Ir para conte√ļdo
  • Cadastre-se
Entre para seguir isso  
Mari D'Angelo

Sevilha, a apaixonante capital da Andaluzia

Posts Recomendados

plazaespanha.jpg.81b9a64c9262775b366e21b1e0930828.jpg

 

ūüď∑¬†Post original com fotos aqui:¬†http://www.queroirla.com.br/roteiro-sevilha/

 

A Espanha fica tão pertinho de Portugal que já estávamos há um tempo ansiosos por cruzar essa fronteira ibérica! O destino escolhido para a primeira viagem aos vizinhos foi Sevilha, capital da Andaluzia, no sul da Espanha! Sem maiores expectativas, achei que seria só mais uma cidade fofinha, mas surpreendentemente, foi amor a primeira vista!

O trajeto entre Lisboa e Sevilha demora (descontando as paradas) por volta de 4h30, com estradas boas e pedágios só em Portugal. E foi só chegar no centro histórico da cidade que já comecei a me empolgar com as ruelas estreitas e a arquitetura dos prédios.

√Č bem complicado encontrar vagas nas ruas do centro, muitas s√£o s√≥ para residentes e as que n√£o s√£o, raramente est√£o dispon√≠veis. O jeito √© mesmo estacionar um pouco mais afastado. Apesar de ser uma cidade bem segura, fomos orientados a tirar tudo do carro (tudo mesmo, at√© uma caneta ou uma moeda de 0,2‚ā¨!) e deixar o porta-luvas aberto. Seria um sinal de ‚Äúaqui n√£o tem nada pra roubar‚ÄĚ.

Nós ficamos 4 dias (2 inteiros + os da ida e da volta). A ideia era em um deles fazer um bate-volta em Córdoba, mas gostamos tanto de Sevilha que decidimos curtir a cidade com calma! E com o calorão de agosto, foi a melhor opção, já que paradinhas para cervezas e helados se tornaram um tanto frequentes.

Sevilha é uma cidade espanhola, mas sua essência é claramente árabe! Depois de ter passado pelo domínio de vários povos, especialmente os romanos, os mouros ocuparam a região e detiveram o poder por oito séculos, até serem expulsos pelo rei Fernando III, que cristianizou o território.

Mas foi s√≥ sair do¬†Airbnb¬†onde est√°vamos hospedados e dar alguns passos em dire√ß√£o ao centro hist√≥rico que j√° come√ßaram a aparecer os primeiros sinais do passado mouro de¬†Sevilha. √Č especialmente no bairro de Santa Cruz, a antiga¬†juderia, que se notam azulejos em coloridos padr√Ķes geom√©tricos, casas e hot√©is com p√°tios √°rabes e arom√°ticas lojas de temperos e ervas. √Č uma atmosfera diferente, e a maior vontade √© de simplesmente andar sem rumo por suas tortuosas ruas.

Inevitavelmente a gigantesca¬†Catedral de Sevilha¬†vai surgir por entre as¬†callese¬†plazas. √Č uma das maiores constru√ß√Ķes religiosas do mundo e sua vers√£o, hoje cat√≥lica, foi constru√≠da sobre uma antiga mesquita. Essa mistura do isl√£ com o cristianismo ocidental fica evidente na torre anexa √† igreja, a¬†La Giralda,¬†um dos cart√Ķes postais da cidade.

E pra imergir de vez na heran√ßa mu√ßulmana de¬†Sevilha¬†√© s√≥ adentrar o complexo de jardim e pal√°cios reais batizado de¬†Real Alcazar. Na verdade h√° uma mistura de estilos arquitet√īnicos nos diversos ambientes que comp√Ķe o conjunto, mas as salas √°rabes, com todos aqueles detalhes do ch√£o ao teto, arrancam os mais maravilhados suspiros!

Os jardins também encantam, mas é preciso ter tempo para percorrê-los com a calma que merecem.

√Č tamb√©m dessa mistura de povos, entre eles √°rabes, judeus e ciganos, que surgiu, na regi√£o da Andaluzia, o mais tradicional estilo musical espanhol: o¬†flamenco! Tanto a dan√ßa quanto o canto, acompanhado das batidas fortes das guitarras, s√£o intensos, daquele tipo de experi√™ncia que arrepia os pelinhos do bra√ßo e faz o cora√ß√£o pulsar mais forte!

N√£o d√° pra descrever¬†Sevilha¬†sem falar do seu cart√£o postal, a¬†Plaza de Espa√Īa! Criada pelo arquiteto An√≠bal Gonz√°lez para a Exposi√ß√£o Ibero-americana de 1929, ela pode at√© ser um ponto tur√≠stico fabricado, com seu canal artificial e charretes carregando turistas levemente desinteressados, mas √© absolutamente deslumbrante!

Ao longo do edifício semi-circular, diversos painéis de azulejos detalhadíssimos representam todas as províncias espanholas. Em seu interior tudo é ricamente ornamentado, das paredes à escadaria. Do piso superior tem-se uma dimensão mais ampla da praça, que inundada pelo dourado do fim do dia fica ainda mais mágica!

A praça fica na verdade dentro do Parque de María Luisa, cheio de fontes e cantinhos aconchegantes para uma paradinha relax. Os Jardines de Murillotambém são uma opção agradável para estar em meio à natureza e à vida cotidiana dos Sevilhanos.

Já às margens do Guadalquivir, a Torre del Oro é o ponto turístico, mas o mais gostoso mesmo é o caminho até lá, uma caminhada pelo Paseo de las Delicias,que pode incluir uma paradinha em um dos bares beira-rio.

E se at√© agora tudo parece muito harmonioso, uma estranha e gigante estrutura de madeira bem no centro hist√≥rico quebra bruscamente os padr√Ķes. √Č o¬†Metropol Parasol¬†ou¬†Las Setas¬†(os cogumelos), de onde se tem uma vista 360¬ļ de Sevilha! O valor da entrada inclui um pequeno desconto na consuma√ß√£o do bar no topo. N√£o √© uma m√° ideia terminar o dia brindando o p√īr-do-sol com uma cerveja artesanal espanhola.

A¬†Espanha¬†√© o para√≠so das tapas! Em¬†Sevilha¬†elas s√£o geralmente baratas e bem servidas. N√£o h√° programa mais local do que escolher uma mesa pelas pra√ßas e cal√ßadas para¬†tapear, acompanhado de uma cerveja ou uma jarra de sangria. √Č particularmente bom para vegetarianos, j√° que h√° muitas boas op√ß√Ķes sem carne (embora o¬†jam√≥n¬†seja uma paix√£o nacional). Tive duas paix√Ķes gastron√īmicas que salivantemente recomendo: as tortillas de patata e o gaspacho. Sim, a ideia de uma sopa fria de tomate e outros vegetais parece no m√≠nimo question√°vel, mas acredite, √© maravilhoso!

Sevilha √© tamb√©m muito conhecida pelas touradas, mas como essa √© uma pr√°tica que eu abomino, n√£o assisti √† nenhuma e nem visitei a¬†Plaza de Toros. N√£o sou do tipo que imp√Ķe meus princ√≠pios por a√≠, mas sugiro pesquisar um pouquinho sobre essa pr√°tica, que traz tanto sofrimento aos animais, antes de decidir financi√°-la.

Sevilha¬†me conquistou! Por sua cultura, sua hist√≥ria, pela simpatia de seu povo e claro, pelo est√īmago!

 

ūüď∑ Post original com fotos aqui:¬†http://www.queroirla.com.br/roteiro-sevilha/

  • Gostei! 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Voc√™ colou conte√ļdo com formata√ß√£o.   Remover formata√ß√£o

  Apenas 75 emoticons no total s√£o permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conte√ļdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   N√£o √© poss√≠vel colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

Entre para seguir isso  

  • Conte√ļdo Similar

    • Por Bru Nno
      Olá pessoal, agora em Março de 2019 iniciei minha primeira viagem para fora do Brasil, especificamente para a Europa. Ainda estou me acostumando ao frio por aqui, bolandando diversos artigos e já tenho muita coisa pra contar, se quiserem saber como foi minha chegada, desde a imigração acessem www.cidadaodoworld.com tenho certeza que vão amar.
    • Por Vinicius Pinto
      Ol√°!
      Venho por meio deste post compartilhar meu mochil√£o de dez dias em Portugal e Espanha. Espero que este relato possa ajudar algu√©m, do mesmo modo que os relatos que li aqui no blog me ajudaram enquanto eu estava levantando informa√ß√Ķes para a¬†minha viagem.
      Nesses dez dias, viajando¬†√† noite, de √īnibus e trem, consegui conhecer os destinos que desejava:¬†Lisboa, Sintra, Coimbra, Madrid, Barcelona, Braga e Porto.
      (Por quest√£o de tempo, terei que dividir o post em algumas partes).
      Bom, sem grandes delongas, a viagem foi assim:
      Embarquei em um avião da TAP pouco antes das 22h, no Aeroporto de Guarulhos, e cheguei ao Aeroporto de Lisboa aproximadamente às 10h. 
      Ap√≥s fazer todos os tr√Ęmites, fui √† √°rea do metr√ī, dentro do aeroporto, estudei rapidamente as linhas da cidade,¬†e comprei minhas passagens. Peguei a linha vermelha, desci na parada que faz cruzamento com a linha azul, entrei no metr√ī¬†dessa linha, e desci na Avenida¬†dos Restauradores, onde ficava minha acomoda√ß√£o, e, a uns poucos metros, o centro hist√≥rico da cidade. √Äs 13h,¬†aproximadamente, iniciei meu roteiro: comecei no centro¬†e fui at√© o¬†Castelo de S. Jorge. Nessa √°rea, vale destacar a proximidade entre uma atra√ß√£o e outra:¬†pelo menos no centro hist√≥rico, d√° para conhecer as principais atra√ß√Ķes, a p√©!
      No dia seguinte, fui de autocarro (√īnibus) √† regi√£o de Bel√©m. Uma vez l√°, tamb√©m √© poss√≠vel conhecer as principais atra√ß√Ķes, a p√©.¬†
      Abaixo seguem algumas fotos. Gostaria de compartilhar todas aqui, pois a cidade tem uma beleza √ļnica; no entanto, o relato ficaria longo demais.
      (Continuo depois com Sintra.)
      Se algu√©m tiver alguma d√ļvida sobre Lisboa, e eu puder ajudar, ficarei feliz!







    • Por Liany Garves
      Oi pessoal!!!
      Acabo de voltar da Turquia. Eu tive uma escala por lá e acabei decidindo fazer um stopover e ficar uma semana. Como já conhecia Istambul, eu fui pra Capadócia dessa vez. Apesar de ter ido no inverno (fevereiro-2019) e estar extremamente frio, eu gostei muito do lugar. Como estava menos lotado de turistas, tive uma experiência super agradável por lá e vi até neve! 
      Eu estava na d√ļvida se valia a pena fazer o voo de bal√£o por ser inverno, j√° que essa √© uma atividade bem carinha. Como n√£o acho que irei pra l√° novamente, acabei me arriscando e n√£o me arrependi. Foi sensacional mesmo assim, as paisagens s√£o incr√≠veis e pude ver os picos nevados das montanhas. Estava nublado mas mesmo assim, as paisagens estavam lindas.¬†
      Eu at√© escrevi um post no meu blog listando todas as vantagens e desvantagens¬†de se voar de bal√£o no inverno (j√° aviso que √© bem mais barato rs). Se algu√©m tiver interesse em ler para mais informa√ß√Ķes: https://www.mochilaoadois.com.br/balao-capadocia/¬†


    • Por glhrmesp
      Galera, sou novo aqui no f√≥rum e minha d√ļvida √© a seguinte.
      Irei viajar para a Europa em Junho, irei ficar do dia 31/05 at√© 13/06, irei para Madri, Barcelona e Paris. Eu estou pensando em levar 1500 euros para esses dias, isso n√£o inclui as passagens, hospedagens nem transporte entre as 3 cidades. Mas em Madri gostaria de comprar alguns eletr√īnicos (xiaomi), de acordo com o site deles eu gastaria 410 euros sobrando 1090 euros para os 14 dias, uma m√©dia de 70 euros por dia, ser√° que isso √© suficiente?
       
    • Por joaovitorjla
      Boa noite pessoal, 
      Pretendo fazer uma viagem para a Europa, mas estou com d√ļvida no roteiro, ao total da viagem, desde a sa√≠da at√© a volta ao Brasil ir√£o ser 15 dias, estou querendo conhecer Madri, Barcelona e Paris, dedicando 3 dias inteiros para elas, sem contar os deslocamentos. Vendo posts aqui no blog mesmo, me surgiu a d√ļvida se √© vi√°vel ou s√£o poucos dias para cada cidade, ser√° minha primeira vez a Europa e estou cheio de d√ļvidas, segue roteiro:
      Dia 01 - SP > Madri 
      Dia 02 - Chegada em Madri 
      Dia 03 - Madri
      Dia 04 - Madri
      Dia 05 - Madri
      Dia 06 - Madri > Barcelona
      Dia 07 - Barcelona
      Dia 08 - Barcelona 
      Dia 09 - Barcelona
      Dia 10 - Barcelona > Paris
      Dia 11 - Paris
      Dia 12 - Paris
      Dia 13 - Paris 
      Dia 14 - Paris > SP
       
      Agradeço a ajuda, obrigado!
       
      **Ainda n√£o sei as datas de viagem, estou cotando para setembro/2019.


×
×
  • Criar Novo...