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gurizada!

 

calafate eh tranquila.

 

tem hostel bom por 45 pesos. (calafate hostel).

fiquei no la careta, 30,00 pesos. sem desayuno. tranquilo, sussa!

o lago argentino, do lado do terminal eh legal tbm. so nao tem aquecedor nos quartos. 30,00 pesos com desayuno.

 

as agencias, quase todas tem o mesmo valor dos passeios.

comprei o mini-trekking 540,00 pesos + 70,00 da entrada do parque.

legal o mini. rola um wisky no final com alfajor. e mais uma hora no mirador do glaciar.

 

o busao pra chalten eh 150,00 ida e volta pela cal tur.

saida as 8h e 18h com retornos nos msm horarios de chalten.

 

saidas para rio gallegos as 3h da manha. 94,00 pesos. pela marga.

como eu vou pra Ushuaia, ja comprei direto. 434,00 calafate a ushuaia. trocando de busao em gallegos.

 

no mais, eh so chamar!

 

abracos!

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Srs.,   acabo de voltar de uma viagem de 6 dias pela patagonia (El Calafate e El Chalten). Cheguei terça feira dia 02.11.2010, portanto ta tudo bem fresquinho.   Como peguei 99% das dicas aqui no

Oi Cris,   eu fiz o perito moreno e o passeio por todos os glaciares.. valeu muito a pena.. o dos glaciares é um pouco mais turística, mas na minha opinião isso não importa muito quando vc ta vendo

Cris   Eu faria o Todo Glaciares, vale muito a pena!

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Vou estar Fazendo a Carretera e saindo pelo Chile Chico em direção a Ushuaia, Pretendo fazer O Perito Moreno, O W das Torres del Paine e El Calafate e El Chalten.

 

Tem como sair do Chile chico e ir direto para o perito moreno fazer o big ice? E qual seria a melhor maneira de fazer o circuito e economizar na gasolina?

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  • 1 mês depois...
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gurizada!

 

calafate eh tranquila.

 

tem hostel bom por 45 pesos. (calafate hostel).

fiquei no la careta, 30,00 pesos. sem desayuno. tranquilo, sussa!

o lago argentino, do lado do terminal eh legal tbm. so nao tem aquecedor nos quartos. 30,00 pesos com desayuno.

 

as agencias, quase todas tem o mesmo valor dos passeios.

comprei o mini-trekking 540,00 pesos + 70,00 da entrada do parque.

legal o mini. rola um wisky no final com alfajor. e mais uma hora no mirador do glaciar.

 

o busao pra chalten eh 150,00 ida e volta pela cal tur.

saida as 8h e 18h com retornos nos msm horarios de chalten.

 

saidas para rio gallegos as 3h da manha. 94,00 pesos. pela marga.

como eu vou pra Ushuaia, ja comprei direto. 434,00 calafate a ushuaia. trocando de busao em gallegos.

 

no mais, eh so chamar!

 

abracos!

 

 

Niltto Dias, td bem?

 

Quando passou por El Calafate vc ouviu boas coisas sobre a tal Estancia Cristina? Parece que rola um trekking no glaciar Upsala e eu fiquei curiosa... será que vale a pena?

 

Obrigada!

 

bjs!

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  • 1 mês depois...
  • Membros de Honra

Calafate é uma pequena facada em tudo o que for fazer... literamnete, so mesmo o Perito Moreno salva. E quem ta planejando os big ices e minitrekkings da vida, se prepare pra desembolsar 770 e 550 pesos , respectivamente ( ou vai fazer no Viedma , em El Chalten, que fica no gelo o mesmo tempo do Big Ice e custa 440 pesos)...

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  • Membros de Honra

Ratificando o que a cris falou, EL Calafate é tudo meio facada mesmo. Para confirmar, vou anexar a esta mensagem umas tabelas de preços que recebi do pessoal do Hielo y Aventura.

Excursión al Glaciar Perito Moreno

 

Duración: Día completo 7/8 horas

 

Hora de salida: 8 am / 1.15 pm

Costo: $ 180 pesos por persona.

No incluye el almuerzo ni la entrada al Parque Nacional

Las excursiones regulares recogen a los pasajeros en sus respectivos alojamientos y emprenden la ruta que conduce al Glaciar Perito Moreno, el cual está ubicado a 80 Km de El Calafate. Un kilómetro antes de arribar a los miradores, el visitante contará con la posibilidad de emprender un sendero que corre a largo del Canal de los Témpanos*, un brazo del Lago Argentino en el generalmente se puede apreciar un gran número de icebergs.

Al finalizar este sendero, el grupo contará con tres horas libres, en las que podrá recorrer el sector de pasarelas en su totalidad. Regreso a la ciudad de El Calafate a las 17.30hs aproximadamente.

.

Excursión opcional: Safari Náutico.: AR$ 70 por persona. Navegación por la cara sur del Lago Argentino.

Todo Glaciares (Ríos de Hielo)

 

Duración: Día completo

 

Hora de salida: 7.15 am

 

Hora de regreso: 05.30pm

 

No incluye el almuerzo ni la entrada al Parque Nacional

Costo: $ 530 por persona.

A primeras horas de la mañana, los pasajeros son trasladados desde los alojamientos hasta el puerto de Punta Banderas, desde donde se inicia la navegación a través del Brazo Norte del Lago Argentino. Dada la reciente situación del desprendimiento repentino de una gran cantidad de tempanos del glaciar Upsala, se decidio modificar el itinerario de la excursión.

 

Por lo que como primer destino, se accede al glaciar Spegazzini para luego ingresar al Canal de los Tempanos en donde se podra observar la cara norte del Glaciar Perito Moreno.

 

Finalmente, el catamarán se dirige nuevamente al puerto para empreder el regreso a la ciudad de Calafate.

 

 

 

 

Estancia Cristina Classic: http://www.chaltentravel.com/excursion.asp?exc_id=20&name=ESTANCIA%20CRISTINA%20CLASSIC

Embarque y salida en Puerto de Punta Bandera (APN) a las 08.15 horas en una moderna y confortable embarcación.

Navegación entre témpanos e imponentes paisajes con vistas del frente occidental del Glaciar Upsala y de allí por el Canal Cristina hasta el punto de desembarque en la Estancia.

Arribo a Estancia Cristina 11:30 horas.

Permanencia en la Estancia 6 horas.

Visita guiada al Museo Costumbrista (antiguo Galpón de Esquila).

Caminata guiada hasta Río Caterina y la Capilla, y recorrido por el casco de la Estancia.

Regreso a la embarcación 17.30 horas. Llegada a Puerto Bandera aproximadamente 19.00 horas.

Tarifa: $330

NO INCLUYE:

Transfer a Puerto enPunta Bandera $75

Almuerzo $176

*Ingresos al PNLG

-Argentinos $40

-Mercosur $70

-Extranjeros $100

 

Estancia Cristina Discovery: http://www.chaltentravel.com/excursion.asp?exc_id=110&name=ESTANCIA%20CRISTINA%20DISCOVERY

Duración de la travesía 4x4: 3 horas

Desnivel: 550 m.s.n.m.

Nivel de exigencia: Bajo

 

Incluye:

 

Embarque y salida en Puerto de Punta Bandera (APN) a las 08.15 horas en una moderna y confortable embarcación.

Navegación entre témpanos e imponentes paisajes con vistas del frente occidental del Glaciar Upsala y de allí por el Canal Cristina hasta el punto de desembarque en la Estancia.

Arribo a Estancia Cristina alrededor de las 11:30 horas.

Permanencia en la Estancia 6 horas.

Visita guiada al Museo Costumbrista de la Estancia (antiguo Galpón de Esquila).

Ascenso en vehículos todo terreno, recorriendo 9.5 km por camino de montaña.

Llegada al refugio de Hielos Continentales.

Caminata de 30 minutos sobre terreno de erosión glaciaria.

Vista priviliegiada del frente Oriental del Glaciar Upsala, Lago Guillermo, Hielo Patagónico Sur y Cordillera de los Andes.

Regreso al Casco de la Estancia y embarque 17.30 horas. Llegada a Puerto Bandera 19.00 horas aproximadamente.

 

 

NOTA: En caso de que el cupo máximo de pasajeros sea sobrepasado, los visitantes serán divididos en turnos por el coordinador de excursiones de la Estancia

Tarifa: $506

NO INCLUYE:

Transfer a Puerto enPunta Bandera $75

Almuerzo $176

*Ingresos al PNLG

-Argentinos $40

-Mercosur $70

-Extranjeros $100

 

Estancia Cristina con Trekking: http://www.chaltentravel.com/excursion.asp?exc_id=111&name=ESTANCIA%20CRISTINA%20CON

Duración de la travesía 4x4: 5 horas

Desnivel: 550 m.s.n.m.

Nivel de exigencia: Medio-Alto. Se recomienda tener buena condición física. Edad minima: 12

Sugerencia: llevar calzado e indumentaria apta para trekking.

 

Incluye:

 

Embarque y salida en Puerto de Punta Bandera (APN) a las 08.30 horas en una moderna y confortable embarcación.

Navegación entre témpanos e imponentes paisajes con vistas del frente occidental del Glaciar Upsala y de allí por el Canal Cristina hasta el punto de desembarque en la Estancia.

Arribo a Estancia Cristina alrededor de las 11:30 horas.

Permanencia en la Estancia 6 horas.

Visita guiada al Museo Costumbrista de la Estancia (antiguo Galpón de Esquila).

Ascenso en vehículos todo terreno, recorriendo 9.5 km por camino de montaña.

Vista privilegiada del frente Oriental del Glaciar Upsala, Lago Guillermo, Hielo Patagónico Sur y Cordillera de los Andes.

Descenso en búsqueda del Cañadón de los Fósiles, yacimiento de restos fósiles marinos.Valle de características únicas dentro del parque.

Esta actividad no puede ser realizada por menores de 12 años. Menores deben estar acompañados por sus padres.

Los que opten por esta actividad, almorzaran durante el paseo, y regresarán a la Estancia para luego abordar el barco a las 17.30 horas.

Llegada a Puerto Bandera 19.00 horas aproximadamente.

 

NOTA: En el caso que coordinador de excursiones de Estancia Cristina, determine que los pasajeros que hayan elegido esta actividad no están en condiciones físicas o carecen de la vestimenta adecuada para realizar el trekking, no podrán desarrollarla, no aceptando reclamos ni devolución alguna.

 

IMPORTANTE: Este trekking, debido a la exigencia física y dificultad del terreno, es sólo apto para personas con buena condición física, considerando que se caminará por terrenos irregulares. La edad mínima para realizarlo es de 12 años.

 

Tarifa: $528

NO INCLUYE:

Transfer a Puerto enPunta Bandera $75

Almuerzo $176

*Ingresos al PNLG

-Argentinos $40

-Mercosur $70

-Extranjeros $100

 

Balcón de Calafate (4x4)

 

BALCÒN SIN ALMUERZO: 09.00 / 14.30 / 17.30 hs

Duración: 3 Horas

Costo: $250 pesos por persona

BALCÒN CON ALMUERZO: Salida 10.00hs

Duración: 4 Horas

Costo: $300 pesos por persona

 

En esta excitante travesía a bordo de vehículos 4x4, se cubre una distancia de 35 Km. a través del Co. Huyliche.

En primer lugar, se parte desde El Calafate tomando una ruta de ascenso hasta alcanzar los 1050 msnm, lugar en el que se encuentra el primer mirador. Desde allí, el pasajero disfrutar una inolvidable vista panorámica de la villa turística y del Lago Argentino.

Luego, se continúa hasta el Laberinto de Piedras, sitio que, de acuerdo a los estudios realizados, posee una antigüedad de 85 millones de años. Desde este punto se inicia el descenso hasta la Piedra de los Sombreros, donde disfrutará de un refrigerio preparado por los guías.

Finalmente se emprende el retorno a El Calafate, descendiendo por la carta norte del cordón, sin perder de vista el imponente Lago Argentino.

 

 

Minitrekking sobre el Perito Moreno

 

Duración: Día completo

Salida: Horario a confirmar

Regreso: 7/8 pm

Dificultad: Media

No incluye el almuerzo ni la entrada al Parque Nacional –Incluye los crampones.

 

Costo $ 540 pesos por persona.

 

Se parte desde El Calafate por la mañana rumbo al puerto Bajo de las Sombras donde toman una embarcación que cruza el Brazo Rico. Del otro margen del lago se encuentran con los guías con quienes caminarán por la costa (20 minutos aprox.) hasta el borde del Glaciar y allí se colocan los crampones que le permitirán caminar sobre el hielo. La caminata dura dos horas y luego de la misma se regresa al refugio donde se puede almorzar. Posteriormente la excursión brinda una hora libre en las pasarelas y balcones para observar al Perito Moreno.

Importante: esta excursión es solo apta para personas entre 10 y 65 años de edad y que posean un estado físico aceptable.

 

Big Ice, Viaje al Centro del Glaciar

 

Duración: Día completo

Salida: Horario a confirmar

Regreso: 7/8 pm

Dificultad: Alta

No incluye el almuerzo ni la entrada al Parque Nacional

Incluye los crampones –

 

Costo $ 770 pesos por persona.

Comienza a operar a partir del 15 Septiembre aprox.

 

Esta experiencia da comienzo a las 9 AM desde el Puerto "Bajo de las sombras". Allí se toma la embarcación con la que se atraviesa el Brazo Rico para, diez minutos más tarde, alcanzar la margen oeste.

Desde allí, los guías de montaña conducirán al grupo a un punto cercano al glaciar, desde donde, previa colocación de los crampones, iniciarán la travesía de aproximación.

El sendero surca la morena sur del glaciar Perito Moreno y, en poco más de una hora, los visitantes se encontrarán sobre un espectacular mirador desde el que accederán al hielo.

La aventura demanda 3 horas aproximadamente, tiempo en el visitante se asombrará con cada rincón del glaciar, con el azul intenso de sus lagunas interiores y el misterio que despiertan la profundidad de sus grietas.

Para completar esta inolvidable experiencia que enriquecerá aún más su visita, el grupo podrá almorzar sobre el glaciar, en medio de un paisaje de ensueño.

Alemprender el regreso, se desanda el sector recorrido y se retoma la embarcación que los conducirá de regreso al puerto. Desde allí se retorna a El Calafate.

 

Importante: Considerando que la travesía demanda alrededor de 7 horas, tiempo en el que se camina entre hielo y pedreros, esta excursión es apta para personas entre 18 y 50 años de edad, que posean estado físico acorde al nivel de dificultad que presenta la actividad.

 

 

Excursión Bosque Petrificado La Leona

 

Duración: Día completo

Salida: 8 .30 am

Regreso: 5.30 pm

Incluye almuerzo

 

Costo $ 390 pesos por persona. Comienza a operar a partir de Octubre.

 

Durante los 100 Km. de recorrido se divisa el Lago Argentino, el Río Santa Cruz, el Río La Leona y su hermoso valle, con vistas panorámicas de la Cordillera de los Andes, incluyendo el Cerro Fitz Roy.

Se realiza una parada de 15 minutos en el Hotel La Leona y luego se continúa hacia el Oeste siguiendo la margen Sur del lago Viedma por 10 Km hasta llegar al faldeo del Cerro Los Hornos (Estancia Santa Teresita), donde se arriba alrededor de las 11:30hs y comienza la caminata de exploración entre los fósiles (3 horas de duración.)

A mitad del recorrido se hace una parada para almorzar (vianda incluida).

A lo largo de la caminata se pueden ver gran cantidad de troncos petrificados que yacen en la superficie, algunos de un diámetro de 1,20 m., testimonio de antiguas épocas. Ocasionalmente quedan al descubierto restos fósiles de distintos tipos de dinosaurios.

El regreso se inicia a las 3 pm y para arribar a Calafate alrededor de las 5.30 pm

Importante: Se requiere aptitud física media ya que el tour incluye de caminata discontinua en terreno irregular.

 

 

Cerro Frías (Trekking o Cabalgata)

 

Duración: Medio Día

SIN ALMUERZO / MERIENDA:

Salidas: 9.30 am y 17.00 pm

Regresos: 13.00 pm y 20.30 pm

Costo: $225 pesos por persona

 

Duración: Medio Día

CON ALMUERZO/ CENA

Salidas: 9.30 am y 17.00 pm

Regresos: 14.30 pm y 22 pm

Costo: $275 pesos por persona

 

Se comienza el recorrido ascendiendo por la cara noroeste del Cerro Frías, que está ubicado a 25 km de El Calafate.

Se llega hasta una altura máxima de 1030 metros y durante el recorrido se podrá apreciar la flora y fauna característica de la zona.

A medida que se va ascendiendo se pueden observar vistas panorámicas del Cerro Fitz Roy, el Canal de los Témpanos, Torres del Paine, y el Lago Argentino.

Para el ascenso se puede elegir entre una cabalgata o un trekking; en ambas ascienden con guías especializados por la otra cara del cerro.

 

Torres del Paine

 

Duración : Full Day

 

Hora de salida : 05.30 am/ 7am (a confirmar)

 

Hora de regreso : 11.00pm

No incluye la entrada al Parque Nacional. Incluye Box Lunch

 

Esta Excursión es sin duda una de las alternativas más antiguas y populares para descubrir las bellezas que ofrece el Parque Nacional Torres del Paine, y anualmente atrae muchos turistas extranjeros al Parque, siendo considerado un hito de relevancia mundial.

Esta Excursión permite recorrer gran parte del Parque, a través de los diferentes caminos que rodean el macizo montañoso. Salida desde El Calafate 05.40hs. Llegamos a Frontera, y una vez realizado los trámites aduaneros se hace una pausa en la localidad de Cerro Castillo. Seguiremos camino hacia el “Lago Sarmiento”, donde se realiza una parada para tomar fotos y disfrutar del maravilloso paisaje. Al arribar a “Laguna Amarga” se abona la entrada al Parque Nacional Torres del Paine. Desde aquí se parte hacia el “Lago Nordenskjol”, desde donde se disfruta la vista de los imponentes “Cuernos del Paine”. Una vez que se llega a “Pudeto” se visita la Cascada de Salto Grande, realizando un minitrekking por la zona.

Más tarde saldremos del Parque Nacional, y realizaremos 3 nuevas paradas, en bellisimos miradores donde se puede apreciaral Cordón del Paine. Llegaremos a Cerro Castillo y regresamos a Calafate a las 23:30 aproximadamente.

En Paine los pasajeros se pueden bajar en: Administración, Pudeto y Amarga.

 

Laguna Amarga: 11.30hs aprox

Administración: 15.30hs aprox

Pudeto: 16.00hs aprox

Laguna Amarga: 16.30hs aprox

 

Para subir dentro del Parque y regresar a Calafate solo pueden subir en Lag. Amarga a las 17 hs

 

Ida El Calafate - Torres del Paine (Bajada a elección : Laguna Amarga / Pudeto / Administración ) cuesta PESOS $490 por persona (5.30 am/ 7am a confirmar desde los hoteles)

 

Regreso Torres del Paine - El Calafate (Sólo desde Laguna Amarga) DOLARES USD 60 por persona (5pm desde Laguna Amarga)

 

 

La excursión FULL DAY a Paine tiene un costo PESOS 550 por persona (5.30am/7am a confirmar desde los hoteles)

 

Torres del Paine con regreso diferido: $745 por persona

 

 

Estancias:

 

Nibepo Aike

 

Duración: Medio Día

Salidas: 08.30 am y 16.30 pm

Regresos: 14 pm y 22.00 pm

Incluye el almuerzo/cena (Sin bebidas)

No Incluye la cabalgata

 

Saliendo desde los hoteles y luego de una hora de viaje se toma un camino de ripio que bordea el Lago Roca. Media hora después se arriba a la Estancia, donde los guías les ofrecen un refrigerio.

Se realiza un trekking de dos horas por los alrededores o bien realizar una cabalgata (opcional, no incluida en la excursión). Se hará una visita guiada por la estancia para conocer la historia y visitar el galpón de esquiladores.

Finalmente se brinda un asado típico argentino.

 

Costo: $320. Tarifa valida a partir del 01 Octubre 11.

 

Las cabalgatas no están incluidas en los programas. Los circuitos tienen una duración de 1 hora aproximadamente, y el mismo se encuentra sujeto a disponibilidad.

 

El Galpón

 

Duración: Medio Día

Salida: 17 hs(Horario a confirmar)

Regresos 23 hs

Incluye té y /cena (Sin bebidas)

 

Salidas por la tarde

 

No Incluye la cabalgata / No Incluye en Transfer (usd 6 por persona)

 

Costo USD 67 por persona + USD 8 Traslado

 

Esta estancia se encuentra ubicada a 22 Km. de El Calafate.

Allí se podrá disfrutar del arreo de ovinos, demostración de esquila, cabalgatas, y una caminata por la Isla de los Pájaros.

Cuenta con un exclusivo restaurante desde donde se puede admirar el Lago Argentino, y la Cordillera de los Andes mientras se disfruta de un típico cordero patagónico y un espectacular show folclórico y de tango.

 

 

Estancia 25 de Mayo

 

Duración : Half Day Únicamente los Sábados.

Hora de salida : 8.00 / 16.00hs

Hora de regreso :15.15 / 23hs

 

Visita a la Estancia 25 de Mayo. Ofrece la posibilidad de conocer una típica estancia de la Patagonia.

La excursión comienza a partir de las 17.30hs desde los hoteles, luego de media hora de viaje se llega a la Estancia 25 de Mayo en donde serán recibidos con mate y torta frita para merendar.

Se realizará una pequeña caminata por el sendero que se dirige al Arroyo Calafate para llegar a un mirador donde se ofrecerá una degustación de vinos.

Al regreso de dicha caminata se hará una demostración de arreo de ovejas con perros, la visita al antiguo galpón de esquila, a los corrales y baño de ovejas que la estancia poseía. Y se podrá presenciar una demostración de esquila de ovejas (solo esquila de ojos en esta época).

Una vez que la demostración finalice, todos se dirigirán al restaurante "El Quincho" para disfrutar manjares típicamente argentinos: empanadas criollas, escabeches, degustación de guisos, parillada de cordero patagónico al asador acompañado de otros cortes y ensaladas de la huerta orgánica. Y luego de postre flan casero con dulce de leche, té o café.

 

Para finalizar se ofrecerá un show folclórico de artistas locales que harán una demostración de danzas típicas del país.

El regreso a los hoteles se emprende a las 22.30hs-

 

*No incluye la bebidas.

 

Costo $280 pesos con traslado incluido.

 

Crucero Mar Patag

 

Salidas: Diarias

 

Pick Up: 07.45 hs

 

Horario de embarque: 09.00 hs

 

Horario de desembarque: 18:00 hs

 

Drop off: 19:15 hs.

 

Salidas Navidad y Fin de año: costo adicional USD 50 por persona.

 

Tarifa: USD 245

 

El programa incluye:

 

• Navegación por el Lago Argentino, visitando la barrera de témpanos del Canal Upsala (que momentáneamente impide el acercamiento al Glaciar Upsala), y el impactante glaciar Spegazzini.

 

• Almuerzo gourmet abordo con bebidas alcohólicas y no alcohólicas incluidas.

 

• Desembarque en Puesto de las Vacas.

 

• Infusiones y bebidas no alcohólicas durante todo el recorrido.

 

• Actividades a bordo acompañadas por guía bilingüe (inglés- español).

 

• Traslados IN y OUT desde El Calafate.

 

• Entrada al Parque Nacional Los Glaciares.

EXCURSIONES CALAFATE.doc

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Pessoal, estou com algumas dúvidas em relação ao que vestir para fazer o minitreking. Por exemplo, o uso de botas de trekking é obrigatório? É necessário o uso da segunda pele? (bem, no meu caso estou indo em março finalzinho do verão/começo do outono austral) Posso ir com um jeans ou o uso de calças impermeável é obrigatório também?

 

Em relação aos preços são uma facada mesmo, o pessoal do hostel glaciar del libertador me mando um email com os valores dos passeios e não fugiu mto destes da hielo y aventura. Só o passeio por todos os glaciares de barco que deu uma diferencia , o deles sai por AR$ 500,00. Se interessar, está em anexo a tabela deles.

 

 

E mais uma vez, obrigado pela atenção galera.

Desc. de Excursiones.doc

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Cara, tudo isso que vc perguntou não é obrigatório. Eu mesmo vi gente fazendo o minitrekking de sapato social. Obviamente que não é o mais indicado, mas se vc quiser fazer, os caras não irão impedir. O recomendado, sem dúvida, é a utilização das botas de trekking impermeável. Aliás, as botas devem ser o melhor investimento dos seus equipos. Fazem uma grande diferença. Acho que usar 2ª pele pra fazer o minitrekking é exagero... eu usei camisa dry-fit, casaco tka 100 e um anorak pra cortar o vento. Acabei usando uma calça impermeável que levei pq minha calça-bermuda tava lavando... mas foi completamente desnecessária.

Acho que essas respostas irão te ajudar... qq coisa é só perguntar!

Abs!

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  • Membros

Bom, acho que fazer o minitrekking de sapato social é uma loucura.. rs

Acredito que o quanto mais preparado vc estiver, melhor. Também pq vai se sentir mais confortável.

Calça impermeável não é obrigatória, mas se vc levar um tombo e estiver com uma calça jeans ela vai molhar toda, né?

Já a segunda pela, depende do frio que vc sente..

Uma coisa que é obrigatória é o uso de luvas. Se vc não levar, eles irão te emprestar uma.. maaas é daquele jeito, né? Todo mundo usa e não são lavadas... rs

 

Qto aos preços, pelo menos o minitrekking, quem faz é só a Hielo y Ventura. Então, se o preço do hostel for maior, é melhor vc fechar diretamente com a agência. Eles te buscarão na porta do seu hostel do mesmo jeito.

De qq forma, o mini treking vale mto a pena, viu?

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  • Membros

Então galera, vou para a Patagônia em Fevereiro de 2012 e to com um receio acerca do tempo.

Chegarei em El Calafate às 12h de avião. Vou com o Mini-trekking comprado já, mas estou com dúvida de que horas começa o minitrekking, alguém sabe?

 

A Hielo y aventura está como horario a confirmar, mas, baseando-me nos horários em que começam todos (8/9am), acho que já terá começado. Tem também a possibilidade de começar 13h? Quem foi, pode falar que horas começa mais ou menos o minitrekking, por favor?

E se é possível eu desembarcar 11h55, ir direto para o hostel, deixar tudo e seguir direto pro minitrekking?

 

Estou na dúvida porque chego às 11h55 em El Calafate no dia 05.02.2012 e vou embora no vôo das 18h50 do dia 09.02.2012 (nesse meio tempo tinha reservado dias 06, 07 e 08 para El Chaltén). Não sei se tento fazer o minitrekking no dia em que chego ou se corto 1 dia de El Chaltén pra fazer o minitrekking no dia 08.02.2012, alguém pode ajudar?

Abs!

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  • Membros

André,

Quando eu fiz, o passeio saiu pela manhã. O minitrekking mesmo deve ter começado umas 13hs, mas antes disso ficamos passeando pelas passarelas pra ver o perito moreno. Não acho que valha pena vc fazer um minitreking que comece às 13hs, pq assim provavelmente você não passaria pelas passarela. Além do que, seu vôo pode atrasar, então vc não pode contar com o horário certinho.

Acho que o melhor seria, deixar pra fazer isso no dia seguinte. Ou então vc pode inverter e ir pra El Chaltén primeiro. Pode, inclusive, pegar o ônibus pra lá no próprio aeroporto. E ainda tem a opção de fazer um passeio tipo o minitrekking lá em El Chaltén mesmo.

Se bem que o Perito Moreno é único!!! Vale a pena conhecer..

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  • Silnei changed the title to El Calafate e Perito Moreno

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    • Por fernandobalm
      Resumo:
      Itinerário: Buenos Aires (Argentina) → Puerto Madryn (Argentina)→ Rio Gallegos (Argentina) → Punta Arenas (Chile) → Ushuaia (Argentina) → Puerto Natales (Chile) → El Calafate (Argentina) → Comodoro Rivadavia (Argentina) → San Carlos de Bariloche (Argentina).
      Período: 10/03/2001 a 01/04/2001
      10-12: Buenos Aires
      13-15: Puerto Madryn
      16: Rio Gallegos
      16-18: Punta Arenas
      18-21: Ushuaia
      21-23: Puerto Natales
      23-25: El Calafate
      26: Comodoro Rivadavia
      27-29: Bariloche
      30: Buenos Aires
      01/04: SP-Rodoviária do Tietê
      Ida: Voo de São Paulo a Buenos Aires pela KLM, previsto para sair às 9h15 do Aeroporto de Guarulhos, pago com pontos do programa de fidelidade da KLM.
      Volta: Ônibus de Bariloche a Buenos Aires e depois a São Paulo (Rodoviária do Tietê), previsto para sair perto de 16h ou 17h da Rodoviária de Bariloche. Paguei cerca de 105 pesos (equivalente a 105 dólares na época) pelo trecho de Buenos Aires a São Paulo,
      Considerações Gerais:
      Não pretendo aqui fazer um relato detalhado, mas apenas descrever a viagem com as informações que considerar mais relevantes para quem pretende fazer um roteiro semelhante, principalmente o trajeto, acomodações, meios de transporte e informações adicionais que eu achar relevantes.
      Nesta época eu ainda não registrava detalhadamente as informações, então albergues, pousadas, pensões, hotéis e meios de transporte poderão não ter informações detalhadas, mas procurarei citar as informações de que eu lembrar para tentar dar a melhor ideia possível a quem desejar repetir o trajeto e ter uma base para pesquisar detalhes. Depois de tanto tempo os preços que eu citar serão somente para referência e análise da relação entre eles, pois já devem ter mudado muito.
      Sobre os locais a visitar, só vou citar os de que mais gostei ou que estiverem fora dos roteiros tradicionais. Os outros pode-se ver facilmente nos roteiros disponíveis na internet. Os meus itens preferidos geralmente relacionam-se à Natureza e à Espiritualidade.
      Informações Gerais:
      Em toda a viagem houve bastante sol. Chuva e neve foram raras, ocorrendo geralmente de maneira breve e na região mais ao sul. As temperaturas na região de Buenos Aires, Bariloche e Puerto Madryn estiveram bem razoáveis, chegando até perto dos 30 C em alguns dias. Mais ao sul, em Comodoro Rivadavia, Rio Gallegos, Puerto Natales e principalmente Punta Arenas e Ushuaia estiveram bem mais baixas, chegando a ficar abaixo de zero à noite. O vento foi muito forte em toda a Patagônia, o que tornava a sensação térmica ainda menor. Na região perto de Punta Arenas o tempo mudava muito rapidamente, havendo várias situações diferentes durante o dia.
      A população de uma maneira geral foi muito cordial e gentil 👍. Disseram-me que poderia não ser muito bem tratado em Buenos Aires, mas se enganaram. Fui muito bem tratado em toda a viagem, com uma única exceção numa visita a uma loberia em Puerto Madryn e, assim mesmo, porque creio que houve um mal entendido.
      Tive alguma dificuldade em entender a língua no Chile, principalmente quando conversando com pessoas com forte sotaque regional.
      As paisagens ao longo da viagem agradaram-me muito, passando por monumentos, parques e construções interessantes nas cidades e por áreas costeiras, praias, montanhas, lagos, cavernas, geleiras, glaciais, florestas, rios e outros   .
      Pude ver também vários animais durante a viagem, a maioria em seu habitar natural. Isso incluiu lobos e leões marinhos, focas, elefantes marinhos, pinguins, delfins, guanacos. flamingos, tatus etc.
      Pensei em fazer a travessia de Bariloche a Puerto Montt, passando pelo Vulcão Osorno, mas desisti, pois naquela época demorava 4 dias, por não haver estradas em boa parte do trajeto, e eu não dispunha deste tempo.
      Surpreendeu-me que nas viagens de ônibus na Argentina estavam incluídas no preço pago as refeições (almoço e jantar) 👍.
      A viagem no geral foi tranquila. Não tive nenhum problema de segurança.
      Eu era (e ainda sou) vegetariano. Como a base da alimentação nesta região é a carne, foi um pouco difícil conseguir comida vegetariana, mas nada que supermercados não solucionassem. Gostei muito dos sanduíches de miga na Argentina, do doce de leite e dos vinhos, que tomei pouco .
      Os preços na Argentina estavam muito altos, pois havia a paridade do peso para o dólar e o real tinha sofrido a desvalorização alguns anos antes.
      A Viagem:
      Fui de SP a Buenos Aires no sábado 10/03/2001. A saída do voo estava prevista para as 9h15. Durante o voo uma senhora argentina de cerca de 60 a 70 anos falou-me de como eu iria gostar de Buenos Aires (ela disse: “há muito o que ver, Buenos Aires não é feia como São Paulo” ). Falou-me que seu filho ou sobrinho estava procurando por emprego há tempos, após se formar e não conseguia (o que me parecia um sintoma do agravamento da crise). Achei a travessia da foz do Rio da Prata espetacular . Cheguei perto da hora do almoço e me receberam muito bem no aeroporto 👍. Deram-me gratuitamente bastante material sobre a Argentina e me indicaram um ônibus que me deixaria na Praça San Martín. Peguei e de lá, após obter informações sobre onde me hospedar, fui andando até a região da Recoleta.
      Para as atrações de Buenos Aires veja https://turismo.buenosaires.gob.ar/br. Os pontos de que mais gostei foram os monumentos, os equipamentos e eventos culturais, os parques e a cidade como um todo.
      Fiquei hospedado na Recoleta por 22 pesos a diária (na época equivalente a 22 dólares). Acho que era o Hotel Lion d’Or (https://www.tripadvisor.com.br/Hotel_Review-g312741-d317288-Reviews-Hotel_Lion_d_Or-Buenos_Aires_Capital_Federal_District.html).
      Depois de me hospedar fui dar uma volta nas redondezas. Gostei bastante do local, bem cuidado. Passei por um cemitério que me chamou a atenção pelas estátuas. Resolvi entrar e lá fiquei por mais de 1 hora, apreciando as obras de arte que existiam nos túmulos, alguns dos quais de pessoas famosas, até internacionalmente. Nunca tinha feito uma visita destas a um cemitério, mas gostei bastante. Depois passeei pelo bairro apreciando suas ruas e lojas. Parecia um local elitizado. Se bem me lembro ainda fui a Puerto Madero à noite.
      No domingo 11/03 fui conhecer os outros pontos da cidade, incluindo o centro com seus monumentos e órgãos do Estado, e pontos específicos com seus equipamentos culturais e esportivos. Saí perto de 9h da manhã e voltei por volta de 23h. Andei muito. Pude visitar a Casa Rosada, a Praça de Maio, os órgão legislativos e judiciários, a catedral, o obelisco, centros culturais, confeitarias históricas, vários monumentos, o Rio da Prata, áreas arborizadas, a Boca, o Caminito (com suas casas coloridas), ver o estádio de La Bombonera por fora, ver casais fazendo apresentação de Tango na rua etc  .
      Num dos dias jantei algo como nhoque num restaurante de rua e no outro jantei no shopping. Interessante como no shopping os atendentes perceberam que eu era brasileiro e até falaram palavras em português comigo 👍.
      Na 2.a feira 12/03, fui para o outro lado, conhecer o Jardim Japonês e os parques da região do bairro de Palermo. Gostei muito . Eram parques enormes, sendo que o jardim japonês fazia jus ao nome, com várias estruturas nipônicas, que se encaixavam muito bem na paisagem. Voltei para o hotel perto da hora do almoço e no início da tarde peguei um ônibus para Puerto Madryn, já na Patagônia.
      A viagem durou perto de 18h. Passamos por Bahia Blanca no início da madrugada. A paisagem ao longo da viagem agradou-me bastante 👍. Recebemos jantar incluído no valor da passagem. Cheguei bem cedo na 3.a feira 13/03, hospedei-me num hotel simples (acho que o nome era parecido com Vaskonia). Como era bem cedo, fui ver se era possível fazer excursão à Península Valdez ainda naquele dia. Achei uma agência de turismo que dava desconto para hóspedes do hotel em que estava e, pesquisando algumas outras, vi que era a melhor opção. Acabei comprando com eles o passeio pela Península. O dono brincou comigo perguntando se eu lembrava do jogo entre Argentina e Brasil na Copa de 1990, quando Maradona atraiu a marcação de 3 e lançou Caniggia sozinho para driblar Taffarel e fazer o gol.
      Para as atrações de Puerto Madryn e da Península Valdez veja https://www.patagonia-argentina.com/puerto-madryn/ e https://www.patagonia-argentina.com/peninsula-valdes/. Os pontos de que mais gostei foram os animais, as formações rochosas e a natureza como um todo.
      Saímos pouco depois da 9h, se bem me lembro. No nosso grupo havia um espanhol da região basca, uma inglesa, um suíço, um casal de argentinos e acho que alguns outros. O espanhol mencionou que desejava conhecer outros locais, mas que a Argentina era muito grande e tudo muito distante. Perguntou-me se o Brasil era tão extenso quanto a Argentina . Passamos por locais de avistagem de pinguins, lobos marinhos e elefantes marinhos. Não vi orcas. Numa das paradas, perguntei se poderia nadar e o guia disse que sim. Enquanto nadava, disseram-me que um pinguim nadou atrás de mim. Numa outra ocasião vi um pinguim perseguindo um peixe. Nunca imaginei que um pinguim fosse tão rápido nadando. Parecia um torpedo. No caminho apreciamos também a paisagem patagônica, desértica, com vários guanacos (ou seus parentes). Conversando com o argentino, que se me lembro era advogado, ele me falou da patagônia, dos possíveis aproveitamentos econômicos, da população, de Buenos Aires e da situação da Argentina como um todo. No fim, quando estávamos nos despedindo, encontramos um tatu, que parecia já acostumado a humanos. Regressamos no meio da tarde.
      Aproveitei e ainda fui dar um passeio na praia. Reencontrei o suíço, mas acho que ele não me reconheceu.
      Na 4.a feira 14/03 fui conhecer a Loberia de Punta Luma, onde havia lobos marinhos e montanhas. Fui caminhando pelas estradas de terra ou similar. Num dado momento fui para a costa, pois achei que seria mais belo o passeio. Passei por uma linda jovem argentina que me orientou sorridente sobre o caminho. Encontrei pequenos grupos de lobos marinhos e cheguei bem perto, o que me permitiu observá-los bem. Acho que foi um erro, pois devo tê-los deixado nervosos. Na hora não avaliei isso bem. Mas não houve nenhuma reação de ataque ou surto visível, embora tenha percebido que eles pareciam ter ficado tensos. Devido a isso, resolvi afastar-me e não mais me aproximar tanto. Encontrei uma monitora que me explicou sobre lobos e leões marinhos. Por ter ido pela costa e praias, acabei não vendo a placa que dizia que alguns locais não eram permitidos e que tinha que pagar uma taxa. Quando cheguei à entrada principal, o responsável disse que eu não poderia ter passado por uma área de que vim, perguntando-me se não tinha visto a placa na estrada ou não tinha querido ver. Ele parecia irritado. Pediu-me o ingresso. Como a monitora não havia me cobrado, achei que poderia ser indevido e lhe disse que ela não me havia cobrado. Ele se irritou bastante e disse que ele estava cobrando, já em tom bem mais alto 😠. Eu paguei, ele acalmou-se, deu-me algumas informações sobre as montanhas e o local. Fui dar um passeio e conhecer as montanhas, que tinham aparência interessante, diferente, parecendo até de outro planeta. Realmente grandiosas . Depois, já perto do pôr do sol, voltei a pé. No caminho, acho que ele passou por mim com sua caminhonete.
      Na 5.a feira 15/03 peguei um ônibus para Rio Gallegos. Novamente belas paisagens, mas desta vez bem mais desérticas. Neste ou em outros trajetos pude ver guanacos, criações de ovelhas e fazendas com fileiras de álamos próximos às casas, que segundo me explicaram eram plantados para cortar o vento, muito forte na Patagônia. Cheguei lá na 6.a feira 16/03 pela manhã. Estava bem mais frio 🥶, obrigando o uso da roupa mais pesada (fleece) e da jaqueta (anoraque). Conversei com uma atendente pública local, que me explicou sobre a região, os pontos a conhecer e me falou sobre as precauções a tomar com o frio. Dei um passeio pelo centro da cidade e fui a uma agência de turismo perguntar sobre os possíveis passeios. Embora tenha achado interessante o lago na cratera de um vulcão, achei muito caro e distante. Resolvi então contemplar a orla e o centro. Achei a paisagem do mar muito bela 👍.
      Para as atrações de Rio Gallegos veja https://www.patagonia-argentina.com/rio-gallegos-ciudad/. Os pontos de que mais gostei foram os monumentos, a cidade, a orla e o mar.
      Parti no próprio dia para Punta Arenas. A ida para Ushuaia via terrestre era inviável, porque passava pelo Chile e as companhias argentinas não faziam diretamente. Saí no início da tarde e cheguei na parte final da tarde. No ônibus um judeu me perguntou de que cidade eu era, e quando disse que era de São Paulo, ele fez um ar de admiração e falou “uma cidade muito perigosa”. Falou de um jeito que imaginei que conhecesse São Paulo . No caminho paramos para fazer a saída da Argentina e entrada no Chile. No escritório havia um mapa bem amplo da região e descobri que existia uma reserva florestal em Punta Arenas, pela qual me interessei. Em Punta Arenas fiquei hospedado numa casa que funcionava como hotel, aparentemente de uma mulher judia. Ainda saí para dar uma volta nos arredores e conhecer um pouco da cidade. Encontrei uma pequena empresa de informática e lhes perguntei sobre como eram as condições de trabalho ali. Quando voltei, Eli (acho que este era o nome da dona) me disse “Metió sus patitas en el barro.” ou algo parecido, quando eu pedi desculpas e fui lhe pedir um pano ou vassoura para limpar a sujeira que tinha deixado. À noite deste ou do dia seguinte (ou em ambas), fui jantar num restaurante, pedindo espaguete e tomando vinho 👍. O vento era muito forte e frio, o que fazia a sensação térmica diminuir muito. A temperatura estava perto de zero graus 🥶.
      Para as atrações de Punta Arenas veja https://chile.travel/pt-br/onde-ir/patagonia-e-antarctica/punta-arenas. Os pontos de que mais gostei foram a reserva florestal e a paisagem do mar.
      No sábado 17/03 dei um passeio por Punta Arenas e depois fui conhecer a Reserva Florestal de Magalhães, que havia descoberto na estrada. Antes passei pela Ordem Salesiana para conhecer suas obras e pelos edifícios mais famosos da cidade. Depois, de acordo com o mapa, rumei para a reserva. Havia uma ladeira, que fazia um corredor de vento para o mar. Quando estava chegando lá em cima, o vento era tão forte, que eu andava para frente sem sair do lugar. Aí andei os metros finais agachado, diminuindo minha superfície e, portanto, a força que o vento exercia sobre mim . Caminhei até a reserva passando por paisagens naturais de que gostei. Gostei muito da reserva também , com seus bosques preservados, sua vista de montanhas e paisagens naturais, os sinais da presença de castores, embora não tenha visto nenhum, suas árvores típicas da região e a vista ampla da região, a partir de alguns pontos mais elevados. Depois retornei no fim da tarde. Neste dia o tempo amanheceu nublado, depois garoou, depois abriu o sol, depois choveu com média intensidade, voltou a abrir o sol, nevou fraco e parou . Uma amostra de como o tempo muda rápido nesta região. A noite voltou a fazer muito frio novamente 🥶, que era mais sentido devido ao vento muito forte.  Se bem me lembro, foi aqui que minhas mãos começaram a perder o movimento, depois que o sol se foi. Era difícil até esfregá-las. Eu não levei luvas. Tentei colocá-las dentro da roupa, mas adiantou pouco. O sangue parecia estar parando de fluir. Quando cheguei ao hotel, reaqueci-as e senti a vida voltar. Como deve ser difícil ficar numa situação destas como ocorre com os montanhistas em situações inesperadas.
      No domingo 18/03 resolvi ir para Ushuaia, mesmo sabendo que aos domingos não havia transporte direto. Peguei um ônibus até Puerto Porvenir, já na Terra do Fogo. Para chegar lá precisamos pegar uma balsa para atravessar o Estreito de Magalhães. Acho que foi aqui que pensei em nadar enquanto esperava, mas a água estava muito fria e não me arrisquei. Achei a travessia muito bela, com vistas espetaculares . Vários delfins (eu acho) 🐬 acompanharam o barco. Quando chegamos lá acho que houve algum problema de um dos veículos que vieram no barco com um policial, o que fez a viagem atrasar e ficarmos parados um tempo. Na viagem havia vários americanos, alguns de Wyoming, que sabiam falar um pouco de espanhol. Havia também uma queniana (ou descendente de quenianos) radicada na Bolívia. Conversei com os americanos sobre a viagem, suas expectativas e como o ambiente se parecia com o local onde moravam. Conversei com a queniana-boliviana sobre a Reserva do Masai Mara. Combinei com ela de irmos juntos ao Parque Nacional da Terra do Fogo no dia seguinte, se bem me lembro, encontrando-nos na porta por volta de 8h. As paisagens naturais do resto da viagem também me pareceram belas. Chegamos à noite. Depois de pesquisar um pouco, resolvi experimentar um hostel (pela primeira vez na vida), visto que com a dolarização, os hotéis regulares pareciam-me caros. Foi o primeiro de muitos .
      Para as atrações de Ushuaia veja https://turismoushuaia.com/?lang=pt_BR. Os pontos de que mais gostei foram o parque, o glacial, as paisagens naturais e a vista da cidade e do mar.
      Na segunda-feira 19/03 fui até o Parque Nacional da Terra do Fogo. Perdi a hora de manhã e cheguei 1h atrasado ao encontro marcado . A moça não me estava esperando (imagino que desistiu). Fui caminhando e adorei o parque. Assim como a Reserva Florestal de Magalhães, havia muitas paisagens naturais a observar, cursos de água, montanhas, árvores e vegetação típicas etc . Fiquei lá o dia inteiro. Encontrei um japonês no meio do caminho que me disse que achava frio para acampar ali. Saí no pôr do sol. Desta vez fui tirar o barro dos meus tênis num local que parecia um tanque no banheiro. Voltei à noite ao hostel.
      Lá conheci um casal de europeus, americanos ou canadenses (não me lembro bem). Não percebi no hostel que na cama de baixo havia uma moça e troquei de roupa no próprio quarto num dos dias . Ela, que era eslovena e estava quase dormindo, virou para o outro lado. Depois, quando percebi que era uma moça, fui pedir desculpas.
      Na 3.a feira 20/03 fui explorar a cidade e seus arredores. A vista do oceano em direção à Antártica parecia linda. Tentei verificar a possibilidade de ir até lá, nem que só um pouquinho, mas achei inviável o tempo necessário. Não tinha me preparado para tal. Após andar pela cidade e reencontrar o casal do hostel, fui em direção ao Glacial Martial (https://www.tripadvisor.com.br/Attraction_Review-g312855-d313939-Reviews-Glacier_Martial-Ushuaia_Province_of_Tierra_del_Fuego_Patagonia.html). Nunca tinha ido a um Glacial. Não sabia o que esperar. Não estava preparado em termos de equipamentos. Fui de tênis de pano (ou couro). Mas adorei . Era uma geleira pequena, mas subi nela até onde achei seguro, para não escorregar. Sentei até um pouco, para apreciar a maravilhosa vista, tanto das montanhas acima e do glacial, como da paisagem abaixo, com a cidade e o oceano. Achei ambas espetaculares. Mas era frio. Depois de apreciar bastante e quase ficar meditando um tempo lá, voltei para a cidade e fui apreciar novamente a orla.
      Na 4.a feira 21/03 peguei um ônibus para Puerto Natales, no Chile novamente, para ir conhecer Torres del Paine. Tivemos que fazer entroncamento, posto que a rota regular, se bem me recordo, era direto para Punta Arenas. Não me recordo bem se cheguei a ir até Punta Arenas (acho que não) ou se parei num ponto intermediário (acho que é mais provável). Cheguei em Puerto Natales no meio da tarde e me hospedei num pequeno hotel. Saí para dar uma volta na cidade, antes do pôr do sol.
      Para as atrações de Puerto Natales veja https://chile.travel/pt-br/onde-ir/patagonia-e-antarctica/puerto-natales. Os pontos de que mais gostei foram Torres del Paine, a caverna com o animal extinto e as paisagens naturais.
      Na 5.a feira 22/03 fui até o Parque de Torres del Paine (https://pt.wikipedia.org/wiki/Parque_Nacional_Torres_del_Paine). Se bem me lembro, havia um ônibus de turismo que ia até a porta do parque e depois pegava as pessoas no fim do dia para retornar (acho que eram vários horários de retorno). Na ida passamos por paisagens que achei espetaculares, das montanhas nevadas e da vegetação nativa. Paramos num espelho d’água formado por um lago com montanhas ao redor, como eu só tinha visto em filmes e quadros. A partir da porta do parque fui caminhando em direção às torres. Achei toda a paisagem espetacular . Até bebi água em um riacho, mas a temperatura da água era muito baixa. Tive algum tipo de torção ou mau jeito no joelho, pois devido ao horário de volta do último ônibus resolvi acelerar. Achei espetaculares as torres e toda a paisagem no seu entorno . No retorno, pouco depois do meio do caminho, encontrei dois geólogos brasileiros, que trabalhavam para companhias de petróleo. Eles me deram carona até a entrada e afastaram qualquer risco de perder o último ônibus. Inclusive, se bem me lembro, acho que devido a isso peguei o penúltimo. Estavam fazendo pesquisas devido à similaridade daquela região com o fundo do mar, onde se explora petróleo. Falaram que era o primeiro local turístico em que foram trabalhar.
      Na 6.a feira 23/03 fui até uma caverna com registros pré-históricos que era próxima da cidade. Talvez fosse a Cueva del Milodon (https://chile.travel/pt-br/onde-ir/patagonia-e-antarctica/torres-del-paine/monumento-natural-cueva-del-milodon). Achei interessante a caverna com seus registros humanos pré-históricos e o Milodon, um animal extinto há muito tempo 👍. Se bem me lembro fui e voltei de ônibus. No meio da tarde peguei um ônibus para El Calafate. Cheguei no início da noite e fiquei hospedado numa casa. A dona avisou-me para tomar cuidado quando fosse ao Lago Argentino, porque havia muito barro no entorno.
      Para as atrações de El Calafate veja https://www.patagonia-argentina.com/el-calafate/. Os pontos de que mais gostei foram o Glacial Perito Moreno, o Lago Argentino, com seus flamingos e as paisagens naturais.
      No sábado 24/3 peguei uma excursão para conhecer o Glacial Perito Moreno (https://pt.wikipedia.org/wiki/Geleira_Perito_Moreno). Logo de manhã combinei a excursão com uma agência e fomos num micro-ônibus. A guia sugeriu que tapássemos os olhos no caminho e só abríssemos quando ela avisasse, para termos a surpresa de ver o glacial. Gostei bastante da paisagem, com geleiras e depois gostei do Glacial, com o lago em que estava inserido . Pegamos um barco e fomos até certo ponto, para vê-lo de mais perto. Disseram-me alguns anos depois, que não se ia mais de barco até perto do glacial, devido ao aquecimento global e aos deslizamentos. Não sei como está atualmente. Havia uma escada com muitos degraus, que a guia disse para aqueles que poderiam ter alguma dificuldade de mobilidade (idosos por exemplo), avaliarem se compensava descer. Eu fui até o último degrau e apreciei a paisagem de cima e de baixo. Gostei bastante da paisagem. Vimos algumas quedas de blocos de gelo, imagem famosa em vídeos. Na época não tão comum quanto atualmente. Na volta ganhamos um chocolate quente ☕.
      Depois, mais tarde, eu fui dar um passeio numa parte do Lago Argentino que era próximo. Achei o lago espetacular . Os flamingos no meio, em grande quantidade, embora já estivesse perto do entardecer, davam um colorido que tornava a paisagem ainda mais bela. Sujei bastante meu tênis com a lama do entorno. Quando voltei, perguntei para a filha da dona se ela poderia limpar meu tênis, comigo pagando, e a mãe, ouvindo, disse “Eu não te avisei” . Achei que a moça não gostou muito da ideia, pois daria um trabalhão e resolvi eu mesmo lavar no dia seguinte.
      No domingo 25/3 fui dar uma volta nos arredores, andando por boa parte da margem do Lago Argentino e apreciando a paisagem. Gostei muito de tudo 👍. Durante o passeio, quando estava bem longe da cidade, 2 cachorros 🐕 começaram a me acompanhar. Como gosto de cachorros, fiz agrado para eles e fizemos parte do passeio juntos. Mas eu pensei que depois eles ficariam por ali. Quando comecei a voltar, eles começaram a me acompanhar. No começo não me importei e pensei que iriam desistir. Depois fiquei preocupado, pois claramente não sabiam andar nas ruas e já estávamos chegando perto da estrada e da cidade. Tentei espantá-los, mas não havia meio de voltarem. Achei que poderiam morrer atropelados, pela total falta de traquejo que demonstravam com as ruas. Falei com um homem que estava na rua, perguntando sobre como resolver aquela questão. Ele riu da minha dúvida e disse que não sabia de quem eram os cachorros e me disse para atirar uma pedra neles. Eu não podia fazer isso. Eu gosto muito de cachorros. Mas andei mais um pouco e eles quase foram atropelados. Aí, com enorme dor no coração, atirei uma pedra do lado deles. Mas eles não entenderam e continuaram atrás, novamente, indo pela rua e quase sendo atingidos por carros. Aí resolvi atraí-los para fora da rua, peguei uma pedra não muito grande e acabei atirando no dorso, de modo a causar o mínimo impacto possível. Nunca vou esquecer a fisionomia de decepção dos cachorros, que me seguiram com amor e me viram atirar pedras neles. Foi uma facada na minha alma 😢. Mas eles pararam de me seguir e acho que voltaram para os campos. Talvez tenha funcionado, mas acho que o preço foi alto.
      À noite peguei um ônibus para Comodoro Rivadavia. Cheguei no dia seguinte, 2.a feira 26/3, entre o princípio e o meio da manhã. Considerando o tempo que eu tinha disponível e as atrações a conhecer, resolvi ficar somente um dia e pegar um ônibus para Bariloche no fim do dia.
      Para as atrações de Comodoro Rivadavia veja https://www.comodoroturismo.gob.ar e https://manualdoturista.com.br/comodoro-rivadavia. Os pontos de que mais gostei foram o Museu do Petróleo, as informações sobre as Malvinas e a guerra, as construções na cidade, a praia e a vista do oceano.
      Fui a um escritório de turismo municipal perguntar por sugestões de pontos a visitar. Além da cidade e do museu, foi sugerido conhecer a Praia de Rada Tilly. Perguntei se não seria mais interessante conhecer um campo com alguns aerogeradores de energia eólica (naquela época nunca tinha visto nenhum). O atendente disse-me que era muito longe, num caminho que não tinha outras atrações e era deserto, o que poderia me deixar à mercê de algum acidente ou problema nas pernas ou pés. Resolvi então seguir a sugestão e ir a Rada Tilly, que achei uma praia muito bonita, porém cuja aproveitabilidade ficava comprometida pelo clima frio. Mas a paisagem agradou-me, incluindo o caminho 👍. Antes tinha ido ao Museu do Petróleo, que achei bastante interessante 👍. Nele ou em algum local anexo, havia uma exposição sobre as Malvinas, com informações sobre a guerra, que achei bastante interessantes também, apenas pontuando que era a visão argentina do conflito, que apesar disso me pareceu razoavelmente isenta, mas ainda assim sob a ótica argentina. Dei também um passeio pela cidade, sua catedral, seus edifícios históricos etc.
      Depois de voltar de Rada Tilly, peguei o ônibus para Bariloche. A viagem durou quase 1 dia, se bem me lembro. Conversei com algumas pessoas durante a viagem, sendo que me falaram de cidades na região de Bariloche que tinham pouca população, mas concentravam muitos artistas e amantes de filosofia e artes. Durante a viagem, após saber que eu era brasileiro, o jovem comissário do ônibus perguntou-me “Pelé ou Maradona?” ⚽. Respondi que Pelé tinha feito mais de 1.200 gols e Maradona menos de 200, Pelé tinha sido 5 vezes campeão do mundo e Maradona só 1 etc. Ele retrucou para mim que Pelé jogava com os mestres. Continuamos um pouco na conversa, mas olhei para os outros passageiros e percebi que muitos estavam me olhando. Para não causar confusões, falei então “Cada um no seu tempo”, que é algo em que creio e que acho que apaziguou os ânimos .
      Cheguei no início da tarde da 3.a feira 27/3. Achei a paisagem da viagem magnífica , principalmente na região de Bariloche. Havia muitos lagos e montanhas entremeados, além das paisagens com vegetação natural aparentemente preservada. Hospedei-me numa casa, que funcionava como hotel. Consegui gratuitamente mapas com informações e sugestões de passeios 👍.
      Para as atrações de Bariloche veja https://barilocheturismo.gob.ar/br/home. Foi um dos pontos de que mais gostei . O que mais me agradou foram as paisagens naturais, os lagos, a vista do Monte Campanário e os locais naturais e típicos do Circuito Pequeno (Chico).
      Inicialmente, como ainda havia luz do sol, fui dar uma caminhada acompanhando o curso do lago que ficava perto da área central. Durou umas 2 horas. Achei magnífica a paisagem.
      Nos 2 dias seguintes fui realizar o Circuito Pequeno (Chico) e subi no Monte Campanário. Decidi subir pela trilha, que estava com a infraestrutura bastante comprometida, mas nada que me parecesse ameaçar a segurança, apenas causando maior necessidade de esforço físico e fazendo sujar os calçados e as roupas. A vista lá de cima foi uma das mais belas que já vi  , englobando a paisagem natural, com lagos, montanhas, picos nevados, florestas, vilas etc. Andando pelo circuito, pude ver muitos atrativos naturais, paisagens de que muito gostei. Houve também a Colônia Suíça, que achei interessante.
      Na 5.a feira 29/3 à tarde fui pegar um ônibus para Buenos Aires e posteriormente a São Paulo. Optei pelo ônibus porque o preço da passagem aérea só de volta era mais alto do que o de ida e volta . A porta da casa estava trancada, eu tocava a campainha, batia palmas e ninguém aparecia para abrir. Comecei a ficar preocupado em perder a hora. Aí comecei a gritar e a atendente veio abrir a porta. Acho que ela ficou com medo, talvez não sabendo quem estava na porta. Imagino que quando reconheceu minha voz veio abrir. Talvez por ser chilena e não conhecer bem a cidade ou por estar em alguma situação irregular, tenha ficado com medo se fosse um desconhecido.
      Peguei o ônibus por volta de 17h. A viagem até Buenos Aires novamente teve belas paisagens 👍, mas não tão espetaculares quanto a anterior. Durou 1 dia. Chegando lá na 6.a feira 30/3, comprei uma passagem para São Paulo pela Viação Pluma (https://www.pluma.com.br). Fizemos a entrada por Paso de los Libres e Uruguaiana no fim da madrugada. O atendente da Polícia Federal olhou-me com cara feia, após carimbar meu passaporte e eu avisar que era brasileiro e que não precisava ter carimbado como entrada de viajante. Acho que pensou que eu era estrangeiro . Depois de entrar no Brasil, já não havia mais refeições incluídas no preço da passagem. A viagem pelo Brasil, pelo Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e sul de São Paulo apresentou paisagens que achei magníficas . Fomos pelo interior e passamos por cânions, campos, amplas áreas com vegetação nativa, montanhas etc. No sábado 31/3 almoçamos numa churrascaria em Passo Fundo. Eu sou vegetariano e não peguei carne. Num dado momento, o moço que servia o rodízio veio oferecer-me gentilmente linguiça calabresa. Eu disse que não tinha comprado o rodízio, mas ele disse que era cortesia. Falei então que não comia carne e vi sua cara de decepção. Fiquei um pouco tocado por ter rejeitado a sua gentil oferta. No Rio Grande do Sul, ainda mais naquela época, imagino que vegetarianos deveriam ser raríssimos. A viagem foi cansativa 😫, as pernas, os glúteos e as costas ficaram doendo um pouco, mas as paisagens foram muito belas. Cheguei em São Paulo perto de 5h da manhã do dia 01 de abril, data em que fazia 32 anos.
    • Por Alan Rafael Kinder
      INTRODUÇÃO
       
      Bom pessoal, eu sou o Alan, e recentemente fiz a primeira viagem internacional da minha vida (e também a primeira vez que voei com um avião).
      Comigo, também foram meu irmão (Fabian) e um amigo (Diego).
      Esse relato foi uma forma de compensar por todo o auxílio que obtive, em especial, aqui neste fórum, com dicas e informações preciosas que permitiram que eu tivesse essa viagem extraordinária.
      Eu tentei elaborar esse relato com calma, e por isso acabei demorando um bocado pra chegar nessa versão final – fazem 56 dias que eu chegava de volta ao Brasil!
      É importante destacar que, sempre que foi possível, evitamos ‘programas fechados’, que envolvessem guias ou horários pré-estabelecidos – queríamos ter a liberdade de curtir cada momento no nosso próprio tempo.
      E também, como nós temos o hábito de fazer caminhadas por trilhas aqui de nossa região, decidimos que o foco de nossa viagem seria o hiking, logo, tudo girou em torno dessa ideia.
      Como foi a primeira viagem de todos nós, haviam certas incertezas em todas as decisões – desde o voo (como proceder com o embarque, o que poderia ser levado) até questões de dinheiro (onde trocar, quanto vale) e praticidade (alugar um carro, hotel ou hostel, quão frio é por lá).
      No final das contas, nosso planejamento foi uma mistura de segurança com economia (os planos mudaram diversas vezes).
      Meu propósito com esse relato é de tentar ajudar pessoas que, assim como eu, não tem nenhuma experiência com viagens desse gênero – por isso, tentarei enriquecer o máximo possível com informações relevantes (e talvez tudo fique muito extenso para ser lido).
      Tomem nota que, quando eu descrevo as trilhas, tento focar mais nos detalhes que mais me chamaram a atenção – mas todas elas tomaram horas de caminhada.
       
      PLANEJAMENTO DA VIAGEM

      Inicialmente, o desejo de conhecer a Patagônia Argentina surgiu no final de 2018, onde eu e o Diego conversávamos em um PUB da região enquanto bebíamos e assistíamos o canal OFF.
      Daquele momento em diante, decidi reservar um tempo e montar um itinerário – fiz diversas pesquisas pelo Google em busca de atrações e programas naquela região (naquela época ainda não sabia da existência de El Chalten).
      A primeira versão da viagem envolvia conhecer Ushuaia, e estávamos fortemente considerando alugar um carro naquela região para ter mais mobilidade.
      Entretanto, conforme fui ampliando minha pesquisa sobre o assunto, fui de encontro com a ‘Capital Nacional do Trekking da Argentina’ – El Chalten – e logo me apaixonei pela possibilidade de conhece-la (ainda mais estando tão próxima de El Calafate com seu Glaciar Perito Moreno).
      No início de maio de 2019 encontrei uma promoção de passagens para ir e vir de El Calafate (um valor bem abaixo dos demais – estive acompanhando semana a semana a variação deles) – apenas teríamos que aumentar dois dias de viagem (inicialmente eram apenas oito) e a saída seria de Curitiba/PR. Logo que compartilhei com os demais, decidimos comprar as passagens naquele mesmo dia.
      Passagem de CWB para FTE (conexão em EZE com troca de avião), valor de R$ 1.409,81 por pessoa, ida e volta, sem bagagem adicional, comprada diretamente do site da Aerolineas Argentinas em 02 de maio de 2019.
      A partir deste momento, tínhamos um período definido para nossa viagem, e com isso, fizemos alterações relevantes nos planos: desistimos de ir para Ushuaia (ficaria para uma próxima) e não alugaríamos mais um carro.
      Desistindo de visitar Ushuaia, asseguramos uma economia nas despesas, porém, mais que isso, mais dias para curtir El Chalten (e foi uma decisão extraordinária)!
      Percebemos que, tendo apenas El Calafate e El Chalten nos planos, ter um carro se mostrava desnecessário – era possível fazer as trocas de cidade e eventuais corridas com serviços oferecidos na região (e novamente, foi muito mais barato que alugar um carro e dividir as despesas).
      Finalmente, na última versão da viagem, decidimos trocar o último dia de passeio em El Calafate por El Chalten, de forma que ficaríamos um sétimo dia (seis líquidos) para nossas caminhadas.
      Por segurança e praticidade, tudo que pudemos comprar com antecedência aqui do Brasil foi feito – não sei dizer ao certo se isso foi o mais sábio em termos de economia, mas estar com as coisas definidas permitia com que curtíssimos mais o que era importante, ao invés de ficar correndo e negociando coisas.
      Também não compramos chip de planos de dados para internet. Sinceramente não achei necessário. Você conseguia acesso via wifi em praticamente qualquer estabelecimento, incluindo o hostel/hotel. A conexão é normalmente boa, raríssimas vezes não funcionava (em El Chalten teve um dia que ventou demais e pareceu que estava interferindo). Mas conseguíamos fazer chamadas de vídeo sem problema algum.
      Quanto ao celular, visto que não teria plano de dados, eu baixei os mapas da região para consulta offline (isso foi realmente importante) e sempre que não precisava conectar ao wifi, mantinha a opção ‘modo avião’ e ‘economia de energia’ ativos – isso dava até cinco vezes mais bateria para o celular.
       
      EQUIPAMENTOS
      Apesar de fazermos trilhas aqui pela região com bastante frequência, estávamos cientes que o clima da Patagônia era muito diferente do nosso, e por isso, foi necessário comprar algumas coisas – ainda mais que decidimos fazer a viagem sem despachar malas.
      Nosso limite era de 08kg na bagagem de mão (que você guarda em cima do teu assento no avião) e até 03kg no artigo pessoal (aquela mochilinha que tens que colocar entre seus pés no chão) – essas eram as regras da Aerolínias Argentinas (logo, dependendo das empresas que operarem teu voo, tens que observar as regulamentações específicas).
      Bom, cada um de nós fez suas próprias compras, mas de uma forma geral, os mesmos itens eram comprados.
      Com os relatos de ser uma região muito fria, decidimos nos preparar para isso.
      Fora isso, tínhamos que considerar que tudo que fosse comprado teria que caber dentro das mochilas.
      Segue relação dos itens que foram levados dentro das mochilas:
      1x Casaco fleece 2x Camisa manga curta dryfit 1x Camisa manga longa dryfit 1x Camisa segunda pele 1x Calça de trilha com resistência a água 1x Calça moletom 1x Calça segunda pele 1x Touca 1x Luvas 1x Toalha dryfit 5x Cuecas 4x Meias cano longo de trilha 1x Meia de algodão 1x Chinelo 1x Powerbank 20.000mah Documentos e comprovantes Além destes, algumas coisas vesti e carreguei durante os voos:
      1x Casaco com resistência a água 1x Camisa manga curta de tecido 1x Calça jeans 1x Bota impermeável de trilha 1x Celular No final das contas, todos os itens comprados couberam com relativa folga de volume, e muita folga de peso, na mochila maior. Na mochila menor levei os eletrônicos e documentos, e também ficou folgada. A verdade é que nem precisávamos levar tanta coisa (devido nossas escolhas durante a viagem).
      Tínhamos pensado em lavar nossas roupas enquanto tomávamos banho – e isso até foi possível com alguns itens – entretanto, conforme estávamos lá, percebemos que iríamos precisar mandar lavar algumas peças em lavanderias (e fizemos isso duas vezes – custava entre 300 a 400 pesos dependendo do peso). Isso acresceu um pequeno custo ao total de despesas, mas valeu muito a pena.
      As despesas com esses itens comprados não fazem parte das da viagem, pois apesar de ter comprado muita coisa específica, posso usá-las em outros momentos.
    • Por Marcelo Manente
      Em breve iniciarei o relato da aventura que está acontecendo neste momento.
      Estou hoje em Chile Chico, Chile. Seguindo para a Carretera Austral.
      Muitos perrengues, problemas da viatura, mas lugares maravilhosos para compensar tudo isso.
      Vou tentar fazer um relato com os custos de quase tudo que eu lembrar.

    • Por Ana Caroline Cunha
      Olá gente!
      Nem acredito que chegou a minha hora de deixar um relato de viagem haha eu pesquisei muito aqui nesse fórum e uma das grandes razões da viagem ter saído do papel e eu ter feito o meu primeiro mochilão sozinha foi as informações que encontrei por aqui. 
      Primeiramente, a base da minha viagem foi o relato da @appriim que está completinho nesse link aqui. Encontrei ela aqui no Mochileiros e no fim somos da mesma cidade e temos vários amigos em comum (e em breve espero que saia o encontro pessoalmente né Ana? haha)
      Fiz algumas alterações porque eu tinha alguns dias a mais que ela, então segue abaixo uma visão geral do meu roteiro e depois nos comentários vou escrevendo dia a dia.
      17/12/2019 - Florianópolis > Ushuaia
      18/12/2019 - Ushuaia - Carimbei o passaporte, comprei o ônibus para Punta Arenas e fiquei andando na cidade sem rumo
      19/12/2019 - Ushuaia - Passeio na Pinguinera + Canal Beagle e trilha no Glaciar Martial 
      20/12/2019 - Ushuaia - Laguna Esmeralda
      21/12/2019 - Ushuaia - descanso e andei pela cidade sem rumo de novo
      22/12/2019 - Ushuaia deslocamento > Punta Arenas - 12h de ônibus durante o dia
      23/12/2019 - Punta Arenas - fiz o câmbio e andei pela cidade, pela orla, fui ao mirante e cemitério as 17h peguei o ônibus para > Puerto Natales - 3h
      24/12/2019 - Puerto Natales - Aluguei um carro com o pessoal do hostel e fomos até o Parque Torres del Paine, fazendo o "Full Day" que vende em agências de forma privada
      25/12/2019 - Puerto Natales - Descanso
      26/12/2019 - Puerto Natales - Trilha Base de Torres del Paine 
      27/12/2019 - Puerto Natales deslocamento > El Calafate - 7h de ônibus durante o dia 
      28/12/2019 - El Calafate - Laguna Niemez, Lago Argentino e andei pela cidade
      29/12/2019 - El Calafate - Mini Trekking no Glaciar Perito Moreno
      30/12/2019 - El Calafate deslocamento > El Chalten - 3h de ônibus saindo as 8h
      31/12/2019 - El Chalten - Laguna de los Três / Fitz Roy 
      01/01/2020 - El Chalten - Descanso 
      02/01/2020 - El Chalten - Chorrillo Del Salto 
      03/01/2020 - El Chalten - Mirador de Los Condores e Las Aguilas 
      04/01/2020 - El Chalten - Laguna Torres / Cerro Torre
      05/01/2020 - El Chalten - Madre e Hija
      06/01/2020 - El Chalten - Descanso
      07/01/2020 - El Chalten deslocamento > El Calafate - 3h de ônibus, saindo as 8h, andei sem rumo pela cidade
      08/01/2020 - El Calafate - Lago Argentino, andei pela cidade e meu voo saiu as 19:30h para Buenos Aires > Florianópolis
      09/01/2020 - Chegada em Florianópolis 
      Gastos aproximados: 
      DESLOCAMENTO: R$ 3.000,00
      R$ 2.139,00 passagem aérea Aerolíneas Argentinas | Ida: Floripa > Buenos Aires > Ushuaia | Volta: El Calafate > Buenos Aires > Floripa R$ 180,00 entre taxi, uber, transfer aos lugares R$ 530,00 deslocamentos de ônibus R$ 135,00 aluguel de carro por 1 dia em Puerto Natales (o carro foi dividido em 4 pessoas) HOSPEDAGEM: R$ 1.280,00
      Ushuaia: ANTARCTICA HOSTEL Punta Arenas: HOSTEL ENTRE VIENTOS Puerto Natales: WE ARE PATAGONIA BACKPACKERS (pagamento em dólar estamos isentos de 19% do imposto) El Calafate: FOLK HOSTEL El Chalten: LO DE TRIVI El Calafate: FOLK SUITS Reservas feitas pelo Booking e HostelWorld
      PASSEIOS: R$ 1.650,00
      Mini Trekking Perito Moreno - R$ 700,00 - comprado no Brasil valor com cartão de crédito e IOF Pinguinera + Canal Beagle - R$ 742,00 - pago no Brasil valor com cartão de crédito e IOF | observação importante: se fazer a caminhada com os Pinguins em Punta Arenas é metade do preço e rola reservar lá mesmo no próprio hostel pro dia seguinte. Entrada Parque Torres del Paine - R$ 185,00 (paguei o preço de 2019 ainda) ALIMENTAÇÃO: R$ 1.200,00 (tem mercado, cerveja, vinho e alfajor nessa conta haha)
      BAR: R$ 200,00 (isso são os extras dos dias que fui pro bar e só consumi álcool)
      SEGURO VIAGEM: R$ 215,00
      TOTAL GASTO R$ 8.000,00 (contando souvenir, extras que eu possa ter esquecido de anotar e etc)
      Conversões realizadas: 
      1 real > 13,60 pesos argentinos (Aeroporto Ezeiza de Buenos Aires)
      1 real > 185 pesos chilenos (Casa de Câmbio em Punta Arenas)
      1 real > 16 pesos argentinos (Restaurante Casimiro em El Calafate)
      Fiz umas outras conversões zoadas porque tive perrengue de dinheiro que conto depois hahah mas essas três foram as principais que acho que vale citar. 
      TOTAL QUE GASTEI EFETIVAMENTE: R$ 8.900,00 (perdi R$ 900,00 por um golpe na conversão do câmbio no Banco do Aeroporto Ezeiza, eu dei R$ 3.200,00 e eles me converteram como se eu tivesse trocando R$ 2.300,00, fui perceber só agora que já estava no Brasil, foi falta de atenção minha como recém mochileira que achava que tinha pensado em todos os detalhes, só que não... 💔💔)
       
      Aos poucos vou contando aqui sobre a viagem dia-a-dia, ah eu também fui postando tudo no meu Instagram (@anavoando), os stories estão salvos no destaques e fui escrevendo no feed também.
      Ah, leiam o post da Ana que citei lá no começo, eu li e reli um milhão de vezes e ela dá várias dias ótimas!! 
       




       
      Espero que gostem! 
      Continuarei aos poucos,
      Ana Caroline
    • Por Alan karleno
      Fala Mochileiros..
      Procuro dicas para aperfeiçoar o meu roteiro e a quantidade de dias que se faz interessante para cada local. Planejo o roteiro entrando pela Argentina (buenos Aires), saindo pelo Chile (Santiago), em junho de 2020. Tenho 25 dias disponíveis. 
      Vôo. Teresina & buenos Aires (buenos Aires 3 dias).
      Vôo. Buenos Aires & Bariloche (Bariloche  + Villa la angostura 5 dias). 
      Vôo. Bariloche & Buenos Aires e Buenos Aires Ushuaia. (Dia para viagem). 
      Vôo. Ushuaia & El Calafate (4 dias El Calafate).
      Ônibus. El Calafate & Puerto Natales (5 dias Puerto Natales + Parque torres del paine). 
      Ônibus. Puerto Natales & Puta Arena (2 dias Puta Arena).
      Vôo. Punta arenas & Santiago ( 4 dias Santiago) + VALLE NEVADO ou FARELLONES.
      Vôo. Santiago & Teresina. 
      1 dias para emprevisto.
      Quero aproveitar ao máximo o tempo em viagem.
      Desde já agradeço pela atenção.
      Bora Mochila..
       
       
       
       
       
       
       

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