Ir para conteúdo
  • Faça parte da nossa comunidade! 

Encontre companhia para viajar, compartilhe dicas e relatos, faça perguntas e ajude outros viajantes! 

Posts Recomendados

Bom, vou colaborar com nosso relato de viagem por dois países da América Central realizado entre fev e mar/19. Ressalto que a melhor época para visitar a região é de janeiro a abril para fugir das chuvas.

O custo total da viagem foi R$6000,00, sendo:

R$1500 (passagem São Paulo – San José) pela Avianca

R$ 500 (passagem San José – Cidade da Guatemala) pela Copa

R$ 600 (hospedagens em hostel)

R$ 500 (ônibus/shuttles na Guatemala)

R$ 400 (aluguel do carro) + R$150 combustível na Costa Rica (valor por pessoa em carro 4 pessoas)

+ demais custos com alimentação e passeios

Os roteiros foram os seguintes

Costa Rica 9 dias: todo o roteiro realizado com carro alugado (aprox. 50usd/dia)

Chegada em San José – Pq. Manuel Antonio – Cartago (vulcão Irazú) – Vulcão Poás – La Fortuna (Arenal + Rio Celeste) – Tamarindo (Playa Conchal e Hermosa)

Guatemala 9 dias: todos os deslocamentos realizados por ônibus/shuttle (possível comprar pelo site GuateGO), mas recomendo fechar com as agências locais que fica bem mais barato.

Chegada na Cidade da Guatemala – Antígua (vulcões Pacaya e Acatenango) – Panajachel (Lago Atitlán) – Lanquin (Semuc Champey) – Flores (Tikal)

• Gostei! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Costa Rica

Um país bem americanizado que aceita dólar em quase todos os estabelecimentos e seu lema é Pura Vida.

O prato típico é chamado ‘casado’ e é muito parecido com o nosso PF haha (arroz, feijão, carne ou frango, salada, mandioquinha e banana assada)

A Costa Rica é um dos países mais caros da América e isso é muito perceptível quando se realiza uma viagem pela América Central.

O valor para acessar qualquer parque nacional está na faixa de 15 dólares (aprox. 60 reais) e os custos com alimentação são relativamente altos (principalmente em Tamarindo).

A nossa road trip pelo país foi realizada principalmente no centro e no norte do país. Seguem dias do que fazer e quanto tempo ficar em cada local:

Pq Manuel Antonio: Custa 15 dólares para acessar e possui diversa flora e fauna, além de praias lindas (lembram as praias de Ilha Grande RJ). É relativamente próxima de San José, mas não vale a pena fazer um bate-volta. Tempo recomendado: 1 ou 2 noites

Vulcão Irazú: Custa 15 dólares por pessoa + 2 dólares por veículo. Vale a pena fazer um passeio de bate-volta saindo de San José ou fazer em um dia de trânsito entre San José e La Fortuna. Recomendo ir bem cedo pois costuma formar uma neblina sobre a cratera na parte da tarde

Vulcão Poás: Custa 15 dólares por pessoa. Vale a pena fazer um passeio de bate-volta saindo de San José ou fazer em um dia de trânsito entre San José e La Fortuna. Verificar se houve alguma erupção recente e se o lago formado em sua cratera está visível para poder valer a pena a visita.

La Fortuna: Cidade que tem o Vulcão Arenal como cartão postal (que pode ser acessado por 15 dólares). Nós optamos por não entrar no parque, mas procurar algum ponto para observá-lo. Sugiro um passeio de barco pelo lago Arenal. Nas proximidades da cidade está a Cachoeira La Fortuna (com seu poço esverdeado) custa 18 dólares por pessoa e é possível se banhar. O ponto alto da região é o parque Tenório (que fica cerca de 1 hora de carro ao norte) e abriga o famoso Rio Celeste (o lugar mais bonito da Costa Rica em minha opinião). Custou 12 dólares por pessoa, mas não é possível se banhar no rio.

Tamarindo: Cidade muito badalada com muitos bares e restaurantes e que possui um pôr do sol sensacional (principalmente nas praias Avellana, Langosta e Tamarindo). Outras atrações famosas são Playa Conchal (30 min de ditância) e Playa Hermosa (1h15 de distânica).

Os pontos altos da viagem foram o Rio Celeste e a Playa Conchal.

• Gostei! 2

Compartilhar este post

Link para o post

Guatemala

País barato e com lugares muito diferentes. Recomendo demais conhecer este país lindo

Antígua: Cidade colonial (lembra um pouco Cartagena) e possui um centro histórico bem preservado. Vale um dia todo ou pelo menos meio período. Outro passeio obrigatório é a subida do vulcão Pacaya (tivemos muita sorte e conseguimos ver a lava do vulcão escorrendo), este passeio leva cerca de 6 horas para ser realizado.

Subida do vulcão Acatenango: em Antígua há diversas agências que realizam a subida do vulcão Acatenango para poder observar o vulcão Fuego em atividade. Realizamos a subida pela agência Wicho & Charlie que cobrou 400 Qs (aprox. 50 usd por pessoa) incluindo traslado até o ponto de início, guias, lanche, jantar preparado pelos guias, acampamento no alto do vulcão com barraca, cama e saco de dormir, empréstimo de agasalhos (luva, jaqueta, gorro, cachecol) e aluguel de mochila e demais itens. A subida leva em torno de 5 horas e é bem cansativa, mas todo o esforçado é recompensado com as explosões de lava que você poderá visualizar a olho nu, mas em distância segura, Foi uma das experiências mais incríveis que já vivi. A descida leva em torno de 2 horas.

Lago Atitlán; Lago lindo cercado por três vulcões e que possui diversos vilarejos ao seu redor. O vilarejo mais estruturado e mais próximo de Antígua é Panajachel. Usamos ele como base e utilizávamos barco para nos deslocar para os demais povoados. Visitamos os povoados de San Marcos, San Juan, San Pedro e Santiago. Cada um tem seu charme, mas os meus preferidos foram San Marcos e San Juan.

Lanquín: Cidade base para visitar Semuc Champey é bem simples e tem pouca estrtura. Optamos por nos hospedar no Portal El Champey que fica a 5 minutos a pé do parque. O local fica bem isolado (não tem água quente, nem internet e energia elétrica só das 18 às 23), mas vale super a pena essa experiência. E Semuc Champey é um dos lugares mais bonitos que já estive!. O acesso custa 50 Qs (aprox 25 reais)

Flores: Cidade bem charmosa que na verdade é uma ilha do Lago Petén. Possui diversas pousadas e restaurantes e um pôr do sol lindo com vista do lago. É a cidade base para visitar as ruínas maias de Tikal. Recomendo realizar o passeio que sai às 4h30 para evitar o calor forte (lá é muito quente) e para não estar lotado de turistas (a maioria sai de Flores por volta de 8:00 da manhã). Existe a possibilidade de assistir o sunrise ou o sunset em Tikal, porém é preciso pagar um valor maior. O acesso custa 150 Qs (aprox. 75 reais) e o transfer com guia custa 80 Qs

• Gostei! 3

Compartilhar este post

Link para o post

mano que sonho, pode se dizer que tu curtiu mais a guatemala entao ? meu sonho sempre foi costa rica mas pesoal fala mesmo que é muito USA e sei la prefiro viagens meio LADO B por várias questões e inclusive financeiras hahaha... posso deixar costa rica pra mais tarde com mais grana.. valeu pelo relatomano que sonho, pode se dizer que tu curtiu mais a guatemala entao ? meu sonho sempre foi costa rica mas pesoal fala mesmo que é muito USA e sei la prefiro viagens meio LADO B por várias questões e inclusive financeiras hahaha... posso deixar costa rica pra mais tarde com mais grana.. valeu pelo relato

• Gostei! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Guatemala, é um dos meus sonhos, conhecer esse país. O que você me indicaria em conhecer ? Caso eu tenha apenas 10 dias ?

Compartilhar este post

Link para o post
Em 08/03/2019 em 16:37, SalgadoSJC disse:

mano que sonho, pode se dizer que tu curtiu mais a guatemala entao ? meu sonho sempre foi costa rica mas pesoal fala mesmo que é muito USA e sei la prefiro viagens meio LADO B por várias questões e inclusive financeiras hahaha... posso deixar costa rica pra mais tarde com mais grana.. valeu pelo relatomano que sonho, pode se dizer que tu curtiu mais a guatemala entao ? meu sonho sempre foi costa rica mas pesoal fala mesmo que é muito USA e sei la prefiro viagens meio LADO B por várias questões e inclusive financeiras hahaha... posso deixar costa rica pra mais tarde com mais grana.. valeu pelo relato

Exato, Guatemala é bem mais lado B. Eu curti bem mais!

Outro país lado B que quero ir é a Nicarágua.

• Gostei! 2

Compartilhar este post

Link para o post
Em 11/03/2019 em 08:47, joshilton disse:

Guatemala, é um dos meus sonhos, conhecer esse país. O que você me indicaria em conhecer ? Caso eu tenha apenas 10 dias ?

O meu roteiro na Guatemala foi de 9 dias e achei que ficou redondinho, pode se basear nele.

Acho que a subida do Acatenango, Semuc Champey e o Lago Atitlán foram os pontos altos da viagem.

• Gostei! 1

Compartilhar este post

Link para o post

FOTOS DA VIAGEM: COSTA RICA

Eu estava devendo uma fotos da viagem, então vou compartilhar para ajudar:

Cachoeira La Fortuna;

Vulcão Irazú;

Playa Conchal;

Playa Tamarindo

La Fortuna.JPG

Eu no Irazú.JPG

Playa Conchal.JPG

Playa Tamarindo.JPG

• Gostei! 2

Compartilhar este post

Link para o post

FOTOS DA VIAGEM: GUATEMALA

Eu estava devendo uma fotos da viagem, então vou compartilhar para ajudar:

Lago Atitlán;

Semuc Champey;

Tikal;

Vulcão Fuego

Lago Atitlán.JPG

Semuc Champey.JPG

Tikal.JPG

Vulcão Fuego.JPG

• Gostei! 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
Entre para seguir isso  

• Conteúdo Similar

• Por lavidaesmara
      Na Costa Rica, também conhecida como a Suíça da América Central, não se diz nem olá, adeus, bom dia, boa tarde, nem obrigado. Diz-se pura vida. Descobre mais sobre esta expressão aqui:
      https://lavidaesmara.com/2019/01/25/porque-pura-vida/
    • Por PriPri Nunes
      Olá mochileiros ❤️
      Esse relato é a continuidade do mochilão que fiz esse ano em Fevereiro no México e na Guatemala.
      Se quiserem conhecer um pouquinho desse país incrível que é a Guatemala é só conferir a Parte 1 - Mochilão Maya - Guatemala 😍

🗺️ Nosso roteito no México foi o seguinte:
      14/02 - Transfer para Palenque (vindo de Flores - Tikal)
      15/02 - Palenque
      16/02 - San Cristóbal de Las Casas
      17/02 - San Cristóbal de Las Casas
      18/02 - Oaxaca
      19/02 - Oaxaca
      20/02 - Cidade do México (conexão) - Cancún
      21/02 - Cancun / Isla Mujeres
      22/02 - Tulum
      23/02 - Tulum
      24/02 a 27/02 - Resort
      28/02 - Valladolid
      29/02 - Chichen Itzá - CDM01/03 - Retorno

Antes de iniciar o relato, aquele combo de informações básicas para quem ainda não conhece muito do México
      🇲🇽 Capital: Cidade do México
      💰 Moeda: Peso Mexicano. Para facilitar a conversão R$ 1,00 =  MEX 4,00 / USD 1,00 = MEX 21,00 MEX  * Valores nesse relato sempre arredondados. Pense num país com a moeda tao desvalorizada frente ao dólar quanto o real, é o peso mexicano. É uma excelente opção pra dólar alto, e sim, existe cancun e caribe para pobres.
      🕐 Fuso: - 2h
      👨‍👩‍👧‍👦 Visto: Brasileiros não precisam de visto para turismo – permanência até 180 dias (porém, pela via terrestre houve cobrança de taxa, entrarei em detalhes no próximo post)

⛔ No início do ano de 2020 o Itamaraty lançou um aviso informando sobre as constantes recusas de ingresso de brasileiros no México. Não deixe de levar impresso todos os seus comprovantes de voos, deslocamentos terrestres, comprovantes de hospedagem, bancário e etc. O endurecimento dos EUA com a imigração ilegal de pessoas vindo do México, e as constantes ameaças de embargos, fez com que o México endurecesse sua imigração. Nós não tivemos problemas na imigração em El Ceibo, contudo, EM TODAS AS VIAGENS de ônibus houve revista de policiais, às vezes, até 3 vezes na mesma viagem. E todas as vezes eles me acordaram para apresentar passaporte, cartão de entrada, e um inclusive me fez uma série de questionamentos. Então, viaje como se precisasse provar tudo. 

📅 Quando ir?
      Na Cidade do México no verão (junho-agosto), os termômetros ficam entre os 12ºC e os 25ºC, em média. No  inverno (dezembro-fevereiro), entre 7ºC e 23ºC. Os meses mais chuvosos são junho, julho e agosto. Os mais secos, dezembro, janeiro e fevereiro. Já na região do Mar do Caribe, que abrange toda a Península de Yucatán, o tempo é quente e úmido quase o ano todo. Nas praias A temperatura fica entre 19°C e 35°C em média, seja inverno ou verão. Os meses mais secos são fevereiro, março e abril. Os mais chuvosos, setembro, outubro e novembro. Essa região do México costuma ser bastante atingido pela temporada de furacões do Caribe, que vai de junho a novembro, sendo que a maioria dos fenômenos ocorre entre agosto e outubro. Essa é a época do ano em que você deve evitar viajar para o Caribe mexicano.

✈️ Como chegar?
      Os viajantes brasileiros costumam chegar à Cidade do México pelo Aeroporto Internacional Benito Juarez, localizado na parte leste, a cerca de 6km do centro da cidade. O aeroporto tem dois terminais, interligados por serviço de ônibus e aerotrem, um para voos domésticos e outro para os voos internacionais. Do terminal ao centro da cidade há varias opções de transporte: táxi, uber, ônibus executivo e metrô. A Aeroméxico possui voos diários direto de GRU para CDM, a viagem dura quase 10hr.
      Para voos internos, as principais companhias aéreas que operam no país são Viva Aerobus, Volaris, Interjet (low costs) e a Aeroméxico.

🚗 Como se locomover?
      No México opera apenas uma empresa de ônibus que se chama ADO. A ADO oferece várias classes de coletivos para quem quer fazer suas viagens com mais ou menos conforto. Há desde carros de primeira classe – com poltronas totalmente leito e fileiras individuais – até os carros comuns, que são os usados pelos mexicanos em geral, e por mim 😇. A passagem intermediária - ADO GL,  tem telas individuais, e a cadeira deita o suficiente para você descansar, é o melhor custo benefício, mas péssimos horários.

🥘 Culinária
      Restaurantes são lugares tão imperdíveis quanto pirâmides astecas; a comida de rua é tão maravilhosa quanto as praias do Caribe. Por isso, não tenha dúvidas – reserve lugar no orçamento para comer bem. Pimenta no México é assunto sério 😛 Mesmo que você fale "no pica" vai ter pica 😅, principalmente em lugares mais populares, afinal a pimenta não vem só como acompanhamento, tudo é feito com pimenta, eu amo, mas quem não gosta sofre um cadinho rs. Pra vocês terem ideia vi até algodão doce com pimenta 😜
      Qualquer prato mexicano leva milho, seja em grãos, como molho ou, até mesmo, no formato de massa – as amadas tortillas! Duas coisas que eu amei foram o "elote" um milho cheio de molho, queijo, maionese, pimenta, limão, tudo rs e o "mole poblano", uma espécie de ensopado feito com frango ou peru. No molho vão pimentas diversas, mas também tomate, banana frita, amendoim, coentro, canela e mais alguns ingredientes, conforme, claro, a receita de cada um. Mas o ponto marcante do mole poblano é o chocolate. Uma coisa que eu sinto muitassss saudades do México era comer feijão todo dia no café da manhã. 😋
      O mezcal é uma versão mais rústica da tequila. Se você é fã de bebidas destiladas, vai adorar. Em Oaxaca não deixe de visitar uma Mezcaloteca e aprender um pouco mais sobre a bebida. Mas cuidado que o bicho é forte rs.

📌 DICA: A maior rede de lojas de conveniência no México é a Oxxo. Pensa num paraíso para mochileiros. Lanches bons e baratos. Café da manhã, almoço, jantar, sobremesa, sempre dá pra ir no Oxxo. Pegava muito coisas de café da manhã gastando na faixa de 30 MEX - 1,50 USD e hot dog - 2 por 16 MEX - 0,75 USD. Fora as promoções de biscoito e chocolates. Há também 7 eleven e Circle K, mas a Oxxo tem bem mais promoções.
    • Por PriPri Nunes
      Olá mochileiros 💓
      Na falta de novas viagens, resolvi iniciar o relato do meu último mochilão que realizei com uma amiga em fevereiro de 2020 e apelidei carinhosamente de Mochilão Maya – Guatemala & México.
      Como a intenção é fazer tudo detalhadinho, vou dividir as postagens em etapas.

🗺️ Nosso roteiro foi o seguinte :
      01/02 - Chegada em Cidade Guatemala - direto para Antígua
      02/02 - Chichicastenango - Lago Atitlán (Panajachel)
      03/02 - Lago Atitlán (Santa Cruz de La Laguna, Santa Catalina de Palopó e San Pedro)
      04/02 - Lago Atitlán (San Marcos e San Pedro)
      05/02 - Lago Atitlán (San Juan - Indian Nose) - Xela (Quetzaltenango)
      06/02 - Xela (Vulcão Santiaguito)
      07/02 - Xela (Lago Chicabal) - Antígua
      08/02 - Antígua & Acatenango
      09/02 - Antígua (Vulcão Pacaya)
      10/02 - Shuttle para Lanquín
      11/02 - Semuc Champey
      12/02 - Transfer para Flores
      13/02 - Tikal
      14/02 - Transfer para Palenque
      15/02 - Palenque
      16/02 - San Cristóbal de Las Casas
      17/02 - San Cristóbal de Las Casas
      18/02 - Oaxaca
      19/02 - Oaxaca
      20/02 - Cidade do México - Cancún
      21/02 - Cancun / Isla Mujeres
      22/02 - Tulum
      23/02 - Tulum
      24/02 a 27/02 - Resort
      28/02 - Valladolid
      29/02 - Chichen Itzá - CDM
      01/03 - Retorno

Informações Básicas:
      Antes de começar vou deixar algumas informações básicas da Guatemala, pois é um país pouquíssimo visitado por brasileiros (não encontrei nenhum nas duas semanas que estivemos por lá, nem mesmo em Antígua), e com pouca informação em Português.

🏙️ Capital: Cidade da Guatemala
      💵 Moeda: Quetzal. Para facilitar a conversão R$ 1,00 = GTQ 1,50 / USD 1,00 = GTQ 7,70 * Valores nesse relato sempre arredondados.
      🕒 Fuso: - 3
      👭 Visto: Brasileiros não precisam de visto para turismo – permanência até 90 dias.

·        Além de estar inserida entre dois oceanos, a Guatemala é rica em ecossistema. O território possui 37 vulcões, sendo 3 deles ativos (conheci todos), diversos lagos e rios, florestas tropicais, uma cadeia de montanhas e um deserto. Não bastasse a diversidade de atrações, a Guatemala ainda é um destino barato, especialmente em termos de alimentação e de hospedagem. Turismo e transporte, nem tanto, mas nada que encareça o destino. 😉
      ·        Embora a língua oficial seja o espanhol, ela não é universalmente compreendida entre a população indígena; ainda são faladas várias línguas maias, em especial em áreas rurais.

📅 Quando ir?
      Embora o clima mude muito de um lugar para o outro em função da altitude, as temperaturas na Guatemala, de modo geral, se mantêm entre amenas e quentes ao longo de todo ano. O período de seca, entre dezembro e abril é considerado alta temporada, já o período de chuvas ocorre entre setembro e outubro. Em fevereiro, só peguei dias lindos de sol ☀️, um ou dois momentos nublados, mas zero chuva. 🤗

✈️ Como chegar?
      Não há vôos diretos entre o Brasil e a Guatemala. As opções são via Panamá com a Copa Airlines, Via Avianca com conexão em Bogotá (🙏 para que a Avianca Colômbia consiga sobreviver a crise), ou com a Aeroméxico via Cidade do México.
      Minha opção foi pela Aeroméxico, múltiplos destinos (ida Guatemala / volta cidade do México), o voo foi comprado em meados de agosto e custou R$ 2.520,00.  Embora, constantemente, haja promoções para o México, quando você inclui a Guatemala, a coisa muda de figura. 😒 Todas as vezes que simulei comprar separadamente os trechos não compensava.
      Devido a baixa oferta, os voos na América Central são caros, e ocorrem basicamente entre as capitais. A Guatemala só possui dois aeroportos, o da capital e o de Flores (ruínas de Tikal). A rota entre as duas cidades é operada pela Aero Guatemalteco, e o voo, quando comprado com antecedência  é por volta de 150 USD. (não voamos, percorri tudo de shuttle)

🚗 Como se locomover?
      Muito popular nas viagens pela América Central, shuttles nada mais são do que transporte privado oferecidos por agências de turismo e às vezes hostel. Esse serviço é feito em uma van na maioria das vezes, ou microônibus. Algumas horrorosas, e que você só vai saber na hora 😆😆, mas demos sorte e só pegamos uma que foi péssima.
      As rotas são basicamente entre as principais cidades turísticas, e algumas entre países. Nesses casos você terá apenas que descer nas fronteiras para fazer os tramites de entrada e saída de um país e seguirá viagem em outro veículo.
      Algumas empresas shuttle:
      •            Marvelusbookings (Foi a única que fechei pelo site com antecedência, depois explico o motivo, o restante tudo fechado no dia anterior em agências aleatórias)
      •            Atitlan
      •            Adrenalina Tours
      •            Guatego
       OBS: Os preços na internet são um pouco mais caros, principalmente, os maiores deslocamentos. Adrenalina é caríssima, dizem ter um ótimo serviço, mas não usei.
      Existem poucas empresas de ônibus de turismo, e elas normalmente fazem apenas percursos entre grandes cidades, ou alguns poucos lugares turísticos. A empresa mais tradicional é a Ticabus. Ela percorre todos os países centro americanos indo basicamente de uma capital a outra.  Não usei nenhuma vez.
      Os chicken bus são o jeito mais barato para se viajar pela América Central, por outro lado, parece ser o menos confortável - tanto pelas condições dos ônibus, como também pelas longas horas de viagem e inúmeras “conexões”. Muitas vezes para percorrer poucos quilômetros você terá que utilizar dois ou três ônibus. Mas pra quem tem tempo para mochilar, acho super válido!

🏘️ Hospedagem
      Na Guatemala as hospedagens em sua grande maioria são simples, tipo pensões. E também poucas oferecem café da manhã. Apesar de simples, todas que ficamos eram limpas, bem localizadas, e com um staff sempre fofo. Recomendo todas, e depois em cada uma, falarei um pouquinho mais. Há também boas variedades de hostels e alguns hotéis de "luxo".

🥘 Culinária
      O milho é um dos alimentos preferidos dos guatemaltecos, sendo utilizado para a produção de chuchitos, tacos e outros pratos típicos daquela cultura. Eles chamam o milho de "el maíz", na tradução, grão Maia. Entre as bebidas, o rum é um das principais, com tradição vindo desde o século XVI, servindo ainda para a produção do ti punch, junto com suco de lima e um concentrado de cana de açúcar.
    • Por lavidaesmara
      Novo artigo no nosso blog sobre o Parque Marino del Pacífico na Costa Rica. Saiba o que ver e como ser voluntário. Contamos um pouco da nossa experiência com a AIESEC na Costa Rica.
      Alguma vez fizeram voluntariado com a AIESEC?

https://lavidaesmara.com/2020/06/03/parque-marino-del-pacifico/
    • Por lavidaesmara
      Novo post no nosso blog sobre as pontes suspensas na Reserva Florestal de Monteverde. Passa por lá e deixa o teu comentário! 🤗🤗
      https://lavidaesmara.com/2020/05/20/pontes-suspensas-na-reserva-florestal-de-monteverde/

• Criar Novo...