Ir para conteúdo

Sul da Alemanha e Áustria. Vale a pena alugar um carro? Entre quais cidades?


Posts Recomendados

  • Membros

Olá mochileiros ! Farei viagem em outubro com minha esposa partindo de Frankfurt (1 noite ) e seguindo por Munique (3 noites), Fussen (1 noite), Salzburgo (2 noites), Vienna ( 3 noites) finalizando com Frankfurt (1 noite). Minha dúvida é se faço tudo de trem e táxi ou alugo um carro para entregar na chegada em Vienna voltanso para Frankfurt de trem. Que cidade alugariam o carro ? Em Salzburgo meu hotel é na zona histórica , como funciona a questão do estacionamento ?  Desde já agradeço as dicas dos viajantes ! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Acho que o único trajeto de carro que seria bom fazer é entre Munique e Füssen, pois não há trens direto, e são regionais.

Entre as outras, é mais rápido e simples ir de trem, porque chegar em cidade grande de carro é bem mais complicado, pela questão de estacionamento, trânsito, preço para estacionar e a proibição de entrar em algumas zonas (principalmentes no centro ou histórico).

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Trem regional com ao menos uma troca, total de viagem 3h30 +-. De carro faz um pouco menos de 2h.

Eu, particularmente, sou adepto a transporte público, eu faria essa viagem de trem em vez de ir de carro, mas a grande maioria das pessoas não são assim, ou seja, não chega a ser um problema ir de trem, mas se prefere carro será bem mais rápido.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Voltei recentemente da Europa, entrei e sai por Frankfurt e fiz o sul da Alemanha, Austria, Rep. Checa, Holanda, Belgica, França e de bonus Luxemburgo, tudo de carro...

Se tem um coisa que não me arrependi foi de ficar todo o período com o carro.. facilita bastante para visitar as pequenas e lindas cidades do caminho... mas ficamos 28 dias no total... Não sei se para 11 noites vale tanto a pena assim... Principalmente ficando com foco nas grandes cidades (Munique, Salzburgo e Vienna), onde vc deixará o carro estacionado.

Para seu roteiro, faria sem carro e me hospedaria em locais de fácil locomoção. Alugar carro para entrega em outro país geralmente é bem mais caro...

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Um carro nessa região de Fussen até Salzburg lhe dá muitas possibilidades que o transporte público não dá tão facilmente. Valeria p para visitar  a igreja de wieskirchen, castelos de linderhof, abadia de ettal, neuschwanstein, lagos alpinos , o ninho da águia de hitler e mesmo hallstat. Mas para isso você precisaria de mais tempo na região, pelo menos uns 2 ou 3 dias na área. Do jeito que vocÊ projetou seu roteiro, na minha opinião o carro não compensa.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membros

Em Frankfurt, Munich e Viena um carro mais atrapalha do que ajuda, por você vai ter que deixar ele parado o dia inteiro pagando diária de  20 a 30 euros no estacionamento enquanto explora a cidade a pé.

Há trens de hora em hora entre Munich e Fusen, a viagem leva em torno de 2h cada trecho, e com o Bayern Ticket, fica super em conta para um casal.

Já ir de Fussen para Salzburg é mais chato, não há trens diretos, e acho que também não há ônibus direto, você tem que voltar a Munich para pagar o trem para Salzbrug.

Então se fosse alugar um carro, eu alugaria só em Munich e devolveria ele em Salzburg, por que no restante da viagem, um carro não vai ter muita utilidade por que você só vai passar em cidades grandes.

Mas pessoalmente eu não alugaria carro não para um roteiro destes, é um roteiro que dá para fazer tranquilamente todo de trem, sem ter que ficar regulando a cerveja na hora do almoço por que vai pegar estrada depois.

Por exemplo, pega um trem de Frankfurt para Munich, em Munich tira um dia de sol para fazer um bate-volta de trem até Fussen usando o Bayern Ticket, e depois vai a Salzburg de trem  usando outro Bayern Ticket, e de Salzburg para Viena tem trem a cada 30 minutos.

Já a volta de Viena a Frankfurt é bem puxada, tanto de carro ou de trem, de carro você vai levar 9 a 10 horas para fazer este trecho, ou seja, você vai desperdiçar um dia inteiro dentro de um carro numa autobahn, estressado e pilhado com o transito sem ver nada.

De trem também não melhora muito, também são umas 7 horas de trem, mas ao menos você pode viajar relaxado, tomando uma cerveja, etc...

Eu pessoalmente daria uma olhada se não consegue algum voo direto de Viena para Frankfurt que não esteja muito caro, assim se você escolher bem o horário do voo, consegue "salvar" ao menos metade do dia, já de carro ou trem, você vai gastar o dia inteiro para fazer este deslocamento.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Colaboradores

@Benjamim Carvalho  Já estive 3x no sul da Alemanha, e das suas cidades só não fui a Salzburgo. Sempre com carro que peguei e devolvi em aeroportos (geralmente diferentes, mas 1x roteiro em circulo).

Se vc e sua mulher gostam de dirigir e faz parte das suas rotinas diarias, eu diria que conhecer as autobahn com carro alemão de muitos cv é obrigatório. Alemanha é muito bom de alugar (carros bons mais baratos do que vizinhos). Para quem gosta de carros, é parte importante de roteiro por lá... Assim como visitar os museus da BMW (Munique) e Porsche (Sttutgart) (são pequenos mas muito interessantes). Se resolver fazer tdo de carro (ou apenas o sentido de ida), dá p conhecer o da Porsche no caminho Frankfurt-Munique. Eu fiz isso, e ainda passei por Ulm, para conhecer a igreja mais alta do mundo Ulmer Münster (foi a estrutura mais alta do mundo entre 1890 to 1894) e ver o Danubio. Mas decididamente não é roteiro mochileiro... Além disso, estacionamento por lá é bem diferente do que aqui... nos centros tem muitos locais onde não pode estacionar e as vezes nem ir de carro.

Agora, se são mochileiros de sangue, ou no dia a dia usam transporte publico (carro apenas para sair ou mercado), ou não gostam de dirigir, ou estão com orçamento apertado, ou alugariam carro bem simples, dai diria para não alugar. Seu tempo é bem curto tb... a volta Viena-Frankfurt é mais facil de avião.

Como "experiencia autobahn" Frankfurt é muito mais divertido do que Munique (em todo resto, perde feio). As estradas perto de Munique tem muitos trechos com limite de velocidades, varias só tem 2 faixas e obras constantes que fecham 1 das 2, etc. Eu não sei se errei o caminho 2x, mas as 2x que fui de Munique a Fussen seguindo gps, peguei muitos km de estradinha chata... passando por vilas e estradas apertadas. Já o transito em algumas autobahns perto de Frankfurt é realmente impressionante. Muitas faixas e com transito muito muito rapido, exemplo se vc a 140, só ultrapassa caminhão, e é constantemente ultrapassado por carros a mais de 180, 200... considero algumas horas de experiencia mais interessante do que a maioria dos museus.

  • Gostei! 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Participe da conversa

Você pode postar agora e se cadastrar mais tarde. Se você tem uma conta, faça o login para postar com sua conta.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Apenas 75 emojis são permitidos.

×   Seu link foi automaticamente incorporado.   Mostrar como link

×   Seu conteúdo anterior foi restaurado.   Limpar o editor

×   Não é possível colar imagens diretamente. Carregar ou inserir imagens do URL.

×
×
  • Criar Novo...