      Ol√°, pessoal! Estou planejando fazer um mochil√£o pela Europa durante 30 dias em fevereiro de 2020. Devido a faculdade janeiro a fevereiro s√£o os √ļnicos meses dispon√≠veis para fazer a viagem. Al√©m disso, de acordo com as minhas pesquisas o ver√£o europeu √© a √©poca mais cara para viajar.
      Estou preocupada com o tempo, pois sei que é muito frio e que costuma chover bastante nessa época, logo não quero colocar lugares no roteiro que não conseguirei aproveitar devido ao tempo. Gostaria de saber de vocês quais destinos vocês acham imperdíveis na época do ano e quais vocês acham furada. Existem alguma atração ou destino em particular que vocês recomendariam?
    • Por Tatif
      Bom dia! N√£o tenho achado nenhuma resposta para esse d√ļvida online , j√° liguei na companhia que tamb√©m n√£o sabe me informar.
      Vou pra Bangkok em novembro pela Swiss , com uma escala de das 10 da manh√£ at√© as 18 da tarde em Zurique e gostaria de conhecer a cidade. Algu√©m sabe me dizer se eu preciso de seguro para s√≥ esse dia ou se apresentando a passagem de volta a imigra√ß√£o libera? Porque vou pegar um seguro mais simples para √Āsia , j√° que vou ficar muito tempo la ūüíłūüíł
      Ent√£o precisaria fazer uma di√°ria de um seguro de 30.000 euros pra passar esse dia em Zurique?
      Agradeço a atenção desde já!


√ó
√ó
  • Criar Novo...