Ir para conteúdo
  • Faça parte da nossa comunidade! 

Encontre companhia para viajar, compartilhe dicas e relatos, faça perguntas e ajude outros viajantes! 

Posts Recomendados

• Membros

Gostaria de compartilhar mais uma viagem com vcs, fiz a tão sonhada e desejada caminhada a Santiago de Compostela. 

Fiz o Caminho  Português Central , iniciando em Porto Portugal.

Ao total foram 240 km. 

Meu nome é Joice e tenho 52 anos , SP. Brasil. Fui sozinha e sem internet, por opção. 

Desde já informo as mulheres, que querem ir sozinhas , que não tive nenhum problema, e que achei o caminho muito tranquilo, apesar de alguns moradores me alertarem para  não ir sozinha, principalmente o trecho de Rubiães, mas mesmo assim não encontrei problemas, o trecho é muito deserto porque muitas pessoas pulam esse trajeto , pela dificuldade , pois é um dos trechos mais difíceis que encontrei ,  é no meio da floresta com muita subida e muitas pedras, mas valeu a pena o cansaço.

Não vou falar aqui do que levar na mochila porque muitos posts já deram  essas dicas, mas uma coisa que muitos não falam , é que você NÃO  deve iniciar o caminho sem se alimentar ou levar alguma coisa pra comer, nos primeiros dias sofri um pouco com a alimentação, como saia muito cedo do albergue , pensando em tomar café em alguma padaria, me enganei , pois não tem nada próximo e também por ser muito cedo, estão todas fechadas, mas depois peguei o jeito, comecei a comprar os alimentos no dia anterior e preparar meu café antes de sair e também para levar no caminho, muitos posts aconselham não levar nada , para não pesar a mochila , mas achei essencial levar. São muitas horas andando , e acreditem não tem onde parar para comer.

O trajeto português foi muito tranquilho, até atravessar a fronteira, foi decepcionante, o caminho deixou de ser caminho de meditação e virou uma corrida contra o tempo , isso não vi em nenhum post. Conforme ia me aproximando de Compostela as pessoas acordavam cada vez mais cedo e praticamente corriam para chegar  e pegar uma vaga nos Albergues, na Espanha, os albergues tem menos vagas que em Portugal, então ganha quem chega primeiro , isso me deixou extremamente irritada. Percebi que a partir da fronteira , as pessoas quase não carregavam mochilas, e então fiquei intrigada, e descobri que elas despachavam suas mochilas, ou seja mandavam de táxi até o próximo Albergue, e assim podiam andar mais rápido e chegar antes para garantir o lugar, decepcionante. 

Fiz com orgulho todo o trajeto com minha mochila pesando 6,5 kilos aproximadamente.

Outra observação que gostaria de deixar aqui, e que também não vi em nenhum post , é que em Compostela o Albergue é muito longe da Catedral, então se puder dispor de um pouco mais de dinheiro reserve um Hostel mais próximo , pois com certeza chegará muito cansado e não terá muita disposição para andar tanto.

Se está pensando em fazer o Caminho, faça por você, não espere recompensas, apenas caminhe!

O Caminho Português é lindo e compensador.

Bom Caminho!

• Gostei! 4
Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar Agora
  • Criar Novo...